06 janeiro 2009

O aquecimento global derrete os falsos campeões de Inverno?

Ano novo, vida nova, perguntas renovadas a precisar de respostas… frescas. Para antecipar um obituário à medida de 2009 sob o signo da crise, apesar dos desmentidos oficiais de que tudo continuará “porreiro, pá!”

A propósito de episódios climáticos, desde mortes por frio no norte da Índia ao gelo de costa a costa no Canadá este Natal pela primeira vez em dezenas de anos, parece que o tempo se vinga nas teorias aterradoras de Al Gore. O seu inusitado temor e terrível
descrição dos efeitos do aquecimento global só teria equivalência, de valor contrário, e quando muito, na irresistível valorização das acções do Benfica logo após a queda abrupta que se seguiu ao seu lançamento no mercado e à manipulação mais criminosa/mafiosa de que foram alvo, até hoje serem transaccionadas de mão amiga do Manuel Vilaverdinho para um banco da sua confiança com a bênção do Espírito Santo. Embora saibamos que aos BÉÉÉÉS, o Bando de Vítor Constâncio fecha os olhos.

Os detractores de Gore podem, porém, argumentar que só um episódio – e ridículo! –, faz jus à sua teoria: o aquecimento global só derreteu um falso campeão de Inverno.

E sabemos, em qualquer feira seja da ladra ou da vandoma, que artigo contrafeito não é de fiar.

É que, enquanto num país normal o “título de campeão de Inverno”, valha o que vale, é atribuído, oficiosamente, só e exclusivamente ao fim da primeira volta do campeonato, como em Espanha, Itália, Alemanha, França, há agora quem afiance que o alegado campeão de Inverno já cumpriu a sua tarefa, hercúlea, e desatou a empatar um e perder outro dos jogos realizados desde a data oficial de início de estação: 21 de Dezembro de 2008. E com os saldos já em força, será natural este relaxamento a mercadejar artigos rascas?

Isto não é bem sobre a importância das lâminas de barbear na cultura dos agriões, como tive de aprender na tropa, mas nos programas desportivos de fim de jornada não se notou que algo tivesse mudado na classificação. Ou se mudou, será que tudo ficou na mesma?

18 comentários:

  1. Pois, ao que parece o rei ia nu. Agora as galinhas mais parecem um peru sem cabeça. O timoneiro mor proibido de acompanhar a equipa, o maestro seboso, depois de perseguir o Bynia para a casa de banho, pergunta aos acéfalos talibans o que querem que ele faça e estes últimos bombardeiam o guarda-redes adversário com tochas e afins. A oposição saiu das tumbas , o director de comunicação defende-se como pode. Pelas noticias de hoje a salvação passa por ressuscitar o Moretto...

    Sic transit gloria mundi

    Mas nós não podemos, nem devemos, descansar com a recuperação do primeiro lugar. A defesa como está será facilmente desfeita em Madrid, continuaremos a sofrer golos tão estupidos como evitáveis e podermos perder pontos que nos custarão caro no futuro.

    Às vezes, nos meus melhores sonhos, quero crer que a passividade evidenciada na nossa defesa e o seu recuo para linhas muito atrasadas fazem parte de um plano maior orquestrado pelo professor para, aquando da recuperação da bola, aproveitar a velocidade dos nossos puros sangues e através das, agora chamadas, transições rápidas aproveitar a sua velocidade para criar perigo. Vi isso no jogo com o Arsenal em casa e deixou-me satisfeito. Não percebo é a necessidade de fazer o mesmo com Estrelas ou Nacionais.

    As bolas paradas contra o Porto são um terror, não há agressividade no ataque à bola, e os golos vão acontecendo. O que nos vai valendo é o nosso poder de fogo. Mas tantas vezes o cântaro vai à fonte…

    ResponderEliminar
  2. realmente é engraçado o campeão de inverno ser encontrado quando ainda faltam duas jornadas para o final da primeira volta...Mas fez-lhes bem ao ego e agora vêm por aí abaixo...

