21 dezembro 2007

Nacional 1-0 FCPorto

Lipatin 57'
Equipa: Helton, Bosingwa, P. Emanuel, B. Alves, Fucile, P. Assunção, R. Meireles (Leandro L. 67'), Lucho, H. Postiga (Adriano 60'), Lisandro e M. Gonzalez (Kazmierczak 78')

Caros Portistas de Bancada, já tinha uma crónica pronta sobre o jogo para colocar aqui, crónica essa em que disparava em todas as direcções e em que demonstrava toda a minha frustração por esta derrota. Mas, dada a época festiva em que nos encontramos, decidi que seria melhor não o fazer, até porque esta equipa este ano já me deu muitas alegrias e os jogadores não mereciam que o fizesse, pelo menos a maior parte deles. Por isso peço as minhas desculpas, mas não haverá crónica, sendo que o que penso sobre o jogo acabou por já ser explanado na caixa de comentários pelos excelentes comentadores da bancada e em que a maioria das opiniões coincidem com a minha.

Portistas, continuamos em primeiro lugar no campeonato, com sete pontos de avanço sobre o segundo classificado, perdemos o primeiro jogo nesta competição, algo que teria de acontecer mais tarde ou mais cedo. Olhemos as coisas pelo lado positivo, talvez sirva para os jogadores entenderem que esta equipa afinal não é imbatível, que as derrotas afinal também poderão acontecer dentro de portas e quando menos esperarem, que a equipa tem algumas limitações e que a vantagem que existe pode desaparecer muito rapidamente. Que venham concentrados das férias, de forma a que não aconteça o mesmo que na passada época passada e que este jogo sirva de lição para isso mesmo. Falharam, com isso contribuiram para dar uma enorme alegria a milhões de portugueses, apesar disso esta equipa continua a ser a melhor deste país, para inveja desses mesmos milhões, mas que os jogadores tenham em mente que ainda não venceram nada esta época.

PS: Para os Portistas que não mais virão aqui, desejo-lhes um excelente Natal e aconselho-os a virem ao blog na próxima quarta-feira já que será apresentada uma nova e, penso, interessante iniciativa do blog. Quanto aos outros, ainda nos "vemos" na segunda-feira.

48 comentários:

  1. Perdemos e perdemos bem.
    11 palermas a pastar em campo durante 90 minutos, mais algum azar pelo meio.
    Só espero que o pastoreio não acabe como no ano passado.
    Bom natal a todos e um excelente 2008.

    ResponderEliminar
  2. Já estávamos esquecidos de coisas básicas mas que devem ser os princípios do FC Porto em cada jogo:

    1) que no Nacional quer-se equipa de luta (Kaz, Bolatti, Cech) porque aquilo é mais áspero do que lixa nº 5

    2) não podemos abusar sempre da sorte de ganhar a jogar com 10

    3) muito menos se admite pensar que nos safamos sempre a jogar contra 14 - mais o Elmano Santos que traz as memórias do costume
    ´
    4) se os outros árbitros não marcam penáltis convém recordar que não é com Pedro Henriques que os teremos

    5) lá seu deu pela falta de extremos, por exemplo Alan que todos queriam ver pelas costas mas foi o melhor vimaranense que jogou no Dragão

    6) há abundância de pontas-de-lança que até queremos emprestá-los mas nunca despachamos o Hélder Inútil Postiga

    7) e não conseguimos ser campeões, lá terá de ser, sem a derrotazita da ordem

    8) nem sempre no Natal, fixe-se bem, devemos dar o bodo aos pobres e esbanjar pontos desta maneira

    9) ah, agora o campeonato já vai ficar competitivo outra vez

    10) os sinais do prof. Jesualdo são para serem tidos em conta e lidos por ele mesmo

    11) o cansaço físico foi notório (Lucho, Meireles, Fucile, quanto a Postiga nunca é surpresa) e há pausas e derrotas que vêm por bem

    Deve chegar para ser tomado em conta por aquilo que habitualmente é um onze.

    Favor afixar no balneário

    ResponderEliminar
  3. Bem,alguma vez tinha de acontecer!já se vê o ambiente mais desanuviado lá para os lados da mouraria,para além do facto de ter emergido mais um heroi nacional"Lipatin"que após ter marcado o gol do qual resultou a derrota primeira do FCP na liga portuguesa,pode muito bem ser condecorado pelo governo da républica!Enfim,vamos lá comer a caldeirada em paz e sossego e esperar que a próxima derrota do FCP na liga tarde pelo menos metade da que tardou esta!Claro que para que isso aconteça temos de jogar um pouco mais,penso eu de que!

    ResponderEliminar
  4. Um Bom Natal para todos os frequentadores do Portistas.de.Bancada, especialmente aos "amigos de sempre" aqui presentes...Até lá, alguma amargura!...-Nada que um bom Bacalhau com Grelos e Nabiças, acompanhado de um copo -muito generoso nas dimensões e no conteúdo- de Vinho Verde Adamado da Adega Cooperativa de Ponte do Lima não consiga atenuar...A seguir, a mesma história de sempre: "depois da casa roubada, trancas na porta!"

    ResponderEliminar
  5. Meus amigos, não vou escrever hoje a crónica, e até tenho tempo para isso, por um simples motivo, se a escrevesse ia cascar tanto, mas tanto naquela nulidade que andou lá na frente a meter nojo, sim com as letras todas N O J O. Pior que jogar com menos um é pensar-se que se tem ali um jogador e entregar-lhe a bola.

