20 fevereiro 2007

Eu acredito

Agora que voltaram alguns sorrisos aos adeptos do Dragão, apesar de uma exibição não muito convincente, mas vitoriosa, o FCP prepara-se para viver, na 4ª feira, um dos dias mais difíceis e mais decisivos da temporada futebolística, relativamente à época de 2006/2007.

O jogo contra o Chelsea, não é decisivo, se calhar é mais decisivo para eles , principalmente para o futuro de Mourinho à frente dos “blues”, mas é importante para o ego dos adeptos do FCP sempre sequiosos de vitórias e também para que a confiança dos jogadores volte à normalidade, depois de um começo do ano muito difícil devido ás derrotas no campeonato.

Ganhar ao Chelsea, não é a mesma coisa do que vencer a uma frágil e inofensiva Naval, e a visibilidade de uma vitória na eliminatória, será maior, mostrando a toda a Europa o regresso de um Dragão mais forte ao nível europeu, depois de um ano em que a imagem deixada pelo clube foi péssima, estando, também, a partir daí, o FCP na lista dos grandes favoritos à presença em Atenas, em Maio próximo.

A equipa do FCP terá que se transcender a si própria, serão 2 jogos de um jogo de estratégia, ao nível dos melhores jogos de xadrez, onde os pormenores, como a concentração dos jogadores, a ansiedade, ou até a famigerada sorte, serão factores determinantes para a decisão da eliminatória.

Depois, é a qualidade das equipas e dos jogadores que a compõem, e as estratégias montadas por parte dos treinadores, o que, hoje em dia, no futebol menos conta, basta relembrar o que nos aconteceu na Taça de Portugal.
Como disse o outro, então se o Atlético ganhou ao FCP, porque não podemos ganhar ao Chelsea ?

O FCP vai contar com o regresso de Quaresma ás lides futebolísticas, o que acrescenta maior qualidade e objectividade ao seu futebol, além de voltar ao sistema que, até à data, está a dar mais sucesso à equipa, ou seja o 4x3x3, depois de jogar contra o Naval com um sistema completamente diferente.

Jesualdo Ferreira poderá lançar, novamente, 3 jogadores do meio-campo com maior preponderância para dar uma maior consistência defensiva à equipa, Raul Meireles deverá regressar à equipa titular, libertando Lucho para o meio-campo ofensivo. Na defesa, as maiores dúvidas residem mesmo na esquerda com 3 opções : Fucile, Cech ou Mareque ? Aposto no uruguaio.

O FCP precisa de ter um colectivo forte, sem espaços a individualismos escusados, e a passes errados na zona do seu meio campo defensivo, além do mais, terá que jogar simples, prático e muito objectivo.

Depois, temos José Mourinho, com todo o seu show-off, todos os seus mind-games e as suas declarações bombásticas que fazem dele o treinador mais mediático do momento, e também “alivia “ a pressão que tem sobre as suas costas para estes dois jogos, aliás aquilo que nós já conhecemos de cor e salteado.

Eu acredito numa grande vitória e na passagem aos quartos de final, rumo ao sonho de Atenas, mas primeiro temos de, ironia das ironias, afastar Mourinho do nosso caminho e, quem sabe, do comando do Chelsea.

É necessário ambição, atitude, concentração fora do normal, eficácia e sorte para passarmos mais uma etapa difícil, mas não impossível.

Por fim, tenho que deixar um apelo a todos os portistas que irão ao Dragão na 4º feira : temos de apoiar, apoiar e apoiar a nossa equipa.

Os adeptos terão de ter muita paciência, que deixem ficar os assobios em casa e que a ansiedade não se transforme em desespero, porque este é só a 1ª parte de 2 jogos, e como disse Bryan Forbes " A paciência não é só uma virtude - dá dividendos ".

PS. e que tal amanhã repetir esta vitória europeia inesquecível ?

