11 janeiro 2008

Natal Virtual

"Enquanto a esmagadora maioria dos nortenhos se debate com o fosso cada vez mais gigantesco, cavado pelas assimetrias deste desenvolvimento insólito "made in Portugal", que tudo investe numa capital e arredores, e tudo retira ao resto do pais, sobretudo ao Norte, os defensores de que esta absurda injustiça deve continuar - pois claro - apressam-se a grita em coro desafinado que aquilo que representa tão só uma legitima reclamação, uma justa indignação ... é também um sinal de provincianismo!

Todavia, quando ainda no meio desta desalmada voragem, alguém tem a ousadia de retirar-lhes um bocadinho do prato, é ver a histeria geral instalada manifestando-se sempre do mesmo modo, sempre pelos mesmos meios - que falta de imaginação - contra a "usurpação" do quinhão que a todos devia pertencer! Por aqui se poderá verificar, e pelas provas que a angélica e isenta comunicação nos oferece quase todos os dias, o quão difícil é sustentar qualquer hegemonia fora dos limites deste santo reino em que vivemos.

Embora sem esperança de qualquer sucesso, se calhar, a expressão de alguns números cobriria de vergonha estes verdadeiros intérpretes da informação de plano inclinado.

Assim é, que o ultimo ano desportivo deu mais do mesmo: um Futebol Clube do Porto trabalhador, sério e vitorioso...e os palradores do costume. É a única equipa portuguesa na UEFA Champions League, vence todas as modalidades em que compete, lidera o campeonato, aumenta o património com o inicio da construção do ansiado pavilhão, espalha orgulhosamente a sua mensagem pela Diáspora, que por sua vez é cada dia mais abrangente, cada dia mais portista. E, pasme-se, apenas com o apoio dos poucos milhares de sócios e adeptos que sobram daquela conta bizarra... dos milhões da treta!

Controversamente ou não, os níveis elevadíssimos de contentamento dos clubes adversários pela conquista de um lugar na UEFA desenquadram-se dos nossos baixíssimos patamares de alegria, por "penas" estarmos nos oitavos de final da UCL.

O que será mais necessário fazer para que neste pacifico pais à beira mar plantado se tenha direito à informação equitativa? Se ninguém se atrever a responder eu digo-vos: será quando a geração dominante for, naturalmente, esta jovem que se veste de azul!

Há quem diga que Natal é todos os dias. Eu também acho, embora ou muito me engane, ou este, para alguns, apesar de tanta "areia para os olhos", será mais a modos que um NATAL VIRTUAL.

Apesar disso, e como diz a canção, eu desejo: "A todos um bom natal, a todos um bom natal, que seja um bom natal para todos nós"."
Jorge Nuno Pinto da Costa in Revista Dragões de Dezembro

Campeonato Superleague Formula

O próprio presidente Pinto da Costa presidirá hoje na Tribuna VIP do Estádio do Dragão à apresentação de uma novidade, precisamente o novo monolugar preparado para a Superleague Formula, que iniciará já em Agosto próximo e que conta já com alguns dos maiores emblemas de futebol do planeta, contando-se entre eles, por exemplo, clubes como o AC Milan e o Flamengo, sendo que outros ainda estão em negociações para também se apresentarem na grelha de partida no inicio do campeonato.

Os bólides serão todos equipados com motores Menard V12 com 750 cavalos de potência e a cor do monolugar do FCPorto só poderia ser uma, Azul e Branca, claro, com os respectivos símbolos do clube, aliás como podem ver na imagem. Esta prova, além do excelente encaixe financeiro que traz ao clube, tem a grande mais valia de divulgar por todo o mundo o nome FCPorto, com tudo o que isso traz de bom.

Resta saber quem será o piloto escolhido para conduzir a máquina. Será um conhecido portista que ainda há pouco tempo andou pela Fórmula Um?

Para mais informações podem visitar este site: SuperleagueFormula.net.

PS: Ora aí está uma excelente notícia

15 comentários:

  1. Palavras para que?
    O homem certo no lugar certo.

    Orgulho-me nao so de ter um presidente destes mas, também, de comungar da sua opiniao em relaçao a questoes tao abrangentes quanto esta da desigualdade de oportunidades e condiçoes para atingir o sucesso.

