28 março 2009

Portogal está de volta

Hoje à noite joga Portugal frente à Suécia, no Dragão. É tempo de acertar-se o rumo, depois de um início periclitante de qualificação para o Mundial-2010, fruto da transição geracional que Scolari, com timidez mas muito obrigado pelas circunstâncias, teve dificuldades em gerir, por não ser essa, entre muitas outras, uma das suas capacidades como treinador/seleccionador, mesmo apelidando-se de "o chefe".

A sobra ficou com Carlos Queiroz, a quem com uma equipa em renovação pediam a lua e o sol. Como Jesualdo Ferreira no FC Porto esta época, o novo seleccionador não tinha uma tarefa fácil e o vedetismo de uma ou outra individualidade, como Cristiano Ronaldo e mesmo Deco (na origem da derrota imerecida e muito penalizadora com a Dinamarca, em Alvalade, no melhor jogo da Selecção Nacional deste século), não contribuiu para consolidar uma equipa de jovens que perdeu as suas maiores referências anteriores, Rui Costa e Figo sucessivamente, além de outros como Pauleta e Fernando Couto, para não falar de Vítor Baía e Jorge Costa, que aglutinavam o que de melhor tinha a selecção e, por extensão, o futebol português nesta década de luxo.

Um jogo para ganhar, obrigatoriamente, e que será ganho, deve acreditar-se, numa altura em que os detractores de Queiroz, antigos aduladores das vitórias de "meio a zero", estão prontos para o mata e esfola em caso de novo insucesso em casa, após o empate com a Albânia em Braga.

Entre os detractores, agora, contam-se os que estranham a ausência de jogadores do Benfica. Talvez uma explicação para agora ser menos visível (poupando-nos, apesar de tudo, aos excessos bacocos que pautavam as intervenções jornalísticas) a Selecção na televisão e nas páginas dos jornais. Talvez em oposição à contabilidade de portistas e ex-portistas que valeram transferências milionárias ao FC Porto. É, por isso, Portogal que entra hoje em campo, a fazer lembrar o que se pediu em 2004 e que com um melhor treinador, o de então no FC Porto, teria decerto garantido o título europeu de selecções a juntar ao de clube conquistado em Gelsenkirchen.

Parece ter-se traçado, de novo, uma linha entre os que estão com a Selecção e "os outros". Porventura com os portistas reencontrados com uma Selecção que não pode ser uma coutada privada, aceitando como deve ser as escolhas do seleccionador que não escapem ao senso comum. E aqueles que reclamavam serem os portistas hostis a Scolari, por razões de bom senso e, acima de tudo, boa educação, estarão agora a fazer as coisas por outro lado, estranhando a ausência de benfiquistas para pedirem a inclusão de Quim só porque defendeu penáltis na Taça da Liga (mas não há eliminatórias agora, apesar de "finais" pela frente) e de outro suplente de Quique Flores, Nuno Gomes, talvez porque sim e não há muito mais para peneirar daquele plantel encarnado.

Vão cinco anos em que se discutia a ausência de Vítor Baía e muito mais que aqui lembrarei durante a semana. Uma polémica nunca aclarada, por alargado sentimento de vergonha, que agora se replica noutro âmbito, de outra afronta ao FC Porto, com a provável presença de Hermínio Loureiro na tribuna presidencial onde tem medo de aceder para atribuir o troféu de campeão da época passada...

A minha aposta para hoje:
Portugal - Suécia, 20H45 - TVI

15 comentários:

  1. Tenho andado muito afastado afectivamente da Selecção Nacional, mas o simples facto d'este Seleccionador ser tão atacado pela Comunicação Social, especialmente a Desportiva, fez com que em mim crescesse a vontade de o apoiar, sei que será porventura algo assim para o esquisito, mas que querem, eu sou assim mesmo...Portanto, estou ao lado desta Selecção e torço para que ela ganhe no Sábado à Suécia e conquiste um lugar de apuramento.
    Quanto à constituição da equipa concordo de modo genérico com a que é aqui indicada, com duas ressalvas: -Beto na baliza e Rabiola na frente, sim Rabiola, acho que este jovem ainda a marinar no FCPorto, vai ser o futuro avançado-centro de Portugal!...-Não pode ser? Desculpem, o Seleccionador anda distraído.

