30 outubro 2009

Miséria colectiva também dá no empate

FCPORTO 1 - 1 CF OS BELENENSES
Marcadores: Farias ( 63 ') ; Lima ( 46 ´)

Equipa: Helton, Álvaro Pereira, Sapunaru ( Rodriguez 54'), Rolando, Bruno Alves, Fernando, Raúl Meireles, Mariano ( Guarin 80 ´), Belluschi ( Falcao ao intervalo) Farias e Hulk


Quando Jesualdo Ferreira lançou, na conferência de imprensa, a partida frente ao Belenenses, afirmou que o FCPorto tinha tido sempre dificuldades, mas o certo é que tinha vencido a maior parte dos jogos, admitindo que mesmo a jogar mal, a equipa vence.

Ora bem, o FCPorto perdeu os seus primeiros pontos em casa, provando que jogar da mesma maneira como tem feito nas últimas partidas é mais dificil conseguir uma vitória. Sempre ouvi dizer que jogar bem é meio caminho andado para que a vitória apareça mais facilmente.

A equipa apresentou todos os defeitos que desde à algum tempo se vem apontando , e que o próprio Jesualdo Ferreira admitiu existir, e prometera mudar mas não o fez, ou seja:


- Falta de capacidade ofensiva dos laterais.

- Falta de capacidade de pressão alta.

- Um meio campo passivo a defender que deixa que os seus adversários trocarem a bola tranquilamente, avançando no terreno, e quando toca a atacar denotam falta de imaginação e criatividade.

- Incapacidade para “inventar” espaços quando as equipas se apresentam fechadas e com muitos homens a defender, o que acontece com quase todas as equipas que vão ao Dragão. Ou seja, acaba por ser fácil conquistar pontos no Dragão. Basta defender.

- Falta de espontaneidade no ataque, quer seja no remate, que demora tanto tempo a acontecer, quer seja nas jogadas de um para um.

- Uma gritante e enervante falta de capacidade de aproveitamento nas bolas paradas. Raul Meireles é o marcador oficial de tudo que seja bolas paradas sem nenhum aproveitamento, insistindo a marcar sempre na mesma maneira, mesmo que esteja a calhar mal.

- Um espaço enorme entre as linhas médias e avançadas, levando a que os avançados, sejam eles quem forem, apenas andassem atrás da bola sozinhos, sem que nenhum outro elemento do meio campo o ajude na missão de tentar recuperar a bola.

- Perdas de bola infantis, algumas delas por falta de concentração.

- Uso e abuso de passes longos, alguns deles com recepções e domínios errados.

- Não tem soluções ofensivas no banco que podem desequilibrar uma partida.

- Uma enorme pressão mental o que lhes proporciona uma prisão de movimentos.

Um suma, um futebol paupérrimo, mau demais para ser verdade e bastante constrangedor para quem paga o bilhete.

Na segunda parte, entra logo a perder, num golo à FCPorto dos tempos antigos, ou seja, uma transição rápida, simples, jogador aparece nas costas da defesa e na cara do guarda-redes não perdoa, o futebol é tão bonito e tão eficaz quando jogado com simplicidade. Algo vai mal quando as duas equipas últimas classificadas marcam 3 golos no Dragão.

Jesualdo Ferreira aposta tudo, Sapunaru dá o lugar a Rodriguez, a equipa reage bem, forte, pressionante, com capacidade para empurrar o seu adversário para a defesa, criando algum perigo na baliza, até que numa jogada de insistência, Farias faz o empate.

A equipa aproveita o golo, e o apoio do público, para se tentar empolgar, mas começa a surgir o outro grande problema desta época: a tremenda falta de eficácia.

Jogando mais com o coração do que com a cabeça, os jogadores portistas começam a despejar literalmente bolas para a área o que deu, nalguns lances, origem a cortes de atacantes portistas a lances de ataque da própria equipa. Muitos homens na frente também se estorvam.

Guarin ainda entrou, e tentou empurrar a equipa para a frente, Bruno Alves mais uma vez esta época aventura-se no ataque como se fosse um avançado, mas já não havia discernimento, nem capacidade para ser eficaz.

