21 outubro 2009

Incrível como se falha tanto!

FC Porto, 2 -- APOEL Nicósia, 1
Hulk 33 e 48gp; Alvaro 13pb

Helton; Fucile, Bruno Alves, Rolando, Álvaro Pereira; Fernando; Mariano, R. Meireles (Sapunaru 89); C. Rodriguez (Guarín 66), Hulk e Falcao (Farias 87).
As coisas não estão fáceis na Champions, mas o FC Porto também ajuda a torná-las mais difíceis do que podem ser. Jesualdo continua a confirmar a perplexidade nascida ainda da titularidade de Guarín na derrota e má exibição em Braga, preferindo de novo Mariano. E este argentino, que não tem confirmado a sua capacidade nas alas, agora como interior-direito foi uma nulidade, para além de acabar expulso e deixar a equipa em dificuldades ainda mais imprevistas que o seu jogo errático. O treinador do FC Porto tem no meio-campo um problema bicudo com uma terceira incógnita nesta equação a três, pois Raul Meireles continua, também ele, desinspirado.
Com a factura de muitos dias sem trabalho por causa das selecções, percebeu-se que a chuva não lubrificou os mecanismos ofensivos dos dragões, para mais frente a um opositor fechado e bem arrumado que tem a pecha, própria dos neófitos, de cometer erros na retaguarda e na primeira zona de criação de jogo. Porque na frente os cipriotas abriram o campo e de um cruzmento largo mas bem feito deu o seu primeiro golo na Champions com "ajuda" de Álvaro.
Meio-campo preso de movimentos, Rodriguez sem abrir o jogo e Falcao de novo isolado e mal servido, tudo deu uma primeira parte fraquinha, sem rasgo e felizmente sem desvantagem no marcador, porque a técnica defensiva dos cipriotas teve um lapso a mais do português Hélio Pinto, permitindo a recuperação de Falcao e a "assistência" para Hulk. O Incrível bisou a abrir a segunda parte e quis devolver ao argentino a graça de um passe para golo, mas Falcao tanto marcou de tornozelo ao Atl. Madrid como nem acertou na bola de frente para a baliza e o 3-1 perdeu-se ingloriamente.
Falcao perdeu também demasiadas bolas para segurar na frente e Mariano perdeu as estribeiras a acentuar o negativismo do seu jogo, mesmo já quando Guarín estava em campo e o FC Porto, mais em 4x4x2, tinha tudo para melhorar a posse de bola no meio e criar oportunidades nos espaços que então os cipriotas deixavam.
Foi começar mal e acabar quase em aflição, sem deixar em causa a justiça da vitória mas a confirmar que isto da Champions não está garantido a ninguém. Houve que cerrar fileiras até final e aceitar a pressão dos visitantes que quiseram acreditar mas só em jogo directo para a área à espera de outro "chouriço" como o 0-1. Tal como frente ao Sporting, ao FC Porto faltou frieza e categoria para circular melhor a bola e evitar sobressaltos no final, denotando a equipa desconforto nesta situação ainda que agora em desvantagem numérica.
Pode ser que Guarín jogue em Nicósia em vez de Mariano e quiçá Raul Meireles descanse, pois ele e Mariano não dão verticalidade ao jogo e a equipa ressente-se, desorganiza-se e divide-se sem saber se ataca se defende, disso se ressentindo também Fernando que tem de acorrer a inúmeros fogos ateados por falhas de posição e posse no sector ainda longe da estabilidade organizativa e estrutural necessária para o futebol ser mais consequente e o jogo mais facilmente dominado.
De qualquer modo, basta confirmarem-se na próxima jornada os resultados de hoje e os dois primeiros lugares do grupo ficarão atribuídos com duas rondas por disputar. Se assim for, o FC Porto ganhará a jornada dupla com o mesmo adversário pela segunda vez, depois de o ter feito com o Hamburgo e num primeiro jogo também em dia de muita chuva.
Mas a equipa precisa entrar nos eixos no período até ao Natal na hora em que se definirão posições no campeonato e a rotina dos jogos é retomada domingo frente à Académica e tem seguimento de novo no Dragão depois com o Belenenses na 6ª feira seguinte, antes da viagem a Chipre.

