06 janeiro 2008

Eloquente Campeão de Inverno

FCPorto 1-0 Naval
Raúl Meireles 58'Equipa: Helton, Bosingwa, P. Emanuel, B. Alves, P. Assunção, R. Meireles (Mariano G. 84'), Lucho, Quaresma (Lino 90'), Lisandro e Tarik (Adriano 60')

33.209 espectadores

Sem tempo para muito mais, deixo apenas algumas considerações rápidas:

- 1º lugar a nove pontos do 2º classificado. Acho que é óbvio que o principal adversário do FCPorto neste campeonato é o próprio FCPorto e saber até que ponto os jogadores não relaxarão com esta vantagem.

- A Naval tentou surpreender o FCPorto entrando a jogar o jogo pelo jogo. O FCPorto ressentiu-se disso e apenas perto do meio da primeira parte conseguiu pegar no jogo.

- Jogo fraco em que o FCPorto jogou apenas o qb, valendo sobretudo pelos 3 pontos conquistados, que é o verdadeiramente importante, ou pelo menos deveria ser e pelos vistos não é para muitos.

- Quaresma esteve em dia não, completamente desinspirado, nada lhe saiu bem. Existem dias assim, mas também existem dias como o do jogo da luz e os adeptos não se deveriam esquecer disso.

- A persistência de Lisandro impressiona. O homem não desiste de uma bola e neste jogo essa garra que coloca em cada lance valeu mais um golo e mais uma vitória.

- Mariano Gonzalez entrou mal, falhou passes e os assobios só contribuíram para que ele cometesse ainda mais erros. Quando é que os adeptos perceberão que os assobios ajudam apenas o adversário?

- Assobios para uma equipa que vence, consegue 9 pontos de diferença para o segundo em apenas meio campeonato, arrecada esse título de campeão de Inverno com a eloquência com que o conseguiu. O futebol não foi muito bonito, é certo, mas que mais podem querer os adeptos?

- Lisandro à direita e Adriano ao meio, terá sido já o teste que antevê o sistema táctico para a ausência do Tarik durante pelo menos um mês? Assim sendo seria o regresso à frente de ataque que nos fez campeões o ano passado.

- Não havia necessidade de tanto sofrimento na parte final do jogo. Mais uma vez os jogadores tomaram o jogo como ganho após o golo e podia ter corrido mal.

- Gostei de ouvir o Jesualdo dizer, em primeiro que ainda não ganhamos nada, em segundo que temos 3 pontos a menos que o que deveríamos ter, demonstrando que a derrota na Madeira não está esquecida, como não deve estar.

26 comentários:

  1. Razões várias afastaram-me do convívio com este grupo de amigos. Isto há por aqui novidades e de monta. Sim senhor.

    No mais, lá ganhámos.

    ResponderEliminar
  2. Apesar da boa organização defensiva da Naval acho que, mais uma vez faltou agressividade e pressing, principalmente na 1ª parte.
    Estamos a criar poucas oportunidades de golo para o caudal ofensivo e tempo de posse de bola. Daí apenas 24 golos em 15 jogos, o que dá uma baixíssima média de golos por jogo (1,6). O que nos vale é a magnífica média de golos sofridos (0,26).
    A atitude na 1ª parte deixou muito a desejar, e não quero saber do que os concorrentes fazem, quero sim, melhores espetáculos!

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vitoria e mais uma exibicao a rondar o suficiente.
    De facto exceptuando os primeiros vinte minutos da segunda parte e porque aceleramos o ritmo de jogo,nao ha muito mais a dizer.
    Tenho de destacar uma vez mais a grandiosa exibicao do LISANDRO LOPEZ e num patamar abaixo o P.Assuncao e os centrais,mas a realcar o rendimento menos bom de todos os outros,pois houve muitos passes falhados e tambem se assistiu a um dos piores jogos do Quaresma.
    Tambem nao entendo a insistencia no Mariano por parte do professor,pois esta nitidamente queimado pela massa associativa e o proprio jogador nao parece ter arcaboico psicologico para aguentar com uma assobiadela apos um passe falhado.
    Se este ONZE nos da as melhores garantias de sucesso,devemos ter outras opcoes validas no caso de algum jogador de lesionar ou mesmo na ausencia do Tarik.
    Espero muito melhor contra o Braga,pois entendo que ainda estamos muito longe do Tri e tivemos o mau exemplo do Nacional.
    Talvez tenham sido rabanadas em excesso,mas houve quem tivesse muitas indisposicoes este fim de semana.
    Obrigado aos reis Magos!
    Belo dia de Reis!
    Cump.

