10 outubro 2009

Portugal avança, a crítica diminui-se


Pedro Mendes na selecção depois de ostracizado pela inteligentsia lisbonense e a burocracia centralizada do "grupo fechado" de Scolari. Mais um jogador ganho contra tudo e todos, mas graças a Carlos Queirós. Até Toni calou os que se esqueciam que era (não o Benfica) "Portugal que está a jogar"...


Portugal bateu a Hungria (3-0, bis de Simão a fazer um jogo que devia há muitos anos à selecção, e golo de Liedson de permeio) e, beneficiando da derrota da Suécia em Copenhaga, passou para o 2º lugar do Grupo 1 de apuramento para o Mundial-2010. Basta ganhar a Malta em Guimarães para confirmar a presença no play-off em que será, de qualquer modo, um dos quatro cabeças-de-série no sorteio do próximo dia 19 para os dois jogos (casa e fora) em Novembro decisivos para ir à África do Sul.


Mesmo sem fazer um bom jogo, com um meio-campo sempre errático na abordagem e definição dos lances e no passe (incapaz de fazer três seguidos), Portugal ganhou bem com uma vitória convincente como não registara desde os 4-0 à Bélgica, há dois anos e meio, em Alvalade. O errático meio-campo, assuma-se, deriva da fase claramente descendente de Deco, sem a explosão de tocar a bola a fugir ao marcador para ir buscá-la mais à frente, e da forma que conhecemos de Raul Meireles no FC Porto actualmente. Contra um opositor vigoroso no plano atlético mas sempre indigente no nível técnico, as dificuldades de construir jogo foram as mesmas já registadas em Budapeste. E nem o golo aos 18', numa recarga de Simão a uma falha do guardião magiar, tranquilizou a equipa nacional, apesar do forte apoio na Luz onde Simão reencontrou a face mais cortante do seu futebol e quem se lembrar de um grande jogo dele na selecção que nos avive a memória...


Mas um pilar emergiu no meio-campo. O esquecido, injustiçado e ostracizado Pedro Mendes, outro campeão europeu pelo FC Porto que, como Vítor Baía, foi riscado do mapa de preferências egoistas da era scolariana que afectou muitas meninges no país de críticos da treta que se diminuíram com o tempo apesar dos resultados em campo de Portugal em 2004 e 2006, porque 2008 já foi um Deus nos acuda que a Senhora do Caravaggio já nem isso ajuda...


Pedro Mendes, Bruno Alves e Bosingwa, com Simão, foram claramente os melhores de Portugal, ontem. O primeiro é uma chapada com cinco dedos aos paineleiros e brochistas da opinião recrutada nas tertúlias lisbonenses que as tv's do regime enfatizam pelo País. Depois de Pepe na função em que Costinha não mais teve substituto além de Petit e desde 2006, Carlos Queirós ganhou outro jogador para a Selecção. Como tinha ganho Duda, noutra das lacunas de muitos anos da selecção para a lateral-esquerda. Queirós, pelo visto, ganha a sua batalha de credibilização sem tempo para treinar e sem jogadores adequados a funções vitais, até acabar de meter Liedson na outra posição carenciada de ponta-de-lança. Resta a dúvida na baliza...


O segundo, capitão do FC Porto, foi repetidamente elogiado por Toni nos comentários, os únicos decentes, verdadeiros e de autêntico conhecedor que teve de apelar a que (os outros compinchas do microfone, o inenarrrável balde mar e o acabrunhado manhoso do regime) "não se esqueçam que é Portugal que está a jogar", para evitar incursões permanentes e prementes a coisas relacionadas com o Benfica... que chegou ao ponto de se falar de Trapatttoni... Até um dos altifalantes contra as faltas de Bruno Alves, impressionante na impulsão e tempo de salto, no campeonato anotou que nem uma falta fez (por acaso fez...), mas tal como Bosingwa só com outra camisola vestida se apreciam os jogadores "fora" do FC Porto e o ex-lateral-direito portista, que nunca convencera os benfiquistas enquanto de azul-e-branco, fez um jogo dos melhores da sua carreira pela selecção, apesar de não destacado na transmissão da TVI.


Teremos, ainda, um problema à baliza com as indecisas saídas de Eduardo. Tal como com a Suécia no Dragão, quase comprometia e uma bola acabou na barra da sua baliza que podia ter sido o 1-1 em cima do intervalo.