25 comentários:

  1. Bela análise, sem mais a acrescentar. Para mim a questão da equipa está no meio campo e sem o Belluschi a coisa funciona muito mal.
    Meireles a passar esteve se calhar ao nível do Mariano. E este continua a ser pressionado pela assistência que em vez de incentivar assobia o homem logo.
    Ao menos revela esforço e quem dá o que tem...
    A expulsão acontece a qualquer um...
    Resta esperar por melhorias a meio campo e que o Varela regresse depressa e bem.
    No Apoel vai ser difícil mas estão ao nosso alcance e espero chegarmos já à fase seguinte.
    Agora preparar a Académica, para ganhar.
    E viva o FCP

    ResponderEliminar
  2. Jorge Aragão, eu até me esqueci de acrescentar algo: marca g.p. quem tiver marcado um golo? Agora foi Hulk, mas bem me parecia que marca melhor do que Falcao que falhou contra o Sporting...

    ResponderEliminar
  3. Não devemos igualmente esquecer a péssima exibição de Bruno Alves na primeira parte.

    ResponderEliminar
  4. Neste jogo, tiro logo dois parâmetros positivos, o 1º foi a vitoria, e o 2º a expulsão do Mariano, significa que não jogará o próximo jogo da Champions.
    Repararam que quando ele foi expulso, as perdas de bola diminuíram exponencialmente?

    Mariano é assobiado? Não me lembro de um jogador tão, mas tão fraco ser aplaudido e de lhe cantarem o nome sempre que é substituído, como forma de lhe dar confiança, e mesmo assim, o gajo continua a merd* do costume.. jogo após jogo.. cá para mim o Jesualdo tem uma percentagem do passe do Mariano e está a querer rentabilizar o investimento.. haha

    Fernando fez um jogo do outro mundo..
    Centrais também estiveram a um excelente nível..
    Hulk muito desequilibrador..

    Deixo aqui um vídeo para os menos atentos que não viram uma das promessas do FCP brilhar no jogo da taça. http://www.youtube.com/watch?v=1cHh9gnTGko

    ResponderEliminar
  5. Ás vezes os adeptos portistas assobiam o Mariano logo no primeiro passe falhado, ontem aplaudiam, e alguns de pé, na altura em que ele prejudica a equipa. De facto, há coisas que não se compreendem na cabeça destes adeptos. Também estou farto do Mariano, acho que cheguei ao limite, na altura em que parecia que o Rodriguez estava a querer pegar no jogo, Jesualdo tira-o e deixa ficar o Mariano que depois trai toda a gente daquela maneira. Ainda não vi o lance na tv ( aliás o resumo que a hoje a rtp deu no jornal da manhã deveria ter 1 minuto, limitaram-se a dar os golos e mais nada).

    O FCPorto deu um grande passo para os oitavos de final, concordo com o Zé Luis é altura de começar a aparecer os automatismos, principalmente no meio campo que aquilo por vezes é uma confusão dos diabos, o Fernando ontem andou a apagar vários fogos, felizmente, sempre da melhor maneira e o Meireles é um jogador que, de momento, me enerva vê-lo jogar. Quanto ao Falcao, mesmo sozinho e sem jogo feito para ele, continuo a apreciar muito o seu trabalho.

    Agora, até 2 empates pode servir, mas o que interessa é arrumar o apuramento e ir ao Chipre vencer. Do APOEL apreciei o central, nº 4 e o nº 10, e o apoio dos seus adeptos.

    ResponderEliminar
  6. Pois é, comentar os jogos do FCP passa sempre pelo Mariano, o fetiche do Jesualdo, se calhar dorme com ele. Já chego ao ponto de ter pena do mariano, ele até se esforça, mas só faz cagada, não tem culpa, culpado é quem sistematicamente o põe a jogar. Por isso mesmo fico revoltado a ver que se tem dispensado tanto jogador com qualidade para ficar com mancos deste nível. Lá em França anda o Paulo Machado, imaginem que era este miúdo que era lançado constantemente pelo JF em vez do Mariano ? anda a brilhar em França em vez de estar no plantel e ser opção, ontem teria sido muito útil. De resto confirmou-se que o Apoel não era pêra doce, jogou benzinho do meio pra frente e vá lá que ofereceram umas coisas lá atrás. Acima de tudo fica a vitória que nos coloca bem perto dos oitavos. Fica também tudo mais limpo em termos de pressão para os próximos jogos.

