04 março 2009

Quando o ódio supera o amor

Jesualdo Ferreira
Treinador bi-campeão nacional, líder isolado da liga deste ano, treinador do clube que é o único em Portugal que ainda está em todas as frentes (isto atribuindo á taça da liga a mesma importância que atribuo á Intercalar…), Jesualdo arrisca-se este ano a ser o 1º e único treinador na história do futebol português a ser tricampeão nacional…

Chegou na época mais difícil de sempre para um treinador ao F. C. Porto. Chegou numa época em que teve que pegar numa equipa sistematizada para um louco 3-4-3 e dar-lhe consistência defensiva para não ser humilhada na champions como no ano anterior e ainda ser campeã mesmo num ano em que Jesualdo mais que qualquer outro treinador foi deixado ao abandono pela Sad portista e o seu presidente acossados com o famigerado processo que os tem silenciado e deixado o treinador sozinho na defesa dos interesses do clube até aos dias de hoje. Chegado ao clube foi pedido a Jesualdo duas coisas: ser campeão e apurar o F. C. Porto para os oitavos de final da champions.

Pois em duas épocas Jesualdo não só cumpriu como ainda nos ofereceu de brinde dois primeiros lugares na fase de grupos da champions (outro feito inédito no clube e em Portugal que deixará Jesualdo Ferreira também na história) juntando a isso no último ano um domínio absolutamente esmagador em território nacional deixando uma distância enorme de pontos para os grandes rivais Benfica e Sporting.

Pouca coisa? Não. Principalmente para quem sabe em que país vivemos e o que têm sido os últimos anos no nosso clube. Jesualdo foi o treinador mais deixado ao abandono na história do clube. Se em outros anos os treinadores do F.C. Porto apenas tinham que se preocupar em treinar pois tinham em Pinto da Costa um grande guarda-chuva, um presidente que defendia o clube contra tudo e todos e não se coibia de atacar fosse quem fosse e denunciar fosse quem fosse na defesa dos interesses do clube, já Jesualdo não o teve.

Um treinador-soldado abandonado no meio de uma guerra que não criou mas da qual não fugiu na defesa de uma instituição quando outros deram em retirada ou se esconderam.

Teve um presidente fragilizado por situações de índole pessoal que infelizmente transbordaram depois para o clube comprometendo em certa altura até a sua credibilidade. O Apito Dourado não teve porém só essas consequências já de si melindrosas, teve também a consequência de nestes últimos anos em caso de dúvida o Porto ser sempre prejudicado por árbitros com medo e pressionados por toda a comunicação social e pelos dirigentes do Benfica de ao 1º erro a favor do F.C. Porto serem associados ao famigerado apito dourado.

Ou seja, se em outros anos não nos bastava ser apenas melhores para sermos campeões, nestes últimos anos então tínhamos que ser infinitamente superiores para vencermos, porque toda a estrutura social, jornalística e desportiva portuguesa fez tudo para que desta vez o F.C. Porto caísse para provar que os últimos 20 anos tinham sido uma mentira.

Estes campeonatos após apito dourado foram apelidados pela imprensa de Lisboa como aqueles que seriam os campeonatos da verdade, porque agora supostamente já o F.C. Porto não poderia segundo eles corromper árbitros. Por isso mesmo mais do que nunca era importante demonstrar em campo que somos os melhores e temos sido os melhores ao longo de todos estes anos por mérito próprio.

Jesualdo sabia o enorme desafio que tinha pela frente e a enorme responsabilidade. Mesmo assim nunca se queixou. Pelo contrário, foi à luta. Tornou a causa portista que não era sua de origem (talvez por aí começaram o ódio de muitos portistas em relação a ele) e fez da nossa causa também a causa dele.

Deu um exemplo de rigor, profissionalismo, competência. Demonstrou ser o melhor treinador actualmente em Portugal, mas mais do que isso, demonstrou uma grandeza moral e intelectual enorme. Um homem de princípios que coloca sempre o êxito colectivo em detrimento do seu individual.

Ele foi ao longo de anos quem deu a cara, quem deu o corpo ás balas quando outros na Sad com responsabilidades na situação então criada se esconderam. Foi ele que teve que denunciar quando o F.C. Porto era prejudicado para que a nossa voz não fosse silenciada por uma comunicação social inquinada. Já que Pinto da Costa e a Sad não se faziam ser ouvidos, Jesualdo assumiu esse papel sem pestanejar, sabendo que com isso comprometia o seu futuro profissional por saber que neste país mesquinho quem tem sucesso no F.C. Porto actualmente e defende as suas convicções contra os clubes de Lisboa, tendo ainda para mais passado por um deles, fica totalmente queimado. Não só o seu trabalho nunca será valorizado, como por defender de forma tão intransigente os interesses do nosso clube, fechou várias portas, senão todas para um dia em que saia do clube.

Jesualdo fê-lo sem se queixar. Fê-lo mesmo sabendo que o fazia por um clube em que estava na moda crucificar o treinador. Um clube em que infelizmente se criou o mito (em parte por culpa do nosso presidente) que qualquer treinador no F.C. Porto é campeão e que um treinador tem pouca influência no sucesso de uma equipa. Infelizmente na cultura actual do nosso clube, quando o F.C. Porto vence é mérito dos jogadores e de quem os contratou e acima de tudo de Pinto da Costa. Quando perde é culpa do Jesualdo.

Críticas à forma como escolhe e gere a equipa
Tudo o que Jesualdo faça é criticado. Se não põe o Nuno é porque devia por o Nuno. O Nuno joga e mete frangos aí o Jesualdo é burro porque estava claro que o Nuno não devia jogar. O lateral direito estava na cara que tinha que ser o Fernando e Pélé entrar para trinco. Actualmente por aposta clara de Jesualdo, Fernando cresceu a trinco e já ninguém se lembra do Paulo Assunção. Mas no entanto num jogo Jesualdo fez a vontade e colocou Fernando a lateral direito e os mesmos que se diziam muito inteligentes e que Fernando é que tinha que ser o lateral direito foram os primeiros a chamar Jesualdo de burro pela opção. Mas nada afirmaram do facto de ter sido ele a apostar firme em Fernando mesmo quando muitos (eu incluído) a uma certa altura pediam Pélé.

São os mesmos que quando é para falar dos flops Benitez, Farias, Bollati etc. dizem que a culpa do Porto não ter jogadores de qualidade no banco e opções é de Jesualdo porque ele é que contrata os jogadores (que ingenuidade). Mas já se é para falar de Hulk, Rodriguez, Rolando ou Fernando aí o mérito na sua contratação já deixa de ser de Jesualdo e passa a ser da Sad.

O raciocínio é até bastante simples. Se algo de bom no nosso clube acontece é por causa do Pinto da Costa e da nossa fantástica Sad. Se algo de mau acontece só pode ser culpa do burro do Jesualdo.

Jesualdo e as dispensas
Afinal foi ele que dispensou o Ibson, o Pitbull, Luís Aguiar, Adriano etc. Todos eles dariam melhor banco? De acordo com alguns nomes. Por exemplo falta algumas pessoa informarem-se que o Ibson no Flamengo actualmente vive tão boa fase que o Flamengo nem quer renovar a sua permanência por lá.

Mas passando á frente... Ainda existe algum ingénuo que acredite que é o Jesualdo que tem o poder de contratar jogadores? Dispensar até se pode admitir, mas com um planeamento limitado. Ele sabe que tem todos os anos que guardar lugar para 10 jogadores contratados pela Sad. São activos que a Sad quer valorizar e o Professor como não pode ter 40 jogadores no plantel ou mais, tem que dispensar outros 10, que ele até pode gostar, mas que obviamente perdem o lugar porque os 10 do costume são apostas da Sad e dão comissão aos empresários certos enquanto outros não.

Ou alguém acha que o Jesualdo prefere o Farías ao Adriano? Vejam quem representa um e outro e depois vejam o porquê de Pitbull ou Adriano não estarem no plantel e Farías, Mariano, Benitez, etc. sim... Acham que o Jesualdo foi até à Argentina e viu os treinos do Benitez no Lanuz? Sim, é que nem em jogo pode ter visto já que ele era suplente.

O Jesualdo como toda a gente está farta de saber não escolhe nem contrata jogadores. O último que teve essa liberdade foi José Mourinho e com o sucesso conhecido. Na altura o Porto tinha jogadores representados pelo melhor empresário do Mundo que tem em carteira os melhores atletas, que é o Jorge Mendes e tinha uma aposta de jogadores nacionais. Depois da sua saída o polvo apoderou-se e actualmente Jorge Mendes não tem um único jogador colocado no Porto para dar lugar a outros empresários de reputação mais duvidosa como e com jogadores obviamente em grande parte de menor qualidade...

Conselho do dia: ler o último relatório contas e ver para aonde foram parar cerca de 10 milhões de euros em comissões nos últimos anos... Vejam que empresas são, quem são os seus donos e depois venham-me dizer que o Jesualdo é que escolhe os jogadores...

Jesualdo é perfeito? Não. Ninguém é. Podem-se criticar opções? Sim. Agora acham justo criticar a qualidade de um projecto vencedor por ele construído nestes 3 anos em que construiu equipas sólidas e renovou-as de ano para ano mesmo perdendo peças chave? Tendo que lidar com descarregamentos de ano para ano e tendo que trabalhar jogadores jovens como Hulk, Fernando e Rolando e prepara-los durante competição para um clube como o Porto que as vitórias se exigem no hoje e não daqui a 5 anos…?

Sobre Jesualdo ser medroso e pouco ambicioso
Outra crítica curiosa... Não deixa de ser engraçado quando já se começa a desenhar a sucessão para Paulo Bento, segundo o que alguns já especulam. Paulo Bento sim. Um treinador fortíssimo do ponto de vista táctico (ele sabe que existem outros sistemas para além do losango?) e um treinador carregado de ambição e super ofensivo. O homem que se contenta com 2ºs lugares e taças da liga...

O Paulo Bento que eu saiba é que tinha mesmo que ganhar o jogo de sábado pois entrava nele 4 pontos atrás e ficou contente com o empate. O Porto acabou o jogo com vantagem de mais um ponto pro Sporting, porque agora em caso de empate temos vantagem sobre eles. O Sporting perdeu a liga sábado e ficaram todos contentes. O Porto pode ter dado um passo para a ganhar e mesmo sem ter tanta necessidade de ganhar o jogo como o Sporting foi a equipa que mais o quis vencer.

E vejam a diferença de discurso e de postura de Jesualdo, chateado porque queria ganhar, para Bento, que esse sim precisava dos 3 pontos, e se congratulou com o empate. Assim como os jogadores comandados por si que até fizeram festa no balneário e se abraçaram todos como o próprio Pereirinha confidenciou.

Bento que inventou a desculpa do cansaço. Mas o Porto teve um jogo desgastante em Madrid e apresentou o mesmo 11, o Sporting acantonou-se atrás e trocou uns 5 jogadores. Se o Sporting se tivesse fechado todo com o Bayern em vez de tentar ganhar o jogo em casa, também não teria levado a abada que levou...

Agora expliquem-me como o Porto em Madrid era tão bom e o mérito não era de Jesualdo... E agora é tão mau e a culpa é do Jesualdo?

