15 janeiro 2009

Vai bem a dis...puta lá por Lisboa

O meu fora-de-jogo é mais escandaloso do que o teu

Os pategos avençados entretêm-se a descobrir as virtualidades técnicas dos jogadores e as poções mágicas das tácticas dos treinadores.

O futebol, entretanto, tem um juiz de campo que manda nos resultados.

A história do futebol - pelo menos a que os louvaminhas do regime insistem em contar - tem sido debatida, acerrimamente, quanto aos beneficiados e prejudicados, as vítimas e os réus. Com mais ou menos palavreado, terá de fazer-se a contagem dos golos em fora-de-jogo como já aqui fizemos dos penáltis.

Não é uma questão de levar ao colo alguém, mas tentar chegar à verdade mesmo com as nebulosas explicações para assinalar-se um penálti por carga de ombro ou negar-se outro nas mesmas condições.

Estes exemplos recentes - já não o dos penáltis, ridículos mas demonst
rados em números, mas o dos golos em fora-de-jogo ou mal anulados com esse argumento, entre uns quantos vários expedientes para adulterar resultados - não servem para desmentir quem acusa quem de ser beneficiado/prejudicado.

Acho que, com melhores condições que nunca, os árbitros actuais tiram razão só áqueles que não querem ver: a de que a arbitragem de hoje NÃO É
melhor do que a de há 10, 15, 20 ou 25 anos - o estafado argumento, fácil de desmontar com factos e imagens se os seus detentores quiserem repô-las num canal Memória, para os apregoados títulos alegadamente mal conseguidos pelo FC Porto.

Nunca tão poucos desvirtuaram os resultados dos jogos.


Para quem fala, à boca cheia mas sem qualquer exemplo válido com a força de representatividade que os actuais erros de arbitragem têm inegavelmente, que com os Calheiros, Silvano, Guímaros e Silvas era mau - e não estou a dizer que eram grandes árbitros, porque os vi actuar e de facto não passavam da mediania -, manter hoje essa opinião é tão ridícula quanto os ridículos lances que hoje nos é dado ver, de forma repetida, absurda e aviltante.


p.s. - volto às minhas memórias pessoais para relembrar, aos mais indignados com o jogo da Choupana, não um episódio de nevoeiro, como aquele golo do Porto ao Sporting que não se sabe se entrou (eu estava atrás da outra baliza), mas o facto de não ser a primeira vez que Lucílio Baptista deixa correr um jogo até ao fim sem visibilidade.

Na Madeira até falou com os capitães das equipas.

Mas a 23/12/1995 (ou 96?), num Leça-Farense para a Taça de Portugal, iniciado às 15h mas que meteu prolongamento, num dia de chuva, sombrio e frio, os 120 minutos cumpriram-se às escuras, o campo ainda não tinha iluminação, apesar de se ver de um lado ao outro, de uma baliza à outra, mas só sombras. Eu estava lá.

17 comentários:

  1. Zé Luís, é claro que já não espero nada da arbitragem, mas temo que, se as coisas continuarem como até aqui, o tetra passe a não ser mais que uma miragem. A ver vamos, espero por todos os motivos que esta subserviência ao "Rui Costa y sus muchachos" fique por aqui ou que pelo menos se atenue, de outra forma e com a "sorte" que temos tido não teremos a vida nada facilitada.

    ResponderEliminar
  2. bom post. xD. gosto do blog.
    passem no meu. =D

    ResponderEliminar
  3. Quanto ao post, assino por baixo tudo o que por ti foi escrito.
    A discussão entre corruptos e lagartos sobre arbitragem é no fundo um debate para ver qual dos dois é mais beneficiado. Cá para mim acho que neste capítulo o Benfas leva historicamente vantagem, embora o Sporting não possa ser retirado do lote de grande beneficiário pelo Estado Novo, não tendo nem por sombras os privilégios dos calaboteiros.
    Este ano há muito que se definiu que o Benfica tem uma dream team (mais uma, aliás), que o Sporting está mais forte e o Porto está muito mais fraco. Foi uma ideia estabelecida à partida e que mesmo tendo, para mim, um fundo de verdade (no que toca ao FCP), é difícil contrariar porque os senhores vestidos de negro encarregam-se de tornar esta tese cada vez mais sustentável semana após semana.
    Deixo agora uma história curiosa, que estou certo que todos vocês acharão curiosa, se é que ainda não a sabem, claro. Estávamos em finais de 2008 quando o jornal 24 Horas faz manchete com o seguinte título: Andaram a roubar o cofre do Benfica. "Oh foi um dos lacaios do Pinto da Costa que nos roubou porque nós temos muito dinheiro. Tanto que, segundo o nosso director financeiro, até podíamos comprar o C.Ronaldo e aquela gente está afogada em dívidas"; terá sido este o pensamento encarnado da coisa. Mas não: folheando o jornal, e olhando com atenção para a página 7 do mesmo, verifica-se que o benfas foi de facto roubado mas pela própria secretária do presidente. Ao que parece esta terá desviado pequenas quantias do cofre provenientes da venda de bilhetes. Num caso normal, a secretária seria despedida, não receberia um cêntimo, provavelmente e ganharia ainda um processo judicial. Mas isto seria num caso normal, com pessoas ou instituições normais, não com o "glorioso". Este clube sempre tão caridoso não só não processou a secretária como ainda lhe deu 12.500€ de indemnização com uma carta de recomendação à mistura (provavelmente enaltecendo as suas capacidades na arte do furto). E esta? Cada um que retire daqui as suas conclusões, o que é certo é que Sua Santidade, Luís Filipe Vieira, sempre tão lesto a reagir a este tipo de calúnias, optou desta feita pelo silêncio.