    ResponderEliminar
  7. Prefiro um estádio vazio, do que os assobiadores do regime a marcar presença no dragão. Se não há paciência para a paciência do prof, muito menos há paciência para os impacientes que constantemente assobiam o Mariano.
    É impressionante, como o Mariano é deitado abaixo neste blog e o raul meireles que continua a ser uma nódoa é apenas catalogado de desinspirado.
    É fácil dizer mal do mariano, mas esquecem-se que o penalti nasce de uma insitencia dele; metade dessa luta, garra, insistencia gostava de ver no meireles, que cada vez mais me faz lembrar o veloso, quer seja pelo estilo zé azeiteiro, quer pela forma como vaidoso passeia no campo.

    Não percebo as criticas a Falcão, que considero que fez uma boa primeira parte ( o melhor no 1 tempo) e claro está, a substituição do cebola é logica, pois o uruguaio não aguentava nem mais um pinga de chuva no corpo.

    O que sinceramente achei, foi que o trabalho de casa não foi bem feito e o Porto não conhecia bem esta equipa nem a forma como troca bem a bola.


    Deus,
    concordo com o comentário em relação ao BAlves

    Menphis
    Vi o mesmo na rtp1...cabrões do costume, abrem com a fantastica liga europa e apenas dao os golos do porto.
    E já agora, se ainda não se aperceberam ;) sim eu fui dos que se levantou

    ResponderEliminar
  8. Sempre o Mariano, mesmo que seja mau é nosso, é lutador eu aplaudi o mariano e vou continuar a fazer porque para o deitar abaixo à muitos para o ajudar a poucos. Acho que os SD (que fique claro que nao pertenço a claque)dão uma mostra a toda a gente do apoio a equipa. Acham correcto em vez de puxarem pela equipa estarem sempre a assobiar como fizeram ao rodriguez no joga da taça? ja se esqueceram o que ele ja fez pelo FCP? E o mariano so tem feito asneira, nunca fez nada de bom? MANCHESTER Pensem um bocado

    FCP até morrer

    ResponderEliminar
  9. Semedo nº 10, convém ler melhor para não tirar conclusões precipitadas. É referido que, como todos reconhecem, o problema actual é do meio-campo por causa do Meireles e do Mariano, não é poupar um e criticar o outro. Aliás, se o Mariano tem estado abaixo do normal (que nunca foi muito alto, convenhamos) na ala, como interior saiu muito mal ontem. Abriu na 2ª parte, já mais na linha. E percebem-se as diferenças.

    O Mariano nunca foi deitado abaixo neste blog porque, ao contrário da maioria que tem o direito de achar o que bem entender nos comentários, eu defendi-o desde a primeira hora, como defendi outros (Alan, lembram-se?) por não serem os pernas de pau que uns apregoam. Agora, até o professor reconheceu que mesmo está vitória dá para detectar erros e temos de assumi-los.

    Não se fazem críticas destrutivas. O Falcao fez um bom passe para Hulk, mas teve muitas más recepções de bola, apenas se constatou isso. E falhou o golo da tranquilidade de forma escandalosa. O que não invalida a impressão geral que tenho dele também desde a primeira hora e a opinião que já expendi sobre a sua qualidade e um óptimo reforço que o FC Porto conseguiu.

    Há que pôr as coisas nos seus devidos limites. De resto, se não foi mais um jogo de algum sacrifício e até irritação de forma desnecessária, como frente ao Sporting, então deves ver os jogos muito relaxado.

    ResponderEliminar
  10. Mariano expulso \o/ \o/ \o/

    vermelho directo dá no minimo 2 jogos não é?? se der só 1 temos que recorrer para ele leavr 2!! hehehe

    de resto o costume.. a equipa ganha mas aprenta um futebol feio, sem fio do jogo, sem jogadas (bem) combinadas..tipico de jesualdo desde que tá cá!

    continuamos a ser salvos por "rasgos individuais" dos jogadores..ontem graças ao falcão e ao hulk!

    já agora convem dizer..este falcao não é o licha, mas tá a produzir tanto ou mais que ele!! quem diria!! e ainda só tá cá à 4 meses!! ui ui

    ResponderEliminar
  11. "F.C. Porto-APOEL: quem acertou mais passes? Mariano González!

