13 junho 2012

Varela esconde a varrela que é precisa

Tal como com a Alemanha, a entrada de Varela foi determinante para mudar o rosto e a expressão do ataque de Portugal. Desta vez, além de uma arbitragem sumamente simpática que ajudou ao 1-0 num canto inexistente (do qual ninguém vai reclamar...), não pode haver queixas da sorte. Até a "rosca" de Varela, falhando o remate de primeira com o esquerdo, serviu para, à segunda, marcar o 3-2 quando mais nada espevitaria a equipa a não ser a colocação de Varela, de novo entre cair para um flanco e entrar ao meio onde com os alemães quase empatava e desta vez logrou a vitória.
Quem diria que o FC Porto pode vir a ter mais um homem apetecido no mercado com a marca que está a deixar neste Europeu?

Futebolisticamente, a equipa portuguesa está abaixo do nível elevado que se tem observado no Europeu. Uma vez mais, a teimosia de Paulo Bento impede de ver o óbvio: os médios não chegam à área e o potencial de ataque perde-se na maior parte do tempo. Raul Meireles dá experiência mas pouco jogo à equipa. Mesmo com 2-2, foi Pepe a fazer uma subida ao lado contrário e no ataque só apareciam Cristiano à esquerda, Nélson no meio e Nani à direita. Médios nem vê-los e foi sem médios que Portugal chegou a 2-0. Continua a ser sem médios de chegada à área que Portugal não faz jogo e esta partida confirmou, apenas, as debilidades da estreia e de toda a qualificação, aliás. Quase sempre o ataque é do trio da frente e pouco mais. Ao invés, a Dinamarca jogou mais de trás para a frente, em progressão, do que Portugal, com uma consistência de jogo a que o resultado não faz justiça e com jogadas muito bem elaboradas, amiúde basculando a defesa portuguesa com jogo em largura e em profundidade sem bolas longas, criando sempre muito perigo pela direita e retirando hipóteses a Coentrão para subir. João Pereira continua muito fixo atrás e não há "desdobramento" pela direita, o que obriga Nani a recuar em demasia mas, também, a mostrar-se mais e a jogar mais para o colectivo do que Cristiano (mais uma preguiça defensiva evidente no 2-2 - e levou as mãos à cabeça).
A vitória, feliz e imprevista, vai esconder as deficiências de construção e a tracção atrás que marca o jogo pausado da equipa. Era o que faltava se com a Dinamarca não houvesse mais posse (até houve com a Alemanha) numa partida que foi equilibrada e bem jogada de parte a parte porque houve espaço. Mas vi sempre a Dinamarca colectivamente mais organizada, ainda que sem a capacidade de desequilibrar nas alas. E mesmo com 2-0 nunca senti Portugal e o resultado seguros, não me espantando que o 2-2 tenha chegado com justiça. Embora, hoje, amanhã e até domingo, ninguém vá discutir essa bitola tão subjectiva mas que a mim deixa ver o copo apenas meio vazio e não meio cheio. Tal como a sortinha no resultado fique de lado, bem como a falha de Cristiano para 3-1, isolado (no limite de fora-de-jogo, que passou bem mas sem a mesma acuidade no ataque dinamarquês...) que, também aqui, o resultado vai esconder como não escondeu a de Varela para 1-1 no sábado passado...
Os bipolares, em vez de perceberem bem as necessidades da equipa e as limitações que este onze enferma, vão glosar e aliviar-se um pouco e ainda sem sabermos do resultado da Holanda. Business as usual que já vem dos basbaques que viram maravilhas na qualificação sem alguma vez a qualidade de jogo ter sobressaído.
Basta a vitória, como pugnava Paulo Bento, para serenar as hostes.  Não acredito muito, ao contrário da equipa que parece só ter esse registo de jogo e as substituições já programadas que a retiram do sonambolismo. Nani esteve muito bem, Varela voltou a ser o homem decisivo na aragem que deu ao futebol português e Cristiano confirma mais uma má fase final: não fechou o flanco no 2-2 (o cruzamento desta vez foi sem ressalto para nos queixarmos) e falhou o 3-1. De resto, pouco para tanta fartura. E uma arbitragem porreira, insisto.
Falta ver o Alemanha-Holanda, mas se os alemães precisarem do resultado com a Dinamarca vão ter muitos problemas porque os nórdicos são muito sólidos apesar das quebras musculares de Zimling e Rommedhal (outra forma desafortunada de ver a partida mas que também escapará a uma análise mais fria e racional).

Ooops! Hoje os resultados ajudaram Portugal: 2-1 para a Alemanha, numa das suas mais fáceis vitórias sobre a Holanda de que tenho memória desde 1974! A Holanda ainda pode qualificar-se (precisa 2-0 com Portugal e que a Dinamarca perca), mas esta selecção perdeu a alma e tem uma defesa (e g.r.) horrível: a Alemanha acabou os 8 minutos a jogar sobre a direita onde Willems anda de fraldas (e na direita outro puto, van der Wiel, não justifica alguma fama que já tem). Deve é ter sido o fim para, pelo menos, van Bommel; e talvez Robben. Muito maus e que época horrível para o esquerdino!

14 comentários:

  1. Quero perguntar-te o seguinte: Porque é que o Ronaldo cria tanta animosidade entre os adeptos do futebol? Eu sigo-o desde que ele começou a jogar pelo Man Utd e desde então sempre o achei um futebolista exemplar. Nunca se passou dos carretes, nunca agrediu ninguém, nunca insultou um colega de profissão. Pode-se ter acusá-lo de ser egoísta com justiça nos primeiros anos do Man Utd, mas com o tempo acho que evoluiu bastante nesse capítulo e sinceramente acho-o razoavelmente altruísta. Agora, sinto, que ele vai ser um dos melhores jogadores de sempre mas também um dos mais odiados sem que haja uma razão justa para que o seja. É narcisista e metrosexual, mas não vivemos nós no século xxi, em 2012, onde na Europa só se quer é respeito pelo modo de ser de cada um? Porque é que tanta gente embirra com ele por causa de seu aspecto? E porque é que lhe gritam Messi? Qual é o problema de ele querer ser ambicioso o suficiente para lutar contra o Messi? Qual o mal nisso? Já Messi, pode ser um brilhante jogador, que na minha opinião não vai ser o melhor de sempre, é também um grande profissional mas já se verificou que quando as coisas lhe correm mal ele começa a passar-se dos cornos. Porque é que ninguém lhe aponta isso na hora de criticar Ronaldo? Sinceramente, sinto-me triste por Ronaldo ter que jogar futebol e ser constantemente assobiado e apupado sem que haja razão para tal.

    ResponderEliminar
  2. ... e lá ganhámos, com um golo do jogador mais improvável: Silvestre Varela - relegado à figura de «herói da nação», cinco dias depois de ter sido "crucificado" pelos mesmos que agora o elogiam.

    de facto, cada vez mais tenho para mim que a minha selecção veste de azul-e-branco e o resto são balelas...

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. flip, e o que tenho eu a ver com isso? Nem reparei se ele foi assobiado ou aplaudido, se é odiado ou amado, no campo não ligo a isso.

    Agora, se notas que há animosidade contra ele é por alguma coisa e a tendência é vasta e algo universal. Creio haver também quem goste.

    Eu só acho que está a fazer outra fase final sem brilho. Mas parece-me que, também com este seleccionador, a equipa não o liberta.

    Contudo, ele tem obrigação de aparecer mais. Porque agora tem o Nani para atrair também atenções. E o Cristiano deixa de ser o foco de todos. No Mundial era impossível, a falta que o Nani fez.

    Mas importa-me pouco discutir o que gostam ou não, se ele é metrossexual ou paneleiro. Que importância tem isso num jogo de futebol?

    O jogo só te permitiu ver isso ou ouvir isso? Eu já nem lembro o que os pés-de-microfone disseram, só me fixo no jogo, nos movimentos e na entreajuda dos jogadores.

    Quando é que as pessoas olham para os jogos no campo e não fora dele?

    ResponderEliminar
  4. Miguel, o cúmulo da hipocrisia é que ainda agora que o Cristiano falhou um golo mais fácil do que o Varela no sábado, os grunhos da tv lembravam que desta feita o Varela marcou. Até foi por sorte, a rosca fintou bem o adversário, mas as pessoas vêem os jogos com olhos de ver ou andam com comichão no olho do cu?

    Tou-me a cagar para tanta estupidez. Ninguém vê futebol de alta categoria que o Europeu tem mostrado?

    ResponderEliminar
  5. três coisinhas:

    - o futebol tem de facto sido de alta qualidade. surpreendentemente.
    - robben está para esta época como peseiro esteve para o Sporting em 2004/2005. tudo corre mal, na pior altura. é murphyismo ad nauseam.
    - varela marcou. ronaldo não. varela não podia ter marcado mais. ronaldo podia. e devia. porque deve sempre mais do que faz.

    um abraço,
    Jorge

    ResponderEliminar
  6. Eu pergunto-te a ti porque és normalmente tao critico do RM e confesso fa do FCB (sem que se perceba bem porquê...), deves ter uma opiniao formada sobre o assunto e deverás certamente ter acesso aquela que os culés têm. Os culés odeiam o Cristiano sem razao nenhuma plausível, só que porque quer lutar contra o Messi. Nao será o futebol feito de luta? Porque mandar um jogador a baixo constantemente jogo atrás jogo só porque quer ser o melhor? Se calhar é melhor desistir e deixar isto para o Messi de um truque(direita para o centro, tabelinha, arco para a esquerda).

    ResponderEliminar
  7. E, mais uma vez, as equipas com Pontas de lanca "a serio" fizeram mossa.
    Bendtner deu cabo de Portugal e Gomez, em conjunto com Schweinsteigger, foram um pesadelo para a Holanda...

    Esqueceste-te de mais um jogador que tambem teve bastante impacto quando entrou: Nelson Oliveira...
    Sempre que entra, Portugal sofre um golo... :)

    ResponderEliminar
  8. Um parvalhão ou distraído para não dizer outra coisa, não passa por obra e graça a inteligente, só porque na frente lhes metem um prato de excelente futebol.

    Quando se gosta de lentilhas, abomina-se o caviar.

    Abraço
    e viva a raça do FC porto. Antes quebrar que torcer.

    www.gamesfreebola.com

    ResponderEliminar
  9. flip, eu não contesto, verdadeirasmente, o RM; apenas tenho preferência, histórica, pelo FCB, que representa em Espanha o que é o FC Porto anticentralista em Portugal, como o Norte liberal é equivalente ao empreendedorismo da Catalunha.

    De resto, a epopeia do FCB nos 4 anos de Guardiola/Messi deixaram-me rendido e aí só valorizo o que se faz e que criou a mais fantástica equipa de clube de sempre.

    Como sabes que eu sou antiMadrid e prefiro o Messi ao Cristiano, não adianta perguntar-me mais nada, são preferências justificadas na experiência e no gosto pelo jogo e também, em parte, das pessoas.

    Perguntas qualquer coisa porque gritaram Messi, Messi ao Cristiano - passarei a tratá-lo assim - e isso é normal nos adeptos para desconcentrarem um jogador, irritando-o, mas eu não sabia, quando te respondi à noite, o que se passara e não ouvi nada na tv porque os pés-de-microfone são uma lástima nas tv's tugas e não dizem nada de nada de jeito.

    Só deves levar por essa via a "contestação" a Cristiano. Parece que dá resultado, o grunho tuga voltou a mostrar que vive afectado pela superioridade do Messi em todos os campos avaliando a forma como respondeu e que nem é verdade que nesta altura ele estivesse eliminado porque a Copa America nem tinha começado.

    O Cristiano é um bimbo cheio de dinheiro, como há muitos pelo mundo fora, em vez de se considerar belo, jovem, bonito e rico e com mulheres à volta. É um puto mimado que não aceita que haja, para azar dele, um melhor do que ele e é quase consensual, no mundo à parte daquele onde ambos vivem, que prefiram o Messi ao Cristiano. Eu prefiro o Messi ao Cristiano sob todos os aspectos, já o disse e defendo, sem deixar de reconhecer que Cristiano é o nº 2 do Mundo que, por acaso, raramente decide jogos de Portugal e, tudo somado, tem tirado mais da elecção do que já lhe deu.

    Quando as pessoas, como tu, recusa ver factos, concretos, do mundo da bola e dos êxitos obtidos, e reclama por as pessoas poderem ter outras preferências, tens de te ver ao espelho e perguntar a ti mesmo porque é que estás do lado, julgo eu, da minoria e és um biased porque tomas partido por um da tua terra e não tens capacidade crítica para te distanciares desse patrioteirismo.

    Da mesma forma, avaliar o que faz o Barcelona e o RM não está ao alcance de qualquer um, pelo que se vê e ouve. Contudo, os factos provam também que ainda há uma diferença substancial entre os dois clubes nos últimos anos, mesmo na última época.

    No fundo, o que sugiro é que as pessoas se cuidem, se tratem, porque vivem obcecadas por algo tão distante delas que não entendem nem conhecem a realidade intrínseca de cada um, simplesmente deixam-se levar por afectos primários e não pelo gosto de avaliar jogos, jogadores, treinadores, equipas e clubes. É um longo exercício de reflexão que, nas coisas mais básicas, denuncia a impreparação de quem ousa comentar o que se passa e passa ao lado da realidade. Daí a não perceber a diferença entre Cristiano e Messi é o mesmo passo curto de vistas, de raciocínio e de capacidade analítica/crítica.

    ResponderEliminar
  10. Zé Luis, realmente tem sido um Euro cheio de bom futebol com algumas excepções, entre as quais Portugal, mas principalmente a Holanda - que lástima, hoje um Holandês disse-me "não são uma EQUIPA", e na verdade nos dois jogos o que se viu foi um conjunto de 6 + 4 jogadores sem capacidade para ligarem e criarem jogo e nem o elevado numero de remates, mais por falta de soluções do que por outra coisa, escamoteiam isso.
    Portugal joga muito na expectativa, não tem um médio capaz de pegar no jogo, antes 2 médios de transição que pouco podem fazer sem o apoio dos da frente. E na defesa, falhas sucessivas têm valido golos sofridos.

    O Espanha-Itália foi um jogaço, um regalo técnico-táctico, qualquer das 2 tem condições para ganhar o torneio. A Alemanha joga QB e resolve os jogos sem precisar de acelerar - será que os conseguirá resolver quando for preciso acelerar?
    A Rússia muito bem no primeiro jogo e meio, desligou na 2ª parte com a Polónia.

    Flip: a questão do primeiro comentário foi em parte respondida ontem pelo próprio Ronaldo depois do jogo ao vir falar do Messi.
    Já o Messi, se com um truque marca quase 80 golos na época, quantos marcará quando aprender outro truque??

    ResponderEliminar
  11. miguel, vi a Holanda com a Dinamarca e aquilo foi algo como o Barça com o Chelsea... Infelicidade pura, nada saía bem.

    Ontem, sim, vi uma Holanda fraquíssima e uma defesa horrível, com maus laterais e maus centrais mais um g.r. muito fraco - até Lineker concordou que foi mal batido no 2-0, embora Shearer tenha salientado a qualidade do remate do Gomez.

    O futebol tem sido uma boa surpresa, apesar de maus relvados na Polónia a desmentir que na Polónia haveria melhores condições de trabalho (razão da FPF escolher Opalenica). Os relvados da Ucrânia permitem jogar melhor futebol e a queixa da Espanha com a Itália é justa e pertinente. Escapa do relvado de Varsóvia.

    Sem bons relvados não há bom futebol. Eu já vejo Europeus desde 1972, embora até 1980 só com semifinais e final. Não tenho ideia de fases de grupos com jogos tão bons. Outra realidade que não vi ninguém salientar neste Europeu - porque ninguém se interessa pelo futebol, o jogo e a qualidade das equipas. Por sinal, quanto a mim, Portugal está abaixo da média, mas parece que ganhar à Dinamarca já é um feito extraordinário. E até deve ser...

