28 fevereiro 2007

A mistica do Dragão

Na próxima jornada da Liga, o FCP irá iniciar um ciclo de jogos , que se prevê, terrível, sendo o jogo contra o Sp. Braga de uma importância fulcral para a caminhada rumo ao bicampeonato, e, também, para provar, definitivamente, o valor da nossa equipa aos olhos de quem nos persegue.

Mas, no próximo sábado, o estádio do Dragão irá ser palco de um transbordar de emoções, nunca antes visto, com o regresso a casa, desta vez como adversários, de dois dos jogadores que mais honraram e dignificaram a camisola azul e branca que tanto amamos.

No banco adversário estarão o rosto maior, como capitão e líder exemplar da equipa que obteve os êxitos mais recentes e gloriosos na história do FCP, Jorge Costa e também, na minha opinião, o melhor central que já vi jogar no FCP, Aloísio.

Os adeptos menos esquecidos estarão sempre recordados da dupla de centrais que os dois fizeram durante anos , um era o complemento do outro, à classe e sobriedade de Aloísio, juntava-se a garra e a liderança de Jorge Costa, criando uma das duplas com maior sucesso no futebol nacional.

Além das suas formas de jogar que estarão, para sempre, escritas a ouro nos livros da história gloriosa do nosso clube, houve numa coisa em que Jorge Costa e Aloísio foram um exemplo para quem os acompanhou: encarnaram a tão famosa mística de uma forma soberba.

Jorge Costa, a par com nomes como Vítor Baía, Paulinho Santos, Fernando Gomes, João Pinto, Rui Barros, Domingos, Jaime Magalhães, e muitos outros, foi o encarnar da mística do Dragão, em que o amor pelo clube nasceu já na formação e foi-lhe transmitido desde os campos da Constituição a aprender a lutar contra todos os adversários que lhe surgiam na frente sempre sem medo, de cabeça erguida e peito feito para as balas e, acima de tudo, com uma enorme vontade e um grande vicio de ganhar.

Quanto a Aloisio, juntamente com Deco, McCarthy, Mlynarczyk, Madjer, etc, é o maior exemplo de como um jogador estrangeiro sentiu, e honrou, o clube conseguindo, rapidamente, absorver, para toda a sua vida, a mística do clube, ao ponto de não a esquecer e conseguir adorar o clube mesmo que os caminhos da vida levem-no para outras paragens distantes.

Na minha opinião, a mística não se perdeu nem foi destruída juntamente com os restos do Estádio das Antas, mas apenas se transformou nos corredores do Dragão, esta equipa já demonstrou, por várias vezes, estar unida e com uma grande vontade de vencer.

Não digo que seja melhor nem pior, porque nunca percorri aqueles corredores, mas sinto que apenas é diferente, antigamente, acredito que o amor à camisola do FCP era mais intenso, mais vibrante por parte dos seus atletas e para os motivar bastava falar-lhes ao coração, sendo que agora a motivação é feita de uma forma diferente, mais cuidada e com menos factores exteriores ao relvado, basta relembrar da raiva dos jogadores, por alturas do Penta ou até com José Mourinho, quando sentiam que alguém, invariavelmente a imprensa, os queria atingir.

Como referi na minha crónica anterior, Lucho afirmou numa entrevista " que a mística constrói-se com vitórias " e é de grandes vitórias que nós esperámos num mês terrível, mas, de certeza, brilhante e vencedor do nosso clube.

PS : Jorge Costa é o maior exemplo de como às vezes uma má decisão tomada por uma pessoa, no caso ele próprio, leva que outras pessoas se esqueçam do que ele fez e deu ao clube que tanto ama.
Merecia uma grande despedida, uma grande homenagem, mas não a teve, muito injustamente, nem uma palavra de apreço pelo que ele fez as pessoas que lideram o clube se dignaram a fazer.
Mas, nós adeptos que amam o clube, não nos esqueceremos do grande capitão e líder que ele foi. Por isso, deixo aqui um conselho para que alguém que lidere o clube reflicta: talvez não seja agora o timing ideal para uma homenagem a um treinador adversário, provavelmente, outras vozes se levantavam contra tal facto que, considerariam, logo suspeito.
Mas, que tal, quando decidirem fazer um museu digno da história do nosso clube, Jorge Costa e Vítor Baía fossem os portadores dos troféus que tanto nos orgulha possuir: a Uefa Cup e a Champions League?