    ResponderEliminar
  3. Um excelente post, com humor...
    Na realidade esta gente não pára e fará sempre tudo para encobrir o sol com uma peneira. Coitados, mas é o País medonho que temos.
    Resta-nos sermos os irredutíveis e irmos-lhes dando uns bons tabefes.
    E aquele caso dos financiamentos estranhos ???? Não se investiga???

    ResponderEliminar
  4. Bom, o aquecimento global é um facto e Socrates tem feito um excelente trabalho no que concerne à nossa futura independencia energética. Sao coisas que so daqui a meia duzia de anos começarao a dar resultados. Pela primeira vez, alguém fez politicas energéticas a longo prazo, o que é de louvar.

    O Al Gore fez a sua campanha mediatica, para fazer uma fortuna com as apresentaçoezinhas com que ia correndo o mundo e com os filmes que depois foram lançados. Campanha para fazer dinheiro, esta claro. Mas dizendo verdades inconvenientes, justiça seja feita.

    Ja nao sei se o Al Gore neste post nao deveria ser o Porto.:)

    Mas de facto, os jornaleiros de taberna que temos, nao dao para mais coitados.
    Eles ja admitiram que mentem para vender jornais a parolos vermelhos. O que é que voces querem que eles façam mais?
    Que parem de mentir e deixem de vender jornais?

    Querem que eles digam que o Rui Costa nao é director desportivo de nada? Que nao tem conhecimentos para ocupar o cargo que ocupa, dada a realidade economica dos clubes de futebol de hoje?

    Querem que escrevam que o Orelhas tem 1000 razoes para ser investigado (essas nem num livro duma rameira cabiam) e que as acusaçoes feitas ao Pinto da Costa sao ridiculas?

    Querem que eles perguntem onde esta a melhor equipa das ultimas décadas, o tal projecto que ia levar o galinhas fc ao titulo europeu num espaço de 3 anos?!

    Querem que eles parem de dizer que os David Luizes e os Sidjineizes e os Di Marias, sao jogadores de outra galaxia que valem todos 20 milhoes?

    Querem que parem de dizer que Aimar se parece com Jesus Cristo e o Bynia é uma sumidade futebolistica?

    Querem que eles parem de dizer que Reyes é rei? Que é um supra sumo?
    Que o Nulo "esta de volta"?

    Que o Yebda e o Carlos Martins formam um dos miolos mais fortes do mundo, capaz de encaixar 5 com o Olympiacos e 2 em casa com o Galatasaray?

    Querem que eles parem de enaltecer a bravura desses dois colossos que sao os laterais do galinheiro?

    Que mostrem fotos com very lights a serem atirados para dentro do campo e diabos a darem cachaços no assistente?

    Que falem daquilo que Proença nao viu em Vila do Conde?
    Claro que nao! O que importa salientar é que, nao se devem marcar pénalties a favor do Porto, mesmo que existam. E o jogador que o cometeu deve ser condenado a 5 anos de cadeia.

    Querem que eles parem de falar no Makukula Eusébio? Ou na Pantera Suazo?

    Eles nao prestam, sao pequeninos e nos temos a sorte de ter um homem como Pinto da Costa como timoneiro, que nos permite, ano apos ano, rir desses parasitas que sao a grande maioria dos jornalistas desportivos portugueses.

    ResponderEliminar
  5. Zé Luís, e ainda relativamente ao defesa esquerdo, acho que o Jesualdo optou por colocar o Pedro Emanuel naquela posição por uma questão de braçadeira, de liderança de equipa num momento mau da equipa, em que o Lucho era constantemente criticado.

    Acho que o Lino defende mal (até com o Ceifães enterrou), o benitez também não deve ser grande coisa, relembro que era o lateral esquerdo suplente do Lanus!! Quando levou com o Walcott pela frente deve-se ter arrenpendido de ter vindo para Portugal.
    O Pedro Emanuel, pela experência que, tem vai cobrindo a ala e foi opção, num outro esquema, para essa posição com o Co Adrianse.

