20 novembro 2011

O (meu) Liverpool deu uma ajuda ao FC Porto?

Não sei, nem acredito em bruxas, mas que as há...

A verdade é que o Chelsea perdeu hoje em casa com os reds. Uma equipa de vedetas subjugada por uma equipa de tretas. Pior, um defesa-direito pouco mais do que medíocre, ex-Chelsea que até foi Mourinho a enxutar para fora do Bridge, marcou o 1-2 quase no fim, numa jogada individual que ao Johnson sai uma vez na vida.

Pode ser que,
- com a "ameaça" latente de Hiddink "apontado" de volta aos braços de Abramovich;
- com o Chelsea mais distante do Man. City na Premiership;
- com Vítor Pereira claramente sem condições, face ao que a equipa demonstra em relação ao treinador e a si mesma, para poder ter um futuro risonho no Dragão (eu eu não sou adepto de chicotadas);
- com o Dragão de Ouro fresco de uma pincelada de cinismo e SADismo para com o ex-treinador de quem se disse o piorio

apesar de tantos que meteram fel mesmo no mel recente, além dos nomes próprios que criaram a Villas-Boas, mas esses lá engoliriam mais um sapo enorme em nome das opções do presidente que não ousam beliscar minimamente, não se sabe se não acaba composto o cenário mais improvável do regresso de AVB à sua cadeira de sonho.

Era a quadratura do círculo e a confirmação de no futebol tudo poder acontecer. Em 41 anos perder de novo com a Académica ou em 40 dias voltar a ter o treinador de todos os títulos.

Ou será que só no regresso da Champions, com o Chelsea em Leverkusen e o Porto em Donetsk, se dirá que prognósticos só no fim?

Eram apostas de altíssimo risco no Dragão e em Stamford Bridge ambas em vias de correr muito mal.

Mas eu que vi os jogos do Chelsea na Champions digo que isso é um engano. Os blues deviam ter ganho todos os jogos e empataram em Valência e em Genk por azar e erros tão inacreditáveis como o de hoje de Mikel, qual Fernando a fintar em frente à área com a equipa a sair para o ataque, a oferecer o 0-1 com a perda de bola inadmissível. Em Valência devia ter havido goleada e o recém-entrado Kalou ofereceu um penálti idiota ao empate de Soldado. Em Genk mais golos falhados e outro oferecido. Num grupo em manifesta superioridade, uma derrota em Leverkusen deixaria o Chelsea em risco de nem ficar em 2º, se depois perder em casa com o Valência.

Hoje, curiosamente, vi um passe transversal no meio-campo do Chelsea apto a ser interceptado quando a distância a percorrer pela bola é muito grande (30 metros pelo menos) e o adversário está todo posicionado. Ontem, em Coimbra, pelo menos quatro vezes tentou-se um passe da 50 metros, da esquerda para a direita como se dirigida a bola a um Quaresma ou Ronaldinho que a domine e siga em frente. Obviamente, com a Académica posicionada atrás, todos foram interceptados. São erros que se corrigem desde os iniciados, para obrigar a bola a passar ao colega mais próximo nestas situações, circulando em segurança e com apoio próximo. É difícil lembrar ou fácil esquecer coisas tão básicas. Ah, quem fez o passe hoje foi Ramires, que invariavelmente vê amarelos no Chelsea tal qual David Luiz.  Há coisas que só vistas, porque contadas é raro acreditar.
O futebol tem, como se sabe, muitas surpresas. Em resultados, em opções e em atitudes.
Só que as que vi dos jogadores do FC Porto não são admissíveis em profissionais de elite e principescamente pagos. Não acredito em milagres, mas que as coisas poderiam compor-se a direito por linhas tortas, também é um dos mistérios que caem bem no futebol. Mesmo no modernismo actual que dispensaria actores secundários e peças teatrais de amadores que deixam qualquer cenário desabar, cruzando os braços.

adenda: olha, até o Carvalhal pode ser hipótese, depois de 0-0 em casa com Galatasaray e menos de um mês após 2-2 em casa com Fenerbahce e o Besiktas muito longe da liderança. A seguir...

8 comentários:

  1. "O (meu) Liverpool deu uma ajuda ao FC Porto?"
    Eu pensei exactamente o mesmo e até enviei um sms a um amigo assim: "Mais uns dias e já temos treinador, chelsea 1 - liverpool 2 ;)"
    It's a long shot, but stranger things have happened before.

