22 janeiro 2008

Deixem jogar o Quaresma! Reforços e danças de varão em plena televisão...

Aqueles que acompanham a minha opinião sobre os temas ligados ao nosso FC Porto, sabem de antemão que eu não associo os assobios fáceis que têm sido ouvidos no Dragão a algo que esteja ligado à inteligência ou ao bom senso. Não podia e simplesmente porque os assobios que têm sido efectuados nos últimos anos em nada tem ajudado o clube. Foi sempre assim. Será sempre assim...Terá mesmo de ser assim?

Um jogador tem que se sentir acarinhado para que possa explanar as suas características da melhor forma possível. Não vejo motivos para assobiar Quaresma como também não vejo motivos em assobiar Mariano, Stepanov, Lino, Cech e outros. É errado e temos os casos recentes do Pepe ou do B. Alves. Os assobiadores são os mesmos que decorridas poucas jornadas já pediam a cabeça de Jesualdo Ferreira numa bandeja. São os mesmos que queriam que Adrianse fosse embora, e também são os mesmos que depois de conquistadas duas provas europeias de um fôlego só, exigiram de barriga cheia a conquista de mais uma Champions logo de seguida. Foram os mesmos que não deram tempo a Fernandez e outras vítimas dessa época maldita, ainda que tenhamos vencido a Intercontinental. Pouco, diriam eles… Perdemos nessa época em casa mais pontos do que duas mãos cheias de épocas. Vá lá saber-se porquê...

Não quero com isto transmitir a ideia que os adeptos não podem criticar ou ter o direito à insatisfação, mas tão só quero dizer que genericamente, aqueles que assobiam, não fazem a mínima ideia do porquê de o fazerem assim como também não fazem ideia do motivo de aplaudirem. Na caixa de comentários do post relativo ao jogo da Taça de Portugal, li várias criticas que não me são indiferentes, eu também sei ver as diabruras do Harry Potter, no entanto mantenho a mesma opinião. Quaresma não deve ser assobiado porque isso é fazer com que o 7 tenha de pensar duas vezes antes de iniciar uma jogada. Quaresma não é jogador para isso. Não está na sua natureza. Quaresma é como um animal selvagem, amarra-lo a questões excessivamente tácticas é arruinar o seu jogo e com isso prejudicar o jogo colectivo da equipa. Todas as grandes equipas precisam de um Quaresma. Todos os adeptos precisam de um Quaresma. Quaresma tem de ser livre. Para mim só isso é que faz sentido. Aplaudi-lo quando ele merece ou simplesmente ignorar as suas travessuras. A ausência de aplausos já é suficientemente castigadora para a sua personalidade. É a minha opinião. Uma opinião de quem não vai à bola para fotografar, comer pipocas ou pior, assobiar a própria equipa.

Mas é interessante constatar que muitos dos que assobiam Quaresma por tentar adornar aqui e ali uma jogada ofensiva, sejam os mesmos que ainda "ontem" criticavam o Professor Jesualdo por não dotar a equipa de uma boa dose de espectáculo. Até nisso os assobios têm saído furados. Estes adeptos não dão conta do ridículo? Criticar livremente SIM. Criticar por ignorancia NÃO.

Desde o inicio da época que o Quaresma tem sido apupado por um determinado grupo de adeptos, e não me parece que seja escândalo algum o rapaz ter perdido a paciência. Aliás, é preciso ter uma pachorra dos diabos para aturar esse tipo de “massa assobiativa” que aflige de forma cancerígena as bancadas do Dragão. Como já alguém referiu num comentário recente, é uma pasmaceira ver jogos no Dragão e a culpa é dos adeptos que preferem usar as mãos para comer pipocas ou tirar fotos do seu telemóvel topo de gama, do que para aplaudir durante os 90 minutos. Pedem aos jogadores para correrem o jogo todo, mas nem 5 minutos gastam para aplaudir e apoiar nos cânticos. Seria o mínimo...

Deixem jogar o Quaresma!

Tivéssemos nós a trabalhar no nosso local de trabalho com um grupo de assobiadores ao lado e eu gostaria de saber quais de vós aguentaria muito tempo. Quaresma aguentou 6 meses. Tempo suficiente não?

Quaresma tem sido de uma fidelidade exemplar ao clube. Só por isso não merece incompreensão ou impaciência. Ele “mais do que todos nós" quererá que as coisas lhe saiam bem no campo. Portanto, deixem-se disso, a bem do FC Porto. Sobre o pedido de desculpas que já vi exigido em vários locais da blogosfera apenas tenho a afirmar que o que eu quero é que o nosso ciganito marque o golo da vitória do próximo jogo contra o Sporting. E que seja de trivela.

Reforços? Porquê?
O Portistas de Bancada leva a cabo uma nova sondagem onde procura saber se os adeptos consideram que o FC Porto necessita de algum reforço, e se sim, para que posição do terreno. Eu fui daqueles que votaram NÃO, ainda que para isso tenha ajudado o facto de ter votado depois de saber que o Hélder Barbosa iria regressar de imediato. De todos os emprestados é o único que eu aprecio sem reservas. Ver Barbosa com a bola nos pés é garantia mais do que suficiente de qualidade. Os seus dribles e a sua clarividência atacante fazem-me imaginar um tridente ofensivo para 4-3-3, como há muito o FC Porto não tinha - Barbosa-Lisandro-Quaresma. Esperemos que Hélder Barbosa não seja mais uma vítima da massa “assobiativa”. Assim que falhar um par de dribles já estou a imaginar... É pena que assim seja. Terei que me habituar…ou não.

Alguns exigem que se reforce a melhor defesa da Europa. Outros, o meio campo ou a linha avançada. Serão os mesmos que queriam Farías dispensado, que acham Bolatti, Kaz ou Mariano uns cepos com dois pés? Eu não tenho memória curta. Os assobiadores de ontem são os que hoje dispensam Adriano e querem o argentino a titular no próximo Sábado. São os adeptos bipolares. Sempre é melhor do que serem intitulados de pipoqueiros...

