23 fevereiro 2007

Nós por lá... e por cá

A imprensa inglesa de ontem deu amplo destaque ao jogo entre o FC Porto e o Chelsea, relativo à primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, considerando que a equipa londrina se limitou a "sobreviver" aos portistas.

"Foi a noite do Chelsea", diz o diário “The Guardian”, que assegura que a sorte da equipa inglesa ditou o empate final. "José Mourinho não recordará este regresso ao Porto com especial carinho", acrescenta o jornal.

Na mesma linha, o “Daily Telegraph” considera provável que a equipa inglesa passe à eliminatória seguinte, depois do empate (1-1) conseguido no Estádio do Dragão, mas não retira importância ao desempenho dos portistas. "Se o Chelsea conseguir chegar a uma noite amena de Primavera em Atenas (na final) vai ter de olhar para trás, para esta noite de chuva e vento em Portugal, como o momento que definiu a sua procura pelo Santo Graal, que é a Liga dos Campeões", resume o jornal, citado pela agência “Lusa”.

O popular “The Sun” repete a mesma ideia, dizendo que "o FC Porto pode ter perdido o barco, mas o Chelsea viu o suficiente para saber que não vai flutuar em águas serenas na próxima mão". O diário diz ainda que o que se viu no jogo de quarta-feira "foi um esforço credível do Chelsea, mas os dragões têm fogo suficiente na barriga para dar problemas aos homens de Mourinho".

Já o “The Times” brinca com o mesmo tema, contando que "no apito final, os adeptos do Chelsea cantavam aliviados o Blue is the Color (hino oficial do clube), quando o hino mais apropriado seria a música de Gloria Gaynor: I will survive”.

Quaresma

Um dos elementos mais destacados do jogo foi Ricardo Quaresma, que mereceu elogios rasgados em todos os jornais.

O “The Sun”, que vende mais de três milhões de exemplares no Reino Unido, deu pontuação máxima ao extremo portista e acrescentou que a bola que enviou à trave seria "o golo da época".

O “The Guardian” acrescentou que esse momento nasceu de "um toque sublime, com o qual Quaresma deixou os corações do Chelsea em palpitações". "Só por meros centímetros é que não se tornou num dos grandes golos da Liga dos Campeões", sublinhou o jornal.

Todos os jornais realçam também o facto de Raul Meireles ter acabado com a folha branca do guarda-redes Petr Cech, que nos últimos sete jogos do Chelsea, desde que regressou à competição depois da lesão na cabeça, ainda não tinha sofrido qualquer golo.

In O Jogo

Nós por cá

«Vamos a Londres jogar para vencer. Mostrámos que somos uma grande equipa, estamos muito confiantes e temos todas as possibilidades de alcançar os quartos-de-final. É esse o nosso grande objectivo.»
Raúl Meireles

«Ficou demonstrado que o F.C. Porto é uma grande equipa e pode passar à próxima eliminatória. É um resultado que deixa tudo em aberto e temos a esperança de conseguir um bom resultado em Londres.»

Hélder Postiga

«Quem não estiver confiante em vencer tudo, como é norma neste clube, não está bem no F.C. Porto. (...) O ambiente que vamos viver lá não vai ser diferente dos ambientes que encontrámos nos jogos fora da Liga dos Campeões. Quando se veste a camisola do F.C. Porto, temos de estar preparados para isso.»

Helton

«Se não estivéssemos confiantes para ganhar em Londres, mais valia nem irmos lá. Estamos confiantes que vamos vencer e que vamos seguir em frente.»
Bosingwa

«Mostrámos que temos valor para ir a Londres e ganharmos o jogo. Acho sinceramente que podemos vencer em Londres.»
Quaresma

«Acho que temos de manter a mesma postura e manter o mesmo empenho para que possamos ir ganhar em Londres»
Pepe

«O Chelsea é uma grande equipa, com bons jogadores, excelentes individualidades, mas hoje mostrámos que são jogadores como nós, que não nos intimidam e que podemos ir a Inglaterra ganhar-lhes
Lisandro

Na imagem do lado direito está a apreciação que o jornal A Bola fez sobre Quaresma, algo que até nem estou muito de acordo, já que penso ter-se perdido em "rodriguinhos", mas como a opinião parece ser geral, devo ter sido eu que vi mal. De qualquer das formas achei interessante.

PS: Para comemorar o facto de na passada segunda-feira terem feito precisamente sete anos que aconteceu o famoso jogo de Campo Maior, facto devidamente assinalado pelo Zé Luís neste excelente artigo, o Conselho de Arbitragem da Liga presenteou o FCPorto para o próximo desafio de Aveiro com o mesmo árbitro dessa apaixonante noite alentejana.

PPS: Jorge Costa no seu primeiro jogo como treinador fez história e conseguiu a segunda passagem da história para o Sporting de Braga aos Oitavos de final da Taça UEFA. Parabéns ao Braga e parabéns Capitão, muitas felicidades na tua nova carreira.