    As estatísticas valem o que valem, diz-se por aí. De qualquer forma, aqui ficam os números oficiais do F.C. Porto-APOEL, apresentados pela UEFA no final do jogo no Estádio do Dragão (2-1). Os registos individuais dos jogadores portistas reservam algumas curiosidades, como o facto de Mariano González, ele mesmo, surgir no topo dos elementos com maior percentagem de passes certos!

    Mariano González continua a merecer um olhar de desconfiança por parte dos adeptos do F.C. Porto e foi expulso na etapa complementar, por agressão. Contudo, olhando para as estatísticas, o médio argentino apresenta notáveis 84 por cento de passes completados. Rolando atingiu a mesma marca. Hulk, por outro lado, foi o dragão com menos qualidade de passe.

    Os números explicam-se com os riscos assumidos. 15 dos 31 passes completos de Mariano foram para defesas, com especial destaque para Fucile, o homem que percorreu o corredor direito. Hulk, no plano oposto, acertou apenas 21 dos 45 passes, privilegiando os laterais e Cristian Rodriguez
    Aqui ficam as percentagem de passes acertados dos titulares do F.C. Porto: Helton (68%), Bruno Alves (69%), Raul Meireles (65%), Falcao (69%), Rodriguez (58%), Mariano (84%), Hulk (47%), Fucile (67%), Rolando (84%), Alvaro Pereira (65%) e Fernando (74%)." in maisfutebol


    Para quem diz que mariano erra muitos passes esta estatística é um bocado complicada de dirigir...

    ResponderEliminar
  12. Ia por o mesmo artigo aqui.
    A maneira como nos avaliamos e analisamos aquilo que vemos e subjectiva e tende sempre a reforcar os nossos preconceitos.
    Talvez seja tempo dos comentadores se deixarem de arrogancias e passarem a ser mais modestos, aceitando que o Jesualdo Ferreira sabe mais disto a dormir do que nos acordados e tentarem perceber porque e que ele aposta tantas vezes no Mariano. Se nao perceberem talvez seja por voces nao perceberem grande coisa de futebol e nao por o Jesualdo Ferreira nao perceber grande coisa de futebol como a vossa falta de modestia vos podera levar a concluir.

    ResponderEliminar
  13. Repararam que quando ele foi expulso, as perdas de bola diminuíram exponencialmente?
    O Mariano teve 84% de passes acertados.
    Quanto à expulsão, não sei qual é mais idiota, a inocência do Mariano, a interpretação exagerada do árbitro ou os regulamentos da FIFA que acham um chega para lá perigoso, mas a entrada ao Hulk mais normalzinha e pouco perigosa.

    ResponderEliminar
  14. complicado de dirigir, é saber que há alguem que acha que o facto de um extremo ou nº 10 (posição dele ontem) fazer passes certos para a defesa, que é precisamente o contrário do que ele devia fazer, é algo de bom ou extraordinario!!

    isso sim!! é algo fenomenal LOL

    ResponderEliminar
  15. A maneira como nos avaliamos e analisamos aquilo que vemos e subjectiva e tende sempre a reforcar os nossos preconceitos.


    Jorge, concordo com a observação mas quanto à estatística acho-a pouco crucial no futebol. O facto de se fazer muitos passes acertados é menos relevante, consoante o grau de risco em causa. Passar para trás, curto, pelo seguro foi uma opção de Mariano por jogar numa posição diferente em que tem de tabelar mais em vez de romper como lhe é pedido nas alas.

    Eu prefiro o Mariano a esticar jogo do que a passar para trás e bem. Passar muito a bola sem profundidade dá no jogo empastelado da 1ª parte e só espevitado pela desvantagem no marcador.

    Não deixas de ter razão contra os preconceituosos e os assobiadores, o que não é o meu caso em qualquer das situações. Mas não douremos a pílula, porque aquilo sem abanões é uma pasmaceira.