Que se dane! Estes adeptos são tão nefastos para o FC Porto que eu não lhes perdoo. Para mim continuarão a ser os pipoqueiros.

Contudo, Farías parece provar que tem uma palavra a dizer e os outros não aparentam sinais de querer desistir de ganhar um lugar nos Bi-Campeões Nacionais. Não é fácil entrar no 11, mas eu acredito que ainda não assistimos ao verdadeiro futebol destes reforços do início da época. Teremos de ter paciência porque o tempo tem dado razão ao Jesualdo, aliás, como em quase tudo desde que o Professor entrou no FC Porto. Este prova todos os dias aquilo que eu defendo há muito – é o melhor treinador português em actividade. (ponto final)

Exclusivo “Portistas de Bancada” num parágrafo cheio de aspas
Carolina Salgado tem sido ajudada pela imprensa do regime. Já sabíamos disso. O que não sabíamos - pelo menos eu desconhecia - era que esta profissional de dois dedos de conversa
com uma dose de Whisky a 50 euros, arranjasse trabalho "a sério". Na ultima sessão de tribunal, esta "senhora da noite" revelou ser afinal colaboradora do Correio da Manhã, jornal onde a sua madrinha desempenha funções de directora. Pudera! Tudo o que de mau tem sido escrito na imprensa, começa nesse pseudo jornal e percebe-se porquê. Os ratos ou as ratas como entenderem, estão todas lá. Só falta entrar para o pasquim o Humberto ou o Cartaxana. Deve faltar pouco, o cheiro a podre já ninguém lhes tira.

Contudo, a Carolina Salgado parece não faltar financiamento para a manutenção da sua novela. Depois do livro, do filme, do pagamento para marcar presença em festas de gente que nada faz da vida e que têm como ponto comum o facto de conhecerem a Maya (estranha coincidência), um trabalhinho de faz de conta no Correio da Manhã ou a "eventual" recepção de peças roubadas da casa do Presidente Pinto da Costa, soube agora que também nós todos como contribuintes ao Estado Português, vamos subsidiar a vida boémia da actual meretriz da 2ª Circular. Preparem-se meus caros e agarrem-se às cadeiras. Carolina Salgado, para gáudio dos 6 milhões de benfiquistas, vai participar na próxima edição do programa "Dança Comigo". Não me perguntem como é que eu soube. Apenas sei. E como eu não assinei nenhum contrato de confidencialidade, garanto-vos que isto vai mesmo acontecer. Assim como também vos garanto que a Carolina não vai lá para ser eliminada prematuramente. Faz tudo parte da negociata. E nós, portistas, mesmo que não votemos naquela chachada, já estamos a pagar. Afinal, a RTP não é a televisão de todos os portugueses?

A minha dúvida é apenas uma e tem a ver com a forma como Catarina Furtado irá apresentar a dançarina de Gaia. Será como escritora, colaboradora da Leonor Pinhão, vendedora de peças de arte roubadas, dançarina de clubes nocturnos, repositora de produtos em hipermercados, acompanhante, massagista... Juro que não sei. Eu nem sei que Carolina vai ao “Dança Comigo” paga a peso de ouro pela estação pública e AINDA - como diria o Carlos Cruz - com a garantia de vencer o concurso...

Tudo para gáudio dos 6 milhões de portugueses que não vão largar o telefone. Já estou a imaginar o Barbas a votar pelos amigos todos.

Tirem-me deste país! E se puderem tirem o nosso FC Porto também!

38 comentários:

  1. Sim senhor, visito este blog regularmente, como portista que sou, e não me lembro de ver o sr. Miguel Teixeira escrever (perdoem-me a falha, se é novo, seja benvindo!).

    Parabéns pelo texto, identifico-me com quase todas as linhas, excepto uma:

    "Este prova todos os dias aquilo que eu defendo há muito – é o melhor treinador português em actividade. (ponto final)"

    Mas lá está, para quê discutir o sexo dos anjos, não é?

    Força e parabéns, mais uma vez, pelo excelente blog.

    ResponderEliminar
  2. Os adeptos de bancada tanto assobiam uma perda de bola por egoísmo puro, esquecer-se que faz parte de um colectivo, como aplaudem um esforço numa tentativa de recuperação de bola, algo que tem rareado ultimamente no Quaresma.

    Depois ouve-se na bancada dizer que o defesa esquerdo x ou y está mal!

    Pudera o menino bonito esquece-se que também ele faz parte da equipa na altura de defender, para ajudar a recuperar a bola.

    Se até o nosso ponta de lança recupera, se esforça, por ajudar a defender, porque não pode ele fazer o mesmo!

    O Quaresma que ponha os olhos no Deco, a ver se aprende a esforçar-se durante todo o jogo. Porque um jogo tem 90 minutos, em que se ganha apenas no fim.