    ResponderEliminar
  4. "Este FC Porto deveria estar a jogar em Espanha."
    -Rui Santos, Programa Tempo Extra, Sicnoticias. 07.01.2008. 00h:19m.

    No meio de tanta baboseira, o homem tem de acertar alguma, carago!

    Saudações Dragoninas.
    MrCosmos.

    ResponderEliminar
  5. Era para fazer um post agora,mas, é melhor ir dormir e fazer amanhã. Se fosse a dizer o que me vai na alma!...estou cansado de ver o F.C.Porto jogar mal!Este Porto de Jesualdo afasta público dos estádios.

    ResponderEliminar
  6. Parece-me injusto portista queixarem-se de uma equipa e pior assobiarem uma equipa que termina a 1ª volta do campeonato a 9 pontos do Benfica e a 12 do Sporting e pelo meio passa em 1º na champions feito que não conseguia há 10 anos.
    E não passou num grupo qualquer,foi no grupo do Liverpool.
    Parecem-me tão cegos aqueles que criticam o Jesualdo hoje como aqueles jornais e adeptos dos clubes da capital que acharam que o campeonato estava relançado só porque o Porto escorregou na Madeira.
    É tão cego o portista que não admite o excelente trajecto do Porto até ao momento como o benfiquista ou sportinguista que não admitem a diferença enorme que há actualmente entre o Porto e as outras equipas em Portugal.
    .
    O Porto do Jesualdo não joga um futebol artístico uma vez que não joga com nº 10 como jogava no ano passado com Anderson mas joga um futebol muito consistente,muito automotizado e equilibrado e fortíssimo nas transições.
    O Jesualdo aproveita os jogadores que tem que não são nem mais nem menos que 11.
    Se formos a ver bem o Porto tem um excelente 11 mas não tem jogadores no banco que possam entrar.
    Até o Benfica e Sporting têm mais soluções no banco que nós.
    Vejamos:
    No jogo do Porto hoje tinhamos no banco:Lino,Kaz,Mariano,Farías,Adriano.
    No do Benfica costuma haver:Di Maria,Freddy Adu,Mantorras(que mal joga mas sempre que entra marca),Nuno Assis.
    No do Sporting apesar da escassez sempre têm no banco um jovem com talento como o Adrien Silva e o Izmailov.
    No do Porto temos o Farías e o Mariano que na liga intercalar conseguiram cometer a proeza de ser os piores em campo num jogo de reservas e miudos de 18 anos.
    O Porto é líder porque tem um onze efectivamente bom,consistente,entrosado que com 2 ou 3 alternativas no banco podería fazer muitos estragos nesta champions e que se tivesse o Anderson e o Pepe eram para mim candidatos a serem novamente campeões da Europa.
    O Porto lidera porque tem 11 jogadores melhores que o 11 do Benfica e Sporting mas também porque tem uma estrutura melhor,um ambiente no balneario melhor,mais estabilidade e não o podemos negar um treinador sério e metódico que apesar de muito medroso lá fora,cá dentro no nosso campeonato chega e sobra para fazer o excelente aproveitamento que está a fazer do bom onze que temos.
    Sendo assim não entendo porque os adeptos hoje em vez de apoiarem a equipa num momento importante que era dilatar a vantagem para os rivais após uma pausa no campeonato sempre complicada para nós,em vez de apoiarem a equipa andaram a assobia-la...
    A equipa tem-nos deixado ficar mal?9 pontos para o benfica,12 para o Sporting,vitória nos dois clássicos um deles na Luz e 1º lugar na champions e quando a equipa precisa de nós o que nós fazemos é assobiá-la?
    Será isso justo para Jesualdo e os seus jogadores após esta excelente 1ª volta?
    .
    O Porto hoje entrou a dormir,muito mal e encontrou uma Naval muito bem organizada,a fechar muito bem e a fazer muita pressão.
    Na 2ª parte aceleramos 10 minutos e chegamos ao golo e depois falhamos a geir.
    Acho que o Jesualdo não deve insistir mais com o Mariano,ele não consegue,está queimado e não vale a pena insistir num jogador que já provou não estar á altura do Porto.
    .
    Melhores em campo para mim foram:Paulo Assunção que para além dp pendulo habitual na defesa hoje até se destacou a transportar a bola até ao ataque e foi muito inteligente no lance do golo..e Lisandro Lopez que como sempre teve ume entregao ao jogo genial e muito perigoso sempre para a baliza adversária.
    Faz lembrar Derlei nos seus melhores anos.
    O Porto não deslumbrou mas os campeões fazem-se assim nestes jogos em que mesmo sem jogar bem vencem.
    .
    .
    O Jesualdo e os 11 jogadores habitualmente titulares merecem crédito e acho que os adeptos lhes deveríam aplaudir e apoiar e não assobiar quando as coisas não correm bem.
    .
    .
    É urgente encontrar reforços para atacar a champions.
    Se falha Lucho,Quaresma,Lisandro e Tarik é um problema,não temos alternativas á altura e chega a dar vontade de rir quando se olha para o banco do Porto...
    O Jesualdo não tem muito que pensar pois sabe que olhando para o banco mais vale deixar estar os onze que estão a jogar uma vez que mesmo jogando malo oferecem muito mais garantias que:stepanov,lino,mariano,leandro lima,farías etc.
    Continuo a perguntar:o Castro não tem lugar no banco com jogadores desta "classe"?
    .
    Sobre o balanço desta 1ª volta assim como uma leitura interessante dos números deste campeonato aconselho uma vista de olhos pelo post que fiz no meu blog fazendo o balanço acompanhado por números desta 1ª volta do nosso campeonato.
    abraço a todos os portistas.
    www.palavraso.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Tenho que concordar com tudo o que ricardocosta disse. Excelente comentário!

