04 janeiro 2008

A anatomia do Tri

A cabeça do Mariano,
Mariano Gonzalez prometeu ser o reforço necessário para as alas do FCPorto, devido às suas exibições muito positivas durante a pré-época portista, mas à medida que o campeonato avançava começou-se a notar que as suas promessas eram infundadas, através das sucessivas oportunidades que lhe foram dadas, e nunca conseguia justificar tantas esperanças depositadas nele.

Apesar do seu esforço em tentar fazer melhor, da sua disciplina táctica e do seu empenho revelado nalgumas jogadas, Mariano nunca criou uma imagem de ser um jogador útil no plantel, deixando no ar muitas dúvidas se ele é um jogador essencial para o ataque ao tri-campeonato ou se apenas é mais uma contratação falhada, mesmo que seja só por empréstimo.

Antes das curtas férias de Natal, Mariano confessou aos jornalistas que o problema estava na sua cabeça e que iria procurar descansar, para tentar acabar com a malapata e para que, de uma vez por todas, começasse, finalmente, a brilhar com a camisola dos dragões.

Cada vez que o vejo, sinto a sensação que falta algo mais, que ele tem algum valor mas necessita de um click, um golo ou talvez até uma coisa simples como acertar 2 passes seguidos para começar a justificar as oportunidades e todos os elogios que lhe foram dirigidos quando foi contratado pelo FCPorto.

Concordo inteiramente com a sua auto-análise, penso que o seu mal está mesmo na sua cabeça e na sua falta de confiança, fico mais satisfeito e até mais confiante num Mariano diferente por ter sido o próprio a detectar o seu problema.

Acredito que um jogo bom poderá ser o ponto de partida para que ele deixe uma melhor imagem, agora que Tarik está de partida para o CAN abrir-se-á um espaço na equipa e, muito provavelmente, Mariano terá mais oportunidades, no entanto penso que uma contratação de mais um extremo não deveria ser posta de parte.

Esperemos que a sua mente se liberte e consiga adquirir a confiança necessária para começar a brilhar e para que a sua presença no campo seja mais útil, caso contrário no final da época é tempo de recambiar à casa-mãe e dar mais oportunidades a jogadores da casa.

o peito dos outros,
Quando chego a casa, depois de mais um dia de trabalho, gosto de me sentar e ler o jornal com alguma atenção para não me desactualizar, o mundo corre a uma grande velocidade, as mudanças são enormes e temos de fazer o possível para as acompanhar.

Aí destaco a leitura, habitual, do jornal "O Jogo", mais concretamente de quatro partes dentro do mesmo que nunca perco: as noticias do meu clube, o futebol internacional, o cartoon e a gaja boa da penúltima página.

Mas, ultimamente, sinto-me curioso ao ler as declarações dos nossos adversários e até tenho gostado, embora me sinta um pouco confuso.

Lendo-as, fico sem perceber quem está em primeiro lugar no campeonato, com uma vantagem de 7 pontos para uns e 9 pontos para outros, quem tem um dos melhores ataques do campeonato, a melhor defesa, quem tem, até ao momento, a melhor presença nas competições europeias, o melhor marcador, de facto só não temos o jogador mais regular dos outros jornais, mas isso é outra "guerra".

Eles dizem que os jogadores do FCPorto falam muito, que demonstram arrogância, que no final é que se vê quem falou com mais razão, que é só no campo que se deve falar porque é ali que se vê quem é o melhor, uma variedade de baboseiras que só uma imprensa submissa lhe dá aceitação.

Como os tempos mudam. No meu tempo, quando eu era criança, fazia um joguinho 2 contra 2, num campo pequenino, à media luz, com as nossas mães nas janelas e nós olhávamos de lado para ver se tínhamos alguma miúda a assistir para tentar aquele truque para ver se a impressionamos, quem ganhasse era considerado o "maior da rua", pelo menos durante um dia.

Agora não, eles para serem considerados "os melhores da rua deles", gostam de ter declarações bombásticas com a imprensa a rejubilar, de falarem das coisas como se percebessem delas, mas vendo-os jogar, logo concluímos que eles falam muito, mas nota-se uns problemas de garganta, talvez rouquidão.