    Mas a culpa não é dele e é melhor ficar-me por aqui.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. já adivinhava uma derrota destas face a tantas exibições QB.
    O Treinador é muito culpado e tal cheira-me a Dejá Vu, uma vez que no ano passado aconteceu o mesmo.
    Foi uma exibição miseravel, enervou-me bastante saber que as opções para substituir Tarik e Quaresma são sempre as mesmas num plantel de 25 jogadaores!
    Não há rotatividade e depois quando emendou os erros, já foi tarde..Insiste no Mariano e no Postiga com Adriano, Farias, Rui Pedro, Edgar, Leandro Lima como opções mais validas!
    O Mariano é demasiado mau,o Postiga demosntrou que precisa de uma ida ao psicologo, ainda por cima jogou mal e foi o unico culpado no golo sofrido..que perda de bola de principiante!
    Jogadores como Bosingwa e Raul meireles tambem mercem nota negativa ao contrario de Lucho, Assunção e Bruno Alves que têm aquele espirito de luta e de abnegação face á adversidade.
    Isto merece reflexão profunda e deixou-me muito preocupado!
    Tambem temos de avaliar o penaltie descarado que ficou por marcar a nosso favor( os comentadores da Sport TV e o Jorge Coroado são cegos, idiotas e têm deslocação de retina!) e mais uma vez se prova que para marcarem um penaltie a favor do Porto nos ultimos 3 anos é quase um Milagre e tambem neste aspecto fomos espoliados de podermos ganhar vantagem no marcador e vencer o jogo
    (Outro dejá Vu face ao que aconteceu em Leiria no ano passado)!
    E fico por aqui porque perder com o Nacional (que não joga absolutamente NADA) é como perder com o Fatima e o Atletico!
    Dirão voces: estamos em Primeiro!
    Certo..para consumo interno talvez sirva..mas e para a champions?
    Cump.

    ResponderEliminar
  7. Estou danado pela incompetência, pelo árbitro, triste pela desastrosa política de contratações (não há um que se aproveite + o postiga), e não percebo porque não temos extremos (ou porque foram para outros clubes)... Quanto aos avançados (muitos) para que servem? Farias?, Edgar?, Postiga? etc. Não percebo - ou melhor- percebo que os melhores jogadores de algumas equipas da liga sejam jogadores emprestados ou que eram do Porto...
    Por outro lado, acho que a miserável derrota acontece sempre contra uma das mais miseráveis equipas do ano, e o Nacional está uma trampa e ainda assim....
    A crueldade desta derrota é também para os mouros, porque lhes estamos a dar esperança...
    Desejo que a paragem não traga os prejuízos da segunda e penosa volta do campeonato passado, ainda que ache que há para ali muito menino de rastos a precisar de descanso... Fiquem bem (para mim uma derrota é sempre noite mal dormida...)

    ResponderEliminar
  8. Com os 7 pontos de avanço que conquistamos na Luz, a comunicação social já nos tinha encomendado as faixas de campeão. Uma semana depois o Benfas perdeu e nós ganhamos; logo ficamos a 10 e o discurso foi o mesmo. Duas semanas volvidas e o Benfas ganha e nós perdemos; 7 pontos portanto. Os mesmo 7 pontos que havíamos conquistado 14 dias antes e que nos mereceram a atribuição do 1º lugar antecipadamente. Mas aposto que estes 7 pontos para determinada imprensa vão ser 7 pontos muito mais pequeninos do que os de há duas semanas, até porque agora o Benfica vai às compras e vai adquirir os craques do costume que vão fazer as manchetes dos jornais do costume e o Porto vai passar a ter um plantel limitadíssimo, como de costume.
    Posto isto e em relação ao encontro, a minha opinião é que o jogo foi fraquíssimo. O FCP por e simplesmente não existiu, alinhou no estilo de jogo do Nacional. E não me venham dizer que perdemos porque faltou o Quaresma e o Tarik, porque houve certos jogadores que estiveram uns furos bastante abaixo do normal (Lucho, Lisandro, Bosingwa e Fucile, principalmente).
    De resto vamos para férias com a noção de que cumprimos o nosso dever e estamos bem lançados para a conquista de mais um título. Só não podemos é dar demasiados ouvidos às pessoas extra-porto. Não quero dizer com isto que não nos devamos sentir felizes por essas pessoas reconhecerem o nosso valor, mas o meio-termo nunca fez mal a ninguém. Até porque os elogios rasgados que temos recebido vêm, a maior parte das vezes, de pessoas que mudam de opinião como quem muda de camisa.

    ResponderEliminar
  9. É Natal,o Porto deu uma prenda,tal como o Pedro Henriques...
    Pior exibição do ano,sem criatividade,sem imaginação,sem vontade nem atitude.
    Todos pensaram mais nas férias que na outra coisa...
    Algum dia o Porto tería que perder,mas a perder que fosse com um adversário de qualidade e nao com o Nacional que foi a equipa mais fraca que o Porto enfrentou até agora.
    Provou-se o que vinha dizendo,o Porto tem 11 jogadores,nem mais nem menos.
    Se falha algum é um problema,dois ainda mais..
    Para ganhar o campeonato chega e sobram esses 11 jogadores,este campeonato com o Benfica e Sporting como estão é um passeio para o Porto.-..
    Pior é na champions,aí precisamos de mais de 11 jogadores,é preciso ter banco e jogadores que possam entrar na equipa quando haja necessidade.
    Mariano,Leandro Lima,Kaz,Lino,Farías sao flops inexplicáveis uma vez que desde o ínicio do ano já se via que nenhum tinha qualidade sequer para assinar um contrato profissional com o Porto...
    Para isso melhor ficar com o Helder Barbosa,o Vieirinha,o Paulo Machado e Bruno Gama,com a vantyagem de gastarmos menos dinheiro e aproveitamos para formar craques para o futuro.
    .,
    Assim sendo espero que a direção vá buscar nem que seja metade do dinheiro que ganhou este ano comas vendas milionárias do Pepe e do Anderson e d~e ao professor 2 ou 3 reforços já não digo para entrar no onze,digo apenas com qualidade para estar no banco e poder suprir lacunas quando necessário.
    Mais urgente:ponta de lança,Extremo e médio ofensivo.
    Mais comentários escrevi um texto a própósito do dia de hoje no meu blog com o nome :É Natal...
    www.palavraso.blogspot.com
    abraço a todos os portistas.
    ps-Sejamos generosos,6 milhoes de pessoas passarão um Natal feliz,e precisam de tão pouco,apenas que o Porto perca e contentam-se com 7 pontos de distancia para o 1º para ser felizes...
    É Natal...

