09 janeiro 2008

Postiga descodificado

"Hélder Postiga poderá estar a caminho do Panathinaikos. Segundo a Imprensa grega, José Peseiro, treinador da formação ateniense, pretende reforçar o sector atacante da sua equipa com o avançado do FC Porto, podendo o negócio ficar fechado nos próximos dias."
In O Jogo

Como uma grande parte dos portistas, não pude deixar de, ao ler esta notícia, ficar contente com a mera hipótese do Hélder Postiga poder rumar a outras paragens agora no mercado de Inverno, neste caso rumar ao Panathinaikos da Grécia. Penso que esta ou outra solução que passe pela saída do internacional português do FCPorto seria boa. E seria boa quer para o clube, que se livraria de pagar um exuberante ordenado no final do mês por um jogador que nada rende, quer para os adeptos, que há muito perderam a paciência com um avançado sem chama que se arrasta pelo campo quando joga, quer para o próprio jogador que demonstrou ter grandes qualidades antes de rumar a Inglaterra mas que, por razões psicológicas ou outras quaisquer que não se conseguem entender, parece não mais conseguir impor-se ao serviço dos Dragões, sendo agora uma ténue imagem do que era nessa altura. Assim, será então melhor procurar sair da depressão por que tem passado aqui e tentar marcar golos noutro sítio.

Aquele que terá sido um dos maiores erros de gestão de Pinto da Costa, quando trocou Pedro Mendes por Postiga, na altura talvez picado por uma possível ida do avançado para a Luz, há muito que deveria ter abandonado o FCPorto. Só esperemos, e para bem de todos, que seja desta que se concretize de vez a sua saída. Se tal não acontecer, que tudo se tenha resumido a apenas um ano de 2007 muito mau e de muito azar e que ele volte a brilhar agora que começa um novo ano, embora, e infelizmente, acredite muito pouco em tal possibilidade.

Mas sobre Hélder Postiga guardei um texto, que dá o título a este post, de José Manuel Ribeiro publicado em 30 de Julho último no jornal O Jogo e que explica muito bem o que representava na altura e que ainda continua a representar agora Hélder Postiga para o clube.

"Por motivos certamente relacionados com o hábito teimoso de discutir futebol como se ainda fosse só futebol, há sempre quem tente deslindar Hélder Postiga a partir de um ângulo técnico. E se o ângulo técnico, no caso dele, dá sempre em ângulo agudo será talvez porque se está a procurar nas aulas práticas um defeito de aprendizagem radicado nas aulas teóricas. Em concreto, na cadeira de finanças. Um estudo norte-americano explica tudo. Chama-se “The Ten Most Overpaid Jobs”, mas não tem uma tradução à letra que seja em simultâneo eficaz e elegante. Por isso, fico-me por “Os Dez Salários Mais Desproporcionais”. Em décimo no ranking estão os fotógrafos de casamento, porque limpam dois mil euros sem chegar a precisar de limpar também as lentes; a seguir os pilotos das grandes companhias aéreas, os conferencistas (o nosso Scolari, por exemplo) e por aí adiante até aos gestores de fundos mútuos de Wall Street (“mutual funds”), com pulmão para aspirar um milhão por ano, apesar de raramente contribuírem com as suas previsões para a riqueza dos clientes, pelo menos de forma legal. No respeitante à legalidade de Postiga, nada a dizer, mas quanto ao contributo, o que a folha salarial presume não são golos em particulares com o Boavista. Se um ponta-de-lança recebe um salário à Tottenham no FC Porto, não pode ser objecto de discussões sobre se o plantel tem ou não lugar para ele. Deve ser indiscutível. E Postiga, até quando acerta, permite discussão. Não são os pés, nem a habilidade, nem a presença na área: é o trambolho de um ordenado que não cabe no banco. De suplentes."
José Manuel Ribeiro in "O Jogo" em 30/07/2007

17 comentários:

  1. Depois de mais de um mes em que trabalho e familia me afastaram deste convivio fabuloso, volto, desejando primeiro um ano cheio de sorte e saude para todos.