    Força PORTO

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Miguel.
    Foi dos melhores posts que já li...
    Tiraste-me as palavras da boca em relação ao Quaresma.Tudo dito.
    Quem assobia o Quaresma não sabe nada de futebol e nem merece ser adepto de uma equipa como o Porto.
    Assobiar sim,mas com critério.
    Não gostam assobiem no final do jogo.
    É muito fácil ser portista nos bons momentos,mas é nas dificuldades aqueles que podemos contar...
    O Quaresma é um espírito livre,um mustang e condiciona-lo com assobios é um péssimo serviço á equipa e a todos os amantes do futebol.
    E eu aceito perfeitamente o desabafo de um jogador farto de andar a resolver jogos e mesmo assim ser assobiado na sua própria casa.
    Uns ingratos é o que é.
    Eu quería ver se no trabalho essas pessoas q assobiam conseguiam aguentar alguém sempre a assobia-los todos os dias quando eles eram os melhores profissionais da empresa...
    Um jogador tem que se sentir acarinhado no clube principalmente quando sente que já fez muito para o merecer...
    Ridiculo é aplaudir o Farías e no mesmo jogo assobiar o Quaresma...
    Para Alvalade sai mais uma trivela e mais uns adeptos teríam que engolir em seco...
    Digo mais o Quaresma tem futebol a mais para estes adeptos,o futebol dele merece alguém que o saiba apreciar e não gente que acha que futebol são equipas em que apenas se corre e pressiona e o maior risco quense corre é passar a bola para o lado e para trás...
    E dá vontade de rir aqueles que tanto pedem o espectaculo a Jesualdo assobiem depois o nosso maior artista...
    Espero que o Quaresma no final do ano saia para um campeonato do tamanho do seu valor e que encontre o ~respeito e admiração que merecem os gênios do futebol...
    Infelizmente muitos adeptos do nosso clube não reconhecem os gênios quanbdo lhes estão mesmo á frente da vista...Uma pena,perdem aquilo que é a magia do futebol...
    O que me faz ir ao estádio não é uma recuperação de bola ou um corte,são aquelas trivelas monumentais e aqueles gestos técnios sublimes...
    Mil vezes Quaresma a Farías,Adrianos etc...
    Mas parece que o Portista normal pelo que tenho lido gosta é de jogadores muito esforçados como Adriano mas que depois não sabem o que fazer com a bola e não encantam ninguém com o seu futebol...
    Falta cultura futebolística a muitos adeptos do Porto.

    ResponderEliminar
  4. Relativamente ao Quaresma ,estou como o outro, é que nem quero mais falar desse assunto. A minha opinião sobre isso já é por demais conhecida e para mim o assunto terminou. Como disse o Teixeira, domingo ele resolverá com uma trivela. Mas não é para calar adeptos, mas sim para honrar o clube que lhe paga.Não mudarei de opinião e, como disse o Manuel Alegre, a mim ninguém me cala.

    Sobre os reforços, já disse aqui que estou a gostar muito da maneira como o mercado de Inverno está a ser gerido, para mim acho que não se deverá fazer mais contratações, o plantel chega, todos conhecemos da dificuldade de vir agora um jogador. Apenas só se for um negócio fora de série, e talvez para o meio campo.

    Sobre o jogo, embora goste do Adriano, penso que o Farías deveria jogar, e o Adriano no banco, vejo uma falta de motivação dele, é o golo que não está a aparecer, é normal todos termos uma má fase, Adriano está a passar por ela, mas acredito que ele irá ultrapassar com a garra que lhe é conhecida. Farías tem estado bem, vamos tentar aproveitar o bom momento dele, a confiança está em alta, esperemos que dê frutos.

    Em tom de brincadeira, digo ao Teixeira que espero não seja considerado pipoqueiro, é que as melhores pipocas que comi foi no Furadouro, perto de Ovar. :) e além disso penso que o Adriano é útil ao clube.

    Sobre a dança do varão, neste país já acredito em tudo e acredito na palavra do Teixeira,é uma vergonha estes interesses todos instalados na comunicação social. O Luís Filipe Meneses quer escolher os comentadores políticos, outros querem que a Criolina apareça em tudo o quanto é sitio.

    Mas enquanto eles vão brincando, quem lhe dá música é o FCP que vai ganhando os jogos, mais nada.Eles que dancem ao som das nossas vitórias.Eu acho que ela é que está bem, está a dar-lhes um gozo, deve estar-se a divertir com a figurinha que eles fazem.

    ResponderEliminar
  5. Era urgente deixarmos de falar neste tema do Quaresma. Não temos nada a ganhar com o prolongamento desta novela.O público errou e o jogador tb. Ponto final. Agora é ganhar em Lisboa e mai'nada!

    Qt à Cornelina já nada me espanta neste Portugal dos 6 milhões.

    ResponderEliminar
  6. Miguel,

    Há muito tempo que não me deliciava tanto a ler um texto sobre o FC Porto. Simplesmente fantástico, com o raciocínio transparente, utilizando argumentação ponderada e assertiva. Parabéns, não só pela defesa de Quaresma e do seu livre génio, mas fundamentalmente pelo extirpar desa massa assobiativa k tem k ser erradicada do Dragão...

    Quanto ao resto, julgo k já nada me surpreende, pois sabíamos estar em vigor a "mãe de todos os ataques" ao FCP. Seja através de um livro, de uma livre adaptação cinematográfica, ou em repulsivas crónicas jornalisticas, tudo tem sido tentado, num crescendo obsceno, para denegrir e vilipendiar o nome do Porto. Por isso, é apenas com um mero encolher de ombros e muita resignação k assisto à triste notícia da nova participante do Dança Comigo. Um País assim, tão mesquinho, tão invejoso, capaz de utilizar os métodos mais repulsivos, não nos merece. Já o disse várias vezes e continuarei a manifestar essa opinião.

    Triste País este, k vive amargurado pelo resplendor do verdadeiro embaixador desportivo nacional: quer queiram ou não, é o azul e branco k, por esse Mundo fora, eleva o nome de Portugal.

    ps: ficava a sugestão para uma nova sondagem. Depois da Carolina no Dança Comigo, o k mais poderá aconecer? A Morgadinha na Operação Triunfo? A Leonor Pinhão candidata o Prémio Literário Fernando Pessoa? O Cartaxana a receber a mais alta condecoração do estado? Ou todas juntas? Já nada me espanta em Portugal...

    ResponderEliminar
  7. Teixeira eu concordo com o "Deixem o Quaresma jogar", aliás estamos todos de acordo com o valor que ele tem, embora reafirme que nos últimos jogos tem estado bem abaixo do que esperamos dele. Mas tb lanço outra frase "Não deixem o Quaresma falar", porque se é para andar sempre a dizer que "no fim da época já não vão ter como me assobiar" ou "não nego que sempre tive a ambição de ir para o estrangeiro", para ameaçar todos os adeptos, assobiantes e os outros, então mais vale estar calado, ainda por cima no tom de desprezo com que o fez, mostrando tiques de vedeta que nem ficam bem ao Quaresma, nem ao Kaka, nem ao Ronaldo. Que faça aquilo para que é pago pelo clube, que é jogar. Deixem-no jogar, calem-se os assobios e cale-se o Quaresma. Que mostre em campo que não merece ser maltratado principalmente pelos seus adeptos e que o faça já no próximo jogo de trivela ou de outra forma qq. E como eu acredito que tudo isto ainda o serviu para espicaçar mais para o jogo de Alvalade. Há males que vêm por bem e até já tenho alguma pena dos defesas do Sporting :-).