25 comentários:

  1. Acabei por ficar arrependido por incentivar o povo a dar uma boa recepcao ao Jose Mourinho. Realmente ha que admitir que o tipo eh um basofias arrogante e nem um gestozinho de agradecimento mandou a bancada, mas enfim. Como treinador, notavel, o melhor do mundo, como homem, tem atitudes que mete nojo. Puta que o pariu mais os milhoes dele. O BICHO... esse eh muuuuuuito diferente. Esse merece "standing ovation" por 15 minutos. Vai ser mais um grande momento no Dragao ao qual, invariavelmente, vou falhar. xuif! Aplaudam-no no fim...depois do Braga ter perdido...mas aplaudam-no bem.

    ResponderEliminar
  2. .-. Jorge Costa e Aloísio merecem ovação e cânticos de pé!!!

    .-. tenho aquele bichinho que me diz que este jogo vai ser dificílimo...,tenho fé,mas vai ser sofrer muito no sábado.(oxalá me engane)

    .-. Se Postiga entrar no onze o Porto tá fdd,....

    ResponderEliminar
  3. aINDA n sei se vou ao dragão, mas de facto estes 2 grandes homens e 2 grandes simbolos do FCP merecem ser homenageados, pena q o jorge n tenha aguentado mais um pouco, assim n teve a merecida homenagem no momento preciso, mas ele, volto a frisar, é q foi o culpado, já estava em final de carreira, tinha q ter mais um pouco de paciência e aguentar por amor ao clube...

    ResponderEliminar
  4. No chamado passeio da fama no Dragão, Jorge Costa é dos poucos jogadores que lá tem o seu nome, num futuro(?) museu merece e vai estar em evidência, se por mais nada fosse, por ter levantado os últimos troféus internacionais do FCPorto.

    Concordo com o Menphis qd diz que não é o timing ideal para uma homenagem por parte do clube já que é o treinador adversário. Mas os sócios não se vão esquecer e deverá ser ovacionado de pé por todos, o que acredito que acontecerá. Tal como o merece Aloísio, um grande profissional ao serviço do FCPorto.

    Miguel comparar a personalidade de Mourinho com Jorge Costa, é irreal. Mourinho mereceu os aplauso e já todos conhecemos a sua personalidade, que tem de bom e de mal. O Jorge Costa não é como ele e os aplausos, além de mais que merecidos, não serão nunca em vão.

    Mas não deixa de ser curioso o que ouvi. Parece que JCosta afastou da equipa José Carlos (o melhor marcador do Braga) por este não ter ficado satisfeito de não estar no onze titular. Sei que são situações diferentes, mas não foi por isso que o JCOsta se qui ir embora do clube que tanto amava?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Aloísio... grande jogador, grande homem, o melhor central que vi jogar pelo FCP!!

    Jorge Costa... deu muito pelo clube, mas ainda aguardo pelo pedido de desculpas aos adeptos do FCP!

    ResponderEliminar
  6. off the post :
    Benquerença no Porto-Braga...não será que iremos ter Lucílio no Benfica ou no Sporting ?

    ResponderEliminar
  7. Acho k o jorge costa nao deve pedido de desculpas a ninguem, na altura quando foi afastado ele nao pedia pra jogar mas pra estar com equipa no balneario, ser o líder que sempre foi, ora com o adriansse ele nao podia entrar no balneario ja que nao era convocado, e nao sendo convocado segundo a filosofia de adriansse nao podia estar com equipa e isso sim é o k custava-lhe mais... como se explica que pra o porto-marco pra taça ele nem convocado foi?! como um jogador que deu tudo pelo clube operado aos joelhos uma porrada de vezes tendo jogado muitas vezes lesionado, deve pedir desculpas? havera maior liçao de portismo!? ele foi o ultimo jogador a sentir a camisola... pk a mistica nao é só jogar no porto uma data de anos, é feita de pessoas como o jorge, o joao pinto, rodolfo, etc, que antes de serem jogadores de futebol sentaram o cu nas bancadas de cimento das antas ha chuva, ao sol, ao frio, eles sabem o k custa a nós adeptos ver um jogo porque eles tiveram lá, por isso deixavam tudo em campo... Isso sim é a mistica...

