15 março 2009

FCPorto 2-0 Naval 1º Maio

M. Gonzalez 30' e Lucho 68'
Equipa: Helton, Sapunaru, Rolando, B. Alves, Cissokho, A. Madrid (T. Costa 59'), R. Meireles, Lucho, M. Gonzalez, Lisandro (E. Farias 78') e C. Rodriguez (Tarik 78')

36.211 espectadores

30 comentários:

  1. Perdemos não porque o Porto é melhor
    que a Naval!Perdemos porque o Porto
    diria eu é melhor que qualquer equipa
    deste campeonato!Ulisses dixit!Descobriu as minas do sabão amarelo!Estou a ouvir o seboso na
    carnasic noticias!Até agora o FCP não
    comprou nenhum navalista!Ele é só mesuras!Já dizia aquele bom padre:
    não há rapazes maus!

    ResponderEliminar
  2. Ulisses Morais, valeu a pena vir ao Porto jogar no campo todo? (Pergunta o jornaleiro da sport tv... diz também que a Naval facilitou o jogo, ó aziado!)
    FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  3. Diz o comentador TSF que ficaram dois penaltis que ficaram por marcar a nosso favor!Para dizerem isto é vêr
    o tamanho da roubalheira!

    ResponderEliminar
  4. Grande jogo do Porto.

    Parece que foi encontrada no jogo com o Leixoes a soluçao para o problema na direita. Mariano deu nesse jogo o equilibrio que faltava e que nao tinha existido com o Sporting.

    Ainda bem que nao fui so eu a ver o problema. Preocupou-me que se tivesse debatido muito pouco esta situaçao castradora do futebol da equipa, na altura em que toquei neste assunto ha 3 semanas atras.

    Em casa com o Atlético foi Lisandro a tapar o "buraco" e fechar o flanco, soltando Lucho e evitando que Meireles tivesse que descair para la. Viu-se o jogao que Meireles fez.

    Hoje voltou a ser Mariano.

    Fiquei com a sensaçao de que so uma ecatombe nos podera tirar o titulo. Nao pelos pontos de avanço mas porque penso que encontramos depois desta alteraçao tactica o equilibrio para jogar contra adversarios mais fechados.

    Penso que o futebol ofensivo do Lisandro se perde muito nas faixas mas é um jogador completo que interpreta muito bem tacticamente o jogo. Hulk ainda tem muito para crescer defensivamente e é demasiado massacrado pelos adversarios. A se-lo que o seja perto da area. Por outro lado é muito mais perigoso embalado. Entende-se a opçao do treinador e nao ha muito tempo para experimentaçoes nesta fase.

    Ainda bem que Sapunaru e principalmente o Cissokho teimam em provar aquilo que tenho dito sobre eles. Cissokho vai ser o defesa esquerdo do Porto por muitos anos, se ninguém o quiser ca vir comprar por muito dinheiro.

    Na proxima jornada, aquele que para mim continua a ser o grande jogador desta equipa, Lisandro, vai descansar, voltam Hulk e Fernando que foram muito bem substituidos hoje.

    Nota-se uma grande descompressao psicologica na equipa que é extensivel a um publico que quando decide nao ser parolo, faz mossa no adversario e motiva que deve.

    ResponderEliminar
  5. ainda não vi o lance, mas existe um suposto penalty sobre o lisandro, em que os comentadores da Antena 1, dizem "sim é penalty!" "não existem dúvidas"

    pouco depois diz o jornaleiro do estúdio... "ah... descupem-me mas existe uma repetição em que se vê claramente o jogador da naval a tocar na bola!" retorquiram logo os colegas "ah assim está bem. o árbitro tem razão, está sempre em cima dos lances!"


    Meu comentário foi um alívio para os jornaleiros de serviço...

    cambada de *#***

    ResponderEliminar
  6. não querendo embandeirar em arco, mas o que é um facto é que nos faltam 6 vitórias e 2 empates (no máximo) para sermos campeões.

    ResponderEliminar
  7. O pénaltie sobre o Rodriguez a ser marcado era muito forçado.
    Sobre o Lisandro o pénaltie é clarissimo. Na rotaçao o jogador da Naval agarra o ombro do Lisandro o que naquela posiçao é completamente impeditivo do movimento do jogador.

    Para além de nao marcar pénaltie mostrou amarelo ao jogador do Porto. Enfim, palavras para que, é um arbitro portugues concerteza.

    ResponderEliminar
  8. E o Cissokho hein..não vale nada certamente.

