26 janeiro 2008

Com o tri no horizonte

Não me recordo de o FCPorto entrar para um clássico, e muito menos de visitar Alvalade, com tamanha diferença pontual na tabela classificativa. Os 14 pontos de diferença actuais que o separam do seu adversário de Lisboa e que se poderão transformar em 17, fazem com que toda a pressão da conquista da vitória esteja do lado do clube verde-e-branco, que tentará fazer a todos os custos deste jogo o ponto de partida para a conquista do campeonato da segunda circular. Se por um lado tamanha vantagem retira pressão sobre os jogadores do FCPorto, que com a confiança e a forma como têm encarado os últimos jogos nos fazem ficar bastante optimistas para este domingo, por outro lado essa descompressão pode fazer a equipa jogar de uma forma demasiado expectante e quem sabe até displicente. O FCPorto, que encara melhor os jogos quando está sob pressão, terá como grande factor de empolgamento o facto de ser um clássico. E quem não quer vencer um clássico com a natural motivação extra que ele acrescenta?

O actual 4º classificado da liga tem feito jogos verdadeiramente decepcionantes, pelo menos para um habitual candidato ao título. Essa má forma tem-se reflectido na classificação e não são duas goleadas da sua equipa titular, sublinho equipa titular, sobre dois adversários de escalões inferiores que poderão fazer acreditar que terão, de súbito, subido de forma. Ainda assim a sua moral estará mais alta após tais resultados e todos sabemos que uma vitória neste importante jogo será o balão de oxigénio de que necessitam para não deixarem ruir de imediato toda a estrutura futebolística do clube. Os leões jogarão, então, sobre brasas perante os seus descontentes adeptos e o FCPorto só deverá tirar o devido proveito dessa situação. Ainda assim todos os cuidados serão poucos, não nos devemos fiar nessa má forma, acreditar em facilidades nesta partida será apenas pura ilusão. O FCPorto terá apenas de jogar o seu jogo, sem falhas, jogar com personalidade, humildade e raça, sendo esta a principal receita para trazer a vitória para o Norte.

Os azuis-e-brancos vêm de uma exuberante e bem conseguida vitória para o campeonato, sobre uma das boas equipas desta liga. Uma goleada conseguida já sem Tarik Sektioui e com Adriano no onze, tendo sido Lisandro puxado para a direita nesse jogo contra o S. Braga. Mas essa goleada contou também com a grande ajuda de Ernesto Farias, tendo conseguido um golo e já depois, na partida da Taça de Portugal , voltou a marcar. É o homem do momento e, com os seus índices de confiança em alta, está agora na linha da frente para actuar no lugar do ponta-de-lança. No resto da equipa o regresso de Fucile ao lado esquerdo da defesa deverá a única alteração em relação ao jogo contra o Braga. Embora considere natural que o professor mantenha o Adriano na frente de ataque, aqui fica o meu palpite para o onze titular deste jogo:

O tema, mais que escalpelizado, da semana foi o caso Quaresma vs Assobios. Assunto, diga-se, categoricamente arrumado pela SAD do FCPorto. Ainda assim, deixo-vos imagens de um lance memorável e que decidiu o campeonato há dois anos em Alvalade. Lance esse protagonizado também por um jogador bastante assobiado no Dragão.



Lembram-se? Querem melhor exemplo? Como é evidente não quero estar a comparar a valia dos dois jogadores, mas acredito piamente que o Quaresma faça, pelo menos, o mesmo que fez Jorginho neste jogo, que marque o golo da vitória.

Sporting - FCPorto, Domingo - 20H00, SportTv1

Nota: Ao 557º dia do blog, com esta antevisão do clássico, atingimos o 500º
post do Portistas de Bancada.

22 comentários:

  1. Não tive tempo para ler a crónica toda, por isso apenas vi o video. Lembro-me de ter ficado arrependido de ter pensado mal do Jorginho nesse jogo. Nunca assobiei nenhum jogador, pois sei que para alguns, tanto se lhe fez, como se lhe faz... Estão ali com o objectivo de ganhar pontos para a equipa que lhes paga. Ou não fosse aquilo uma SAD (Sociedade Anónima Desportiva)...
    Bem hajam

    ResponderEliminar
  2. Zirtaev,
    Tardiamente, e desde já um pedido de desculpas por isso, parabéns pelo reconhecimento muito justo que o blog conseguiu da comunicação social. Esta é, sem dúvida, o melhor dos azuis e brancos. O mérito é seu, do Zé Luis e, claro, de todos os que aqui aparecem a fazer comentários que por norma são respeitados.
    um abraço do
    Rui Moreira

    ResponderEliminar
  3. Zirtaev, o exemplo desse golo de Jorginho praticamente a garantir o campeonato é muito bonito. Jorginho falhar um golo sem ninguém na baliza do Vitória, em Guimarães, adiando o 0-2 que seria o resultado final com um golo do mesmo Jorginho, salvo erro.
    É que os assobios tiveram de ser calados e não tenho pejo em confessar que terá sido um dos últimos jogadores a quem assobiei uma vez num jogo sem expressão no Dragão. Foi o meu último apito e esse golo, volto a confessar, serviu para me convencer, de vez, que não voltaria a pecar contra um jogador do FC Porto, por muito que certas coisas nos ponham os nervos em franja...
    Por isso achei feio o assobio a Quaresma, para mais por a sua categoria ser intocável e não merecer tão estridente e ostensiva manifestação de desagrado.
    Um exemplo, repito, que me calou a mim e devia calar todos os outros, mas cada um responde por si.