Numa jornada onde o FCPorto poderia se aproximar de um, ou dos dois, adversários mais directos, a equipa dá um passo atrás na luta pela liderança. Assim, será mais difícil conseguir os nossos objectivos.

PS: Á hora que escrevo não vi o lance do golo anulado do Farias. Segundo o que me disseram, foi mal anulado, mas os comentadores da Antena 1 afirmavam prontamente que o fora de jogo era claríssimo e que Farias estava muito adiantado. Espero uma visualização do lance para dar opinião, mas fica registado o que ouvi.


24 comentários:

  1. Melhor médio ofensivo e avançado. Bruno Alves.

    ResponderEliminar
  2. cheguei a pensar isso mesmo...


    arranjem um central e joguem com com o Bruno a ponta de lança... é bem melhor que um Hugo Almeida, p.e.!

    Nuno Silva
    www.amesaredonda.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Porto, porto, porto...
    és a nossa gloria.
    Dá-nos neste dia, mais uma alegria, mais uma vitória!

    Mais uma primeira parte miserável, mais uma segunda parte de desespero, pontapé para a frente e fé em Deus.

    Eis o FCPorto 2009/2010.

    ResponderEliminar
  4. Por favor mandem embora este homem.
    Jogamos um futebol horrivel, sempre à espera do erro do adversário ou jogar no contra ataque quando o adversário não ataca.
    Confrangedoras as suas declarações no final do jogo, um autêntico deixar passar, deixar andar. Vou continuar a comentar até o homem sair, mesmo que o admistrador do blogue continuar a eliminar comentários.

    PS. o Labaredas vem a criticar o Miguel S. Tavares por este dizer que é a equipa pior do PORTO dos últimos, incrivel já não se pode dizer a verdade.

    ResponderEliminar
  5. Sobre os resultados em casa: «O resultado não agrada minimamente. Achávamos que já não era um problema jogar aqui, como foi no passado. Mas o F.C. Porto também perdeu pontos em casa quando foi campeão. Temos de trabalhar para mudar o que está mal. Entrámos duas vezes sem respostas para os problemas que o adversário colocou. Faltou uma entrada mais intensa na primeira parte. O jogo tem noventa minutos, não podemos jogar apenas 45. Temos de encontrar soluções, soluções tácticas. As equipas dividem cada vez menos o jogo. Temos de saber como lidar com isso. Se fizemos o golo primeiro, as coisas mudam completamente.»
    Jesualdo admite os problemas conhecidos e - estranho - alguma incapacidade de os resolver !!!!!
    Se j
    á vem de tras, não era hora da vacina ser encontrada???
    E de certa forma até é simples, correr mais e entrar logo a matar e não deixar a andar.Depois vem o resto.
    Quando aceleramos criamos perigo...

    ResponderEliminar
  6. Posso não gostar muito da maneira de jogo, mas tivemos muitos remates ao lado que com mais sorte levariam a um resultado muito tranquilo.
    Claro que também bastava não termos uma defesa que insista em erros infantis.