E, afinal, que esta crónica é, em vez de falar do que se viu pela tv, só um resumo de apontamentos a escapar à vulgaridade e uniformidade crítica, igualmente "estatizada" e domesticada como na panóplia larga mas sempre igual do comentarismo/seguidismo na discussão da política sujeita a quem se meter com o PS levar, Queirós também não apresentou o 4x4x2 losango que outros bimbos da inteligentsia lisbonense alvitraram como sendo, imagine-se, a única forma de Liedson jogar, como se um bom jogador não jogue em qualquer sistema e ontem voltou-se ao 4x3x3 com Ronaldo, antes da assistência para o 1-0 até sair lesionado, a perder-se em jogadas nas quais recuava à linha de meio-campo para querer fintar todos até à área, só para ter, depois, Nani a imitá-lo...


Contando com a obrigatória vitória a Malta, o play-off pode vir a correr mal e voltar a criticar-se o seleccionador como se os burros não fossem outros. Mas a verdade é que esta é uma selecção em construção, com mais um jogador novo, como se nunca tivesse sido dado conta da sua existência e excelente sentido de jogo, precisamente aquela soma de jogadores novos que Scolari só por obrigação, depois de tantos testes falhados e outros nem sequer tentados, foi chamando numa renovação forçada e não trabalhada e planeada, mas que Queirós assume por devoção de ter de se fazer uma selecção quase do zero e haver outro sentido de afirmação daquilo que foi a marca da sua obra até outros fazerem o que quiseram do edifício: a elevação do jogador português, aquilo que agora se sente faltar nas camadas jovens que são a base da pirâmide onde no topo aparecerá quem chega à selecção principal de Portugal.


Mas será que, ao fim de ano e meio, alguém compreendeu o défice em que vegetavam as selecções e o desafio que há pela frente, independentemente das presenças em fases finais?


A avaliar pelo manhoso dos comentários nados nas catacumbas de iluminados do sistema de paineleiros e críticos encartados, ouvindo-o ontem mesmo tão querido, até parece que há um mês não advogava um conselho de sábios (quem?, onde?, quantos?), daqueles sábios que nunca se lembrariam de Pepe, Bruno Alves, Duda e... Pedro Mendes.


Mas hoje toda a gente vai dizer, sim senhor que sempre foi um grande jogador, como dantes acolhiam a pretensão de ser Abel o lateral em vez de Bosingwa.


Martelos em cabeças ocas...

13 comentários:

  1. Que dizer dos Comentários em Directo do CORNO do «Manhoso», em pleno jogo, ao conseguir comparar o golo do Liedson com o, segundo ele, «golo do Petit a Vitor Baía há uns anos»!!
    Segundo ele, a única diferença é que um contou, enquanto o outro não! Isto, após o golo do Liedson, no qual todos os Cometadores não tiveram uma única palavra para o trabalho de... Bruno Alves!

    Honestamente, dá vontade de tornar a deixar de ver os jogos da Selecção, única e exclusivamente por causa destes Palhaços, Não há mesmo paciência, ainda por cima quando ainda agora me deparo com a 1ª página de um Diário Desportivo, acerca do jogo de ontem. Impensável...!
    http://www.record.pt/capa.asp?id=99608d8f-2885-4deb-9380-b02d6dd45609&idCanal=00000264-0000-0000-0000-000000000264

    PS - Para terminar esta bela saga, ao ver o Argentina - Peru, fiquei a saber pelo Comentador à meia-hora d e jogo, que «sem fazer qualquer espécie de favor, Aimar e Di Maria são os melhores Jogadores da Argentina». Para ouvir gente desta, basta ir a qualquer Café. Por favor...

    ResponderEliminar
  2. João

    Esta gente não merece crédito nenhum. São filhos de outros que apoiaram e vibraram na êpoca da outra senhora. São gente que bate palmas a qualquer estratégia mais estúpida que seja, só para que as suas bandeiras e interesses vençam sobre a qualidade e o saber. Para mim não passam de vermes rastejantes.

    O que vale é que as TV´s tem um botão para o volume de som.

    O meu está em OFF.

    Quanto um jornal escreve que um determinado indivíduo "cheira" a qualquer coisa...isto só me faz lembrar os porcos, pois estes é que cheiram sempre a qualquer coisa que todas as pessoas conseguem fácilmente identificar.