PPPS: A Liga da Bancada mudou novamente de líder, desta vez é o Pinguim do Mister Luís Novo que está na frente com 380 pontos. Mas muito próximo, a apenas um ponto, está o Lokomotive da Foz do Mister Filipe Rocha, estando ao que parece a luta pelo primeiro lugar entregue a estes dois participantes. Mas é uma questão de escolher uma equipa forte e tudo se poderá alterar, a para daqui a duas semanas temos mais. Não se esqueçam desta vez que formar a vossa equipa a tempo e peço desculpas mais uma vez por não ter avisado todos os participantes atempadamente.

13 comentários:

  1. São elogios merecidos ao bom desempenho da equipa. A grande incógnita será a de saber se conseguimos guardar as jóias do nosso plantel no final da época (Pepe, Lucho, Quaresma, Anderson, Assunção, para mencionar apenas os mais influentes, mas sem esquecer ainda Lisandro). Porque esta equipa, com maior rotina de jogo (dentro do possível com este campeonato com tantas paragens) e dada a juventude dos seus jogadores, pode mesmo ir muito longe.

    A vitória do Capitão foi uma saborosa alegria. Espero que seja o primeiro passo de uma grande carreira como treinador. Para já, tem a sorte (e a enorme responsabilidade) de treinar, logo na sua época de estreia, um dos maiores clubes portugueses.

    ResponderEliminar
  2. ZIRTAEV: na questão do Quaresma eu estou consigo.

    NUNO NASONI: espero que Jorge Costa desenvolva um bom trabalho, não sei é se com este António Salvador que o Braga tem à frente dos seus destinos não é de esperar sempre o pior. É mais um caso paradigmático do dirigismo à portuguesa!

    ResponderEliminar
  3. Para mim, o melhor em campo foi mesmo Paulo Assunção, ele estava mesmo a necessitar de um grande jogo.

    Por último, uma grande questão a todos os portistas : então o castgo do Quaresma não iria ser analisado na 4ª feira ? Estamos já na 6ª e nada feito.Como diz o António T. Teles : que se passa ?

    ResponderEliminar
  4. Menphis: a decisão sobre o recurso do Quaresma foi adiada por não ser urgente (pelos vistos, já não era urgente na passada 6ª...).

    O Queresma encheu o olho sobretudo no lance da bola na trave. Mas também fez diversos disparates (por exemplo, quando tentava "furar" entre três defesas em vez de "largar" a bola...). Para mim, o melhor em campo também foi o P. Assunção (parece-me que esta opinião até é bastante consensual para os comentadores deste blog).

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde

    Tenho lido tudo o que aqui se escreve e tenho concordado com muita coisa.
    Penso que acima de tudo e independentemente da permanencia ou não, na Champions League, o jogo do estádio do Dragão recuperou uma equipa:

    O FUTEBOL CLUBE DO PORTO.

    Sem nr10 todos os jogadores lutaram, batalharam, suaram a camisola até ao limite...
    ISTO É FC PORTO!

    Saí do estádio a rir-me.
    Muito feliz!
    Este é o meu Porto.

    Abraço a todos

    PS: Já reparei que existem aqui pessoas que conhecem pessoas que trabalham directamente com o FC PORTO e por isso lhes lanço um pequena grande pergunta que ainda nao encontrei resposta:

    "porque saiu Jorge Costa do FC PORTO... daquela forma fria, dura e cruel?????"

    ResponderEliminar
  6. Peço desculpa se este tema ja foi muito discutido aqui neste espaço... mas só tenho um mês de casa (portistasdebancada).

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  7. Como sabem não andava particularmente entusiasmado com a equipa. Apesar do calculismo do Chelsea - ainda que pegasse no jogo como sabe quando deu 1-0, para voltar a encolher-se na 2ª parte por culpa da saída (lesão?) do Robben, já não bastava a de Terry e o recuo de Essien que é um superjogador - o FC Porto esteve globalmente bem nas condições em que pode estar bem num confronto deste tipo.
    O golo, por culpa exclusiva do Bosingwa que tarda em perceber estes lances e movimentações contrárias, atemorizou a equipa, que andou nas vésperas a ouvir falar de Mourinho quando, como então salientei, se desviaram as atenções para o facto de o Chelsea estar a jogar pouco, haver tricas no balneário e o Abramovich equacionar a saída ou desinvestimento no seu brinquedo de eleição.
    Se tudo fosse focado na equipa do Chelsea os jogadores do FC Porto encaixariam melhor no jogo. Como creio que o farão em Londres, onde a pressão será terrível para o Chelsea que não vai defender o 0-0 mas perante o qual o FC Porto não pode balancear-se à procura do golo porque em contra-ataque será dizimado. Há que ir com calma que são 90 minutos para marcar um golo e que é possível com a raça que a equipa reencontrou.
    Esta raça, para mim a coisa mais saliente do jogo, porque de destaques individuais já falamos nos jogos todos por serem sempre os mesmos os melhores, tem de ser aplicada na Liga.
    Das declarações dos jogadores fica a sensação, deles e nossa, de que já não se teme o Chelsea e o FC Porto não está diminuído para a 2ª mão.
    Agora, importa é manter frente às equipas pequenas a raça demonstrada nos grandes jogos que o FC Porto não perdeu (salvo o Arsenal).
    E Bosingwa, curiosamente, também enfatizou isso. É preciso esta raça na Liga e com as equipas mais pequenas, já em Aveiro onde Bruno Paixão será mais um obstáculo.
    Do P.S. do Zirtaev com a coincidência de Bruno Paixão aparecer "agora" quando se celebram os 7 anos do infame jogo de Campo Maior só lembro que:
    em 2005 Bruno Paixão apitou o Porto-Braga (1-3) com 1 golo (1-2) em fora de jogo de Wender e expulsão (justa) do Maniche.
    em 2006 apitou o Porto-Braga, com golo de penalti inexistente no último minuto a dar empate (1-1), lance antecedido de fora-de-jogo não assinalado.
    em 2007 aparece em Aveiro, aliás já contava com ele para um de três jogos: Naval, Beira-Mar e... Braga (a seguir). Só não acerto no euromilhões, mas sou como alguns entendidos tipo Marinho Neves que antecipo algumas coisas a certa distância, nem eu sei porquê...
    Quero deixar de pensar no Chelsea e ver o que sucederá em Aveiro. Jogo físico contra uma equipa poderosa em termos atléticos, jogadores altos e fortes, que pode propiciar que faltas a favor do FC Porto não sejam marcadas mas implica autodomínio e controlo dos jogadores portistas para não incorrerem em cartões desnecessários e que saltarão à mais pequena faísca...