    No respeitante ao Postiga: é um jogador de grande capacidade técnica, mas sem capacidade mental para se entregar ao jogo, nem força de vontade para se trabalhar fisicamente de modo a ganhar presença entre os defesas contrarios.

    Dou o exemplo do Inzaghi que é um avançado fransino mas de uma resistencia e posicionamento fabulosos. Muita entrega e muito trabalho tactico que vem de se treinar no limite.

    Postiga nao treina certamente nos limites, nao joga seguramente o que devia e o que podia jogar.
    Se partir sera para bem do plantel, para bem dos resultados desportivos e financeiros do clube, nao o utilizarao mais porque 'o teem que vender em Janeiro' e nao serao postos em causa mais resultados desportivos por causa da sua inoperancia ofensiva e falta de trabalho defensivo.

    E nao quero ser mais duro com o jogador porque nao sei se se passa algo na sua vida privado que influencie negativamente o seu rendimento.

    Se for espero que seja muito feliz e relance a sua carreira. Como portista espero que nao volte.

    ResponderEliminar
  2. Acho que fui o último a perder a paciência com o Hélder. Isso valeu-me por várias vezes a animosidade dos meus amigos, mas, depois do Nacional-F.C.Porto, nunca mais tive vontade e força para defender o caxineiro. Com um Farías que não ata nem desata,espero que o Adriano faça uma 2ª volta como na época passada,para não ficarmos limitados ao Lisandro.
    Acho que o Edgar vai ser emprestado.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. ganha 120 mil euros por mes (24 mil contos na antiga moeda) para esta ralapado no banco ou para qd entra andar feito barata tonta atras da bola. que vá e que não volte. por 24 mil contos mês podiamos ter aqui um avançado bem melhor. edgar e adriano são melhores que ele e juntos não ganham um decimo do que ele ganha.

    ResponderEliminar
  4. Ora bem, parece que ele já vai. Agora ainda não sei quem paga o ordenado, se é o FCPorto ou são os gregos que o pagam.

    Agora com Postiga fora, e Tarik na CAN, é possível que Lisandro vá para uma das alas, e Adriano regresse à equipa. Ainda continuo a pensar que seria melhor ver Lisandro na posição de ponta de lança, e que, talvez, uma contratação de um ala não deveria ser posta de parte, mas confio nas pessoas que dirigem o meu clube.

    Quanto ao Postiga, é aquilo que afirmei no meu último post, Peseiro vai apostar em reabilitá-lo, e depois no final da época ver-se-à quem o quer reabilitar. Talvez Scolari na selecção.

    ResponderEliminar
  5. SEgundo " O Jogo " vai para o Pana sem o Clube receber nada, sem opção de compra mas pagando os gregos os salários ... o que não é nada mau, sempre nos liberta por 6 meses de um peso morto e de uma quantia exorbitante.
    Para o ano ver-se-à...

    ResponderEliminar
  6. Qd escrevi este post ainda não sabia, mas agora será certo que Hélder Postiga irá ser emprestado, ficando o Pana com as despesas do seu enormíssimo salário (sabia que era grande, mas não sabia ser tão grande, isto a acreditar nos números aqui colocados pelo FCPortosempre).

    Como disse isto será bom para todos e o negócio está muito bem estruturado, já que Postiga no Pana pode-se mostrar a Scolari, por sua vez assim poderá ir à selecção e se tal acontecer e jogar, o valor do seu passe aumenta e ganha com isso ele que poderá arranjar um clube melhor e o FCPorto que recebe algum dos rios de dinheiro despendido nele.

    Só não consigo entender como poderão ainda alguns adeptos defender a estadia do Postiga no FCPorto, que foi isso mesmo, só uma estadia já que nada contribuiu para melhorar o futebol do clube. É um claro caso de amor ao jogador e esquecimento pelos interesses do clube. Comparo até estes adeptos aos adeptos do Sporting que, por mais que percam, o Paulo Bento é intocável, existem sempre outros culpados, mas um treinador que só ganhou uma supertaça em 3 anos não tem culpas nenhumas por um futebol deplorável como o apresentado ontem.