    Qt a reforço, tb fui dos que votei não, principalmente depois da chegada do Helder Barbosa. A existirem reforços, só um grande reforço e talvez para o meio campo, e apenas porque não sei até que ponto este bom meio campo do FCPorto vai aguentar tantos jogos seguidos em cima das pernas. Para vir mais um jogador de qualidade questionável, mais vale ficarem as coisas como estão.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. mst na bola

    A culpa do fiscal de linha

    O meu correligionário e amigo Rui Moreira já aqui escreveu sobre este assunto, na sua coluna de sexta-feira passada: parece que uns benfiquistas perseverantes e esclarecidos descobriram a causa profunda do desaire caseiro do SLB contra o Leixões, na última jornada do campeonato. E essa causa foi o facto de o juiz-de-linha do jogo, que anulou um golo ao Benfica, ser sócio do FC Porto.
    Ao certo, ninguém sabe se tal facto é verdade ou não, mas há razões para desconfiar da acusação. Não só porque dificilmente vejo como é que essa gente terá acesso à lista de sócios de um clube, como, sobretudo, porque, nos tempos que correm, só um árbitro sem interesse nenhum na carreira é que se atrevia a ser sócio ou simpatizante declarado do FC Porto. Ser árbitro e ser conotado com os portistas, hoje em dia, é meio caminho andado para o extermínio público às mãos de diligentes «jornalistas» ao serviço do Benfica.
    Mas, adiante. Verdade ou não, o que interessa reter é que a citada acusação não se limita a dizer que o juiz-de-linha que efectivamente anulou um golo ao Benfica sem razão alguma, porque não havia off-side, só o fez para deliberadamente prejudicar o Benfica e beneficiar o «seu» FC Porto. Ou seja, a acusação é completa: dolo, má-fé, batota deliberada.
    O meu primeiro comentário é este: se assim foi, não havia necessidade. Com nove pontos de avanço, o FC Porto já se podia passear no campeonato; com onze, passeia-se apenas um pouco mais. E, para o caso de ninguém ter ainda reparado, aquela equipa do Benfica que vamos vendo jogar, semana após semana, não tem qualquer possibilidade, qualquer veleidade, qualquer capacidade, para morder os calcanhares ao FC Porto. Nem é preciso ir recuperar a memória da imagem de total impotência que deu no jogo entre ambos na Luz, para o provar. Basta reter as prestações mais recentes daquele triste grupo de jogadores, como a deste sábado contra o Feirense. Como aqui escrevi na semana passada, o golo contra o Leixões foi, de facto, mal anulado, mas uma equipe capaz (sobretudo num jogo que tem obrigação de ser acessível) tem de jogar o suficiente para se colocar ao abrigo de um erro de arbitragem. No dia seguinte, contra o Braga, também o FC Porto teve uma jogada de golo iminente mal anulado por inexistente deslocação: mas isso não impediu a cavalgada subsequente dos portistas até ao 4-0. Ao invés, o que se viu no Benfica-Leixões foi que os encarnados ainda podem agradecer à sorte não terem saído da Luz com uma derrota.
    Tal como escreveu o Rui Moreira (e eu próprio, já várias vezes), esta tentação irresistível que os principais adversários internos dos portistas têm de justificarem todos os desaires com pretensas culpas dos árbitros, dá-nos a nós, portistas, um sentimento de profundo alívio: é que, enquanto assim pensarem, enquanto quiserem acreditar que a culpa dos erros próprios é sempre alheia, jamais descobrirão as causas do malogro em que vivem instalados e reencontrarão o caminho dos êxitos. Pois que se conservem assim, nessa doce desresponsabilização!
    Não obstante, a jogada do golo anulado ao Benfica deve dar que pensar, porque, infelizmente, é uma jogada muito habitual entre nós. Raro, raríssimo, é o jogo em que não se vê um ou dois foras-de-jogo mal sacados. E como o mais comum é os foras-de-jogo envolverem uma jogada em que um atacante vai ficar isolado, o que daqui decorre é que algumas das melhores hipóteses de golo morrem na bandeirinha do liner. Eu sei que isto sucede em todo o lado, que é mesmo uma das contingências inevitáveis do futebol – pelo menos enquanto não se inventarem máquinas que substituam o olhar humano. Mas repito que me parece que em Portugal a frequência dos erros é bem maior. Entre nós, os juízes-de-linha jogam sistematicamente à defesa, e a defesa, nesta caso, resulta em prejuízo do ataque, ao contrário da regra de conduta da FIFA de que, na dúvida, deve-se beneficiar quem ataca.

    Mas há jogadas e jogadas. A do golo anulado a Nuno Gomes é do tipo das que são mais difíceis de avaliar, porque há um movimento simultâneo e contrário entre o avançado que corre para a baliza e os defesas que correm no sentido oposto, exactamente para o colocarem em fora-de-jogo. Ora, acontece que o auxiliar tem de observar, no espaço de um ou dois segundos, dois tempos sucessivos da jogada: o tempo em que a bola é passada e o tempo em que o jogador a quem ela é destinada se desmarca. Tem de olhar primeiro para um lado e depois para mais à frente e, nesse curtíssimo intervalo de tempo, os defesas avançam, de modo que, quando o olhar do auxiliar chega ao avançado, este está em off-side nesse momento, mas não estava antes. É forçoso concordar que é uma jogada de muito difícil avaliação. Mesmo nós, sentados calmamente em casa em frente à televisão, necessitamos por vezes de várias repetições e em slow-motion para chegar a uma conclusão. E isto para já não falar dos comentadores em directo dos jogos, que se enganam com muito mais frequência do que os árbitros e com a vantagem de o fazerem sem consequências algumas.