    Quanto ao bolide acho uma grande ideia que tera certamente um bom retorno financeiro. O Marketing associado a coisas destas é muito poderoso. Sempre pioneiros.

    Para amanha temos Pedro Proença. Mesmo assim acho que teria sido pior um Ferreira, um Xistra ou um Imbecilio. Acho-os mais ladroes que o Proença.
    Se formos iguais a nos proprios, no
    Dragäo, nao ha Proenças que valham a nenhum adversario.

    Um bom haja ao nosso presidente. Como é bom voltar a ler coisas destas escritas por ele, depois de um periodo tao dificil de tanto silencio, por vezes incompreensivel para quem vive o clube com a intensidade devida.

    ResponderEliminar
  2. O «imbecílio» Baptista está guardado para Alvalade...

    Qt à crónica de PdC, sublime.

    ResponderEliminar
  3. Hoje acordamos com a noticia que quase toda a gente queria: volta Helder Barbosa, sinal que, afinal, as pessoas responsáveis do nosso clube estão atentas.

    Agora,é preciso lançá-lo com calma, exigir qb dele e não um exagero como é normal se exigir a jogadores da casa, mas também não ter medo de apostar nele.

    Penso que Jesualdo saberá melhor como ninguém como tirar proveito desta aposta.

    Sai Edgar, quer dizer que Farias, provavelmente, irá ter mais oportunidades, veremos se continuarmos a ter o mesmo Farias da 1ª volta ou se é o Farias que brilhou na Argentina.

    ResponderEliminar
  4. Excelente arrochada do nosso Presidente, na linha de pensamento da maioria dos visitantes desta bancada.

    É uma pena que o país não saiba aplaudir a única equipa portuguesa que nas últimas três décadas tem feito alguma coisa de positivo pelo futebol português. Na verdade o Presidente chama a atenção para o factor que é determinante para esta injustiça - nós não somos a maioria. Como este tema já está mais do que identificado por nós, só me resta dar os parabéns a PdC, que demonstra (não podia ser de outra maneira) estar atento ao inimigo de sempre.

    O tempo tratará de mudar este Natal virtual. As nossas vitórias abafam muita mediocridade e os portugueses - mesmo as rosinhas e os Calimeros - ficarão fartos de ser induzidos em erro pela imprensa do regime. Mais de 6 milhões aplaudem a mediocridade e ainda pagam para isso? Problema deles. Para esses, o Natal virtual que o Presidente alude no seu texto de Dezembro, é todos os dias.



    A notícia sobre o Hélder Barbosa voltar em Janeiro para o plantel principal não deixa de ser para mim a melhor novidade da semana. Supera em muito a da saída do Postiga, o que diz muito da minha fezada no ala esquerdo. Barbosa e Quaresma nas alas - dias felizes ao virar da esquina.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. 1) Tiros certeiros do presidente, mas cujas práticas informativas e de marketing desportivo podiam ter sido bem melhores, com outra disponibilidade para a Comunicação Social e formas diferentes de marcar a superioridade do FC Porto também nas palavras.
    O clientelismo da Imprensa Desportiva está na base do mercado maior de consumidores em Lisboa e arredores. Quantos milhões são? Não sei nem me interessa. Certo é que não acredito no chamado número fixo que alguém propagandeou, embora seja pacífico que os benfiquistas sejam em maior número.
    Mas certos estaremos de o FC Porto ter a 2ª maior legião de adeptos do país. Como tal, com a expansão da marca portista no país e no mundo, a comunicação do clube teria de ser outra. Ainda não é, mas com a capacidade de intervenção que não pode ser só do presidente, com a projecção do clube e os êxitos em quase todos os domínios, o FC Porto poderia ter uns "spinners" que, à maneira da política, ocupariam posições comunicativas em vários meios de divulgação.
    O presidente, aliás, sabe que nunca quebrará o regionalismo dos jornais desportivos lisboetas, mas o suporte de títulos e a crescente projecção e espectacularidade do futebol portista ajudariam a "manter" essa Imprensa hostil e destrutiva "agarrada", como ainda mantém de alguma forma, noblesse oblige, com renitência dela mas sob o peso, já incontornável, de quebra de vendas e audiências ao ignorarem o mercado vencedor.