    E mais do que o passe para aqui ou para ali, tem de haver dinâmica sem bola e a equipa não a teve, não foi pressionante no último terço do campo porque poderia ter aproveitado mais e melhor a primeira zona de construção do adversário. E esta é uma pecha que, por funcionarem mal os dois médios ofensivos (RM e MG), tem-se detectado noutros jogos e retira fluidez e contundência ao jogo de ataque que o Porto quer fazer mas sente-se limitado.

    ResponderEliminar
  16. Zé Luis,

    1) Entendo que fazem parte deste blog todos aqueles que aqui escrevem, sejam simples comentadores, fundadores ou o sr administrador. Qd digo que neste blog se deita abaixo o Mariano, enfia a carapuça quem quiser, tal como eu enfiei, ao assumir que me levantei para aplaudir Mariano.

    2) Ao veres os jogos apartir do sofázinho, talvez estejas mais nervoso do que eu, pois aturar os comentadores é algo que de facto eu simplesmente não tenho pachorra.
    Agora isso não significa que eu esteja relaxado. Inclusive, julgo que os meus nos ultimos comentários neste blog, deixam transparecer algum nervosismo, Fico nervoso quando vejo o FCPorto a entrar como entrou ou quando o sr. meireles não luta pela bola, joga com displicencia, ou passeia a vaidade no campo.

    Mais nervoso fico, quando neste blog se opta pelo fácil e se aponta o dedo aquele que parece ser o unico culpado : o sr.mariano.

    E já agora, parabens pela tua visão sobre o grande jogador Alan. És um iluminado.

    ResponderEliminar
  17. Não deixa de ser claro que o meio campo do FCP com Belluschi é outra dinâmica e outra criatividade, mesmo com valeri pois ja deu para ver que tem uns pezinhos de lucho

    ResponderEliminar
  18. Semedo, podes não aceitar, mas podias tentar compreender que há preconceitos como o Jorge denuncia e o Mariano é, amiúde injustamente, uma "vítima".

    Se vejo um jogo na tv é raro o momento em que ouço o que dizem, mesmo com som porque estou abstraído do ruído e concentrado no jogo. Aí sim, fico nervoso porque vejo, como frente ao Sporting, fazerem-se asneiras e mostrar-se falta de categoria.
    E se estiver no estádio enervo-me na mesma, mas em geral sou muito cool. E quando os jogadores são substituídos aplaudo sempre, não gosto é de cantar...

    Sobre o Alan, nunca me pareceu nem mais nem menos que o Mariano e acho que tinha algo de diferente para dar à equipa: risco, verticalização, vontade, entrega total. Não é preciso ser iluminado. Basta estar atento e perceber as necessidades da equipa ou as potencialidades do plantel.

    De resto, a minha tendência é elogiar os jogadores, salvo raras excepções. E perceber o ponto de vista dos outros, ou tentar demonstrar que estão mal em vez de criticar os que criticam. Sendo certo que todos temos maneiras diferentes de ver o jogo e daí ser tão apaixonante. Neste desencontro de reacções, podemos lamentar os assobios e aí temos a mesma noção das coisas. Estar ali é apoiar. Mesmo que não fiquemos muito satisfeitos. Importante é o todo e no FC Porto esse ainda é maior que a soma das partes.

    ResponderEliminar
  19. Mariano, Mariano, Mariano... não se fala de outra coisa! Não é o melhor jogador do plantel, mas ele tem a sua importância na equipa e infelizmente o FCP tem três centro-campistas e um extremo lesionado, não sobrando grandes alternativas. Eu vejo-o como o quarto extremo e uma opção de recurso para o meio campo. Foi caro para esse papel mas também não é o pior jogador da história. Faz bem a linha, é rápido, preenche bem o espaço: é um bom suplente e um bom jogador para jogos contra adversários mais fracos. Contudo, acho que ontem a sua colocação no campo foi um erros de casting; devia ter jogado o Guarín, para além de (aparentar) estar em boa forma, está mais habituado à posição e teria ajudado mais e melhor o Raúl Meireles (que anda desinspirado realmente). Este, por sua vez, devia jogar menos tempo; assim permitia-lhe dar mais em campo enquanto lá andasse. Mas ontem o banco era um deserto, malditas lesões.