    Relativamente ao banco é defacto problematico, não sei como temos vieirinha,helder barbosa, bruno gama, ivanildo por ai espalhados quando podiam estar muito bem no nosso banco. Parecem-me muito mais "alternativas" e capazes de dar algo de diferente ao jogo do que os que lá estão de momento.

    ResponderEliminar
  8. viram o Hélder Barbosa na académica??? viram???
    Qual mariano, qual merda!!!

    ...o jogo de hoje? muito xoxo. nada que já não esperasse.

    ResponderEliminar
  9. Concordo em pleno com praticamente todos os comentários, mais alicerçado o do ricardo costa mas muito justo.
    E, posto isto, aceitando que o Porto jogou a meio gás e não pode, por brio profissional, pôr em causa tudo o que de bom tem feito, e por aqui sempre realçado, é preciso, não só mas também, entreter a massa da bancada que de associativa passa, com alguma justeza, a assobiativa.
    Esta creio que era uma asserção do quintino que agora bem regressa como quintarantino.
    A massa assobiativa deve exercer o seu direito à indignação? Mesmo com a liderança por 9 pontos?
    Um amigo com quem assisti ao jogo não é capaz de assobiar, resmunga com quem assobia, mas aceita as razões de algum descontentamento.
    Ao intervalo, escutados os primeiros assobios, ele mesmo achava justo que assim fosse.
    Eu prefiro chamar burro Alves aos passes tresloucados do capitão, alguns assassinos na perspectiva do colega (normalmente Cech) a quem eram endereçados. É um risco, como muitos outros passes transviados, precipitados, lançados à toa no qual se incluem os lances de bola parada que não se antevê destino algum, seja livre ou canto, de Quaresma ou Meireles.
    Houve alguma displicência e, para alertar o pessoal em campo, depois de desperdiçados 45 minutos estéreis, os assobios foram mais para acordar a equipa. Assim não vamos lá.
    A intensidade subiu, saiu o golo e controlou-se o resto do jogo.
    Convenhamos que isto não chama gente ao estádio.
    Mas eu sei que, na Luz ou em Alvalade, numa situação excepcional na liderança, Sporting e Benfica não jogariam melhor e teriam, de certeza, estádios cheios e nenhuns assobios.
    Eu manifesto-me contra acções individuais despropositadas, como os passes inconsequentes de Bruno Alves, a precipitação/desatenção que não é costumeira mas afectou os primeiros 20' de Paulo Assunção retirando fluidez ao jogo, o Tarik que saiu sob aplausos mas primou por não estar em lado algum e passar sempre longe do jogo, o Quaresma com remates de primeira, de longe, sem razão plausível - e tudo a obrigar Lisandro à maior seca, à espera de uma bola jogável, lá na frente, mas sendo sempre o primeiro a dar o exemplo como se viu na pertinàcia e inconformismo no lance do golo de que nunca desistiu porque é essa a fibra de um campeão e de um jogador à Porto.

