04 março 2008

O mestrado de Jesualdo

Jesualdo Ferreira. Rigor, seriedade, competência. Talvez os 3 adjectivos que melhor definem o actual treinador do F. C. Porto.

Natural de Mirandela, “o mestre” como Pinto da Costa de forma brilhante o chamou é uma personalidade que subiu a pulso na vida. Não tinha a elegância e o carisma de José Mourinho nem gozava da vantagem de ter sido um grande jogador de futebol.

Tirou o curso de educação física e logo se entregou ao trabalho…Selecção angolana, Estrela de Amadora e selecção de esperanças, Alverca foram algumas das primeiras experiências de Jesualdo e por onde passou deixou sempre a imagem de uma pessoa que se entregava 100% à modalidade que tanto ama.

Anos de dedicação. Jesualdo é uma pessoa reservada o seu grande amigo Toni até diz que é raro conseguir sacar um sorriso de Jesualdo que parece sempre que todos lhe devem e ninguém lhe paga.

O seu perfil é este, por isso mesmo numa das raras alturas em que Jesualdo falou dele próprio (prefere sempre enaltecer o trabalho do colectivo e deixar espaço para brilharem os seus jogadores e não ele próprio) Jesualdo disse “abdiquei da família e amigos mas nunca dos meus princípios”.

No Braga fez um trabalho notável, criou um 4º grande com dois 4º lugares consecutivos e deixou uma estrutura e um modelo de jogo montado para os treinadores que viriam a seguir dando uma lição de metodologia e organização…Porventura por ser uma pessoa que nunca se preocupou em promover-se e sempre se destacou pela descrição a imprensa nunca deu o devido valor ao seu fabuloso trabalho e arrastado por isso o presidente do Braga teve a hilariante tirada de dizer que dispensava Jesualdo porque o Braga necessitava de um treinador mais ambicioso….O que dirá hoje o presidente do Braga após dois campeonatos praticamente ganhos por Jesualdo e a maquina trituradora que é o Porto…? Parece-me que não era Jesualdo que não tinha ambição, era o Braga que não tinha uma direcção e uma estrutura capaz de acompanhar a qualidade do mestre…

No Boavista Jesualdo preparava-se para voltar a fazer um bom trabalho…mas foi impossível recusar o chamamento de Pinto da Costa para treinar o melhor clube português…

Jesualdo sabia que era a última oportunidade da sua carreira, que durante anos nunca tinha recebido o crédito merecido e que apesar da dificuldade do projecto, de chegar a um clube vencedor sem currículo, sem tempo de preparar a equipa nem de impor as suas ideias na composição do plantel, era o sonho daquele jovem de Mirandela que podia-se concretizar. Era a ultima oportunidade de compensar anos de sacrifício e de entrega ao trabalho, de provar que as suas ideias poderiam ter sucesso.

Jesualdo no trabalho que fez em Braga e pelos sítios por onde passou demonstrou ser “o professor” mas faltava-lhe o mestrado e esse conseguiu-o nestes quase dois anos de Porto. Era aquele degrau que lhe faltava subir, demonstrar que conseguia impor o seu estilo e as suas ideias numa equipa de alto rendimento como o Porto e juntar os títulos que a sua qualidade merecia.

Jesualdo tinha a pesada herança de uma táctica com apenas 3 defesas de Adriaanse que contrariavam completamente a maneira como o mestre vê o futebol, um desporto que requer equilíbrios e unitário e não apenas de ataque desenfreado ou defesa cerrada.

Depois de solucionado esse problema sofreu com o processo apito dourado e com o facto de se encontrar isolado, demasiado exposto. Não havia ninguém do clube que falasse tendo Jesualdo que levar com todas as perguntas difíceis e insinuações sem o apoio necessário da direcção.

Jesualdo conquistou o meu respeito e admiração pela sua forte personalidade, grande carácter e a sua entrega a 100% na defesa do clube que representa.

Um treinador mais preocupado consigo próprio saberia que tamanha exposição iria desgastar sua imagem perante o publico e os próprios adeptos tornando-o mais exposto à critica mas mesmo assim Jesualdo aplicou a máxima com que sempre guiou a sua vida nunca abandonou os seus princípios…

Jesualdo não teve medo de enfrentar tudo e todos, de dizer frases desconfortáveis para os arautos do regime centralista como o fez após um jogo em que o Porto foi prejudicado pela arbitragem dizendo “numa altura em que se gosta tanto de falar em investigações só digo uma coisa após este jogo…investigue-se”. Coragem enorme, e grito de revolta da excelência que parte do homem comum que é Jesualdo.

Ele não tem a imagem de Mourinho, nem tem a graça de Pedroto, é um homem comum sem gostos refinados, sem preocupar-se com o dia de amanha ou a imagem que passa para o exterior, a sua felicidade é poder trabalhar no dia a dia, ver a equipa a crescer e ver os seus jogadores voarem alto.