Aquele Atlético que foi totalmente anulado tacticamente pelo F.C. Porto. Um ataque fabuloso que logo no jogo a seguir venceu o Barça no jogo do ano. Claro, o F.C. Porto anulou aquele ataque espectacular por obra do acaso e não por mérito de Jesualdo.

Quando o inimigo é alimentado de dentro para fora
O ódio por Jesualdo e a vontade das pessoas terem razão (por, mal ele chegou, dizerem que ele não era treinador para o Porto e lhes custar a admitir que Jesualdo as calou) é superior ao amor que deviam ter pelo clube... Ao ponto de, neste momento, o maior adversário do F.C. Porto ser exactamente os seus próprios adeptos no seu próprio estádio. Adeptos esses, que têm mais ódio a Jesualdo, do que amor ao clube, quando assobiam a equipa nos momentos em que mais devia ser apoiada e quando discutem já sucessões de um treinador, que se sabe, ainda não renovou contrato e sabendo que assim só alimentam a instabilidade no grupo de trabalho, encomenda essa já feita a determinada comunicação social e que os portistas ainda não se aperceberam que ainda a alimentam mais.

O objectivo dessa campanha é só um: desestabilizar um grupo que ainda em Madrid recentemente - mas que ao longo de todo o ano também - demonstrou ser o mais forte, unido e capaz que há em Portugal e que tem um líder claro e inequívoco quer gostem ou não criou e solidificou este projecto vencedor de 3 anos: Jesualdo Ferreira.

Mas também falamos de um clube em que em toda a sua historia só dois treinadores foram elogiados de forma unânime... Isso diz muito de nós... Se calhar estamos a precisar de mais um Octavio, Del Neri, Couceiro, etc. para verem que não é apenas o Pinto da Costa que ganha campeonatos e que um treinador faz mesmo diferença.

A estrutura faz com que os treinadores que aqui chegam tenham mais condições de ganhar que noutros clubes, mas isso não lhes retira o mérito. Eu posso também ter uma excelente cozinha, muito bons ingredientes, mas se eu não for bom cozinheiro de certeza que não farei um grande prato. Nenhum clube ganha o que quer que seja sem o treinador ter um papel preponderante. A estrutura ajuda o treinador, mas não ganha jogos por ele, pois cabe ao treinador montar uma equipa capaz e lidar com os desafios do dia a dia.

Quando Jesualdo sair e vier outro (Paulo Bento espero que seja apenas uma piada de mau gosto mesmo) talvez quando virem o trabalho de anos deitado ao lixo e o Porto pior, se calhar dirão que afinal o Jesualdo não era assim tão mau, apesar de não gostarem dele. Por estranho que possa parecer, é muito ingrato ser treinador do F.C. Porto. O mérito acaba e começa para os adeptos sempre no presidente e o treinador é apenas uma figura decorativa por mais conquistas e resultados que apresente.

Por maior que seja o seu grau de comprometimento e por mais provas que dê de competência e por mais que defenda o clube em todos os momentos, nunca lhe será dado qualquer tipo de crédito, enquanto outros podem estar calados enquanto o nosso clube é prejudicado e poderão viver eternamente do crédito que acumulam do passado, estando esses sim imunes à crítica pelos mesmos que afirmam convictamente que têm o direito a criticar a competência de Jesualdo por mais que ele ganhe.

Não que eu ache que se deva deixar de reconhecer o mérito dos 1ºs, mas parece-me perfeitamente injusto que esse mérito começa e acabe neles e não passe por Jesualdo..E que as críticas comecem e acabem em... Jesualdo.

Jesualdo pelo menos dá a cara em nome do clube actualmente, nos momentos difíceis mais que qualquer um. Nem todos podem dizer o mesmo na estrutura dirigente. Mas nem esse mérito reconhecem a Jesualdo.

PS: Desculpem o longo post. No próximo entrarei na vertente táctica e de planeamento explorando os desafios que Jesualdo esteve sujeito este ano e afastando esses argumentos que o F.C. Porto não tem fio de jogo e de que Jesualdo é fraco tacticamente.

56 comentários:

  1. 5* o artigo!

    Concordo plenamente com tudo. É das coisas que, como portista, mais me deixa angustiado: o desejo de tantos portistas em que o Jesualdo se vai embora.
    Aceito democraticamente a opinião de outros, mas honestamente sinto-me como estando na iminência de matar a galinha dos ovos de ouro.

    Temos tanto por tão pouco e preferimos saltar para um abismo desconhecido.

    Do que referes destaco a passagem da reacção dos treinadores ao resultado do FCP-SCP. O facto do Jesualdo e dos portistas se sentirem tristes e frustados por não ter conseguido vencer ao invés dos lagartos que se abraçaram no balenario e cujo treinador ficou contente com o resultado, diz tudo da mentalidade de Jesualdo e como ela é, neste momento, totalmente simbiótica com a mentalidade do clube e dos seus adeptos (tanto os pró como os contra Jesualdo).

    ResponderEliminar
  2. Excelente post!
    De qualquer das maneiras e, sendo este um blog de portistas e direccionado à discussão sobre o fcp, não me parece de todo "anti-jesualdo" ou destabilizador, podermos comentar as possiveis(?!) noticias/rumores acerca de um novo treinador (como alias aconteceu qd tive a "audacia" de falar na associação J.Jesus/Renteria).
    Acertaste em tds os pontos de vista acerca do Jesualdo, e não tenho dúvidas que ele merece continuar se tudo correr como esperado (o inesperado seria perder o campeonato e ai as coisas teriam que ser reavaliadas). Ele é o melhor treinador portugues (o Mourinho não entra aqui na equação) e os resultados que tem obtido falam por si mesmo.

    ResponderEliminar
  3. Post longo... mas pertinente e espectacular. Tudo o que penso está ali também. Nunca um Treinador do Nosso Clube vestiu tanto a Nossa Camisola como Jesualdo. Infelizmente, já não acredito na sua renovação, porque se tivesse que ser já teria acontecido, principalmente porque estamos numa fase de decisões. Estou para ver quem vem a seguir. Paulo Bento é um rumor que vem ganhando cada vez mais "corpo" e ninguém se apresta a desmentir. Aquela ligação próxima entre Pinto da Costa e Soares Franco deve ter alguma coisa a ver com isto. FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  4. No essencial, concordo. O mérito da SAD (Pinto da Costa) foi ter escolhido jesualdo! Espero que continuem a ter mérito.
    ACL

    ResponderEliminar
  5. bem este post é de um fanatismo impressionante.

    "Chegou na época mais difícil de sempre para um treinador ao F. C. Porto." - > quando li isto apeteceu-me parar de ler porque demonstra bem o caminho cego que ia levar o resto do texto.

    Falando das questões tácticas, uma coisa era jogar o Fernando a Lateral e Pele a trinco, outra é jogar o Fernando a lateral e o Tomás costa a trinco, claro que não tendo o Pele não faz sentido. Incoerencia brutal.

    Quem demorou uma serie de jornadas a perceber que o Hulk tinha que ser titular? Quem insiste no Mariano cegamente? quem faz substituições a 1 min do fim ?

    Sobre Contratações, o Jesualdo tanto pode contratar que contratou o Mariano pela verba de 4M !!! o seu jogador fetiche. Pele, ibson, luis aguiar não serviam para a tactica do mestre, talvez por terem técnica a mais. o ibson é 1 caso obvio do facto de o jesualdo ter alguma liberdade para dispensar - foi dispensado, mas a sad so o emprestou renovando, demonstrando uma clara fé nas qualidades do jogador, mas não servia para o mestre.

    O paulo bento foi lançado pela imprensa, é 1 treinador ultradefensivo, acho que nenhum portista com o minimo bom senso o queria para treinador. Só acho ridiculo teres pegado no Paulo Bento e não no Jesus, que também se fala para o porto. Secalhar porque com o Jesus todos os argumentos usados iam por água abaixo..

    ResponderEliminar
  6. Além de subscrever inteiramente o post, em todas as vertentes, subscrevo igualmente as considerações dos comentários anteriores.

    Mas este é um peditório para o qual não dou, o de "especular" sobre Jesualdo, o presente e o futuro.

    Já discordei de várias opções, mas já referi que o facto de discordar não me dá razão, necessariamente, de achar que... tenho razão sempre.

    Qualquer treinador falha num ou noutro aspecto. Em Portugal, de facto, não há melhor do que Jesualdo. Para já. Não equaciono nem deixo de equacionar a sua troca no final da época (obviamente). Apesar de muita historieta que fui ouvindo ao longo da época, Jesualdo é o treinador do FC Porto e tem mostrado os resultados possíveis para esta fase da temporada.

    Este ponto, sobre o treinador e seus méritos e fraquezas, entronca noutro que amiúde se esquece: o da equipa. A equipa que no início da época tinha mudado em 50% em relação à época anterior, continua a ser a mesma equipa mudada a 50% e vai sê-lo até final da época.

    As imperfeições que os avanços da consolidação da equipa não escondem, por razões óbvias, são as mesmas. O trabalho é que vai limando arestas. Nesta altura, porém, os objectivos estão intactos e até ultrapassados em certos parâmetros. Ok, não há bom jogo, consistente e fluído os 90 minutos, mas há muitas mais coisas positivas do que negativas.

    Há, acima de tudo, a noção clara de que o FC Porto, apesar das vicissitudes (as tais que se esquecem a cada mês que passa), é o melhor da Liga e em condições normais será o campeão.

    É que não se vê melhor, nem quem jogue melhor, nem quem ganhe mais, nem que vá tão longe, nem quem, no somatório de tudo, tenha atingido o que o FC Porto, a equipa de 50% da época anterior, alcançou.

    Nada está ganho, obviamente, mas muito foi conseguido. Resta saber se tudo será conseguido, a saber: campeonato e taça, 1/4 final da Champions. Será, assim, uma época de ouro. De ouro. E o FC Porto está a caminho disso. Com este treinador, com esta equipa.

    Mas há quem ache que não se podia ter perdido a oportunidade de ganhar, senão mesmo esmagar, o Benfica e o Sporting em casa. Com outra equipa consolidada, talvez. Mas nada é certo, os resultados não se repetem, os jogos não são iguais e os adversários vêm com autocarros para o Dragão.

    VI o fim-de-semana de futebol de longe, mas segui atentamente o clássico. Ok, "eles" ficarem contentes, "nós" esperávamos mais mas "nós" estamos melhor, mais fortes. Porém, alguns entre "eles" e vários de "nós" acham que o FC Porto foi tão encolhido e sem ambição do que o Sporting. São perspectivas que não alteram o resultado e que podem ter diferentes leituras.

    Há quem teime que o Sporting está na luta pelo título e eu acho que não, de uma demonstração de cobardia e falta de ambição no que lhe sobrou em violência e jogo súcio. Ok, ganhou o "seu" ponto, quia apagar a humilhação bávara que nem sequer foi patenteada em todo o seu esplendor - o Sporting não sofreu a maior goleada europeia em casa, sofreu a maior goleada europeia em casa de todas as equipas portuguesas, o que dá uma dimensão maior a esse registo.

    O FC Porto ganhou um dos últimos 5 jogos em casa? Ok, mas sabemos como não ganhou com o Trofense, até com o Benfica. Mas contra o Rio Ave até encontrou a vitória, apesar dos equívocos de Jesualdo, e foi ampliá-la na parte final do jogo, não acabou nenhum dos encontros a pedir a hora, a simular faltas, a queimar tempo, a chamar a maca como tem sido apanágio do Benfica nos jogos em casa.