    ResponderEliminar
  10. Despedi-me do amigo com quem assisti ao jogo e já fora do estádio um desconhecido, talvez por ver o meu cachecol em pescoço e ostentá-lo com o orgulho de sempre, veio ter comigo e, esfusiante de felicidade, quase me abraçou.
    Ficou-se por uma palmada suave no peito, bem no cachecol, e outra nas costas e disse: "Amigo, ganhamos!"
    Não me parece ser o sentimento dominante de todo o pessoal em debandada do estádio.
    Mas é como o quarantino: ganhamos, sem roubar nada a ninguém, somos líderes com o mérito inatacável dos 9 pontos e sem adiantar muito falar da 1ª volta algo melhor da época passada (+2 pontos).
    Ganhamos. Com mérito, sem brilhatismo, mas sem dever nada a ninguém. Desta vez nem houve muita queixa do árbitro, apesar da rigidez corporativa com que a classe sem a dita continua a julgar os lances contra ou a favor do Porto.

    ResponderEliminar
  11. o porto jogou muito mal( como a maioria dos jogos), no entanto não percebo porque tantos assobios numa altura em que precisava marcar..principalmente ao quaresmas...realmente não percebo alguns adeptos...mas o que interessa é que vencemos e assim temos que continuar..
    um grande abraço a todos !!

    ResponderEliminar
  12. Penso que da última vez que aqui tomei uma posição relativamente às opção do Professor Jesualdo fui duro em demasia. Estava tremendamente aborrecido com o rendimento da equipa, com a aparente ineficácia do treinador em julgar as exibições de muitos jogadores e depois a incapacidade me colocar outras opções que retirassem a equipa de apertos...Hoje continuando descontente, porque as exibições continuam a merecer reparos, quer colectiva quer principalmente, na questão individual, acho por bem calar um pouco a tendência de resmungar e esperar para ver no que dão as modas. Ontem a vitória sorriu -mais uma vez- devido à tenacidade do Lisandro e ao excelente aproveitamento que o colectivo fez dessa pertinácia, de resto, exibição frouxa, um pouco na onda das que tem vindo a desenvolver. Precisamos de evoluir para um tipo de jogo mais alegre, mais contagiante, menos cerebral, mais espectacular! De resto parabéns ao grupo por ter dilatado a sua vantagem e finalmente ter aproveitado a inépcia dos nossos mais directos competidores.Continuo a pensar que se estivermos com a cabeça no sítio, sairemos deste campeonato com um recorde de diferença pontual relativamente ao segundo classificado! Só é necessário não tirar o pé do acelerador e não dar mais facilidades aos nossos adversários. Eles que se entretenham a maltratarem-se entre si....Um abraço à Bancada!

    ResponderEliminar
  13. Algumas notas prévias: acho o portistas de bancada um excelente blog e virei cá comentar, sempre, com todo o prazer.
    Acredito, tenho a certeza, que todos os portistas que aqui postam ou os que comentam, são tão portistas como eu.
    Não sei assobiar.
    Não me passa pela cabeça chamar portista cego a quem tem opiniões diferentes da minha.
    Dito isto, vamos ao que interessa: está na ordem do dia no nosso clube(vai avançar contra o Braga uma nova campanha),como levar mais publico ao Dragão. Apesar de sermos bi-campeões,estarmos em 1º lugar na liga com uma vantagem confortável... o nosso estádio tem perdido público nos últimos tempos.É um facto concreto, mesmo continuando a ser nossa a melhor média da liga Bwin.Como alterar esta situação?Abordei o assunto no meu blog e a minha opinião é esta:quando eu comecei a ir ao futebol, o F.C.Porto não ganhava nada ( meados dos anos 60), e para além do futebol, praticamente não havia mais nada.Com a oferta que existe agora, tv (com tantos canais à disposição e tantos jogos transmitidos)internet, jogos e mais jogos electrónicos, shopping' s,jogos as horas impróprias, falta de dinheiro, etc.Como se leva gente ao estádio com espectáculos como o de ontem?
    Não quero sempre ópera,mas que Diabo, uma vez ou outra aprecio.
    Depois do 1-0 gerimos? Com o Naval sempre a ameaçar?
    UM abraço

    ResponderEliminar
  14. Não tendo o nosso clube alternativas validas no plantel actual para as alas, não seria de bom senso aproveitar este periodo de transferencias para chamar um ou dois miudos emprestados? é que para alem de poderem ajudar a equipa quando quaresma e tarik (sobretudo este, que nao me parece que dure uma epoca inteira) estiverem em subrendimento, sempre se vai preparando os jovens para este final de epoca, em que muito provavelmente la vai embora o quaresma...

    e se lucho tb estiver nas contas para sair, porque nao chamar paulo machado?

    acho que devemos evitar a todo o custo é contratar mais jogadores...