    SÓ TEMOS UM CAPITÃO

    ResponderEliminar
  8. mAS dp do q escereveu no seu livro em q dizia n mais querer sair do clube dp da 1ª vez, n se compreendeu mt bem essa 2ª vez...ainda para mais qd o capitão q mt deu ao clube já estava claramente em fase decadente

    ResponderEliminar
  9. Ele foi quase empurrado pra sair, ele só queria estar no balneário sentir-se util(são palavras dele), e nao o deixaram... Ele deu muito pelo porto por isso mesmo as pessoas dentro da estrutura do clube deviam mostrar mais respeito por quem deu tudo pelo clube... e nao concordo com o lucho em que diz k a mistica constroi-se com as vitorias, pk se é assim, em 19 anos que nao fomos campeoes nao havia mistica no clube!? e mesmo antes desses 19 anos, tivemos tambem se nao tou em erro uns 15 anos sem ganhar, antes do Yustrich e ja nessa altura se falava na mistica, nos saudosos jogos da constituição e no amial...

    ResponderEliminar
  10. Não consigo compreender uma mística perdedora, não vivi nesse tempo, .

    Acho que a mística, como nós a conhecemos,foi criada por 2 homens: Pedroto e Pinto da Costa.

    ResponderEliminar
  11. Se dúvida que Jorge Costa e Aloísio serão aplaudidos. Mas, tal como com Mourinho, deixemo-nos de lamechices. Agora será adversário, com respeito devido. Quanto aos aplausos, ele não irá ao meio do campo receber a ovação, obviamente. Quando entrar será com as equipas e os aplausos, mais perto do seu banco, ele saberá que são para ele. Mas confundir-se-ão com os aplausos à equipa, que no momento tem de ser a preocupação de todos.
    Bem visto, menphis, sobre o Lucílio, estará com o Sporting ou o Benfica. Penso de que será mais na Luz, porque está muito queimado no Dragão. Com o Sporting apostaria em Duarte Gomes, mas está lesionado e ainda bem...
    Não acredito que seja um árbitro do Porto, tipo Paraty ou Jorge Sousa, para a recepção ao Sporting. Também depende de quem estará no Marítimo, aí acredito em Pedro Henriques.
    Vamos ver...

    ResponderEliminar
  12. ze luis, tb estou mt expectante com as arbitragens dos próximos 3 jogos, madeira, dragão com scp e luz... O pEDRo henriques n me assusta mas se nomeiam o lucílio para o dragão os lagartos n perdem...no entanto cheira-me q poderá ser jorge sousa (finalmente um do porto num jogo com um grande)...qt à luz rezo tds os dias para q não nos saia um joão ferreira.Porque isso seria fatal.

    ResponderEliminar
  13. Tb acho q com o nosso presidente caladinho (vejam o q escrevi acerca de jorge nuno na carta aberta q lhe dedico no meu blog)o fcp tem mais um obstáculo de peso, com a voz do nosso general silenciada tds atiram ao meco (q somos nós)

    ResponderEliminar
  14. lucho, o Jorge Sousa num Porto com um dos outros grandes não dá. Vê, por exemplo, ele agora no Aves-Benfica. Aves, da AFPorto, contra Benfica. Um árbitro do Porto. Raro é um árbitro do Porto (nem é que os deseje) num Porto-Benfica ou Sporting. Já é possível, e tem-se repetido, um árbitro do Porto num derby da capital, acham-no mais neutral e num clássico no Porto (porque com o Porto em Lisboa também não nomeiam assim...) a tendência é criar a boataria contra a parcialidade, ou até a pressão local a que está sujeito, do homem.
    O João Ferreira tem andado muito em baixo (o seu normal) que não vejo qualquer nomeação relevante este ano.
    Por exclusão de partes chego então às previsões que enunciei...

    ResponderEliminar
  15. Para a Luz aposto no Proença ou no Lucilio?
    Todos,menos o Paraty!Ah e o Elmano,o Paixão,O João Ferreira,o Helio "chuteiras slb" Santos...
    Vai ser complicado lidar com esta questão dos cartões amarelos!O unico jogo que me preocupa é o jogo com o Maritimo.Sempre dificil.Sou de opinião que será mais dificil ganhar na Madeira do que no galinheiro.No Maritimo levaremos com um arbitro de Lisboa e no Dragão contra o Sporting,os tradicionais arbitros setubalenses,tipo um João Ferreira ou um Lucilio!Pode ser que o presidente dos traficantes de droga se lembre de exigir um arbitro estrangeiro.Olhem,que ele é capaz disso.A bem da trasparência e da idoneidade desportiva.