    ResponderEliminar
  7. Depois de mais um desfecho inesperado, já vejo toda a gente a bater no treinador.
    Este futebol do professor é o mesmo do ano passado que, por esta altura tinha menos 3 pontos que a presente temporada.
    Os erros, as teimosias e as convicções do professor são sobejamente conhecidos, mas foi com eles que fomos campeões.
    o futebol do professor nunca foi vistoso e parece-me que os adeptos andam nervosos pq os rivais estão a um nivel inesperado e podem distanciar-se prematuramente.
    Peço-lhe que analise os erros cometidos, tal como o fez apos a derrota da Naval na passada temporada.
    Disse que os 45 minutos que demos frente a Académica, não se podiam repetir, mas infelizmente repetiram-se.
    A lesão do belluschi e o seu regresso em menor forma podem ter alguma influencia, o sub rendimento de Meireles e a lesão de Varela tambem, mas finalmente acertou, ao colocar o Mariano nas alas.
    Lamento que os adeptos não perdoem ao Hulk , o facto de perder algumas bolas infantilmente, mas ao assobiarem inibem-no , fez com que neste jogo , não tentasse a finta quando se exigia, com medo dos assobios ( é verdade que depois de passar dois ou tres adversários deveria soltar a bola), mas o rapaz desiquilibra e precisa de apoio, senão vai ser outro Quaresma.
    A equipa por vezes até se inibe de lhe passar a bola e se não for ele quem desiquilibra? os nossos goleadores a gasoleo?, o Mariano?..
    Quem faz os cruzamentos mais perigosos?..deixa-me ver: Talvez o Hulk?
    Haja bom senso e paciencia e mais apoio aos jogadores (são quase os mesmos do ano passado).
    O campeonato ainda não foi entregue e as vitaminas de uns vão terminar, pois nem o Barcelona consegue tal desiderato.
    Tambem venho do estdio desiludido com os 60 mns de avanço, mas gostei da atitude dos ultimos 30 mns e faltou uma ponta de sorte - bola ao poste, remate de Meireless a rasar o poste, falhanços inacreditáveis de Rolando, Falcao e Farias onde era só encostar!!
    Porque assobiar os jogadores?
    Agora é recuperar e vencer no chipre e na Madeira!

    ResponderEliminar
  8. O costume. Este ano é sempre assim, só se mexem nos jogos europeus ou quando sofrem o primeiro. Esta atitude a jogar em casa devia dar direito a espancamento. Quando acordaram, até podiam ter marcado 4 ou 5, só cabeçadas em frente à baliza houve umas 5. Mas é tudo atabalhoado, o Porto não faz uma jogada decente de futebol de equipa que acabe dentro da baliza pelo menos desde a pré-época. A incompetência deste treinador é de bradar aos céus. É óbvio que no Dragão o objectivo tem que ser pelo menos 3-0 ao intervalo, não se entende, que desgosto ver uma orquestra daquela qualidade constantemente a desafinar.

    ResponderEliminar
  9. Varela foi nas primeiras jornadas o melhor jogador do Porto.
    Segurando a bola como ninguém, dava uma profundidade e acutilância ao ataque que deixou de existir com a sua saída.
    Rodriguez, um dos melhores do plantel, nunca mais recuperou a forma depois da lesão contraída ao serviço do Uruguai, ainda antes de férias.
    Fucille vinha sendo o melhor nas últimas jornadas e com as suas incursões pela direita criava desequilíbrios importantes. Está também no estaleiro.
    Aquele que considero o jogador mais parecido com Lucho, neste plantel, lesionou-se numa altira em que aproveitando a ausência de Belluchi podia finalmente afirmar-se. Chama-se Valeri. Tem técnica, força, visão de jogo e pode vir a ser o jogador de que o meio campo, muito macio, necessita.
    Para terminar esta pequena análise, que tenta encontrar algumas justificações para estas últimas exibições descoloridas,de referir o abaixamento de Falcão, com crise de confiança e que ainda hoje podia ter resolvido o jogo.
    Vamos recuperar estes elementos fundamentais e deixar trabalhar Jesualdo, que já deu provas suficientes de que é capaz de dar a volta a situações complicadas.

    ResponderEliminar
  10. O Bruno Alves é o unico jogador à Porto. À moda antiga. O resto é treta.
    O Hulk tem que passar pelo banco, quem não sabe jogar em equipa tem que ficar de fora. Insiste em passar por 3 ou 4 adversários vezes sem conta. Irrita!!
    O Meireles está "morto" há muito tempo. Os lances de bola parada marcados (insistentemente) por ele nunca resultam em nada. Basta!!
    Falham-se passes infantis. Enerva.
    Não há raça, não há vontade de ganhar, em suma, não há jogadores à Porto!
    Quando uma equipa anda desmotivada e sem vontade a solução é trocar de treinador! Jesualdo já não consegue controlar, nem empolgar os jogadores!!

