19 janeiro 2008

FCPorto 2-0 D. Aves

E. Farias 31' e Quaresma 92'
Equipa: Nuno, Fucile, Stepanov, João Paulo, Lino, Bolatti, Kazmierczak (Quaresma 62'), Lucho, M. Gonzalez (M. Cech 83'), Adriano (Lisandro 69') e E. Farias

20.319 espectadores

Infelizmente não pude ir ao estádio e fui assim um dos sócios que contribuiu para a mais fraca assistência da época no Dragão. Mas o Menphis, um dos convidados do blog, assistiu a esta vitória e prometeu fazer a crónica do jogo, sendo que amanhã durante o dia ela será colocada aqui para todos conhecermos os pormenores da passagem do FCPorto à próxima eliminatória da Taça de Portugal.

PS.: Dado o facto de muito poucos terem assistido a esta partida, inclusive a maior parte dos convidados do Portistas de Bancada, não haverá round de pontuações do concurso Jogador da Bancada para este jogo. Penso que todos compreenderão.

23 comentários:

  1. Não sei como correu o jogo, só poderei mais uma vez gritar a minha "revolta" por ter aguardado na Sportv pelas notícias actualizadas, terem dado resumos -curtos é certo- dos dois FCLisbonenses e do Porto apenas a indicação telegráfica do 2-0!-Tenho que pensar seriamente em atirar a SportTv para as malvas!...Atenção sr. Joaquim Oliveira se o fizer vou direitinho para a concorrência...
    -Uma palavra de recolhimento para alguém que foi hoje a sepultar em plena flor da vida! Não consigo aceitar esta realidade...

    ResponderEliminar
  2. -Uma palavra de recolhimento para alguém que foi hoje a sepultar em plena flor da vida! Não consigo aceitar esta realidade..."

    Meireles, apesar de não saber de quem fala, os meus sentimentos, mas como diz, faz parte da realidade da vida. Um grande abraço para si.

    Qt às televisões, pior que qq outra, que não têm tanta obrigação, a Sic, detentora dos direito de transmissão da Taça de Portugal, do FCPorto não passou qq imagem e dos outros clubes apenas se dignou a passar os golos e muito rapidamente. Enfim.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Um grande abraço para si Meireles.

    Pois na RTP, "televisao de todos os portugueses", em pleno telejornal, passaram 2 resumos das equipas de Lisboa, de mais de 7 ou 8 minutos cada um, com direito a diversos lances de perigo, às chegadas das caravanas das equipas adversarias para verem "as catedrais" e partes das conferencias de imprensa dos treinadores.

    Para o Porto, 3 segundos para cada golo! Sem tirar nem por.
    E nao me venham com a conversa de que o jogo do Porto acabou mais tarde. A compilaçao das imagens pode-se ir fazendo durante os jogos. Basta ver resumos de 30 e 45 minutos logo apos determinados jogos acabarem.

    Quanto à SportTv, a vergonha do costume. Da carnaSIC sabemos as doenças que por la proliferam.

    Basta ver as assistencias destes jogos. Qual é a explicaçao para nao haver transmissao televisiva?

    Ha coisas em que somos um atraso de vida. A nossa comunicaçao social esta de rastos. Uma pobreza e uma falta de ética profissional insuperaveis. De cartaxanas a carnasics, la vao eles andando com a cabeça entre as orelhas.

    ResponderEliminar
  4. Contente por mais uma vitória mas extremamente desiludido com alguns adeptos do FC Porto. A acreditar no que vem escrito no Maisfutebol, os adeptos quehoje foram ao Estádio do Dragão não fizeram outra coisa que não fosse assobiar o Quaresma. Como já não podem bater no Jesualdo, fazem por não entender o futebol do nosso Mágico.

    Porra, a ser verdade, só me resta dizer mais uma vez que adeptos destes o nosso clube não necessita.

    «Estou a ficar um bocado farto dos assobios», desabafou, antes de mais algumas frases fortes. «Os adeptos têm que perceber que não adianta assobiar. Quanto mais assobiarem, mais pego na bola e resolvo os jogos».

    «Trabalho muito para ajudar o clube. Confiança nunca me falta e enquanto não me proibirem de fazer o meu jogo, vou continuar assim», atirou em jeito de aviso.

    E quando se lhe perguntou a razão para tantos assobios, o extremo manteve a tónica pesada. «Devem andar a ter pesadelos comigo. Mas quando a temporada acabar deixam de ter motivos para me assobiar. Porquê? Vou para férias»

    Quaresma em declarações à imprensa no final do jogo


    Inteligência nas bancadas precisa-se.