Jesualdo por ser fiel aos seus princípios também não se preocupou quando teve de colocar todos os benfiquistas contra ele por defender o clube que representa mesmo sabendo que grande parte dos portistas nunca o viu com bons olhos por causa do seu passado, mas mesmo assim enquanto treinador do F. C. Porto nem pestanejou na hora de sair em defesa dos interesses do clube fosse contra quem fosse.

Por muitos foi acusado de ser defensivo, medroso (eu próprio já o acusei disso) mas é inegável que o que ele construiu no Porto foi mesmo uma máquina trituradora e vencedora.

Um esquema bem montado, automatismos cimentados que fazem parecer que a equipa sabe jogar de olhos fechados e uma forma de liderança eficaz, segura, dialogante, virada para dentro, sem precisar de atitudes de autoritarismo barato para vender para fora.

Se estes dois últimos anos eram o mestrado de Jesualdo este 2º era a conclusão da sua tese, absolutamente brilhante a gestão que Jesualdo tem feito esta época do plantel.

Tanto criticaram por ele não utilizar os reforços…Agora tudo faz sentido…Os rivais utilizaram reforços em grande quantidade logo desde o inicio do ano esperando com isso alegrar os adeptos enchendo-lhes da habitual esperança do “este ano é que vai ser” e dar algo para escrever aos jornalistas…Jesualdo como sempre não se importou de ser impopular em beneficio daquilo que são as suas ideias do que era o melhor para o clube. Sabia que tinha uma estrutura montada e que era difícil entrar nela e acima de tudo seria injusto obrigar jogadores que vinham de realidades competitivas inferiores entrarem numa máquina tão bem oleada como o Porto e renderem o mesmo que rendem jogadores que já vinham trabalhando segundo esses métodos um ano inteiro.

Preferiu não os queimar, dar tempo a que se adaptassem à realidade, treinando em Gaia protegidos das câmaras, dos assobios do estádio do dragão ,com tranquilidade.

Deu a ideia que eles estavam esquecidos mas agora verificamos que tudo fez parte de um excelente planeamento do professor…Lembro-me de vezes e vezes sem conta Jesualdo dizer aos jornalistas que jogadores como Farias, Kaz, Mariano etc ainda iriam neste ano ser muito importantes para o Porto. Na altura pensava que eram discursos de circunstância para os motivar, mas afinal tudo fazia parte do planeamento de Jesualdo que nada faz ao acaso. Deixou que a estrutura campeã fizesse o trabalho inicial sozinha, sem grandes mudanças para não a desvirtuar e foi progressivamente dando minutos e um espaço competitivo distinto aos reforços consciente que quando chegasse a altura certa eles estariam lá para responder presente como responderam.

E esta era a altura certa, com a champions em disputa, com muitos jogos importantes pela frente chegava a hora de demonstrar as horas de trabalho que Jesualdo dedicou a estes jogadores e eles não o defraudaram.

Brilhante também Jesualdo da forma que geriu Quaresma. Quaresma fisicamente não vinha bem e isso verificava-se também na sua confiança e instabilidade emocional. Jesualdo aproveitou por matar vários coelhos com uma cajadada só.

Provou à equipa e aos adeptos que a equipa vale como um todo e que não precisa de Quaresma para vencer, e assim deu uma enorme prova de confiança no seu plantel demonstrando para fora e mesmo para dentro que todos têm que se convencer que o Porto não depende nem nunca dependerá de um jogador, o Porto vale acima de tudo como equipa e o que importa é a estrutura , o processo e não um ou outro jogador que o integra.

Poupou também Quaresma a mais uma polémica com os adeptos poupando-o estrategicamente a dois jogos no Dragão. Com isso Quaresma e o grupo saíram reforçados e a própria imagem exterior para os adeptos saiu reforçada. Tanto se falou numa dependência de Quaresma que em dois jogos o professor teve o dom de a reverter ao ponto de se chegar ao cúmulo de se questionar se o Porto precisaria assim tanto do “Harry Potter”.

O derradeiro teste e aquilo que ainda me levantava duvidas era se o professor seria capaz de ter a coragem e mestria para fazer a rotatividade do plantel necessária para o jogo da Champions. Jesualdo é super competente mas ao contrário por exemplo de Mourinho nunca teve formação de clube grande, sempre trabalhou em clubes pequenos e médios em que tinha poucos troféus a disputar e não necessitava de fazer uso de 18 jogadores mas apenas de 11 salvo casos de lesões. Era o passo que faltava dar e Jesualdo contra o Boavista provou a tudo e todos que ninguém nasce grande treinador ou conhecedor de todos os segredos do futebol, que tal como seu futebol isso é um processo e Jesualdo soube evoluir e teve a coragem e acima de tudo a inteligência necessária para gerir a equipa sem nunca perder a identidade as ideias e princípios de jogo numa entrega tremenda como se o jogo do Bessa fosse uma final quando todos os jogadores sabiam que a verdadeira final será na 4ª feira. Manteve Lucho e Assunção e depois poupo-os mas por Quaresma e Raul Meireles nunca deixando de ter um ou dois elementos da estrutura habitualmente titular para que o corte não fosse tão radical.

