20 janeiro 2008

Uma morna normalidade

FCPorto 2-0 D. Aves
E. Farias 31' e Quaresma 92'

Equipa: Nuno, Fucile, Stepanov, João Paulo, Lino, Bolatti, Kazmierczak (Quaresma 62'), Lucho, M. Gonzalez (M. Cech 83'), Adriano (Lisandro 69') e E. Farias

20.319 espectadores

Foi com uma exibição morna, mas q.b., que o FCPorto carimbou, a natural, passagem à próxima eliminatória da Taça de Portugal, afastando o Desp. Aves, uma equipa que se mostrou muito aguerrida, por vezes até demais, e que bem tentou criar problemas à equipa portista, se bem que poucas vezes o conseguiu com sucesso.

O FCPorto apresentou-se com 9 alterações, relativamente à equipa que alinhou de inicio frente ao Sp. Braga, saliente-se que apenas tinha 2 portugueses, uma coisa impensável noutros tempos mais recentes, tendo Jesualdo Ferreira entendido, e bem, rodar o plantel, talvez numa forma de dizer aos jogadores menos utilizados
que também conta com eles para a última, e decisiva, parte da época.

O jogo começou muito frio, com muita pouca velocidade, notando-se sempre alguma lentidão nas transições ofensivas portistas, talvez pela falta de rotinas, sentindo-se cedo que o FCPorto apenas iria tentar fazer o suficiente para vencer, sem deslumbramentos, cumprindo a obrigação e deixando passar o tempo naturalmente.

Mas encontrou um Desp. Aves de peito feito, optando por jogar abertamente e por rematar muito para tentar surpreender a equipa portista. Aliás, a primeira oportunidade para inaugurar o marcador foi mesmo da equipa avense, que, através de um pontapé de canto e com Mércio a cabecear perigosamente, quase surpreendeu a defesa portista, tendo a bola saído a rasar a barra.

A partir dessa jogada, o FCPorto acordou para a realidade e notou que precisava de trabalhar muito, não se podendo distrair com o seu adversário, isto se queria vencer, tendo tomado logo conta da partida acabando por, no minuto seguinte, ter a primeira oportunidade de golo por Lucho, faltando-me cada vez mais adjectivos para definir a classe deste jogador, e
como o culminar duma grande jogada de envolvimento atacante com o seu compatriota Mariano Gonzalez, conseguiu rematar para uma defesa a dois tempos do GR adversário.

Mas foi de bola parada que o FCPorto chegou ao golo esperado. Um livre apontado por Lino, que esteve sempre perigoso em lances idênticos, cruzando para uma cabeçada fulminante do jogador em maior
destaque, até àquele momento, e arrisco a dizer, até ao fim da partida, Ernesto Farías.

Parece que iremos, finalmente, ter um Farías mais condizente com aquilo que vinha rotulado e que obrig
ou o FCPorto a gastar muito dinheiro na sua contratação. É um jogador à imagem daquilo que Jesualdo Ferreira gosta, um jogador prático, muito móvel na frente, bom tecnicamente, muito lutador e, se tiver mais sorte do que teve no inicio da época, poderá ser um jogador muito útil à equipa portista, contrastando com a melancolia e a falta de motivação de Adriano, completamente irreconhecível daquele Adriano raçudo e trabalhador que, tão bem, nos habituamos a ver, esperemos que seja apenas uma má-fase, para seu bem e do clube.

O mais difícil estava feito, mas o FCPorto ainda bem tentou chegar ao segundo golo antes do descanso, com os mesmos protagonistas, Farías e Lino, este em mais um livre superiormente bem marcado com o GR avense a responder com uma enorme defesa e depois com um remate de um Mariano Gonzalez, que aos poucos, e devagarinho, começa a querer deixar uma outra imagem do seu valor.

De volta do descanso e sem alterações, o jogo começou mais animado, de parte a parte, com o Desp. Aves a dar mais espaço à equipa portista, originando jogadas de maior perigo na sua baliza, fruto de um endiabrado Fucile que procurava assistir os seus companheiros para fazerem o tão desejado, e então merecido, golo da tranquilidade.

Golo da tranquilidade esse, que esteve para acontecer por diversas vezes, através de várias oportunidades portistas, destacando-se uma grande jogada de Bolatti, claramente um jogador com valor mas que precisa de dar uma maior agressividade e maturidade ao seu futebol, e Lucho, que numa triangulação entre os dois, tiveram ambos oportunidades para resolver a partida.

Com a entrada de Quaresma, substituindo o jogador menos esclarecido dos dragões, Kazmierzak, e Lisandro, que substituiu Adriano, e juntando-se a Farías, o FCPorto passou a alinhar com a linha de frente que, a meu ver, irá alinhar nas próximas partidas, e até resultou num entendimento interessante entre todos,
se bem que o adversário também não era dos melhores.

No fim, e depois de mais algumas perdidas, e do consequente desaceleramento portista a pensar no final da partida, o Desp. Aves ainda bem tentou empatar, obrigando a que o FCPorto defendesse muito mais atrás e a não ter medo de jogar feio para impedir mais trinta minutos de horas extras, mas a equipa avense
não teve, mesmo na fase de maior domínio, uma clara oportunidade para chegar ao empate, mostrando que, mesmo com outros jogadores, a melhor imagem de marca deste FCPorto é mesmo a sua consistência defensiva.

Quando se julgava que o resultado estava feito e já com a maior parte dos adeptos a abeirarem-se das portas de saída, eis que Quaresma, aproveitando uma jogada de insistência do ataque portista, faz o resultado final, um resultado que até
acaba por ser escasso pelas oportunidades perdidas.

O FCPorto conseguiu com a passagem destas duas eliminatórias afugentar, de vez, o fantasma das eliminações do ano passado na Taça de Portugal, frente ao Atlético, e da Taça da Liga, frente ao Fátima, rubricando exibições sérias, concentradas, dignas de profissionais dedicados e que sabem representar a sua camisola, mesmo que os seus adversários sejam mais frágeis. Espera-se que assim continue para que cheguemos a mais uma final e consigamos cumprir o único objectivo nesta prova, como em todas as outras, ou seja vencê-la.

Nota: No final fui confrontado com as declarações de Ricardo Quaresma relativamente aos assobios que lhe foram atribuídos ao longo da sua actuação na partida. Desde já, dois pormenores, as mesmas pessoas que o assobiaram, foram aquelas que lhe dedicaram uma ovação estrondosa que foi ouvida aquando da sua entrada em campo; outro pormenor, em momento nenhum, eu consigo compreender o porquê um adepto assobiar um jogador da sua equipa, tenha ele o nome de Ricardo Quaresma ou de Mariano Gonzalez, jogador esse que só ao ouvir-se o seu nome nas instalações sonoras do Dragão, já se ouviram assobios. Curiosamente, nunca o ouvi a queixar-se.

Os assobios a que Quaresma se refere foi apenas a uma jogada de ataque, em que ele e mais dois jogadores isolaram-se frente a dois defesas avenses, e, num acto de displicência total, ele conseguiu perder a bola, perdendo uma oportunidade clara para marcar o golo da tranquilidade, isto numa altura em que o Desp. Aves ameaçava querer chegar ao empate. O pior de tudo, é que ele nada fez para recuperar a bola perdida, tendo que ser Farías a cortar o lance na defesa portista, quando dois jogadores estavam "em cima" de Fucile.

É claro que os assobios são condenáveis, isso nunca deveria acontecer no Dragão, mas também fica de mau tom ver Quaresma fazer essas declarações, eu diria ingratas, a um público que sempre o endeusou, isto tudo para gáudio de uma imprensa que é a primeira a crucificá-lo quando algo lhe corre mal, vide apreciações aos seus jogos no FCPorto e, principalmente, na selecção nacional. Na minha opinião, nem o público esteve bem a assobiá-lo, nem o Quaresma esteve bem a dizer o que disse. Onde ele pode e deve "falar" é no local onde ele sabe melhor, ou seja, no relvado. Se é verdade que "quem não se sente, não é filho de boa gente", também é verdade que "a ingratidão é um direito do qual não se deve fazer uso".

44 comentários:

  1. Sejamos realistas. Os assobios a Quaresma não se têm limitado a uma ou outra jogada menos conseguida.Penso que o génio de Quaresma ,os momentos de prazer que nos proporciona e a sua influência decisiva nas grandes conquistas das últimas épocas deviam ser suficientes para que esse tipo de reacções não existissem.Quaresma é único.É o nosso melhor jogador.É um mágico da bola .Devíamos preservá-lo.Para um jogador destes uma displicência é um acto menor que deve ser aceite como algo normal.Temo que alguns infiltrados ou mesmo alguns falsos portistas incentivem este tipo de atitudes.Parece que querem empurrar Quaresma para fora do clube.Há jogadores que é impossível manter eternamente, mas a Sad tem gerido bem estas questões mantendo os jogadores com o seu consentimento até o mais tarde possível.Lembro o caso Deco ou mais recentemente as situações do próprio Quaresma, Lucho ou B. Alves. Apoiemos Quaresma como merecem os génios.Isolemos esses que com os seus comportamentos irracionais mais não fzaem que prejudicar o nosso clube.