    ResponderEliminar
  4. Escusado será adiantar que tudo isto passou em branco pelos outros meios de comunicação social e até na própria blogosfera, o acontecimento teve pouca visibilidade.

    ResponderEliminar
  5. Não sabia dessa, Duarte Pernes, mas dá também para partir à gargalhada.

    Ladrão que rouba a ladrão...

    ResponderEliminar
  6. Mas amanhã (isto é, mais logo) conto mais uma peripécia de pôr os cabelos em pé aos portistas.

    Mete o Benfica, claro.

    Mas não tem piada.

    É só triste.

    Não Liga.

    ResponderEliminar
  7. A minha tese é de que a secretária sabia ainda mais do que o que já se sabe e para agravar ainda devia ter provas. Devia ter conhecimentos que remontavam ao jogo no Algarve até aos nossos dias, daí a razoável quantia.

    ResponderEliminar
  8. Aqui deixo o link para o caso de alguém querer ler a notícia na íntegra. Como referi encontra-se na página 7.

    http://content.yudu.com/Library/Azl07/24horasDec263030/resources/7.htm

    ResponderEliminar
  9. Bruno Paixão no jogo do benfica... vai dar asneira!

    Zé Luís, no ultimo Porto x Sertanense no fim dos 90 minutos já estava a escurecer, o que significa que se o jogo tivesse que ir para prolongamento se iria para os penaltis às escuras porque o campo do sertanense não tem iluminação. É uma vergonha! Este ultimo jogo com o Nacional devia ter sido adiado! Se fosse um jogo decisivo para o campeonato era adiado, mas como é um jogo de 3ª categoria deixa andar...

    ResponderEliminar
  10. Afinal ontem o offshore falou aqui que o miguel lopes vinha para o Porto e o João tomas ia para o Rio ave e conforma-se hoje o interesse do rio ave no joão tomas.

    Agora falta saber se o miguel lopes vem para o Porto.

    ResponderEliminar
  11. mais rumores:

    Farias -> Olympiacos e Velez Sarsfield
    Tarik -> Marselha
    Lucho -> Man City
    Bolatti - > Independiente
    Pelé -> Genova

    ResponderEliminar
  12. Queremos a NOSSA Taça de Campeões! Ladrões! Já não chega fazerem tudo para não sermos campeões, agora também nos roubam depois de o sermos?



    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1072538#AreaComentarios

    ResponderEliminar
  13. Lista de convocados: Bolatti, Bruno Alves, Cissokho, Diogo Viana, Farías, Fernando, Guarin, Hulk, Ivo Pinto, Lucho González, Nuno, Pedro Emanuel, Sapunaru, Rodríguez, Stepanov, Tarik Sektioui, Tomás Costa e Ventura.

    ResponderEliminar
  14. Bolas, por esta lista de convocados quando muito vamos ter meia equipa de habituais titulares e o resto com os que têm sido mais utilizados na Taça da Liga.

    Esperava outra "agressividade" por parte de Jesualdo, até porque já não há, aparentemente, mais razões para o onze habitual não jogar.

    Não duvido que com estes se possa vencer a Académica, mas se precisarmos de vencer por 4-0 não creio que cheguem lá...

    Porque o 2º melhor lugar pode decidir-se pela diferença de golos, para equipas que somem 6 pontos.

    Mesmo assim, quase todos os habituais atacantes estão presentes e sabemos que a despesa do jogo vai passar por eles.

    ResponderEliminar
  15. Steward, a tua observação tem razão de ser.

    É evidente que consoante a época do ano há possibilidades de escurecer um pouco mais cedo. Se for alturas de temporal, pior ainda.

    Por isso, muitas equipas nessas condições marcam jogos para as 14.30h e não para as 15h. Prevenir é melhor do que remediar.

    Conheço os casos.

    ResponderEliminar
  16. Penso que deveria ter convocado o Lisandro, pois seria um bom jogo para restabelecer os índices de confiança no que toca a marcar golos. Sinceramente não acredito que o Benfica facilite a vida ao Belenenses e como penso que ganharemos à Académica iremos certamente passar. Depois iremos à Luz e ganharemos por 3-0 com dois golos do miúdo Viana e um de Rabiola. E jogo calmíssimo para o Ventura obviamente :)

    ResponderEliminar
  17. Para ser sincero, também esperava uma maior parte dos habituais titulares presentes na convocatória e até no jogo de amanhã. De qualquer das maneiras há uma coisa que por vezes o pessoal parece não se lembrar: ninguém sabe mais do que a equipa técnica quais as reais condições dos jogadores e o porquê de determinadas escolhas.
    Por vezes critica-se(mos) sem sabermos os verdadeiros motivos que estão por detrás das escolhas, e isso só mesmo quem está lá dentro é que sabe...
    ab.

    ResponderEliminar