    ResponderEliminar
  10. Não sei que mais é que o Postiga precisa de fazer para ser DISPENSADO!

    E com isto não estou a criticá-lo a ele (que faz o que pode) mas quem o trouxe de volta e insiste em colocá-lo a jogar...

    Não ganha um lance dividido.

    Faz passes miseráveis (hoje deu mais um golo aos adversários).

    Não se desmarca - só começa a correr quando vê que lhe passaram a bola e depois, como tem péssimo arranque, nunca chega a tempo.
    Ainda na 1a parte foi notória a cara do Lucho de "nunca mais tento passar a bola para este anormal correr" depois de mais um passe que o ia deixar o Postiga isolado se ele não fosse morcão.

    Imaginem agora o Joginho ou o Alan a fazerem repetidamente as exibições do Postiga? O que se diriam deles...

    E o Ibson que por uma perda de bola contra o Atlético foi recambiado para o Brasil. Será que vai haver tamanho testicular suficiente para fazer o mesmo ao Postiga?

    O Farias não foi comprado para jogar? E o Edgar deixou de ser solução porquê, se no único jogo que fez (Mata Real) esteve muitíssimo bem?
    Para não falar do Adriano que em 2 minutos foi mais perigoso que o Postiga em 65?

    Sinceramente - e esta opinião já vem de longe, não é s´p por estar chateado - a sorte do Postiga foi ter começado a carreira já no Porto e, por isso, ter lugar cativo.

    Se tivesse de subir a pulso como tantos outros pontas-de-lança portugueses que não tiveram a sorte dele, nesta altura estaria num qualquer banco da 2ªB ou 3ª Divisão, porque não tem garra nem capacidade de lutar ou vontade de vencer.

    Até eu jogava melhor que ele e nem pedia dinheiro...

    ResponderEliminar
  11. Quando se fala de reforços, fala-se de quem? Há sugestões? As minhas: Tiago (Juventus) e Makukula por Postiga ou Adriano ou os dois.

    ResponderEliminar
  12. Independentemente do penálti que ficou por marcar sobre um dos piores jogadores que alguma vez me lembro de ver jogar no nosso clube; a ATITUDE DA EQUIPE EM CAMPO FOI VERGONHOSA, como aliás já o tinha sido em Coimbra, e na Turquia, embora com resultados também de 1-0, mas a nosso favor. Isto para não falar da Covardia de Liverpool!
    Apetece dizer: ''Com Mariano vamos pelo cano!'' - como é possível apostar ainda nete NABO!
    E o que dizer de Postiga?!
    O ar de frete que ostenta no rosto é condizente com a sua Atitude de Merda.
    Ao invés, Lisandro é aquele que mesmo quando não joga bem, deixa tudo em campo, um verdadeiro Dragão! - é a antítese do vedetismo!
    Fucile, fez a pior exibição desde que cá chegou. Bosingwa prometeu muito no 1º quarto de hora e depois desapareceu!
    Raul Meireles confirmou hoje a má forma que evidenciou com o Guimarães.
    Enfim «safaram-se» os centrais, e Paulo Assunção e Lucho a espaços.
    Todos os que aqui escrevem concordarão que aquela equipe do ano passado que foi campeâ e que mesmo para consumo interno nos fez sofrer até ao fim, só recebeu os reforços dos regressados Tarik e Pedro Emanuel e perdeu Anderson e Pepe. Portanto ficou mais fraca, ou na melhor das hipóteses na mesma, porque joga a seu nfavor o maior entrosamento da equipe base, que na verdade não tem um único suplente à altura.
    Ora quando a atitude de total desrespeito quer para com os adversário quer, sobretudo, com os adeptos; é «reforçada» com a ausência de dois titulares indiscutíveis mais a aposta, repetida e mantida até ao absurdo em campo, de jogar com 10 (já que Mariano é menos 1) só nos leva a concluir: Preparemo-nos para sofrer muitos dissabores!... ,apesar de um super Lisandro e de um Lucho que «tirando» este jogo, tem feito a melhor época desde que cá chegou.

    Boas Festas para todos !

    ResponderEliminar
  13. Quero clarificar que no comentário anterior não falava do Mariano Gonzalez que, apesar de não ter feito muito, fez bem mais que o visado no meu comentário.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Não compreendo que jogadores nitidamente inferiorizados fisicamente como Fucille tenham jogado.Não compreendo que Adriano,fundamental nas duas últimas épocas, não tenha sido titular em deterimento de um Postiga lamentável.Os rumores da saída de Adriano em Janeiro fazem lembrar a novela da época passada.Já imaginaram o que teria acontecido se Adriano tivesse aceite a dispensa?Há reforços com qualidade como Bolatti ou o miúdo Rui Pedro que tão boas indicações tem dado nos jogos do torneio intercalar tanto a jogar a médio ofensivo como mais adiantado.Hoje faria certamente melhor figura que Postiga.

    ResponderEliminar
  15. Sinceramente, eu nem queria ser duro para a equipa. Tivemos um dia muito mau,todos temos direito a dias maus fisicamente de rastos, muito azar com a arbitragem, opções discutíveis, enfim não me apetece estar aqui a falar sobre isso.

    Mas só uma coisa: o Postiga é um jogador FEITO no FCP, passou por todos os escalões, sabe o que é o FCP como ninguém, sabe a sua mística e não é, de uma vez por todas, um jogador como o FCP necessita, à imagem do clube, como um Lisandro ou um Fucile que nem formados foram nesta casa.
    Desculpem o meu desabafo, à 2 horas se calhar diria coisas pior, mas porra, de uma vez por todas, mandem este gajo embora. Já não há paciência, com o dinheiro que ele ganha, aquilo não é um jogador da bola é um arrastador de bolas, só sabe arrastar as bolas. De uma vez por todas, ou quer ser grande jogador ou se quer brincar que vá para outro clube.