    Abraços!



    P.S. um abraço especial para o amigo Meireles.

    ResponderEliminar
  5. Meireles,


    Há bem pouco tempo carreguei o caixão do meu "irmão mais velho".
    É a dura realidade da vida mas que muito custa a aceitar.

    um abraço.


    Quanto ao jogo, não o vi. Fico feliz com o resultado mas triste com o comportamento dos adeptos perante o Quaresma.

    ResponderEliminar
  6. É verdade,assobiar o quaresma por tudo e por nada não ajuda o nosso clube de forma nenhuma!Acho que os adeptos do FCP estão a ficar arrogantes,demasiado exigentes!Se calhar os adjectivos que atrás referi são demasiado brandos!Tenham juizo,se calhar os que hoje assobiaram são os mesmos que aplaudiram de pé o golo que nos deu a vitória no galinheiro!PS:Uma palavra de solidariedade para o amigo Meireles que neste momento sofre,pelo que deixam transparecer as suas palavras!

    ResponderEliminar
  7. Em relação ao Quaresma eu confesso, enerva-me muitas vezes o seu jogo e tb me dá algumas vezes vontade de assobiar, mas, como já disse numa crónica anterior, se há alturas em que lhe correm mal as coisas, outras existem que nos dá grandes de futebol, são assim os génios.

    E não o assobio a ele, aliás como não o faço com nenhum jogador do meu clube, da minha equipa da qual sou APOIANTE. E assobiar não é com toda a certeza APOIAR. Com os árbitros não vejo eu essa massa assobiativa a intervir. Enfim.

    Esse público do Dragão tem o que se chama de assobio fácil. Não lhes agrada, assobiam e parecem não entender o mal que isso pode fazer. O Quaresma disse algumas verdades que essa massa assobiativa mereceu ouvir. Claro que agora a carapuça não vai enfiar em ninguém, mas garanto que se ouvir alguém ao meu lado a assobiar lhes enfio as palavras do Quaresma pelo assobio acima.

    Que raios de publicuzinho... Deve ser como já li ou ouvi por aí, são os tais pipoqueiros que, como têm as mãos ocupadas de estarem a comer pipocas, não podem bater palmas e então assobiam. Este publico já não é mesmo o que era.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Eu não concordo com os assobios a nenhum jogador.
    Foi o Cech, desde que entrou que bateu as bolas paradas, antes o Lino. Aleluia! O Quaresma tem muitos talentos, bolas paradas não é, definitivamente, um. Parece que os ciúmes do C. Ronaldo ainda não passaram, é pena, tem taalento pra muito mais.
    Repito, não apoio o vaio de nenhum jogador, mas se há alguém que ultimamente merece um puxão de orelhas e dos grandes, é o 7.
    O Porto é o Porto, não é o Quaresma, e parece que ele ainda agora não percebe isso. Esta época são muitos poucos os lances em que jogou para a equipa, isto vindo de alguém que no inicio da época disse que queria quebrar o record de assistências do Drulovic.
    Aquela atitude em Coimbra quando foi substituido ainda não lha desculpo, porque qualquer jogador, principalmente quando não pauta pela diferença, pode ser substituido para bem da equipa.
    Parece que já se decidiu pela saída.
    Sinceramente, fico feliz!

    ResponderEliminar
  9. Como é óbvio não posso estar de acordo com os assobios ao Quaresma. Ainda por cima quando vemos jogadores como o Helton, que ora faz defesas do outro mundo ora dá um frango monumental,e o Raúl Meireles que perde bolas atrás de bolas e faz remates perfeitamente despropositados a serem aplaudidos de pé.
    Um abraço para si Meireles.

    ResponderEliminar
  10. A propósito do Quaresma eu que fui ver o jogo, digo o seguinte:tirou-me do sério. Não é admissível aquele comportamento em jogadores profissionais. Jogar mal acontece, estar em noite não, acontece, mas, o querer,a vontade, o respeito pela profissão tem de estar lá sempre. O jogo não era a brincar e o resultado apenas 1-0 não permitia aquela postura.Foi no rigor,corrigindo, chamando a atenção, que Fergusson fez de C.Ronaldo o jogador que é.Alguém acha que aqueles que assobiam( não é o meu caso)não gostam do Quaresma?Claro que gostam,agora não admitem é aquele tipo de comportamento.