    ResponderEliminar
  11. O número de oportunidades falhadas é realmente assustador. De qualquer modo não foi só isso que nos fez escorregar. Antes do golo a falta de agressividade e assertividade ofensiva foi gritante. Os jogadors parece que estavam convencidos que a bola havia de entrar de qualquer forma, sem que fosse peciso suar muito.
    Depois do golo, foi tudo ao molhe e fé em deus. Bolas despejadas à toa e excesso de lances individuais. Quando assim é torna-se muito mais difícil ter sorte.

    Não faço uma análise catastrofista. Porém, é óbvio que se o benfica vencer logo, as coisas ficam inegavelmente complicadas. São 5 pontos de distância e não vejo depois onde é que eles possam perder esta vantagem. É óbvio que podem e vão perder pontos, mas isso implicará uma mudança de 180 graus no futebol do Porto. É possível, claro, acho que temos plantel com valor para isso, mas é complicado.

    Temos um bom plantel com muitos homens lesionados e isso não ajuda. Percebe-se que Jesualdo ainda anda à procura de uma equipa tipo. Neste momento, e por muito que nos custe, não creio que Meireles possa fazer parte dela. O rapaz está estourado e não lhe sai nada, estar ali ou não estar é a mesma coisa. Um pouco de descanso não lhe faria mal. Belluschi é bom jogador, mas nunca para actuar naquela posição, nota-se que lhe faz falta alguém que jogue mais à frente para poder combinar. Neste aspecto só há Valeri.

    Quem se ressente mais disto é o ataque, onde Hulk e Falcao têm de invariavelmente vir atrás buscar jogo. Rodríguez é claramente titular indiscutível, Mariano hoje não foi certamente o pior, mas também nada acrescentou, é bom para suplente.

    O orçamento para 2009 e 2010 é o maior de sempre. Em Janeiro não são precisos muitos reforços, mas talvez um homem com Ruben Micael viesse a dar um jeitão. Acho que um trio composto por ele, pelo Belluschi e pelo Fernando, com o trio de ataque que já lá temos seria arrasador.

    PS: só uma nota para a baliza. Helton já devia ter perdido o lugar há muito. Não foi o maior culpado pelo golo do Belenenses, mas foi de perder a cabeça ver o homem do restelo a isolar-se e ele em vez de sair para tapar o ângulo ficou quieto, estendendo-lhe a passadeira. O Beto é quanto a mim o melhor guarda-redes português e já merecia uma oportunidade.

    ResponderEliminar
  12. Eu discordo que falte capacidade para pressionar alto nesta equipa. Eu acredito, e porque isto acontece desde 2006, que é o modelo do treinador e a sua filosofia: linha defensiva e média bem juntas à entrada da nossa area, linha avançada bem isolada na expectativa de contra-ataque e esperar pelo erro do adversário.

    Mas isto já o digo há muito tempo e a epoca passada foi exemplo flagrante. O que falta a esta equipa é atitude e intensidade. E a intensidade ofensiva começa com a intensidade com que se recupera a bola. Sem bola não marcamos golo, por isso é preciso recupera-la o mais rapido possivel e quanto mais perto da baliza adversaria - o nosso objectivo -, melhor. Quando tecnicamente as coisas não estão a sair (e até lançamentos laterais e reposiçoes do GR perdemos...) é preciso cair em cima deles, correr mais do que o adversario, dar tudo até tombar. E desta intensidade de jogo surge a atitude de uma equipa campea, o querer ganhar a todo o custo.

    Para finalizar quando o timoneiro não esta satisfeito alguma coisa ele muda. Se tudo se mantem (as pessimas entradas em jogo, as pessimas segundas partes quando esta em vantagem, o defender os resultados tangenciais,...) é porque gosta. Eu não gosto. E apesar de ele merecer ter renovado, não deveria ter ficado. Se não motivava (ou pelo menos parece não se fazer ouvir pela que mostra em cada conferencia de imprensa) uma equipa de "desconhecidos", muito menos o conseguira fazer numa equipa de tetracampeoes.

    Vamos lá FCP, está dificl mas temos de acreditar!

