03 outubro 2009

Ir, olhar e ganhar


O Olhanense tem feito uma boa carreira desde o início do campeonato. Tem uma qualidade de jogo muito boa e também sabemos que, pelo facto de jogar com o FC Porto, vai ter uma motivação bem
maior. É o encerramento de um ciclo importante e um encontro de grau de dificuldade elevado, tão difícil como os jogos com o Chelsea ou o Sporting de Braga, que nós não ganhámos.

A equipa foi capaz, nos dois encontros, de fazer jogos equilibrados. Isso permite uma maior estabilidade emocional e táctica, e é isso que procuramos desde início. A melhoria de alguns jogadores só acontece com a melhoria da equipa. Jogo a jogo, adquire-se um conhecimento, por parte de todos, do que são as regras do jogo e temos uma equipa mais segura.

Tenho a tarefa de formar equipas fortes, sabendo que tenho de ajudar alguns jogadores que chegam a serem mais fortes. Não temos nenhum poder de voltar a ter grandes equipas se não trabalharmos arduamente com os atletas que temos. Não vamos lamentar as ausências ou a falta de alguns jogadores. É importante perceberem que a equipa que jogou com o Atlético de Madrid tinha cinco elementos que não alinharam na época passada, quando empatámos e os eliminámos
.

OLHANENSE - FCPORTO (7ª Jornada da Liga Sagres)

Amanhã, 4 de Outubro, 20:15 horas, RTP 1

Estádio José Arcanjo

Árbitro: Pedro Henriques ( AF Lisboa )

O "problema" Raul Meireles e... o de Tomás Costa

Jesualdo criticou, justamente, os jornalistas de não "estabilizarem" as suas apreciações. Isto a respeito de Hulk: "Há tempos era Hulk e mais dez, depois ganhámos sem o Hulk e ele, por fim, passou a ser um problema. Porque é que vocês não estabilizam?", comentou o técnico portista.

A questão de Hulk prende-se com a forma como a equipa o solicita a jogar, da mesma maneira que a equipa ainda não aprendeu a jogar para um ponta-de-lança próprio de área. Hulk já esteve bem melhor frente ao Sporting e de novo demolidor com o Atl. Madrid. Falcao foi decisivo nos dois jogos. Os erros foram corrigidos e têm pouco a ver com o que se escreve ou diz na Comunicação Social. Mas como o clube comunica mal, que ideia há do ttrabalho dos outros no exterior?

Mas o profe sentiu a discussão em curso de outra questão premente: a de Raul Meireles, abúlico, frouxo, ausente até. E dissertou sobre as capacidades e necessidades de trabalho físico de cada jogador. Sabemos que são todos diferentes nos seus recursos e ajudas e estímulos. Mas dizer que ele precisa de mais treino e menos jogo, significa que vai descansar em Olhão? Para ser a selecção a beneficiar disso? E se sair do onze é para Tomás Costa ou Guarín o lugar numa equipa que tem jogado sempre com nove jogadores contando ainda a "falta" de Mariano?

Subitamente amplo em explicações da sua estratégia (posição de Hulk frente ao Sporting) e opções de banco (entrada de Guarín e recuo de Meireles na Champions), Jesualdo conta-nos o seu sentir. Será por causa da falhada opção, não explicada, de Guarín em Braga? A ausência de Belluschi nesse jogo? E frente ao Atl. Madrid não se perrcebeu, como na época passada, que Tomás Costa pode jogar, mal, em várias posições mas a de trinco é demsasiado sensível e importante para ser sujeita a experiências já testadas antes com fracos resultados? O profe, afinal, quer provar o quê, teimando em opções falíveis e de que os adeptos estão fartos de verem repostas?

Mariano tem estado mal, por falta de confiança com a saída do onze, mas aí não há alternativas com as lesões de Varela e Roddriguez. A não ser... Tomás Costa. Como sabem, nunca apreciei este moço, diligente e esforçado mas fraco tecnicamente e em sentido táctico. Porém, reconheço, ele dá-se mal em posições que não são suas, pois originalmente é médio direito e poderia ocupar o lugar que Mariano não tem feito por merecer. Esta a minha dúvida para amanhã.

Vale que o colectivo, com princípios assimilados desde a pré-época como então se percebeu, ajuda a dissimular as falhas individuais. E aí, no jogo de equipa, tem razão Jesualdo em enfatizar como o FC Porto continua forte. A precisar de trabalho e tempo, mas no bom caminho que há um ano mal trilhava por esta altura. Só precisa, o profe, de desfazer algumas dúvidas que ainda tem quanto a jogar certas opções do plantel. E apesar de ter-se saído bem nos dois últimos jogos, essas dúvidas sentiram-se e de que maneira.

Vamos lá ter Olhão para acertar o melhor passo de campeão.

4 comentários:

  1. Meu XI para combater a categoria dos “Dragõezinhos” que lá temos emprestados à equipa algarvia:
    ---------------Helton--------------
    -Fucile-Rolando-B.Alves-A.Pereira--
    --------------Fernando-------------
    -------Guarin----Meireles----------
    --------------Belluschi------------
    --------Falcao-----Hulk------------

    Belluschi a criar jogo.. sem preocupações defensivas e o Hulk a alternar de faixa..
    Acredito que vai ser um jogo muito difícil, porque o olhanense tem muita qualidade e muita garra, sobre tudo nos jogadores que lá temos emprestados, Ukra, Castro, Rabiola, Tengarrinha, de sublinhar que o Ventura não jogará por ter sido expulso no jogo anterior.
    Finalmente o Prediguer foi convocado.. gostava de o ver jogar nem que fosse 15 min..

    ResponderEliminar
  2. Vai ser um jogo interessante.
    Há que respeitar a Olhanense, pois este ano já mostraram que força não lhes falta.
    Mas penso também que vai ser mais um bom jogo por parte do Falcao em especial.

    Força Porto!

    Gaspar

    ResponderEliminar
  3. Há um penalti sobre o Guarin qunado este isolado, em vez de rematar tenta passar ao lado. O Miguel Garcia arrancou-o pela raíz, mas como sempre a CS passou por cima.

    Se alguem conseguirarranjar o video desse lance, optimo. E é bom que os nossos comentadores da sic e da rtpn se lembrem da situação de forma a evitar desculpas orgásmicas dos residentes encarnados de serviço.

    ResponderEliminar
  4. Foi um jogo interessante.
    Entrámos bem em campo, e marcámos cedo e continuámos a assustar.
    Gostei.
    Falcao, espectacular mesmo.
    Hulk e Belluschi também estiveram muito bem mesmo.

    Gaspar

    ResponderEliminar