    ResponderEliminar
  11. Antes da crónica, tenho que mandar um grande abraço ao Meireles e lhe dizer que a vida é isto mesmo, não podemos fazer nada, senão tentar gozá-la da melhor maneira possível. Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  12. Para não repetir o que já disse anteriormente, sobre a Massa Assobiativa, e como não vi o jogo, mas ouvi o relato na Antena 1, pergunto aos que lá foram:
    Estão de acordo com opinião do Manuel Queiroz?-que o Jesualdo irá apostar no Farias para fazer companhia ao Quaresma e ao Lisandro, na frente de ataque, sem desprimor para o Adriano? Realmente o argentino tem maior mobilidade e já fez o suficientre para merecer uma oportunidade e , parece nete momento encaixar-se mais nas características de jogo defendidas pelo o J.Ferreira, mas como só o vi jogar aqueles minutos com o Braga, gostaria de ter a opinião dos companheiros do Portista de Bancada.

    ResponderEliminar
  13. Obrigado a todos pelas vossas palavras de atenção e conforto...É completamente incompreensível para mim assistir à morte de qualquer ser vivo -Deus não o devia permitir- mas verificar que essas coisas acontecem -por fatalidade ou por outra razão qualquer- a pessoas que estão ainda a desabrochar para a vida -com todos os seus aspectos positivos ou não- é para mim ainda mais terrível! De qualquer modo fico extremamente reconhecido pela vossa solidariedade e agradeço esse vosso gesto envolvendo-o -se me permitem- com aqueles a quem esta dor mais afecta...Um grande abraço amigos!...

    ResponderEliminar
  14. Eu acho que a questäo Farias-Adriano deve ser decidida pelo técnico, ele é que os ve treinar todos os dias, la sabera a condiçao de cada um. Uma coisa é certa, se o Adriano estiver em baixo, pode agradecer ao seu treinador que o queimou durante meia época, para lançar Postigas e Marianos que sao verdadeiras nulidades.

    Quanto ao Quaresma, demonstrou nas suas declaraçoes o mesmo defeito que nao permitiu a Ronaldo ser considerado o melhor de mundo (que o é, de longe), o vaidosismo.
    Quaresma nao é um profissional como Lucho, Adriano, Assunçao, Meireles ou Lisandro. Nem sempre ajuda a defender, tira camisolas quando marca golos ao Aves para sofrer amarelose leva amarelos propositados para ter férias de Natal mais longas para além de prestar declaraçoes no minimo estupidas.

    Vi um resumo do jogo do Porto na Internet. Nesse resumo observo 2 jogadas que sao de por os nervos em franja a qulaquer adepto e aos restantes jogadores que acompanhavam os contra-ataques em que Quaresma segue no seu mundo "de génio".

    Deve dar-se liberdade aos génios para explanarem a sua arte.
    Mas o futebol nao é pintura, é um jogo colectivo. Quaresma foi recuperado para o futebol pelo FCPorto. Quaresma deve trabalhar para a equipa. Marque os livres que quiser marcar, nessa situaçao so pode rematar à baliza, mas em mais de 50% das jogadas corridas tem melhores opçoes do que fintar toda a equipa adversaria.

    Ja vi muitos jogos do Porto ao vivo. Nunca assobiei um jogador do Porto. No entanto nao me espanta a frustraçao dos outros. Cada um sente e vive as coisas à sua maneira.
    O publico paga bilhete e tem direito de se manifestar. Acho que neste caso nao é o jogador que deve ser assobiado. Quem deve ser chamado à razao deve ser o treinador e quem com ele trabalha. Nao teem engenho, nem arte para fazer de Quaresma um jogador completo.

    Quaresma tens pés fabulosos. Mas a cabeça nao ajuda. E quando a cabeça nao ajuda, nao se rende metade do que se poderia render, se ela ajudasse.

    Este jogador que técnicamente esta entre os 7 ou 8 melhores do mundo, é um deslumbramento com a bola nos pés. Quando os defesas o veem partir para cima deles o medo é evidente. Mas com o egoismo que patenteia pode perder o comboio nestes anos que ai veem, que serao os do expoente da sua carreira.

    Espero que se de o devido espaço para ele poder continuar a dar uso à sua arte. Mas bom senso e profissionalismo também sao necessarios.

    Ja agora para os adeptos que frequentam o Dragao, onde fui ver 2jogos durante o periodo natalicio, so posso dizer uma coisa: com Fergusson, seriam sempre acusados de fumentadores de funerais.
    Uma pasmaceira. Gente que mais depressa assobia do que apoia a equipa. Nao acompanham os canticos (nem um!), nao se envolvem verdadeiramente no jogo nem fazem pressao sobre os arbitros. Nao sei se sera novo riquismo e acomodaçao, ou habituaçao a tanta vitoria.