    Desculpem o meu desabafo, prometia que nunca escrevia de cabeça quente, mas já não tenho pachorra para a falta de profissionalismo do Postiga.

    boa noite e amanhã cá estarei.

    ResponderEliminar
  16. Afectado pelo resultado da Choupana dei um pontapé na gramática escrevendo "deterimento" quando devia ter escrito detrimento.Fica feita a correcção.

    ResponderEliminar
  17. o jogo foi mau, sim, mas não venham pôr as culpas no jesulado, porque, convenhamos, ele tem o pior banco dos ultimos anos....o mariano melhorou mas ainda e mt fraco (assim nao merece tar no porto), o Lisandro nao teve nos seus dias, o lucho e o fucille precisam de descansar, o postiga e aquela inconstância do costume, depois a falta dos melhores extremos a jogar na península ibérica (a par de Messi XD), o habitual desperdício de oportunidades de golo e, claro, aqueles jogo não podia ser pior com aquele horrível campo, que põe enormes dificuldades à prática do futebol.

    A juntar a isso, o campo tinha k estar todo molhadinho para tornar impossível um jogo decente de futebol.

    enfim, queria que tivéssemos vencido, mas sinceramente, nao estou minimamente preocupado.

    Aliás, prefiro que calhe o Schalke 04 e que percamos este jogo, do k se tivesse calhado o Arsenal e tivéssemos batido o nacional.

    enfim, é Natal, ninguém leva a mal. Pró ano os jogadores vem descansados e prontos para um tri-campeonato e continuar na Champions


    Bom Natal e Bom Ano

    ResponderEliminar
  18. Calma colegas!
    o porto jogou mal, teve azar, mas acima de tudo concordo com o benny, o porto não tem banco com a qualidade que precisamos, o que por si só não desculpa a exibição! mais do que a qualidade técnico-táctica da equipa xateou-me a atitude, parece que sempre que estamos com uma grande vantagem, o porto aproveita para relaxar em vez de humilhar e acabar de vez com as esperanças dos adversários!
    mas a perder que seja agora, assim os jogadores e treinador terão tempo para reflectir durante as festas para que não se repita o que se viu hoje (autêntico esbanjar de pontos) nem o que se viu a época passada na segunda volta!!

    Postiga já não tem lugar, começa a ser degradante, tenho pena que assim seja
    acho que deviamos aproveitar Janeiro para ajustar u pouco o plantel, nada de mareques ou coisas parecidas, emprestas (se não dispensar alguns jogadores) e comprar um ou outro a sério, autênticos reforços!!

    Boas festas a todos!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  19. Por favor, Postiga nunca mais.. Já não suporto vê-lo com a camisola do nosso clube.. Longe.. Que vá para onde quiser...

    Em relação ao Mariano, é fraco.. Mt fraco para jogar no campeão.. Mas apesar disso, é esforçado, luta e sua a camisola.. Não tem culpa que o treinador o ponha a jogar..

    Cumprimentos,
    Bruno

    ResponderEliminar
  20. nao tem culpa k o ponha a jogar mas e fora do sitio dele..assim como com o leandro lima,renteria...etc..fazme lembrar kdo o octavio punha o alenitchev a extremo...mas pronto..isso nao e desculpa pra tudo..mas tb ajuda..

    ResponderEliminar
  21. Não estou aqui a deixar o meu comentário propriamente pela derrota, que mais tarde ou mais cedo iria aparecer e que, quanto a mim, foi injusta apesar da má exibição, mas sim para relembrar o que todos temos deixado por aqui.

    Nunca houve, não há e temo que nunca haja um só "golpe de asa" vindo do banco do FCP.

    A equipa não consegue virar um resultado negativo.

    A equipa facilmente descomprime e perde a concentração e atitude competitiva assim que se apanha em vantagem, quer no jogo, quer no campeonato.

    Porquê o Postiga a 2ª opção e não o Adriano? Apesar de pior tecnicamente, e aí não podemos pedir que venha buscar jogo atrás e troque com Lisandro ou Tarik, por exemplo, a probabilidade de estar no sítio certo à hora certa, aumenta exponencialmente!!

    Se a equipa está cansada, porque não jogam outros? (eles são fracotes, mas misturados nos outros ...) Se o Meireles não pode porque não jogou o Kaz? Se o Fucile não pode porque não jogou o Cech? Mas afinal porque estamos cansados? No tempo do RUI FARIA não havia cansaço...

    Porque não há penalties a favor do FCP? (a falta até pode ser duvidosa, mas o contacto é do braço direito do nacionalista com a perna direita do Mariano, coisa que ninguem reparou nas 50 mil repetiçoes da TV, e além disso o pé direito do Mariano está pousado, no relvado, dentro da área - para os mais distráidos tipo correio da manhã "lance em que Mariano González simulou ser derrubado por Lopes (53’), a queimar a linha da grande área") .

    Péssima exibição, com oportunidades suficientes para ganhar, e com o golo da derrota a acontecer no único remate do Nacional à baliza do FCP na 2ª parte!!

    PONTOS POSITIVOS:

    A meu ver era fundamental esta barreira dos 10 pontos na mudança de ano. Era como começar de novo com um avanço inatingivel. Agora duas derrotas e estamos colados. De qualquer forma, acredito piamente que este resultado marcará profundamente a diferença para a época anteior. O marasmo de Janeiro, o excesso de confiança e a falta de atitude competitiva dos jogadores e equipa técnica não acontecerá, pois o que fica é a última imagem e essa foi péssima, foi a 1ª derrota, foi baixar a vantagem que era de dois algarismos, e obviamente o renascer da esperança da Imprensa, o que certamente incomoda e "motiva".