Jesualdo não ganhou os 3 pontos mas se calhar ontem ganhou o respeito de todos que ainda o criticavam e acima de tudo demonstrou que temos plantel e um espírito de grupo para lutar por tudo este ano sem complexos de inferioridade.

Devo dizer que me magoa muito que ainda haja adeptos portistas que coloquem em causa o mérito de Jesualdo e as suas qualidades porque acha que o professor merecia ser muito mais elogiado e ver muito mais reconhecido o seu trabalho do que é…

Ser treinador do Porto não é fácil, são os adeptos mais exigentes em Portugal e é raro um treinador ter passado pelo Porto sendo unânime. Talvez Mourinho e Pedroto e porque estamos a falar dos melhores treinadores da historia do futebol português…

Jesualdo pelo seu estilo pouco expansivo e pouco comunicativo e também pelo seu passado ligado ao Benfica infelizmente foi rotulado por grande parte dos adeptos como um treinador sem a grandeza do F. C. Porto ou como um peixe fora de água mas acho que chegou a hora de uma vez por todas Jesualdo receber o respeito que merece. Trabalhou muito para isso, sacrificou a sua imagem e nem olhou para trás mesmo sabendo que se as coisas corressem mal seria a sua carreira que estaria em risco. Sei que o mestre não espera que lhe chovam elogios porque nunca os procurou mas mesmo assim acho que chegou a hora de reverenciarmos aquele que é actualmente o melhor treinador português a seguir a Mourinho e talvez Queiroz.

Claro que ele não é perfeito, ainda acho que Jesualdo se amedronta um bocado nos jogos fora de casa com grandes equipas mudando a táctica e a estrutura que tão bem trabalhou ao longo destes dois anos por outra que não sendo má não se adapta aos jogadores que temos nem sobretudo está tão trabalhada e enraizada.

Assim como acho que não faz a devida aposta nos jovens jogadores preferindo sempre apostar de forma quase obsessiva em estrangeiros sem grande qualidade mesmo quando pouco provam em campo ao invés de dar oportunidades sérias a jogadores da casa como Barbosa ou Castro que a meu ver seriam melhores opções que vários estrangeiros que temos no plantel. Jesualdo chegou também com fama de apostar nos jovens e isso é algo que lhe falta completar no seu trabalho.

Mas só se fosse louco poderia colocar em causa todo o trabalho que Jesualdo desenvolveu no Porto por um defeito ou falha, porque isso todos têm.

Jesualdo pode não ser o melhor treinador que o Porto já teve mas acho que claramente é dos treinadores mais importantes da história do clube e quando sair será assim que ele será recordado.

Passou um ano muito difícil por causa do apito dourado a ver a sua equipa ser prejudicada pelos árbitros e sem poder contar com o apoio de uma direcção que parecia sentir-se acossada e que estava algo limitada na sua liberdade de expressão. Logo naquele que era o seu 1º ano no F. C. Porto em que devia ter mais tranquilidade para conhecer os cantos à casa ele teve que se adaptar mais rapidamente que o normal e assumir uma postura de defesa em relação a um clube quase como se além de treinador fosse adepto ou presidente. Foi o porta-voz do clube em todos os momentos e num dos anos mais conturbados da história do clube foi campeão.

No ano a seguir viu sair Anderson e Pepe sem ter grandes reforços para os compensar e dentro do grupo que já tinha arranjou soluções e conseguiu construir uma equipa ainda mais forte e coesa capaz de esmagar em Portugal e de se impor na Europa.

Convém lembrar que este Porto tinha à partida para esta jornada menos um ponto conquistado que o Porto de Mourinho que mais pontos fez no campeonato que foi o de 2002/2003…

Muitos treinadores de qualidade passaram pelo Porto mas poucos tiveram um papel tão difícil e relevante como Jesualdo teve e poucos se sacrificaram como ele.

Foi o homem certo no momento certo. Por tudo isso ele é e sempre ficará para a história do clube como O MESTRE.

PS: Não se esqueçam de actualizar as vossas equipas do UEFA Champions Leagues Fantasy Football da Liga da Bancada, para mais uma jornada da Liga dos Campeões. Podem fazê-lo aqui até às 19H30 de hoje.

28 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. quando, há poucas horas, escrevia ao Zirtaev e lhe pedia para na antevisão ao jogo da champions fazer um apelo a que o nome de Jesualdo fosse gritado nas bancadas, não podia adivinhar o que aí vinha...
    Ricardo: não poderia estar mais de acordo contigo ou deixar de alguma forma de comentar publicamente este teu post.

    sou uma lírica, eu sei. mas acredito no profissionalismo e na vontade de vencer. acredito em quem fica na sombra e tem no rosto marcados os vincos da seriedade. acredito em quem troca o estrelato por princípios.

    acredito no Jesualdo desde o início. por causa dele (e ele que nem sonha...:)) discuti, berrei, chateei-me e amuei durante tardes e noites inteirinhas. pediam-me justificações para o meu apoio incondicional, e eu encolhia os ombros: não tinha. era instinto, é certo, e não vos nego: engana-se muitas vezes. desta vez acertou. via no Jesualdo um homem capaz de lutar, capaz de não ceder a pressões alheias, capaz de se manter fiel aos seus princípios. e isso, para mim, era fundamental. sou fiel adepta do conceito de que o caminho para o sucesso é o trabalho calado. tudo isso eu via no Jesualdo, tudo isso me deu confiança, quando a saída do Adriaanse abandonando um barco ainda muito trémulo no alto mar me tinha deixado incrédula.

    o Jesualdo é, para mim, um treinador fenomenal e um Homem de princípios. merece que todo o Dragão se incline e lhe peça desculpa pelos constantes ataques ao seu profissionalismo e à sua competência.

    mais uma vez, Ricardo, parabéns pelo post. eu não o teria dito melhor.