    ResponderEliminar
  13. Infelizmente, já parecemos o Sporting (nunca pensei aplicar este diminutivo ao meu FCP), simplesmente oferecemos a 1ªparte ao adversário. Como é possível que uma equipa que joga junta já a algum tempo -tirando um ou outro jogador- e não rende NADA!! Onde está a MISTICA? Continuo a dizer que precisamos de um avançado diferente.
    Em relação ao treinador, soube lhe dar o mérito quando ele teve, mas também soube dizer que ele devia ter saído com o TETRA (TRI dele), saía em grande. Já não posso com aquele discurso, de vamos tentar, vamos procurar melhorar..
    Em relação ao plantel, realmente temos muitos lesionados e depois? Ninguém faz um plantel só com 11 jogadores, à partida os restantes deviam ser soluções pelo menos contra um fraquíssimo Belenenses.
    Para acabar devo dizer que dormi mal, e que a jogarmos assim, aqueles gajos deviam receber metade do ordenado, próximo jogo garanto que iam correr do inicio ao fim.

    ResponderEliminar
  14. O golo foi mal anulado.
    Farías estava um pésinho à frente da linha defensiva,mas o golo é legal pq a bola vêm de um jogador do belenenses(na tentativa de impedir o passe de meireles)
    Era só o que mais faltava usar isso como justificação,mas que o senhor árbitro tinha que dar o jeitinho,lá isso tinha claro.

    É tão fácil bloquear esta equipa que até mete dó.

    ResponderEliminar
  15. Jesualdo Ferreira tem feito, a meu ver, um trabalho muito bom no nosso Clube. Contudo, denota sistematicamente uma grande incapacidade em adaptar a sua Personalidade àquilo que são as Gentes Portuenses e Portistas.
    Ninguém, por muito boa que seja a nossa Equipa, gosta de ver os nossos Jogadores despreocupados com o jogo, com uma atitude de sobranceria e prepotência para o desafio, como se a vitória surgisse naturalmente, num completo desrespeito para com o nosso Adversário (fraquíssimo por sinal).
    A meu ver, é bem mais desrespeitoso para os Adversários esta atitude de Desprezo do que propriamente a da Claque ao entoar cânticos contra o nosso Rival Directo. Por isso, se havia coisa que se deveria ter feito com esta Exibição de ontem, protestar veementemente a atitude DEPLORÁVEL da Equipa na 1ª parte, a exemplo daquilo que já se vira contra a Académica. VERGONHOSA atitude, completamente desvirtuada daquilo que deve ser representar o FC PORTO!

    Todos podemos ter a nossa opinião e Eu, não fugindo à regra, tenho obviamente a minha. A meu ver, Jesualdo Ferreira e o seu Modelo de Jogo são perfeitamente inadequados para o FC Porto jogar contra estas Equipas. Como se viu, após sofrermos o golo, a Equipa consegue adiantar as linhas e garantir a posse de bola em zonas bem mais avançadas do que aquilo que sistematicamente o nosso Treinador pede aos Jogadores para fazer.
    Jesualdo Ferreira já teve tempo mais que suficiente para se converter ao Perfil Portista, por forma a adquirir ele próprio a Ousadia, a Coragem e a Crença que sempre lhe faltou, desde que chegou ao Dragão.

    Dou por mim desesperado a Exclamar que estou farto do Jesualdo e da sua atitude e desejo veementemente que venha um Portista treinar o meu Clube. Anseio pela Identificação Total do nosso Treinador com o Clube e isso Jesualdo nunca conseguiu. Não sou apologista de mudanças a meio das Temporadas e é claro que tal não vai suceder, mas que se comece rapidamente a reflectir no sucessor de Jesualdo Ferreira no final da Temporada, independentemente do desfecho final desta.
    Tenho a noção que já era coisa que Pinto da Costa tinha reflectido, mas não teve coragem de prescindir dos Serviços deste Treinador, pelos Títulos e bom Trabalho desenvolvidos, mas acho que desta vez não acertou na sua decisão.

    Enfim, este é o meu Ponto de Vista...