Sinceramente, eu até os achos com graça, muita graça, eles até são quase tão engraçados como o cartoon. Só não são tão bonitos e tão bons como a gaja da penúltima página.

e os pés do Postiga.
Mourinho quis mostrar que Pavlin era bom, Fernandez quis fazer com que o brilho de Maniche não se desvanecesse, Couceiro preferiu lançar jovens para a fogueira, Adriaanse recuperou Pepe e Quaresma e Jesualdo apostou na afirmação de Postiga, mas parece que foi na recuperação de Tarik onde obteve mais êxito.

Tenho, para mim, a convicção que se nós fôssemos os novos treinadores do FCPorto, a primeira decisão seria tentar recuperar Hélder Postiga. Aliás, penso que até ao final da sua carreira, todos os treinadores que o tiverem nas suas fileiras, quererão recuperá-lo e, duma vez por todas, fazer um grande jogador, aquele grande jogador que se esperava ser quando começou a jogar na equipa principal.

Postiga continua, aos 26 anos, com o rótulo de "promessa", e assim irá continuar por muito tempo se não mudar de atitude, mas deve ter um aura à sua volta, que faz com que os treinadores acreditem em si, e na sua, plena, e já começa a ser tardia, afirmação.

Na minha opinião, essa aura deverá ter uma justificação, talvez seja mesmo "um ordenado alto", provavelmente, um ordenado altíssimo demais para uma promessa que tarda em ser cumprida, para um jogador que não justifica no campo o aumento da sua conta bancária todos os finais de mês.

Confesso que me dá uma certa impressão ver este mal-estar, esta tardia afirmação de Postiga, e não é só por já ter visto melhores jogos dele, e por saber que ele tem valor para mais, não consigo compreender como um jogador criado nas escolas do FCPorto, que sentiu desde pequeno, a ambição e a vontade indomável de vencer todas as partidas, como um jogador que percebe, se calhar como nenhum outro seu colega, como é a mística portista, sabe como o grau de exigência dos adeptos é altíssimo, e ainda bem porque os jogadores não podem adormecer, mas mesmo assim não consegue, duma vez por todas, de ser uma pedra essencial no plantel portista.

Se, no caso do Mariano sou a favor de que demos continuidade às oportunidades que lhe tem dado, nem que seja por alguns minutos, e depois ver-se-á se vale a pena, ou não, apostar na sua contratação definitiva, no caso do Postiga, sinceramente, já não tenho mais paciência para tanta irregularidade e tanta displicência.

6 comentários:

  1. Eu acho que a direção do Porto está a revelar pouca ambição este ano...
    Demonstrou logo no ínicio com as contratações rídiculas que fez como:lino,Kaz,Farías,Leandro Lima,Mariano.
    O Porto recebeu cerca de 70 milhoes de euros em venda de jogadores e assim sendo tinha duas opções:
    1- contratar uma série de jogadores achando que havia necessidade de renovar a equipa ou
    2- achar que a estrutura campeã era para se manter e assim sendo apostar na continuidade e realizar apenas um ou 2 reforços de grande qualidade em que investisse boa parte do orçamento para transferencias para dar competitivdade ao grupo de trabalho.
    .
    A direção do Porto ficom a meio caminho das duas...não contratou nenhum jogador credenciado aproveitando o desafogo financeiro após a venda de jogadores,e ao mesmo tempo preferiu contratar uns 8 jogadores de qualidade duvidosa e alguns nem duvidosa era porque todos já sabiamos que não teríam lugar no Porto como o caso do Lino ou do Kaz.
    Devo lembrar que só em Farías um jogador que o Porto roubou a uma potencia do futebol chamada Pachuca o Porto gastou 4 milhoes de euros...
    Por menos de metade o Braga contratou o Linz um avançado de qualidade com um salário inferior ao Farías e que já está perfeitamente adaptado ao futebol português.
    Como se exlica este negócio?A mim parece-me que se explica á base da comissão que acompanha as contratações dos jogadores provenientes da américa do sul.
    .
    Assim sendo custa-me a entender que a direção ápós ver o erro que cometeu e vendo que o Porto não tem jogadores de qualidade no banco para substituir quaresma,tarik ou lucho não contrate ninguém no mercado de Janeiro e que adeptos,imprensa,treinador que todos acham perfeitamente natural e lógico que o Porto tenha que jogar com Mariano no onze durante um mês...
    Um jogador que nunca provou ter um mínimo de qualidade em todos os jogos efectuados e que ele próprio admite não conseguir lidar com a pressão.
    Se não consegue está no clube errado...
    Acho estranhíssimo,mesmo surreal que todos aceitem de bom grado que o Porto jogue durante um mês inteiro com menos um jogador em campo e não reivindique á direção do Porto que corrija os erros efectuados na planificação das contratações para este ano.
    .
    .
    Jesualdo tem feito um trabalho notável para quem apenas tem 11 jogadores para colocar a jogar e acho que ele merecia que pelo menos uma vez a direção lhe desse 2 ou 3 reforços de efectiva qualidade já não digo para serem titulares mas simplesmente para poderem substituir de forma aceitavel os habituais titulares quando eles não possam jogar,se não acontecerão desastres como na Madeira e acima de tudo o Porto não poderá sonhar em ir mais longe na champions porque jogando com os mesmos onze jogadores quer na liga quer na champions fará com que nos momentos decisivos os nossos craques estejam muito desgastados.
    Se o Porto quer ir longe na champions então a direção tem que dar condições ao Jesualdo e isso passa por 2 ou 3 reforços de qualidade para atacar a champions com opções no banco e não com contratações falhadas como:lino,kaz,stepanov,edgar,farías etc.
    -
    E convém lembrar que o Porto mesmo com Tarik tem poucos extremos para quem joga em 4-3-3.Apenas temos 3 e o normal é ter dois jogadores por posição e como tal falta um extremo.
    .
    .
    Em relação ao Postiga,concordo que ele tarda em afirmar-se mas entre ele e o Mariano eu fico com o jogador que foi formado na casa e que apesar de tudo já demonstrou qualidade pelo F.C. Porto e que ainda no ano passado fez uma grande primeira volta.
    O Postiga a espaços já demonstrou que com cabeça pode ser útilo ao Porto,o Mariano nunca demonstrou absolutamente nada.
    O Postiga merece muito mais crédito que ele até porque numa futura venda após o euro nos pode dar muito mais dinheiro a ganhar que o Mariano que ninguém o quer.
    Digo mais se o Porto não contratar ninguém(espero que contrate porque precisa mesmo) prefiro o Postiga a ponta de lança e passar o Lisandro para a ala e continuar a ter dois bons extremos do que ter o Mariano a jogar.
    É que com Lisandro e Quaresma nas alas até o Postiga em péssima fase marca golos e acima de tudo será uma boa oportunidade para ele ganhar confiança.
    O Mariano e o Farías nem a jogar com uma equipa reserva do Varzim hoje na taça intercalar se conseguem destacar...não conseguem sequer acompanhar o nível dos miudos da casa.
    Hoje foram logo substituidos os 2 porque estavam a ser dos piores em campo...
    E fica a questão...para quando apostarmos no Castro como opção em vez de Kaz,Leandros Lima e outros jogadores que nada acrescentam á equipa?
    .
    abraços a todos.
    www.palavraso.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Se a amostra for o jogo de ontem, para a intercalar,pode dizer-se sobre Mariano: ano novo, cabeça velha.Muito mal.Pegando no comentário anterior do R.Costa em que ele diz e cito " Jesualdo está a fazer um trabalho notável, só com 11 jogadores ", vou contar uma história verídica.Quando Mourinho treinava o F.C.Porto e saiu Paredes, quiseram impingir-lhe o Quintana ( lembram-se dele?), o Zé disse:" não quero, quero o Tiago!"
    Quem veio para o F.C.Porto? O Tiago é claro! Há duas espécies de treinadores os que aceitam tudo que lhe colocam à disposição, mesmo que não gostem, não sirvam o seu modelo de jogo, etc.,... depois há os outros, que sabem dizer não, que não aceitam tudo, que têm personalidade.SErve isto para dizer duas coisas:uma que Jesualdo tem culpas nas aquisições.Duas, eu ao contrário do R.Costa não acho que foram todas más, agora quando se contrata por emplo o L.Lima que é um dez e o coloca numa ala, não se pode exigir que o jogador renda.

    ResponderEliminar
  3. Acabei de ler a crónica do Rui Moreira na Bola.Parece um Super-Dragão!A referência ao " Portistas de Bancada " é justa, oportuna e importante.