14 comentários:

  1. Eu tambem tenho uma fezada enorme que vamos ultrapassar o Chelsea. Os Blues provaram em dois anos seguidos que quando chegou "aquele jogo", o jogo do mata ou morre, o chelsea morreu sempre. Tenho a fezada que o Paulo Assuncao e o Pepe vao fechar aqueles caminhos todos e que Lucho vai brilhar. Lisandro vai por aqueles ingleses loucos e Postiga vai mandar mais uns "recados" ao Tottenham. Vamos ver Quaresma a por Paulo Ferreira em panico e Helton a mostrar a cech a diferenca do perfume dele. 2-0 no Dragao, 1-1 em Londres.

    ResponderEliminar
  2. Guilherme Aguiar acusa o presidente do CJ de impedir despenalização de Quaresma


    José Guilherme Aguiar acusou ontem, durante o programa "Dia Seguinte" da SIC, o presidente do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, Herculano Lima, de ter impedido a apreciação de um projecto de acórdão que reduziria para um os dois jogos de suspensão aplicados a Quaresma pela Comissão Disciplinar da Liga, o que teria permitido ao futebolista do FC Porto actuar contra a Naval na passada sexta-feira.

    Guilherme Aguiar precisou ter tido a informação de que o presidente do Conselho de Justiça invocou uma partida de bridge que tinha aprazada para não aceitar a proposta avançada por um dos cinco conselheiros de interromper a reunião para que ele pudesse ler o projecto de acórdão, uma vez que tinha sido essa a primeira justificação avançada por Herculano Lima para adiar a decisão de despenalizar Quaresma.

    Perante a acusação, Fernando Seara, também comentador do "Dia Seguinte" concluiu que, a confirmar-se o revelado por Guilherme Aguiar, não resta ao presidente do CJ outro caminho que demitir-se.

    O JOGO


    [[ ]]

    ResponderEliminar
  3. UMA PERGUNTA A TODOS OS PORTISTAS.

    Julgo que nunca foi colocada tal pergunta:

    - Preferem o ambiente fabuloso dos grandes jogos no Dragão, ou as inesquecíveis noites das Antas?


    Sou da opinião que apesar de tudo, a atmosfera nas Antas era mística, sobrenatural. Tenho saudades das grandes molhas que levávamos. Havia um grande sentimento de portismo e união nos grandes jogos. Iam lá os grandes portistas. A media seria igual à de jogos contra Amadora e Naval.
    O Dragão tornou-se moda e muitos que nem sabem o nome de alguns jogadores insistiam em ir ao Dragão. Era Chique acompanhar a equipa que explodiu na Europa. Esses foram os primeiros a virarem as costas e voltaram lá pelo final da época transacta para festejarem os títulos.
    Espero que amanhã estejam 50 mil adeptos do Futebol, daqueles que amam o futebol e sobretudo amam o nosso grande clube. Que fiquem roucos de tanto incentivarem os nossos jogadores, porque não trocaria nenhum jogador deles por um dos nossos...OK! Já me estou a passar. Só trocaria 2 jogadores dos nosso por dois dos deles. Adivinhem quem?

    FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  4. Para o bem ou para o mal, o Estadio do Dragao eh o nosso novo apartamento T5+1 de Luxo. Eu ainda vivia em Portugal durante a fabulosa epoca de 2003-2004. Era socio com lugar anual (agora sou socio emigrante #55878)e assisti a toda ao corrida rumo a taca uefa em 2003, nas antas e a de 2004 para champion's no Dragao. O ambiente no dragao, naqueles saudosos jogos com o manchester, Lyon e Depor. Que ambiente incrivel!!! Uma das coisas que mais me passei no Dragao foi a incrivel consepcao acustica. Aquele estadio cheio, com um grande porto a jogar, tem O MELHOR AMBIENTE DO MUNDO.
    Se tivermos um grande Porto, teremos um grande ambiente mas nao nos podemos esquecer eh que se calhar para termos um grande Porto vamos ter primeiro de ter um GRANDE PUBLICO.....Dava tudo o que tenho para poder estar ai amanha.
    Aqui longe, chorarei por ti meu Porto que te amo ate a mais profunda essencia do meu ser.
    Fc Porto 2 - Chelsea 0....Chelsea 1 - Fc Porto 1.