    ResponderEliminar
  4. Sobre a vantagem portista para Alvalade, creio que em 1984-85 o FC Porto chegou mais folgado ainda na visita ao Sporting. O problema é que a vitória só valia 2 pontos.
    Pela pontuação antiga, o Porto chegaria amanhã a Alvalade só com 8 pontos de avanço.
    Ora, em 84-85, tenho de memória que o Porto ganhou 15 jogos seguidos, precisamente entre 0-0 nas Antas com o Sporting e 0-0 em Alvalade, onde Futre atirou uma bola a um poste perto do fim e adiou por uma semana a conquista do título: 5-1 ao Belenenses na jornada seguinte.
    Creio que, com a série de vitórias que incluiu 1-0 na Luz a abrir a 2ª volta com golo de Gomes de cabeça na cara de Bento, o FC Porto teria larga vantagem sobre o Sporting que acabou a 8 pontos de distância no 2º lugar no final do campeonato e o Benfica em 3º a 12 pontos do campeão - um dos mais folgados campeões da história, com 91% de vitórias (26v, 3e 1d, 78-13 golos), um campeão impressionante e quando só praticamente jogavam portugueses e se forjava a equipa que seria bicampeã em 1986 e campeã europeia em 1987.
    Assim de memória só não tenho a ideia da pontuação Porto-Sporting na jornada da visita a Alvalade. Mas creio que seria superior à actual (a 2 pontos por vitória).

    ResponderEliminar
  5. Zé Luís escrevi um post sbre 1984-1985, porque foi, para mim, o melhor Porto a jogar e a ganhar. 27 vitórias, 3 empates(2 com o Sporting e um em Guimarães contra o Vizela)apenas uma derrota na 2ª jornada no Bessa.55 pontos contra 47 dos leões.

    ResponderEliminar
  6. dvp, 26v+3e+1d dá 30 jogos. O resto conferido. Foi dos campeões mais espectaculares da história.
    Um dia falarei sobre issol, assim este nosso porto actual confirme a sua categoria amplamente como merece.

    ResponderEliminar
  7. Espero que o Dr. Rui Moreira não deixe passar em claro cenas como as de hoje. Para além da arbitragem miserável (falta contrária na origem do 1º golo, penalti aos 88 contra o benfica que o arbitro resolveu inverter, golo ilegal aos 92 para matar com o jogo), a TVI é deplorável. Ter que ouvir o comentador a dizer ATENÇÃO RUI COSTA!, com medo que o menino fosse expulso, ouvir um reporter dizer que só com imagem da TV se podia ver se era penalti ou não a favor do Guimarães (ainda estava 0-2) e nem 1 REPETIÇÃO!! Deixa relaxar...TEMOS DE GANHAR AMANHÃ!!

    ResponderEliminar
  8. Antes de mais devo parabenizar o excelente blog que é o portistas de bancada e onde por norma se fazem comentarios com bastante qualidade e em defesa do nosso clube.
    Este fim de semana já se viram as habilidades do arbitro Joao Ferreira ao beneficiar os vermelhos nos lances do primeiro e terceiro golos que facilitou e muito numa vitoria cheia de sorte!
    No primeiro golo não existe qualquer falta, o joao alves adivinhou o lance e ganhou posição e no terceiro golo o Cardoso jogou com os braços contrariamente ao que disse o arbitro ao colocar os braços ao longo do tronco.
    Os comentaristas simplesmente ignoraram e o Cajuda com a sua costela vermelha, tambem desvalorizou tao decisivos lances que foram falsos como Judas!
    O que me espanta tambem é a facilidade com que certos jogadores discutem com este capitão do exercito,pois viu-se o Nelson e o Petit a bracejar, discutir, reclamar em direção do juiz sem a penalização merecida!
    ..ai se fosse um jogador do Porto- deve ser capitão das forças armadas a norte do Rio Tejo, só pode!
    Bem ,mas com estas facilidades já nós temos de estar preparados e logo dentro de campo, só temos de impor o nosso futebol, que para alem de ser de LONGE o melhor em Portugal é dos melhores por essa Europa fora.
    Só espero que não haja adversidades a nivel de arbitragem pois á partida e esperando que nao jogue o Mariano Gonzalez de inicio, estou esperançado num resultado positivo.
    Cump.

    ResponderEliminar
  9. Tenho muitas e boas recordações do Sporting-Porto, desde os golos de Domingos, até em relvados que mais pareciam do que batatais, um fabuloso golo de Jorge Couto que teve direito a " caricia" especial do André, até vitórias do campeonato que lá foram festejadas ( o primeiro e o último da saga do Penta), por isso acredito que este jogo, mais não é, do que o inicio oficial da contagem decrescente para o Tri.