    PS - Simplemente DETESTEI a declaração do Jesualdo ao referir que "o Campeonato ainda não acabou"! Senti isso como um Discurso derrotista, quando nem sequer se devia dar valor a uma questão dessas!

    ResponderEliminar
  16. Infelizmente, chega a ser confrangedor a nossa qualidade de jogo em comparação com a do nosso principal rival.
    A jogar assim, no jogo SLB-FCP (ou vice-versa) receio bem juntarmo-nos ao lote de equipas goleadas.
    Que vergonha!

    ResponderEliminar
  17. Não vi o jogo, mas vi resumos e resumos e ouvi comentários. Parece que, há semelhança com os jogos frente ao Apoel e à Académica, apenas jogámos bem na segunda parte, e mesmo assim sofremos.
    Não percebi o porquê de Falcao começar no banco.
    Farías foi, mais uma vez, o marcador de serviço, e acho que cada vez mais Jesualdo Ferreira deve apostar nele ao lado de Falcao.

    Gaspar
    http://odragaozinho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. O Porto já andava a prometer uma escorregadela. As últimas exibições deixavam perceber que tal seria apenas uma questão de tempo.

    Quando não se aprende com os erros passados o falhanço torna-se inevitável.

    Foi o que aconteceu ontem no Dragão. A reincidência de um jogo abúlico, de uma atitude displicente e da falta de inspiração da primeira parte deram lugar a um segundo tempo de ansiedade, atrapalhação, sofreguidão, precipitação e ineficácia.

    Esta é, desgraçadamente, a última imagem de marca de uma equipa, reduzida ao seu expoente mais baixo dos últimos meses.

    Reconhecer a situação não é mais do que um puro exercício de lucidez que a paixão não deverá escamotear.

    Não está aqui em causa encontrar bodes expiatórios para explicar tais falhanços. Interessa isso sim, apontar os erros e corrigi-los sem teimosias ou fetiches.

    Nada ainda está perdido. Temos é de ser rigorosos para que não seja demasiado tarde.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  19. Pela vontade do reporter da RTP, e transmitido em directo no telejornal às 20h19m, o benfica hoje ganha ao braga!!

    Diz um adepto encarnado que o Benfica vai ganhar, e que o resultado será 3-1.

    Responde o reporter "Espermos que sim...humm...que seja o Benfica ou o Braga, que seja um grande jogo."

    Ridiculo.

    ResponderEliminar
  20. O lance do farias é mal anulado só porque foi um corte do defesa e nao um passe do raul meireles.
    Vi a repetiçao várias vezes e o meireles tentou passar para um lado mas a bola foi cortada para o outro pelo defesa, o farias estava nesse lado adiantado em relaçao aos defesas, e marcou. Era um lance de dificil julgamento.

    O Porto nao esta a jogar nada, e isso sim é Braga-Benfas e ao intervalo estou maravilhado. Grande jogo de bola, sim senhor. Tanto o Braga como o Benfica parecem estar em melhor momento que nós, e isso é desconfortavel. Acho que temos que contar com o grande numero de lesoes que estamos a ter. Fucile, Varela, Valeri, CR10 em baixo, Belushi tambem vem de lesao...

    Este ano está dificil, mas alegro-me que existam outras equipas portuguesas capazes de gerar bom futebol, apesar de tudo.

    Espero que continuem assim a ver se começa a dar mais gozo ganhar títulos.

    ResponderEliminar
  21. Estou quase estarrecido com tantos elogios explícitos aos benfas. Carago, eles são mesmo bons, especialmente quando a equipa adversária é corrida com 8 ou 9 amarelos, são expulsos 2 jogadores da equipa adversária por fazerem nada, são marcados 2 penaltis fantasma a favor do SLB, 4 dos 6 golos que marcam são marcados pelo árbitro, isto já não contando com os amarelos e vermelhos que ficam por mostrar aos meninos bonitos do SLB e com os livres às resmas inventados para o benfas marcar mais uns golitos. Tudo isto num só jogo.

