28 março 2009

O essencial e o acessório

O FC Porto vai disputar os quartos-de-final da Liga dos Campeões com o Manchester United, uma equipa que por acaso já eliminou duas vezes em provas da UEFA. Em vez de recordarem essas façanhas, de se congratularem com a vinda de Cristiano Ronaldo e Nani a Portugal, ou de avaliarem o mau momento da equipa inglesa que tem delapidado a sua vantagem no campeonato doméstico, houve jornais que preferiram dar eco às velhas bravatas de sir Alex, esquecendo que ele as engoliu em seco depois do célebre golo de Costinha em Old Trafford.

Naturalmente, o inglês disse, como lhe compete, que o FC Porto era o adversário que pretendia. É normal porque conhece bem o futebol português e porque parte com a vantagem que resulta da diferença de orçamentos entre os dois clubes, que é de doze para um. Curiosamente, Jesualdo Ferreira disse precisamente o mesmo, ou seja, que o sorteio correspondeu à sua preferência, porque fará história se eliminar o campeão europeu. Com dois treinadores tão felizes, veremos o que acontece em Abril. Há uma coincidência feliz: este ano, a data da final coincide com a do célebre jogo de Viena, em 1987, em que por acaso também não éramos levados a sério…

Por cá, a final da Taça da Liga correspondeu inteiramente às expectativas. Depois da questão da reinterpretação dos novos regulamentos, depois de sucessivas arbitragens isentas (de avaliação, é claro), depois do jogo invisível na Madeira (inspirado num célebre filme de César Monteiro), a final conseguiu ser a cereja no bolo da vergonha, com violência, pouco fairplay e uma arbitragem «à Lucílio», em que o internacional quis homenagear condignamente o cinquentenário do caso Calabote. Afinal, quem tem razão é o presidente do Benfica, que vai gritando que o futebol é uma mentira.

Rui Moreira in A Bola.

6 comentários:

  1. Mais uma vez as pessoas surpreendem-me: -Ontem jogaram no Bessa, Boavista e Benfica, jogo de solidariedade para auxiliar as finanças do Clube da Avenida...É caso para perguntar, então não foram aqueles os meninos que ajudaram a enterrar o Boavista e o mandaram para a segunda Divisão?...Como é possível que se esqueçam princípios em nome do dinheiro? Bem sei que Àlvaro Braga Júnior é um mercenário do dirigismo, mas mesmo assim...
    Dizem-me que foi a PT a organizar o encontro, pois, se calhar é verdade, mas então não poderiam ser outros os convidados?...Ainda por cima a maior parte da assistência era gente ligada ao Benfica! -Nada de surpreendente, para os lados do Bessa mora muito "boa gente" com muito más ligações.Mas cheira-me mais a encomenda. Algo me diz que os "Besseiros" vão voltar às origens, vão voltara a ser os subservientes habituais.
    Talvez esteja em curso a implantação de um "Sistema tipo 2".
    O Benfica está a levar com os pés do Sporting e vira-se como já se virou durante décadas, para os lados da Rotunda!...
    Morgadinha, vamos lá, está na hora de recomeçar a trabalhar, InBestigar, Inbestigar!...

    ResponderEliminar
  2. Poderão dizer-me ainda que é uma questão de Consciência, peso na Consciência, não acredito, só sente peso na Consciência, quem tem Consciência e eles não têm tal atributo.
    Algo está a mudar na correlação de forças do Futebol Nacional...A Selecção joga no Dragão e os Gays vêm jogar ao Bessa e oferecer 60 mil limpos de Impostos ao Boavista!
    Tassssssssssss.....

    ResponderEliminar
  3. Meireles,

    Será que o Taberneiro vai levar a taça de campeão para a entregar ao FC Porto?

    Será que esta besta ainda tem o descaramento de aparecer no Dragão?

    E se aparecer, não há ninguém que lhe acerte com uma taça nos cornos?

    Será que lhe vai ser permitido andar impunemente no nosso estádio? Onde está a nossa vergonha na cara? Vamos receber em nossa casa a besta que nos está a roubar o que é nosso? Se isso acontecer, os nossos dirigentes têm que borrar a cara com merda.

    ResponderEliminar
  4. Vieram os encornados ajudar a salvar o mesmo Boavista que tinham antes condenado. Que bonito, que comovente. De ambas as partes. Uns, pelo "arrependimento", os outros por "perdoarem" aos seus "algozes" e com eles "saudávelmente confraternizarem".

    Falando a sério, a pena que tenho do Boavista ter descido e eventualmente descer ainda mais e até desaparecer - parece que afinal o SLB não quer isso - é nenhuma. Se há clube, a seguir ao SLB, onde práticamente cada adepto é um anti-portista primário, esse clube é o Boavista. Não conheço um único adepto do Boavista que tenha como 2º clube o Porto, nunca ouvi falar, mas conheço dúzias, centenas, inclusivé figuras públicas, que são benfiquistas e sportinguistas assumidos.

    E viu-se isso, quando o Boavista estava em grande e detinha o poder na Liga. Foi dos períodos em que o Porto foi mais perseguido e deitado abaixo pelos órgãos da Liga, pelos árbitros e pelo Boavista. Boavista e Liga da altura que se comportavam sempre como aliados do Benfica.

    Portanto, que vão ao fundo que não se perde nada.

    ResponderEliminar
  5. Relativamente ao Taberneiro temos que ter alguma inteligência, umas valentes assobiadelas se ele aparecer pelo Dragão OK, mas mais do que isso é preciso ter cuidado e mostrar alguma diferença, aquela diferença de eu falo muitas vezes, não oportunista, mas real e não esqueçam que "eles" estão à espera de tudo para nos poderem tramar ainda mais!
    Portanto não lhes queiramos dar razões para eles se mostrarem como vítimas, recordem o que aconteceu ainda esta semana com o Ricardinho Costa, para quase todos quem esteve à porta da Liga fomos nós Portistas e mais ninguém...Esta é que é a visão Oficial! Por favor não esqueçam e sejam inteligentes se não puderem ser outra coisa.

    ResponderEliminar
  6. Toalmente de acordo com o meirelesportuense. Uma assobiadela monumental é a forma certa de mostrar ao... mostrengo o sentimento dos portistas. Qualquer acto incorrecto, por mais inócuo que pareça, é dar trunfos aos inimigos, e eles estão atentos. Temos de marcar a nosso diferença pela positiva e não descer ao nível deles.

    Quanto ao Boavista, já tinha pouca simpatia por eles. É possivel que haja, mas também não conheço nenhum boavisteiro, que não seja antiportista. Acho que o Boavista deveria ter descido de divisão, mais, acho que nem sequer reúne condições para disputar provas profissionais, o que aliás, julgo que vai acontecer brevemente, mas não pelos motivos que foi condenado. O Boavista foi vitima da tenebrosa cabala montada para atingir o FCP.

    ResponderEliminar