    ResponderEliminar
  15. Gostaria, antes de tudo, referir o excelente nível de comentários e a forma fluída como as opiniões têm sido expressas!
    Gostei particularmente desse novo vocábulo: Massa assobiativa!
    Até que seja provado o contrário os assobios, têm mais efeitos negativos do que positivos, visto que quem é assobiado, antes de o ser, já sente que as coisas não estão a correr-lhe bem. O tónico do assobio é normalmente negativo, porque vai afectar a auto-confiança do visado. Outros, porém dirão: se ele for forte psicologicamente irá sentir raiva e irá ter uma actuação mais determiunada, mais «à Porto». Acredito que algumas (raras) vezes isso ocorra, mas o assobio também funciona para o adversário, que vendo (ouvindo) o descontentamento dos adeptos contrários sentirá nisso um estímulo positivo.
    Ora admitindo que nem todos ( poucos, muito poucos mesmo) serão «Lisandros», penso, então que o fiel da balança irá pender para a «massa incentivativa» e não para a «massa assobiativa», ou seja: assobiar é muito mais prejudicial do que benéfico.
    Confesso que há uns anos atrás havia um jogador, o Capucho, que me enervava pela sua displicência e vaidade. Nunca gostei dele por isso. Ontem aquele lance do Lisandro, verdadeiro jogador à Porto, seria impossível ver no Capucho. Este certamente se estivesse em campo pararia para se pentear e arranjar a bandulete, sempre na expectativa que a cãmara o estivesse a filmar.
    Chequei a ter verdadeiros ataques de fúria dentro e fora do estádio por causa desse jogador, que apesar do talento que tinha raramente se servia dele para «pegar na equipe ao colo», pelo contr´sario quando mais se dele precisava, mais ele se escondia algures fora das zonas em que se tinha de assumir a responsabilidade. Apesar disso, ainda que com dificuldade susti sempre os assobios porque desde sempre achei que iriam ser prejudiciais á equipe.
    Abraço AZULEBRANCO!

    ResponderEliminar
  16. Alguém ouviu ontem a resposta do Bosingwa ao Pedro Silva (para os que não sabem é um jogador do Sporting)?

    Podem ver aqui a citação.

    Ouvi ontem à noite em directo na TSF e posso-vos dizer que a transcrição não parece tão brutal como, efectivamente, o tom do Bosingwa foi.

    Aposto que aquele insignificante, a partir de agora, vai pensar duas vezes antes de se dirigir a alguém do melhor clube de Portugal.