    Há diferenças tão gritantes entre as equipas que mete dó, isso sim, tentar pô-las no mesmo patamar de evolução, ambição e mesmo decência competitiva.

    Ao criticar Jesualdo e o FC Porto por não conseguirem vergar um adversário obstinado na defesa da sua área, como se seja mais fácil atacar do que defender, nem é dar trunfos ao adversário: é apoucar o que a equipa tem feito. Não dá para tanto, ainda, mas dá para impor um respeito até aos que se acham mais pintados. E o FC Porto é quem ainda manda na Liga.

    Que os adeptos queiram mais, é natural. Mas há alturas em que nos devemos contentar com o que há, sendo o melhor nas redondezas.

    Fiquei mais frustrado com o empate em Madrid do que com o empate com o Sporting. Mas porque já não acreditava muito que a eficácia se sobrepusesse no Calderon. Ao invés, o "perfil" de jogo assumido pelo Sporting caceteiro retirou-me todas as expectativas de um bom jogo e até de uma vitória.

    O melhor de tudo, é que a equipa, o treinador e alguns adeptos ficaram insatisfeitos porque sentimos todos que podia ter-se conseguido algo mais. Uns quantos, porém, acham que esta equipa deve comer este mundo e o outro, não aceitam as contingências do jogo e menorizam a capacidade da equipa como se vissem melhor por perto.

    Então pensar que "noutros tempos" e "com outras equipas" o FC Porto já tinha o campeonato ganho é um clássico de quem não mede as coisas pela realidade do momento presente.

    ResponderEliminar
  7. «O Paulo Bento que eu saiba é que tinha mesmo que ganhar o jogo de sábado pois entrava nele 4 pontos atrás e ficou contente com o empate. O Porto acabou o jogo com vantagem de mais um ponto pro Sporting, porque agora em caso de empate temos vantagem sobre eles. O Sporting perdeu a liga sábado e ficaram todos contentes. O Porto pode ter dado um passo para a ganhar e mesmo sem ter tanta necessidade de ganhar o jogo como o Sporting foi a equipa que mais o quis vencer.

    E vejam a diferença de discurso e de postura de Jesualdo, chateado porque queria ganhar, para Bento, que esse sim precisava dos 3 pontos, e se congratulou com o empate. Assim como os jogadores comandados por si que até fizeram festa no balneário e se abraçaram todos como o próprio Pereirinha confidenciou.

    Bento que inventou a desculpa do cansaço. Mas o Porto teve um jogo desgastante em Madrid e apresentou o mesmo 11, o Sporting acantonou-se atrás e trocou uns 5 jogadores. Se o Sporting se tivesse fechado todo com o Bayern em vez de tentar ganhar o jogo em casa, também não teria levado a abada que levou...

    Agora expliquem-me como o Porto em Madrid era tão bom e o mérito não era de Jesualdo... E agora é tão mau e a culpa é do Jesualdo?

    Aquele Atlético que foi totalmente anulado tacticamente pelo F.C. Porto. Um ataque fabuloso que logo no jogo a seguir venceu o Barça no jogo do ano. Claro, o F.C. Porto anulou aquele ataque espectacular por obra do acaso e não por mérito de Jesualdo.»

    Só com muita ingenuidade é que se poderia supor que Paulo Bento vinha jogar ao ataque no Dragão. Depois de serem humilhados em casa e de verem o Porto quase fazer o mesmo ao Atlético de Madrid, iam mesmo colocarem-se a jeito para levar uma segunda derrota consecutiva. Aliás, essa é a principal falha neste post. Partir do principio que o Sporting precisava de ganhar no Dragão. Porque os objectivos do Sporting não são os mesmos que os do Porto. Para o Sporting o 2º lugar serve, como serviu nos últimos 3 anos, porque dá acesso às pré-eliminatórias da CL. Se não servisse, já tinham mandado embora o Paulo Bento. Para o Porto o 2º não serve. Pelo menos para mim, dado o investimento que foi feito no plantel nesta época, 3 vezes superior ao do Sporting.

    Por isso mesmo é que o Porto não podia abordar o jogo contra o Sporting da mesma forma que o fez em Madrid. Porque obviamente o Sporting não ia assumir as despesas do jogo, nem dar espaço aos avançados do Porto para jogarem no 1x1. Jesualdo jogou como se estivesse no Vicente Calderón e não necessitasse da vitória. O mais grave foi que repetiu o mesmo erro que tinha feito no último jogo contra o SLB. Não foi por acaso que só ganhámos 1 dos últimos 5 jogos em casa. Não é a jogar assim que os resultados vão melhorar. Para mim um treinador que nos jogos em casa tem mais medo de perder do que vontade de ganhar não serve.

    Não defendo a saída de Jesualdo até final da época. Mas é cada vez mais difícil apoiar uma equipa que ultimamente não mostra ambição nos jogos em casa.

    ResponderEliminar
  8. "O FC Porto ganhou um dos últimos 5 jogos em casa? Ok, mas sabemos como não ganhou com o Trofense, até com o Benfica. Mas contra o Rio Ave até encontrou a vitória, apesar dos equívocos de Jesualdo, e foi ampliá-la na parte final do jogo, não acabou nenhum dos encontros a pedir a hora, a simular faltas, a queimar tempo, a chamar a maca como tem sido apanágio do Benfica nos jogos em casa". Zé Luís

    "Não foi por acaso que só ganhámos 1 dos últimos 5 jogos em casa. Não é a jogar assim que os resultados vão melhorar". - Aristodemos.

    As diferenças de perspectiva são estas. Não são diferenças de satisfação. Só de perspectivas.

    ResponderEliminar
  9. Bom Post. Estou de acordo no essencial, não me pronunciando quanto às aquisições e dispensas, porque tenho dúvidas de que a questão seja assim tão linear, agora, como no tempo do Mourinho.

    Mas corroboro sobretudo o comentário feito pelo Zé Luis, de facto muitos adeptos portistas vivem num mundo virtual que não se compadece com o realidade dos factos.

    Já escrevi neste sítio, mais de uma vez e repito-o, que o professor Jesualdo está a um passo de ser tornar mum nos maiores treinadores de sempre do FCP, ao lado dos grandes Pedroto, Artur Jorge e Mourinho. E disse está a um passo, porque lhe falta esse passo, que é ganhar este campeonato, a taça de Portugal e conseguir um bom resultado na Liga dos Campeões. E bom resultado não é necessariamente ganhar, é no minimo passar os oitavos de final e avaliar as condições concretas em que se sai.

    Além de ser fundamental ter em conta as condiçoes em que tem desenvolvido a sua actividade de teinador no FCP, como muito bem referiu o Ricardo Costa, convém também comparar a situação encontrada pelos treinadores de grande sucesso desportivo no FCP, nomeadamente Artur Jorge e Mourinho, (a importância de Pedroto no Clube foi sobretudo noutra vertente).

    Quando Artur Jorge chegou ao Porto, teve à sua disposição um plantel de boa qualidade, não perdeu ninguém e recebeu como reforço dois jogadores, Futre e Madjer, cuja importância me abstenho de comentar. Artur Jorge fez o seu trabalho, muito bom, ganhou e foi-se embora.
    Mourinho, chega ao Porto encontra uma boa equipa, não perde ninguém, é-lhe dada a possibilidade de escolher os reforços adequados, que faz muito sabiamente, vence a que há para vencer e vai embora.

    Jesualdo, chega ao Porto nas condições conhecidas, fica desde logo sem um jogador que havia sido decisivo, na minha opinião o mais decisivo, na vitória do campeonato anterior, Pepe. Perde ainda um elemento, Anderson, que embora não tivesse tido muita influência no ano anterior, seria concerteza determinante se ficasse, no entanto Jesualdo resolve o problema da saída do Pepe, transformando Bruno Alves no que sabemos e atinge os objectivos fundamentais, campeonato, e apuramento para os oitavos da CL. Para esta época, perde não um, mas três jogadores essenciais, Bosingwa, Paulo Assunção e Quaresma, na estrutura da equipa, obrigando-o a praticamente refazê-la de novo, até porque os reforços são de caracteristicas diferentes, e onde estamos?. Em primeiro lugar na liga, com boas probabilidades de ganhar a Taça de Portugal, apurados mais uma vez em primeiro lugar do grupo para os oitavos finais da CL e com francas possibilidades de passar aos quartos.

    Isto são dados objectivos, negar que o professor Jesualdo não tem mérito nisto, parece-me bastante injusto.

    Quanto à renovação do contrato, não acho que deva ser assunto para discutir agora. Agora, na minha opinião, é tempo de cerrar fileiras em torna da equipa e do treinador, com vista aos combates duros que vão continuar. Para atacar os nossos, já temos os adversários.

    Claro que a continuidade de Jesualdo no Porto, vai depender, como em tudo na vida, dos resultados. Recuso-me a discutir nomes nesta altura.

    ResponderEliminar
  10. Concordando com tudo o que foi dito no post, só tenho a fazer uma critica ao Jesualdo, acho que a equipa este ano está montada de uma forma excelente para a Champions, mas não existe nenhum sistema táctico de jeito para o nosso burgo... Daí os problemas que sempre encontramos no Dragão em jogos do campeonato... Não temos sistema táctico contra autocarros... e é só isto que eu tenho a dizer... Quanto aqueles que o chamam de medroso, por vezes ele dá-lhes razão, ainda no ultimo jogo com o Sporting ao meter o P.Emanuel deu-lhes razão, eu até tremia, ou quando a bola ia para o Pedro ou quando algum adversário por lá se aproximava... Agora tenho de lhe dar os parabéns pela forma como o FCPorto se tem mostrado na Champions... mesmo tendo mudado o que mudou de um ano para o outro...

    ResponderEliminar
  11. Meus caros ...
    Neste momento delicado Jesualdo é o treinador do FCPorto.
    E chega.Por isso é o melhor.
    A hora é de apoiar e não estar já em diatribes sobre um sucessor.
    Para além do mais e sabendo-se que ninguém é perfeito, ele foi a escolha certa para o momento certo após a saída de Adrianse. Nenhum outro faria melhor.
    Força Jesualdo, força FCPORTO.

    ResponderEliminar
  12. Um povo sem memória, é um povo sem futuro!
    O que aqui fica dito, sobretudo de forma retrospectiva, merece que se d~e a Jesualdo a importância que teve. Mas há uma fase que é ressaltada no post, e que muitos portistas esquecem. A transição defensiva dos conceitos do treinador holandês. Jesualdo teve o importante mérito de estancar de forma eficaz e definitiva essa deficiência que originava fragilidades incomcebíveis. Depois teve o mérito de criar uma personalidade forte, num plantel sem referências, e alvo de uma atenção jornalística nada séria. Por último, conduzindo a equipa, contra ventos e marés, no sentido da obtençaõ de resultados que só nos podem encher de orgulho!
    Medroso? Conservador? Quem diz? Quais os méritos dos críticos? Qual a formação? Como justificam o porquê das discordâncias?
    E, por último, quando deixam o anonimato, para que possamos avaliar da seriedade das críticas?