    Todavia, a consciência de que este tipo de jogadas, por ser frequente, rápidas e de difícil avaliação, levam muitas vezes a erros de arbitragem, talvez justificasse que se teorizasse sobre o seu julgamento noutros moldes. Ou seja, que se estabelecesse a regra de que, quando o juiz-de-linha tem a consciência de que o off-side é arrancado «à faca», deve abster-se de o assinalar. Só que isso envolveria um compromisso de todos, a começar pela crítica: o de que, quando surgisse o erro inverso (isto é, um off-side não assinalado que resultasse em golo), não caíssem todos em cima do auxiliar, pelas razões opostas. Se bem conheço os hábitos locais, esta seria uma missão impossível.

    2Lá temos mais um caso de jogador mal inscrito – o «caso Meyong». Mais uma situação lamentável em que a verdade dos resultados obtidos no campo é desvirtuada na secretaria. É uma sina.

    Obviamente, eu defendo que seja penalizada desportivamente a inscrição irregular de jogadores, sob pena de os que cumprem as regras e os que fazem batota ou simplesmente não se preocupam com o assunto não serem tratados da mesma maneira. Mas este caso Meyong tem a particularidade de envolver vários responsáveis e a todos os níveis do processo, embora, no final, só o Belenenses vá sofrer as consequências.

    Em primeiro lugar, o próprio clube espanhol que emprestou o jogador ao Belenenses – o Albacete – – tem responsabilidade moral em não ter avisado os portugueses de que o jogador já tinha jogado por duas equipas diferentes esta época e, consequentemente, não poderia jogar por uma terceira. Fica a suspeita de que não o fez porque se queria ver livre do jogador e encaixar algum dinheiro com o empréstimo.

    Depois, como é óbvio, há responsabilidade do próprio jogador e do seu agente, que tinham obrigação de conhecer as regras e ficaram calados: ou por ignorância ou por má-fé.

    A seguir, há responsabilidade do Belenenses que, pela mão do seu presidente, do seu director desportivo ou de ambos, deu mostras de grande amadorismo e impreparação.

    Depois, e ao contrário do lavar de mãos displicente de Gilberto Madail, também há responsabilidade da Federação. Dizer que aceitar a inscrição de um jogador não é o mesmo que autorizá-lo a competir, é uma falácia sem grande imaginação. Para que julgaria a Federação que o Belenenses queria inscrever o Meyong – para jogar andebol ou para trabalhar na secretaria?

    E, enfim, sobra uma culpa, confessada espontaneamente pelo próprio e que não deveria passar sem consequências: a do presidente da Naval, que veio dizer que já sabia antes do jogo que o Meyong não podia jogar, mas calou-se muito bem caladinho. E, como o resultado foi desfavorável, só a seguir ao jogo é que levantou o problema. Por aqui se avalia o nível ético e de desportivismo com que o senhor está no futebol.

    ResponderEliminar
  9. Sobre o Quaresma acho que é altura de colocar uma pedra no assunto.
    "Dranquilidade" para domingo e ir ganhar aos lagartos.
    Quanto a reforços, este ano fizemos uma política inteligente e fez-se o que havia de ser ... ir buscar a prata da casa de qualidade e não um qualquer melão sul americano a granel.
    Quanto a criolina, triste país este em que vivemos. Até quando???

    ResponderEliminar
  10. Sertanense-F.C.Porto
    Benfica-P.Ferreira
    Setubal-Guimarães
    G.Vicente-Leixões
    A.Valdevez-Moreirense
    Naval-R.Ave
    Sporting-Maritimo
    Isento E.Amadora

    ResponderEliminar
  11. Grande jogada da Sad do F.C.Porto ao adquirir os 9% do passe de R.Quaresma que estavam na posse de um fundo. Morreu a polémica.É um sinal claro para todos: jogador, adeptos e anti-portistas que pensavam tirar dividendos da situação.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Espero que os editores deste blog não levem a mal o que escreverei a seguir:

    -Apesar da demência do autor, o copy-paste efectuado por mim, do jornal correio do manha, acabou por ter os efeitos desejados.
    Tudo, graças ao melhor blog da causa portista. O nosso blog!

    Depois de Rui Moreira, hoje é Sousa Tavares que escreve, de uma maneira muitíssimo suave, sobre o "histórico" texto de Rui ratazana.

    Os bilhetes para Genselkircehn já estão à venda!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  13. Quem é este Ricardo Costa?

    O defesa-central dispensado para o Hannover ou o director de informação da SIC?

    "Falta cultura futebolística a muitos adeptos do Porto."

    Somos adeptos do FC PORTO e não do FC Quaresma!

    O senhor Ricardo Costa, quase de certeza que não frequenta o Estádio do Dragão, porque se o frequentasse não escreveria tamanha alarvidade!

    Felizmente, com orgulho escrevo:
    Para nós, adeptos do Porto não nos chega ganhar...