    BIBA OS PORCOS...enquanto não acabarem num montra de um talho qualquer!!!

    ResponderEliminar
  3. "Até Toni calou os que se esqueciam que era (não o Benfica) "Portugal que está a jogar"..."
    Se dúvidas havia sobre a desonestidade dos jornalistas-comentadores profissionais, a velha glória benfiquista dissipou-as todas!!!
    Que merda de país este e não apenas no futebol que ainda é o mal menor!
    Quando o bastonário da Ordem dos Advogados aconselha os portugueses a fugirem desta justiça!!!

    ResponderEliminar
  4. Pois,eu não tinha bem a certeza,mas sim,sempre ouvi bem,o manhoso comparou mesmo o lance do liedson com o de petit.Vergonhoso,à medida da TVI.
    É um castigo ver jogos nessa "estação de televisão".

    ResponderEliminar
  5. Apesar de ter sempre o som baixo, quando não em silêncio, também ouvi essa referência manhosa ao alegado golo do Petit que nunca se viu se entrou e fiquei sempre com a impressão de que não foi golo.

    Mas preferi destacar o alerta do Toni que pode beber uns copos e falar mal português mas fala futebolês e faz-se entender. Toni, se repararam, calou mesmo os bimbos do microfone.

    ResponderEliminar
  6. Mais um excelente texto do Zé Luís!

    Inteligente , frontal , perspicaz.
    Subscrevo -o na íntegra !


    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Péssimo serviço dos calhordas do costume que nada dizem de jeito, Pedro Mendes ... ao vê-lo jogar não pude deixar de pensar a estupidez que foi perdermos este grande jogador e campeão europeu por troca com ... Postiga!!!!!!!!
    Terá sido o pior negócio que vi Pinto da Costa fazer.
    Ainda tive esperança do seu regreso quando as coisas não correram tão bem por Londres mas Glasgow foi o destino. Uma pena.

    ResponderEliminar
  8. "ao vê-lo jogar não pude deixar de pensar a estupidez que foi perdermos este grande jogador e campeão europeu por troca com ... Postiga!!!!!!!!"


    Jorge Aragão, o reparo foi feito em devido tempo. Cinco anos depois, acho forçado recuperar a história.

    Não que discorde da opinião de ter sido um mau negócio. Até porque nunca apreciei Postiga em boa conta. Ao invés, gostei sempre de Pedro Mendes.

    Mas os negócios têm momentos e nem sempre os mais felizes e lúcidos.

    Prefiro pensar e extrapolar porque razão Pedro Mendes nunca foi aproveitado na selecção.

    Pedro Mendes, digo, o segundo caso Vítor Baía na era Scolari. Ah, hoje todos querem mesmo recordar Pedro Mendes.

    Bem me parecia.

    Já discordo, caro amigo, dos clubes sem expressão por onde passou. O Tottenham não é fracote e ali PM até deu boas provas. Acaou a ganhar a FA Cup por um forte conjunto do Portsmouth. E está no Rangers de Glasgow.

    Bem, o Rangers já teve um jogador holandês, Peter Lovenkrands, que disse que não o trocava pelo Benfica...

    É muito relativo essa coisa dos clubes sem expressão...

    ResponderEliminar
  9. Boas Zé, excelente texto. Depois de ausencia prolongada espero voltar no proximo mes, mais assiduamente.

    Queiroz, quase como o Porto, contra tudo e contra todos, refez uma selecçao desfeita pelo Burro que o antecedeu. Contra a corja do costume.

    Nao tenho muito mais a crescentar ao texto sem ser a magoa por ver um guarda-redes titular tao fraco a sair dos postes, que pode comprometer resultados, quando Beto (nao é titular por que nao joga no Porto), esta no banco.

    Queiroz recuperou jogadores esquecidos, encontrou soluçoes ao mesmo tempo que jogava uma fase de apuramento e com uma defesa bem fisicamente, mais Deco, Ronaldo e Liedson em forma, esta selecçao pode vir a fazer flores. Assim o espero.

    De facto Portugal, pode agradecer ao FCPorto, a estrutura de selecçao que lhe deu um vice-campeonato da Europa e que agora se ira apurar (com muito que ainda falta jogar) para o mundial 2010.

    Desde Bosingwa a Ricardo Carvalho, de Bruno Alves a Pedro Mendes, de Deco a Pepe, passando por tantos outros que os antecederam, o FCPorto é hoje à parte dos fogachos (decisivos sem duvida) do Sporting, a unica instituiçao que segura Portugal na alta roda do futebol Mundial. Nao fora o FCPorto e a mediocridade era a expectavel por quem tenha dois dedos de testa e saiba ver bola com o minimo de racionalidade.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  11. Soren, bem regressado de férias a ttempo dos frios canadianos, eh, eh, eh...

    As deficiências do Eduardo já as referi precisamente numa saída em falso no Dragão frente à Suécia e no Braga já mostrou sobejamente o seu fraco.

    Que g.r. há e alternativa? Rui Patrício, parece, porque é ttitular no Sporting. Mas não me inspira maiorr confiança... No Benfica, a baliza já andou entre Moreira e Quim. Quim, recorde-se aos empedernidos mentais, foi quem começou primeiro por enterrar a selecção na derrota de Alvalade, precisamente com uma saída em ffalso num canto que deu o 2-2 à Dinamarca.

    Há muita gente esquecida, com miolos de abelha ddo qual não fazem mel, só trazem fel. Outra opção, Beto, não joga no FC Porto e no clube e na selecção terá de aguardar a sua oporrtunidade. Mas Beto jogava no Leixões, e muitíssimo bem - porque nunca foi chamado? Não entrava pelos olhos dentro que devia ter sido chamado ao menos uma vez? Ou só os burros não vêem? Beto está na selecção porque tem qualdade. Quem escolhe o onze sabe quem e porquê deve pôr alguém a jogar. Mas os jogadores com potencial não são esquecidos.

    Alguém ergueu a voz por Beto, do Leixões, nunca ter sido chamado?

    Duda é o que se pode arranjar para lateral-esquerdo, acho melhor do que P. Ferreira, apesar de tudo.

    O que se prefere? O Jorge Ribeiro que foi ao Euro-2008 e que agora está encostado, de novo, no Benfica? Ou o Migguel Veloso lateral no Sporting é bom para a selecção?

    Pedro Mendes, enfim, é mais um desconhecido, porque Queirós, ao contrário dos críticos imbecis que nunca criticaram as opções de Scolari, aceitando passivamente tudo o que decretava sem passar cartão, Queirós, digo,não podia chamar tods os desconhecidos ao mesmotempo.

    Há por aí uma chusma de doentinhos mentais que passaram um ano e meio a criticar facto de ter chamado muitos novos. Isto, note-se, em plena competição, sem um ano e meio de preparação para uma fase final para a qual se está automaticamente qualificado.

    Bom, se Queirós já ouviu das boas por não chamar os consagrados que a inteligentsia lisbonense acolhe de braços abertos, que faria se chamasse todos de uma vez?

    Note-se que não deixamos de apontar falhas, nem de alertar para o facto de esta selecção ter muito pouco a ver com as que a antecederam. Os reparos ao meio-campo estão aí, nem o Mágico Deco escapa, muito menos o Meireles que vemos com desagrado no FC Porto. Mas a selecção tem de crescer, apesar da desconsideração daqueles que nunca tiveram uma palavra a dizer aos desmandos mentais do burro brasileiro que se limitou a colher o que havia e nada semear para o futuro.

    ResponderEliminar
  12. Hugo, desculpa, mas a imbecilidade do cabotino director do Rascord não tem medida apropriada para comparar com ninguém. A bem da sanidade mental geral, em risco de pandemia, quis só dar um breve ar de vida a esse trecho que lembra, oh se lembra, o que esse dinossauro da escrita e inteligentsia lisbonenses escreveu há um ano sobre Quique Flores.

    E serve para alertar que ninguém passa aqui sem perfil adequado.

    Há muita gente preocupada com a gripe A, chamada de febre suína, e eu temo que a pandemia de benfiquismo saloio nunca seja erradicada neste País de indigentes mentais.

    ResponderEliminar
  13. O Liedsonzinho de facto é muito importante na selecção, a dar cacetada: mais uma entrada violentissima como já estamos habituados nos calimeros mimados.
    Mas se sobre isso não há crónicas, também não posso falar de outra coisa, pois continuo a marimbar-me para a selecção e só vi esses 5 minutos.

    ResponderEliminar