    ResponderEliminar
  9. Sou admirador e leitor deste blog à imenso tempo, embora seja hoje a primeira vez que o escrevo. E aquilo que me está a fazer hoje escrever, foi aquilo que vi no jogo de hoje com a Naval.

    A qualidade de jogo apresentada foi excelente, mas quero debruçar-me em três tópicos:

    Cissokho: existem muitos amigos meus portistas (penso que agora menos) que diziam que era o novo lino. Arrisco-me a dizer: se fosse português seria o titular da selecção nos próximos 10 anos. Como é francês digo que num futuro próximo se o Domenech tiver atento está entre os 5 melhores laterais
    franceses. Aquele sprint com o Dudu no último minuto diz bem do jogador e ímpeto físico que ele tem.

    Sapunaru: está muito mais seguro, apoia o ataque q.b., comete pouquíssimos erros defensivos. Prevendo um pouco o futuro, as laterais do FC Porto que eram um problema, poderão ser para o ano que vem o Fucile, Sapunaru, Cissokho e o Miguel Lopes. Penso que podemos ficar descansados.

    Mariano: incrível a evolução, há uns meses ia isolado e era capaz de tropeçar na bola e perdê-la, hoje está um jogador que é capaz de colocar a bola na área com a parte interna do pé, a ir
    de encontro ao avançado. Nunca lhe faltou a garra e a luta, a isso juntou o talento com que, por exemplo, colocou a bola em Lucho no segundo golo. Eu próprio o criticava, agora posso dizer que gosto do Mariano.

    Andrés Madrid: estava a fazer um jogo muito bom, não ao nível do corte do Fernando, mas do posicionamento e do passe. Foi uma pena aquele erro que deu o canto em que se deu a única oportunidade da Naval num cabeceamento do Paulão. Pagou por isso e saiu. Mas gostei, espero vê-lo mais vezes.

    Só vou falar destes jogadores, porque por uma razão ou por outra não estavam a desempenhar bem o seu papel e, provavelmente, com razão estavam a ser alvos de criticas.

    Uma palavra para + dois homens: Lucho e Lisandro. O primeiro é de uma classe que mete impressão, parece que o futebol é simples. O Lisandro que esta época não tem estado ao nível habitual mas é de uma entrega ao jogo incrível. É agarrado, protesta, sofre faltas, faz faltas, mete o pé, não tem medo do choque...até cansa.Incrivel!

    Saudações a todos os portistas, em especial como eu aos de Lisboa, um sitio em que muitas vezes não é fácil falar de futebol, sem falarem de árbitros comprados...

    ResponderEliminar
  10. Regressei agora do Dragão, apesar de espoliados em 2 penaltys e 1 amarelo mal mostrado ao Lisandro, vi a melhor exibição do FCPorto em casa para o campeonato.
    O Mariano esteve muito bem, o Rui meireles esteve soberbo e o Rodriguez impecavel.
    A defesa do FCPorto é intratável ninguém passa!

    P.S. estou a ouvir o Seboso, a meter os pés pelas mão no que diz respeito ao processo colocado pelos jogadores do Leixões..é só rir ...é como diz o Mourinho "prostituição intelectual"

    ResponderEliminar
  11. hr,

    bem vindo e parabéns pelo comentário. Tiraste-me as palavras das teclas na análise que fizeste ao jogo e aos jogadores.

    Palavras ainda para o publico do Dragão. Tirando os arrufos com o Helton também está a crescer com a equipa.

    Vinha a ouvir o professor na rádio. Porra, renovem com o homem !

    ResponderEliminar
  12. Há muito pouco a comentar sobre este jogo.
    Foi um passeio de domingo agradável e suave onde deu para apresentar altos níveis de displicência na disputa de alguns lances muito por culpa de um adversário de fraquíssimo nível, representante flagrante da pobreza que esta liga é.

    O único comentário que me apraz fazer é sobre mais uma grande exibição do Sissokho. Porra, gosto mesmo deste miúdo.
    Sissokho parece ter vindo directamente dos sub-19. Parece que joga no FCPorto desde sempre.
    Eu não me lembro do ultimo puto de 20 anos que chegou ali a jogar com uma tranquilidade impressionante e a perceber, desde o primeiro dia, como se joga no FCPorto.

    Que grande contratação. E se foi Jesualdo que o topou no Setúbal, avé Jesualdo.

    ResponderEliminar
  13. Desconfio que o azeiteiro do presidente do SLBosta caiu na real este fim-de-semana.
    A julgar pelo discurso da cassete mais do que gasta para encher chouriços, lá veio outra vez com a historia da falta de transparência e verdade desportiva, blá, blá, blá!
    Isto não teria qualquer tipo referencia se não fosse o agradável facto de a esmagadora maioria dos comentários à noticia do record não fossem de Benfiquistas a manda-lo para o raio que o parta com as desculpas de mau perdedor. Sintomático!