    P.S. - Quanto ao Jorge Costa só digo que ninguém pode estar seguro com um presidente daqueles tipo salvador que despacha treinadores e promete dedicar-lhes a vitória mal ela surja. Até ao próximo...

    ResponderEliminar
  8. Quintino, parece que toda a imprensa, sem excepção, apreciou os tais "rodriguinhos" do Quaresma, eu tb gosto mas não com a insistencia e sem consequencia que os fez. E não é por um lance de génio que mudarei de opinião. A ele pede-se a sua magia, mas principalmente nestes jogos, jogo em equipa.

    Mítico, realmente já se falou aqui dessa situação, dediquei-lhe um post que podes ver aqui:O Capitão Porto, e onde se discutiu esse assunto, tendo tb a minha opinião sobre o que se terá passado.

    Zé Luís, tb acho que o principal do jogo foi precisamente a atitude demonstrada, aliás comecei o post do jogo com a frase "O resultado não foi o melhor para os portistas, mas a atitude vista em campo por parte dos jogadores foi a melhor que vi este ano" e tal como o Jesualdo referiu ganhamos principalmente uma equipa. Espero tb que a raça se mantenha e acredito que sim e que tudo o que se passou não terá sido mais que uma grande quebra de confiança por parte de todos no FCPorto.

    Lembro-me precisamente do jogo com o Braga do ano passado em que empataram a 5 minutos do fim num penaltie que nasce de um lance irregular. São as tais paixões a quem temos de vencer tb dentro do campo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. O Jorge Costa saiu como saiu porque o Adriaanse nunca perecebeu ao certo quem o capitao era e o Presidente tem estas coisas de deixar completamente nas maos dos treinadores todas as decisoes relativas ao plantel.

    ResponderEliminar
  10. Como já afirmei num comentário anterior, para mim o melhor jogador do FCP foi o Assunção. Em Londres também vai ser essencial que esteja bem. O Chelsea joga preferencialmente pelo meio e o Assunção é o melhor do plantél para essa posição defensiva.

    Mas tal como o Zé Luís também acho que devemos prestar atenção ao jogo de Aveiro. Vai ser tão dificil como este da liga dos campeões. Com a agravante de nos estarem a preparar uma má arbitragem...e o Beira-Mar desde Janeiro que está a ficar cada vez mais forte. Atenção á linha avançada deles com Delibasic e Edgar. Dois avançados que até teriam lugar no nosso plantél...

    Bilhetes baratos em Aveiro. Não preciso de dizer mais nada.

    ;)



    [[ ]]

    ResponderEliminar
  11. O treinador do Beira-Mar diz que o a única maneira de travar o Quaresma é com uma marreta. Atendendo a que o árbitro é o Paixão, espero bem que possamos contar com ele para o jogo de Londres...

    ResponderEliminar
  12. Ora,Ora!Que é isso de imprensa Inglesa?Que é que esses fulanos percebem de futebol?Não percebem nada,quando comparados com esses expoentes máximos do jornalismo mundial que são os pasquins cá do burgo,"jogo"incluido!Querem ver uma coisa?Passem no blogue"Sou portista com orgulho"!

    ResponderEliminar
  13. Quintino, se o António Salvador (com quem não simpatizo particularmente), que desde que pegou no Braga o levo 3 vezes consecutivas à UEFA, recuperou-o financeiramente, intrometeu-se na luta pela Champions,e faz negócios da china na compra e venda de jogadores e nos patrocínios, fosse o caso paradigmático do dirigismo português, então seríamos a maior potência do futebol mundial.

    Esta equipa do Beira-Mar está recheada de bons jogadores. Vai ser complicado.

    ResponderEliminar