    ResponderEliminar
  4. Parece que estamos todos de acordo. Uns com mais ou com menos exageros e tolerância em circunstâncias distintas para os jogadores em causa.
    O Menphis colocou muito bem as questões, o ricardo costa foi muito assertivo e não deixamos de estar de acordo com o fundo da questão.
    Mas...
    o problema é que Postiga não descola e já tem tempo suficiente para saber o que é o FC Porto. Por mim tinha ido, aliás nem teria voltado porque achei mau negócio perder Pedro Mendes e pagar mais para ter Postiga de volta, como quis Pinto da Costa.
    Eu de Postiga já estou farto, ao longo deste tempo, e sabem aqui que nem sou de deitar abaixo por dá cá aquela palha. Amigos meus sabem de há muito a opinião que sempre ganhei sobre Postiga desde que foi lançado...
    Quanto a Mariano, tal como a outros Farías que tais, tem a ver com favores e pagamentos ao clã Caldeira. Essas caldeiradas continuam a dar mau resultado. Ponto.
    Sobre o que vale ou não, até acho que nos últimos jogos arrebitou e fiquei esperançado em vê-lo espicaçado para a 2ª volta. Esta notícia do abatimento no jogo da Intercalar com o Varzim deixa-me preocupado precisamente pela alternativa que se apontava para render Tarik.
    Não o via, ultimamente, como o pastor dos primeiros tempos, gostei da entrada dele em campo com o Guimarães e até me pareceu dos mais esforçados e inconformados na Choupana onde podíamos ter ganho à custa dele se a falta fora da área fosse penálti como devia ter sido.
    Quanto à ligação de Mariano ao Porto, ele esta cedido, o Porto tem de accionar cláusula se quiser comprar e, por aí, não perde o Porto coisa alguma e até pode precisar dele na ausência de Tarik.
    Neste ângulo, acho precipitada uma análise terrível sobre o Mariano, até por não ser de facto jogador do clube, que o tem apenas como emprestado.
    Também discordo da abordagem ao que devem ser os reforços, em geral, porque numa equipa bicampeã, que normalmente joga bem e gere bem os jogos, ganha, domina o campeonato há dois anos, um reforço para entrar logo é difícil de encontrar.
    Tão difícil e decerto tão caro que é um achado. É um achado porque não se pode gastar 31 milhões da venda do Anderson a comprar outro por 31 milhões.
    E essa historia dos 70 milhões ganhos nas vendas já está mal contabilizada há muito, é argumento que não colhe.
    Por fim, também li hoje Rui Moreira em A Bola e nunca o vi tão contundente como agora. Donde lhe chegou tamanha agressividade, com números tirados do blogue, deixou-me surpreso. Mas é com ambiente assim que ganhamos confiança para na 2ª volta nos opormos aos que por manobras ardilosas nos tentam derrubar.
    É que as 2ª voltas são sempre muito difíceis para o Porto, ou não andassem aí os atrasados de 7 e 9 pontos, como lembra o Menphis, a arrotar postas de pescada como se fossem eles os primeiros.
    Mas também já disse que o reforço dos adversários, chamado Esperança, só o Porto lhes permite comprar.

    ResponderEliminar
  5. Eu questiono por que razão o Castro e o Rui Pedro ficaram no plantel... só para ficar?
    Pior que alguns que lá andam não fazem de certeza e acho que convocá-los e irem sendo lançados em certos jogos era boa ideia.
    Falo disto sobretudo em relação ao Castro de quem tenho lido boas referências.
    Quanto às bocas da concorrência, como dizia Pedroto, vamos deixá-los pousar...

    ResponderEliminar
  6. Acho que, quer queiramos, quer não, teremos de contar com qualquer dos jogadores falados, já que o Jesualdo já disse que está bem com a equipa que tem. O que é certo é que temos visto que alguns jogadores estão a mais, até na liga intercalar, e pelo menos o Postiga poderia sair, para bem dele, mas sobretudo para bem do FCPorto. Quanto ao Mariano, merece ter mais uma oportunidade e mesmo que não merecesse o que é certo é que sem Tarik, é ele a nossa única salvação para a equipa continuar da mesma forma de jogar, mais precisamente na mesma táctica.

    Qt ao que os outros dizem, são novos cá e nem sabem, ao dizer essas coisas, o mal que fazem... a eles próprios. O Mourinho sabia bem onde colocar esses textos provocadores para os jogadores do FCPorto, saiba o Jesualdo utilizar da mesma forma o que se vai dizendo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar