07 julho 2009

Agora Lisandro, e depois?...


Pode haver um cenário idêntico ao do Verão passado, com o "receio", menos credível, de Bruno Alves sair: a equipa irá ressentir-se e Jesualdo sofrerá o mesmo, sobrando a incógnita quanto ao sucesso da reformulação. Falcão dragão para comer a águia.


Foi-se Lisandro, mas a saída deste era mais expectável do que a de Lucho. Mesmo assim, por 24 milhões de euros... tomara muitos mais fossem assim. Gracias Licha y felicidades.

Os adeptos claramente que não gostam destas coisas, embora seja bom ouvir o tilintar do dinheiro no cofre. Uns papalvos já asseguram que o melhor era amortizar o passivo com todo o dinheiro ganho, em vez de comprarem-se dois ou três jogadores, e duvidosos certamente porque as certezas abundam só no recreativo e no desportivo da capital, de que depois se passaria a época a reclamar pela sua falta...

Lucho foi um soco no estômago, necessitando de boa capacidade de digestão e da capacidade de gestão da SAD a não "cortar as pernas" ao seu Comandante pelos gratos serviços. Licha já era um caso eventualmente perdido e que estava ligado à situação de Lucho, porque pareciam gémeos e o avançado quiçá vivia em função do médio tal a sua amizade. O destino de um parecia arrastar o do outro.

Podem sobrar críticas e lamentos, para mais quando o acréscimo de ganhos do FC Porto em 4 milhões de euros por cada um não dará nunca 8 milhões, pois o sucesso de um será o insucesso do outro. Para piorar, estamos a falar dos 2º e 3º classificados do campeonato francês, suplantados pelo Bordéus, orientado por Laurenc Blanc e onde alinha o ex-maritimista Wendel...

De Lisandro Lopez, cujo nome ecoará para sempre no Dragão tal como o de Lucho Gonzalez, ficará o sincero agradecimento pelo que deu a conquistar ao FC Porto, até a última Taça no Jamor.

Uma boa maquia e 4 milhões em caixa mais certos, se não for por ele será por Lucho.

Resta que, nestas coisas do mercado, e apesar de muitos negócios anunciados e abortados (veja-se Cissokho pelos motivos mais inacreditáveis como a dentição do jogador e a falta de dentes do clube que teve mais olhos que barriga), entre tantos valores anunciados pelos papagaios de 15 milhões para aqui, 10 para ali e 20 para acolá, há clubes que não concretizam a sua vontade.

Terá sido o caso do Benfica por Falcão e difícil é não admitir que o FC Porto tem argumentos mais fortes para convencer o jogador, detentor de metade do seu passe, além do River Plate, outro caído em desgraça. Uma prova da força do FC Porto sobre o Benfica, como marca internacional e como ascendente psicológico, já comprovada em tantas situações recentes.

Mas os adeptos, sempre lamuriosos, choram a perda de Lucho e Licha e ainda temem a saída de Bruno Alves. Bom, como está estabelecido o preço, quem bater os 30ME leva-o. O propalado interesse do Barça terá de ir além do ensejo de meter o avançado Keirrison no negócio, aliás um jogador que ainda nem está comprado e há muito o Barça hesita em fazê-lo, indeciso no mercado para arrelia de Guardiola que começará a época sem um reforço. Estamos a falar do Barça do "triplete", pelo qual teve de pagar prémios milionários e renegociar dívida bancária para satisfazer esse compromisso com o plantel.

(xiu, agora em silêncio, fechem os olhos:
Imaginem, o Barça do "triplete" em horas angustiantes a fazer contas e abram, agora, os olhos para ver o que certos clubes gastam sem ir à Champions por dois anos seguidos... e não estamos a falar do Lyon nem do Marselha)

Vai sobrar no Dragão os anseios como no Verão passado sem Paulo Assunção, Bosingwa e Quaresma. Vão subsistir as críticas enquanto os resultados não correrem bem e Jesualdo terá as mesmas dores de cabeça. Não se sabe se a época acabará bem ou mal, é difícil repetir a proeza da época passada em que poucos acreditavam e nenhum vislumbrava sequer, nem o mais optimista. Teremos porventura o mesmo Outono de sofrimento e abatimento, mais do que agora. Mas o FC Porto sobreviveu e ganhou e nada diz, conhecida a experiência, que parta agora diminuído ou enfraquecido. Perdeu bandeiras, mas resta-lhe a alma e uma boa maquia para refazer a máquina, haja paciência.

Mas Bruno Alves não sairá por menos do que a cláusula, porque o FC Porto não estará necessitado de vender. Falcão deve render Lisandro e este é mais incógnita do que Belluschi para o lugar de Lucho. Mas o futebol faz-se disto e ainda bem. Há um mês o mercado parecia "morto" e está palpitante como nunca.

Enquanto a ressaca ainda não parou com a bebedeira portuguesa por Cristiano Ronaldo, nem as tv's nacionais perceberam esta manhã que um clube português confirmou a sua aura de vendedor emérito e exportou mais um produto por 24 milhões de euros. Até parece normal no FC Porto e é a base do crescimento do clube e da competitividade do seu futebol, o que deve ser enaltecido sem reservas mentais. É tão vulgar isto suceder como serem propalados valores idênticos a supostas estrelas do Benfica e do Sporting: o primeiro só vendeu Simão e por menos de 20 milhões apesar dos 24 anunciados, o segundo vendeu Nani por 25 há dois anos e tão cedo não se aproximará dessa fasquia que começa a ser normal no FC Porto ao ponto de passar quase despercebida nas televisões que costumam decalcar o que vem nos jornais.

Mas como temos de contentar-nos com os gastos sumptuários do Real Madrid, a fiesta brava segue na Monumental barraca da persistente falta de tacto jornaleiro-televisivo que nos brinda constantemente com o mais bacoco provincianismo.

Mas já viram a vantagem de Cristiano Ronaldo não (poder) ser mais vendido até ao final da carreira? De que falarão doravante as televisões, sem TGV, nem NAL? De Jesus e sus milagres? De Reyes de pés de barro? Ou do roteiro da noite de Madrid?

Não, aposto na comparação entre os 5 milhões do Saviola e os 5 milhões do Belluschi!...

141 comentários:

  1. Lisandro, uma peça crucial no plantel portista :S
    E agora, ?

    ResponderEliminar
  2. o Wendell era do Nacional e não do Marítimo. Já que se fala nele, era um bom substituto do lisandro enquanto avançado móvel.

    ResponderEliminar
  3. Relativamente à saída do Lisandro, temos pena, mas é a vida. Segundo ouvi vai ganhar perto de 250 mil €uros mês. É muita coisa e ele merece. Que eu saiba não nasceu na Cedofeita logo não é obrigado a jurar e manter fidelidade eterna ao clube, como fez há pouco o Cardozo...

    Para seu substituto parece-me que o Falcão é uma espécie de Farias mas mais para o Playboy.

    Tenho uma fezada nesta época para o "Drogba da Reboleira". Atenção Professor, temos aqui um diamante !!!

    ResponderEliminar
  4. O Bruno Alves a sair com 27 tem um preço.

    O Bruno Alves a sair com 28 tem outro preço mais baixo.

    A quantos milhões corresponderá a desvalorização em apenas um ano?

    ResponderEliminar
  5. Parece que o Marselha terá de pagar mais pelo Lucho caso se apure para a Champions, o que dessa forma não inviabilizará nenhum euro extra proveniente do Lyon.

    Parece...

    ResponderEliminar
  6. Tou desolado, mas é a vida.
    As vendas do Lucho e do licha vão deixar macas mas vamos superar, como sempre, as adversidades.

    Creio que o Varela vai ser uma supresa e não estou nada preocupado com a saída do Bruno Alves.

    Espero sinceramnet que não contratem o Falcao, já basta um farias.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Na minha opinião, viria o Obafemi Martins ou então, Gomis do Saint-Étienne!! Jogadores parecidos ao Licha.. relativamente novos, e com muito para dar..

    ResponderEliminar
  8. O Bruno só saírá por 30 tal como o Quaresma só saíria por 30 ou até o Lisandro...
    .
    .
    Discordo totalmente do comentário como já fiz ver no post anterior e ainda discordo dessa tua inveja cega ao CR9...
    .
    .
    Falamos de alguém que bateu um record do Maradona.Um português.
    Maior imagem para promover Portugal do que Madrid e o mundo pararem para ver um jogador português...?Com dirieto a homenagem a Eusébio e ainda com música...portuguesa pelo meio.
    ..
    O Real Madrid num dia promoveu mais o nome do Portugal que o nosso governo em décadas.
    .
    .
    Mas tem gente,principalmnente muitos portistas que não sei porquê sofrem de Ronaldofobia.
    .
    .
    Eu sou portista e admiro o CR9.É bom ter um português melhor do mundo,tal como é bom ter o melhor treinador do Mundo e noites como a dfe ontem só devem encher de orgulho qq português...
    .
    Zé Luis EUA também devems er parvónia,espanha,italia,Brasil etc...É que todos pararam para transmtir em directo a apresentação do CR9....
    .
    .
    Mas nisso podes ter a certeza,nunca darei pulos de alegria por ver o meu clube vender os seus craques.
    .
    .
    E para de inventatr essa do Lucho.
    .
    O Lucho saíu porque a direcção quis.
    Nunca aceitaram as propostas que fizeram por ele antes,dsta vez que ele nao queria sair(o proprio o admitiu) aceitaram uma dfo Marselha porque andam com a corda no pescoço ao ponto de ja venderem jogadores para o Marselha.
    .
    .
    Prova de que Lucho nao queria sair é que o pp Pint da Costa admite que ele pediu um salário astronómico mesmo pa ver se eles diziam que não pq a vontade dele era ficar no Porto.
    .
    .
    Av diferença é que pela 1ª vez o Porto aceitou uma proposta por ele quando nos tinham dito q ele estava fora do mercado e que era para acabar a carreira no Porto.
    .
    .
    18 milhões não pagam a instablidade que vamos viver e o rendimento desportivo que ele ainda daria e o símbolo que ele já era e ainda nao paga a ausência de liderança num ano em que perderemos 3 capitães e ninguém fala no assunto.
    .
    .
    Como portista estou preocupado e não eufórico.
    Vejo saíds importantes e entradas vejo poucas e pouco sonantes.
    .
    .
    Mais uma para xatear o Benfica...O Falcão ainda há dias me diziam aqui nã valer nada.Agora vem para o Porto já é um grande craque.
    .
    .
    Não é suplente do Renteria na Colombia?Não o conheço,mas dizem que sim, e se o Renteria nao serve porque serve o suplente?
    .
    .
    Dizem que ele é um avançado de área,estático.Já não temos o Farias assim,e ainda a promessa Orlando Sá?Para o lugar de Lisandro precisamos de um avançado mais movel e versátil.
    .
    .saudações portistas

    ResponderEliminar
  9. E Zé Luis no post anterior com alguma arrogância quiseste ensinar-me sobre mercado e como funcionam as coisas...
    .
    .
    Claramente nã me conheces,porque acho que entre tu e eu cheira.me que eu tenho mais conhecimentos do mercado e no mercado qe tu...
    .
    .
    E ára de falar essa ladainha que nao podemos fazer nada,que o Lucho tinha que ir fazer o contrato da vida dele...
    .
    .
    Quando o Porto aceita a proposta o Lucho nem tinha falado com o Marselha e até ficou surpreso porqe antes quis sair para Espanha e nunca haviam aceite uma proposta e agora aceitavam do Marselha.
    .
    .
    Ele estava já conformado e motivado apos a ultima renovação para ser capitão de equipa e acabatr aqui a carreira.
    .
    .
    Ele não tinha vontade de sair.
    O Porto é que teve vontade de o vender como nunca tinha tido antes perante clubes de ligas maiores.
    .
    .Posto isto,o Lucho pediu uma enormidade para ver se o Marselha rejeitava e assim poder dizer que lhe ofereciam pouco e não ficar com relações azedadas com a Sad que queria fazer dinheiro com ele.
    .

    O problema é que o Marselha aceitou e aí obviamente Lucho tinha mais era que aceitar.
    .
    .
    Todos ficaram felizes,a Sad mais porque o queria vender,o Marselha prque ganha um craque acima da sa dmensão e por últim o Lucho fica triste por ir para um clube menor mas recompensado por um grande salário.
    .
    .
    Obviamente que as relações com Pdc ficaram boas,ele aceitou a proposta tal como Pdc qeria.
    .
    .
    O Lhco ao contrário dos dois anos anteriores nunca pediu para sair nem que o Portro conversasse com o Marselha.
    .
    .
    O Marselha nem falou com ele.1º negociou com o Porto e só depois é que falaram de números com Lucho.
    Porque pelo clube em si o Lucho nao se mostrava nada motivado.
    .
    Aliás,prova disso é que nunca ele falou sequer na hipotese de saída,porque ele queria mais q dinheiro jogar numa grande liga e o Porto nao o deixou noutros anos.
    .
    .
    Eel abraçou a nossa causa e pensou que se tornaria aqui símbolo e terminaria a carreira.
    .
    .
    A Sad e o facto de ano após ano por mais dinheiro q entre terem a corda na garganta achou algo diferente...
    .
    .
    Mas se quiseres discutr,ja q és alguém que sabe tanto de mercad e sobre mercado(nem sei qual e a tua formação e conhecimentos sobre o futebol e no futebol) podemos faze.lo.
    .
    .
    E explicas-me como um clube que ganha em 4 5 anos 250 milhões só em venda de passes e champions e apenas investe uns 40,tem a necessidade de tdos os anos vender jogadores...Cada vez mais até.
    .
    .Antes so adfmitia negociar com grandes clubes,agora o desespero é tanto que ate com Marselha ja vai...
    .
    .
    Depois explica-me o relatorio e contas e os mais de 15 milhoes em comissoes e investiga que empresas o recebem e quem são os sócios e aonde fica a sede social...E já agora explica-me o porquê do incomodo das cupulas no peso crescente de Antero na política de contratações e o porquê de uma súbita mudança na política de contratações anunciado pelo próprio...
    .
    .
    Dá-me lá essa lição...Que se calhar eu devo saber mesmo muito pouco de futebol e de mercado
    .
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  10. Tem calma contigo, Ricardo.
    Todos os anos a mesma coisa, tem gente no principio a ferver com pouco

    ResponderEliminar
  11. Tu és aquelee que vinha nos meus posts ameaçar-me a mim,ao zirtaev e a uns não sei quantos não é?
    Aquele que até jurava a pés juntos que me conhecia e que eu era benfiquista não era...?lol.
    .
    LOL.
    .
    Só para confirmar?Já aprendeste a conter essa raiva toda,ou ainda ameaças meio mundo que discorde de ti?

    ResponderEliminar
  12. Amorim:
    .
    O F. C. Porto tal como tudo tem coisas boas e más.
    Temos a melhor estrutura profissional e mais moderna do desporto em Portugal e isso dá-nos muitos pontos.
    .
    Temos um grande presidente que sabe de futebol.
    .
    .
    Uma grande e capaz rede de prospecção.
    .
    Bom trabalho nas camadas jovens infelizmente pouco aproveitado na equipa principal.
    .
    Temos mística,temos cultura vencedora e isso não se compra nem se vende.
    .
    .
    .
    Mas temos os nossos problemas,e eles devem ser debatidos e não cegados apenas pelas vitórias...
    .
    .
    Quem ler o relatório e contas e vir e analisar as contas nestes últimos anos,verá que muita coisa não bate certo...
    .
    .
    E se hoje em Portugal dominamos perante um Sporting que acumula ainda hije ndívidas de gestões desastrosas de décadas anteriores e um Benfica que vive do passado e aposto tudo no presente sem pensar no futur nem ter um projecto.
    .
    .
    O facto é que lá fora em termos de estrutura,e pelas receias encaixadas e pelo valor da nossa marca,o Porto poderia estar num patamar superior de desenvolvimento.
    .
    .
    Com menos meios e resultados desportivos o Lyon soube fazer esse crescimento estrutural.
    .
    .
    O Porto após 2004 e principalmente após a constituição da Sad não o fez.
    Bem pelo contrário durante anos,uma série de pessoas em órbita em relação ao clube ganharam muito á conta dele.
    .
    .
    Queixam-se que as contas estão mal pelos emprestados...E eu pergunto?Quem beneficiou com os contentores que chegaram durante anos de qualidade duvidosa e com cntratos longos para até hoje os andarmos a pagar...?
    .
    .
    O Porto não gasta mais com o seu plantel principal que o Benfica por exemplo.Gasta muito mais é porque tem dois ou 3 planteis espalhados pelo Mundo e que andamos a pagar...
    .
    .
    Agora vendemos o Ibson...Mas com que lucro?Depois de anos em que andavamos a pagar para ele jogar no Flamengo?
    .
    .
    E o Leandro que mal jogou no Porto e até lhe renovamos o contraro para continuarmos a pagar-lhe pa não jogar aqui...

    .
    Alguém me explica quem sai beneficiado com estes negócios?
    .
    .
    Com que empresário mais dinheiro ganhamos e ganhamos aúltima champions com os seus jogadores?Jorge Mendes.
    .
    .
    Porque deixamos de ter quase jogadores dele no plantel pós 2004,e abundaram jogadores representados por empresas desconhecidas no mercado e que têm r sócios pessoas ligadas a pessoas que são administradoras do clube?
    .
    .
    Uma Sad não é brincadeira,há leis que a regulam,e há situação se conflito de interesses se alguém(como chegou a conhecer) decidir e tomar voto em decisões de gestão que lhe podem trazer beneficio próprio e em que é simultaneamente o comprador e intermediário da outra parte...
    .
    .
    As contas e a gestão se fossem mais claras e transparentes logo desde 2004 o Porto hoje nao necessitaria de vender 2 ou 3 jogadores por ano.
    .
    O pior é que de ano para ano a nrcessidade vai aumentando...Ano passado vendemos 2,este ja vão ser 3 ou 4...
    .
    .
    Antes só negociavamos com grandes ligas,agora até já vendemos nossos craques para equipas menores...
    .
    .
    E gozava o Pinto da Costa o Benfica por vender o Simão ao Atlético de Madrid...
    .
    .
    O Atlético de Madrid é bem melhor qe o Marselha actualmente...Aguero,Forlan e companhia e jogam numa grande liga.
    .
    .
    O Marselha nada de relevante faz quer em França quer na Europa há anos.
    .
    ..
    .

    ResponderEliminar
  13. O facto de vencermos não nos deve fazer apagar os olhs aos erros e á gestao q se vai fazendo.,..Hipócritas serão aqueles que se lembrarem disso apenas no dia que perderem...Como fizeram na época do Octávio...
    .
    Aí estava na moda levarem-se faixas a perguntar aonde está o dinheiro e críticas ás comissões...etc...Prontaente silencadas diga-se.
    .
    Basta ganhar e o povo fica contente,e as coisas menos claras são varridas para debaixo do tapete...Mas continuam lá...Mas cmo ganamos tá tudo bem...E no dia qu não ganharmos...?No dia emque a época correr mal e não tivermos 2 ou 3 jogadores para vender...?
    .
    .
    Isso sim deveria merecer reflexão.
    .
    Mas há demasiada gente que prefere mesmo varrer para debaixo do tapete e entrar nos lugares comuns da nossa Sad é qye sabe,o Pdc é quem ganha campeonatos e se nao ganha é culpa do treinador que é burro, treinador esse que nunca tem mérito nas vitórias mas leva com a culpa toda nas derrotas...
    .
    .
    Já Pdc sai sempre por cima,para alguns parece até acima do próprio clube...
    .

    saudações portistas
    .
    .
    .ps-Vila Pouca,sou sócio e tenho as minhas quotas em dia.Não me vês a questionar se és sócio ou não pois não?
    Tens algum problema?Não me conheces de lado nenhum.
    .
    Na blogosfera há batante gente que te pode atestar o meu portismo...Curiosamente grande parte deles também ameaçaste.lol

    ResponderEliminar
  14. Aí apagador! Estás em grande!
    Mas eu tenho todo o tempo do mundo, para ti...

    ResponderEliminar
  15. Ricardo Costa de acordo com a parte da "Mama" e do excesso de jogadores comprados para emprestar.

    Temos 67 tirando os 25 do plantel os 20 juniores ( Que não são caros e devem na minha opinião ficar ligados até aos 22 anos)sobram 22 e não me digam que aqui pelo menos metade não eram dispensáveis. A 40mil euros brutos mes * 22 jogadores = 8,8 M ano

    Qt a parte da organização e estrutura não me parece que tenhas razão, visto que o sucesso desportivo só existe, e essa é a grande qualidade de PdC e AH, aliado uma boa capacidade de organização e gestão, a montante ;) das AQUISIÇÕES SUL AMERICANAS.

    abc

    ResponderEliminar
  16. Poderemos vencer mais 5 ligas seguidas e 2 ou 3 Champions, que o homonimo do pavão da liga, manterá o mesmo discurso anti-SAD.
    Parece um papagaio! Ou fala do Jesualdo ou fala contra a SAD...Vai ver os relatorios de contas de todos os grandes clubes europeus.A começar pelos clubes espanhois. Se não fossem os dinheiros da televisão, muitos já teriam tido o destino do Salgueiros, Campomaiorense e Felgueiras.

    ResponderEliminar
  17. Nuno Machado,totalmente de acordo.
    .
    .
    Outro argumento que me espanta no Zé Luis e noutras pessoas é esta incoerência:

    1- Discordam do artigo do MST dizendo que apesar dos contratos serem para se cumprir o Porto não poderia ficar com o Lucho contrariado...
    .
    Mas alguém viu o Lucho contrariado?Alguém o viu a pedir para sair?
    .
    Contrariado teria ficado quando nao o deixaram ir para a Ligaa espanhola nos dois anos anteriores e não neste que até disse que não pensava sair do Porto e queria acabar a carreira aqui.
    .
    .
    E por essa ordem de razões que os contratos dependem dos jogadores estarem ou não contrariados,como é que tu Zé Luis defendes agora que o Bruno Alves já não tem que sair...?
    .
    .
    Afinal pela tua lógica não devemos ter jogadores contrariados.E aquele que mais manifestou vontade de sair de todos foi justamente Bruno Alves...O Lucho estava motivado para ficar,o Lisandro ficaria apenas se lhe renovassem o contrato colocando-o entre os mais bem pagos.
    .
    Mas Bruno Alves nem renovação nem nada,ele deixou bem claro que aos 27 anos era este o momento para dar o salto na carreira...E falamos para clubes de topo e não para o Marselha ou o Lyon,pois ele nunca admitiu sair do Porto a não ser por uma grande liga.
    .
    .
    Então o Lucho que queria cá ficar,tivemos que o vender senão ficava contrariado...O B.Alves e o seu pai que têm extremado posições e deixado bem claro que ele quer sair,ese deve ficar e aí já não importa se fica contrariado ou não...
    .
    .
    Não notas aí alguma incoerência da tua parte...?
    .
    .
    Mais vale o Porto parar com a história dos 30 milhões,porque aí arrisca-se a ficar mal na fotografia como ficou nos 40 do Quaresma e arrastar uma situação incómoda para ambas as partes até ao último dia do mercado e acabar por vende.lo á pressão...
    .
    .
    Um bom negócio seria vende-lo ao Barça por uns 15 milhões de euros mais a cedência do passe do Keirrison do Palmeiras,que iria servir de moeda de troca com Villa,mas que pelos vistos o negócio já não se fará...
    .
    .
    Keirrison é melhor que Falcão.É dos melhores avançados da liga brasileira,é jovem,tem talento,técnica e faro pelo golo e muitos inclusive clamam por sua chamada á selecção brasileira.
    .
    A sua técnica e faro pelo golo seriam um bom complemento para jogar com Hulk e Rodriguez,mais que Falcão e Farias dois jogadores estáticos de área.
    .
    Keirrison tem mais técnica e mobilidade e é um bom activo pois tem muito mercado e margem de progressão e é conhecido no Brasil e pode chegar á selecção por isso.
    .
    .
    Se se colocar uma proposta nestes termos,espero que o Porto aproveite e deixe de lado a idéia de contratar Falcão só para chatear o Benfica.
    .
    .
    Eu não o conheço,mas muitos portistas que o acompanhavam diziam que ele é mais um Farias e que é muito estático e que era um flop...Que inclusive era suplente do Renteria na Colombia..

    .
    .
    Se era quando ia para o Benfica,não vejo o que muda ele vindo para o Porto.
    .

    Ele até pode ser bom,não vou dizer se o é ou não porque nunca o vi jogar,mas é isso que têm escrito e dito dele e muitos portistas que o viram jogar inclusive.
    .
    .
    Keirrison conheço e seri um grande reforço.Melhor que Saviola no Benfica que vem de dois anos sem jogar quase e é uma incógnita total e com um salário astronómico.
    .
    .
    Keirrison tem vontade de triunfar e qualidade,não viria para cá passar férias.
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  18. Oporto,mas não vês gente a meter dinheiro ao bolso da comissão de jogadores...
    .
    .
    Já te disse,compara com o Lyon,nunca ganhou anto dinheiro como nós,nem a champions nem nada,nem era dos maiores clubes franceses mas aproveitou o dinheiro q fi recebendo,não o esbanjou,foi sério na forma como geriu o dinheiro e cresceu estruturalmente.
    .
    .Ao ponto de hoje ter um orçamento de 160 milhões de euros...
    .
    .
    Em Madrid,falavam que o Calderon ganhava com as comissões e foi logo acusado por falsificação de actos da assembleia e ainda agora responderá por comissões que recebeu da venda de jogadores.
    .
    .
    Nem todos fecham os olhos por esse mundo fora...
    .
    .Tu representas aqueles adeptos que se calam com vitórias...Até ao dia que perderem...aí quando o buraco financeiro já for maior e irrmediável é que se vão queixar...Porque não ganharam.
    .
    .
    A gestão de uma Sad não passa só por vencer campeonatos,porque algum ano perderás,e aí tens que ter capacidade para aguentar sem entrar numa crise financeira aguda...
    .
    .
    Mas isso não interessa não é?Enquanto o Porto ganha tá tudo bem...no dia que perder preocupamo-nos com esses anos de comissºoes,empréstimos,dinheiro esbanjado e distribuido por pequenos círculos...
    .
    Isso sim é de bom portista.
    .
    .
    Aparecer a criticar apenas nos momentos maus quando a equipa perde,e esquecer-se de tentar criticar quando ainda se vai a tempo de corrigir e não apenas faze-lo quando é fácil que é quando se perde...
    .
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  19. Sabes quanto é a divida do Real Madrid?
    Sabes quanto o Real Madrid teve que pagar em comissões pelas transferencias de Kaka e CR9?
    Já ouviste falar no filho do Alex Ferguson?
    E do filho do Redknapp?

    ResponderEliminar
  20. Ricardo,

    "Falar", "falas" bem mas, num tempo de vitórias, jamais terás grande apoio.

    No fim dos 3 anos de jejum, em que, pela primeira vez, o presidente foi contestado, muitos dos que agora te criticam bem o deitaram abaixo. Nesse tempo, houvesse este blog e depressa arranjavas aqui 10 ou 15 para incendiarem a torre das antas.

    Agora, não tens hipóteses. Vais ter que esperar pelo tempo das vacas magras. Serás então "escutado" com muita atenção e levado em ombros. São assim as massas. Voláteis e facilmente influenciáveis pelos resultados. Ainda ouvirás muita gente a dizer que, afinal, tu é que tinhas razão. Até lá, deixa-os andar. Vitórias hoje que o amanhã logo se vê.

    Parece que ainda estou a ouvir o João Loureiro em 2001: «Mas porquê que ainda há gajos que reclamam que estamos a gastar demasiado? O interessa é que somos campeões.»

    Onde está o Boavista agora?

    ResponderEliminar
  21. Não entendo muito as preocupações aqui expressas.

    Até ver, o FCPorto não vendeu mais do que costuma vender noutras épocas. Também não entendo a comparação com 2004 quando sairam, primeiro, Paulo Ferreira, Nuno Valente, Ricardo Carvalho, Deco, Alenitchev e Mourinho e os outros todos logo no mercado de Inverno seguinte. Não faz sentido a comparação.

    São pedras basilares, dir-me-ão. De acordo. Mas muitos outros que sairam não eram? Derlei, Deco, Ricardo Carvalho, Pepe, Quaresma, Bosingwa eram menos importantes? Aliás, se não vendessemos esses, nem teríamos contratado os que saem agora.

    A vida do nosso clube é assim. Não é como os seus concorrentes europeus que vivem em contextos diferentes. E, dadas as circunstâncias, penso que nos temos portado muito bem e temos sabido compensar sempre as pedras que vamos perdendo.

    Não vejo motivos para censuras. A venda de Lucho soube-me a pouco, mas reconheço que dificilmente o FCPorto conseguiria fazer melhor. A do Lisandro foi simplesmente fabulosa. Era um jogador contrariado pela não renovação e que previsivelmente não iria facilitar o FCPorto se continuasse.

    Lembro uma coisa: quando o FCPorto perdeu 2 campeonatos para o Sporting e outro para o Boavista, na época muitos consideravam PC senil e que tão cedo o clube não se erguia. Pois bem, a resposta foi um bi-campeonato, uma taça UEFA, uma champions e uma Intercontinental. Como ressaca destes êxito, com jogadores que achavam não ter mais por onde evoluir no FCPorto provocando uma razia nunca antes vista, o clube escorregou num ano polémico em casos de bastidores. Foi quanto custou para se reerguer e ser tetracampeão.

    Desculpem lá a pergunta, mas estão com medo de quê?

    ResponderEliminar
  22. Pergunte ao Hurakatai II- A vingança e ao homonimo do pavão da liga.

    Essa de nos comparar com o Boavista é brilhante!

    ResponderEliminar
  23. Ricardo,

    Regra de ouro: Não peças ao pessoal para pensar. Esquece.

    ResponderEliminar
  24. Mantém tudo muito simples. O mais básico possível.

    ResponderEliminar
  25. O lyon não tem um estádio para pagar nem a sua respectiva manutenção

    ResponderEliminar
  26. Tem piada ler uma peça qualquer que apenas sabe insultar quando se lhe pede que fundamente o que diz, chamar básicos aos outros.

    ResponderEliminar
  27. Não vou debater nada com o Ricardo Costa, com quem até estou de acordo por vezes, mas sempre gostava de lhe perguntar o seguinte;
    Se aparecer algum clube dos que lutam para não descer de um qualquer país ou um qualquer dínamo lá do Leste Europeu, a pagar 30 milhões de euros pelo Bruno Alves e ele estiver disposto a ir, o Porto deve aceitar o negócio ou não?

    Também gostava de saber, se por acaso acha que algum clube europeu ou mundial, actualmente compra ou vende jogadores sem a intervenção de intermediários, comissionistas, procuradores ou o que quiserem chamar-lhes?

    Gostaria também de salientar, o que me parece ser uma contradição manifestada nalguns comentários. Então critica-se a SAD por vender Lucho pela necessidade de equilibrar as contas, mas por outro lado critica-se a facto da SAD apresentar resultados negativos. Em que ficamos?

    ResponderEliminar
  28. A comparação com o Boavista é manifestamente infeliz.

    ResponderEliminar
  29. Oporto,o Porto tem um estádio para pagar???ahahahaha.
    .
    Estás a brncar comigo,é o qe espero.
    .
    Nem comento isso.
    .
    .
    O Lyon não tem é gente a comprar e a receber dinheiro da sua propria compra...
    .
    O Lyon não tem é uns 30 e tal jogadores com contratos longos emprestados e a paga.los a todos...
    .
    O Lyon soube foi muscular a sua estrutura financeira quando fez alguns bons negócios...
    .
    .
    E agora imagina se para além disso ainda tivessem o rendimento desportivo do Porto na champions e tivessem sido campeões da europa e ganho a enormidade de dinheiro que temos ganho em vendas de passes de jogadores...
    .
    .
    O Boavista é um bom exemplo,obviamente não é comparável com a nossa dimensão.
    Mas um bom exemplo,que enquanto se ganhava tava tudo bem,ninguém se queixava.
    .
    .
    E foi nesses anos que milhões se gastaram e esbanjaram muito mal e o Boavista começou o seu declínio que daria no que deu.
    .
    .
    Também na época se falava que os resltados de João Loureiro falavam por si....Que diabos até diziam-no como um exemplo de gestão...
    .
    Depois viu-se...Agoros os boavisteiros choram...Na altura aplaudiam....Afinal tavam a ganhar.
    .
    .
    .
    Em Roma a isso chamava-se pão e circo para distrair e calar as massas...
    .
    .
    .
    Oporto porque aundo o Porto ficou sem gahar campeonatos,aí sim muitos se preocuparam em investigar,em falar de comissões,de caldeiradas, e perguntavam aonde estava o dinheiro?
    .
    .
    De lá para cá o que mudou?O dinheiro apareceu foi?
    .
    .
    Pelos vistos esta necessidade compulsiva de vender todos os anos cada vez mais agravada desmente isso...
    .
    As pessoas não estão éão interessadas porque o clube ganha.
    .
    .
    Este ano foi reciso um grande trabalho de Jesualdo ao substituir com jovens 3 jogadores importantes...
    .
    No ínicio algém apontou o dedo á dificuldade criada por 3 saídas impoirtantes já depois de outras duas no ano anterior...?
    .
    Não,era o Jesualdo que era burro...
    .
    .
    Acabaram todos de sorriso amarelo a aplaudirem e a cantatarem o seu nome no estádio depois de ser campeão...
    .
    .
    Se não fosse o excelente tecnico que é e nao fizesse uma equipa nova em tempo record,aí ele seria o burro e sera demitido.
    .
    As culpas seriam todasd para ele,0 para a Sad e menos q 0 para Pdc obviamente.
    .
    Contratar-se-ia outro treinador e aí se ele nao ganhasse só aí se calhar começariam a pensar em questões estruraia do clube...
    .
    Só a muito custo o fariam...Como o fizeram na época do Octáveio porque aí batemos o fundo em termos desportivos.
    .

    ResponderEliminar
  30. Nelson,se alguém pagar 30 milhões de euros pelo Bruno até podia ser o Benfica que o Porto nada poderia fazer,pois esse é o valor da sua cláusula.
    .
    Respondido portanto.
    .
    .
    2-Os intermediários.Todos os clubes negoceiam com intermediários,o que não acontece tão frequentemente é clubes contratarem jogadors só para alguns dirigentes que têm interesse próprio no negócio ganhem comissão.
    .
    Nem é comum veres na Europa do futebol um clube com uns 30 jogadores emprestads e com o clube a suportar grande parte da massa salarial.
    .
    3-Nao se crtica o facto de o Porto ter que vender para equilibrar as contas.Critica-se é a gestão pouco clara e transparente que faz que depois de tanto dinheiro ganho na venda de jogadores e nas boas participações na champions,inexplicavelmente as contas estejam cada vez piores e a necessidade de vender de ano para ano seja cada vez maior...
    .
    Principalmente quando a ordem natrural das coisas numa gestão clara e transparente seria caminharmos para outro nível de desenvolvimento e chegarmos perto da elite europeia e tal como o Lyon chegarmos a um ponto em que sobrebvivemos bem sem vender jogadores todas as épocas.
    .
    O facto de não termos tido essa gestão clara e transparente e que hoje nos faz ter que vender todos os anos para as contas não irem para o vermelho é o que se critica verdaderamente...
    .
    .
    acho que respondi a tudo.
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  31. E a divida do Real Madrid?
    E as comissões que foram pagas com as transferencia de Kaka e CR?
    Continuo à espera de uma dissertação tua...