    ResponderEliminar
  16. Todos menos o Lúcilio e o João Ferreira. Que dois!!! Mas cá para mim já estão destinados para os dois jogos com os grandes. Até aposto.

    Mas seja qual for já sabemos que temos de dar tudo por tudo, que qq um nos vai fazer a vida negra. Temos de demonstrar, não só que somos melhores, mas que somos muiiiito melhores. Basta estar ao nível da última quarta-feira europeia.

    SD, tb não sei o que interessa ter mística se não se ganhar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  17. Queremos a nossa Direcção publicamente activa

    Não vejo como sócios e simples cidadãos possamos fazer alguma coisa mais do que tem sido feito. A iniciativa individual (privada) é muito glosada, mas no caso em apreço não significa que traga (necessariamente) benefícios. A bondade não chega e o inferno está cheio de boas intenções.

    Conhecemos apenas a ponta do iceberg do processo AD e o voluntarismo não rima (a maior parte das vezes) com o rigor que é imprescindível - e por maioria de razão - no sector da Justiça, uma área muita fechada, escondida, classista, corporativista, difícil, muito complicada pelo "secretismo" que a instituição alimenta, razões que levam o cidadão (comum) a temê-la mais do que a respeitá-la.

    Os processos são enormes, ainda que para tratar assuntos relativamente simples e apresentados num código muito próprio em que, não raras vezes, o excesso de formalismo se sobrepõe ao cerne do conflito. Só uma vez estive em tribunal - e na qualidade de autor - e não deixei de sentir uma forte angústia : uma sala escura, com aspecto tenebroso, oficiais antipáticos, um juiz com ar demasiado severo, um cenário que ajudava a dramatização e a aumentar o potencial de conflituosidade que a matéria - em sede de julgamento - não continha.

    Os juízes, magistrados, o Conselho Superior da Magistratura & Cia. têm muita força e um enorme poder. Pascal afirma nos seus famosos "Pensamentos" que "a nossa justiça não é a justiça" e que o direito positivo é algo que deriva do detentor da força : "Não podendo fazer que se torne obrigatório obedecer à justiça, fez-se que seja justo obedecer à força..."

    Por isso continuo muito preocupado com o processo AD. Já li excelentes textos no Fórum do Portal dos Dragões, optimistas e sabiamente fundamentados, mas não deixo de me sentir inquieto, porque os argumentos são basicamente formatados em três pressupostos : 1) o nexo de causalidade 2) a falta de credibilidade da testemunha principal 3) a vulgaridade dos indícios que são praticados pela generalidade dos agentes desportivos.

    Não só não me parece que isso chegue para constituir uma boa defesa, como revela alguma fraqueza. A direcção do FCP - possivelmente bem aconselhada - tem-se mantido silenciosa. É uma estratégia que compete à direcção. Tenho que respeitar e respeito. Porém, se entendo como razoável para a direcção esse silêncio estratégico já não entendo que seja útil ao FCP. Os dirigentes têm-se mantido completamente mudos e não falam aos seus associados. Administram o clube e as actividades não pararam. Os serviços mínimos estão garantidos.

    Mas há vida para além do AD e do silêncio compreensível à volta do processo. Entendo que a direcção até devia multiplicar a sua presença em tudo o que respeita ao acompanhamento da acção desportiva e devia publicitá-la quanto mais não seja para se aproximar dos associados. Normalizar a sua intervenção e presença. Em suma : fazer sentir-se. Queremos que os nossos representantes nos representem.

    Fico com a ideia - se calhar é apenas um temor sem qualquer fundamento - que o processo AD poderá estar a minar a unidade da direcção. Aliás, é frequente em situações de crise, a confluência de interesses não ser suficientemente forte para atenuar os conflitos que antes adormecidos tendem a vir à superfície. Ora essa "ausência" da direcção na assumpção pública dos seus poderes (e afazeres) parece-me notória o que não (me) conforta nem me confirma a continuidade da unidade na acção da nossa direcção. Percebo a prudência e a disciplina, mas não este apagamento tão notório.