    ResponderEliminar
  13. Excelente artigo.
    Gostaria de acrescentar que alem de analisar a performance do Jesualdo em termos de recursos disponiveis e resultados obtidos, como ja aqui foi referido, tambem se pode olhar para o que ele fez para obter esses resultados.
    Muitas das criticas que lhe apontam teem a ver com a forma como o Porto joga, tipicamente nao domina o adversario, e com a escolha do onze titular ou com as substituicoes feitas.
    O trabalho do treinador vai muito para alem de escolher os jogadores que jogam e as substituicoes que sao feitas.
    O Jesualdo comecou por adoptar um "4-3-3" que por construcao cede o dominio do meio campo ao adversario e por isso o ilusorio dominio do jogo. No entanto esse 4-3-3 e acompanhado por um grande rigor tactico e excelente ocupacao de espacos e nao e por acaso que os adversarios joguem "mal" contra o Porto.
    A equipa tambem alterna periodos em que joga mais recuada com periodos em que faz pressao alta que leva a perdas de bola pelos adversarios no processo de transicao, o que tende a ser fatal especialmente quando o Porto tem jogadores muito rapidos na frente, infelzmente a finalizacao nao esta "au point" esta epoca.
    Por outro lado o Porto raramente perde bolas em transicao, nao dando jogadas faceis ao individuo e garantindo que a equipa esta posicionada defensivamente quando o adversario tem a bola.
    Tirando um ou outro jogo, um ou outro incidente, ha pouco lugar para surpresas, para sustos e para momentos de panico.
    Excelente trabalho do Jesualdo...

    ResponderEliminar
  14. Ja agora gostaria de deixar uma palavra sobre o Mariano...
    E um jogador tacticamente muito inteligente e parece-me obvio que a sua contribuicao para a equipa e muito maior do que aquela que lhe e atribuida por grande parte dos adeptos.
    Nao direi que nao tenha problemas mas e um jogador com o qual um treinador pode contar.
    Se bem que nao tenha visto muitos jogos do Ibson por exemplo achei que nao era tacticamente muito inteligente e tinha tendencia a inventar em zonas perigosas causando aquilo que o Jesualdo nao quer: ma cobertura de espacos e perdas de bola nos processos de transicao.
    Ja agora, o Faria e um ponta de lance com escola, tem movimentos excelentes e com uma equipa que jogassem para ele teria outro rendimento. Nao o vejo

    ResponderEliminar
  15. "Não temos sistema táctico contra autocarros". Malaicus.

    Mas há algum?

    Não há, so os tolinhos que pensam que as tácticas resolvem tudo acreditam que o futebol é uma ciência exacta.

    Este é o erro básico de quem vê futebol emprenhando pelos ouvidos de fala-baratos que debitam vulgaridades como se fossem experts de táctica.

    É por isso que digo, há tanta gente a ver futebol mas nao olha para o sortilégio do jogo, a postura obstrutiva do adversário e em vez de criticarem quem se nega ao jogo, criticam quem tenta fazer o melhor. Depois, pensam que o FC Porto é o Man. United ou o Chelsea ou o Inter e que há equipa para vencer tudo, autocarros incluídos.

    Quanto mais futebol nos é dado ver, em todo o lado, de todo o lado, menos muita gente aprende e apreende do que vê.

    Daì à dispersão de ideias e teorias mais ou menos assertivas sobre como ganhar um jogo é um pequeno passo.

    Como em muitas ocasiões, já critiquei alguns aspectos pontuais do trabalho de Jesualdo, mas isso nao põe em causa o seu valor e o mérito do excelente trabalho que tem feito. Também não achei a melhor opção o P. Emanuel a defesa-direito, até porque o Sporting joga sem extremos e dispensava um defesa algo fixo na lateral. Mas não foi pelo lateral-direito que o FC Porto deixou de ganhar. Com outro lá teria ganho? É possível, sim ou não.

    Acho redutor questionar-se o trabalho de um treinador por um jogo só. Ou uns jogos aqui e ali.

    Se calhar, há treinadores como Paulo Bento que deviam ser mais questionados porque não ganham mais, não em provas a eliminar ou finais num jogo único, mas em campeonatos que requerem uma bagagem e um trabalho de longo prazo para vencer no final.

    Prefiro um campeonato a duas taças menores.

    O Sporting nunca mais será campeão esta época com duas equipas à sua frente na tabela. Nenhuma equipa o consegue. E o Sporting não era, ao final da 1ª volta, a equipa das 3 grandes que mais pontos ganhou em relação ao mesmo período da época anterior? E não é a equipa que mexeu menos no plantel e no onze habitual? Não é o Sporting que devia "fazer mais"?

    Há perspectivas para tudo, mas umas são mais claras do que outras.

    ResponderEliminar
  16. Jorge aragão, victor sousa e Jorge: subscrevo inteiramente.

    Quem não é medroso? O Paulo Bento?
    Quem gere bem as situações e as competições? Jesualdo na taça da treta ou PB na Champions?

    Sobre Mariano, Jorge, está tudo dito. E visto. Só uns tontinhos não percebem que é um jogador com provas dadas na utilidade em prol da equipa pelo que já se viu esta época. E pelo que Farias mostrou com o Rio Ave, é um homem que merece 90', apesar de achar que não tem estaleca para adversários de monta na Europa. Mas para o consumo doméstico, serve bem. É uma boa alternativa e digo-o porque não sou um apreciador pleno das suas características, mas reconheço ser útil e servir os propósitos da equipa.

    ResponderEliminar
  17. concordo com o artigo, que aplaudo (clap clap)
    aliás, o homem é de Mirandela e tá tudo dito :)

    ResponderEliminar
  18. Ze Luis:

    Eu lembro-me do Farias no River Plate, dos tempos em que eu tinha tempo para ver mais futebol, e gosto muito dele.
    E um rato de area, faz movimentos muito inteligentes quer para se desmarcar quer para abrir espacos para os outros jogadores.
    O Farias e um verdadeiro ponta de lanca e o jogo contra o Rio Ave mostrou o tipo de jogo em que ele e bom, colocado na zona frontal da baliza com o jogo a fluir para a sua zona de forma directa, de preferencia pelos flancos.
    E muito dificil compatibiliza-lo quer com o Quaresma quer com o Hulk, jogadores que teem um timing de passe "diferente," e nao e coisa que se consiga fazer com alguns minutos de jogo.

    ResponderEliminar
  19. Há jogadores como o Farias e Mariano que infelizmente (ainda) não vingaram no FCP mas, na minha opinião, têm capacidade ou 'matéria prima' para o fazer.

    Se vão ter tempo, oportunidade e/ou arte para o fazer, só o tempo o dirá, mas temos de perceber que às vezes há outros elementos (para além da capacidade técnica do jogador) que determinam o (in)sucesso na sua prestação. Um bom exemplo disso foi o Fabiano.

    ResponderEliminar
  20. Fantástico post!
    Não concordo com tudo o que foi escrito, mas a lucidez que transparece do texto é de assinalar.
    Confesso que por vezes me incluo nos críticos do Professor. Gostava de ver o FCP sempre em cima dos adversários, sufocando-os, fosse em casa ou fora.
    Mas reconheço que dada a pobreza do nosso campeonato, deve ser muito difícil preparar uma equipa para um campeonato de equipas fracas e simultaneamente estar apta a fazer frente aos grandes da Europa.
    E se tiver de escolher, prefiro que o FCP brilhe na Europa!

    ResponderEliminar
  21. Permitam-me uma correcção:

    Quem tinha de ganhar o jogo Sábado era o Porto porque jogava em casa, porque tentou ganhar na secretaria com uma antecipação estranha, porque já não jogou na 4ª feira seguinte; porque tinha 4 de vantagem e poida ficar com 7 pontos de vantagem e não foi capaz
    Foi muito incapaz e o sporting fez o que lhe competia ; jogou muito "à porto" e como isso deve custar aos portistas
    Eu compreendo a posição dos portistas. Estão habituados ao bom futebol, ao futebol espectáculo do sporting e tb do Porto e isso não aconteceu.

    O sporting tinha muito mais a perder logo não arriscou tanto como deveria fazer o Porto. Logo FEZ TODO O SENTIDO O JOGO DO SPORTING. Ainda pra mais depois de ter perdido por 5 em casa
    O porto jogando em casa É QUE TINHA DE GANHAR O JOGO E NÃO CONTRÁRIO . Perdeu uma excelente oprtunidade de arrumar a questão do título em casa contra o Sporting. Mesmo que o Sporting ganhasse, que foi o que esteve mais PERTO DE ACONTECER o sporting continuava a depender de terceiros, isto é do porto que ficava com mais um ponto e o porti teria de geri-lo como terá de gerir agora.E se GANHASSE POR 1-0 o porto no confronto directo ficava a ganhar na mesma. Afinal em vez de um, eram dois pontos de diferença

    Por isso metam-se na vidinha do Fcporto quer não me parece que esteja melhor sinceramente
    Achavam que era mt. fácil derrotar uma equipa que tinha perdido por 5 em casa mas isso não aconteceu porque o Bayern É MUITO MELHOR QUE O PORTO
    Portanto não me venham com desculpa do ultradefensivo , porque por MILAGRE O SPORTING NÃO GANHOU NO DRAGÃO AO PORTO
    Alias como é apanágio do Paulo Bento de cada vez que joga contra o Porto. O Sporting tinha a obrigação de ganhar na Taça da Liga e cumpriu com 4 a 1(com grandes golos por sinal do Derlei) .Sim esse mesmo Ex.PORTO, que o Porto tinha roubado ao Sporting em 2001

    Portanto o Paulo Bento costuma-se contentar com Taças , sobretudo aquelas que são ganhas ao F.C.Porto
    Acho que "só" foram até agora 3.
    Mais supertaças e assim e acho que é relavante para qualquer equipa e não me venham os arrogantes tripeiros dizer que não queriam ganhar mais taças ou supertaças.
    Portanto deixem-se de tretas e conversas ;
    Qt ao dizerem que se contenta com o 2º lugar há que lembrar há duas épocas qd o Sporting ganhou na casa do Porto com o Livre do Tello só não foi campeão por um ponto ,por causa do roubo da mão do Ronny do Paços de Ferreira.. E não venham com desculpas porque foi mesmo mão, porque TODA a gente viu. Portanto não se contenta com o 2º lugar porque só ficou a um ponto. Luta mesmo pelo título!! ok??
    metam-se na vidinha do F.C.Porto, DEIXEM DE DIZER BARBARIDADES.ADMITAM UMA VEZ QUE O PORTO FOI INCAPAZ DE DERROTAR O SPORTING e preocupem-se mas é com o Leixões. A ver se os árbitros vão continuar a inventar penalties.eu que tinha simpatia pelo F.C.Porto com adeptos assim,....


    Desculpem -me o caps lock mas parece que este fórum tem muita gente surda e faz-se de desentendido

    tenho dito.

    ResponderEliminar
  22. Esta discussao é estéril.

    Contra factos nao ha argumentos, Jesualdo apresenta bons resultados para o que é realidade do nosso futebol. Pode vir a ser tri-campeao e deixar o seu nome gravado na nossa Historia para sempre.

    Dizem que é bom no planeamento do treino, etc e tal. Nao acho que seja um treinador com instinto e acho-o pouco versatil. A prova-lo esta a forma de jogar da equipa, a rigidez tactica e a forma como mexe no onze que tem em campo ao longo de uma partida.

    Nao sei se Jesualdo é medroso ou corajoso, nao o conheço. O que sei é que tem dado a cara quando outros o deveriam ter feito. O Porto deve-lhe muito.