    ResponderEliminar
  3. ah, só mais uma coisinha...
    desculpem lá a impertinência, e repito que muitas vezes erro em avaliações que faço precipitadamente. mas a verdade é que desta vez tinha razão.
    e já passa da meia noite, estou cheia de trabalho, estou cansadíssima e o meu narigão está a produzir uma quantidade absurda de ranho que dava para alimentar metade do planeta durante 3 dias inteiros. ou seja, preciso do meu momento de glória.

    EU BEM VOS DISSE, PÁ!! O HOMEM É BOM OU NÃO É? (;

    pronto, já está(; agora posso ir trabalhar novamente sossegadita e mais aconchegada...(;

    [já me calei, Zirtaev, a sério. juro, já me calei. até já me fui embora e tudo (;...]

    ResponderEliminar
  4. Muito, muito bem escrito, Ricardo.

    Saudações tripeiras!

    ResponderEliminar
  5. Muito bom post.

    No que diz respeito ha falta de aposta nos jovens, e preciso dar o beneficio da duvida ao Jesualdo.

    Parece que a estrategia do Porto e apostar em jogadores valorizaveis, valoriza-los ao mesmo tempo que se forma uma equipa que ganhe campeonatos para depois os vender. Entretanto, vai-se calmamente preparando a proxima fornada.

    Nao vale a pena atirar os jovens para a arena do Dragao aonde iriam ser imediatamente comparados com o Lucho, Paulo Assuncao, Lisandro e Quaresma. Se parece agora que o Jesualdo fez bem em dar tempo a jogadores como o Farias e o Mariano Gonzalez que sao jogadores bastante experientes, mais tempo tera de dar aos jogadores mais inexperientes do Porto.

    ResponderEliminar
  6. Desculpem ser um bocado desmancha-prazeres mas quem vai ficar na história do clube conhecido como " o mestre" é só um, e sempre será só um: José Maria Pedroto. Foi ele que construiu os alicerces para que o FCP crescesse e para que, futuramente, quase todos os treinadores que passaram pelo FCP brilhassem, até o próprio Pinto da Costa afirma que sem Pedroto ele próprio não teria conseguído fazer nascer, ou melhor, fazer renascer este FCP que cada vez mais nos dá alegrias, Jesualdo tem atrás uma organização que é mais fácil ganhar, Pedroto teve que a construir.

    No entanto, admiro Jesualdo Ferreira pela sua capacidade de trabalho, e pelo que fez o ano passado apesar de um final de época mais complicado, ele chegou ao clube e com categoria mudou o sistema, adaptou de forma brilhante os seus jogadores ao sistema que prefere e venceu. Este ano, ele conseguiu construir uma grande equipa, muito homogénea,muito equilibrada e onde o colectivo é sempre mais importante do que o jogador.

    Dirão os velhos do Restelo que é mais fácil ser treinador com jogadores como Lucho, Paulo Assunção, Quaresma, Lisandro, etc, é verdade,mas o mais difícil ´´e construir uma EQUIPA na verdadeira acepção da palavra e Jesualdo conseguiu com paciência, muito trabalho e muita preserverança.

    Não concordo que o seu maior defeito seja de não lançar os jovens, até porque tem um plantel jovem, os jovens não precisam de serem lançados às feras logo de repente sob pena de toldar a sua evolução, mas sim precisam de ir entrando e ir jogando aos poucos, nem todos têm a capacidade do Anderson.

    Acho que o maior defeito dele é que falta irreverência nas suas atitudes, por exemplo, alguém disse aqui que o que tinha mais saudades do Mourinho era a sua forma de entusiasmar os adeptos, perdemos com o Panathinaikos nas Antas, mas quando ele acabou e vejo eles aos saltos a dizer que fazemos lá as contas e que vamos dar a volta, aí o meu moral foi completamente outro, quem estava lá no Estádio sentiu que íamos dar a volta.Jesualdo talvez por ser do seu feitio é menos expansivo nessas atitudes, mas está a mudar pelo menos nas suas declarações que, ultimamente, tem sido muito boas.

    Outro defeito é a sua procura pelo "equilíbrio" da equipa, ou seja, por vezes, arriscar um bocadinho também sabe bem.

    Mas, mesmo assim, apenas vejo Mourinho e Queiroz como melhor treinador português do que ele para treinar o FCP.