    Se eu acho bem? Não, não acho, aparece-lhe o ala rápido e é facilmente ultrapassado e não dá profundidade ofensiva.
    Alguem tem culpa pelas contratações para aquele lugar e julgo não ser o Jesualdo.

    Relatvamente ao campeão de Inverno, acho ridícula a propaganda, mas compreendo, afinal eles já não ganham nada a algum tempo e tudo que seja esse tipo de títulos ou torneios do Guadiana devem ser valorizados.

    Tou com alguma expectativa relativamente ao caso do alegado favorecimento ao Benfica por parte da EPUL. Veremos o que vai dar, mas temo que vá ficar por aqui...

    ResponderEliminar
  6. "excelente trabalho no que concerne à nossa futura independencia energética. Sao coisas que so daqui a meia duzia de anos começarao a dar resultados. Pela primeira vez, alguém fez politicas energéticas a longo prazo".

    Porra, Soren, pareces os benfiquentos em futurologia! Então se vai estar mais calor, para quê preocuparmo-os com a independência energética? Não estaremos todos de tanga?...

    As verdades inconvenientes de que falas são aquelas em que o Gore pregava uma coisa e fazia outra, como ter um descomunal consumo de energia eléctrica para pagar coisa como 120 mil dólares de factura por ano!

    Devo andar doido ou não lemos as mesmas coisas da Imprensa internacional.

    Agora, nesta tens a razão toda:
    "Eles ja admitiram que mentem para vender jornais a parolos vermelhos. O que é que voces querem que eles façam mais?
    Que parem de mentir e deixem de vender jornais?"

    Dassse! Eles vão engolir um sapo maior do que a crise internacional e a recessão inevitável que Sótraques andou a adiar todos estes meses. E a procissão ainda vai no adro!

    ResponderEliminar
  7. Dragão arcuense, não percebi:

    - a braçadeira é que deve dar o lugar ao P. Emanuel?
    - o Lino enterrou em Cinfães? No golo de canto? Ou foi outro?
    - o Benitez levou com o Walcott, o Lino com o melhor do Cinfães e muito rápido até se lhe acabar o gás, e isso beneficia em quê o P. Emanuel? Mas há moralidade ou comem todos? A noção de medida deve ser igual para todos, acho eu.
    - o P. Emanuel jogou a esquerdo com o Adriaanse?
    - o Jesualdo não tem culpa do recrutamento, mas de quem coloca a jogar, como é?
    - Afinal, percebemos que a adaptação é pior do que a encomenda ou não?

    ResponderEliminar
  8. Sobre o "campeão de Inverno", a questão nem é mentir, é dar um conceito que nem existe e isso resulta de ignorância: como se sabe, esta é filha da admiração.

    Para mim, é uma questão de ignorância. De desleixo, por não se saber fazer contas, nem saber o que se diz.

    Chamei a atenção para o facto de o Braga ainda nem ter jogado com Benfica e Porto. Nem o Trofense. E o Nacional ainda precisava de jogar com o Porto.

    O Braga vai disputar o lugar na Luz, com o Benfica. E pode acabar a 1ª volta em 1º lugar.

    ResponderEliminar
  9. Sobre a EPUL, qual é a expectativa?

    Se alguém for culpado e condenado será quem fez o frete na EPUL. O Benfica não roubou nada a ninguém e até prova em contrário é inocente.

    Aproveitou-se de uma benesse do Estado, como antigamente.

    De resto, nem é novidade, só o é por a coisa ir eventualmente para julgamento.

    ResponderEliminar
  10. "o campeão de inverno ser encontrado quando ainda faltam duas jornadas para o final da primeira volta..."

    Ricky, o problema não é esse. Se tivesse 7 pontos de avanço, seria o campeão de Inverno por antecipação, tinha vantagem para assegurar o tal "título" da 1ª volta.

    ResponderEliminar
  11. Donnie Darko, para já limito-me a questões, dúvidas que me surgem do que ouço e leio dos outros.