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais deixem-me dizer que esta situação está a ser demasiado empolada, quer pela comunicação social, quer pelos adeptos. Mas está porque o Quaresma o permitiu, porque lançou as achas para a fogueira que os jornalistas acenderam.

    Se ontem em comentário critiquei os adeptos, mesmo sem ter ouvido falar o Quaresma, opinião que mantenho já que sempre achei, acho e continuarei a achar os assobios para a própria equipa verdadeiramente reprováveis, hoje e depois de ter ouvido falar o Quaresma com desprezo dos adeptos do FCPorto e depois de ouvir opiniões de quem presenciou in loco o que aconteceu, não posso deixar de compreender algumas criticas duras ao jogador e de eu próprio o condenar.

    O que ele disse foi detestável. Dizer que no final já não o têm de aturar, é uma atitude de criança amuada e não de um profissional que representas as cores do FCPorto. Como muitos já disseram, o Quaresma não é mais que o FCPorto e se não joga para a equipa, não merece que o respeitemos como respeitamos um Mariano Gonzalez que, recebe sempre assobios mesmo antes de jogar, e tenta sempre dar o seu melhor e não anda armado em vedeta.

    O Quaresma há muito que parece jogar para si próprio, esquecendo-se que, se de vez em quando até entendemos que o faça, já na maior parte das vezes os adeptos não gostam que isso aconteça e que assim não ajuada em nada a equipa. Ele tem de crescer e entender que não pode ser mais que os outros se nada faz para isso.

    Os adeptos têm culpa porque fazem o inconcebível, assobiam a própria equipa, o Quaresma tem culpa porque renasceu para o futebol no FCPorto e parece querer fazer parecer o contrário e depois, ainda por cima, vem para a imprensa empolar a situação, o que é aproveitado e de que forma.

    Os adeptos não devem assobiar, mas se assobiam, os jogadores só têm de provar que os adeptos estão enganados, sendo que essa, e como diz o Menphis, é verdadeira forma de o jogador tratar da questão. Andar com ameaças não ajuda, bem pelo contrário, e se não provar dentro do campo que merece aplausos em vez de assobios, temo que a reacção por parte dos adeptos ainda seja pior. O Quaresma que veja bem na cama em que se deita e que não se esqueça que o FCPorto pode não precisar dele tanto como ele pode precisar do FCPorto.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. excelente cronica.

    Acho que este jogo foi importante para que farias apanhe forma para a segunda volta, parece que a ida para a can de tarik vai ajudar a que ele jogue e que fique em forma e pode tornar-se um reforço importante para o que resta da liga e da champions atrevo-me a dizer que ganhamos um 12 jogador que nao tinhamos.

    ResponderEliminar
  4. Sem querer monopolizar o debate em relação ao Quaresma, e porque a minha crónica já ia longa, tenho que dizer apenas 3 coisas:

    - Reacções de mau-feitio poderá gerar reacções injustas. Posso estar a ser injusto estar a criticar duma forma tão veemente um jogador que tanto nos dá e cujo valor é indiscutível, mas ele não é, nem poderá ser, imune ás criticas que o possam vir a apontar.

    -Ele foi para o balneário a ouvir o seu nome a ser entoado por todo o estádio, portanto não teve sempre a ser assobiado, apenas foi, única e exclusivamente, no lance que falo na crónica, embora ele tivesse feito lá 2/3 lances para a plateia.

    - Por último, ele foi homenageado em Espinho, pela Casa do FCP, quem é ele que numa festa de homenagem vem falar em EMIGRAR ?
    Sinceramente não compreendi o que ele queria dizer quando disse isso, é como eu ser convidado para uma festa e dizer " ah e tal ,esta festa é boa em minha homenagem estou muito feliz, mas na do vizinho estava bem melhor"

    Mas é bom que o espicacemos para ele fazer aquilo que sabe melhor: jogar.

    um abraço a todos e, meus amigos, o FCP sempre foi, é, e sempre será acima de qualquer jogador.

    ResponderEliminar
  5. subscrevo o que o jjota disse.

    Zirtaev, concordo com o que dizes, mas tu preferes um quaresma que tem algumas displicências ou um mariano que tem umas boa atitude mas que não joga quase nada???

    XD

    ResponderEliminar
  6. Não vi o jogo e fico-me pelo lance aludido que deu o resumo televisivo e os ecos da assobiadela e o resto que a Imprensa, e bem, destacou.
    Quaresma não merece.
    Isto deveria bastar.
    Quaresma tem o direito de se sentir farto. Algum dia iria acontecer. Não pode ser uma jogada num jogo em que o Porto dominava e podia ter goleado que põe tudo em causa.
    Percebo que os adeptos queiram de Quaresma que sente Argel e ganhe a Supertaça (Coimbra, 2004). E que "parta" David Luiz para ganhar na Luz. Ele também quer.
    Só que Quaresma não tem emenda. Se é génio, e é, tem de andar à solta. Faz o que lhe "apetece", o que dá no momento. Aborrece, mas a melhor forma de o "condenar" é calar os assobios e os aplausos. Ele sentirá essa falta de afecto. Assobiar, neste contexto, é inaceitável. Eu também me manifesto, sei que perdeu uma bola, que teima em não passá-la, que insiste em querer passar pelo buraco da agulha. Mas ele é assim, não adianta.
    Para ele melhorar, o melhor é sair. Quando noutro clube exigente fizer o mesmo, vai sentir outra manifestação de desagrado. Porque noutro clube de igual dimensão será sempre pressionado a dar o melhor e não a fazer assim-assim. Talvez o ensinem a ser mais objectivo, eficaz como se quer no futebol. É o que lhe falta, o que aprendeu no Porto depois do fracasso em Barcelona.
    Deste exemplo ele também pode aprender. Que nem sempre as fintas são a melhor solução. E que terá menos momentos de atrito com a afición.
    Mas parece insanável esta conflitualidade. Quaresma irá com os seus golos e magia, levará os seus defeitos e o Porto terá muito a ganhar com isso mas perderá algo que não se compra com facilidade e muito menos barato.
    Se há exagero na avaliação é do impacto mediático que forçosamente isto tem junto do público, afecto e hostil. Porque Quaresma tem um carácter único e qualidade acima da média. É uma figura e expôs-se. A paciência esgota-se na bancada, mas se lhe faltassem, aos adeptos, momentos de raro divertimento provocado pelo Harry Potter haveria razão para mais queixas e mais justas. O exagero se calhar partiu dos adeptos. O jogador reagiu com o seu temperamento.
    Não vi o jogo, apercebi-me da bronca pelo resumo televisivo mas isto andava no ar e não pode espantar ninguém. Eu não estranho, embora não goste da situação creio que ambas as partes têm culpa mas os adeptos ficarão a perder e o FC Porto também. Ainda que mais época menos época a saída é iminente.

    ResponderEliminar
  7. Estes portistas desiludem-me...
    Custa-me dizes isto mas estes adeptos não merecem nem o Quaresma nem esta equipa...
    Esta equipa é que tem puxado pelos adeptos e não os adeptos por ela.
    Quando a equipa precisou dos adeptos,nesses raros momentos como contra a Naval os adeptos o que fizeram foi assobiar...
    Aliás acho que muitos dos adeptos tipo que vao ao estádio pouco ou nada sabem de futebol.
    Endeusam os chamados jogadores á Porto que é tipicamente um jogador que sue muito a camisola que corra muito mas que se não tiver tecnica nao faz mal...
    Nesse aspecxto entao nao sou o portista típico porque eu valorizo muito jogadores como o Jorge Costa,o Paulinho Santos,o Lisandro,Derlei etc mas quero ver no meu Porto jogadores que façam levantar estádios e que entretenham como o Quaresma.
    Não quero uma equipa previsível s´+o com musculo,raça e vontade.Nºao é esse o Porto moderno.
    O Porto moderno faz-se de jogadores com essa raça mas também jogadores que motivem o espectaculo, que façam monumentos ao futebol como o Quaresma tem feito ao longo destes anos.
    Jogadores tecnicistas e jovens sempre foram queimados pelos nossos adeptos:Diego era apoiada pelos mais jovens e queimado pelo adepto típico de bancada de meia idade,assim com o era Capucho e assim comofoi queimado o Hugo Almeida ou até o Ricardo Carvalho quando foi lançado...
    Isso não é ajudar o clube,isso é ter pouca memória e esquecer-se que para sermos o que somos hoje os nossos pais e avós sofreram durante anos sem ganhar nada para nós agora de barriga cheia andarmos a assobiar craques como o Quaresma e um treinador que nos dá uma equipa dominadora em todas as competições.
    .
    O Quaresma tem sido muitas vezes o abono de família do Porto e sem ele certamente não teríamos sido campeões nestes ultimos 2 anos.
    Ele tem sido sistematicamente assobiado no Dragão esta época sempre que falhe um passe ou faz uma finta.
    Ele nao é como o Lucho que tem por acaracteristica o passe.
    Ele é finta no seu estado puro e assim é óbvio que ele tem que arriscar mais que os outros porque é isso que se espera dele,e se uma finta lhe sai mal e perde a bola os adeptos têm que se embrar que elas têm saído bem noutras ocasioes e que nos têm dado muitas vitórias.O bom adepto aplaude um jogador,acarinha-.o,motiva-o.
    Mais nojento é depois da triste figura que os adeptos fizeram ontem ainda vem gente criticar o Quaresma...
    Quer dizer ele pode ser assobiado o tempo todo quando ele sabe bem o papel que tem tido na equipa e não pode responder?
    Acham normal o melhor jogador do campeonato ser valorizado e aplaudido por rivais,imprensa e admirado em todo o mundo e ser assobiado na sua própria casa?
    Era como se os adeptos do Manchester assobiassem o Cristiano Ronaldo,ou os do Milan o Káká.
    Rídiculo...
    Ponham a mão na consciência...
    São os mesmos adeptos se calhar que assobiaram o Mourinho depois de tudo o que ele nos deu.
    Acho que o Quaresma deve mesmo ir emobora,para outro país outro campeonato,um dos grandes mesmo que saibam valorizar um gênio quando o têm e que lhes dão aplausos como reconhcimento e não assobios ao 1º passe falhado.
    O Quaresma merece os maiores palcos como um grande artista,palcos que que estejam habituados a lidar com talentos como o dele e lhe dêm o devido respeito.
    E não adeptos mimados que vão para o estádio para comer pipocas e assobiar em vez de apoiarem uma equipa que vence tudo e todos.
    .
    Custa-me dizer isto mas estes adeptos não merecem um jogador como o Quaresma e muito menos merecem uma equipa destas...