    ResponderEliminar
  32. Ricardo,

    Pedires a este pessoal que compreenda o que dizes é o mesmo que pedires a um cego que nunca tenha visto que compreenda o que é a cor azul. É impossível. Só quando o cego abrir os olhos saberá que é a cor mais linda. Da mesma forma, só quando este pessoal abrir os olhos perceberá.

    ResponderEliminar
  33. Em relação ao estadio, rectifico:

    A Porto Estadio tem um estádio para pagar e para manter...

    ResponderEliminar
  34. O Real Madrid é um caso aparte.Não está sequer na galáxia do Porto.
    .
    .
    O Real Madrid tem a maior d´vida do Mundos e calhar do desporto.Mas simultanemanete é o único que consegue acabar com ela em 3 penadas com as receitas que gera.
    .
    .
    Conheces alguma instituição no Mundo que com uma dívida dessas,consiga um crédito nos maiores bancos de Espanha de mais de 200 milhões de euros...?
    .
    .
    Os bancos não querem perder dinheiro.Emprestam porque sabem que o Madri consege gerar mais receitas q qaçlquer um.
    .
    O importante não é a d´vida é a capacidade de poder abater o passivo com o activo.E o activo do Real Madrid,entrando só pela questão do valor da marca é gigantesco...Como o Porto nunca será.
    .
    .
    Não são realidades sequer comparáveis.
    .
    .
    Comissões do Káká e do CR9?Nenhuma foi parar aos bolos de nenhum dirigente ou familiar ou sócio de algum administrador do Real Madrid pois não?
    .
    .
    Aliás nesse aspecto o clube tem uma espécie de carta de procedientos que segue á risca as recomendações da Fifa da percentagem que se deve dar numa intermediação...
    .
    .No dia que alguém a rompeu...O Calderon neste caso,todos lhe cairam em cima e o criticaram e vai ser julgado por isso e outras coisas...em tribunal!!!!
    .,
    A própria imprensa de Madrid investigou e o arruinou por ele ter tentado meter dinheiro ao bolso do clube.
    .
    .
    Respondido.

    ResponderEliminar
  35. Oporto,a Porto Estádio que tem a ver com a Porto Sad?.
    .

    ResponderEliminar
  36. E fica sabendo que só com os apoios e a construção do Dolce Vita entre outros sponsors assocados á construção do estádio,isto para além dos naming rights das bancadas etc o estádio ficou praticamente pago.
    .

    ResponderEliminar
  37. Essa historia que contas do Calderon não é bem assim.
    Olhe que vivo em Espanha e leio jornais todos os dias. O nome Nanin diz-lhe alguma coisa?

    ResponderEliminar
  38. Acredita que o Florentino Perez está no Real Madrid para perder dinheiro?
    Porque é que ele voltou?

    ResponderEliminar
  39. Para todos que leem este blog. O Ricardo Costa defende a politica de endividamento do Real Madrid, porque é um caso a parte.
    O paladino do equilibrio financeiro da SAD portista, afinal considera correcta a politica do real.
    Não faltará muito e estará a elogiar a gestão do jagunço traficante que preside ao clube que costuma fazer as coisas pelo outro lado...

    ResponderEliminar
  40. Ó Ricardo Costa, o problema do Boavista, é completamente diferente do Porto. O problema do Boavista é que gastou milhões, mas nunca ganhou milhões, gastou muito acima do que tinha. O Porto gasta milhões, mas ganha milhões e essa diferença é decisiva.

    Numa coisa, mais uma vez, estou de acordo com o Ricardo, é justamente na qualidade do treinador e na sua capacidade para encontrar soluções para os problemas levantados pela saida de jogadores nucleares, como já o demonstrou cabalmente. Mas não acha que também há mérito, não só de quem o escolheu, mas lhe proporcionou a renovação do contrato excepcional?

    ResponderEliminar
  41. Antes da ta pergunta qe acho algo estranha...Pergunto e Pinto da Costa porque é presidente do Porto há tantos anos...?Para perder dinheiro?
    .
    Parece-me desadequada essa pergunta.Acho que ao contrário de outros,ele está no clube por amor ao clube e a ambição de faze-lo cada vez melhor,pena que nem todos que o rodeiam se guiem pelos mesmos interesses.
    .
    agora respondendo á tua pergunta:


    Porque é uma pessoa extremamente ambiciosa.
    .
    .
    Saíu quando o projecto fracassou no segundo mandato,mas sempre teve a ambição de voltar e provar que era capaz de ganhar tudo outra vez.
    .
    .
    O Perez não precisa de comissões,não o confundas com outros que conhecemos por cá...O Calderon talvez,o Perez não.
    .
    O Florentino Perez caso não saibas é só uma das pessoas mais ricas de Espanha e mais brilhante em termos empresariais,as suas empresas são altamente lucrativas e é conhecido por ser um gestor.
    .
    É director da ACS das maiores empresas de construção em Espanha e não precisa de remuneração no REal Madrid.Nem precisa do Real para nada,porque é um homem rico e de sucesso nos negócios e na sua área.
    .
    .
    Em termos empresariais é das pessoas de maior sucesso em Espanha.
    .
    .
    Mais uma
    respondido.
    .
    Mais perguntas?

    ResponderEliminar
  42. Depois da bajulação ao Jesualdo, agora a bajulação ao Florentino...

    ResponderEliminar
  43. Quanto ganha o Lyon com as transmissões televisivas?

    E que tal falar, no defeso, do mercado? Com tão bons conhecedores...

    Na minha opinião faz mais falta um Licha que um Lucho! E esse sim, deveria ser o capitão! À Porto!

    Tranquilos que o grande JuJu dará conta do recado. Já o fez no passado, obviamente fará agora. Os jogadores são secundários. Estarei errado?