    O Postiga tem qualidades, mas nos anos que esteve no FCPorto depois de vir de Inglaterra não as demonstrou quase nunca nas muitas oportunidades que teve. Para ganhar tanto dinheiro não duvido que existam por aí jogadores bem melhores que ele. E já que falei em Sporting, alguém sabe qual o ordenado do Liedson? E que tal era vê-lo ao lado do Lisandro? A mim parecia-me bem e não sei se o ordenado será maior que o do Postiga.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. O tema está bem post pelo Zirtaev. Já foi debatido algumas vezes por aqui e é com pena de todos que temos a unânime conclusão de ele ser um fardo, no sentido futebolístico e financeiro. Logo, esta solução, provisória, é para já bom para ele como para o clube e os adeptos.
    Haverá quem não concorde com a opinião geral. No souportistacommuitoorgulho Postiga é muito defendido por comparação ou por omissão. Mas por acção ele também nunca é "condenado" e a verdade é que ele não é indiscutível. Para mim nunca foi, desde o seu lançamento por Octávio e um golo com o Grasshoppers (2-2).
    Sempre o vi como pouco dado ao trabalho. Sabe tratar a bola e de vez em quando chuta forte, mas nem o acho com técnica de remate. Nunca me convenceu e quanto ao emepnho nos treinos o Adriaanse disse tudo há dois anos. Por isso o despachou.
    Postiga, creio que mais pela sorte que Scolari trouxe à selecção, tem mais saída na selecção e salvou Scolari com o golo tardio à Inglaterra no Euro-2004: 1-1, depois 2-2 no prolongamento e vitória nos penáltis. Postiga salvou Scolari a saltar do banco e fazer o empate na Eslováquia (1-1) quando as coisas se podiam complicar para 2006. E rumo a 2008 marca um golaço na Bélgica.
    É desconcertante ver a felicidade que o acompanha, para bem dele, na Selecção e que o esquece no FC Porto. Como estamos com o clube, custa ver "isto"!
    Ele será dos exemplos de ter "todos os talentos menos o talento de os manifestar".
    E há anos que é pomo de discórdia, agora agravado pelo seu salário mas disso ele não tem culpa.
    Lembro-me da conclusão do JM Ribeiro, embora não me lembrasse do texto todo. E, no fim de tudo, é um alívio que esta opção tenha surgido.
    Curiosamente, há um ano era o Adriano que parecia encaminhado para o Panathinaikos. Depois para o Braga. Mas ficou, marcou ao Braga e voltou a dar golos vitais para o FC Porto ser campeão. Dois títulos mais com a marca de Adriano do que de Postiga, apesar dos golos deste na 1ª parte da época passada.
    Mas, agora, causa comichão, por ser incerto o que daqui sairá, ver Lisandro descair para um flanco orfão de Tarik para Adriano entrar no eixo do ataque. Tudo correu bem em Fevereiro passado, quando Lisandro combinou com Lucho para este cruzar e Adriano fuzilar as redes do Braga.
    Esperemos que tudo corra normalmente. Mas o contexto actual tinha um Lisandro demolidor como 9 e há um ano a dúvida estava instalada entre Postiga, que secara, e Lisandro.
    Para mim, com a tendência de Lisandro fazer a diagonal para o meio (2º ponta-de-lança), que ele sabe fazer bem, é imprescindível que o lado esquerdo fique bem coberto.
    Resta a dúvida de saber se Quaresma se fixará mais à esquerda!
    Porquê? Veremos no sábado.
    O equilíbrio da equipa, muito elogiado pela solidez que dá ao conjunto, tem a ver com a ocupação racional e posicional do terreno.
    Ora, um flanco parecerá desequilibrado. Quaresma não pode estar nos dois flancos ao mesmo tempo.
    Se ficar à esquerda, Quaresma terá de fazer melhor do que com a Naval: não defendeu uma única vez, não deu cobertura a Cech e o lateral esteve inseguro como sempre, para mais com Bruno Alves a prejudicá-lo com maus passes (daí as minhas notas a ambos, 3 por igual).
    Mas a direita pode ter Bosingwa a fazer todo o corredor, sempre é mais fiável do que Cech ou Fucile.
    Porém, os adversários não dormem. Ulisses Morais fez marcação em cima do Zé, Manuel Machado não o deixará à solta.
    Será um problema acrescido para a equipa resolver no sábado.
    E daí derivará a confiança com que deve abordar-se o ciclo seguinte com viagens a Alvalade, Funchal e Bessa.
    Nunca é pelo equilíbrio defensivo que tememos cada jogo do FC Porto. A não ser que um desligado do jogo como Postiga permita que o adversário ganhe a bola em zona frontal à baliza e marque, como na Choupana.
    O FC Porto infunde respeito pela manobra ofensiva. Como ocupar um flanco que merecerá menos atenção ou ocupação pela ausência de Tarik é a grande dúvida. Tal como saber se a equipa a superará a contento.
    É um problema, tal como o vejo assim, e não é de menor peso ou efeito no "bem-estar" da equipa.
    Os 9 pontos de avanço são boa almofada, mas face ao ciclo de jogos e saídas difíceis, há que saber controlar e jogar. Porque nestes jogos tudo se decidirá quanto ao título.