    Além disso, e a meu ver, foi mais uma exibição, do técnino e da equipa, que comprova a falta de qualidade no plantel, que quanto a mim não é o melhor da liga. E com um Ibson emprestado, um Tiago a precisar de jogar, um Manuel Fernandes prestes a ser dispensado, um Paulo Machado a jogar bem no Leixões, um Helder Barbosa a jogar bem na Académica, um Sougou a correr muito no Leiria, um Pitbull a ser o melhor do Setúbal. No nosso plantel temos 28 jogadores, os ex-juniores estão a fazer número pq o Jesualdo não tem coragem de os por a jogar, etc, etc.

    P.S. - excelente coment do Zé Luís.


    "NEGATIVO: PORTO VULGAR SEM QUARESMA

    Bastou tirar Quaresma e Sektioui para a equipa do Porto logo parecer vulgar e sem carisma, confirmando que o que tem cavado a diferença é a extrema regularidade da equipa titular, em contraste com as lesões que afectam Sporting e Benfica."

    Correio da Manhã, 22/12/2007

    E esta, hein?

    ResponderEliminar
  22. Ao Postiga acrescento o Zé Bosingwa com um comportamento e uma atitude deplorável. Só joga quando lhe apetece,selecção,Liga dos Campeões e contra os grandes, nos outros jogos, parece que está a fazer um frete.Já não tem a cadeça no Porto!Ontem foi preciso o Nuno ir dar-lhe indicações,que ele estava completamente com a cabeça nas férias.
    UM BOM NATAL PARA TODOS.

    ResponderEliminar
  23. Passadas quase 24 horas, a meia-surpresa -sim meia-surpresa, porque desta equipa tudo é de esperar- estou mais tranquilo e poderei dar algumas achegas, não ao rendimento dos jogadores porque tenho alertado para estas possibilidades, mas sim, relativamente ao lance do livre/penaltie versus penaltie/livre.
    -O que foi dito na hora pelos comentadores da ESPÓRTEVÊ -sotaque abrasileirado da minha responsabilidade- foi espectacular como demonstração de anti-portismo e oportunismo delirante, senão vejamos os comentadores -não percebo porque há sempre um ex-jogador do Benfica a comentar estes jogos do Porto, mas enfim- Simões dizia no momento imediato que sim era falta mas ela fora fóra da área. O outro "meco" cá do Porto -o Pencas- fez a mesma apreciação...Visto em repetição, viu-se que a falta foi feita dentro da área, mudou o discurso, agora era realmente dentro da área mas não teria havido falta o árbitro errou...Disse o Dupont, secundou o Duponzinho...Ora das duas uma, ou é falta ou não é falta, se é falta é dentro da área logo tem de ser Penaltie! Se não é falta o árbitro não deveria ter marcado nada! O que me espanta é que num primeiro momento os senhores Dupont viram falta, mas logo descobriram que ela tinha sido cometido fora da área, depois vistas várias repetições verificaram -a muito custo que os óculos estavam embaciados- que o lance e o contacto ocorrera dentro da área, puxaram da imaginação -que é coisa que não lhes falta, ao contrário da inteligência que não faz parte do seu código genético, daí as minhas críticas ao Prof- e tiraram da cartola o coelho da "não falta"...Supremo! Mas o que eles nunca conseguiram ver -estúpidos(?), desonestos(?)- é que a falta foi de tipo 2 em 1, foi por baixo com os pés e pernas e por cima, com a mão que estava mais à mão e perto do pé do Mariano! -Como os dois "mariolas" usam óculos -eu também mas vi logo à primeira, não admira, sou Portista- só conseguiam olhar para baixo que é afinal para onde eles olham sempre para verem a classificação das sua queridas equipas -e provavelmente não só ou apenas- e esqueceram a parte superior do corpo humano do Nacionalista...Mais tarde a "cegueira" continuou, remate do Kaz -bola no guarda redes e no poste, só repararam à terceira...Se fossem árbitros que jeitosos que eles eram!...De um ainda se aceita -só deve ter jogado futebol na garagem do condomínio, mas do Simoneta só se aceita porque é pequenino e Benfiquista!...Do Coroado e do Rola para quê perder tempo com cebolas podres!...Uma nota de mau carácter: Simões no fim já não conseguia controlar o riso de satisfação, elucidativo para quem gosta de dar uma nota de boa e ilustre educação com "banhos" de Democracia Futeboleira Norte Americana...Soube agora que os jogadores foram de imediato para férias, ilustrativo do espírito da coisa!...

    ResponderEliminar
  24. Já adivinhava o desenrolar do jogo quando soube a substituição dos dois jogadores mais criativos pelo Mariano e pelo Postiga.

    A minha opinião, já cimentada, desde meados de Novembro serve também para comentar o jogo de ontem:
    1 - Porquê a insistência em Mariano? O Sr. Jesualdo está sempre a dar-lhe oportunidades e TODOS nós constatamos que é um jogador de qualidade mediana para uma equipa da 2ª Divisão! Para quê insistir? Qualquer jogador do plantel Porto que jogue numa posição de ataque tem que ter alguma característica diferenciadora (ex.: velocidade, técnica, apetência para o golo). O Mariano tem muito querer, mas é um zero em tudo.
    2 - Porquê a insistência em Postiga quando tem o Adriano? Postiga já mostrou ao fim destes 3 anos, que passaram desde que o Sr. Pinto da Costa trocou-o pelo Pedro Mendes mais uns milhões (esta ficou-me para sempre entalada na garganta), que é um jogador perdido para o futebol.
    3 – Dos dois pontos anteriores ressalta a evidência de que o Porto não tem alternativas para os extremos, i.e., jogadores criativos que joguem em velocidade. Colocar o Lissandro a jogar a extremo é um crime. Esta é o que penso, desde que o vi a jogar, porque é um jogador para jogar bem de frente para a baliza, embora com liberdade de posicionamento para recuar, lateralisar ou pressionar os defesas abrindo espaços para os médios e extremos. O Leandro é bom de técnica e passe, mas está “verde” e não me parece que seja nos extremos que jogue melhor. Com que é que ficamos? Diogo Valente, Vieirinha, Alan, Hélder Barbosa, Ivanildo?... foram emprestados aos pobres!
    4 – Falta um “10” maduro. O Lucho não é um “10”, mas antes um distribuidor de jogo, é um médio de transição defesa-ataque, é o jogador perfeito para estar entre o médio defensivo e o médio ofensivo da equipa (vejam o exemplo perfeito do ano passado: Assunção-Lucho-Anderson). Temos o Leandro, mas ainda está verde e não temos alternativa segura. Quem é o responsável do Ibson estar emprestado?! O Paulo Machado e Bruno Gama não sei se seriam alternativas válidas, mas como estão emprestados...
    5 – Não temos alternativa ao Lucho? Se o Sr. Jesualdo acha que Kazmierczak, Castro, ou mesmo o Bollati não servem como alternativa então a culpa é dele não ter ainda encontrado uma alternativa quando o Lucho não tiver em condições físicas.
    6 – No ataque, Rui Pedro não tem direito a oportunidades? Será que precisa de perder a nacionalidade portuguesa para poder jogar? O Edgar, apesar de não me parecer um fora-de-série mostrou, nos poucos minutos que fez, que é bom a jogar de cabeça e que já terá feito falta em alguns jogos, como o de ontem, não joga nestas situações porquê?