    2) Por exemplo, esta SuperLeague Fórmula é mais um tópico interessante no marketing desportivo. Complementa a presença constante na Champions com um meio de divulgação no sector automóvel que interessa a tantos europeus.
    Curiosamente, quem não se lembrará de, há tempos, o Benfica ter anunciado poder aderir a algo deste género?
    Porém, tal como foram snobes com a Champions, procurando a fuga na fantasiosa SuperLiga europeia da Media Partners nos finais de 90's já com Vale e Azevedo a prometer chuva de milhões, os benfiquistas acabaram a pintar a vaca na Cow Parade que fez um dia um diário lisbonense pôr em título sobre os jogadores que nada ganhavam: Artistas do pincel.

    3) Quanto ao Hélder Barbosa, felizmente por estes dias temos falado do assunto. E parece estarmos em sintonia com os responsáveis do futebol do clube.
    Ou seja, estamos atentos e sabemos avaliar e apreciar estas coisas, penso eu de que...

    ResponderEliminar
  6. Também me lembro-me perfeitamente de quando os benfiquistas se gabavam de que o Benfica ia participar numa grande prova automobilística, vedada apenas aos amiores clubes da Europa. Estranhamente, na imprensa, ninguém parece dar valor a isto.

    Este assunto fez-me até recordar - o Zé Luis, com a sua memória prodigiosa, também se deverá recordar - a basófia do Vale e Azevedo quando há uns anos atrás, proclamou que o Benfica iria fazer do restrito lote de fundadores do G-14 e que, num acto altruísta/paternalista da sua parte, até estava a ponderar indicar o Porto e o Sporting como possíveis clubes a adicionar ao grupo no futuro.
    Os benfiquistas exultaram até que a realidade lhes caísse em cima como uma pedra.
    E o mais interessante é que, passados 10 anos, o discurso dos decadentes continua exactamente o mesmo. E a realidade também.

    ResponderEliminar
  7. 2 excelentes noticias neste final de semana...
    Para além de toda a publicidade à marca FC Porto, a participação nesta prova automobilística trará uma receita de 1M por grande prémio... Até ao final de 2008 irão realizar-se 6 logo iremos encaixar a simpática verba de 6M€ (relembro que o campeonato so começa em Agosto).
    A outra excelente noticia é o regresso do Helder Barbosa. Se por um lado se poupa num tiro no escuro, por outro efectiva-se a aposta naquele que é para mim o mais promissor jogador da sua geração.

    ResponderEliminar
  8. rui moreira na bola.

    Uma volta com avanço

    ESTA semana saboreamos o título de campeão de Inverno em sossego, enquanto o país dedicava as atenções aos dramas que se vivem nos clubes da capital. Depois do atormentado jogo da Choupana, havia quem garantisse que, no reatar do campeonato, os nossos dois adversários mais directos se iriam empertigar. Não foi o caso, porque, no sábado, voltaram a perder pontos e evidenciaram todas as suas debilidades.
    Tendo jogado mais tarde, o FC Porto já sabia que o avanço não estava em causa. Além do mais, tratava-se de um jogo no Dragão e contra a Naval (apesar de bem treinada, é uma equipa fraquinha) em que Jesualdo dispunha, desta vez, de todas as peças importantes. Sem encantar, o FC Porto ganhou o jogo. «É isso que importa», dirão uns; «mas a exibição foi fraca», retorquirão os mais exigentes, para quem este «rendimento mínimo obrigatório» da equipa não chega para os compensar pelo sacrifício de ir ao estádio, numa noite húmida e invernosa de domingo.
    Não me parece justo exigir-se que o FC Porto seja sempre demolidor e arrase todos os adversários, nem que se lamente o facto da equipa depender do desempenho de meia dúzia de jogadores insubstituíveis. Surpreendente, para quem vir a questão a frio, é que uma equipa que disputa um campeonato tão fraquinho disponha de jogadores desse calibre. Mas há algumas fragilidades que não se podem ignorar. Por um lado, nas opções do técnico: alguém percebe porque impõe o «monopólio Quaresma» nas bolas paradas, com aproveitamento tão baixo? Obviamente, enquanto o FC Porto for ganhando e tudo correr bem, ninguém as questionará. Também será sempre incómodo e politicamente incorrecto discutir as contratações do Verão, mas vão ficando perguntas no ar: comprámos jogadores vulgares para lugares onde não havia carências? Foi para substituir no banco outros, que não eram piores, e que emprestámos à concorrência? E mais: recorremos a empresários familiares e caseiros, preterindo os mais competentes, como Jorge Mendes, que intermediou os melhores negócios e nos ajudou a segurar Quaresma...
    Como disse há muito tempo, esta equipa chega e sobra para consumo doméstico e, se não houver um cataclismo, vai conquistar o tri. Na Liga dos Campeões, onde a concorrência é outra, já se conseguiu chegar ao objectivo, mas pressente-se que se pode ir mais além.
    Para isso, contudo, será preciso que alguns dos reforços nos surpreendam e se afirmem, finalmente, como uma mais-valia.