    ResponderEliminar
  8. so de pensar que o postiga que nao faz nada , ganha NUM MES O QUE UM GAJO NORMAL GANHA EM 10 ANOS DE TRABALHO NO DURO ..... FAZ-ME VOMITAR E PENSAR NUNCA MAIS VER FUTEBOL NA MINHA VIDA.

    e isto claro , falando do postiga mas aplica-se aos outros.

    a vida é do caraças ! enfim , sorry o desabafo offtopic

    ResponderEliminar
  9. Em relação ao Postiga vou dizer o que disse (não oficialmente, mas à Direcção do FCP) um treinador reconhecido por todos, no final da epoca (2002/2003): "Postiga é para vender. Trata-se de um excelente jogador, mas tem um problema: é avançado, e como avançado não marca golos!"
    Nem mais: José Mourinho.

    Em 2003 lá foi ele para Inglaterra, e em 2004 após a vitória da Liga dos campeões, e saida do José Mourinho, o FCP voltou a apostar no Postiga e fez-lo regressar. Como diz o post, com um mau negócio, que não o pior no meu ponto de vista, pois houve outros igualmente maus.

    Em relação ao substituto do Tarik, a mim pouco me importa se o Lisandro vai mudar de posição e marcar menos golos. A questão não é o Lisandro, pois independentemente do que acontecer continuará a ser grande jogador. A questão é mesmo a equipa do FCP, que tem de continuar a ganhar!

    Estranho contudo, que alguns dos comentários realizados, pensem que os jogadores emprestados seriam aqueles que iam resolver o problema da ausência do Tarik, ou da hipotética fraca qualidade dos reforços. Recordo que a maior parte dos jogadores evocados já fizeram parte do plantel, pelo menos em meia epoca.
    Dada a qualidade que o Tarik trazia para o equilibrio da equipa (muito mais que a qualidade individual), penso que a equipa do FCP sentirá dificuldades em encontrar um substituto. Em todo caso parece-me que a inclusão de um avançado (Adriano, Farias ou Edgar), será a solução do Jesualdo Ferreira. A ver vamos...

    ResponderEliminar
  10. É pena sair um jogador da casa e dos melhores do plantel, mas enfim vamos vê-lo a marcar golos noutras paragens e de certeza que lhe vão dar a titularidade... Ficamos com os Kaz, os Bolattis.... só craques.
    Bom ano a todos

    ResponderEliminar
  11. Lamentável o que se diz de Postiga. Lamentável, ridículo.

    ResponderEliminar
  12. Ridículo???

    Ridículo...

    Ridiculo é o Postiga ser jogador do Porto, independentemente do seu salário !!