    ResponderEliminar
  15. Soren onde é que viste esse rusumo do jogo? se puderes poe o link gostava de ver.

    meireles os meus sentimentos, abraço

    ResponderEliminar
  16. sirmister vi no setanta broadband e no tvgolo.com. O do setanta foi num programa que dao sobre 7 campeonatos pela Europa fora. Desta vez para Portugal em vez de campeonato foi taça claro. No tvgolo infelizmente, fui la agora e so vi aquele mini-resumo que tinha visto na RTP.

    Vou tentar encontra-lo em mais qualquer sitio e se encontrar ponho aqui o link.

    ResponderEliminar
  17. Apesar de ter de discordar com alguns membros da bancada, Quaresma merece uma chamadinha de atenção por parte dos adeptos, pois ele chega ao ponto da infantilidade em alguns lances de extrema facilidade.

    Ora, mas concordo com algumas criticas ao público Portista, eu socio, nao tenho por habito ir ver jogos ao Dargão, mas sempre que vou, ou sempre que estou um bocado mais atento, quando sentado no meu sofa, reparo que os cantigos do Porto acabam antes do decimo minuto de jogo, pois e so voltam quando a equipa marca um golo. Incorrecto, a equipa não deixa de jogar e deviam apoia-los a todo o momento, uma lição de um clube "pequeno", o besiktas.

    ResponderEliminar
  18. Ricardo Quaresma, um daqueles nomes que quando se ouve no estádio os adeptos aplaudem, gritam, cantam.

    O que aconteceu ontem tem um explicação: Quaresma é o jogador amado por todos os adeptos do Porto e quando perde um bola é assobiado. Os assobios acontecem por varias razoes : - muitos porque estao habituados a um Quaresma diferente e sabem que ele é capaz de mais e assobiam numa forma de dizer " TU ES CAPAZ DE MAIS !" -outros assobiam porque estão fartos de ver um Quaresma egoista,que nao tem a atitude de um Lisandro,Bruno Alves,Lucho...,que nao corre quando perde um bola de uma forma infantil. - depois á aqueles que assobiam porque tornam disso um habito e claro que depois sao aqueles que o aplaudem primeiro....
    O Quaresma é um daqueles jogadores que faz muita falta ao Porto, faz assistencias fantasticas, faz golos importantes ( caso do Slb,na turquia etc) traz a magia que nenhum jogador tras ao Porto... mas depois tem aqueles defeitos que os adeptos não gostam que são : a falta de atitude, o egoismo e principalmente o jogo simples que devia fazer algumas vezes.. o jogo simples é o principal problema do Quaresma se ele muitas vezes utiliza-se este metodo nao era chamado de egoista e já não tinha falta de atitude . Porque ? porque nao perdia a bola, nao tinha que correr atras dela.
    os adeptos querem o Quaresma magico mas que nao precisa de ser sempre magico ás vezes basta o nao complicar...
    MAS nao é so o Quaresma que tem que mudar os adeptos por muito magnificos que sejam tem alguns que tem de mudar. Ontem ouvi um senhor ao meu lado no estadio que quando o Quaresma nao consegui passar por um adversario e ATE ganhou o canto disse : " FILHA DA P**A,vai-te embora nao vales nada etc... " e depois quando ele marcou o golo disse : " ES O MAIOR" ... beem esta atitude é pessima quando se gosta muito deve criticar-se mas nao dessa maneira .
    O QUARESMA FAZ MUITA FALTA AO PORTO e quem disser o contrario esta a mentir... vamos mas é ganhar titulos e apoiar os nossos jogadores se o quaresma tem que mudar, alguns adeptos que sao vao ao estadio sabe-se bem pra que... ( acho que é para gastar dinheiro) tem que ficar em casa a ver o jogo no sofá.
    FORÇA PORTO
    FORÇA QUARESMA, CONTIGO ATE AO FIM.. ( apesar de se mudasses umas coisitas nao fazia mal a ninguem)

    ResponderEliminar
  19. envio um abraço para o meirelesportuense.Nestas alturas não muito se pode fazer nem dizer,mas que as horas e os dias que aí vêm ajudem a superar essa dor que hoje invade o coração.