    ResponderEliminar
  14. Quando me lembro de jogadores como Drulovic, Alenitchev, Deco, Kostadinov ou Derlei (esse sim, o verdadeiro injustiçado!), faz-me confusão em ver como o Porto mudou tanto em tão pouco tempo...
    A perspicácia sem rival que nos fez ir buscar jogadores como estes, cheios de classe e inteligência da cabeça aos pés - atributos sempre presentes quando faziam o passe certo na altura certa, mas fundamentalmente quando nunca se permitiam deixar de correr atrás de uma bola perdida - transformou-se em cegueira condescendente ou em manipuladora má-fé.
    O Porto mudou os genes. Até é um incómodo ver jogadores como Lisandro, jogadores que realmente resolvem jogos, não só por aquilo que jogam mas por aquilo que fazem a equipa jogar. Agora, o que queremos são "vedetas" mimadas, egoístas e desesperantemente inconsequentes.
    Quaresma é tudo aquilo que o jogador "à Porto" nunca foi: completamente desligado do sentido colectivo do jogo e imerso numa espécie de "transe" com as suas fintinhas que nunca o levarão para fora daqui.
    Quando vejo estas reacções censórias contra o público mais lúcido a ver futebol que eu alguma vez conheci...quando vejo toda a "preparação" que está a ser feita por um jornal para recebermos o "menino" como um rei...até estremeço.
    Penso neste 4-3-3 horrível, subordinado aos caprichos do "menino" e das suas "travessuras", em que o jogo é construído sem sentido. E penso no 4-4-2 em que o Porto poderia e deveria jogar sempre, para aproveitar os seus verdadeiros artistas: Lucho, Lisandro ou Assunção nunca serão ornamentos a decorar a mesa do "menino". Transformados em actores secundários, eles são a lembrança de um Porto que sempre existiu.
    Ando a ter pesadelos: no último que tive, a minha equipa valorizava jogadores com mau carácter...e esquecia-se de si própria.
    Ah...e prefiro meio Drulovic a 10.000 trivelas inconsequentes!

    ResponderEliminar
  15. Apenas as palavras do Quaresma foram infelizes...Se calhar tinha razão quanto aos assobios...

    ResponderEliminar
  16. Muitos parabéns, Miguel. Concordo com tudo e sei que desde a véspera estávamos em sintonia na caixa de comentários.

    É que está tudo tão certo, bem descrito e terrivelmente objectivo que não há ponta por onde se lhe pegue neste caso: Quaresma não merecia isto.

    Nem merecia que este debate se eternizasse. Se fosse um jogador mediano, vá lá, seria discutido e porventura perderia a "razão".

    Mas as sondagens nos jornais indicam que 3/4 dos adeptos defendem Quaresma.

    O que me leva a confirmar que quem assobia é só 1/4 do público. Tem legimitidade para o fazer e nem interessa se percebe ou não de futebol. São, porventura, os que querem ganhar, sem importar como.

    E tal como ontem deixei o desafio de me dizerem se conheceram algum jogador do FC Porto, tão craque como Quaresma, que tenha sido assobiado como o nº 7 que, enquanto tal, é património do FC Porto (e não do Sporting que só sabe falar da formação, como se um jogador saído dos juniores fosse um jogador feito sem mais nada a aprender), hoje deixo outro desafio:

    É impressão minha, pelo que já assisti no Dragão (e vejo a grande maioria dos jogos), ou o coro de assobios parte sempre, ou tem ali a sua maior fatia de contestatários, da zona da bancada poente no canto sudoeste e imediações?
    Alguém tem notado de onde vem a maior parte dos assobios?
    Por exemplo, do topo sul com os SuperDragões só saem cânticos de incentivo. Da zona da bancada central da bancada nascente onde normalmente fico nunca ouvi um assobio. Do topo norte também é raro, embora já tenha detectado ali um pequenino foco de contestatários.
    Dêm outra perspectiva, se puderem.

    p.s. - quanto à criolina, se for assim está bem para a merda de televisão que temos. Eu, como Groucho Marx, sinto-me bem assim, não sou audiência para televisão e, nestas condições, prefiro ler um livro. De resto, o cabo dá-nos tantas alternativas que raramente vejo os canais nacionais.

    ResponderEliminar
  17. Zé Luís, relativamente aos assobios isso é verdade, partem sempre desse lado e geralmente dos lugares de baixo. Eu estou no topo sul, mesmo ao lado dos Super Dragões e os assobios partem sempre de lá. Curiosamente, é do mesmo lado que partem os maiores aplausos quando o Quaresma vai marcar um canto...

    ResponderEliminar
  18. ...resumindo, parece que naquele lado as pipocas estão sempre esgotadas.

    ResponderEliminar
  19. Para terminar pela minha parte tudo o que se disse sobre os assobios a Quaresma, versus reacção de Quaresma a esses assobios, confesso que a minha posição está mais próxima da do Zirtaev: o Quaresma deve fazer o que sabe fazer bem, jogar, e deixar de tentar entrar num domínio em que tem verdadeiramente muita dificuldade, falar! Para mim ponto final!...Domingo ele terá a oportunidade de mostrar a sua autêntica eficácia...Estarei à espera disso!
    -Quanto à Carolina, no "Dança Comigo Filha" ela estará no seu elemento natural...Aliás foi assim que "tudo" começou, "se bem me lembro"!Espero que desta vez ela apanhe na rede algum(a) truta lá de baixo!Era giro ver isso em directo. Dizem que o Rui Costa está disponível e o Joe Berardo também...

    ResponderEliminar
  20. A Blogoesfera é uma realidade indiscutível no mundo da informação. Os fóruns e a quantidade de posts diários trazem ao mundo da informação uma mais valia acrescida.



    Quantos são os amantes de desporto que escrevem em Blogs? Muitos, certamente muitos, mas o que dizer da qualidade dessa informação ou da actualidade dessa informação? Aí falamos de números diferentes.



    De que adianta uma Federação de Blogs se a maioria não tem actualização, ou já foi extinta?



    O Camisola10 cria o “Blogoesférico” com o objectivo de permuta publicitária entre blogs, possibilita também aos amantes do desporto e da escrita o envio das suas crónicas para a nossa redacção com possibilidade de edição.



    Não serão editados no nosso site conteúdos ofensivos a pessoas individuais ou colectivas mas respeitaremos, no entanto, o direito à opinião e não deixaremos de publicar o que, mesmo polémico, seja actual.



    Estamos na fase de convidar e analisar candidaturas de Blogs a este espaço. Pretendemos que os Blogs presentes tenham qualidade, actualidade e dinâmica.



    Se tem um blog, gosta de escrever e gostava de dar mais visibilidade ao seu Blog e ao que escreve, este é a oportunidade de candidatar o seu Blog. Basta para tal enviar um e-mail para administracao@camisola10.com com o nome do seu Blog e a frase “estou interessado”. Depois de analisado o seu espaço, e no caso de ser aceite, enviaremos as regras de funcionamento do “Blogoesférico”.