    ResponderEliminar
  2. Esse paralelismo que fazes com o Jesualdo Ferreira é bastante valido, mas o tempo que Queiroz tem para trabalhar é mais escasso e a tolerância já atingiu o limite, espero que amanha possamos ganhar para que o Professor Carlos Queiroz tenha tempo para trabalhar porque confio no projecto dele.

    Quanto á equipa parece que vai ser essa, não gosto de ver o Hugo almeida a ponta de lança, acho que ele é o ponta de lança que ha 10 anos daria jeito para os extremos que tinhamos que iam á linha cruzar, actualmente praticamente todos os nossos extremos precisão de um avançado que lhes sirva de pivot para lhes dar bolas para eles entrarem na area e finalizar, acho que apesar de tudo o nuno gomes ou mesmo o postiga seriam melhores opçoes, sendo que gostaria de ver o danny ali a jogar tendo em conta que esses não estão presentes.

    Quanto á posição 6 acho que não temos actualmente um jogador ideal para fazer aquela posição Pélé se tivesse vontade poderia ser dono daquele lugar, mas não quer. E assim sendo acho que dependendo dos jogos Pepe poderá ser uma boa opção sendo que moutinho e meireles tambem são boas opçoes para outros jogos, no de amanha contra jogadores altos a opção por Pepe recomenda-se.

    ResponderEliminar
  3. Com o devido respeito, aqui está mais uma boa noticia:


    "Morreu esta madrugada, aos 83 anos, Alfredo Farinha, antigo jornalista de A BOLA. O desporto despede-se de um homem que dedicou a sua vida ao serviço do futebol e do jornalismo."

    Menos um caralho, menos um!

    ResponderEliminar
  4. É caso para dizer: "É tudo farinha do mesmo saco."

    Mais um anti-portista que vestiu um sobretudo de madeira.

    Um por um, vão todos vestindo a última vestimenta.

    Um dia, sem darmos conta, não resta um para contar a história.

    Esses são «aqueles, que por obras vergonhosas, vão, através da lei da morte, desaparecendo».

    E, cada vez mais, os jovens escolhem o FC Porto. O futuro é nosso e a farinha nos pneus terá os dias contados. É tudo uma questão de tempo. Tenhamos paciência. O que é nosso às nossas mãos irá parar.

    ResponderEliminar
  5. boas
    esta paragem veio em má altura...
    sinceramente preferia ter jogado com o manchester já.

    ResponderEliminar
  6. Zé Luis, também acho essa linha a mais indicada com uma defesa e meio campo de grande capacidade, vamos ver se o Deco está em condições de dar aquilo que nos tem faltado e consiga por o seu futebol ao serviço da selecção, também acho que acima de tudo, além de pouco eficazes e com pouca concentração temos tido muito galo, e eu espero ardentemente uma vitória hoje à noite por muitos motivos.
    Porque com os jogadores que temos é imperdoável não estar na fase final
    Por ser no Dragão
    E também para expiar de vez esse fantasma(Scolari) que ainda ilumina algumas cabecinhas deste país mas que não passou a meu ver de um verdadeiro bronco que terá perdido a mais soberana oportunidade de termos vencido uma competição internacional em 2004. A afronta constante que esse senhor dirigiu ao FCP é o exemplo mais marcante da sua falta de carácter, essa do Hermínio também me faz lembrar o outro que não ia ao Porto ver jogos do FCP porque ficava longe, lembra-se ? enfim esqueçamos essa miséria e vou estar com a nossa selecção e espero do pessoal do Porto mais uma lição ao país no apoio aos nossos jogadores. Saudações

    ResponderEliminar
  7. Desejo a vitória da selecção, hoje, porque o jogo é no Dragão, porque lá estão muitos jogadores e ex-jogadores do Porto - ou seja, os melhores - e porque o seleccionador não é um anti-portista primário menino bonito da cs anti-portista.

    Mas não acredito muito na qualificação com este seleccionador que, não sendo anti-portista, é fraco treinador (E a carreira dele é a prova disso. Só triunfou com selecções jovens e como adjunto, tudo o resto é um grande fiasco). Mas pode ser que me engane e as coisas se componham.

    ResponderEliminar
  8. Quanto à vinda do carroceiro gordo que dirige a Liga e intriga com o traficante de pneus em hotéis, os dirigentes do Porto não podem fazer nada. O badocha é convidado da FPF, que organiza o jogo, a única coisa que se pode fazer-lhe é brindá-lo com uma vaia monumental, espero que os muitos portistas presentes não deixem de fazer isso, com muito empenho.

    ResponderEliminar
  9. Negroni, esse preconceito do "fraco treinador" não fica bem. Por ser um... preconceito. Sem correspondência na realidade.

    Na verdade, como treinador principal, o que fez CQ? Treinou equipas nos EUA, Japão e EAU. Com algum sucesso, medido precisamente na relatividade que representam esses campeonatos. Digamos que, em futebol de 1ª linha, que muita gente esquece, treinou só a selecção sul-africana e o Real Madrid. Questiona-se? A Áf. do Sul? Sim, apurou-a para o Mundial-98, depois fizeram o golpe palaciano para ir um técnico local a França.

    O Real Madrid é algo de invulgar. Primeiro, é preciso ser reconhecido para ser escolhido como treinador. Depois, a coisa ficou má porque, no final da época, o peso da agenda de marketing, o paradigma dos Zidanes e Pavones, a teoria dos Galácticos nem o clube aguentou. Queiroz foi mais vítima que culpado, com um bando de vedetas de que o clube teve de prescindir mais tarde, do Makelele ao Ronaldo. Mesmo assim, o RM lutou pelo título e conseguiu ser afastado da Champions pelo goleador Morientes a quem pagava a totalidade do salário no... Mónaco. Depois, nem todos os treinadores que passaram pelo RM um ano foram campeões...

    É preciso conhecer os factos para se alicerçar uma teoria e há muita depreciação em relação aos êxitos de CQ como se estivesse todo o tempo a treinar clubes de primeira linha e com a obrigação de ser vencedor.

    Esperemos que a partir desta noite Portugal arranque para o Mundial em força. É preciso, sempre, um pouco de sorte e as condições actuais não são as mais vantajosas para fazer triunfar a Selecção, se as pessoas esquecerem coisas feitas e feitos... do passado. A realidade é outra a que temos de nos sujeitar. Tal e qual o sucedido ao FC Porto esta época, ambição sempre alta mas uma equipa à procura do melhor de si. Não é fácil, nunca o é no futebol e só achará que é quem nunca anda lá no meio nem conhece a receita do sucesso que é muito mais do que um estalar de dedos.

    ResponderEliminar
  10. Sobre o onze, optei pelo Deco porque tem um peso específico nuclear na equipa. Podia ir pelo Maniche, há quem o ache uma alternativa ao Meireles. Mas Meireles está num momento excepcional de forma, Maniche não é titular no Atlético Madrid e não me pareceu em boa forma quando jogou no Dragão frente ao FC Porto.

    Entre Deco e Maniche, o lugar em questão, opto por Deco pelo que representa e ser mais um 10, apesar de vir de uma paragem por lesão é homem para fazer mais coisas na frente. O que poderá é trazer-nos boas recordações a lembrança do tridente mágico do meio-campo com Costinha, Deco e Maniche que há 5 anos atrás não era titular na selecção de Scolari...

    Quanto ao g.r., gosto muito de Beto, mas se é Eduardo que tem estado a jogar será por ele que o treinador jogará a sua confiança em primeiro lugar. Quiçá Beto estreia-se a seguir com a África do Sul, pelo menos a entrar como suplente, porque bem o merece.

    Tenho dúvidas que a posição do lateral-esquerdo seja mesmo para Duda, mesmo tendo jogado frente à Finlândia. Duda é rápido para parar um ala veloz como Wilhelmsson, se este jogar à direita como é expectável. Mas Gonçalo Brandão tem alguma rotina de lateral-esquerdo e é alto, foi central no Belenenses (chegou a aventar-se o interesse do FC Porto, no tempo de Mourinho), e um homem alto pode ser bom para as bolas paradas da Suécia e o seu jogo aéreo.

    ResponderEliminar
  11. Para o jogo aereo, e jogando hugo almeida temos que chegue, pepe, carvalho, bruno alves, bosingwa ronaldo.

    ResponderEliminar
  12. Espero que o onze seja este, trando o lateral esquerdo, que nao sei qual sera. Mas isso é um problema de fundo do futebol portugues como é o do ponta de lança. E como é desde Baia o do guarda-redes. Quando jogava, por ser do Porto, quando deixou de jogar porque foi simplesmente o melhor de sempre. Estamos orfaos.

    Espero que o Pepe faça uma exibiçao de luxo e que o Meireles e o Deco estejam ao seu nivel. Se estes 3 funcionarem o resto funcionara. Que a sorte nao nos seja tao madrasta na finalizaçao quanto tem sido até aqui.