    Não queria deixar de dizer que acredito que a sua renovação está mais do que tratada, se amanhã correr mal( o que eu não acredito) quinta-feira renovará contrato, mas se correr como todos acreditamos que vai correr, ou seja ganhar, na festa do Tri teremos a boa nova da sua renovação.

    ResponderEliminar
  7. Oportuna esta msg do ricardo. Veio na altura ideal. Temos q estar todos unidos. Quarta feira é um dia especial.

    Passem pelo blog biboporto e deixem tb as vossas msgs de felicitações à nossa equipa de andebol q ganhou a taça da liga. É importante eles sentirem q os Portistas tb acarinham as outras modalidades.

    http://www.bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Subscrevo as palavras deste Post na sua quase totalidade e realço aquele que para mim é o grande traço da personalidade do Prof: o da sua integridade...Sempre critiquei aqui a sua postura, não como homem que respeito, mas sim como "o técnico génio" que eu queria que ele fosse...Aí tenho reservas, mas não contesto a sua seriedade, empenho e capacidade de trabalho! Acho que nunca aqui cometi a injustiça de o acusar nesses predicados...Mas sempre lhe apontei alguma falta de confiança em momentos cruciais e surpreendeu-me agradavelmente o que ele produziu este fim-de-semana...E realcei-o de imediato! Quanto à sua falta de confiança, à sua ousadia, ou melhor à falta dela, creio que a maior responsabilidade vai para o facto de ele durante muitos anos, ter sentido a cultura arreigada nos Encarnados...Isso teve os seus efeitos em muita gente e creio que Jesualdo Ferreira sofreu muito por ter estado "dentro" do Benfica! Vejam o rei Artur Jorge, passou por lá e destruíram-no!...O que eu pretendia ao criticá-lo, era ver constantemente nos seus olhos aquele brilho que lhe captei quando conquistou o campeonato no ano findo, brilho que voltei a ver reluzir esta semana no Bessa!..."Que Azul tão Azul, tinha ali o Azul do céu"...Um ponto de atenção a todos: não cantemos vitória antes do tempo, o campeonato para mim só estará conquistado, quando matematicamente fôr impossível perdê-lo!...Nada de cânticos extemporâneos e de muito mau gosto!...Sejamos grandes também nos momentos bons! E posto isto, viremos as baterias para a batalha de amanhã...

    ResponderEliminar
  9. Ainda sobre o caso de Sacavém, leiam o que trás hoje o CM...

    "Depois de até agora nada ter sido encontrado que motivasse “um crime premeditado”, responsáveis da PJ traçam ao CM o perfil de um eventual assaltante: “Jovem, sem experiência no roubo mas toxicodependente. Extremamente nervoso face à reacção da vítima. Queria roubar e não conseguiu” – o motor do Mercedes estava a trabalhar e, quando é assim, aquele modelo não permite abrir as portas. Forçou mas não conseguiu. “O vidro estava ligeiramente aberto e disparou por instinto. Desligou-lhe o telemóvel e fugiu”. O CM apurou que não deixou quaisquer impressões digitais no aparelho ou na porta – usava luvas."

    Delicie-mo-nos com estes pormenores:“Jovem, sem experiência no roubo mas toxicodependente. Extremamente nervoso face à reacção da vítima. Queria roubar e não conseguiu” -Face a este raciocínio como compreender o que a seguir é escrito: "o motor do Mercedes estava a trabalhar e, quando é assim, aquele modelo não permite abrir as portas. Forçou mas não conseguiu. “O vidro estava ligeiramente aberto e disparou por instinto. Desligou-lhe o telemóvel e fugiu”. -Então um indivíduo que devido ao nervosismo e à tensão motivadas pela sua inexperiência em vez de fugir, dispara duas vezes no mesmo ponto -a julgar pela 1ª primeira versão apresentada de um só tiro e mortal- do corpo e em vez de se escapar ainda tem a frieza de pegar no telemóvel da vítima -sem entrar no carro(?)- pela fresta do vidro e desliga-o assim sem mais nem menos...E utilizando luvas! Querem ver que o assaltante/assassino apenas quis -com enorme agilidade- verificar qual era a marca do Telemóvel?...Sinceramente, este Correio da Manhã só escreve coisas que são um autêntico atentado à inteligência comum!...

    ResponderEliminar
  10. Então aquela do motor do Mercedes quando a trabalhar, não permitir abrir as portas...Entro dentro de um Mercedes, paro o carro junto a minha casa e não consigo sair dele sem desligar o motor?...Volta Zandinga, à tua beira estes jornalistas do Correio da Matina são uns autênticos vendedores de banha da cobra!...

    ResponderEliminar
  11. Caro Ricardo Costa,

    Obrigado pelo post. Exprime humana e fabulosamente o valor do nosso Treinador, seja Professor ou Mestre, Jesualdo.

    Também sou, às vezes, crítico\construtivo, mais como treinador de bancada, mas importa reconhecer que aquele Homem não é de aviário.

    Felizmente, ainda há luar...

    E para amanhã também haverá. ACREDITO na passagem do FCPORTO.