    Quanto ao jogo, antes do brinde de Mikel já os reds poderiam ter marcado 1 ou 2 enquanto que os blues tiveram uma exibição miserável apenas com um breve sobressalto provocado pelo golo que nasceu num remate falhado do Malouda.

    E por falar em laterais direitos, o que dizer da opção Ivanovic? A única explicação plausível é para tentar tapar os buracos abertos pelo David Luiz, essa nódoa em forma de espanador! Também poderíamos analisar a questão pelo factor Bosingwa - aqui já admite ser suplente??

    Carvalhal? Não desgosto, mas parece-me que o problema actual tem que ser resolvido a pulso...

    "A seguir..."? Jardim ou Domingos?? O primeiro ainda não me convenceu e o estado de graça do segundo vai continuando com um misto de sorte (ver o 2-0) e ajudinha (ver o 1-0 em fora de jogo, em tudo idêntico ao golo anulado ontem a James e penalty perdoado a Polga...é o Jorge Rouba!
    A ver no que dá a 2ª parte.

    ResponderEliminar
  2. Ivanovic joga mais vezes a lateral do que a central no Chelsea e já vem do tempo do... Hiddink. Car Moguel, penso que estás desatento, eh, eh, eh...

    Não estou a ver o jogo dos sportings.

    E não meto Jardim na lista em que voltam a meter PB, CQ, JC, PE...

    Sim, concordo que isto tem de ser resolvido a pulso!

    Mas eu não disse que, mais do que um murro na mesa, não devia ser dado um murro em alguém? Tá no posto do jogo.

    ResponderEliminar
  3. Não estou desatento, sei perfeitamente a carreira lateral de Ivanovic no Chelsea, só que por muito que se prolonguem certas opções, não deixam de causar estranheza (com jeitinho será o melhor central que lá têm depois de R.Carvalho).
    Além do mais o jogo atacante do Chelsea foi confrangedor e penso que Bosingwa podia ser uma gazua para ajudar a contrariar esse marasmo, até porque A.Cole parece "finito" (eles bem queriam o Palito).
    E isto não foi só de hoje, tem sido assim em muitos jogos desta época, pelo menos na Premier League, na Champions não vi enhum jogo deles.

    PS.O patético lá ganhou um joguito, e sem Falcao... é futebol!

    ResponderEliminar
  4. Uma última nota:
    li agora no sapo desporto:
    «O Chelsea não pagou 15 milhões de euros ao FC Porto para agora me pagar outra fortuna para eu sair», disse Villas-Boas, após o desafio, em conferência de imprensa."

    Como diria B.Robson: "Brilliant"!

    É esta acutilância verbal que acredito tem faltado este ano, para dentro e para fora do balneário do Dragão.

    ResponderEliminar
  5. Pois, mas eu percebo as diferenças na Champions, as ligas domésticas são mais ou menos conhecidas em tudo e há de tudo. É claro que o Chelsea está esprimido e Mourinho mamou da teta cheia, exaurindo tudo.

    Era um risco tão grande para AVB como para Falcao. O dinheiro falou mais alto. Continuo a não levar isso a mal. São opções. Vi isso desde o Futre, passando pelo Domingos, o Emerson, o Jardel, até o Capucho perdeu a Champions (como o Postiga) pelo Rangers onde desapareceu.

    A história está cheia de maus exemplos.

    Vi o Atlético. Aquele Sálvio que gostavam no Benfica é parolo de mais para jogar no FC Porto onde quiseram impingi-lo.

    ResponderEliminar
  6. AVB não sabe onde se meteu mesmo...

    É só um peão.

    Corre mal (porque não?) na Champions e vai à vida.

    O Mourinho saiu com 1-1 em casa com o Rosenborg...

    O israelita era um Vítor Pereira mas só perdeu a Champions para o chorão do Ronaldo porque Terry escorregou a marcar um penálti para acertar num poste.

    O futebol é o momento. O resto é conversa. O AVB sabe disto. Tem de saber. É inteligente. O futebol não admite burros ou estes pelo menos não vingam.

    ResponderEliminar
  7. Hoje, não sei porque o Bosingwa não jogou. Mas vi o espanador Luiz querer fintar frente à área três mecos. Acabou a ver um amarelo. É confrangedor ver a banalidade daquele central. Até o Ramires, que eu mais apreciava cá, é um anónimo no Chelsea.

    ResponderEliminar
  8. Glen Johnson, "um defesa-direito pouco mais do que medíocre"? Minha Nossa Senhora! Santa ignorância salpicada de presunção. Mas não admira. Os sabichões das dúzias sabem tudo não sabendo nada.

    ResponderEliminar