    Quanto ao jogo incomoda-me os assobios faceis e por vezes sem motivo. Costumo ver muitos jogos e reparo que isso acontece imenso. Num jogo desta importancia, em que a equipa até estava a jogar bem, n se justificava tanto alarido com um jogador só porque não jogou como sempre nos habituou.
    Não percebo mesmo..por vezes quando jogamos "à bola" entre amigos, queremos jogar mais e não conseguimos, como tal é normal que por vezes os jogadores não consigam.
    Também já se sabia que nestes jogos os jogadores querem mostrar-se e como tal sabia-se que o quaresma iria fintar muito e assim..mas enfim...
    no fundo acho que o culpado foi o jesualdo pois neste jogo n fazia sentido o quaresma e o lisandro entrarem, mas isso é apenas a minha opinião.
    N gosto é de certos adeptos que começam a arranjar barulho sem motivo nenhum e em jogos sem grande importancia..enfim..é a parte triste

    o que o quaresma disse pode ser motivo para exibições menos boas e depois em certos jogos aí sim oporto pode passar maus bocados.
    Eu tb sou daqueles que por vezes n gosta nada das exibições do quaresma,mas tb sei que ele em certos jogos ja resolveu e nos deu alegrias.
    enfim...po ano vão aplaudir postigas,brunos moraes, castros e outros que nem deviam estar la...

    ResponderEliminar
  20. depois de uma semana de trabalho,o futebol é um escape onde muitos julgam que tudo lhes é permitido(assobiar?porque não).deixem-me dizer que o mais importante está conseguido,passar à faze seguinte.força portooo.
    para o amigo meireles os meus sentidos pêsames,muita força amigo.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  21. Em primeiro lugar, quero enviar um grande abraço de solidariedade ao meirelesportuense. Sei o que custa perder alguém na flor da idade. O sentimento de impotência e de injustiça é muito grande e fica um vazio que nunca será preenchido devidamente.

    Em relação ao jogo, pouca coisa a dizer. Vitória fácil, com boas exibições da parte de alguns jogadores menos utilizados. Destaco obviamente o Farias (a diferença que faz marcar um golo!), não só pelo golo que marcou mas pelo que fez em prol da equipa.

    Pela negativa, mais uma birra do Quaresma. Meus amigos, não tenho vergonha nenhuma em afirmar que não gosto do "mustang". Se me perguntarem se aplaudo os golos e as jogadas dele, respondo "é claro que sim". É jogador do FCP, só tenho é que o apoiar quando faz coisas de jeito. Tb é verdade que já nos deu muitas alegrias, mas como ele temos o Lucho, o Lisandro, o Adriano, entre outros, que já nos deram muitas alegrias mas que jogam para o colectivo e não para eles próprios. Considero que o Quaresma é um jogador de certa forma "empolado" pela imprensa (tal como o Simão o é) e que só brilha porque joga neste campeonato à beira mar plantado. Se jogasse num campeonato mais competitivo, queria ver o que ele fazia. Sim, ele faz coisas maravilhosas com a bola nos pés, mas isto é um desporto colectivo, não um circo, e se o objectivo fosse exaltar as qualidades individuais de cada um, quem inventou o futebol não teria pensado em colocar tantos jogadores de cada lado.
    Não aceito, nem admito, que um jogador se queira colocar acima dos interesses do clube. Isto é o Futebol Clube do Porto, não o Quaresma Futebol Clube. Ele está farto que o assobiem, também muitos de nós estamos fartos que ele vá para os jogos com uma atitude displicente e queira resolver tudo à maneira dele. E ainda por cima tem a lata de fazer ameaças veladas?! Pois faz muito bem em querer ir embora, já passaram por nós jogadores bem melhores e não deixámos de ganhar títulos depois de terem ido embora. O menino Quaresma tem de aprender a ser mais humilde se quiser ser um grande jogador, só espero é que aprenda isso antes de sair do nosso clube e não depois, ou corre o risco de ficar com saudades dos tempos em que era assobiado no Dragão.

    Peço desculpa se pareço muito duro, mas não tenho paciência para jogadores que jogam com os olhos virados para os pés, só para ver como são giros os truques que fazem e se esquecem que há mais 10 companheiros em campo e muitos milhares de pessoas que pagam bom dinheiro para ver o seu clube (e não o jogador A, B ou C)ganhar.

    Dito isto, espero que marque 3 golos em Alvalade e nos ganhe o jogo, que é para isso que ele é pago.

    Abraços a todos

    ResponderEliminar
  22. Quanto á falta que o Quaresma faz, o Pepe também ia fazer e somos a defesa menos batida da Europa...O Anderson...
    O Deco, o Madger ou o Cubillas, que eram o triplo do jogador que ele é (eu sei que ele tem talento pra o ser, mas na realidade não é).
    O Ricardo Carvalho, o Jardel, o Kostadinov...
    Muitos foram os jogadores que iam fazer falta ao Porto, mas a verdade é que o Porto é sempre o Porto! É a nossa força, não um ou outro jogador em especial, pois como diz o outro, jogadores há muitos...

    ResponderEliminar