    Outro jogador que ninguém critica e que também não me parece ser tão bom como os outros é o Fucile, onde é que ele estava ontem na altura do cruzamento que deu origem ao golo dos cipriotas? É raçudo sim senhor; deixa a pele em campo, mas já deixou a equipa descalça algumas vezes. Eu quero ver o Sapunaru jogar que, para além de ser mais alto, parece mais certo a defender e menos impetuoso.

    Outro que ontem também não esteve no seu melhor (ainda não o atingiu esta época), principalmente enquanto a equipa perdia foi o Bruno Alves, tendo cometido alguns erros enquanto tentava liderar e dar o exemplo. Tem que ser mais tranquilo, contudo, não o culpo de nada.

    Por fim, a análise do jogo. Tenho a certeza que se o FCP tivesse estado mais certo na finalização (como é possível fazer tantos remates e marcar tão poucos, pois tivemos oportunidades flagrantes antes do golos deles e antes do intervalo e após o 2-1) todos teriam achado a exibição agradável e o jogo fácil. É preciso melhorar a pontaria e melhorar os processos ofensivos. O Belluschi faz falta num jogo com estas características. Acho que o caminho que está a ser seguido levará a bons resultados; mas ainda há muito a palmilhar. Eu tenho esperança em resultados (pelo menos) tão bons como no ano passado!

    ResponderEliminar
  20. Correcção ao post: O Falcao é colombiano. Não é o "argentino" que fez a assistência para o Hulk.

    Globalmente acho que o FCP fez um jogo qb com algumas dificuldades evidentes no meio campo, fruto do posicionamento de Mariano num lugar que já sabemos que não sabe fazer e de um Meireiles uns furos abaixo do que pode fazer, como vem sendo hábito.

    Alternativas? Guarín e Tomás Costa não me convencem.

    Valeri ainda não mostrou nada. Quando jogava 4 minutos parecia ser excelente. Nas hipóteses em que jogou mais tempo, não mostrou grande coisa, na minha opinião. Precisa de muito trabalho.

    Talvez Prediger possa render Meireles a meio da segunda parte dos jogos.

    Talvez Sérgio Oliveira pudesse ser opção para o lugar do Samurai quanto este não pode jogar. Contra o Sertanense ficou muitíssimo agradado com a qualidade de passe do Sérgio. Talhado para jogar ali.

    Rodriguez já estava cansado quando saiu, talvez devido à carga de jogos pela selecção.

    Falcao não fez o melhor que já vimos, mas esteve em bom nível.

    Hulk precisa de soltar a bola mais cedo.

    São críticas construtivas o suficiente?

    ResponderEliminar
  21. Nightwish, sem dúvida pertinente a destrinça sobre o que deve ser punição disciplinar por um chega para lá (Mariano) e uma entrada que podia entortar o Hulk de vez...

    PSN, grato pelo preciosismo, mas temos tantos argentinos que me passou e nem dei conta.

    Também concordo que Hulk precisa soltar a bola mais cedo. Aquela arrancada no início tinha dois à esquerda para servir em posição frontal à baliza. Mas também Falcao podia ter servido o Hulk quase no fim, à sua esquerda, e insistiu na jogada individual até perder a bola.

    Isso eu catalogo nos lances de tantas falhas, não tem de ser ocasiões de golo mas oportunidades goradas com boas hipóteses de dar em golo mas prejudicadas por maus passes ou opções erradas. Como foi os dois casos. Isso são constatações óbvias e faz parte da aprendizagem desta malta nova. Sim, críticas construtivas.

    ResponderEliminar
  22. Dizer que o Raul Meireles anda "desinspirado" é um pouco tapar o sol com a peneira. O RM tinha esta época para se afirmar definitivamente. Conquistou nos últimos anos o lugar merecidamente como o tenente ao lado do Lucho. Mas com o argentino em campo a levar a equipa às costas e a decidir jogos (e titulos) com a sua classe, os erros do RM passavam mais facilmente desapercebidos. Afinal foi o meio campo P. Assunçao-RM-Lucho (e mais tarde Fernando-RM-Lucho) quem mais contribuiu para os ultimos tres titulos da equipa.

    Este ano o RM está só e nao tem quem tape os seus erros. É ele agora quem tem de trazer a classe e pegar na equipa. E pura e simplesmente nao acontece. Nem no FCP nem com a selecção onde também só há poucos meses se assumiu (e mal) como titular.