    Os golos sofridos pelo FC Porto não têm merecido tanta atenção. A Imprensa Destrutiva podia partir por aí para "ameaçar" o Porto e garantir que assim não vai longe.

    Mas sobre isso já escrevi.

    Esta semana estou numa de reflexão sobre coisas que vou vendo e ouvindo, como os programas televisivos de domingo, mais uma vez pouco desportivos.

    Ainda falta o Trio de hoje, mas para já rio-me com o TV Rural.

    A bem da minha saúde, prevenindo uma recaída e recurso a psiquiatria, já evitei ver a entevista do nosso Primeiro. Aliás, já nem suporto ouvir-lhe a voz. E não leio as mentiras descaradas que diz, prefiro ver as reacções na blogosfera, dos "prós" e dos "contras" porque o pós e pós da Fátinha também passo.

    Acho que vou seguir o exemplo dos fogueteiros de Benfica, a festejarem com tochas e archotes por tudo e por nada, vou virar anarquista e armar confusão à moda grega. Até o Katsouranis me inspirar.

    E esta do Katsouranis só me ocorre porque o Soren gosta de ouvir os elogios ao Binya, ao Yebdá e ao Katso. Sim, porque todos eles já foram muito badalados.

    Ah, e o Carlos Martins.

    E então o Aimar...

    E o Reyes!

    É hoje, Dia de Reis.

    ResponderEliminar
  12. Flu queria Leo,
    Leandro queria Porto,
    Porto quer um lateral,
    Eu gosto do Leo.

    Porto dá Leandro ao Flu,
    Leo fica sem ter para onde ir,
    Porto habilita-se a levar um bom jogador em saldos da Luz,
    Eu estou contente!!!

    ResponderEliminar
  13. Zé Luis, na época do Co Adrianse a defesa era constituida por 3 defesas em que o Pedro Emanuel jogava à esquerda.
    O Pedro Eamnuel a defesa esquerdo neste esquema será sempre um remendo e não deveria ser solução, por isso concordo que a equipa está mal estruturada. Mas compreendo o Jesualdo, não lhe dando uma nota negativa nesse jogo, que na ausência do Sapunaru, fica de mãos atadas relativamente àquele posto.

    ResponderEliminar
  14. P.S. Ausência do Sapunaru colocando o Pucile na esquerda, claro.

    ResponderEliminar
  15. "3 defesas em que o Pedro Emanuel jogava à esquerda"

    Pois, mas eram 3 centrais, não três defesas, o que é bem diferente. Para todos os efeitos, P. Emanuel era um central, tal como num duplo esquema de dois centrais à um que joga sobre a esquerda e outro sobre a direita.

    Desculpe, mas não tem nada a ver.

    p.s. - já agora, presumo que sendo arcuense é dos Arcos de Valdevez. Podemos combinar um encontro para ver um jogo do Porto na TV, já que tenho uma casa para esses lados?

    ResponderEliminar
  16. Naquele sistema o Porto jogava com o Bosingwa na direita, Pepe ao meio e Pedro Emanuel à esquerda. Era mais 2º, o Paulo Assunção, ou seja, o Pepe e o Assução faziam 3 posições juntos.
    Claro que era um sistema diferente em que a posição defesa esquerdo eram pedidas outras características que não a de um 4-4-3 ou 4-4-2.
    Não acho o Pedro Emanuel, nem o Lino, e tenho reservas em relação ao Benitez, opções credíveis para aquela posição.
    Desculpe mas apenas não concordei com a explicação da nota 0 do Jesualdo. Acho que o facto do Jesualdo ter mantido o Mariano a defesa-direito depois do 1-2 foi uma pior opção.

    ResponderEliminar
  17. Não, a nota zero será sempre que o P. Emanuel jogar a defesa-esquerdo, sem justificação. Jogar na Luz ou em Alvalade pode servir, mas na Taça não serviu. Nos outros jogos não, ficamos com menos um. E não acho que fique bem nem ao treinador, nem ao jogador, nem às outras opções preteridas.

    ResponderEliminar