    Ou seja, o Porto tem um bom “onze” e entre 3 ou 4 jogadores suplentes razoáveis no plantel, mas tem terríveis limitações de jogadores criativos que joguem nas alas, de um “10” e de um bom ponta-de-lança para o jogo de cabeça.
    O que aconteceu ontem foi a demonstração de que se juntarmos a lesão ou castigo de um jogador de uma destas posições referidas e acrescentarmos a doentia insistência do Sr. Jesualdo em colocar as nulidades Mariano e Postiga ainda teremos muitos jogos a entrar em campo, não com 10 jogadores, mas com 9 jogadores ou, ainda menos, se considerarmos que os habituais titulares também podem ter jogos maus.

    ResponderEliminar
  25. A acrescentar ao meu anterior comentário, só agora estive a ler os outros "posts" e verifico que ESTAMOS TODOS de acordo relativamente a uma série de evidências que só o Sr. Jesualdo não vê.

    ResponderEliminar
  26. só tenho duas sugestões:
    - o que se aguarda para despachar o Postiga?
    - o que se espera para facultar transmissões dos jogos que nos dispensem destes provocadores tipo SportV?

    ResponderEliminar
  27. PROBLEMA MAIS QUE IDENTIFICADO :
    Temos uma excelente primeira linha e falta-nos a segunda?
    SOLUÇÃO : Chamem de volta Hélder Barbosa, Vieirinha, Bruno Gama e Paulo Machado.
    Estes Portistas de coração podem entrar num jogo como o de ontem e fazer alguma diferença, porque estes sentem o Porto.
    PROFESSOR JESUALDO : Um bom estratega, quando tem o seu onze predilecto é capaz de o transformar numa máquina de guerra mas é absolutamente incapaz de transformar o onze em quinze ou dezasseis e a equipa precisa disso.
    A gestão eficiente do plantel também é uma lacuna grande no seu "know how".
    Em jogos como o de ontem, não se podem ter as três substituições a sortiram efeito zero! E isso só acontece porque os jogadores não tem minutos suficientes para se tornarem alternativas ao onze base.
    Começo a ficar um bocado farto de ver Marianos e Linos a tiram lugar a jovens Portistas que já rodam há mais de 3 épocas como é o caso do Paulo Machado.
    Como alternativas ao onze concordo que estamos numa situação um pouco complicada. Apenas Kaz e Bolatti tem estofo para jogar ali.
    E ainda falta Ibson.
    P.s - Quem desconfia das qualidades de Kazmierczak é porque ainda não se deu ao trabalho de observar atentamente a qualidade daquele pé esquerdo. Se Kaz fosse titular assíduo e já o merece há um bom par de jornadas porque Meireles "apagou", seria a par de Lucho, o motor de arranque daquele meio campo, mas, lá voltamos à questão inicial do professor... Por isso é que me faz tanto lembrar Scolari!

    ResponderEliminar
  28. meirelesportuense, também não percebo porque é que a Sporttv arranja sempre um comentador do Sporting ou Benfica para os seus jogos e nós ultimamente temos de levar com o Simões.

    O gajo não consegue despir a camisola. Já há algumas semanas me tinha enervado quando ele ao comentar um jogo em que o Benfica na Luz estava com dificuldades no fim da 1a parte contra uma equipa fraquinha qualquer. Dizia ele: "TEMOS jogar com muita paciência para esta segunda parte" e depois punha-se a dar conselhos aos jogadores do Benfica e a dar gritinhos histéricos do género "vai!" sempre que um jogador do benfica fazia a mais ligeira ameaça à baliza adversária. Se fosse um adepto da outra equipa teria cancelado a Sporttv no momento.
    Agora parece que alguém o nomeou também comentador residente dos jogos do Porto...

    E quanto à análise deles do lance do Mariano, também reparei que no início era falta fora-a-área óbvia, na 2a repetição após um breve silêncio de engasgamento lá disseram "pois, agora parece ter sido em cima da linha", na 3a o Simões ficou outra vez com dúvidas se não teria sido fora e na 4a o comentador principal chegou à conclusão que nem sequer lhe parecia falta.

    E para concluir ainda tiveram o descaramento de usar o argumento "ah e tal, o árbitro estava muito bem colocado, por isso temos de lhe dar o benefício da dúvida", quando que se fosse, por exemplo, para o benfica, diriam que aquela decisão era ainda mais inconcebível, uma vez que o árbitro estava bem colocado.

    Também estava muito bem colocado para ajuizar uma simulação ridícula do Juninho na 1a parte e, como não teve coragem de lhe dar o amarelo depois de apitar, optou por seguir como se tivesse sido mesmo falta. Escusado será dizer que os comentadores, ainda antes da repetição já tinham ajuízado eles mesmo "falta evidente" para depois se engasgarem outra vez...