    ResponderEliminar
  9. Óptima notícia o regresso de Hélder Barbosa que, quanto a mim, poderia e deveria ter feito parte do plantel inicial para esta temporada. A escolha dos responsáveis portistas não podia ser melhor. Que Jesualdo saiba dar-lhe as oportunidades que ele necessita para que possa ajudar o clube. Tem tudo para vir a pertencer à elite dos melhores extremos portugueses que, como sabemos, é valorosa. Talento não lhe falta.

    ResponderEliminar
  10. GRande notícia esta do regresso do H. Barbosa!

    Espero que tenha grande sucesso, e com certeza vai ter, porque talento não lhe falta!!

    Continuem com o excelente blog!

    http://viaazul.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Boa também a crónica de Rui Moreira em A Bola. Somos exigentes, não queremos que a equipa desfaleça mas também não podemos esperar ópera em cada jogo. É humano os jogadores diminuirem o ritmo. Creio que Fucile, como agora se comprova, está em baixo e já o notei na Choupana. Vir Fucile falar do sucedido na época passada e não dar o exemplo de como evitar a quebra então registada não é a melhor maneira para explicar o sucedido e garantir que não vai suceder igual desta vez.
    São das declarações de jogador que acho pouco infelizes, chapa 44, pouco interessantes, dizer por dizer. Pelo ditado: "olha para o que digo, não olhes para o que faço".
    A exigência dos adeptos também tem de ser dada assim. Até porque se tornam das tais debilidades que Rui Moreira questiona e não se podem tolerar.
    Quanto ao jogo de amanhã, pode entrar Mariano por Tarik, enquanto não chega o prometedor Hélder Barbosa, mas fico mais tranquilo com Lisandro no meio. É preferível assim, mexer pouco, garantir o máximo e a vantagem pontual, depois, dar para se ir introduzindo algumas coisas novas que Hélder Barbosa trará com a sua qualidade. Assim a possa demonstrar.

    ResponderEliminar
  12. Fui agora ao site do SuperLeague Formula: amanhã o carro pode ainda ser visto no Dragão e parece que Quaresma não teve jeito para entrar no monolugar. Que não perca a habilidade de se mexer em espaços estreitos frente ao Braga.

    ResponderEliminar
  13. O nosso grande presidente continua em boa forma, contundente como de costume.

    Agora, para mim, a grande notíca do dia é mesmo o regresso a casa de Helder Postiga. Excelente 1ª volta efectuada, merecendo sem dúvida esta oportunidade surgida. Sem querer embandeirar em arco, podemos ter ali uma verdadeira pérola.

    Fiquei confuso. Não pelo carro, lindíssimo naqueles tons de azul, mas pela confusão quanto à competição. Não havia um visionário, agora de farda prisinal, k dizia alto e bom som k o Benfas ía entrar numa competição destas? Coitados, são mesmo uns tristes, vivendo do passado e sempre com a mania das grandezas...

    Abraço,

    ResponderEliminar
  14. Não concordo que o Helder Barbosa poderia fazer parte desde o inicio da época. Acho que foi uma grande jogada do FCP emprestá-lo e ir buscá-lo agora.

    Temos que nos lembrar que ele veio de uma lesão muito grave e precisava de ritmo para regressar ao seu momento ideal. Ou seja, não era no FCPorto que ele iria conseguir ter esse ritmo. Só se fosse com jogos na Intercalar. Agora ele entra com outro estatuto, outra vontade e de volta com o seu ritmo normal. Penso que foi nisso que os responsáveis do FCP pensaram na pré-época.

    ResponderEliminar
  15. grande noticia a do hélder barbosa voltar ao Dragão!

    agora só falta o vieirinha, paulo machado e claro o bruno gama!

    queremos os putos já!!!!!

    ResponderEliminar