    Sobre a saida no final do ano, penso que todos sabemos que vai sair. O Presidente deixou isso mais ou menos claro no inicio desta época. Espero que saia pela porta grande como merece, por tudo o que deu ao clube.
    Que o proximo treinador seja um treinador de nivel mundial.

    ResponderEliminar
  23. Caro Ricardo,

    Quando se dá a entender (com ou sem fundamento),que a SAD do FCPorto é quem está a "estragar" a vida do Jesualdo e que os adeptos o odeiam, parece-me algo excessivo.

    E, das duas, uma: ou Pinto da Costa já não decide nada, porque, é a SAD quem está a fazer más contratações, e ele permite-o,ou Pinto da Costa decide, e nesse caso, também decide mal.

    É bom não esquecermos que tanto Pinto da Costa como o nosso clube, estão a ser vítimas de uma cruzada vergonhosa e sem precedentes por parte do poder central (e clubes acólitos), e, é aí, efectivamente que está o nosso inimigo, não nos adeptos.

    Temos que aceitar e compreender o descontentamento dos adeptos, porque a verdade é que Jesualdo, apesar de ter tido o mérito de ser campeão, não tem conseguido dar consistencia ao jogo da equipa.

    Ninguém acredita que alguém tenha ficado satisfeito com as últimas exibições da equipa, nomeadamente, no último jogo contra o Sporting e a época já vai avançada...

    Afinal, é legítimo que os adeptos exijam mais e melhor, porque são eles que fazem o clube. O aplauso, o apoio, têm de ser merecidos, senão ninguém (nem os próprios jogadores) distingue o banal do bom, ou o mau, do excelente. Os adeptos não devem ser fanáticos ou precipitados,mas não podem ser vistos como uma massa amorfa que só serve para apoiar a equipa, a qualquer preço.

    É complicado gerir estas emoções, sobretudo, quando devemos reconhecer o mérito a um treinador que já ganhou 2 campeonatos, mas que meio campeonato decorrido, não sabe ou não consegue desenvolver um futebol atraente e seguro. Os adeptos não podem gostar daquilo que viram no Domingo, e a única coisa que querem (e depressa) é bons motivos para passarem a elogiar o treinador, mas para isso, ele tem fazer mais.

    Pessoalmente, não acho que o esteja a conseguir, mas o que mais desejo é mudar rapidamente de opinião.

    ResponderEliminar
  24. É pertinente e justo quase tudo o que aqui é dito sobre o professor.

    Não sou do tipo de fazer o culto da personalidade, por isso, embora reconhecendo os méritos, em condições adversas, de Jesualdo, entendo que a grandeza do FC Porto exige mais ambição, que sinceramente acho que lhe falta.

    Sou dos que defendo que seria um prémio justo mantê-lo mais uma época em caso de vitória no campeonato mas se não o conseguir deverá sair com o máximo de dignidade que realmente merece.

    Contratar Paulo Bento seria passar de cavalo para burro. Espero que a publicidade cada vez mais cerrada a este caso não passe de mera especulação para vender jornais.

    ResponderEliminar
  25. Apenas e só, expresso desde já a minha posição!
    Caso se confirme a vinda do "risco ao meio", o meu clube F.C. PORTO; deixará de ter a contribuição de 4 Dragon's Seat's!!!

    ResponderEliminar
  26. este artigo é quase a defesa do idefensável..é a coisa mais obvia que o jesualdo não é treinador para o Porto (nem o paulo bento)!

    o porto tem ganho o campeonato?? claro..ganha sempre seja quem for o treinador..mas as outras equipas não interessam? não interessa dizer/saber que o sporting anda fraquinho porque joga sempre cheio de putos?? ou que as equipas do benfica pioram de ano para ano ao contrario do que os dirigentes deles dizem??

    mau era se não ganhassemos o campeonato assim! os outros tão e têm treinadores mil vezes piores!

    e não conseguir ver que era quaresma que nos salvava as epocas passadas..e que em madrid jogou-se de tal forma apenas porque os argentinos se lembraram de jogar futebol (já que o jesualdo já nems equer os consegue motivar para a liga) e o hulk de dar espectaculo!

    enfim..finald a epoca rua com ele! tou farto de SÓ ganhar campeonatos, chegar aos 8ºs da champios e perder todos as taças e jogos importantes! o nosso clube tem potencial e nivel para muito mais!

    ResponderEliminar
  27. Primeiro de tudo. A excelência do post do RC.

    Segundo, o comentário do Zé Luís que subscrevo na integra.

    Terceiro, independentemente do sentido das opiniões, a qualidade de quem na maioria comentou o artigo do RC.

    Por último, a tristeza que me invade pela desculpabilização que se faz da SAD . Esta que tem méritos, sendo obvio que não estamos a falar de um bando de incompetentes, porque caso contrário estaríamos a falar dos galináceos ou dos lagartos, parece-me igualmente óbvio que a SAD é responsável pela maioria dos problemas criados ao Clube.

    Ainda no sentido da tristeza, o facto de a SAD ser a responsável maior por tudo o que mais negativo acontece no FCP . A tristeza vem daí - de os adeptos não saberem criticar. Quem o faz, fá-lo com medo - muitas aspas neste medo - e outros que tendo vontade de o fazer - de dizer a verdade, entenda-se - não o fazem porque isso significa para a maioria um atestado de menor Portismo .

    Critique-se Jesualdo, critique-se a SAD . Façam-no com fundamentos e nunca apontando a qualidade do Portismo de cada um. Porque quem aponta esse factor faz seguramente parte dos que de uma forma ou outra assinam em branco a gestão ruinosa de que temos sido alvo.

    Que Pinto da Costa é responsável pelo que de melhor foi feito em prol do FCP não existem dúvidas, mas a verdade é que pela longevidade atingida no cargo, é ele também o principal responsável pelo que de pior tem sido feito contra o FCP .

    Não sou dos que acham que determinadas atitudes do Presidente são desculpáveis. Simplesmente entendo que contratações ao kilo, a ligação a "mafiosos" e as ajudas "familiares" a árbitros não são de TODO a minha forma de viver o futebol e sobretudo o Portismo que considero sadio.

    É pena que não apareçam candidatos a uma mudança e isso preocupa-me porque esta gente que vive nos gabinetes da SAD /Clube já não interessam ao FCP. Acabou a sua era. A deles e da maioria que está no futebol português. Todos tem culpa. Inclusive nós que não conseguimos como adeptos mudar o estado das coisas.

    Por isso defendo o Jesualdo. Porque é diferente, honesto, frontal, e tem defendido o FCP sem necessidade de recorrer a manipulações clubísticas. As coisas são como são e o que escrevi em linhas anteriores é a verdade das verdades. O contrário é clubite , cegueira ou estupidez.

    Desculpem os que não estiverem preparados para ouvir as verdades.


    A minha verdade.

    ResponderEliminar
  28. Concordo de modo geral com tudo no post, como de resto tenho dito aqui, passa-se com muitos portistas o que se passa com muitos doentes aquando de uma cirurgia , se corre bem dão graças a Deus, se corre mal a culpa é do medico.

    Gostava que o professor pudesse ficar e dar continuidade ao excelente trabalho que tem feito, no entanto acho que pelo menos mais de metade dos Portistas o quer ver fora do dragão e isso torna cada vez mais insustentável a situação, quer a nivel comercial, mas principalmente pelo que aconteceu no inicio desta epoca em que numa altura em que tinha-mos varios jogadores jovens para integrar no plantel e tendo perdido 3 peças basilares, os adeptos assobiaram a equipa e apuparam-na numa altura em que a deviam apoiar e acarinhar e isso deveu-se ao tal odio que falas, e se neste ano não teve consequencias de maior pode vir a te-las no futuro.



    "Atrás de mim virá quem de mim bom fará"

    Em portugal temos varios provérbios populares e muitos deles são muito assertivos, e temo que este se confirme.

    ResponderEliminar
  29. Já se esqueceram que, antes, todos os outros treinadores que passaram pelo FCP, desde Artur Jorge, passando sobretudo por Ivic, F. Santos, etc. e tal, todos tiveram muitos adeptos "contra"?

    ResponderEliminar
  30. O que foi dito sobre o prof.Jesualdo esta certo, mas o homem não é perfeito e eu sou um acerrimo critico no que diz respeito a certas opções e na abordagem a certos jogos.
    É teimoso pq não abdica do seu sistema de jogo(nos jogos em casa isso é evidente), e frente a equipas que jogam em 4*4*2,como é o caso do sporting do P.Bento.
    Tambem tenho as minhas notas (tal como o ze Luis) e se não me engano nos confrontos do Jesualdo frente ao P.Bento temos um saldo muito negativo: 11 jogos, 2 v, 3 E e 6 Derrotas (6-13 goal average)..
    Quando o chamamos de medroso, vem à memória as deslocações ao Shalke 04 (0-1) e nas idas a Inglaterra para a champions.
    Tambem podemos falar das inumeras derrotas que teve para o campeonato devido ás suas erradas convicções que o proprio soube corrigir -lembrem-se do que disse apos as 4 derrotas seguidas frente a Naval, Leixões, Arsenal e Din kIEV - " sei com quem posso contar"
    Tacticamente poderemos falar de muitas outras coisas,mas lá que tem o seu mérito, lá isso tem .
    por exemplo: contra os mouros temos 6 jogos 3 vitórias ,3 empates e 0 Derrotas!
    Mas tambem é preciso dizer que o FC PORTO esta a léguas de distancia dos seus adversários directos, basta comparar os exitos do FCP na europa Vs inexitos dos outros nas mesmissimas competições!
    Não será porque ainda temos os melhores jogadores ou uma mistica diferente, independentemente do treinador?
    Força professor, queremos o tetra!

    ResponderEliminar
  31. Somos da associação dos adeptos dos rivais lisboetas e queremos que Jesualdo continue no Porto:

    Força Professor,Continue!

    ResponderEliminar
  32. Meus caros, apenas umas referências:
    "O Porto acabou o jogo com vantagem de mais um ponto pro Sporting, porque agora em caso de empate temos vantagem sobre eles. O Sporting perdeu a liga sábado e ficaram todos contentes. O Porto pode ter dado um passo para a ganhar e mesmo sem ter tanta necessidade de ganhar o jogo como o Sporting foi a equipa que mais o quis vencer."

    Aproveiro para dizer mais uma vez que com o mal dos outros posso eu bem. Sinto-me é desgostoso pelo facto de os adeptos do meu lube ficarem contentes com um empate no final do jogo. A falta de ambição de Jesualdo, pelos vistos, já contagiou alguns adeptos...

    "E vejam a diferença de discurso e de postura de Jesualdo, chateado porque queria ganhar, para Bento, que esse sim precisava dos 3 pontos, e se congratulou com o empate."

    O Jesualdo chateado porque queria ganhar??? Fdx, estarei eu maluco??? Como pode alguém demonstrar ambição de ganhar quando em 90 minutos não faz um remate à baliza e faz a primeira substituição por opção aos 87 minutos e a segunda aos 90??? Porra, alguém vê ambição nisto??? Já parece o comentário que aqui fizeram do seguinte teor: "Tanto o Porto quis ganhar que acabou com mais atacantes em campo".

    Enfim, discordo com a maior parte do post. Respeito o Jesualdo enquanto treinador do Porto, mas já chega de falta de ambição que até contagia os nossos adeptos.