    E comparar o Quaresma ao Mariano da-me vontade de rir...
    O que fez o Mariano pelo Porto?nada...
    O Quaresma só tem sido o nosso abono de família nos últimos anos...
    Qual é jogador mais conhecido do Porto em todo o mundo?Ricardo Quaresma.
    Qual o único jogador a ser nomeado entre os 50 melhores do mundo?Quaresma...
    Mas não vamos assobia-lo.
    òbvio que o Quaresma não é maior que o clube mas a única coisa que ele quer e fez por merecer é pelo menos o respeito dos adeptos.
    E o Quaresma precisa mais do Porto que o Porto do Quaresma?
    No dia que o Quaresma quiser saír tem clubes que lhe pagam o dobro do que o Porto paga e campeonatos muito melhores que o nosso e se calhar adeptos que o receberão de braços abertos e não com assobios ao 1º passe falhado.

    Adeptos que andam aplaudir o Farías e assobiam o Quaresma so me dá vontade de rir...
    Mas como ele disse e bem,quanto mais o assobiam mais ele vai pegar e resolver jogos e no final todos têm que engolir...
    Foi assim ontem e será certamente noutros jogos.
    Muitos se esquceram quem nos resolveu o jogo na luz numa dessas jogadas que sew calhar se fosse no Dragão ele não podería fazer porque estaría logo a ser assobiado pa passar a bola.
    Os adeptos não percebem quencom essa atitude desestabilizam uma equipa que está tranquila e confiante e podem atrapalhar ainda mais o jogo do Quaresma que vive exactamente de ter confiança para arriscar e nao sentir que á 1ª falha está a ser assobiado.

    Eu não sou desses adeptos,prefiro mil vezes um Quaresma diplicente mas que jogue bem e resolva jogos que 30 marianos muito porreiros,muito boas pessoas e que até se esforçam mas que nada jogam...
    O Mariano reage bem aos assobios?tem-se visto,nao joga nada.
    E uma coisa é sermos assobiados e sentirmos que efectivamente estamos a jogar mal e outra é sermos assobiados de forma injusta quando somos um dos melhores jogadores da equipa.
    Esses adeptos devem querer é uma equipa de classe e muito esforçada e que sue muito como o lino,o bollati,o kaz,o stepanov,o farías,o mariano...Isso sim é que é uma equipa não é?Esfroaçam-se muito e até jogam para a equipa...
    Ficam com esses eu prefiro ficar com jogadores que me fazem ter vontade de ir ao estadio porque sei que vai havber bons momentois de futebol como o Quaresma,Anderson e por aí a fora..
    .
    Sobre a nossa massa assobiativa escrevi mais no meu blog.
    www.palavraso.blogspot.com

    ps-peço desculpa pelo meu tom agressivo mas é que este tipo de atitude para~não só com o quaresma mas para com o jesualdo e a equipa tira-me do sério.
    Não são estes adeptos que quero para o meu clube e acho que todos deviamos reflectir sobre isso e ver ao ponto que chegamos na forma arrogante e injusta que tratamoas a equipa e voltarmos a unirmos todos como sempre fizemos porque para ter alguem a remar contra já temos um país inteiro para isso...
    Eles já são mal tratados e desvalorizados por um país inteiro mas sempre tiveram o nosso carinho e apoio e foi essa união que sempre nos fez tão fortes...
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  8. Menphis, grande cronica.

    Quanto ao Quaresma, é o melhor jogador do Porto, ponto final.
    Mas por respeito ao clube que o recuperou para o futebol, deve ser mais profissional. Se nao crescer agora, nunca mais vai crescer.
    Espaço para explanar a sua técnica e virtuosismo sim, mas faltas de respeito e humildade nao. Acho que ganha dinheiro suficiente para ter outra postura (ou sera que ganha dinheiro a mais para mudar de postura?).

    Quanto aos adeptos, enfim é o que temos. Gente que bate palminhas quando ele vai marcar um canto e depois o manda embora quando perde uma bola.

    Para os adeptos racionais e que sabem ver bola e apoiar o clube, o que se passa é que querem o melhor do Quaresma e o melhor para o Quaresma. Sabem que ele pode mais e é so isso que lhe pedem.

    Ja li aqui que Quaresma é empolado pela comunicaçao social tal como Simao. Nao concordo.

    Quaresma é superior a Simao. Mais técnica e muito mais potencia fisica, capacidade de choque e resistencia. Simao é um jogador muito fragil fisicamente, em força e resistencia. Um jogador de 15 minutos por parte.
    Quaresma tem qualidades fisicas para ser um jogador consistente e perigoso durante 90 minutos.

    Se jogasse mais simples e fosse mais humilde "metia o Simao num bolso". Como ja "meteu" esta época, quando recuperava bolas e ajudava a defender. Lembro-me de jogos como os do Marselha, ou com o Besiktas na Turquia, em que esteve gigante. Nao pelos golos que marcou e deu a marcar, mas pela entrega a todo o campo e o perigo que semeou nas areas e meios campos contrarios sempre que partia com a bola.

    Quaresma deve lembrar-se de uma coisa: quanto mais jogador de equipa for, mais imprevisivel de tornara.

    ResponderEliminar
  9. MENPHIS :

    Quanto à questão dos assobios ao Quaresma estou 100% de acordo contigo !

    ResponderEliminar
  10. Existe aqui uma situação engraçada. Vejo em vários blogs que aqueles que foram ao estádio criticam o Quaresma, os que não foram não criticam, estão com ele.

    E sabem porquê ? porque o Quaresma exagerou no que foi dito e porque aqueles que foram sentiram que ele não deveria ter dito isto, até porque os assobios só foram relativo àquela jogada e,como já disse, ele ouviu uma ovação estrondosa e saiu para o balneário com toda a gente a gritar por ele, não foi nada de especial, já vi situações piores lá, e até dirigidas a ele.

    Eu já me incomodei no estádio por causa dos assobios, entendo que isso não é, nem nunca foi a melhor maneira de ajudar a equipa, mas fiquei triste quando vejo no jornal um jogador nosso a dizer que está farto. Nós, os adeptos que não o assobiam, não merecíamos.

    ResponderEliminar
  11. Eu acho que o Quaresma só devia jogar os clássicos e a Champions...
    já que são os únicos jogos em que se vê o verdadeiro Quaresma, nos jogos com clubes pequenos, ele é sempre assim...

    ResponderEliminar
  12. Menphis, para os adeptos que não o assobiam é que ele voltará a ter raiva de jogar, é o que o tem espicaçado nos assobios. Quem assobia o Quaresma não é quem o aplaude. Quem pode ficar chateado com o Quaresma aqui ou ali é quem estará mais disposto a bater palmas ao seu génio. Não vejo Quaresma como mal-agradecido, eu pressentia que ele um dia iria estourar desta maneira. Porque a verdade é que em praticamente todos os jogos, numa ou noutra jogada, ele é assobiado. Pode ser uma jogada por jogo, como terá sido neste jogo, mas não é compreensível esta atitude do público. Sabemos que alguns não fazem o todo e a generalidade dos portistas aceita a genialidade do Quaresma.
    É como digo, há maneiras de manifestar descontentamento menos agressivos do que um assobio. Um assobio a um jogador da casa nunca se deveria fazer. Mas isso é uma questão de cultura.
    Lembre-se que Cristiano Ronaldo disse há poucos meses após um jogo da selecção que em Inglaterra não o assobiam como ele foi assobiado recentemente a jogar por Portugal.
    Ronaldo é assobiado em toda a Inglaterra, mas não em Old Trafford. Nem sempre os jogos correm bem, mas nunca é assobiado, como nenhum jogador do Liverpool é assobiado em Anfield ou do Chelsea em Stamford Bridge.
    A cultura do adepto tem de ser mais aprimorada que a de um jogador. Deve ser por isso que os adeptos portugueses, em geral, são muito assobiativos e pouco participativos. No estrangeiro é totalmente ao contrário: muito participativos e nada ou pouco assobiativos.
    Aí Quaresma sentirá a diferença.
    Claro que o Porto está acima de qualquer jogador, mas poucos deram ou dão ao Porto como Quaresma.
    E como não pode jogar contra o Benfica todas as semanas, sabe-se que Naval ou Aves não o estimulam como Braga, Guimarães, Sporting e clubes europeus.
    Se assobiaram o Quaresma uma vez, numa jogada, num lance, há alguma justificação?
    Muitos adeptos querem o Ibson de volta mas foi graças ao seu malabarismo, ou mal abarismo, que o Atlético marcou e eliminou o Porto há um ano.
    Quando lhe dá na gana, o Quaresma defende. Por sinal, com a Naval não o vi defender e o Cech esteve sempre desprotegido. Com o Braga a coisa foi resolvida cedo e ele não deu o corpo a ajudar a defender. Mas ele é assim, a importância dos jogos é que o espicaça e sabemos que ele também já defendeu junto à área noutras situações.
    É preciso ter em conta o "momento" e não me parece justificável que por um lance só o tenham assobiado daquela maneira que o resumo televisivo da RTP permitiu que se ouvisse abrindo o som ambiente.
    Mas já vi muitos comportamentos aberrantes assim no Dragão. Até com Adriaanse que ganhou Liga e Taça. É sempre da mesma gente, só pode ser, que não sabe nada de futebol. E isso há em todos os clubes. Mas por cá é uma epidemia endémica. Sem conhecerem exemplos lá fora as pessoas não aprendem. Quem não tem cultura e não abre horizontes não vê nem vai longe. É o atavismo nacional no seu pior e em muitos outros aspectos da vida.