    Nao concordo muito com as criticas ao Queiroz. Parece ser uma pessoa com um projecto muito bom, a longo prazo, para todo o futebol portugues. Finalmente. Tem um conhecimento acumulado acerca do futebol que so uma pequena elite possui.

    Com o tempo o pulso que tem sobre a equipa deve aumentar o que para mim vai ser decisivo. Noto uma reduçao abismal de Madalenas e vedetismos que vai ser decisiva para alcançar bons resultados. Sempre achei que as Madalenas exigiam um treinador estrangeiro imune a clubismos e às criticas da nossa ignorante e mal intencionada descomunicaçao social.

    Espero que Queiroz saiba estar umine a isso e me desminta.

    Ja nao via a selecçao jogar um futebol deste nivel ha anos. Desde o Porto de Mourinho que Scolari desaproveitou.

    Queiroz esta a construir uma equipa com muito profissionalismo e uma visao futurista com resultados que se querem a longo prazo e com consistencia. Coisa unica no futebol portugues. Nunca um seleccionador teve a coragem de fazer este tipo de trabalho (que da muito trabalho). A diferença é abismal e o seleccionador deve ser apoiado. Mesmo que nao nos apuremos.

    Mas acredito que nos vamos apurar.

    ResponderEliminar
  13. "Espero que o Pepe faça uma exibiçao de luxo e que o Meireles e o Deco estejam ao seu nivel. Se estes 3 funcionarem o resto funcionara. Que a sorte nao nos seja tao madrasta na finalizaçao quanto tem sido até aqui".

    Soren, penso que o Queiroz fará do Pepe, a trinco, o que Adriaanse fez a central. Isto é, um líbero puro, atrás com Adriaanse, à frente da defesa com Queiroz. Já se viu com a Finlândia: Pepe tem uma disponibilidade física para cobrir um raio de acção muito vasto, dando liberdade aos outros médios, sempre com capacidade atlética para acorrer a todo o lado e, assim, ajudar os centrais e como sabe sair com a bola é homem para ir à área contrária.

    Por isso, parece-me o melhor e mais adequado para a função.

    "Nao concordo muito com as criticas ao Queiroz. Parece ser uma pessoa com um projecto muito bom, a longo prazo, para todo o futebol portugues".

    Soren, o problema é esse. A função diz com o personagem, porque foi o que Queiroz fez há 25 anos, projectando as selecções jovens com os resultados que se sabe. Aos poucos perdeu-se esse trabalho de base, responsável por tantos êxitos mas, acima de tudo, a ganhar jogadores para o futebol português.
    Com Scolari, pura e simplesmente deitou-se tudo ao lixo. Embebedados pelos resultados da selecção que atingiu a sua notoriedade com a maturidade e maioridade de toda aquela geração de talentosos jogadores lançados por Queiroz, o público, a Imprensa, a própria FPF não viu que se foi delapidando um património que nenhum país tinha, o trabalho em profundidade de há vários anos.

    Scolari marcou essa diferença logo em 2006, com o "o chefe sou eu" a desconsiderar os sub-21 que jogavam cá o Europeu e o seu técnico Agostinho Oliveira a quem, depois, deu um pontapé no cu.

    O passado recente das selecções, fora os resultados que para todos os efeitos vinham a cair gradual mas inexoravelmente, é de uma tristeza atroz que ninguém quis ver, tudo cego pelo farol do resultadismo e do scolarismo que passou a aceitar passivamente até as vitórias de meio a zero.

    Esta é a realidade, depois da ficção que foi o passado nada bonito, em muitos vectores e quadrantes, que os alegados feitos da selecção principal causaram. Cegueira e estupidez. Natural. Sempre chamei a atenção para isto.

    ResponderEliminar
  14. Zé Luís, no futebol de 1ª linha, não foi só no Real Madrid que Queiroz falhou. Também falhou no Sporting e na Selecção Nacional há 15 anos atrás, onde ficou em 3º ou 4º lugar num grupo em que tinha a obrigação de ficar em 2º, e onde depois "disparou em todas as direcções sacudindo a água do capote". O bom comportamento na selecção da África do Sul, acaba assim por ser a excepção à regra. Não há preconceito da minha parte, há é 3 falhanços e apenas 1 sucesso da parte de Queiroz, no tal futebol de 1ª linha.

    Mas pode ser que esteja enganado, e espero que sim, que tudo corra muito bem com a selecção daqui em diante, a começar já hoje no Dragão.

    ResponderEliminar