    ResponderEliminar
  5. Professor...nunca lhe pedi nada ate hoje...nada. Por favor, vamos para cima deles. Vamos escosta-los as cordas, vamos intimida-los, massacra-los, expreme-los, tirar-lhes a capacidade de respirar. Vamos ganhar, nao tenha medo. Viva confianca, respire confianca e transmita-a aos nossos rapazes. VAMOS COME-LOS CARAGO !

    ResponderEliminar
  6. kem nao acredita nao é portista.o porto ja nos habituou a exibiçoes de sonho,e mesmo k o porto tivessse em 7º ou 8º eu continuava a acreditar na vitoria do grande porto.vamos mostrar a raça do dragao,vamos mostrar a nossa mistica,vamos mostrar a nossa força.amanha todos a cantar "allez porto allez nos somos a tua voz queremos esta vitoria conquista-a por nos".
    vamos comer esse bifes

    ResponderEliminar
  7. Faltam +- 26horas e já rstou com o nervoso miudinho...

    Porra para a Champions, hehehe.

    Aquando do golo do Costinha em Manchester quem estava comigo levou-me naquela que foi a minha 1ª ida ao hospital. O coração ficou ainda mais maluco que eu!

    Estava no hospital e só dizia coisas do género, "Dr. tem noção que o FCP vai ser campeão europeu?", ao que me diziam "tenha calma, as equipas portuguesas já não fazem disso..."

    Bah! Amanhã ganharemos!

    Também penso como o Zé Luís no pedido ao Professor. Sem medo! Encostá-los ás cordas que eles vem para defender!

    Hoje ao ouvir o Abel Xavier na tv passei-me. Então o conselho do homem não era que o FCP deveria baixar o ritmo de jogo????

    Deve pensar que isto é o 'Boro...

    Para cima deles com cautela nas transições defensivas. Apenas isso.
    Quero um 2-0 sff...

    [[ ]]

    ResponderEliminar
  8. Claro que temos de acreditar sempre, porque esteja a equipa como estiver, o FCPorto já nos habituou que nestes jogos nós podemos superar qualquer adversário.


    Um abraço.
    PS:
    A T E N Ç Â O A T O D O S,
    principalmente aos que jogam o Fantasy football, não se esqueçam que só têm até hoje às 19H45 para jogarem.
    Eu peço desculpas por não ter avisado antes, mas o que é certo é que só agora me lembrei. Já podem escolher 4 jogadores de cada equipa e só podem mudar um jogador para o jogo da 2ª mão. Depois já podem mudar a equipa toda.
    Mais uma vez desculpem não ter avisado antes.

    ResponderEliminar
  9. Zirtaev

    Crónica muito bem estruturada .
    Estamos , mais uma vez, em sintonia.
    Força PORTO !

    ResponderEliminar
  10. Amanhã lá estarei.

    Força Porto !
    Vence por nós !

    ResponderEliminar
  11. tambem la estarei!
    força PORTO

    ResponderEliminar
  12. Ainda me lembro da caminha para Sevilha, quando entrei no Velhinho estádio das Antas o nosso mágico Porto estava a perder 0-1, foi dos melhores jogos que vi, e tambem das maiores molhas que apanhei, Grande jogo, lembro-me tambem de um homem que tava a meu lado que só dizia "só mais um, só mais um" e foi, foi só mais 1 a juntar aos 3-1 que já estavam, 4-1 o resultado final do melhor jogo que vi.
    Depois disso tambem vi a caminhada para a Champions, mas jogo como aquele nunca mais..
    Espero que seja hoje que altere o melhor jogo da minha vida...
    FORÇA PORTO, até os comemos.

    ResponderEliminar