    Com arbitragens destas, o Porto tinha goleado em todos os jogos, com lesionados e a jogar mal, e estava na liderança com 27 em 27 pontos possíveis. Ceguinho solidário com o SLB+APAF e o seu pretenso grande futebol eu não sou. Compare-se as arbitragens dos jogos Porto-Académica e Porto-Belenenses com as arbitragens do SLB-Leixões e SLB-Nacional e veja-se as diferenças (abismais).

    Tão bons que eles são e contra equipas apenas razoáveis e fora de casa, só conseguem ganhar com o colinho arbitral (Guimarães e Leiria), senão, é derrota. O Porto, a jogar pouco ou nada, perdeu em Braga com um golo de ressalto, com um Braga a jogar igualmente pouco ou nada, foi mero acidente. Agora ao SLB ganharam por 2, com golos intencionais e a jogarem bastante mais. Afinal onde esteve o tal Super Benfica, alguém o viu?

    ResponderEliminar
  22. os restantes resultados da jornada só vem confirmar o desperdício que foi o nosso empate com o Belenenses

    gayvotas não pontuaram
    lagartos fizeram um ponto

    ResponderEliminar
  23. Concordo com o comentário que afirma que os jogadores do FCP assumem os jogos com equipas mais fracas como favas contadas. A sobranceria está instalada e isso é o grande problema. Podemos jogar mal e podemos perder que isso faz parte do jogo, agora não podemos é deixar que os jogadores adversários corram mais que nós e é exactamente isso que tem acontecido nos últimos jogos com jogadores a passo à espera que outros corram por eles.
    O motivo não me cabe a mim descobrir, mas é urgente que se descubra se é por falta de frescura física ou se é por falta de vontade.
    O FCP teve o resultado que mereceu pela 1ª parte absolutamente irritante.

    ResponderEliminar
  24. Não gostei do jogo e muito menos do resultado, como já não tinha gostado do jogo anterior, contra a Académica, apesar da vitória. Mas ao ler a maioria dos comentários, recordei-me do mesmo período da época passada e verifiquei que são praticamente os mesmos. Nomeadamente, a burrice do treinador, a falta de empenho de alguns jogadores, e só não vi por cá referida a incompetência da SAD, porque alguns dos comentadores de então emigraram, enfim... as criticas do costume.
    Apesar de tudo, e da minha insatisfação, gostaria de recordar que na mesma altura da época transacta, tinhamos menos 4 pontos que o benfica, agora temos menos 2, não tinhamos ganho nada, este ano vencemos a supertaça, estamos em melhores condições de apuramento para os oitavos de final da CL, em termos exibicionais não estamos bem este ano, mas não estavamos melhor o ano passado.
    Não podemos no entanto escamotear toda uma série de factores que tem condicionado a evolução da equipa, nomeadamente; as lesões de jogadores como Varela e Belluchi, que se estavam a revelar importantíssimos para a superação do problema resultante da saída da grande dupla argentina dos últimos anos, Lucho-Lisandro, sem esquecer também as de Rodriguêz e até mesmo de Valeri, que poderia ter aqui uma boa oportunidade para demonstrar as suas capacidades, ou até de Tomás Costa, que já revelou ser um útil pronto-socorro em momentos de aperto. Como se tudo isto não bastasse, ainda se lesionou o Fucile, que na minha opinião continua a ser o melhor defesa lateral do Porto.

    É portanto muito acidente junto para que o rendimento da equipa não seja afectado. Porém, e ao contrário de alguns portistas, eu continuo a confiar na competência de Jesualdo Ferreira, que já demonstrou claramente ser o treinador capaz de superar esta fase mais complicada e levar o Porto não apenas a mais um título nacional, mas a repetir os sucessos da época passada. E mais, acredito que no final do campeonato, apesar do onda encarnada que varre o país, o FCP terá mais golos marcados que o benfica, embora não seja o mais importante. O campeonato é uma corrida de fundo e Jesualdo já provou que é um maratonista.

    Não me importa que o campeonato de inverno, à semelhança da época anterior, lembram-se?, vá para outro lado, eu quero é o de Maio!

    ResponderEliminar