    ResponderEliminar
  13. Caro Ricardo Costa, respondo-lhe directamente porque algumas das frases que lhe proporcionaram risos foram ditas por mim.

    Merece-me todo o respeito a sua opinião, mas garanto-lhe que está equivocado quanto ao que a mim diz respeito.

    Sou o primeiro a defender o Quaresma, aliás pode ver o post da crónica de um jogo anterior em que o defendo, dizendo que o mesmo jogador que um dia joga mal, noutras alturas proporciona-nos momentos de glória, e isto quando muitos o criticavam. Sou o primeiro a aplaudi-lo quando faz um mau passe e faço-o se ele o fizer por merecer, mas felizmente não sou dos que o aplaudem qd ele vai marcar um canto, mesmo antes de fazer seja o que for e em que pede os aplausos, nem o assobio seja em caso for. Qd não gosto do que algum jogador faz exprimo a minha opinião aqui no blog ou noutro blog qq, ou falar sobre o assunto. Não assobio porque, e vou repeti-lo mais uma vez, acho que isso se transforma numa enorme arma para o adversário e fazendo com que, seja qual for o jogador que é assobiado, faça ainda pior. Aliás sempre critiquei quem o faz.

    Mas o Quaresma tb tem de entender que há adeptos que têm outra forma de se mostrarem desagradados com as asneiras que ele faz e acima de tudo deve respeitar todos os que o vão defendendo e que também são adeptos do clube e não tomar o todo pela parte, sendo que o que ele disse no final do jogo foi de uma enorme falta de respeito pelos adeptos, demonstração de uma grande ingratidão para com o clube e de uma falta de humildade tal que o vai fazendo apenas o bom jogador que é, sendo que mesmo que vá para os tais grandes clubes que estão interessados nele, possivelmente nunca chegará ao jogador que sonha ser.

    Dizer que por ser génio lhe deve ser tudo desculpado é uma opinião com a qual não posso concordar. Não foi assim que vi o meu FCPorto crescer, foi sim com os tais jogadores que suam a camisola, que, faltando-lhes a genialidade, dão muito mais ao clube em entrega a amor à camisola. O Quaresma já deu muito ao clube, penso que todos lhe agradecemos por isso, mas se tem tanta vontade de sair, por mim tudo bem. Tenho sinceras dúvidas de até que ponto o Quaresma desta época fará realmente falta. Outros jogadores saíram, e melhores que ele, e não foi por isso que o FCPorto deixou de continuar a ganhar.

    Ele empolou uma situação em que se devia resignar e responder em campo. Não o fez, terá agora de arcar com as consequências e se as suas prestações não demonstrarem o contrário, ele poderá ter criado ainda mais anti-corpos por parte dos adeptos. Por isso disse que cada um sabe na cama em que se deita. Até poderei compreender o desabafo dele de ontem, mas o que disse e a forma como o disse desagradou-me. Foram afirmações de miúdo mimado e armado em vedeta. Acho até que ele deve um pedido de desculpas aos adeptos e ao FCPorto. Se o fizesse subiria imenso na minha consideração como homem. Compreenderei tb se não o fizer e espero que parta para uma grande segunda volta, para seu bem, para bem dos adeptos, mas sobretudo para bem do FCPorto.

    E respondendo agora também ao Nós, eu não quis de forma alguma comparar as qualidades futebolisticas do Quaresma com as do Mariano Gonzalez, pelo menos pelo que se tem visto do argentino. Se repararem não critico o Quaresma por ter perdido a bola neste ou noutro jogo da forma displicente como o tem feito. A minha crítica em todos os comentários, tem sido para com o que disse e para com a forma como o fez, isto sim, para mim gravíssimo. A forma de reagir diferente para com a do mariano Gonzalez. É aqui que os comparo. E não duvidem de uma coisa, o Quaresma com metade da humildade do Mariano, poderia um dia ser o melhor jogador do mundo, a continuar assim, tenho as minhas duvidas.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Quaresma só tem de meter uma coisa na cabeça ... tem de jogar mais para a equipa e deixar de amuar quando não lhe passam a bola.
    Quanto aos assobios, são criticáveis, sempre, os jogadores precisam de apoio pelo que há que mudar comportamentos e não se pode ter ópera todos os jogos.
    Agora é aprendermos todos com isto, os adeptos a apoiar, o Quaresma a jogar com o seu génio mas menos individualista em certas situações.
    E mais nada, rumo ao TRI.
    Se no fim da época sair ... um dia teria de ser, é pena e o Porto continua.
    Também lamentei a saída de Anderson e muitos outros e continuamos na senda das vitórias.

    ResponderEliminar
  15. Zirtaev eu respeito tudo o que escreves e acho aliás que fazes um trabalho excelente neste blog.
    Mas neste caso tenho que discordar.
    Porque não pode o Quaresma ter um desabafo depois de ter sido assobiado num jogo de taça contra o modesto Aves e quando vem sendo assobiado em todos os jogos no Dragão e podem os adeptos assobiar á vontade?
    O comentário do Quaresma não foi de um menino mimado,foi antes de um jogador triste,desanimado e revoltado por sentir que depois de tudo o que tem feito pelo clube os adeptos recebem-no com 3 pedras na mão estando sempre á espera do 1º erro para o assobiar...
    Criticam-no porque ele marca os livres e cantos todos.E eu pergunto isso é culpa dele?Não é o treinador que escolher quem os marca?
    Criticam-no poer ser individualista,mas esse é o seu estilo de jogo,é a sua maneira de jogar e é com ela que temos ganho muitos jogos.
    O Quaresma deste ano não faz falta?Pois não viu-se o único jogo que ele ficou de fora o Porto perdeu na Madeira contra o modesto Nacional...
    O Quaresma deste ano que nos resolveu um dificil jogo na Turquia que nos deu o 1º lugar do grupo e que nos decidiu o importante jogo na Luz que nos podería ter colocado o Benfica é perna?Esse Quaresma não faz falta?Isso é crítica de barriga cheia de quem o tem...
    Isso é como aquelas pessoas que desvalorizam a sua pessoa amada e depois quando a vêm partir é que se lembram que ela era o amor da nossa vida...
    Óbvio que se o Quaresma saír o Porto continua,mas isso nao quer dizer que ele nãi faça muita falta porque faz.
    Como te sentírias tu se fosses o melhor jogador do campeonato portugues tivesses dado muito a um clube,tivesses rejeitado uma série de propostas para ficar nesse clube e após anos de sucesso esses adeptos dispensam-te assobios sempre quue algo não te sai bem?
    O Cristiano Ronaldo quando falha uma finta em Manchester é assobiado?
    Isso não quer dizer que o Quaresma esteja acima da crítica,não está ele nem ninguèm mas é regra base do futebol que quando um jogador falha devemos apoia-lo ainda mais.
    Compreendo impaciencia com jogadores como Mariano porque não jogam nada...agora com Quaresma depois de tudo o que ele já provou no Porto?Não acham que ele merecia mais crédito por parte dos adeptos quando erra?
    Se calhar esses mesmos adeptos no lance do Quaresma na Luz se fosse no Dragão estavam já a assobia-lo e a pedir para ele largar a bola e não fazer o monumento que fez.
    Jogadores que tantas alegrias e bons momentos de futebol nos dão devem ser acarinhados,devem-se sentir especiais e não sentir-se desprezados na sua própria casa.
    Até no inferno turco o Quaresma foi aplaudido pelos adeptos rivais,é no´mínimo estranho que a jogar em casa ele tenha que os pedir...
    .
    .
    Acho também caro Zirtaev que o Quaresma sabe bem que muitos portistas o admiram,e ele não toma o todo pela parte,mas é inegável que nos jogos em casa este ano ele tem sido sistematicamente perseguido por uma grande falange á espera que ele cometa o mínimo erro para o assobiar..
    .
    .
    E não me chateia só o cas do Quaresma,já escrevi aqui antes que acho incrível que ainda hoje as pessoas critiquem tanto a equipa e o Jesualdo algumas vezes e não admitam que oprofessor calou muita gente inclusive eu que também sempre fui um crítico.
    Da mesma maneira que num momento em que a equipa precisava de confiança e que pelka 1ª vez fossem os adeptos a puxar por ela e não o contrário os adeptos brindaram-na com assobios contra a Naval..
    .
    Devemos unir-nos mais,esta comunicação social já está de faca afiada e nós sempre fomos fortes por isso.
    A nossa equipa em casa sempre recebeu o nosso apoio e sempre foi uma espécie de fortalez que os protege de todas as críticas que vêm de fora.
    saudações portistas e desculpa zirtaev pelo meu tom indignado.