    ResponderEliminar
  17. Eu ouvi na rádio a resposta, contundente, do Bosingwa. Creio que até foi exagerada: afinal, se ninguém conhece o Pedro Silva que se lesionou quando ia entrar (entrou) duro sobre o Quaresma na Supertaça, o Bosingwa foi vasculhar por onde o moço andou e foi aterrador na análise.
    É que há gente que devia estar calada e o Pedro Silva pediu-as.
    O Bosingwa disse que ele andou emprestado por três grandes clubes brasileiros, não é mentira nenhuma e na Académica pouco deu nas vistas até sair sem deixar marca.
    Quanto aos assobios, ao espectáculo e à menor afluência de público, vai muito de dois factores:
    a) há adeptos que se cansam de ganhar
    b) o custo de vida não está para futebóis, em particular no Porto e em todo o Norte em crise económica que só não existe para o desgoverno cá da terra.
    Se fosse pelo espectáculo, os 36 mil e tal do Porto-Guimarães foram menos que os 39 mil do jogo anterior em casa, já nem me lembro com quem foi. Ora, contando uns bons 3 mil vimaranenses a darem um colorido e som especiais à jogatana, tivemos a média de 33 mil do último jogo com a Naval.
    Para todos os efeitos, o Dragão é o estádio com maior % de ocupação (75%), bem superior a Luz e Alvalade, creio que O Jogo publicou os números que se consultam na Liga.
    Mas há gente a quem a chuva ainda assusta e, como o dragão de vila pouca, eu vivi muitas tardes e noites de borrasca nas Antas e nunca desisti.
    O azulbrancodizit recupera bem o "efeito" Capucho que eu, da mesma forma, entendi como ele. Digamos, amigo, que o Capucho tinha, e é verdade que tinha, muitos talentos, só não tinha o talento de os usar sempre a preceito.
    Os jogadores, por fim, dão sempre uma "relaxada" a acabam a facilitar às vezes com prejuízo de um giolo fortuito surgir a empatar, como com o Belenenses e na Amadora.
    Por exemplo, no domingo, o que me irritou mais no Quaresma foi não defender. Pura e simplesmente, nao houve uma jogada em que veio ajudar o Cech e este, tremendo como é normal, mais aflito andou sem nenhum filtro à frente.
    Acho que foi a pecha do Quaresma, porque teve remates muito perigosos e uma assistência para Lisandro a acabar a 1ª parte, de trivela. Mas porque raio o Quaresma, desta vez, não veio atrás uma única vez e amiúde desertou do seu lugar num flanco, à direita ou à esquerda, andando a pastar no meio, às vezes com o Tarik e muitas vezes sem ninguém em qualquer flanco?
    Eu critico mais este tipo de comportamentos, como os passes absurdos de Bruno Alves, do que anguns solavancos da equipa que depende um pouco de como o adversário defende para meter a velocidade própria que faz desequilibrar os jogos para o FC Porto.
    Essa "falta" colectiva aborreceu os espectadores, mas também não achei fosse o caso de merecer tantos assobios. Que só servem os adversários, por isso não assobio sem deixar de me impacientar com algumas coisas menos bonitas.

    ResponderEliminar
  18. A resposta do Bosingwa foi bem forte. Se conseguirem ouvir o áudio, tentem ouvir um "uuuii" de alguém que estaria ao lado :D

    Já falta pouco para as 200.000 visitas! Uma vez mais, muitos parabéns a todos os que se dedicam a manter este espaço (bem) vivo :)

    ResponderEliminar
  19. Zé Luis:
    É isso tudo!

    Já tenho dado comigo a pensar:

    O que é que acontecia a Quaresma «nas mãos» de José Mourinho?

    O que acontecia à equipe que repete displicências, mesmo depois do que se passou na Reboleira?

    Já se percebeu que ter talento não é tudo, quando não se têm atitude!

    É certo que não temos banco à altura, se exceptuarmos o Nuno, o Adriano e talvez o João Paulo.
    Há que admitir que sem o Anderson e o Pepe estamos mais débeis e que as contratações para esta época foram um desastre, pelo menos para esta época. Admito que o Bollati, se for bem trabalhado até pode ser interessante, mas a médio-prazo. O problema é que para o desfalque que tivemos era importante termos alternativas, a sério no imediato, o que manifestamente não temos. Dirão que sou um pessimista e um mau agoirento, mas quando tivermos que disputar as 3 provas, a partir de Março, como vai ser?

    Oxalá que esteja enganado, mas o desgaste irá ser tremendo para o pequeno lote de jogadores de qualidade que temos. Para além disso teremos de rezar para que não haja lesões ou castigos prolongados.
    Parece ser consensual que até agora, bons resultados aliados a boas exibições, têm sido uma excepção e não uma regra.
    Por último, o clube ponderou sobre a possibilidade de proibir fumar dentro de todo o Estádio. Penso que seria muito difícil e por isso recuou nas intenções, ao que parece. Concordava com a decisão, mas aceito o recuo. Mas como inovação parece ser a palavra de ordem que tal dizerem ao Quaresma para não abusar dos mergulhos, como aquele que fez, logo no ínicio do jogo de ontem? - foi ridículo, no mínimo. Estou-me borrifando, se os outros abusam ou não deste tipo de lances.Já por diversas vezes observei situações em que era francamente possível fazer golo, mas foi preferido fazer teatro. Outro aspecto a corrigir são os descabidos atrazos ao Guarda-Redes, já que invariavelmente resultam num charuto deste último para a posse do adversário.
    Em suma, sou daqueles que não se satisfaz com vitórias. Exigo espetáculo, porque o futebol está muito caro. As mentalidades têm de mudar!!!