    ResponderEliminar
  14. Mariano, que grande jogador e com uma inteligência de jogo muito acima da média. Aquele passe para o Lucho no 2º golo, não é para qualquer um.
    Para muitos pode ser uma surpresa, mas para mim, ainda estou para perceber porque demorou tanto tempo a mostrar o seu futebol.
    Vi o seu 1º jogo no bessa contra o Boavista à 3 anos. Que jogão. Até o Postiga marcou golo a passe de Mariano. Depois desapareceu completamente.
    São paradigmas que passam pela cabeça de alguns que lhes conduz a fazerem a travessia do deserto.

    Ainda bem que está de volta.
    Julgo que se for mais acarinhado pelo público pode render muito mais.

    Quanto ao Prof. Uma vénia pelo seu trabalho. Cresceu imenso como cresceu a sua equipa.
    Bem haja e obrigado por me ter feito engolir alguns sapos.

    A renovação será efectuada ou não após a 1º mão dos quartos de final, da C.L.
    Foi como o Mourinho.
    PdC não dorme.

    ResponderEliminar
  15. A melhor exibição do fcporto em casa esta época, boa circulação de bola, jogo rendilhado, jogadas em carrossel(parecia hoquei em patins), só faltou melhor finalização.
    A equipa no geral esteve toda em grande plano mas destaco as exibições de cissokho, rodriguez e em especial a do mal amado mariano.
    E bola prá frente que (já bem) atráz vem gente.
    Força PORTO!

    ResponderEliminar
  16. Mais um grande jogo! Mais uma final antecipada! todos os jogos agora são uma final, "El Comandante" a voltar aos seus old times com grande exibição e ainda marcou o 2º golo.
    Dificil será falar em todos, porque no geral soubemos ser dominadores, convictos e dinâmicos.A arbitragem...enfim...o que importa não é?, é com o FCP..portanto não importa a quase ninguem...
    Agora é ir ao minho queimar o castelo de Guimarães!

    ResponderEliminar
  17. hr disse:
    «Andrés Madrid: estava a fazer um jogo muito bom, não ao nível do corte do Fernando, mas do posicionamento e do passe. Foi uma pena aquele erro que deu o canto em que se deu a única oportunidade da Naval num cabeceamento do Paulão. Pagou por isso e saiu.»

    Ele foi substituído por não ter ritmo de jogo.

    Boa produção de jogo mas a finalização continua desastrosa. Então aquele falhanço do Lucho...

    ResponderEliminar
  18. Eu correria o risco de afirmar que esta 1ª parte, foi a melhor que vi em toda a época, desde o domínio eficiente e progressivo no meio campo, até à proximidade da àrea adversária, como um rôlo compressor -ainda um pouco incipiente- com grande percentagem de oportunidades criadas. E o meu risco vai até ao ponto de afirmar que houve um responsável em toda esta coerência de jogo: -Andrés Madrid!
    Sem grande fôlego, mas com muita segurança, simplicidade e concentração, libertou todos os outros membros do meio-campo para funções mais destinadas à criação de espaços e tentativas de concretização.

    ResponderEliminar
  19. A partir da altura que Madrid saiu, a equipa entrou mais uma vez, numa fase incaracterística em que tem estado mergulhada durante todos estes meses!...

    ResponderEliminar
  20. Menos um jogo rumo ao treta!

    Estive no dragão e foi linda a ovação, dos poucos que ainda tavam no estádio, ao cissokho quando foi o último a sair do campo...acho que ele até ficou atrapalhado!! hehe

    ResponderEliminar
  21. O cissokho tem vindo a evoluir enormidades nos ultimos jogos...
    Não estava a gostar nada da maneira dele jogar. Pensei que a sua evolução so começasse a dar fruto na proxima epoca, mas pelos vistos e ainda bem, estava enganado.

    O Andrés Madrid esteve fenomenal.

    Pessimas substituições mais uma vez.
    Quando o Porto tinha tudo para dominar e descansar com bola no fim, tivemos de sofrer 10minutos penosos... Mas pronto, era contra a Naval, não é que eles fizessem muito com o espaço.

    Como disse um treinador (por enquanto) rival: "O Porto está noutra estratosfera".

    ResponderEliminar
  22. O Mariano e o Cissokho estiveram em grande plano, mas no computo geral foi uma exibição em grande de todos.
    Mesmo sem Hulk e Fernando, o FCP fez um dos melhores jogos no Dragão dos ultimos meses , contra uma equipa que defendeu com o autocarro estacionado atras da linha do meio campo.
    Parabens a todos...e nem com dois penalties por marcar a nosso favor ,nos derrubam!