    Mas também devem estar de acordo com o Jesualdo e as suas palavras quando mamamos 4 no Arsenal: "1-0 ou 4-0 é igual. São três pontos", ou se calhar também não ficaram amuados com os 4 dos lagartos, mesmo com a segunda equipa, no entanto, para mim, até num jogo a feijões eu fico doente quando perdemos e bem pior fico quando apesar de não ganharmos, não fazermos nada para ganhar!!!

    Jesualdo fora!!! E já o digo desde a primeira época...
    E quanto aos jogadores, de não poder fazer mais com o banco que tem, só refiro um nome: Ibson... e por aqui me fico...

    ResponderEliminar
  33. PS: Ah, escusado será dizer que nem me passa pela cabeça ter o Bart Simpson a treinador do Porto. Só se na SAD andar tudo a cheirar uns pozinhos... Da-se...

    ResponderEliminar
  34. O sporting perdeu a liga Sábado, porquê??

    Sim realmente empatar no Dragão contra o Porto é de facto um péssimo resultado como tu próprio tás a querer admitir
    O porto foi a equipa que mais quis vencer??
    Só o Tiago(pra quem não sabe é o g. redes do sporting, mas com tanta ignorância tripeira nunca se sabe) é que não se apercebeu disso porque deve ter adormecido durante o jogo

    Apesar de tudo depois de terem perdido por 5-0 em casa durante a semana,empatar no Dragão ,que insistes que é uma merda de um resultado, eu cá até acho que pode haver motivo de alguma satisfação
    Falas em vantagem em caso de igualdade? E se o sporting tivesse ganho por 1-0???? Se calhar tb deviam ficar tristes porque em caso de igualdade ficava em desvantagem também...
    A ´serio estea argumentos tripeiros partem.nos todo ..
    É que um tipo ainda acreditavam e viam o futebol como deve ser visto

    Francamente
    Se o Porto fosse a Alavalde jogava pó empate comop é costume
    Num ano, tanto jogou oó empate que até ganhou com golo de Jorginho sem saber ler nem escrever
    Estes jogos decidem-se por pormenores. E o pormenor foi uma bola ao poste de leidson

    Và lá cresçam de uma vez!!!!

    ResponderEliminar
  35. Tambem tenho as minhas notas (tal como o ze Luis) e se não me engano nos confrontos do Jesualdo frente ao P.Bento temos um saldo muito negativo: 11 jogos, 2 v, 3 E e 6 Derrotas (6-13 goal average)... (Louro).

    Caro amigo, embora me custe admiti-lo, lembrando as 2 derrotas com o Benfas de Koeman, tomara eu que o FCP fosse sempre campeão assim como foi com Adriaanse.

    Essa dos duelos particulares só interessa a parceiros das estatísticas. Tipo freakpower. Eu prefiro títulos e não contabilizar Supertaças oferecidas pelo Bruno Paixão nem lamentar títulos perdidos pelo golo da mão de Ronny esquecendo muitos jogos beneficiados pelas arbitragens, como a vitória no jogo anterior ao do Paços, no Nacional, com golo precedido de falta.

    Parecem-me exageradas as críticas a Jesualdo. Comparando com os outros treinadores...

    É como comparar as contas dos clubes: estão todos mal, mas o FC Porto não é quem está pior.

    Lamentamo-lo. Mas que dizer dos outros? Ignoramo-los?...

    ResponderEliminar
  36. feakpower, és um triste mas fica lá com a tua. Achas que vais ganhar o campeonato? Porreiro, pá!

    Foi o Sporting que jogou para ganhar quando, em casa, a precisar de vencer para passar para a frente e ser campeão, acabou por perder com golo de Jorginho?

    Boas referências as tuas. Deve ser como o mérito da Supertaça oferecida pelo Paixão.

    Fica lá com as tuas contas, se te satisfaz.

    O Sporting acabou neste campeonato, queiras ou não. Até contra o Benfica ficou em desvantagem directa, mas deves estar convencido que vai ganhar pontos aos dois que vão à sua frente. É lá contigo.

    ResponderEliminar
  37. Claro Dragão....Dois campeonatos nacionais são mérito da Torre dos Clérigos...
    .
    .
    Outro argumento algo simplório...Uma blogueiro que diz que em Madrid a exibição foi boa por culpa dos argentinos que se lembraram de jogar e não por mérito do Jesualdo...
    .
    Assim sendo porque também não diz que em Alvalade também não ganhamos por culpa dos argentinos que jogaram mal...?
    ..
    .
    Quando ganhamos o mérito é dos argentinos,dos brasileiros,da sad,do Pinto da Costa,da Torre dos Clérigos etc....Quando perdemos a culpa é única e exclusivamente do Jesualdo...
    .
    .
    Lógica muito inteligente sem dúvida...
    .
    .
    .
    Sobre a necessidade do F. C. Porto ganhar e a sua vontade...Terei sido o único que vi o Sporting a estacionar o autocarro o jogo todo....?O Porto não teve oportunidades claras...? E daí?Isso denota que não quis ganhar?No caso em concreto denota que o Sporting estacionou o autocarro e defendeu com tudo o que tinha e não tinha,defendeu bem mas não quis minimamente discutir o jogo ou tentar ganhá-lo quando era muito mais ´fundamental os 3 pontos para o Sporting que assim fica a 4 pontos que na verdade são 5 de distância para o Porto e está fora da luta pelo título.
    .
    .
    Já o F. C. Porto depois de um jogo desgastante em Madrid, de jogar sem lateral direito de raíz, com Lucho e Lisandro limitados fisicamente e com o cansaço de Meireles e outros jogadores chave esperar que o Porto entrasse a todo gás é de quem pura e simplesmente não sabe nada do que é o futebol.
    .
    .
    Jesualdo teve que jogar com os mesmos onze, porque não tem qualidade no banco para alterar.O Sporting refrescou a equipa em 5 jogadores e mesmo assim eles é que estavam acantonados na defesa.
    .
    .
    O Porto com o empate ficava em vantagem no confronto directo com o Sporting e ainda mantinha o 1º lugar para o Benfica tendo também vantagem no critério de desempate com o Benfica.
    .
    Se perdesse ficaría a um só ponto do Benfica e Sporting e ainda arriscaria a perder a vantagem no confronto directo com o Sporting.
    .
    .
    O Porto entra para ganhar em qualquer jogo,mas cabe a um treinador ter outro tipo de raciocínio mais lógico e outro tipo de planeamento que não os dos adeptos que esperam sempre que o Porto entre e ganhe 15-0 todods os jogos, ignorando qualidade dos adversários,momento físico e psicológico da equipa etc.
    .
    .
    Lembro que o Porto quando visitou Alvalade se encontrava também se não me engano a 4 pontos do Sporting...E não numa fase tão decisiva da liga como agora e já na época se dizia que ou o Porto ganhava ou a liga começava a ser uma miragem...E depois do Porto perder por 4-0 em Londres foi dar um banho de bola ao Sporting a Alvalade e encurtou a vantagem...
    .
    .
    Em Alvalade,o Jesualdo também não teve mérito?Não me digam que foi o Pinto da Costa que foi para o banco dar a táctica...
    .
    .
    Qualquer treinador é campeão no Porto?Octávio Machado,Luigi Del Neri,Couceiro,Fernandez,Quinito etc...Esses não foram porquê...?O Pinto da Costa faltou aos treinos nesses anos foi?
    .
    .
    Haja paciência para tanto ódio que cega totalmente a análise de tanta gente e lhes faz entrar por argumentos que nem crianças de 5 anos têm coragem de apresentar...
    .
    .
    .Há aí quem prefira taças da liga a campeonatos...Tudo bem.A pensar em adeptos desses o Paulo Bento é sem dúvida treinador para o Porto...
    .
    .
    Agora é no mínimo de rir queixarem-se da falta de ambição de Jesualdo quando ele nos coloca 3 vezes seguidas de forma inédita nos oitavos da champions,duas deles em 1º de grupo e ganha duas ligas...
    .
    .
    Mas bom mesmo era se ele tivesse ganho a taça da treta...
    Perdemos na taça da treta para o Sporting de goleada...?ehehehe.Essa é mesmo para rir ás gargalhadas...
    Havia gente que efectivamente levava essa competição a sério...Mesmo com suplentes o Porto devo lembrar esteve a ganhar em Alvalade e teve dois penaltis assinalados contra e inexistentes...
    .
    .
    Mas claro disso não se fala...Nem do record de pontos com que Jesualdo foi campeão...Nem na revelação e potencialização de talentos como:Bruno Alves, Fernando, Hulk, Bosingwa etc...
    .
    .
    Fala_se dos 4-0 em Londres,mas não se fala do banho de bola que o mesmo Arsenal levou cá no Dragão.
    Nem do banho de bola que o Porto deu em Madrid.
    .
    Nem do banho de bola que deu ao super Braga do tal super Jorge Jesus que muitos afirmam ser melhor que o Jesualdo Ferreira mas que foi totalmente anulado no jogo com o Porto...
    .
    .
    Isso não se fala...Ou quando se fala é porque se tratou de um acaso, foi por culpa dos argentinos,é o Pinto da Costa que é muito bom e até deve ter dado umas dicas ao Jesualdo....
    .
    .
    Brilhante argumentação sem dúvida.
    .
    .
    .
    Mas o ódio irracional está patente...Quando uma pessoa afirma que pede a cabeça de Jesualdo desde a 1ª época independentemente dos resultados que apresentou de lá para cá demonstra que simplesmente tem um ódio irracional em relação á pessoa e não nenhum argumento ou fundamento lógico a apresentar.
    .
    ..
    .
    Afirmam que ele no duelo directo com Paulo Bento perdeu mais do que ganhou...Brilhante...E o que o Sporting ganhou com isso mesmo...?QWuantos campeonatos...?O que tem feito na champions...?
    Se a competência se avaliasse por confrontos directos e não por uma equipa que vence mais durante todo o ano,então meus amigos este ano o campeão seria o Leixões...Outra lógica muito inteligente...
    .
    .
    Jogos grandes...?Como aquele que vencemos o ano passado na Luz?Ou o que vencemos este ano em Alvalade...?Esses não devem contar...
    .
    Mas por mim o Porto pode perder com quem quiser,desde que no final seja campeão isso é que me interessa.
    .
    Isso de se contentar em ganhar clássicos e taças da treta isso sim é mentalidade de clube pequeno...E eu sou do F. C. Porto,alimento-me de títulos a sério.Campeonatos. E não de confrontos directos, campeões de pré época e quem vence mais taças amizade...


    saudações portistas

    ResponderEliminar
  38. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  39. Zé Luis
    Não creio que o sporting chegue lá sinceramente. Não tem jogado nada de especial. Nunca disse isso. Agr não sendo capaz de lá chegar não foi, nem nunca será por causa deste último jogo, ao contrário de meia dúzia de portistas de bancada o diga.
    O sporting fez o que lhe competia. Se jogasse com mais ambição arriscava-se a perder e aí sim perdia tudo completamente.
    Não concordas?