    E isto sem entrar nas montanhas de faltas que só assinalou após o "pedido" das bancadas nacionalistas.

    Enfim, temos de estar a contar com isto e os próximos jogos vão ser mais do mesmo.

    Lembro-me perfeitamente que, na época passada, por esta altura, também não nos podiamos distanciar mais e roubaram-nos de todas as maneiras e feitios na visita ao Nacional antes do Natal, mas mesmo assim ganhamos com uma reviravolta nos últimos minutos.

    Depois disso, já se sabe, derrotas com Leiria e E.Amadora, com as arbitragens que se viram.

    Temos de estar preparados para isto...

    ResponderEliminar
  29. Acho realmente inconcebível que os comentadores tenham de ser sempre da mesma cor ou aparentados e confesso qualquer dia metem lá o Eusébio e vai ser um fartote de riso...Tremoço para lá, marisco para cá!...Mas o mais terrível ainda é constatar que os comentadores da própria Televisão -os seus empregados- são na sua grande maioria uns tremendos ignorantes no que ao futebol jogado concerne...Não sabem porque é que uma bola ganha efeito para um lado ou para outro, não distinguem uns jogadores dos outros, trocam tudo e na maior das às vontades acham que foi canto mesmo que a bola saia pela linha lateral, são uns completos iletrados em Futebol que é -deveria ser- a sua especialidade, de uma forma total e confrangedora...É o País que temos, desde o vértice superior da pirâmide até à base é um fartar vilanagem no que toca a INcultura...E ganham ainda principescamente, revelando o quanto isso é tremendamente injusto para com quem é bom profissional e apenas aufere o OMNacional...OU MAIS UNS EURINHOS para o pequeno almoço! Chamam Bosingwa ao Paulo Assunção e Bruno Alves ao Tarick, trocam o Licha pelo Lucho, fazem-me lembrar o velho Alves dos Santos que trocava o Eusébio pelo Simões...Lógico, são -ainda agora- muito semelhantes na cor e no tamanho! Lisboetazisses...Desculpem Paprika e Teixeira, os Portistas de Lisboa são casos especiais!

    ResponderEliminar
  30. Em relação ao jogo foi uma autêntica desgraça. Acho que os comentários colocados ilustram muito bem a minha opinião.

    Quero apenas desejar a todos um Excelente Natal!

    Abraço

    ResponderEliminar
  31. Oh meus amigos,os comentadores são da côr do país que temos,são da côr da merda!Olhem façam como eu,não paguem para ter esses parasitas em vossas casas!Vão ver que se deixarem de pagar essa escumalha vai sentir a nossa falta!

    ResponderEliminar
  32. Desculpem meus amigos,quase me esquecia de desejar a todos um feliz natal!Ia desejar também um prospero ano novo,mas com os filhos da puta que nos governam não tenho tomates!

    ResponderEliminar
  33. Hoje ainda so e dia 22.Ainda temos um dia e meio para tagarelar por aqui.
    Depois e que vem os "BOM NATAAAAAAAAL" {: )]

    ResponderEliminar
  34. A Facilidade com que se marcam penalties a favor dos clubes de Lisboa, contrasta nitidamente com os que não marcam a nosso favor.
    Assim a palhaçada continua- um penaltie marcado por um fiscal de linha a nosso favor e 3 ou 4 por marcar!Os outros já tèm 5 e 6 marcados a seu favor decorridas 14 Jornadas!É um fartote!!
    Peço para aqui actualizarem a estatistica dos ultimos anos!!
    Agora os clubes de Lisboa ,já não precisam de marcar reunioes com o conselho de arbitragem e mostrar as cassetes!
    Fizeram tanta pressão sobre todos os arbitros sem excepção-melhores e piores, para que NAO MARQUEM um penaltie a nosso favor e assim não correm o risco de sofrerem penalizações na sua nota final!!
    As regras estao inquinadas ,mas mesmo assim somos superiores-mesmo jogando menos bem, passamos mais um Natal destacadissimos ,apesar de certa imprensa achar que o pai natal deu um presente aos clubes de Lisboa!!
    São todos uma cambada de aziagos,
    ao contrario de nos que vamos saborear um belo bacalhau sem espinhas e mais um Natal descansadinhos e com a esperança de vencermos outro campeonato em 2008.
    Que chatice!
    Bom natal para toda a bancada.

    ResponderEliminar
  35. Apesar do que acabei de escrever no post, quero dizer o seguinte:

    - Atenção que o FCPorto vai ter enormes dificuldades a partir de agora no campeonato. Vão aparecer novamente pressões de todos os lados e isto quando estávamos a atravessar um período bastante pacífico em relação ao que diziam de nós. O grande culpado? O próprio FCPorto que se deixou adormecer e voltou a dar esperanças.

    -Em relação ao lance do Mariano Gonzalez, poderá ficar a dúvida se é ou não falta, aceito que ela exista. Para mim é falta e ela é feita com a mão (e não com os pés) do jogador do Nacional que toca no pé direito do Mariano desequilibrando este. Mas há algo onde não aceito qq dúvida, a infracção é dentro da área e aí meus amigos provou-se que este árbitro é verdadeiramente mal intencionado com o FCPorto. É vergonhoso. Claro que agora vai ser defendido pelos do costume que até trocam os pés pelas mãos como disse o Meireles.

    Um abraço.
    PS:Será que o Sporting não passa um jogo em casa em que não lhes marquem um penaltie a favor? Quantos já são? É caso para dizer que quem não chora não mama.

    ResponderEliminar
  36. Vivam!
    Tenho estado sem computador operacional, mas ainda vou a tempo de expressar ....os meus votos de Boas Festas e um Grande 2008 a todos os companheiros do "PortistasdeBancada" e ao nosso FCPORTO.

    Outras coisas gostava de dizer, mas esta é a minha contenção "natalícia" porque o jogo da Madeira começou tão bem, tão prometedor, mas foi um suplício que espero sirva de lição para o futuro.