    ResponderEliminar
  23. Cheguei há pouco do Dragão e n consigo calar a revolta! Duas grandes-penalidades claríssimas por assinalar, bem como,uma série de faltas, nas imediações da grande-área forasteira, por sancionar.

    Para minha tristeza o Prof Jesualdo não disse uma palavra sobre estes lances tornando-se dessa forma cúmplice de autênticos roubos de igreja!!Ah, para que conste, não precisei de Tv para ter a certeza que as faltas existiram mesmo.

    Quanto ao mais, gostei muito da exibição da equipa que ficou a dever a si própria um score mais dilatado.


    P.S.- No DD da RTP não avaliaram a primeira falta sofrida pelo lisandro na grande-área! São uns cães raivosos

    ResponderEliminar
  24. Grande jogo do Porto, menos a finalização, como de costume (aquele falhanço do Lucho deixou-me à beira de um ataque de nervos).

    Pois é, como disse o MeirelesPortuense por outras palavras, com o Madrid a fluidez de jogo é outra. O Fernando leva vantagem no jogo aéreo e nos cortes, porque é mais alto e pernilongo mas o Madrid distribui mais rápido e melhor.

    Grande jogo de Mariano. Um golo, uma assistência brilhante para golo, cruzamentos, remates, muita luta na recuperação da bola, para mim o melhor em campo.

    Eu, no lugar de Jesualdo, poupava Hulk, Fernando e Lisandro para os grandes jogos europeus e um ou outro nacional, e punha a jogar nestes jogos "pequenos", de início, Madrid, Mariano e Farias, sempre.

    Para as equipas que jogam de igual para igual, o bloco poderoso que fica cá atrás e que depois cavalga os espaços de forma imparável, com Hulk, Lisandro e Rodriguez (e Fernando a dar capacidade de corte e estatura), é perfeito.

    Para as equipas que ficam fechadas lá atrás, a transição rápida de Madrid, a "ratice" de área de Farias e o equilíbrio táctico de Mariano (que também assiste e faz golos), são melhores.

    Quanto à arbitragem deste jogo, Cospe Machado esteve ao seu nível. Lisandro varrido, abalroado, qualquer coisa assim, por Peiser, e nada. Lisandro agarrado e impedido de seguir a jogada por Paulão, e amarelo para Lisandro. Entrada dura sobre Cissokho, e nada. Faltas claras sobre jogadores do Porto, e nada. Pelo senhor Cospe Machado, a esta hora ainda o Porto estaria só com 1 ponto de vantagem sobre Sporting e 2 sobre Benfica.

    ResponderEliminar
  25. Ah, e já me esquecia, desta vez o público do Dragão já se comportou mais ou menos à Porto.

    Aquelas duas ou três vaias ao árbitro foram música para os meus ouvidos. Mas tem que ser assim todos os jogos e mais vezes.

    ResponderEliminar
  26. luis negroni..concordo contigo..mas axo k continua a faltar mais "garra" a alguns adeptos..

    ResponderEliminar
  27. já que ninguém referiu... Raul Meireles... que jogão!

    ResponderEliminar
  28. Tribunal de O JOGO unânime
    Três penáltis por marcar a favor dos dragões
    Foi Cosme Machado que disse, no Tribunal de Gondomar, enquanto testemunha, ser conhecido por "Collina". Pois, se assim é, os nossos entendidos na matéria defendem que o bracarense não deve ter aprendido com o ex-árbitro italiano. Ontem, por exemplo, esteve mal em três julgamentos. Como não assinalou grande penalidade por faltas sobre Lisandro (cometidas por Peiser e Paulão) e Cissokho (aqui, mostrou desconhecer as novas regras), Cosme Machado prejudicou claramente o FC Porto. Considera quem sabe.

    ResponderEliminar
  29. LuísNegroni: Pois, na verdade o Fernando parece ter mais corpo e eu nem sei se esta aparente anarquia do meio-campo -Fernando aparte- tem alguma intencionalidade...Menos previsibilidade?
    -No entanto gostei mais da forma coesa como a equipa se estendeu na 1ª parte e -se não erro- todos os restantes membros da equipa -com especial destaque para Raul Meireles e Lucho- beneficiaram com essa aparente coesão!
    Pareceu-me inclusivé que Rodriguez se sentiu mais confiante nas suas acções ofensivas!
    Um abraço a toda a Bancada!

    ResponderEliminar