    Apenas vim corrigir a ideia transfigurada que se criou aqui acerca do último Porto-Sporting. Foi o resultado justo, entre duas equipas que estavam um pouco cansadas dos compromissos europeus
    Somente isso e não foi aqui que o sporting se despediu da luta.
    Porque dessa luta ou já saíu ou ainda irá saír. Depende do que os outros dois, sobretudo o Porto fizer daqui em diante

    E sim o paulo Bento teve ambição metendo um avançado e tirando um médio. qd viu o tempo a passar fez bem jogando pelo seguro do empate, que acabou por não desfazer de todo dadas as circunstâncias e com apenas dois dias de descanso:mas face aquilo que foi o jogo o empate vendo bem,até foi simpático para o Porto, porque o sporting acabou por estar mais perto da vitória, só isso...
    Sei que há portistas que nunca vão concodar com isso mas era só esclarecimento. Nada mais

    ResponderEliminar
  40. Freakpower,a paciência tem limites...
    E que eu saiba tu não és juíz nem estás a julgar nada pois não...?
    .
    .
    Como tal o melhor é não falares daquilo que não sabes...O Nosso clube foi investigado,coisa que o teu sabe-se lá porquê nunca foi...Porque será que numa mega-investigação sobre corrupção as investigações pararam apenas pelo Norte do País....?Na capital não se pode investigar...?
    .
    .
    Nós temos a cara lavada.Em TRIBUNAL que é aonde se faz prova de quem é inocente e culpado,mesmo com um MP e uma pretensa justiceira a perseguir o nosso presidente como se de um prêmio de caça se tratasse---provamos a total inocência.
    .
    .
    Já o Sporting nem investigado foi...Mas sabemos que há uns tantos milhões de euros da transferência do João Pinto que desapareceram secretamente...Sabemos também que o Sporting tal como o Benfica são os únicos clubes em que um árbitro internacional admitiu em várias entrevistas ter beneficiado a troco esses clubes nas competições da Uefa a troca de serviços de prostitutas...
    .
    .
    Fruta é assim que se chama pelos lados da 2ª circular...?Ou dão outro nome?
    .
    No dia em que houver um árbitro a admitir ter sido corrompido pelo F. C. Porto avisa. No dia em que existir uma escuta em que o nosso presidente peça um arbitro par aum jogo como há de um clube da 2ª circular...avisa.
    .
    .
    Até lá é melhor mesmo falares de futebol.
    .
    .
    Já sabemos que sportinguista tu és,porque te contentas bem com 2ºs lugares e com empates com uma grande equipa como o Porto.
    .
    .
    Aposto que és daqueles que conta as vitórias que conseguiu ao F. C. Porto nos últimos anos como se isso valesse algum título...
    .
    .
    Equipas como o Nacional da Madeira e outras dessa grandeza também quando ganham a um grande parece que ganharam um título...Parece que para alguns sportinguistas o efeito é igual.
    .
    .
    Não me importo que adeptos de outros clubes participem no blog e dêm a sua opinião por mais que eu ache que é totalmente desprovida de razão e sabendo que existem muitos blogs de sportinguistas na net...
    .
    Agora se aqui queres escrever tens que aprender a respeitar os demais blogueiros. E o teu comentário foi injurioso para com o Zé Luis e acima de tudo difamatório e provocatório em relação ao F. C. Porto como tal foi apagado.
    .

    .
    Sempre que te surgirem brilhantes idéias dessas para escrever...faz-me um favor.Poupa o teu tempo e o meu.Será automaticamente deletada quando eu a ler..
    .
    .
    saudações desportivas

    ResponderEliminar
  41. Meu caro ricardo Costa


    Vejo que ficou afectado por algo que eu possa ter eventualmente dito ou que tenha depreendido mal as minhas palavras
    Pelo seu discurso reparoque não resistiu a umas alfinetadas a dizer que nós tamos limpos e vcs são sujos mas ninguém vê isso e como tal nunca terá sido investigado.
    Sabe eu limito-me a dados concretos e ao que tenho lido e visto nos jornais ,não ignoro o que se passa à minha volta e como tal acho que tu tb não devias.Vc como proprietário do blogue estará no direito de apagar o que quiser obviamente. Mas não está no direito de querer negar factos, porque aí já o posso chamar de mentiroso
    Se o porto foi penalizado com a perda de 6 pontos e não recorreu por alguma razão o terá sido. Não venha dizer que a culpa são dos maiorais de lisboa e da 2ª circular. Se há vocabulário lisbonês também existe esse vocabulário portista. Você reere-se ao norte, eu apenas me referi ao FCPorto clube duas realidades completamente distintas. Porto é um clube; o norte é muitíssimo mais do que isso onde existem inúmeras casas do Benfica e do Sporting

    Não vejo em que é fui insultuoso para o Zé Luis. Se reparar bem neste último comentário dirigido ao Zé Lus,ainda antes de você referi-me neste último tom , eu não disse nada absolutamente nada de insultuoso , e tanto é que nem você apagou a mensagem

    E ele chegou a dizer e cito-o:"feakpower, és um triste mas fica lá com a tua. Achas que vais ganhar o campeonato? Porreiro, pá"

    eu nunca disse isso ,e esta mensagem passou. Como vê no fut. somos todos facciosos
    Agora o que não queria deixar passar em claro, porque pareceu uma opinião unânime era o que foi dito acerca do Paulo Bento e do jogo do sporting no estádio do Dragão. Parece-me evidente essa justa causa defendida, ainda para mais você mesmo admite que adeptos de outros clubes possam vir sempre que tal se justifique embora acha uma razão despropositada.
    Discutir por vezes é bom e saudável..Mas pelos vistos à excepção creio do dragão foi-me dando alguma razão por mais pequena que ela fosse
    Sempre respeitei os demais, coisa nem sempre visível nos demais blogueiros deste site. Não venha com essas acusações
    Apenas defendi o que achei por bem defender. Há uma ideia errada nos portistas deste blogue que tinha de ser esclarecida. Assim como se calhar adeptos de outros clubes possam ter essa ideia errada sobre o FC.Porto. Agora não pode crer que só você tem razão. Acusaram Paulo Bento de ter sido defensivo no dragão e é obvio que toda a gente sabe que não foi; um pouco apenas na 2ª parte. Coisas desse não poderiam passar em claro

    E volto a dizer se o sporting não ganhar o campeonato como muitos daqui já vaticinaram não foi de certeza por causa deste jogo no dragão como tb já deram a entender.E se quer que lhe diga até acho que o Porto pode muito bem ganhar o campeonato e se o gnhar tb não será por causa deste jogo com o Sporting ,porque não foi superior ao sporting!

    Portanto há muito campeonato pela frente e que vença o melhor

    Agora se os adeptos do FC.Porto querem tar sempre na sua ideia errada, tudo bem o que podemos fazer?

    Desjos máximas felicidades para o champions porque não irá ser fácil

    Esper não ser bloqueado novamente deste blogue

    com elevação nos entendemos
    Da mesmo maneira que disse para n falar de futebol deixe-me que lhe diga tb que repense melhor nessas suas acusações ao Sporting e ao Benfica. Afinal de contas o sporting ainda é o clube com mais títulos nas modalidades e o Benfica o clube com mais adeptos e títulos no futebol( mesmo que vcs digam que seja por pouco tempo)

    Os três são os grandes não só de futebol!!
    Desculpe tomar o seu tempo

    ResponderEliminar
  42. Caro Freakpower:
    Eu não gostei que o meu clube aceitasse a condenação dos 6 pontos sem recorrer,mas isso tratou-se pura e simplesmente de uma estratégia jurídica e não de admissão de culpa.


    Até porque o recurso em relação ao seu presidente e aos actos que lhe são imputados e que afectam o clube estão ainda em sede de recurso em Tribunal Administrativo ,como tal, não transitaram em julgado.
    .
    .
    Aliás basta dizer que a instância máxima do desporto que é o Tribunal Arbitral do Desporto emitiu um acordão muito interessante em que diz de forma clara que em nenhuma instância portuguesa transitou em julgado ou sequer se fez prova de que o F. C. Porto tenha participado em qualquer acto de viciação de resultados desportivos.
    .
    .
    Como tal não sei a que factos não se refere...
    Os que conheço é que uma comissão disciplinar da liga de forma ilegal e baseando-se simplesmente num testemunho indirecto de uma testemuhna dada como não credível em tribunal condenou o clube em tentativa de corrupção na forma tentada.
    .
    .
    O clube não recorreu por estratégia puramente jurídico-desportiva, como o próprio TAS o reconheceu no seu acordão.Porque considerava que recorrendo da condenação do presidente,caso este seja ilibado(como tudo indica que será...aliás já o foi de um dos casos) obviamente essas sanções terão que ser revistas e uma pesada indemnização será devida ao F. C. Porto e ao seu presidente pela Liga de Clubes.
    .
    .
    Agora se quer falar em factos...Os factos é que só alguém muito doente de clubite aguda pode achar que o Porto no ano em que foi a melhor equipa da Europa precisava de comprar árbitros para empatar jogos com o Beira Mar a umas 4 jornadas do fim quando já era quase campeão e num ano em que foi MUITO SUPERIOR quer a Benfica quer a Sporting dando autênticos banhos de bola nos jogos contra essas equipas...Contra o Sporting então nem se fala...a abada que levaram no Porto...
    .
    .
    .
    Agora espero que me diga quem pode chamar mentiroso a quem...
    Eu sei do que estou a falar,mal ou bem,tenho formação juridica o suficiente para saber ver estes casos com distanciamento e alguns conhecimentos que vão para além do que o senhor possa ler no correio da manhã ou nas crónicas do Cartaxana...
    .
    .
    A Justiça desportiva em Portugal como em qualquer parte do Mundo está abaixo da justiça comum...
    Não cabe á justiça desportiva fazer prova da prática de um crime nem tem a a chamada justiça desportiva juízes para poder julgar o que quer que seja nem pode legalmente reunir todos os meios de prova necessários para o efeito como pode a justiça comum.
    -.
    .
    Aliás se há algo que voce deve aprender...As decisões de caracter disciplinar,neste caso da chamada "justiça desportiva" se é que se pode chamar assim,quando nem um tribunal do desporto existe...é que todas as decisões disciplinares aí tomadas são uma 1ª decisão e sempre passível de recurso para a justiça comum na maior parte dos casos(e neste em concreto principalmente) e nunca uma decisão final porque orgãos de disciplina e conselhos de justiça não têm competência para isso.
    .
    É sempre uma primeira decisão,sempre passível de recurso para o Tribunal Administrativo e Fiscal,como acabou por acontecer...
    .
    .
    E na Justiça como que é nos TRIBUNAIS TODOS os casos foram arquivados...Até aparecer a Justiceira Morgado e de forma persecutória desatar a abrir processos sem nenhum elemento de prova relevante que o justificasse...Apenas com base no depoimento de uma senhora dado num livro financiado pelo Benfica,logo uma prova nada idónia feita com o objectivo claro de vingança e de prejudicar uma pessoa.
    .
    .
    Testemunha essa tida como fundamental em toda a acusação e que não foi considerada credível nem para se auto incriminar...
    Uma testemunha que é acusada de perjúrio e que já alterou neste caso que é actualmente discutido em tribunal -e o último que será arquivado- já alterou a sua versão da historia umas 3 ou 4 vezes.
    .
    .
    .
    Os factos são estes.
    Agora se o senhor os desconhece ou não tem a capacidade para descodificar a importância de cada facto e o que significa,isso já é outra história...
    .
    .
    Factos é que estranhamente nessa tal mega operação sobre a corrupção no futebol português a invstigação decidiu ficar-se pelo Norte do país...Estranho não acha...?Porque não investigar os clubes da capital por exemplo....?Porquê?Têm algo a esconder...?
    .
    .
    .
    Prefiro mil vezes que o F. C. Porto tenha sido investigado a pente fino e por pessoas que toda a gente sabe que adoravam poder dar Pinto da Costa como troféu de caça e assim provar perante todo o país que o F. C. Porto é um clube limpo e que as suas conquistas fazem-se no campo...
    .
    .Já outros não poderão dizer o mesmo...Nem investigados podem ser...Faz lembrar os tempos do velho regime...
    .
    .
    .
    Facto é que ainda não apareceram os milhões de euros que desapareceram da transferência do Joao Pinto e em que o seu clube está envolvido.
    .
    .
    Facto é que até hoje apenas um presidente do clube foi condenado e não é do F. C. Porto.
    .
    Facto é que até hoje só um presidente de clube fugiu do país e não é do F. C. Porto.
    .
    .
    Facto é que até hoje apenas um árbitro admitiu ter sido subornado para beneficiar duas equipas em específico sempre que vinha a Portugal apitar jogos das competições europeias...
    Um árbitro inglês que falou para toda a gente ouvir e até escreveu que foi pago por Benfica e Sporting através de prostitutas e que os beneficiava sempre que apitava em Portugal.
    .
    .
    Facto é que o Benfica e o Sporting nunca se pronunciaram sobre isso.
    .
    .
    Facto é que após o 25 de Abril e desde que se saíu da época das sombras,em que bastava passar a ponte e o Porto estava a perder e em que o Benfica ganhava 4 campeonatos por decreto e deixava um para o Sporting não chorar muito...desde aí o Porto é o clube mais vezes campeão...Muito mais que qualquer outro.
    .
    E para pessoas como o senhor que adoram dizer que é por ser beneficiado em Portugal...explique-me então porque o F. C. Porto é bicampeão da europa,tem uma taça uefa e dois mundias de clubes durante essa época...E porque é que o Benfica e Sporting lá fora sem os tais arbitros portugueses corruptos apanham uns 7-0 d0s Celtas de Vigo e os 5-0 do Bayern fora as derrotas humilhantes com o Viking e cazino salsburgo etc...
    .
    É que enquanto isso o Porto lá fora vence tal como o faz cá dentro...
    .
    .