    Até lá,





    Bons Posts!!!

    ResponderEliminar
  21. Quaresma renovou até 2011
    Extremo formalizou acordo para prolongamento do contrato com o F.C. Porto. No mesmo dia, clube anunciou compra da totalidade do passe
    in maisfutebol

    só uma grande equipa como a nossa responderia desta forma a tal alarido que se tem feito em torno do desabafo de Quaresma!!
    GRANDE PORTO sim senhor e GRANDE Quaresma

    o mais importante agr não é discutir quem tem mais razão ou não, é tempo de apoiar e juntar forças para no próximo sábado irmos a Alvalade conquistar mais três pontos...sem espinhas!!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  22. Estilhaço, estás por debaixo do quadro electrónico ?

    eu estava a dizer ao lado, na bancada em frente aos balneários.

    Eu também como vou de rádio para os jogos, mas vejo as pessoas da minha bancada a contestar os assobios das outras e elas viram-se para o lado direito, inclusive elementos da claque.

    ResponderEliminar
  23. Estilhaço, noutro local do estádio, como descrevi onde fico, a sensação que fica é essa e será mais perceptível vista (ouvido) de longe. Mas não fui lá no sábado, falo dos outros jogos...
    Quaresma é 100% do FC Porto. Tudo está bem quando acaba bem.
    Temos um dançarino de primeira. A outra vai fazer o table dance que sabe até os clientes enjoarem com as repetições.

    p.s. se dou razão a Quaresma para exteriorizar o que sente, e já vinha acumulando até despejar o saco, não quer dizer que não tenha de corrigir aspectos do seu jogo.
    Aliás, várias vezes destaco a sua "ausência" e contra a Naval descrevi bem em pormenor que uma razão para Cech ter andando às aranhas foi por não ter ajuda de Quaresma nesse flanco.
    Mas já vimos o Quaresma a defender junto à área.
    Analisem-se as circunstâncias: alguém viu o Quaresma perder uma bola em zona proibida que crie perigo para a própria baliza? Já vi o Sporting marcar por Deivid num passe de risco de Pepe; Ibson permitiu ao Atlético marcar. Agora, Quaresma perder uma bola na área adversária? Qual o problema? Com o Aves, a ganhar 1-0?
    O exagero é mais dos adeptos do que do Quaresma que, como humano, tem fraquezas fatais.
    Por isso não é como Cristiano Ronaldo, que mostrou ter mais cabecinha desde muito novo e no M. United aprende a objectividade crítica do futebol inglês.
    Eu já me aborreci com o Quaresma e mando-o foder baixinho. Mais alto, digo "leva a bola para casa". Se todos resmungarem algo de reprovação por uma jogada mal conseguida por teimosia dele, o "oh, oh" do estádio chega-lhe aos ouvidos na mesma.
    Assobiar é muito contundente, estridente, agressivo.
    As pessoas não entendem a diferença, tanto quanto Quaresma não se "lembra" da melhor forma de, em vez de fintar, dar seguimento a uma jogada, às vezes com um passe ou só parando para proteger a bola e esperar a melhor altura de apoio de um colega para sair dali.
    Agora, repito, de Quaresma fico-me, entre muitas e muitas coisas de delírio puro, com os golos ao Benfica na Supertaça, no Dragão e na Luz.

    ResponderEliminar
  24. Estilhaço, então não é aí que eu falo. Eu estou virado para o shopping mas do lado direito,entre o nosso meio estão os SD. o que falo são daqueles que ainda estão ao meu lado direito.

    ResponderEliminar
  25. Menphis, o local a que me refiro não é o canto do painel electrónico sul, mas o oposto, onde diz estar o estilhaço. Talvez da minha bancada não ouça protestos dos seus cantos, por eu ficar no meio praticamente na linha divisória do campo. Ou seja, aponto para o lado direito de quem está no banco do FC Porto.

    ResponderEliminar
  26. E será que não se está a dar mais importância do que aquilo que possa valer.

    ora agora disseste tudo. O que interessa é que isso nunca mais aconteça e que se acabe de uma vez por todas.

    ResponderEliminar
  27. Após esta notícia que acabo de confirmar, acho que toda esta questão da razão ou não dos assobios e da reacção do Quaresma a esses assobios perde importância ao saber que o FC Porto renovou com o Quaresma até 2011. Como sempre, no maior secretismo, sem necessidade de vir para os jornais publicitar fosse o que fosse.

    Pode gostar-se mais ou menos do jogador, mas a verdade é que é um dos activos mais importantes do clube. Esta renovação é a prova inequívoca que o clube confia nele e que o jogador também está contente por jogar de azul e branco.

    É nestas alturas que amo ser do FCP!

    P.S. as declarações do Quaresma:

    A renovação
    «Claro que fiquei contente pela renovação. É sinal de que há carinho de ambas as partes. E também do carinho que eu tenho pelo clube e pelas pessoas que trabalham comigo. Esta renovação chegou pois o presidente e todas as pessoas que estão dentro deste clube acharam que eu devia ter renovado e eu fiquei contente quando falámos sobre o assunto»

    Sentimento reforçado
    «Sempre tive o espírito de ajudar o clube, de ajudar a equipa a ganhar títulos e jogos. Sempre dei tudo o que tinha. Toda a gente sabe que o Porto ensinou-me muita coisa e fez-me crescer em muita coisa e, neste momento, posso dizer que amo o Porto e estou contente por estar aqui e por estar nos momentos mais decisivos desde clube. Foi isso que me fez renovar até 2011»

    ResponderEliminar
  28. Li agora que a ex-alternadeira, a v...Carolina foi chamada a prestar depoimento na Liga no ambito do apito dourado. O que andará a Liga a preparar?

    ResponderEliminar
  29. A renovação de Quaresma de maneira nenhuma veda a transferência no final da época. Às vezes é o primeiro sinal de saída...