    ResponderEliminar
  13. Ridículo, ridículo, é a Liga ainda não ter anunciado os árbitros para o fim-de-semana.
    Vocês sabem do que eu estou a falar...

    p.s. - sempre temi o início das 2ªs voltas e não é pelas férias de Natal.

    ResponderEliminar
  14. Boas,

    Efectivamente, é com um suspiro de alívio k se ve Postiga de malas feitas, para outras paragens. E, dizer isto assim, sem qualquer paliativo, é duro para o jogador mas já todos esgotaram a paciência para as constantes diatribes do jogador...

    Talento inato, um futuro k se afigurava brilhante mas, por uma ou outra razão, nunca correspondia às expectativas.

    O artigo, bastante bom , colocou o dedo na ferida. Erro de casting tremendo, nessa troca ago revivalista, enjeitando Pedro Mendes para ir buscar o proscrito Helder. Saiu-nos o tiro pela culatra.

    Agora, resta-me desejar boa sorte na Grécia ao Postiga...

    ResponderEliminar
  15. para o meu amigo e provocador meireles, também em jeito de provocação:

    sei que o meu amigo tem uma aversão às gravatas. eu não uso sempre, como sabe. só às vezes. quanto à gravata azul e branca às riscas,que tanto o inquietou, imagine que foi um presente de uma amiga. A sério, e com o pedido expresso de que a utilizasse no trio, de que é espectadora assídua.
    pode ter a certeza que não foi para copiar o jesualdo ferreira nem para adoçar os ânimos. mas, confesse lá, se uma amiga lhe pedisse isto?

    ResponderEliminar
  16. Caro Rui Moreira, dependeria da beleza da amiga...Se fosse um estrondo, colocava-a de imediato, apenas cogitando que ia poder tirá-la logo de seguida, de preferência juntamente com todos os outros artefactos! -Mas o que eu gostaria de sublinhar -daí a brincadeira, não a inquietação que não existe de todo- era o facto de a "sua gravata" não só ser azul, mas também ser às riscas AZUIS E BRANCAS horizontais quando todos sabemos serem verticais as riscas do FCP!...Também me parece não ser só eu que aparenta detestar gravatas -o que em boa verdade não é exacto, gosto delas mas só de longe a longe, muito de longe a longe muito menos quando vou a funerais, até porque acho "a gravata" um VERDADEIRO símbolo de subserviência- se tivermos em linha de conta as escolhas do Realizador de Cinema e do mediador Carlos Daniel, que quando o Porto ganha -quase sempre- deixam ficar as gravatas em casa...Porque será?...Para além de que ontem falavam de quase tudo, menos do "nosso" primeiro lugar destacado! Mas foi uma simples brincadeira como já percebeu... -Devo confessar que até gostei do seu "espírito misericordioso", bem patente na sua constante intenção -e atenção- de não melindrar demasiado os seus antagonistas. Acho correcto, devemos respeitar os adversários especialmente quando eles estão quase de rastos ou em posição desvantajosa!...Um abraço e uma boa noite para si!

    ResponderEliminar
  17. Estamos quase todos de acordo em relação ao Helder Postiga.
    Lamento que o mesmo não tenha aproveitado os anos que esteve no clube, pois na minha opinão é um jogador com uma tecnica acima da media e é pena, pois em certos aspectos tais como- a aplicação nos treinos, concentração, posicionamento e a falta de serenidade na altura do remate-esteve longe de corresponder.
    ...
    Soube há momentos que temos o Pedro Proença no Dragão( parece coincidencia não é caro Ze Luis).
    Um benfiquista convicto no Dragão para tentar reduzir distancias para o segundo classificado-não poderia ser mais oportuno!
    ...
    Nestes dias tambem verificamos que o nosso grandioso clube esta classificado em 77º lugar no ranking da IFFHS..
    O que me parece é que os tipos devem andar a dormir ou então estao dopados e fazem aquela tabela segundo certos interesses.
    Assim a comunicação social fez questão de salientar certos aspectos desta ridicula classificação..nem devem saber quem é o Bicampeão Nacional!

    ResponderEliminar