    Reconheço que a maioria dos dirigentes dos clubes principais (incluindo Liga e FPF) se mantêm expectantes : não é nada com eles ou se é sentem que o vento lhes corre de feição. Apesar disso, o "inimigo principal" não descura nenhuma oportunidade de comunicar e passar a mensagem : o Veiga (um pau mandado do SLB) não teve qualquer pejo em ir à TV e falar ao povo sobre a verdade a que temos direito.

    Foi este conjunto de incertezas que me levou a escrever uma carta ao presidente da AG do FCP, em 11 do corrente, em que desfiava um conjunto de considerações e tomava a iniciativa de lhe sugerir a convocação de uma reunião de sócios para "ouvir" o que lhes vai na alma e mostrar que o FCP está vivo e de boa saúde. Como é óbvio não obtive qualquer resposta. Se calhar o que referia e o que pedia são um perfeito disparate, por não terem viabilidade. Mas, desconsola-me esta pertinácia repetida da nossa direcção em ignorar os sócios, pelo menos daqueles que não reconhece. Detesto ser ignorado.

    Continuamos nesta paz podre. Aproxima-se o momento da apresentação das contas do 1º semestre desta anuidade, os capitais próprios afundam-se sem que se dê seguimento às orientações da CMVM para o efeito e as eleições estão à vista. O FCP não pode nem deve depender exclusivamente de e para os resultados desportivos imediatos.

    Insisto : o FCP não pode esconder-se. O AD é um problema e obviamente que condiciona a actividade regular. Mas se demorar 5 anos no seu circuito pela várias instâncias, vamos manter-nos assim (escondidos e envergonhados) durante este tempo todo ?

    A direcção tem de viver com essa condicionante sem se atemorizar : falando, opinando, defendendo, participando e agindo, provavelmente com um estilo diferente e com um código mais trabalhado, mas aparecendo e vivendo porque o FCP precisa, nós queremos e merecemos. E temos saudades. Com ou sem apito, queremos a nossa direcção publicamente activa.
    Por Mário Faria in O Portal dos Dragões

    ResponderEliminar
  18. Acho que o Jorge Costa e o Vítor Baia podem ter ainda um papel muito importante no futuro do FCP dado o que se tem passado ultimamente e a necessidade que o FCP de renovar a sua postura e mentalidade.
    Quanto ao Aloísio concordo que se trata de uma excelente pessoa e um grande senhor que merece ser muito bem recebido no próximo sabado.

    ResponderEliminar
  19. Claro que Aloísio e J. Costa são dois nomes incontornáveis do FC Porto - para sempre -
    J. Costa saiu e bem pois estava a ser ostracizado pelo holandês, não queria acabar a carreira e não tinha que aturar aquilo.A sad deveria também ter preparado algo para lhe dar uma despedida condigna, mais que fosse levá-lo no intervalo de um jogo para os aplausos.
    Alóísio, simplesmente um senhor.
    Que fazer no sábado ... São adversários mas tem de ser bem recebidos com muitas palmas, antes e no fim do jogo e somos um exemplo de bem receber os nossos antigos jogadores e assim deve ser.
    O jogo vai ser difícil mas temos de ganhar para dar continidade a este ciclo terrível.
    Quanto aos árbitros, acho que não nos vamos livrar do lucílio.

    ResponderEliminar
  20. SD86 o segundo período a que te referes, que cronologicamente é o 1º período de abstinência é de 16 épocas...
    Outros tempos felizmente. Mas aí obviamente existia mística na mesma, uma mística diferente, mas o que nos caracteriza Dragões é que de facto somos um Clube portador de algo que nos distingue de todos os outros A VERDADEIRA MÍSTICA

    ResponderEliminar
  21. Já tanta coisa foi dita que nem me apetece opinar...

    Apetecer...é isso!

    Ambrósio, apetece-me algo...

    Apetece-me ganhar ao Braga.

    ( J. Costa, uma salva de palmas no inicio do jogo. No fim um pontapé no rabinho em direcção ao Minho)

    PS. respeitinho é bonito, mas isto é futebol.