    ResponderEliminar
  12. Viva !

    Li com interesse o texto que, globalmente,bem apreciei.

    Todavia, nao consigo compreender porque nao ha qualquer referencia a Artur Jorge.

    Artur Jorge deu imensa projecçao internacional ao FC Porto. Nao so pelos titulos conquistados como tambem pela sua grande cultura geral. O que muito valorizou o Porto, o futebol Portugues e a lingua lusa. Ja Mourinho...

    Creio que a escolha quanto a Jesualdo Ferreira foi acertada. Tem cumprido os seus objectivos.

    Quanto à alcunha ( ou nome de segundo baptizado ) talvez seja prematuro ... é verdade que o Mestre é Pedroto. Mas quantos mais mestres : melhor ou nao ?

    Existe no blog do blueboy um texto sobre as alcunhas que escrevi ha meses. Lendo este artigo, penso que tal texto continua valido.

    Peço desculpa pela falta de acentos ou erros, mas nao estou com o meu teclado.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  13. o reconhecimento do valor de um Homem , do Profissional, parabéns...

    esta é a diferença entre entre um GRANDE CLUBE (FCPORTO) e um clube (que se diz????) grande (burmelhos), a capacidade de catapultar os Homens que nele passam e fazer com que sintam que pertecem a uma verdadeira GRANDE FAMILIA, a nossa, porque só assim conseguem mostrar as suas reais capacidades .

    E agora que venham mais Bitórias ...

    ResponderEliminar
  14. Na altura aplaudi a contratação de Jesualdo mas depois, admito, comecei a duvidar chegando msm a irritar-me com algumas das suas escolhas, principalmente no que diz respeito a jogos grandes, mas HOJE sou o primeiro a lamentar-me dessas minhas pequenas dúvidas, HOJE sou um dos grandes admiradores do Mestre Jesualdo, acho que mereceu bem a sua distinção com Dragão de Ouro,
    Parabéns Professor Jesualdo

    Que o seu trabalho possa ser recompensado com uma grande exibição e resultado na Champions

    Parabéns Ricardo, grande post e em mt boa hora

    FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  15. SEmpre afirmei que Jesualdo foi a escolha certa para o Clube quando veio substituir Adriaanse no início da época.
    Conhecedor de futebol e do campeonato português, experiência, seriedade e rigor permitiram fazer uma boa época apesar de sofrida no final.
    Mas ninguém faria melhor.
    Este ano optimizou a equipa e continua um bom trabalho. Muito bem.
    Só lamento realmente não ser mais ousado e ser algo conservador para o meu gosto. Mas se fosse eu o treinador já teríamos descido...
    Acrescento que gostaria de ver mais apostas em jovens e substituições mais cedo quando as coisas correm bem para rodar esses mesmos jovens.
    Mas estas " reservas " não invalidam o que penso... um excelente treinador e a quem temos que agradecer o crescimento de alguns jogadores, caso do Bruno Alves por exemplo embora o Ibson...
    Mas não há bela sem senão...
    Força Jesualdo, força Porto.

    ResponderEliminar
  16. Um bocado off-topic: alguém sabe onde posso encontrar a entrevista do João Pinto ao Porto Canal?

    http://www.record.pt/noticia.asp?id=777523&idCanal=4

    Gostava de a poder ver.

    ResponderEliminar
  17. PC fez bem em aguentar o Co Adrianse, apesar de ter a massa associativa em grande parte contra ele, como fez bem em ir busca o Jesualdo.
    No deve e no haver da sempre melindrosa escolha de treinadores, PC continua a ter mais a ganhar do que a perder, não tem o benefício da dúvida, tem a minha confiança absoluta. Nas suas escolhas umas ganhou de forma brilhante (Artur Jorge, Mourinho), noutras perdeu (Del Neri, Quinito, Octávio), noutras empatou... (Ivic, Co), noutras teve vitórias com algum significado (Robson, Oliveira, Fernado Santos), dentro do grupo de treinadores escolhidos por PC, gostaria ainda de referenciar um Homem que fez muito pelo Clube, o Sr Carlos Alberto Silva, que num tempo de vacas magras nos deu, salvo erro, dois títulos. Quanto à escolha de Pedroto, ainda como Chefe do Departamento de Futebol, NÃO FALO! NÃO VALE A PENA.
    Provavelmente não falei de todos, mas, que ninguém tenha duvidas que o saldo é brilhantemente positivo!
    Quando saiu o Co, eu pensei, duas hipóteses, Jesualdo ou Camacho! Veio Jesualdo, somos campeões!

    2º Jesualdo Ferreira, perfil discreto, sem a alma de outros treinadores que passaram pelo FC Porto, como Mourinho ou Robson, mais no estilo do Rei Artur, veterano sem títulos, mas com uma história recente de competência ao serviço do Braga, cometeu alguns erros, mas teve virtudes. Balanço? Positivo, claramente positivo!
    Agarrou uma equipa campeã, num clube em que só pode ser campeão, e em que além de ser campeão temos, normalmente de jogar bem, sim nós portistas somos exigentes! Situação difícil, mas arriscou, dai não lhe poder chamar medroso!