    ResponderEliminar
  16. Julgo que os assobiadores do Dragão, deveriam era por as maos na consciencia e lembrarem-se do muito que o Quaresma já deu ao nosso clube.
    É verdade que se encontra abaixo das suas capacidades, tem-se recriado mais com a bola,mas naqueles jogos importantes costuma aparecer em grande.
    Tambem me parece que esta será a ultima epoca do Quaresma no clube, o seu discurso mudou algo e o seu desejo de ir para fora é muito grande.
    A sua intervenção no fim do jogo, apesar de não muito adequada , serviu para mandar calar os assobiadores e que lhe reconheçam o devido valor que merece.
    ...
    Destaque para o Farias, que parece estar a adaptar-se melhor ao futebol portugues e que começa a justificar o seu preço e o rótulo que trazia da Argentina.
    Mexe-se bem e parece-me astuto...
    Vamos dar-lhe mais alguns minutos para o avaliarmos melhor..
    O Adriano que se cuide!
    Cump.

    ResponderEliminar
  17. O problema é que os assobios ao Quaresma têm sido uma constante. Eu sou contra os assobios, mas eles sempre existiram, quando a equipa joga mal, ou quando um jogador tem uma exibição menos conseguida. É uma forma que os adeptos têm de mostrar o seu descontentamento. Agora, todos os jogos? A um jogador como o Quaresma, que é provavelmente, e não é por acaso, o jogador mais valioso do Porto? Que não cedeu à tentação dos milhões fáceis e optou por ficar no Porto? Não faz sentido nenhum. Eu percebo o desabafo do Quaresma muito mais facilmente do que a ingratidão dos que o assobiam constantemente. O principal papel do Quaresma é desequilibrar. É natural que um jogador com esta missão perca mais bolas do que outros que têm outras missões e arriscam muito menos, com bola. O mesmo se passa, aliás, com o Lucho. Por vezes diz-de que é um jogador lento, que corre menos do que os outros atrás da bola, que desaparece dos jogos a espaços, mas esquece-se que o papel principal do Lucho é construir, organizar, decidir os lances ofensivos do Porto. Estes jogadores são aqueles que, por vezes, passam ao lado de um jogo, mas de repente o decidem com lances que não estão ao alcance dos outros. E é isto que quem assobia não percebe. Não se pode pedir ao Quaresma e ao Lucho que corram atrás da bola como o Paulo Assunção. Da mesma forma que não se pode pedir ao Paulo Assunção nem ao Bruno Alves que façam passes mortíferos ou marquem golos de trivela... Cada jogador tem as suas funções. E as coisas têm funcionado bem, o que torna os assobios ainda mais incompreensíveis.

    Já agora, uma referência ao que disse o ricardocosta, o Lisandro e o Derlei já levantaram vários estádios, com as suas jogadas e os seus golos. São jogadores que podem não ter a capacidade de drible do Quaresma, a visão de jogo e capacidade de passe do Lucho, mas têm outras qualidades que não só contribuem para bons espectáculos como decidem jogos. Quem nos dera ter mais jogadores destes.

    ResponderEliminar
  18. www.pedrocoimbramc.blogspot.com

    a minha visao do "caso" Quaresma

    Abraço a todos

    Pedro carvalho

    ResponderEliminar
  19. Caro Ricardo Costa,

    No teu ultimo comentario dizes o seguinte:
    "Criticam-no por ser individualista,mas esse é o seu estilo de jogo,é a sua maneira de jogar e é com ela que temos ganho muitos jogos."

    Nao concordo.
    Nunca ganhamos nenhum jogo por o Quaresma ser individualista. Ele decide jogos quando esta inspirado e quando joga para a equipa. Os lances com o Besiktas, com o Marselha, com o Benfica, Braga ou Guimaraes, sao exemplo disso. Génio nas bolas paradas, cruzamentos milimétricos e dribles na altura certa, quando nao tem linhas de passe e tem apenas um adversario pela frente.

    Isto é que define um jogador completo.
    Ele sabe-o ser. Mas nao o tem sido nos ultimos jogos. Nao tem sido suficientemente humilde nem suficientemente profissional.

    Mas enfim, ja todos sabemos que o Quaresma ja esta apalavrado com um grande clube Europeu desde o defeso. Como o Deco ja o estava um ano antes de sair.

    Sairao para bem deles. Enquanto ca estiverem, joguem em prol do clube e nao de si proprios. Que sejam aplaudidos enquanto ca jogarem, porque quando nao jogarem ja nao o poderao ser.

    Mas nao sejam mimados e maus profissionais, porque ganham o suficiente para terem um comportamento diferente do que teve o Quaresma ontem.
    Devia pedir desculpa aos adeptos. Se nao o fizer, é sinal que nao cresceu assim tanto como poderia ter crescido com a escola do Porto.

    E volto a dize-lo, técnicamente é um dos 7 ou 8 melhores do mundo. Mas anda no tal top 50, onde estao jogadores que nao lhe chegam aos calcanhares. Espero que para o ano em Madrid ou Inglaterra, se afirme como um dos do top 5. Mas para isso vai ter que mudar muito de atitude.

    ResponderEliminar
  20. Mimado o Quaresma ou mimados aqueles que assobiam-no sempre que ele perde uma bola e ainda estão á espera que o Quaresma lhes peça desculpas por se sentir indignado que assobiem aquele que tem sido o abono de família do Porto nos últimos anos.-..?
    O Quaresma deve muito ao Porto mas também o Porto deve muito ao Quaresma.

    .
    Eu não disse que ganhamos jogos por o Quaresma ser individualista,ganhamos muitos jogos porque ele os decidiu em jogadas individuais em que a maioria dos adeptos que o assobiam se fosse no Dragão já o estariam a assobiar pa passar a bola...
    Essa é a essência do futebol do Quaresma e tem sido usada em prol do grupo com muito sucesso.Assobiar assobiem quem joga mal e quem não tem feito nada no Porto e não aquele que tem sido o melhor jogador do clube nos últimos anos e que muitos jogos decidiu para nós...
    Como já aí escreveram compreendo e aceito muito melhor o desabafo de um Quaresma farto de ser maltratado entre os seus do que adeptos que fazem do assobio ao Quaresma um hobby por mais que seja injusto e prejudique o próprio e a equipa.
    Não vejo os adeptos do Manchester a assobiarem o Cristiano Ronaldo ou os do Milan o Káká...
    Acho que os adeptos devem colocar a mão na consciência e ver o mau serviço que estão a prestar ao clube...
    Se calhar em outras épocas em que o clube estava bem pior e a precisar de ser sacodido não assobiaram eles tanto...
    Agora que as coisas vão bem assobiam por tudo e por nada e colocam em causa profissionais que só têm dignificado o clube..
    Em Alvalade pode ser que o Quaresma pegue na bola e resolva calar mais uns como ele disse...
    Não será a 1ª vez nem a última...mas acho que em Alvalade se calhar ele recebe menos assobios que no Dragão...
    Espero que no final do ano ele saia para um campeonato da sua dimensão e que encontre adeptos que o tratem com o respeito e admiração que um gênio do futebol como o Quaresma merece...

    ResponderEliminar
  21. Acho que Quaresma vai sair do FCP para um grande europeu e vai acontecer o mesmo que em Barcelona..
    Joga muito a bola, mas futebol só quando quer (pareço o Jesus lol).. Falta-lhe estofo mental e um pensamento colectivo..
    Não sou ingrato e agradeço tudo de bom que ele faz pelo FCP e que seja muito feliz quando sair..
    Mas isto é só a minha opinião..

    Cumprimentos..

    ResponderEliminar
  22. Essa do pensamento colectivo também tem muito que se lhe diga. Por vezes, a melhor solução, a que mais beneficia o colectivo, é a jogada individual. E a jogada individual, como é óbvio, tem uma probabilidade maior de falhar do que o passe de 2 metros, para o colega do lado. Por isso, para que uma dessas jogadas tenha sucesso é necessário que algumas falhem. Se o Maradona tivesse passado a bola, em vez de fintar meia selecção inglesa, naquele golo fabuloso que marcou, no mundial de 1986, teria tido um pensamento mais colectivo, embora, paradoxalmente, todos saíssem a perder: a Argentina, que sem aquele golo poderia não ganhar o jogo e não ser Campeã do Mundo, os adeptos, que perderiam um momento único e inesquecível, e o próprio Maradona, que veria o seu génio criativo amarrado a um pensamento deserto de golos geniais. Ainda que colectivo. Faz sentido o Quaresma ser um jogador individualista porque tem talento para sozinho resolver um jogo. Por vezes, exagera? Sim, geralmente quando a jogada corre mal... O que é curioso é que o Quaresma, mesmo sendo tão individualista e tendo tão pouco pensamento colectivo, consegue ter, para o campeonato, tantos golos como assistências: 4. Mais assistências do que ele, só o Lucho: 5. Se somarmos 2 golos e uma assistência, na Liga dos Campeões, e o golo de Sábado, no jogo da Taça, temos 7 golos e 5 assistências para o jogador que tem pouco pensamento colectivo, embora seja o colectivo do Porto quem mais beneficia com o rendimento do Quaresma. Merece assobios, ou não?