    ResponderEliminar
  20. Será que alguém responsavel do Porto anda a ver os jogos de Helder Barbosa pela Académica?
    Nós a ter que levar com Marianos e um miudo da casa que recebe muito menos que todos os nossos suplentes juntos emprestado...
    O Porto não tem extremos nem sucessor á altura para Tarik e nem precisava de contratare ninguem,bastava ir buscar o Helder Barbosa e assim prepara-lo para ser o sucessor de Quaresma no Porto.
    O pior é ver como o Porto desperdiça recursos uma vez que há uma série de jogadores emprestados que são melhores que os suplentes que temos.
    Helder Barbosa,Bruno Gama,Pitbul,Paulo Machado,Ibson,Vieirinha todos eles são melhores que:Lino,Kaz,Mariano,Farías,Leandro Lima...
    Olhando para estes "craques" que temos no banco até o Rentería me parece ter alguma utilidade para o Porto...
    A direção que acorde e faça todos os possíveis para fazer regressar um ou 2 emprestados e assim dar mais soluções a Jesualdo permitindo que marianos e outros sejam dispensados.
    Acho que o Porto devia fazer todos os possíveis para fazer regressar já em Janeiro o Ibson e o Helder Barbosa.
    Seríam dois excelentes reforços,melhores que os 7 ou 8 que o Porto contratou para esta época e para posições que o Porto precisa de cobrir em caso de lesões ou castigos.

    ResponderEliminar
  21. Ricardo Costa, essa do voltem os emprestados não é para ser pensado dessa maneira. Os emprestados precisam de rodar. Uns mais, outros menos, o F. Couto, o J. Costa, o J. Couto, o Secretário, todos rodaram, o Hilário, o Taborda (que acabou por nem voltar sequer), muitos vão para rodar. Podem voltar se a equipa precisar deles, para uma posição específica.
    Concordo em absoluto com o Hélder Barbosa. E fico-me por aí. Já vi jogar muitos dos outros, Vieirinha, P. Machado e por aí fora e dispenso. O Hélder Barbosa, sim, parece-me bom, o Bruno Gama em Setúbal não vai mal mas precisa de jogar mais.
    O Hélder Barbosa dava jeito para a esquerda. O seu canhoto é excelente e ainda com o Braga quase fazia um golo de levantar um estádio. O miúdo tem pinta, agressividade, coragem, decisão, rapidez, execução e sabe o que fazer com a bola, também defende, está a fazer-se um jogador.
    Uns fazem-se jogadores depressa, outros não chegam a acabar o curso.
    Eu não quero mais o Ivanildo, de quem achei que teve oportunidades a mais de Adriaanse e a mim sempre me desiludiu. Foi para rodar e não se impôs em lado algum.
    Há uma avaliação contínua, no FC Porto, que não perde de vista todos esses jogadores. Hélder Barbosa está seguramente bem visto e por mim voltaria já para o lugar de Tarik. Mas creio ser o único caso de flagrante aproveitamento.
    O que não sabemos é como suportaria jogar no FC Porto. Isso, cá na casa, felizmente faz-se com critério, não ao desbarato.
    Por isso o FC Porto é forte. Tem critério. Vamos com calma.
    Sinceramente, fiquei cheio do Ibson como fiquei cheio do Diego. Não acho que façam falta e os dois títulos sem eles provam-no bem.
    Do Diego bastou aquele jogo com o Rio Ave que exasperou Adriaanse e até alguns adeptos. Não mais calçou.
    O Ibson foi só o responsável pelo golo do Atlético há um ano. Irresponsável tal qual o Postiga na Choupana.
    Não percebo é o que os adeptos ainda vêem neles, depois de comprovada a sua incapacidade e o facto de o FC Porto passar bem sem ambos.
    E se não queremos escola de samba...