    Já se sabe que temos que jogar contra muitos, externos, pelo que os erros internos também são de evitar e alguns já fedem...

    Mas recuso-me, agora, a divagações filosóficas. Amo muito o FCPORTO para, agora, tecer críticas, provavelmente injustas e fruto da tristeza intensa (não sei explicar, mas senti esta de forma mais intensa que noutras, felizmente raras, situações desfavoráveis). Senti esta derrota como um tiro no pé, dadas as circunstâncias adversárias...
    Mas somos o FCPORTO, lideramos com sete pontos de avanço, talvez mais na próxima e última jornada da primeira volta, fomos primeiros no grupo da Champions, continuamos na Taça,... enfim, vamos bem rolados para uma época futebolística de sucesso.

    Também por isso, viva o FCPORTO!!!

    ResponderEliminar
  37. A todos os portistas um Bom Natal e vamos pensar que teremos uma segunda volta terrível, com jogos fora muito dificeis e esperar (para quê?...) que as regras sejam iguais para todos os clubes e não façam algo de diferente para o clube das riscas.... Esta derrota não vem no melhor momento, pois parece que vai ser como no ano passado... mas desta vez temos a experiência do que se passou. Vamos acreditar e apoiar todos os jogadores. Um bom Ano para todos

    ResponderEliminar
  38. o grande Lucho disse e muito bem ""Ainda falta muito, apesar de alguns terem considerado que o campeonato estava resolvido. Nós sabemos que não é assim."

    o portistas, jogadores incluídos, não devem esquecer o Leiria x Porto da época passada.
    a vantagem nunca é demasiada quando muitas vezes temos de jogar contra 12, 13 ou 14.

    Desta vez estava lá o favorito da 2º circular, Pedro Henriques, para fechar os olhos à grande penalidade sobre Mariano. MAs se não fosse o Pedro Henriques seria outro Paixão ou Paraty qualquer.

    O campeonato SÓ acaba quando o título estiver matematicamente conquistado, até lá é jogar sempre à PORTO !!

    e jogar à Porto, é também jogar SEM Postiga e sem MAriano, dois verdadeiros ZEROS. A saída de ambos seria uma boa prenda de Natal.


    Na luz nada de novo. Jogo fraco, assobios dos poucos adeptos à sua equipa e o golo irregular para abrir caminho à vitória.

    Em alvalade, sem as emocionantes cabeçadas de Liedsson aos colegas de equipa assistou-se a um jogo equilibrado entre equipas de valor semelhante.
    o 6º penalti em 14 jornadas valeu os 3 pts e encurta a distancia para o recorde de 20 penaltis numa só época.

    ResponderEliminar
  39. BOAS FESTAS !

    Que o PAI NATAL nos traga a nossa equipa de regresso às vitórias !

    ResponderEliminar
  40. Hoje não falo de futebol.
    A todos desejo um excelente Natal.
    Saudações portistas.

    ResponderEliminar
  41. Alguém viu a entrevista a Mariano González no aeroporto?
    Achei-o muito sincero quando disse que cometeu um erro enorme ao tentar provar depressa demais o valor que tinha. Assumiu que forçou demais a barra para jogar e pagou o preço disso mesmo.
    Prometeu-nos uma segunda metade de campeonato bem melhor.
    Deus o ouça e esteja com ele porque precisamos de alternativas credíveis ao 11 base.

    ResponderEliminar
  42. vamos lá ter calma, foi mau, pois foi, mas não estão a espera que seja via verde até o final do campeonato? O Porto é o porto, e sabe aguentar o campeonato até o fim. que este desaire reforce os cuidados a ter e que pairam desde a viragem do ano passado.

    ResponderEliminar
  43. Caros confrades gostaria de encarar este desaire como uma prenda de Natal dada aos nossos inimigos -é de bom cristão fazê-lo nesta época...Portanto se nada lhes devemos dar ao menos alegramos-lhes a alma ao incutir uma satisfação inesperada, espero é que esta pequena vitória do Portugal dos Poderosos seja uma vitória de Pirro! Quanto aos comentadores hoje assisti aos últimos cinco minutos do Braga Boavista e escutei o Costa -nosso ex-jogador- gostei sinceramente da forma como aborda os comentários ao jogo, creio que ele e o Rui Águas são os menos comprometidos e facciosos que existem no momento! Talvez lhe juntasse o ex-Treinador do Leiria...Entretanto se cá não voltar amanhã, renovo os meus votos de Festas Felizes para todos vós e um abraço especial para o Zirtaev...Merece por tudo o que nos proporciona!

    ResponderEliminar
  44. Houve vários motivos que, na minha opinião, explicam a derrota do Porto:
    - Ausência do Quaresma e do Tarik;
    - Os jogadores escolhidos para os substituir estiveram muito abaixo dos habituais titulares;
    - Jogo menos conseguido de alguns elementos chave (Lucho, Lisandro, Raúl Meireles e Fucile);
    - Falta de sorte e/ou eficácia: uma bola no poste e duas oportunidades flagrantes desperdiçadas pelo Lisandro;
    - Penalty perdoado ao Nacional, que poderia ter colocado o Porto em vantagem;
    - Mérito dos jogadores do Nacional, que souberam aproveitar o espaço concedido pelo Porto para ensaiarem vários remates à entrada da área, até que um deles entrou.

    Continuamos na frente e a depender só de nós para conquistarmos o tricampeonato. Esperemos que a segunda volta desta época seja bem melhor do que a da anterior e que a segunda linha tenha um rendimento mais próximo daquilo que se exige, num clube como o Porto. Bem precisamos dela, a época é longa e desgastante.

    Um bom Natal para todos.

    ResponderEliminar
  45. Afinal a "crise" de Natal chegou a todos os grandes. A nossa crise é dobrar o ano com 7 pts de vantagem. Crise do caraças.

    Feliz Natal!

    Forte abraço [[]]

    ResponderEliminar