    ResponderEliminar
  30. Dançarina de Águeda?!?!?!??!
    Epá em Águeda há muita fauna estranha mas esse espécime não é de cá. Que eu saiba...

    ResponderEliminar
  31. Este caso do prolondamento do contrato é msmo à Pinto da Costa.
    Claro que não veda a transferência mas permite lutar por um maior peculio financeiro e arruma com a questão.
    E o rapaz até faz juras de amor ao Clube.
    No próximo jogo no Dragão todos o irão aplaudir, penso eu, e o caso morre aqui.

    ResponderEliminar
  32. "AMO O PORTO": Quaresma, já somos dois!!!

    Depois de 2 dias de intenso debate, a questão "Quaresma", inventada por alguns, foi como sempre resolvida com a mestria e o saber, de sempre, da SAD azul e branca. Sem qualquer tipo de dúvida, mais uma demonstração, daquilo que, até os que gostam de ir para o estádio assobiar os nossos conseguem ver, competência, estratégia empresarial e, essencialmente desportiva

    Uns ficaram tristes, pois sem saberem tomar conta das suas próprias casas, vêm falar das dos outros. Enfim, como diria o outro "os burros falam e a caravana passa"

    Estou bastante contente com a renovação do "nosso" Harry Potter, dando mais uma prova do carinho e apreço, que denota pelo nosso FCPorto. Como o próprio hoje o afirmou:

    «Claro que fiquei contente pela renovação. É sinal de que há carinho de ambas as partes. E também do carinho que eu tenho pelo clube e pelas pessoas que trabalham comigo. Esta renovação chegou pois o presidente e todas as pessoas que estão dentro deste clube acharam que eu devia ter renovado e eu fiquei contente quando falámos sobre o assunto»

    «Sempre tive o espírito de ajudar o clube, de ajudar a equipa a ganhar títulos e jogos. Sempre dei tudo o que tinha. Toda a gente sabe que o Porto ensinou-me muita coisa e fez-me crescer em muita coisa e, neste momento, posso dizer que amo o Porto e estou contente por estar aqui e por estar nos momentos mais decisivos desde clube. Foi isso que me fez renovar até 2011»

    Qualquer vê o que aconteceu com Quaresma, pois acontece com tantos outros...jogadores chegam a esta casa e tornam-se dragões de alma e coração, para toda a vida, pois nós tratamos os jogadores como nínguem, com uma massa associativa brilhante, dando todas as condições para que eles nos ajudem no itinerário rumo ao sucesso, como está bem patente no pós ditadura. Somos um clube diferente, somos e continuaremos a ser um clube campeão

    Hoje é um dia especial para toda a nação portista, pois fomos presenteados com a renovação até 2011 de um dos nossos génios, que nos continuará a dar tantas alegrias. Nunca esqueçam, faz precisamente um ano que ele pode sair, para onde outros foram a correr, e fez questão de dizer publicamente de dizer NÃO; no fim da época, fez questão de dizer que queria ficar a ganhar titulos na Invicta, enquanto outros falavam em sair. Há coisas e detalhes que algumas pessoas deveriam tentar não esquecer, porque a vida é feita de pormenores...

    A magia segue dentro de momentos...até ao fim de época, porque depois "vou de férias"

    Como li algures, "Pela trivela, pelo génio e pelo espectáculo vamos aproveitar para aplaudir os que merecem, guardando os assobios para os Elmanos, Hélios Santos e Paixões que visam entorpecer a tabuada dos três!"....e..."Venham muitos Quaresmas para me dar alegrias à 2ª feira na Capital"

    ATÉ DOMINGO...Tabuada dos 3 num WC
    da capital perto de si!!!!

    EM
    http://pedrocoimbramc.blogspot.com

    ResponderEliminar
  33. Amigos estão a aprontar-se para eliminar os assobiadores? D...Deixem os fulanos assobiar, alguns até assobiam muito malecos...Agora andarem a tentar perceber onde ficam sentados esses "biltres"?...O Quaresma até pode ter a sua razão -e o orgulho ferido- mas deve saber calar essa revolta, senão só alimentará essa tendência -é lógico. O que devem fazer aqueles que estão no Estádio e não apreciam os assobiadeiros, é aplaudir enquanto eles atiram o seu "sopro" para o relvado! E o Quaresma repito deve concentrar toda a sua disponibilidade em jogar e mais nada!...Quanto à Creolina vai ter que concentrar-se totalmente no jogo de ancas!...

    ResponderEliminar
  34. Os primeiros a assobiar são muitos daqueles que algo anedoticamente vão para o Aeroporto (horas e horas) esperar os seus ídolos aquando de uma vitória, ou contratação mais importante.
    Não percebem que:
    ASSOBIAR A EQUIPE = APOIAR ADVERSÁRIO
    Mas como quaisquer borrabotas acham que é um direito que lhes assiste «como patrões que são», porque pagam lugar anual e cotas.
    Há coisa fantásticas, não há?

    ResponderEliminar
  35. Azul.e.branco, aqueles que assobiam são o mesmo tipo de pessoas que pontapeiam um cão ou um gato que os segue em busca de alimento, os que só têm coragem de enfrentar os seus medos quando estão em grupo, os que só olham para a sua "vidinha" marimbando-se completamente com as dificuldades dos outros...Aqueles que estão sempre dispostos a linchar alguém que não lhes agrada...Imagens dessas temo-las por aí aos "pontapés. São pessoas sem memória e sem princípios.Por isso eu falo muito de memória e de cultura de respeito!Mas atenção, cuidado que elas -essas pessoas- são mesmo mais que muitas...
    "Quando eu cheguei aqui devia ser tarde, só tive direito ao céu que vive por cima das casas, para nele poder descansar e sonhar...O resto estava já dividido pelos outros e seus descendentes..." Alm.Negreiros.

    ResponderEliminar
  36. Meireles Portuense:

    Estamos de acordo!
    E...

    Portooooooo!

    ResponderEliminar