    Situação difícil pois recebeu uma equipa "formatada" para jogar num determinado estilo, o famoso 3-4-4 de Adrianse, com défice de jogadores para determinadas posições, e com escolhas complicadas para outras.

    Algumas virtudes de Jesualdo, montou bem e rapidamente a equipa, a 1ª Volta foi muito boa, 5 pontos perdidos, excelentes exibições nalguns jogos da 1ª fase da Champions, e do Campeonato, os primeiros 20 minutos com o SLB no Dragão foram do melhor, os jogos com o Chelsea, etc.
    Conseguiu algo muito difícil, conciliar bem e de forma equilibrada Anderson e Quaresma, isto até a lesão do menino prodígio.
    Depois o Porto continuou a jogar bem até Janeiro apesar da saída de Anderson, o que não me surpreendeu pois acho mais fácil num 4-3-3, jogar bem sem Anderson do que com Anderson, o difícil foi feito antes com os dois em simultâneo.

    Deve ter tido muitos dilemas pois não me parece que seja fácil ter Quaresma e jogar doutra forma que não em 4-3-3. E parece-me muito difícl jogar com Anderson em 4-3-3.
    Relembremos que Mourinho, por exemplo pode jogar em 4-3-3 pois o criativo do meio-campo era um verdadeiro carregador de paino defensivo (Deco), que Fernando Santos, que tinha de jogar em 4-3-3, porque tinha Jardel e Drulovic, tinha muitos problemas em jogar quando o nosso DECO estava lesionado.
    Parabéns Jesualdo!

    Jesulado errou na rotação de jogadores!
    Não deu minutos a Ibson, não deu descanso a Lucho, "queimou" Ricardo Costa, colocando-o a jogar nos dias dificeis, não rodou Pepe!
    Não se roda jogadores depois de férias como fez no jogo com o Atlético!
    Para mim inexperiência, de gerir um plantel mais profundo e de um clube grande.

    No entanto teve demasiadas lesões traumáticas,teve um Postiga em quebra, meteu Anderson à força na parte final do Campeonato, dai na minha opinião o apagamento de Quaresma! O tal problema Quaresma+Anderson...difícil muito difícil.

    A Jesualdo faltou-lhe um CAPITÃO dentro do campo, ao FC Porto não costumam faltar capitães, mas neste momento temos falta de um, VOLTA PEDRO EMANUEL, por vezes não são precisos dentro do campo os onze melhores jogadores, há jogadores que dão às equipa intangíveis, coisas que não se contabilizam. Falta-nos um Capitão!

    Lembrem-se dos nossos sucessos, RODOLFO, GOMES, JOÃO PINTO, JORGE COSTA, existe um capitão, este ano não houve no campo, felizmente parece que houve no balneário. Morinho quando iniciou a sua grande equipa aliou-se ao CAPITÃO, Jorge Costa, eu sempre achei que o Bicho era pior que o Pedro Emanuel e o Ricardo Carvalho, mas... os intangíveis valem mais do que o real valos dos jogadores.

    Apesar de tudo quando foi preciso ganhámos, sempre, excepto no Chelsea.

    Eu acredito que Jesulado pode repetir o feito e melhorar a nossa classificacação na Liga dos Campeões para o próximo ano, com alguns pequenos ajustes no plantel e com a aprendizagem que fez este ano.

    ResponderEliminar
  18. Já escrevi um post sobre o Professor Jesualdo no tempo em que 50% dos irmãos portistas estavam descontentes com o seu trabalho. Hoje fico feliz por estar a ser feita justiça ao novo "mestre".

    Que fique por mais 3 épocas.

    Parabéns Ricardo, pelo post. Fazia falta.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  19. Peço Desculpa por não ter concluído o comentário, o texto atrás escrito foi colocado na net em http://basquetebolamodadoporto.weblog.com.pt/arquivo/2007/05/index.html

    em maio de 2007.

    Fico feliz pelo reconhecimento a Jesualdo e mais ainda pelo NOSSO SUCESSO.

    ResponderEliminar
  20. Estive a reflectir durante algum tempo e acho que devo fazer-te um pedido meu caro Zirtaev: abre a porta à Catarina!

    "[já me calei, Zirtaev, a sério. juro, já me calei. até já me fui embora e tudo (;...]"

    Se é por causa de pessoas como eu, juro~te -tenho os dedos entrelaçados nas minhas costas- que não vou dizer nada -nadinha- ao que ela comentar, mesmo que me não agrade!...E para ti Catarina, apenas um cumprimento de boas-vindas, eu sei o que é querer intervir e não poder porque alguém ao lado não me deixa...Deve ser cá uma temperatura...Não quero com isto dizer que o Zirta é um ditador, nada disso, mas eu entendo...Entendo muito bem...Um abraço aos dois!...E faça-se Liberdade!