    .
    Afinal quem é que é mentiroso e não quer ver os factos aqui...?
    .
    ..
    Ps-Mais um comentário a chamar-me mentiroso ou a alguém deste blog assim como a provocar o F. C. Porto com insinuações dessas e terei que mais uma vez apagar o seu comentário.
    E não,eu não sou o dono do blog.O dono é o Zirtaev mas sei perfeitamente que neste tipo de casos ele faria exactamente a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  43. E você quer a toda a força que a gente acredite nisso

    O porto é culpado e o Boavista é que as paga todas!!!

    Dou por encerrado esta discussão porque não vale a pena: a clubite falará sempre mais alto
    você tem os seus argumentos ,mas é bom que não se esqueça que os outros também têm os seus


    P.S: Quanto ficou o Porto de Quinito em Einhoven?

    Ahhh já sei vai-me dizer que tavam cansados e que esse jogo era para ser adiado. Só você e o Pôncio. Umas risadas à 2ª feira

    Agora sem qualquer espécie de ironia. O porto é actualmente o melhor clube português, muito longe dos outros. Agora há sempre a questão da clubite nada mais nestas discussões
    Peço desculpa pelo tempo "perdido"

    Louvo o excelente trabalho do blogue. Fazem falta mais blogues assim

    Parabéns!

    Com todo o respeito e elevação lhe envio
    Saudações desportistas

    ResponderEliminar
  44. Mas Jesualdo tem defeitos???...Antes de escrever alguma coisa gostaria de saber se Jesualdo têm de feitos e quais são?!...Agradecia resposta,mesmo sabendo do endenciosismo do autor do texto(nem a familia de Jesualdo deve gostar tanto dele lol)...E desculpem,mas se alguem tiver possibilidade de informar se Jesualdo é remunerado ,e em caso afirmativo qual o montante,ficaria novamente agradecido...Abraço

    ResponderEliminar
  45. Ó Freak...Merdas, o que é que achas que deveria acontecer aos jogadores do Porto, se fossem a Alvalade dar a cacetada que os caceteiros da equipa de wrestling do SCP vieram dar ao Dragão?

    Deveriam terminar o jogo com 9, ou só com 8?

    E explica-me lá, já que és um sabicholas tão grande, porque é que em Alvalade, se um jogador do FCP der um sopro a um sarrafeiro do SCP é logo penalti - e foram 3 em apenas 2 jogos - e no Dragão, nem com agarrões e rasteiras é penalti para os jogadores do Sporting?

    Com o Bayern, pareciam uns gatinhos, os sarrafeiros por quem tu torces. Não que eles sabem perfeitamente que se jogassem contra o Bayern como jogaram contra o Porto, não chegavam ao fim com mais de 9 em campo.

    Só espero que em Munique vos enfiem mais 5, pelo menos, que é o que labregos futebolísticos como vocês merecem.

    ResponderEliminar
  46. Calma... fiz uma pausa no trabalho e fui aqui ao café do lado beber um cafezinho e ler "A Bola". E no jornal fala-se que Pinto da Costa quer arriscar uma quarta época com Jesualdo Ferreira. Fiquei satisfeitíssimo e espero que se confirme. O resto da SAD parece que está dividida, o que acaba por ser normal... cada cabeça sua sentença. Espero que o Professor continue, passe-se o que se passar até final.

    ResponderEliminar
  47. FODASSE... já tou tao farto de ouvir falar do Ibson...

    e o Carlos Alberto? e o Diego? sairam porque eram maus ou foram outras coisas? e foi o Jesualdo que os mandou embora?

    é tanta gente a falar do que não sabe tão cheios de razão porra...

    ResponderEliminar
  48. Obrigado Ricardo Costa:

    Pelo excelente post e pela ainda melhor resposta ao Freak cor de Ranho.

    Abraços de um tripeiro em Barcelona.

    ResponderEliminar
  49. Obrigado a todos pelos comentários.
    .
    Freak,sempre que queiras comentar com elevação e sem insinuações ou provocações serás sempre bem vindo...Não esquecendo contudo, que aqui comentas num blog de portistas.
    .
    .
    Xas:
    Tens toda a razão...E mesmo o Ibson as pessoas ás vezes falam algo de cor...Eu próprio achei que ele deveria formar parte do plantel e era um jogador que apreciava.
    Mas que analisando racionalmente,após a saída de Anderson e tendo em conta o estilo de jogo da equipa,com pouca posse e mais forte na transição, em que a bola não pode ser perdida a meio campo nem retida por muito tempo, aí o Ibson tería as suas dificuldades.
    .
    .
    Oyutro problema é que o Ibson deixou claro que não aceitava ser suplente...Como tal não tem mentalidade neste Porto.Até porque ele não tiraría o lugar nem a Lucho nem a Meireles.
    .
    E logo o príncipio de querer ser sempre titular numa equipa como o Porto está logo equivocado...
    .
    Assim como, há o facto de que após uma época e meia de qualidade no Flamengo, actualmente Ibson não está em grande forma e o próprio Flamengo não parece interessado em fazer qualquer tipo de esforço para o manter...
    .
    .
    Mas as pessoas atiram essas para o ar só para criticar Jesualdo e não perdem tempo em ver em que estado está Ibson e o que ele disse após a sua saída...
    .
    .
    Caro Pedro Mota:
    Jesualdo não tem defeitos??Claro que tem.Até Mourinho os tinha.
    Lembro-me de o criticar forte e feio quando ele na época que ganhamos a taça uefa insistia no Pedro Emanuel quando no banco tinha um tal de...Ricardo Carvalho.
    .
    .
    Todos estão sujeitos a crítica e a errar.
    Só considero injusto que aos olhos de alguns toods os méritos das nossas conquistas se atribuam a todos menos ao homem do leme que é o treinador e com mais ou menos erros tem feito um excelente trabalho e apresentado resultados.
    .
    .
    Como defeitos:
    1-considero que na sua chegada ele teve dificuldades na forma como encarava os jogos fora contra grandes equipas.
    Mas foi algo que ele próprio também foi aprendendo e melhorando...
    .
    Os treinadores tal como os jogadores também evoluíam e Jesualdo tem estado em constante evolução.
    .
    2-Nos jogos com o Sporting nos anos anteriores tinha a mania de alterar a táctica por causa do Sporting e quebrando assim as rotinas da equipa e eu era um grande crítico disso.
    ..
    3-Isto é meio culpa de Jesualdo meio culpa da Sad. A falta de aposta nos jogadores formados na casa. Helder Barbosa principalmente chocou-me.
    Veio a meio do ano e foram-.lhe dadas tão poucas oportunidades comparando com as que tiveram alguns estrangeiros colocados pela Sad como Mariano.
    .
    .
    4- Este ponto 4 sei que é complicado de criticar porque Jesualdo não é Mourinho nem tem a idade que Mourinho tinha quando cá chegou...Mas acho que ele por vezes devia bater o pé aos reforços que lhe impingem ano após ano,contentores e contentores que ele tem que aguentar porque são activos e não podem ser desvalorizados...
    .
    Mas sabe-se que no dia em que ele tenta-se criticar oque fosse seria automaticamente despedido...Se mesmo ele caladinho trabalhando e apresentando resultados com o que lhe dão já é colocado em causa,imaginem se ainda se intrometesse na comissão de alguns...
    .
    .
    Há depois pontualmente opções que eu tal como qualquer outro treinador de bancada posso concordar ou discordar...Por exemplo a opção por Mariano tantas vezes, Pedro Emanuel no último jogo a lateral...
    .
    .
    Mas são críticas normais, objectivas e que até faço ao Mourinho e o considero o melhor do Mundo.
    Uma coisa é criticar opções,tudo e todos estão sujeitos a crítica(para mim até o Pinto da Costa,para outros não...) mas uma coisa é criticar outra coisa é colocar em causa a capacidade e qualidade das pessoas.
    .
    E isso nunca colocarei.Porque efectivamente Jesualdo Ferreira é já por tudo o que se tem passado nestes anos um dos treinadores mais importantes da história do clube.
    .
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  50. entendidos ricardocosta.
    Bem sei que é um blog de portistas,só é pena alguns olharem só para um lado mas isso obviamente acontece em todos os clubes. Sempre tive esse respeito

    Ricardocosta, pedia que visses por exemplo o comentário do luis negroni,só isso, pedia-te esse grande FAVOR e depois diz-me quem faz insinuações e provocações. Apesar de jogar em casa(blog de portistas) não deveria ter esse direito


    Obviamente nem me darei ao trabalho de lhe responder; É um blog de portistas,mas acima de tudo tou em crer que se esteja perante num blog de desportistas

    Em paz e votos de muita sorte para o jogo contra o Atlético
    Sorte esse que obviamente não desejo contra o Leixões, não sou hipócrita
    Bons jogos

    saudações desportistas

    ResponderEliminar
  51. Oh freak

    Sabes qual é a alegria de conquistar uma Taça Uefa ao vivo?

    Sabes?

    Pois! Não sabes!

    Só sabes é vê-la a ir de vela - AO VIVO!!!

    Xau!

    Abraço à DRAGÃO!!!

    ResponderEliminar