    ResponderEliminar
  12. Eu nao concordo com a tua opiniao do Ronaldo. É onde divergimos. Nao acho que ele tenha de se conformar. Nao é com conformismo que se vai mais além. Acho louvável que ele queira ser o melhor. Ele luta sempre para o ser. Nao sei como é que um gajo super-mimado , como tu dizes, consegue fazer o que o Ronaldo fez no Man Utd e no RM. Tudo o que ele fez revela que ele é um grande trabalhador, com grande ambicao e eu admiro isso. O que eu nao admiro é gente ressabiada com o facto de ele nao quer baixar os bracos e querer continuar a lutar para ser o melhor. Nao tem de admitar nada sobre o Messi. O Messi nao é tao bom quanto o pintam e eu genuinamente penso isso. Nao é um jogador completo, e lamento que as pessoas ponham apenas o rótulo do melhor do mundo aqueles que apenas sao dotados de grande tecnica de drible associadas à execucao de golo como Pele, Maradona e Messi. Há muito mais no futebol que isso. É por isso que Xavi merecia a bola de ouro em 2010. Mostro-te este video sobre o Messi:
    http://www.youtube.com/watch?v=zPNALZxmvGo
    Tenta fazer um video destes sobre o Ronaldo. Nao consegues. O Ronaldo é muito melhor pessoa e faz-me triste que a inveja que as pessoas têm dele os cegue ao ponto de sentirem-lhe ódio.

    ResponderEliminar
  13. flip, já detectei, há muito, que tens um grave problema. É teu. Não entendes o que as pessoas dizem e subvertes tudo. Eu não digo que o Cristiano é conformista e que não se esforça. Não duvido que é o 2º melhor jogador do mundo, individualmente, mas nem será o 2º melhor futebolista de equipa do mundo, o que também é diferente.

    Já expliquei mil vezes porque acho Messi melhor e porque, passados vários anos, Cristiano nunca vai superá-lo. Porque não tem o extra que define Messi como o melhor de todos.

    De resto, quem merecia a Bola de Ouro em 2010 era o Sneijder em minha opinião. Infelizmente, não só não alcanças isso, como nem te indignas que não tenha chegado ao trio final de eleitos. Sneijder foi o melhor de 2010, só não ganhou o Mundial por pormenores. Messi foi o melhor em 2010 porque sim, porque é globalmente e sempre será enquanto jogar em condições o melhor, mas não foi o mais notável de 2010.

    Há uma diferença muito grande entre eu reconhecer isso, sabendo e avaliando o Messi, e tu nem teres noção do que foi o Sneijder em 2010.

    Se falas da inveja que outros possam ter do Cristiano é porque não percebes o que ele representa de mau para muita gente e tu demonstras inveja pela simplicidade que cativa mais o Messi humano junto de tanta gente.

    E vais muito pelo circunstancialismo de adeptos rivais para enervarem o Cristiano gritarem, logiamente, Messi, Messi mesmo que, se calhar, nem achem Messi melhor, mas só para arreliar o adversário de ocasião.

    Contudo, mesmo muitos portugueses não têm dúvida de que Messi é melhor. Tu não achas, estás no teu direito, mas és pouco racional e sensível a quem tenha opinião diferente e justificada da tua.

    É um problema teu.

    Lembro que deixei escrito acima que Messi foi mais longe do que Cristiano disse que foi na Copa America que ainda nem tinha começado por esra altura. E que a Imprensa argentina não deixou de criticar Messi pelo pouco que fez, mesmo que tenha sido em razão da pouca capacidade da Argentina no seu todo. Parece que a Imprensa argentina já lembrou ao parvinho imbecil que é o tuga mimado a gaffe que ele cometeu. Mais uma e mjkais uma razão para sabermos que Cristiano sofre com Messi e não o contrário.

    ResponderEliminar