    ResponderEliminar
  21. Sim senhor!Os meus amigos estão todos contentes com as prestações do "mestre"Jesualdo!Já o titularam de "professor",agora é só mestre!Enfim,somos todos iguais,apareçam os resultados e qualquer burro carregado de livros é doutor!Oxalá que na quinta feira esta onda positiva se mantenha!Pessoalmente acho que sim,estou confiante!Depois de ler o que o amigo Meireles escreveu sobre a descrição do CM em relação ao crime de sacavem chego à conclusão que o pasquineiro que escreveu essa merda estava lá!

    ResponderEliminar
  22. Tenham medo portugueses;muito medo!Este país está uma maravilha,os bufos da PJ andam a voar de Ferrari!

    ResponderEliminar
  23. caro meireles:
    como teimosa e fala barato que sou, dificilmente conheço essa sensação de que fala de "querer intervir e não poder porque alguém ao lado não me deixa"(;
    quanto ao meu comentário dirigido ao Zirtaev, tratava-se de uma brincadeira entre amigos. aquilo que na gíria recheada de inglesismos se chama uma "private joke".

    de qualquer forma, agradeço a preocupação demonstrada.

    ResponderEliminar
  24. Passo aqui só para deixar um agradecimento a todos pelos comentários e acima de tudo juntar-me também a essa força que já se está a preparar para amanhã derrotar os alemães!FORÇA PORTO!!!
    .
    Menphis,sobre Pedroto,é óbvio que com o título de mestre a Jesualdo não quis de nenhuma forma menorizar aquele que é o melhor treinador da história do futebol português a par de Mourinho e um dos maiores responsáveis para que o nosso clube seja a força que é hoje.
    Para mim Pedroto não pode ser considerado a professores ou a mestres pelo simples facto que ele está muito acima de tudo isso...Não há grau de conhecimento que se possa dar a Pedroto porque ele era a sabedoria em estado bruto na forma de treinador de futebol.Um visionário,um homem muito á frente do seu tempo.
    .
    Isso leva-me a responder ao facto de não ter feito referência a Artur Jorge como um dos melhores da história do nosso futebol.
    Não acho que ele possa ser comparado a Mourinho ou Pedroto.
    Foi muito importante para o clube,deu-nos uma liga dos campeões mas acho que esse título se deve uma grande parte a Pedroto.
    Essa equipa foi um projecto que Pedroto iniciou e que infelizmente não pode ver ser concretizado nesse título internacional...
    Mas seguramente que Pedroto ficaría feliz de saber que o seu discípulo Artur Jorge deu seguimento ao seu projecto.
    .
    Um agradecimento também muito especial á Catarina não só pelas suas palavras mas também porque é um prazer ler os seus comentários aqui no portistas.
    Admiro muito tudo o que escreves e sou leitor assíduo do teu blog.
    .
    Agora é daqui a algumas horas todos a sofrer pelo nosso Porto.Temos que ser um só.Mais do que nunca teremos que nos unir em torno desta grande equipa.
    Amanhã é uma final e sei que aconteça o que acontecer no final os jogadores terão dado tudo.E se estes jogadores derem tudo é preciso que o Schalcke venha preparado para sofrer e muito.
    Eles são rápidos,são fortes e levam vantagem na eliminatória,mas nós somos o PORTO!!!
    Os alemães que venham preparados não para enfrentar onze jogadores,venham preparados para enfrentar uma mística,uma força inexplicável que nasce deste orgulho de ser portista,num clube que não sabe o que é desistir.
    EU ACREDITO!!!!
    FORÇA PORTO!!!CONQUISTA MAIS ESTA POR NÓS!!
    Saudações portistas de um portista que vai estar aque a sofrer de Madrid mas a dar força como todos vós para amanhã o nosso clube dar mais uma alegria a todos.

    ResponderEliminar
  25. OK Catarina, fico mais descansado que aquele teu aparte seja apenas uma brincadeira privada...É bom saber que estás bem, com saúde e continuas de língua afiada e não necessitas que "monte" no meu Dragon e te vá salvar!...Por falar em língua afiada, ontem, naquele inferno do Terreiro do Paço as coisas estiveram azedas, mas mais uma vez o nosso Rui Moreira deu uma mãozinha ao APV...Inclinações...O ROC é que não gostou nada -viram a cara dele, quase a chorar- mas eu gostei daquelas saídas: "para o ano o Benfica vai perder dois elementos importantes, Rui Costa e Paulo Paraty..." "olha, pronto, aqui vai um para ty!"..."e aquele senhor PP"...
    Que ventania que ia no "Terreiro do Comércio Lisboeta"!...Desde que aconteceu o 25 de Abril -"naquela clara madrugada"- aquele deixou de ser seguramente o Centro do Poder em Portugal! Viva o MFA e o capitão Salgueiro Maia!...Os que lá estavam -ontem, não em Abril de 1974- eram todos do Benfica...Os que estiveram mais acima, no Rivoli eram do Sporting...Grande Sindicato dos Jogadores...Nada de misturas...

    ResponderEliminar
  26. confesso não perceber o que conseguem deslumbrar deste pseudo-treinador, mas enfim respeito..eu cá fico a torcer para que saia rapido..

    abraço! força PORTO!

    ResponderEliminar