    [[]]

    ResponderEliminar
  22. Já escrevi neste blogue aqui à tempos atrás por causa do ambiente que se vive no balneario e principalmente na sad, por onde ando. antes de mais sobre o aloisio esse sim merece receber palmas de todos mas o "bicho" nao porque nunca foi no balneario o grande capitao que muitos acham que foi. pelo contrario ao intervalo por exemplo dividia os jogadores entre os que ele achava que tinham jogado bem e os que ele achava que tinham jogado mal e para ele, ele jorge costa tinha sempre jogado bem. vao ver que como treinador é isso que vai acontecer quando começarem os problemas que se calhar até já começaram porque o jorge nao é mau rapaz mas tem uma personalidade voluvel e ifluenciavel e tem um outro porblema é que nunca assume os seus erros mesmo quando parece chorar. cá pela casa as coisas andam pretas e desculpem se parece racismo porque cada vez mais nota-se que falta o dinheiro, falta a autoridade e o presidente anda escondido e com ar envergonhado e quando é assim sao os caldeiras que reinam. e nesses caldeira encaixo o director geral que agora manda em tudo e que nao chega nem aos calcanhares do grande reinaldo que é esse sim umbgrande dragao. mas o pior é que até o treinador nao consegue explicar para que vieram o renteria e o mareque. dizia alguem aqui pelos corredores que isto cheira a fim de festa sabem. depois claro os resultados é que contam. se aparecem e os adeptos esquecem-se de tudo e acham que foi o presidente, se perdemos discutem as arbitragens. o pior é o silencio- mas tambem aqui os adeptos engolem de tudo, perdoam o silencio da sad e desabafam sobre os comentadores que nao tem mais forma de nos defender, atacam o zé guilherme aguiar e o rui moreira como se eles pudessem fazer aquilo que compete à DIRECÇAO E A MAIS NINGUEM!!!! será que estao todos com miopia? ainda nao perceberam que os arbitros se estao a vingar de nós porque o nosso presidente nao dá a cara no apito, porque os recebeu com essa gaja nojenta pelo braço, porque ela é agora uma testemunha contra eles? desculpem se me irrito e nao digo mais.

    ResponderEliminar
  23. Pois mas misitca nao é só qd se ganha, isso é cm os adeptos de festa que só aparecem qd se ganha, nos somos o k somos hoje devido a esses anos sem ganhar nada, por muitas batotas que possa ter havido, por muito injusto k fosse, esses anos existiram... e foi nessas alturas que os verdadeiros adeptos nao abandonaram o clube, pra mim a mistica é muito mais k titulos pra mim so ha uma mistica comparada à nossa que é a do liverpool, durante muito tempo ganharam tudo, mas hoje quem ja teve o prazer de ir a Anfield road, ainda sente no ar os fantasmas de bill shankly, o respeito que têm e nao negam o passado negro que passaram depois da sua morte mas a mistica manteve-se... Nao acho k haja mistica so com as vitorias é precio um clube especial com adeptos especias... Quantos dos nossos pais e avós nao acompanharam o clube nas deslocações ao sul nos anos 50 60 etc, sabendo de antemão que o porto ia perder ou ser roubado mas passado 15 dias a estaçao d s:bento estava cheia pra nova viagem ninguem desistiou... Pra mim isso é k é mistica...

    ResponderEliminar
  24. Sd86, eu não disse que não acho existir mística qd se perde, penso é que se ela não levar às vitórias de pouco pode ser útil. É evidente que mesmo um clube que nunca ganhe tem mistica, é ver o Guimarães que para mim é um exemplo de força e verdadeira mística dos adeptos, e nós tb seremos assim mesmo que as vitótias não apareçam. Mas num clube como o nosso, que mesmo sem mística no balneário tem obrigação de vencer, se ela existir mesmo o resultado só pode dar em vitória sempre, nós não aceitamos menos que isso.

    Ao NÃO DIGO QUEM SOU, eu não ando com miopia e sei bem do que a direcção anda silenciosa demais. Mas, que podemos fazer? Já tinha dito que me pode contactar e dar-me dados para eu poder informar correctamente, desde que me dê autorização para isso, o meu mail é fjsm74@hotmail.com . Mas mais que isto não posso fazer.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  25. não digo quem sou,

    na mouche.

    [[]]

    ResponderEliminar