14 janeiro 2009

Lucílio é bicho da Madeira!


Lucílio Vigarista foi nomeado para o Nacional-FC Porto. Em si já é um alerta, tenho pena é das consequências psicológicas para os jovens jogadores que Jesualdo mandará para o campo. Mas como o FC Porto - muito bem - tem de gerir o seu plantel e rodar jogadores, é um mal menor, um pequeno sacrifício sujeitar os miúdos (por mim deviam ir só juvenis...) a um árbitro deste calibre.

Lucílio Vigarista, na última vez que esteve na Madeira num jogo do FC Porto, quase apurava o Marítimo na Taça de Portugal. Foi na época de Adriaanse, e desde jogadores expulsos, a golos anulados, a penáltis por marcar, sem transmissão televisiva mas contado por quem lá esteve, houve de tudo. Era para ficar em segredo, a Imprensa madeirense não é flor que se cheire, mas soube de quem lá esteve e contou tudo. O resumo televisivo, à noite (o jogo foi de tarde), mostrou o essencial. O FC Porto lá ganhou no prolongamento, a jogar com 10 por inacreditável expulsão de Pepe...

Mas a lista dos jogos de hoje não revela só a presença de Lucílio Vigarista. Dos 8 encontros, só um não tem um árbitro internacional. É o sinal de Vítor Pereira, preocupado decerto com as performances do fim-de-semana passada em que dos 16 jogos das duas divisões profissionais só mandou 5 árbitros internacionais, precisamente o Lucílio em Alvalade e o Paulo Costa para a I Liga.

Nem de propósito, depois do que se viu na Luz, o único árbitro não internacional nomeado é Marco Ferreira, que estará na Luz.

É que nem depois de casa arrombada o dirigente dos árbitros põe trancas à porta.

Há quem defenda as nomeações, mas exemplos destes não abonam esta ideia.

Resta saber se a condicionante de alguma má arbitragem hoje será "pesada" nas nomeações para o fim-de-semana, com 3 jogos fora dos primeiros com elevado grau de dificuldade, sendo que Vítor Pereira retardou sempre as nomeações do fim-de-semana com competição a meio da semana. A vantagem é que no domingo há outra vez Taça da Liga e a gastar árbitros nestes jogos da treta deve ser giro ver quais restarão para a jornada segjuinte do campeonato.

Mas pelo menos o Lucílio Vigarista não estará em Braga, que era a minha "aposta".

3 comentários:

  1. Das arbitragens do fim-de-semana, propositadamente guardei um lance exemplar do Sporting-Marítimo e do Lucílio Vigarista.

    Não foi detectado em nenhum pasquim, nenhum resumo o mostrou e no Trio de Ataque também ficou de fora dos lances polémicos. Repito, aguardei para ver, mas sabia que não ia aparecer alguém que tenha notado.

    Há 1-0, o Marítimo já joga com 10 por expulsão justa de Olberdam apesar de nao ter percebido o primeiro amarelo que viu.

    Izmailov tem um amarelo, justo, por agarrar um adversário em fuga.

    A dado momento, junto à bandeirola de canto e à frente do árbitro-auxiliar que assinala a falta, Manu (ou Paulo Jorge) tenta esgueirar-se entre dois ´sportinguistas e Izmailov dá mão na bola: é falta mas não há 2º amarelo.

    É espantoso como ninguém reparou passados tantos dias, nem os amigos que não têm memória para estas coisas nem os inimigos que são distraídos da Silva.

    Fantástico.

    p.s. - este comentário foi inserido na caixa do post anterior. Mas como o tema é Lucílio, esta não pode passar impune. Mais uma...

    ResponderEliminar
  2. "nas nomeações para o fim-de-semana, com 3 jogos fora dos primeiros com elevado grau de dificuldade"

    peço desculpa pela confusão, misturei a jornada do campeonato que não é a seguir, mas no fim-de-semana posterior.

    ResponderEliminar
  3. "dos 16 jogos das duas divisões profissionais só mandou 5 árbitros internacionais"

    Entenda-se, 3 para a II Liga e os dois citados para a I Liga.

    ResponderEliminar