    Jogadores como o Mariano, Tomas Costa e afins têm o perfil de obreiros. Sao elementos necessários num plantel para a gestao da época. Nao devem ser vistos como os titulares mas estar para entrar a qualquer momento e conseguir com garra e esforço o que muitos nao conseguem com o talento. O problema do FCP é que tem demasiados jogadores desta caracteristica (juntaria o Guarin e daria o benificio da duvida ao Valeri e Prediger) e poucos titulares seguros. E o único, exceptuando o Fernando claro, que o era é o RM. Que noutra equipa, com outro nivel de exigencia, nunca jogaria.

    É um caso claro de obreiro a quem a funçao actual lhe vem grande demais e deixa a nu todas as suas debilidades. Coloquem ao lado um talento como o Lucho e subitamente ninguém voltará a reparar que joga mal. Até com Portugal se lhe notou mais solto ao lado do Pedro Mendes e de um bom Deco na primeira parte contra a Hungria. Aí está a diferença.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  23. Falar mal do Mariano González ou assobia-lo, desculpem lá , mas roça a estupidez!
    Primeiro, porque Mariano é JOGADOR DO FCPORTO, como tal, é dos nossos, sua a nossa camisola e se não faz mais é porque não pode porque não o deixam!
    Como pode Mariano fazer bons jogos se a estúpida da nossa massa adepta se diverte a assobia-lo?
    Onde pode ir Mariano buscar a tranquilidade necessária para arrancar bons jogos com centenas de anormais a assobia-lo por desporto?
    O Meireles só faz merda e ninguém o assobia!!! O Lucho, no ano passado, fartou-se de fazer merda e ninguém o assobiou!!!
    NÃO SE ASSOBIA UM JOGADOR DO FCPORTO que está ali a lutar por nos e a sofrer por nos e pela nossa causa com todas as armas que tem.
    Mariano é um excelente recuperador de bolas e um jogador muitíssimo disciplinado tacticamente e só não joga melhor porque a ESTÚPIDA DA NOSSA MASSA ADEPTA NÃO O DEIXA!!!
    Força Mariano...força Mariano, força Mariano.

    ResponderEliminar
  24. Assisto a jogos e acompanho o FCP à mais de 40 anos. Sempre houve, e haverá, uma espécie de patinhos feios dos adeptos, mas acho que com o Mariano Gonzalez se está a abusar. Por isso, não estive desta vez no estádio, mas se estivesse, também aplaudiria de pé o Mariano. É necessário possuir uma grande estaleca mental para suportar tanto assobio.

    Ele não é um génio, nunca foi nem será um titular indiscutível na equipa do FCP, mas é um bom suplente. Entre de inicio em jogo e seja substituido ou fique no banco e entre depois, fá-lo sempre sem manifestações de azedume ou má vontade, dá tudo em campo, jogue em que posição jogar, cumprindo sempre as ordens do treinador. Ou seja, Mariano Gonzalez é um profissional exemplar, é um verdadeiro operário da equipa e isso merece todo o meu respeito. Enquanto vestir a camisola do FCP, terá o meu aplauso.

    ResponderEliminar
  25. Tive um dia muito difícil ontem e era inviável vir aqui. Entretanto, vejo duas análises diamatralmente opostas.

    Um acha que o Lucho era o maestro que compensava o RM.

    Outro acha que o Lucho fazia asneiras e não era assobiado.

    Eu sempre tive o Lucho, mesmo em más condições, como o farol do jogo, o que não significava ser imune a críticas. Mas sem retirar-lhe a importância e, acima de tudo, a imensa categoria que tinha.

    Eu tenho amigos que não gostavam do Lucho. O Miguel diz que ele fazia asneiras e não era assobiado.

    Eu vejo que não há razoabilidade nisto posto assim.

    O RM não vai ser, nunca poderá ser, o novo Lucho ou quem assume o jogo como Lucho. É um bom complemento, mas o novo Lucho é Belluschi, um jogador diferente mas basicamente o que veio substituir o Lucho. Sem ele há que jogar como quando não havia Lucho. Sem brilhantismo, venha a eficácia e o valor do conjunto. Sem artistas não há ópera.

    ResponderEliminar