    Acredito que será Farias a jogar de inicio, neste momento, ele estará mais confiante do que o Adriano e espero que dê continuidade ao seu bom momento, confirmando, de uma vez por todas, as suas credenciais de goleador.

    E,lá está, parece que o estádio vai estar cheio,ora bem, este campeonato nada como jogar contra o FCP para encher estádios.

    ResponderEliminar
  10. A minha melhor recordaçao de um Sporting Porto, é aqule golo do Jorge Couto do meio campo!

    Que golao. Um golo que abriu o caminho para o campeonato. Lembro-me do André a festejar o golo com o Jorge Couto. Coisas para maiores de 18 anos. Ah ah ah!!!

    ResponderEliminar
  11. soren, é mesmo desse festejo que falo.

    Foi num domingo de tarde, no tempo em que se jogava às 16 horas, dos estádios cheios e dos ouvidos colados aos rádios ( se bem que esse vicio nunca perdi) e também do tempo em que quando se marcava um golo íamos a correr para a televisão para ver a repetição do mesmo.

    ResponderEliminar
  12. Realmente aquele golo do Benfica é de gritar: "Inbestigar", MJM, "Inbestigar"!...Ó investigas!...Mas nós já sabíamos, por alguma razão este é um árbitro querido do "sistema"...O que eu acho espantoso, por estranho, ou talvez nem por isso, é a passividade dos Vimaranenses...Ai se fosse golo do Porto!...Ai,ai,ai, Guimarães vinha abaixo!...Até a Mumadona Dias saia da sepultura...E o Afonso Henriques tinha um ataque de desinteria aguda!...O Cajuda nem falou disso, o Flávio Meireles -o caceteiro que ontem andava mansinho como um anho- idem, aspas, aspas...É o Glorioso que importa, "gamar" para aquele lado não tem importância, é como contribuir para a Santa Casa de Misericórdia! À primeira bola na mão foi cartão amarelo para os dois lados, depois foi sempre a aviar...Ala que se faz tarde..."Indo eu, indo eu, a caminho de V..."Carago! Carago não, caraças!...A caminho de Lisboa!

    ResponderEliminar
  13. a caminho do triii.s.c.portugal-0
    f.c.porto-2
    força portooooo.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  14. para a comunidade portista,não comento jogos do slb porque pura e simplesmente não os vejo a não ser que o adversário seja o grande portooooo.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  15. nada melhor que recordar esse momento (golo do jorginho) para nos encher de orgulho e confiança para o jogo lg à noite!!

    Até os comemos..!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  16. Estamos cheios de confiança e com alguma razão, mas é necessário ter noção de duas coisas, primeiro que não irá ser nada fácil e um jogo destes é sempre um jogo de tripla, costuma-se até dizer que quem está piro no momento de um clássico costuma sair-se melhor, esperemos que não. Depois é necessário os jogadores do FCPorto terem a noção que uma vitória hoje é meio caminho andado para o tri e que por isso têm de dar tudo o que têm e não têm para vencer, ainda por cima com o Benfica tendo vencido ontem e da forma que o fez, colocando pressão sobre os Dragões e mostrando com aquela arbitragem o que poderá ser o resto desta 2ª volta.

    Como disse não me recordo de tamanha diferença pontual, mas tb não tenho a memória, por exemplo, do Zé luís. E tb não me recordo desse golo do Jorge Couto, meu vizinho, que conheço bem e antigo pupilo do meu pai nos juvenis do Argoncilhe :-). Se arranjarem imagens do youtube para ver agradecia.

    Aproveito para assinalar mais uma efeméride deste blog e que me esqueci. Este post de antevisão ao clássico é o 500º post do Portistas de Bancada.

    E não se esqueçam de ver, por volta das 16H10, daqui a pouco, o Zirtaev na SportTv. Confesso que já estou bem ansioso pelo momento :-).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  17. quero ver se não perco esse momento, estou a estudar e não tenho sportv em casa mas vou conseguir arranjar maneira de ver prometo eheh

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  18. Mas que grande classe, oh Zirtaev. Muitos parabéns!

    ResponderEliminar
  19. acabei de assistir a reportagem eheh

    parabéns Zirtaev, foi pequena mas engraçada não estiveste mal não senhor!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  20. Meus amigos, fiquei um pouco desiludido com uma peça tão curta (sabia que a peça ía ser curta, mas não tanto), mas penso que os representantes do FCPorto não desiludiram. O receio que tinha da montagem da reportagem não tinha razão de ser, esteve bem o Filipe Gonçalves a quem aproveito para agradecer.

    Passada a ansiedade por ver o que iria sair dali, agora resta vencer este clássico.

    FORÇA FCPORTO!!!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  21. Saí de casa convencido que iria estar por aqui a tempo de vos ver, mas só assisti à última parte desse "nicho" informativo destinado aos Blogues...Em síntese, não te pude ver, mas, se puderes e gravaste essa peça, gostaria que a transmitisses se tal te for possível! Um abraço e muitas felicidades para de aqui a pouco...

    ResponderEliminar