    ResponderEliminar
  23. Caros Portistas

    A minha opinião relativamente a esta polémica dos assobios, é a de que estamos a perder demasiado tempo com este peditório.

    Estou convencido que todas as partes(Quaresma e adeptos atingidos), já compreenderam o que se passou.

    Ambos sabem que os inimigos necessitam destes quiproquós, para manterem a chama acesa das suas ambições.

    Os adeptos sabem que não devem assobiar, pois condiciona a parte psicológica dos jogadores. Mas os jogadores também sabem o que a casa gasta e a exigência dos adeptos.

    O comentário do Zirtaev é excelente, pois sempre foi dos primeiros a criticar quem assobia. Todavia não se coibiu de opinar da maneira como o fez, e com argumentos perfeitamente razoáveis. O contrário e nomeadamente, quando se escreve que se deve permitir às primas donas a liberdade para cometerem erros, também é justificável.

    É minha convicção que este assunto, já foi devidamente sanado, no sitio onde deverá ser escalpelizado. Pois tanto o Professor como o Presidente não andam a dormir.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  24. Para finalizar a minha intervenção sobre este caso, como diz o Zirtaev já demais empolado, apenas digo 2 coisas:

    - para que não hajam dúvidas sobre o que penso, digo que sou não-assobiador e totalmente contra os assobiadores, como já afirmei até me chateei com alguns no tempo do holandês, mas continuo a não gostar da maneira como as criticas foram dirigidas, embora, claro, as perdoe por tudo aquilo que ele fez ao clube.Apenas aquela questão do querer imigrar aparecer na Festa de Espinho custou-me a engolir um bocadinho.

    Por último, que o Quaresma faça o melhor em prol do clube que representa no fim da época. E que não pense que irá dar o seu melhor para calar os adeptos, porque ele está no futebol não para andar a calar os adeptos, que por sinal o FCP tem mais adeptos que o endeusam do que o assobiam, mas sim que ele faça isso para se valorizar e para honrar a camisola que veste.

    ResponderEliminar
  25. Já agora aqui fica a minha pontuação, embora ela não conte para a eleição, :

    Nuno - 7
    Fucile - 7
    Stepanov - 7
    João Paulo - 7
    Lino - 6
    Bolatti - 6
    Kazmierczak - 3
    Lucho - 8
    Mariano - 6
    Adriano - 5
    Farias - 8

    Quaresma - 4
    Lisandro - 4
    Cech - 2

    ResponderEliminar
  26. Já fiz um post sobre o assunto, já houve comentários contra e a favor,respeito-os todos, mas, para encerrar definitivamente esta polémica deixo o seguinte: o grande jogador, aquele que faz a diferença,tem de ser inteligente e perceber qual é a melhor jogada. Se deve fintar se deve passar,se deve rematar se deve centrar. Esses jogadores, que têm o dom de discernir qual é a melhor jogada...é que são os que fazem história, os outros, por muitas coisas bonitas que façam, nunca atingem grande dimensão, dimensão ao nível do potêncial que têm.

    ResponderEliminar
  27. Ao ver a pontuação do menphis lembrei-me do seguinte:o Quaresma na pontuação dos portistas de bancada, vai muito mal classificado. Porque será? Não gostamos dele? Temos alguma coisa contra ele? Quem quiser que responda.

    ResponderEliminar
  28. dragãovilapouca, o zirtaev já respondeu a isso: o Quaresma tem menos um jogo do que os outros porque não jogou na Madeira.

    um abraço

    ResponderEliminar
  29. Menphis, mesmo que o Quaresma tivesse jogado na Madeira e tivesse 10, só ultrpassava o Adriano, passando de 10º para 9º, o que convenhamos é muito pouco para um jogador da qualidade do ciganito.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  30. Já dei a minha opinião no post anterior, mas à luz dos comentários que li aqui, sinto-me impelido a dizer mais algumas coisas (sei que vou ser crucificado por alguns portistas, mas sinto-me à vontade para explanar as minhas opiniões entre portistas.

    Em 1º lugar, a questão dos assobios aos jogadores. Eu não concordo com os assobios quando eles são sem critério, ou seja, quando assobiamos um jogador só porque embirramos com ele ou quando valorizamos em demasia uma falha individual esquecendo o desempenho global do jogador. Contudo, não sou contra os assobios. Se eu festejo efusivamente um golo, também tenho direito de mostrar descontentamento quando algo de errado sucede. E quando isso sucede de forma REPETITIVA, então aí tenho MESMO de mostrar o meu descontentamento.
    Por estranho que possa parecer, estabeleço uma comparação entre os assobios e educar um filho. Quando o nosso filho se porta mal o que fazemos? Damos-lhe os parabéns? Fazemos-lhe festinhas na cabeça enquanto fechamos os olhos às evidências? Ou damos-lhe um raspanete e mostramos-lhe o nosso desagrado? Eu voto na 3ª hipótese. Porque acho que é assim que se deve educar alguém para que não se repitam os mesmos erros no futuro. E isto inclui os jogadores.
    Eu não vou para o estádio assobiar a equipa se um jogador falhar um golo ou um passe ou se não conseguir roubar a bola a um adversário. Mas tenho direito de ficar descontente e MOSTRAR o meu desagrado quando um jogador REPETE o mesmo erro, sobretudo quando são erros desnecessários.
    É o que acontece com o Quaresma. É um jogador que, pela habilidade que tem, aposta mais nas jogadas individuais (e é-lhe dada liberdade para o fazer). Isso não está em causa e até nos tem valido muitas alegrias. O problema está quando se ABUSA da habilidade que se tem e se esquece que o futebol é um desporto colectivo e que deve ser abordado como tal(quantos passes de primeira faz o Quaresma por jogo?). Para além disso, o Quaresma é um profissional MUITO BEM PAGO pelo FCP para ajudar a EQUIPA a ganhar jogos e títulos. Quando ajuda, deve ser aplaudido. Quando prejudica, deve ser criticado. Ou alguém defende que os golos que marca devem ser mais festejados que os golos do Mariano ou do Tarik ou do Postiga?
    O Quaresma, volto a dizer, apesar de jogar numa grande equipa europeia, joga num campeonato medíocre, e não deve ser (ainda) considerado um grande jogador (ao nível de um Cristiano Ronaldo, por exemplo). Quando se transferir para um Real Madrid e assinar as exibições que assina pelo FCP, aí sim, pode ser considerado "génio", mas até lá, e enquanto os "nós cegos" forem dados a jogadores do calibre do Argel ou do David Luiz, penso que ainda estará uns furinhos abaixo dessa designação.

    Usei acima o exemplo do Cristiano Ronaldo propositadamente e por uma razão: o Cristiano do Manchester United (que é o melhor marcador da Premier League, um dos 3 melhores jogadores do Mundo em 2007 e o melhor marcador da selecção na fase de apuramento para o Europeu) é muito assobiado sempre que, em jogos da selecção, joga mal. Curiosamente, nesta situação, nunca (ou)vi ninguém a criticar isto. Só para dar um exemplo, estive em Leiria a assistir ao jogo que vencemos contra a Arménia e recordo-me que, durante a 2ª parte, a equipa nacional foi incrivelmente assobiada em face da péssima exibição que fez. No final do jogo, o CR (entre outros) mostrou-se muito indignado e dizia que não compreendia o porquê dos assobios e que na Inglaterra isto nunca aconteceria. Lembro-me de ter ouvido as suas declarações e de não ter gostado nada delas, pois considerei-as reveladoras de um vedetismo inconcebível, apenas existente porque o CR é endeusado pelos portugueses, que lhe admitem no campo tudo e mais alguma coisa.
    Lembro-me também de ter sido criticado por várias pessoas (até em blogs portistas).
    Com o Quaresma é a mesma coisa: é endeusado pelos adeptos portistas, logo acha-se no direito de fazer o que quer dentro de campo, o que origina (não poucas vezes) más exibições e consequentes assobios.
    Mas o que me irrita, é considerar-se superior a qualquer tipo de crítica. Recordo-me que, há uns tempos atrás (já nesta época), o Quaresma passou por um mau momento de forma e foi sendo questionado pelos jornalistas sobre esse mau momento e sobre os assobios que recebia dos adeptos. Em nenhum momento o Quaresma reconheceu essa má forma, limitando-se a dizer (com cara de enjoo) que já estava habituado aos assobios e que em breve iria voltar a decidir jogos. Curiosamente, pouco tempo depois ganhámos aos lampiões na Luz, com um golo dele (mas ninguém fala do passe de primeira do Lucho, nem do corte do Pedro Emanuel que deu início à jogada. Até parece que o golo foi obra e graça apenas do génio do Quaresma).
    Resumindo, que o texto já vai longo, eu sou daqueles que critica o Quaresma. Não tenho problemas em admiti-lo. Mas faço-o (como acredito que a maioria dos portistas o faça) porque considero que ele é capaz de fazer muito melhor. Se ao menos ele tivesse humildade para perceber isso...

    ResponderEliminar
  31. Caro Ricardo Costa, não me vou alongar muito, no entanto tenho de dizer o seguinte.

    - Sou o primeiro a criticar os assobios, penso que nisto fui bastante claro e que estamos de acordo.

    - Para mim o Quaresma desta época não tem estado à altura do Quaresma que conhecemos. Tem sido importante, mas para o jogador que sabemos que ele é, não tem estado no seu melhor, sabemos que pode dar bem mais, e já alguém o disse que o fez em alguns jogos, acho que todos concordamos com isso. E não adianta estarmos a dizer que se não fosse ele não ganhariamos na Luz ou que se ele estivesse ganhariamos ma Madeira. Nunca se saberá. Ele tem estado individualista qb para que os adeptos tenham algumas razões de queixa e já o vimos ser um grande jogador de equipa. Relembro a época com Adrianse.

    - Mas se reparar, e precisamente por já o conhecer e saber o génio para o futebol que há dentro dele, eu nem o censuro por ser individualista, vou aceitando as suas asneiras e o cerne da questão para mim, não é o facto de jogar bem ou mal, para mim o grave mesmo é o facto de ele vir para a imprensa com queixas e ameaças, o que o desprestigia e torna-o o menino mimado que falei anteriormente. O que disse e da forma que o disse para mim é grave, tenhas as razões que tiver para o dizer. Não pode, nem deve agir assim. Assobiam-no, tem de calar esses assobios. Tem de demonstrar que a Massa Assobiativa está errada, tem de ter uma mentalidade forte o suficiente para passar por cima disso e o que fez apenas o prejudica ainda mais na minha opinião.

    Gostava, como já disse, que pedisse desculpas à massa associativa (atenção que disse massa associativa e não assobiativa), mas compreendo que não o faça, só espero que essas desculpas apareçam já no jogo com o Sporting ao rubricar uma grande exibição para que todos fiquemos contentes.

    Um abraço.
    PS: Dragão Vila Pouca, na questão da pontuação, não poderá considerar só 10 pontos. Os pontos dos convidados são todos somados e só é média os pontos atribuídos pelos comentadores. Imagine que convidados e a média dos comentadores lhe atribuíam todos 10 pontos no jogo com o Nacional que ele falhou. Seria 7 vezes 10 pontos mais outros 10 dos convidados, o que daria mais 80 pontos na classificação geral, o que alteraria muito coisa. Mas como disse aqui há tempos, conforme os jogos vão decorrendo e as pontuações vão sendo atribuídas, vai-se desvanecendo a diferença pontual, até porque, poucos jogadores farão todos os jogos.

    ResponderEliminar
  32. Não posso crer no que li aqui mais acima...

    "...O Quaresma tem sido muitas vezes o abono de família do Porto e sem ele certamente não teríamos sido campeões nestes ultimos 2 anos..."

    O 'suposto portista' que escreveu isto esta TREMENDAMENTE enganado !!

    Nós sem o Quaresma não ganhariamos os referidos campeonatos, da mesma forma que não ganhamos mais nada desde que o Futre saiu para Espanha, o Couto para Itália, o Madjer para a Argélia, o Deco para o Barça, o R. Carvalho para Inglaterra, o Pepe para Madrid, o Mourinho para o Chelses, bla,bla,bla...

    Se alguma vez pensaste que o FCP ganha por causa do jogador A ou do treinado B, está equivocado, não estás a ver bem o que é o FCP actual...

    Outra coisa: Se pago o meu bilhete quando vou ao Dragão, não posso assobiar ?! Apenas são permitidas palmas ?! E quando os gajos fazem M**** de forma recorrente, o que devo fazer? Levantar-me e sair?! Isso é que era bom...

    Bato palmas quando tiver que bater e ASSOBIO SEMPRE que para mim tal se justificar.

    .. E isso não faz de mim um MAU portista, mas antes um portista EXIGENTE !!

    ResponderEliminar
  33. Penso que o Quaresma como jogador tem todas as capacidades do Mundo para brilhar e muitas vezes -ainda bem- consegue mostrar-nos todo o seu talento. Mas não pode esquecer que talvez -talvez- devido à sua imaturidade foi dispensado do Barcelona! Não creio que se o Barcelona o considerasse tão valoroso como possívelmente ele imagina, o deixasse sair naquela altura e por aquele valor! O Porto deu-lhe a oportunidade de voltar a ter sobre si as luzes da Ribalta, no entanto de vez em quando ele exagera, quando deve rematar, finta, quando deve passar a bola, volta a tentar fintar, depois de fintar pelo lado esquerdo, pretende fintar pelo lado direito...Não estou ao lado dos que assobiam...Parece-me que "esses" tanto assobiam, como de repente aplaudem entusiasticamente o mesmo jogador...Para mim são simples atrasados mentais! Insultam tudo e todos se os resultados são maus e beijam os mesmos indivíduos que antes insultaram, se de repente os resultados se alteram! O Quaresma devia saber isso, ele não é uma criancinha, é inclusive oriundo de uma etnia extremamente exigente em termos de comportamentos de solidariedade, mas também reveladora de uma enorme violência entre pares! Penso que o Quaresma tem de crescer como homem!...A sua vida desportiva dura mais seis, sete anos e depois acaba inevitavelmente! Saido do Barcelona, estando agora no Porto, deve poder pensar em realizar outra experiência no Estrangeiro, mas num Clube de grande dimensão e se continuar a ter estes comportamentos de autêntico menino mimado, duvido que um grande Clube aposte nele o dinheiro que ele e o Porto pretendem! Aquela cabecinha às vezes parece muito pequenina...

    ResponderEliminar
  34. Zirtaev, desculpa o "off-topic", mas vem a propósito da má classificação do Quaresma na Liga de Bancada.

    Não achas que a pontuação de cada jogador deveria ser também dividida pelo número de jogos que fez, para assim termos uma ideia do nível médio de cada jogador?

    É que, como a tabela está feita, se um dos jogadores não jogar por alguma razão (lesão, castigo, etc...), fica logo para trás sem ter culpa nenhuma.

    Abraço

    ResponderEliminar
  35. Ao Miguelmor, Deko e todos os que acham que devem assobiar qd não gostam, gostava de explicar o seguinte: Todos nós temos vontade de assobiar ou reprimir quem nós gostamos qd este faz algo de errado. A situação particular de que fala o Miguelmor é esclarecedora, se gostamos de um filho e ele faz uma asneira, deve saber que a fez e ser castigado por isso para aprender, mas no caso particular de um jogador de futebol durante um jogo as coisas não funcionam bem assim, senão reparem: O facto do jogador ser assobiado durante um jogo vai fazer com que este fique mais nervoso e ao mesmo tempo fazer com que jogue pior, sentindo-se pressionado, já que qq jogador fica afectado por isso e poucos têm capacidades para dar a volta por cima, ora, isto para a equipa e para o interesse do corrente jogo não tem nada, já que poderá estar em causa o resultado e é nisso que deve pensar um adepto que quer que o seu clube vença. Assobiar ou reprimir sim, mas no final do jogo, como muitas vezes acontece, assobiar durante o jogo só pode dar mau resultado. Nessa altura deve ser dado apoio, para que estes o sintam e se acalmem porque com toda a certeza eles são os primeiros a saber que fizeram mal e a quererem fazer melhor.

    Verdadeiro, em relação à eleição do Jogador da Bancada poderá ter alguma razão, mas além de serem premiados os jogadores que mais jogam, que acho que o devam ser, poderia suceder um caos como o seguinte: o Edgar, por exemplo, que nunca é chamado à equipa (e por acaso agora até já saiu), fazia o jogo contra o Sporting e fazia uma exibição de levantar o estádio, marcando 3 golos, lesionando-se perto do final do jogo e não podendo jogar mais até ao final da temporada. A pontuação, conforme o Verdadeiro sugere, seria a máxima, nota 10, obtendo 80 pontos na totalidade e a sua média seria até ao fim a máxima, já que só tinha feito um jogo, sendo com toda a certeza o primeiro classificado. Achava isto justo? Bem sei que a forma como é feita a pontuação para esta eleição poderá não ser a melhor, mas penso que premiar quem mais joga será o mais justo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  36. Zirtaev,

    obrigado pela resposta. Pelo que tenho lido dos teus comentários até que concordamos com muitas coisas. Só quero esclarecer uma coisa pois não sei se fui mal interpretado e não gosto de o ser, em situação nenhuma.
    Eu não sou apologista de se assobiar um jogador durante um jogo pois concordo que isso o desestabiliza e intimida, de forma alguma o ajuda. Só penso que os assobios se tornam aceitáveis (mas não recomendáveis) quando o jogador incorre repetidamente em jogadas que prejudicam o futebol da sua equipa. Em relação aos assobios mas no fim do jogo, imaginemos que o FCP ganha um jogo mas que o Quaresma(podia ser outro, não pensem que estou a embirrar) jogou muito mal. Como é que fazemos para mostrar o nosso contentamento para com a equipa e o nosso descontentamento em relação ao jogador que esteve mal? Aplaudimos a equipa e nos fim guardamos alguns assobios para ele?
    Eu também não gosto de ver gente a assobiar por tudo e por nada, como Portista irrita-me essa "bipolaridade" comportamental da massa adepta, mas a verdade é que tem de haver espaço para a crítica. Um clube exigente e disciplinador como o nosso não pode compactuar com atitudes de vedetismo e egocentrismo que em nada beneficiam os nossos objectivos. Essas coisas ficam para os "grandes" da 2ª circular.

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  37. Se Quaresma é o que é no Porto muito deve ao público do Dragão e a sua paciência,que sempre desculpou as constantes perdas de bola por não querer passar.Quantos aplausos recebeu principalmente quando ia para marcar os cantos em jogos de miséria,ninguem se dirige para o Dragão para ver Quaresma a ter perdas de bola constantes e ainda por cima não ter a humildade de a recuperar.Quaresma que ponha os olhos no Lisandro e como foi o segundo golo,depois da perda de bola do argentino ainda foi a tempo de a recuperar e oferecer o golo "á vedeta".Não consigo dar-lhe a importância que muitos portistas lhe dão,para mim a equipa tem que ser a grande vedeta.
    "Não queremos vedetas e mimados mas sim campeões empenhados'"

    ResponderEliminar
  38. Não querendo armar-me em elemento apaziguador, mas acho que se os adeptos mais exigentes decidem assobiar é lá com eles,no entanto esquecem-se do que o jogador em causa já fez por nós (Quaresma)... Apenas relembro o golo em Alvalade, na luz, em Stamford Bridge e em casa ao Benfica entre outros... Nós, portistas, temos a fama de não sermos mal-agradecidos e parece-me um pouco isso...O Quaresma não recua como o Lisandro para defender, mas assiste e faz vibrar os adeptos...Pensem nisto...

    ResponderEliminar
  39. Quaresma e os assobios
    É uma evidência do mercado que a principal liga portuguesa de futebol não merece a presença de um jogador da monta de Quaresma. Que nesse quadro de imerecido privilégio haja adeptos do Porto dispostos a assobiar, em pleno Estádio do Dragão, aquele que tem sido o único vestígio de majestade no período pós-mourinho é uma estupidez difícil de qualificar.
    Para a próxima tentem pôr esses vossos dedos nojentos na boca até sufocarem. Não os tirem até estarem a estrebuchar sem remissão. Quem não tem paciência para a prazeirosa economia de tentativa e erro do Quaresma não merece viver, muito menos arvorar-se portista.

    Bruno Sena Martins, in avatres de um desejo

    Uma opinião de portista. Com excessos mas não excessiva, antes uma intransigência: assobiar é pecado.

    Eu, Zé Luís, não me lembro de jogador algum, de renome e comprovada qualidade e indiscutível genialidade, ter sido tão assobiado como Quaresma. Se alguém tiver ideia de um ídolo assim assobiado, digam s.f.f.
    Mas não culpem que o deus tenha descido à terra lamentando as reacções humanas.

    ResponderEliminar
  40. Nem mais Zé Luís. E por agora me fico.

    abraços

    ResponderEliminar
  41. Infelizmente não é só o quaresma que é assobiado, muitos outros jogadores o são e no nosso estádio sem sequer ter ainda tocado na bola e se isso acontece nos outros clubes, no nosso não deveria porque somos melhores ou deveríamos ser!!
    a nossa equipa está a fazer um excelente campeonato, gostemos ou não dos jogadores ou treinador, o que temos a fazer é aplaudir, parabenizar e apoiar sempre que necessário os nossos jogadores - bater palmas qd tudo corre bem é fácil, mas apoiar e incentivar quando as coisas correm mal é que faz de nós melhores adeptos que os outros!

    às vezes irrita ver aquelas perdidas de bola infantis, aquela displicência e falta de trabalho, mas tudo isto é esquecido perante momentos como aqueles vividos no estádio da luz entre muitos outros que o Quaresma nos tem proporcionado!

    Se o quaresma tem que mudar? talvez, se quiser ir mais longe, cabe ao treinador nos treinos!
    mudemos nós também

    FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  42. Deko:

    Quem assobia os jogadores do seu clube está a apoiar os adversários. Nunca pensaste nisso?

    Em vez de assobiar o melhor é carpir mágoas neste Blogg.

    Os primeiros a assobiar são muitos daqueles que algo anedoticamente vão para o Aeroporto (horas e horas) esperar os seus ídolos aquando de uma vitória, ou contratação mais importante.

    Quando não se gosta de um espectáculo(teatro, ópera ou cinema)não se assobia, sob pena de se incomodar quem assiste. Porque é que no futebol haverá de ser diferente?

    ResponderEliminar
  43. QUARESMA...o mágico!!!






    Sou daqueles que gostei da forma como Quaresma ontem falou à imprensa no final do encontro com o Aves. Já muito aguentou ele...todos os jogos a mesma coisa. Eu como sócio pagante, acho imcompreensível como qualquer adepto do FCP, no seu perfeito juízo pode assobiar o nosso Harry Potter. Um jogador fantástico, que me faz fazer sacrifícios para ir ao estádio, que levanta plateias com a sua magia. Assobiar um Mariano, tudo bem, agora o Quaresma? É inaceitável, como se pode assobiar um jogador que já nos deu tantas alegrias, tantas vitórias...é lastimável tal atitude. No jogo contra o Marselha estava no estádio e fiquei incrédulo com os assobios ao 7, quando ele tentava ajudar ao fim do 1-1 que pairava no marcador, sendo inervante para mim todo aquele ruído constante...depois de grande jogada, cruzamento e Lisandro de cabeçá à barra...minutos depois , novamente cruzamento primoroso e golo...no fim do jogo disse e bem "podem assobiar mas eu estou sempre nos grandes momentos". Depois veio o jogo com o Benfica e lá foi trivelar na capital, que resultou em 3 pontos para a Invicta : assim, pensei que isto acabar, mas pelos vistos não.


    Quaresma é adorado pela maioria da massa e só espero que essa mesma maioria "abafe" os ignorantes que o assobiam. Hoje ouvi Freitas Lobo na RTP que disse mais ou menos isto: assobiar Quaresma era um pecado e que são jogadores como ele que encantam o futebol e que lhe dão a respectiva magia...e mais, disse que são jogadores como ele que fazem os mais novos amarem futebol...e que Quaresma é assim e sempre será, e que infelizmente em Portugal o público trata assim estes predestinados, dando o exemplo de Nani que agora está no Man Utd e que outrora era assobiado em Alvalade.Enfim...péssimo




    Falta de cultura é o problema desta gente. Sei de boa fonte, que caso não haja nada de extraordinário, Quaresma sairá no fim da época...e aí esses débeis de mentalidade já poderão enfim bater a palmas aos Marianos, Alans, Diogos Valentes...




    Eu que o "venero" ao máximo, apesar de também o criticar, mas nunca o assobiar, aproveito, todos os minutos e segundos em que o nosso Harry Potter AINDA passeia de Dragão ao peito, com orgulho como sempre o fez. Ele tornou-se num típico dragão, de alma e coração!!!




    Quaresma, citando um comentário cibernautico, "QUARESMA não te deixes afectar por essa minoria de adeptos que te assobia! lembra-te que estarás para sempre no coração da nação portista"




    Já agora, siga uma trivela na gaveta no WC no Domingo sff




    p.s- até o Deco chegou a ser assobiado...enfim...deficiência anómala desportiva


    in http://pedrocoimbramc.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  44. Aqui vai , em síntese , a minha opinião :

    Nenhum jogador , por mais brilhante e importante que seja ,
    pode ter a pretensão de condicionar os SÓCIOS ou o CLUBE
    a que pertence .

    Posto isto, acrescento :

    Nunca assobiei (nem aos nossos nem aos outros , nem aos árbitros) em circunstância alguma ;

    Entendo que não se deve assobiar aos nossos...mesmo que eles , circunstancialmente , o mereçam ;

    O facto de repetidamente (e não interessa saber se com ou sem razão) terem assobiado o QUARESMA , não lhe dá o direito de afrontar a massa associativa , de se armar em vedeta , e de ameaçar os SÓCIOS e o CLUBE (publicamente , diga-se !) de que se vai embora .

    Por muita razão que tenha
    (e é verdade que a terá )
    o QUARESMA devia pensar antes de falar .

    Devia perceber que mais importante que o seu bem-estar pessoal é o direito que assiste aos Sócios e ao Clube de não pretenderem ver na praça pública quaisquer manifestações de descontentamento que só servem para fragilizar o grupo e o Clube .

    Se é verdade que aos verdadeiros génios tudo deve ser permitido(dentro do campo , claro !)também é verdade que fora do campo , obrigatoriamente , devem respeitar o CLUBE .

    Se é verdade que o F.C.PORTO deve muito ao QUARESMA , também é verdade que o QUARESMA deve MUITO MAIS ao F.C.PORTO !

    QUARESMA ainda vai a tempo de chegar ao TOP !
    Assim o entenda e queira , porque arte , não lhe falta !

    Mas precisa dos OUTROS !
    E de CABEÇA !

    ResponderEliminar