    ResponderEliminar
  22. O Diego foi hoje eleito o melhor jogador da liga alemã...
    Será razoavel achar que o melhor jogador da forte liga alemã não tem lugar no Porto?
    O Porto não teve a paciência necessária com o Diego e ele até nem desiludiu tanto como outros jogadores que por cá andaram durante vários anos...
    O Diego era um craque em potência e via-se que podia arrebentar a qualquer momento.
    A sua venda foi dos piores negócios do Porto dos últimos anos,uma vez que o vendemos praticamente pelo preço que comprarmos e ele hoje tem um valor de mercado que chega a uns 30 milhoes de euros ou mais.
    O Real Madrid anda seriamente interessado em contrata-lo e é uma delicia ver os seus jogos no Werder Bremen.
    .
    O Ibson entrou muito bem na equipa no ano em que chegou,perdeu protagonismo com a chegada de Lucho e depois com Jesualdo esteve francamente mal.
    Mas não o podemos queimar pelo jogo com o atletico para sempre.nesse mesmo jogo o Quaresma falhou um penalti no final.devíamos queima-lo também?
    .
    O Ibson de facto estava a render pouco e eu sería favorável ao seu empréstimo...sería se o Porto tivesse contratado alguém melhor que ele para ser opção coisa que o Porto não fez.
    Ibson no Brasil recuperou a boa forma e foi até considerado um dos melhores jogadores do campeonato sendo o grande responsavel pela excelente recta final do Flamengo que se conseguiu qualificar para a libertadores apos ter andado pelos lugares de descida antes de Ibson chegar.
    .
    Isso do Porto passar bem sem eles é relativo,isso não quer dizer que eles sejam maus.
    O Porto passa bem sem o Cristiano Ronaldo?passa,fomos campeões sem ele.Mas ele não tería lugar no Porto?claro que tería...
    É isto que temos que analisar.
    .
    Sobre os emprestados eu não disse que queria que todos regressassem,disse que para já quería o regresso do Ibson e do Helder Barbosa.
    O que acho é que para contratar os 8 jogadores que o Porto contratou para esta época mais valia ter deixado ficar esses emprestados de que falei uma vez que eles não são seguramente piores do que os 8 que chegaram com a vantagem de terem um salário inferior e muitos serem jogadores jovens da casa.
    Ibson,Helder Barbosa,Paulo Machado,Vieirinha,Bruno Gama,Pitbul podem não ser todos melhores mas certamente nenhum deles é pior que:Lino,Bolati,Kaz,Mariano,Leandro Lima e Farías.
    .Alias olhando para o nosso banco chego até a pensar que o Renteria não era assim tão mau(e ele era péssimo)
    Para voltar já prefería sem duvida o Ibson uma vez que o Porto não tem opções para substituir Lucho e Helder Barbosa que sería opção para substituir quer Tarik quer Quaresma.

    ResponderEliminar
  23. Gostaria de vos convidar para um forum nortenho que esta a começar http://portucale.freeforums.org/
    O forum é so sobre o norte de Portugal portanto esta de acordo com o tema do blog e espero contar convosco.
    Esperamos que na secçao de desporto possamos ter um bom convivio com varios adeptos de varios clubes do norte, so do norte
    conto convosco

    ResponderEliminar
  24. O RicardoCosta tem alguma razão... a alguns tudo se desculpa, a outros nada se permite. Ele fala de Diego e Ibson, eu falo dum caso que para mim ainda é pior: Luís Fabiano.
    Esteve cá um ano, naquele ano de nojo e com a mãe sequestrada, veredicto dos inteligentes: embora! Não presta. Vê-se.

    ResponderEliminar
  25. O RicardoCosta tem alguma razão... a alguns tudo se desculpa, a outros nada se permite. Ele fala de Diego e Ibson, eu falo dum caso que para mim ainda é pior: Luís Fabiano.
    Esteve cá um ano, naquele ano de nojo e com a mãe sequestrada, veredicto dos inteligentes: embora! Não presta. Vê-se.

    ResponderEliminar
  26. Eu tambem "voto", no regresso do H. Barbosa, para o lugar do Tarik, mas não me parece que o Jesualdo pense assim, nem sei se haverá alguma clausula, que permita regressar antes do final da época.
    O Helder Barbosa, tem muita classe, tecnica, velocidade..é um extremo de muitissima qualidade,
    Será que se não tivesse lesionado na época passada, estaria na equipa principal !? não me parece,a desculpa é sempre a mesma: "precisa de rodar" -nao percebo o criterio- o que faz o Leandro Lima na equipa? nao precisa de rodar, será porque é estrangeiro rotulado de crake?
    Dos emprestados, H. Barbosa e Bruno Gama, os 2 Nuno Coelho, são os que me parecem ter futuro na equipa daqui a algum tempo, outros como Paulo Machado, J. Pedro, Vieirinha, Candeias, Zekinha.. ainda lhes falta alguma coisa, mas como ainda estão a aprender e a evoluir, só o tempo o dirá.

    ResponderEliminar