    ResponderEliminar
  44. Oporto,isso é uma visão algo básica do que é as finanças de um clube,Sad ou o que seja..
    .
    Em qualquer sociedade ou empresa o importante é que o passivo seja passível de ser coberto pelo activo.
    .
    E os activos do Real Madrid só em termos da força e valor da marca do maior clube do século não tem preço quase...
    .
    .
    Comparares isso ao Porto é totalmente fora de contexto...E é algo básico a forma como já me colocas a apoiar a gestão do LFV no Benfica e tudo...
    .
    Mais vale continuares a fazer perguntas e eu a responder,que tu a responderes e mal por mim.
    .
    .
    .
    .
    Nelson,eu não disse que o problema do Boavista era igual ao nosso.Disse que era parecido o facto de os sócios do Boavista na altura estarem também despreocupados e silenciados pelo sucesso desportivo sem se importarem com o que se passava na gestão financeira do clube.
    .
    .
    Fala.se de estádios.O Porto,Benfica e Sporting não tiveram problemas nenhuns em os pagar...Problemas tiveram clubes como o Boavista que dependia de ajudas de autarquias etc que nunca apareceram...
    .
    .
    A parecença fica-se só mesmo no facto de també na época não se valorizar o q se passavam nas contas do Boavista,só porque o Boavista ia ganhando.
    .
    .Obviamente que os problemas e as dimensões dos clubes são totalmente distintas.
    .
    Nelson o Porto não gasta milhões.Pelo menos não os investe.
    .
    .
    O Porto ganha 250 milhões e deles se nvestiu 40 foi muito e falamos em ns 5 anos.
    .
    .
    O problema é que o Porto parece um saco roto...Entra muito mas não fica lá nenhum e ano para o ano volta-se a encher para nada lá ficar e assim consecutivamente.
    .
    O problema passa por aí e nas despesas desnecessárias com custos com o pessoal e na distribuiçõs de prémios e dividendos por administradores em fases decisivas para o reforço da estrutua económica do clube e na política de cointentors que durou anos demais e ainda hoje a pagamos....
    ..
    .
    .
    Não é por acaso volto a salientar que Antero anunciou num recado que considero mais para dento que para fora que o Porto mudaria de política de contratações e apostaria no mercado nacional...
    .
    .
    So o fez pela última vez por imposição de Mourinho e com os resultados que se sabem...
    .
    .
    Porque antes e depois não se fazia nem voltou a fazer...?Quem ganhava com os contentores de sul americanos?
    .
    .
    Qe agora fica chateado com o crescente peso de Antero Henrique na estrutura do Porto no que diz respeito ao futebol...?.
    .
    .
    Claro que é um mérito inegável por parte dele e do presidente em renovarem o contrato a Jesualdo.Aliás é da mais elementar justiça...
    .
    Injusto foi quando as coias corriam mal andarem a lançar-se para fora nomes como Paulo Bento e pior ainda o Jorge Jesus o "mestre da táctica" que ficou atrás do Nacional do Manuel Machado.
    .
    .
    O Porto tem gente competente e vários sectores,a prospecção é um deles,temos uma excelente rede de olheiros.É preciso e deixa-los trabalhar como se tem feito e não contratar jogadores uplentes do Lanus e outros que tais que dão uma bela comissão mas nada dão ao clube...
    .
    .
    Basta ver de 2004 com ma equipa com grande paere de jogadores representados pelo melhor empresário do Mundo o Jorge Mendes e aquele que mais dinheiro nos deu a ganhar,passamos a recrutar jogadores de quwe tipo de empresas como intermediárias...?
    .
    .
    Quem são os seus sócios?
    .
    É só ver o relatório e contas e pesquisar sobre essas empresas e encontrarão respostas.

    ResponderEliminar
  45. Em termos financeiros é já mais um defeso milionário para os cofres do Dragão.

    A venda dos dois argentinos acabam por ser previsíveis, a de Lucho menos do que a de Lisandro. O primeiro, ditada pela necessidade de vender, quiçá para influenciar o exercício fiscal, face à renúncia do Milan na contratação do Cissokho e à indefinição da hipotética venda de Bruno Alves ao Barcelona, o outro pela sua vontade de sair.

    Creio que nestas circunstâncias a SAD fez o que competia.

    Acredito na capacidade habitual para arranjar as soluções que nos mantenham na rota do Pentacampeonato. Com A, B ou C, havemos de o conseguir.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  46. Oporto não tenho culpa que desconheças os temas quw falas e depois te sintas ofendido por eu saber mais que tu e te responder a todas as tuas perguntas com conhecimentos e informações quando tu e dragõs de vila pouca respondem com provocações e insultos...
    .
    .
    Perguntaste,eu respondi?Não sabias?Não tenho culpa.
    .
    .
    Dragão ei nunca disse que o Hulk era mau,disse e volto a dizer qe o valor de mercado dele não era 10 milhoes de euros.
    Tal como nao era ne que fosse o CR7 a jogar na 2ª liga japonesa...
    .
    .
    Convém lembrar que CR hoje melhor do Mundo,ja a jogar na Europa custou o preço do Hulk quase.
    .
    .
    Aliás sobre a tranferência do Hulk teria várias histórias interessantes para contar...Que passam pela forma como ele cá chegou e por onde ele passou etc,mas por uma questão de ética profissonal não o vou revelar apesar de quem é do meio futebol sabe o que se passou...
    .
    .
    Mas felizmente o nosso departamnto jurídico que é excelente aí esteve em grande e evitou males maiores.
    ..
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  47. Vais-me dizer que os activos da SAD não ultrapassam com enorme margem o passivo?
    Ou estás de má-fé, ou estás-te armar em chico-esperto que tem a mania que sabe tudo, ou já estou com o vila pouca, tu de portista não tens nadinha...

    ResponderEliminar
  48. Eu gostava de saber onde o Porto investiu os 40 dos 250 milhoes que ganhou desde 2004? Ou muito me engano ou é um número baixinho...

    De facto o HUlk não custou quase tanto como o CR. Diria mesmo que custou quase o dobro (18 vs. 10), isto se os restantes 50% valerem igualmente 5 milhoes...

    ResponderEliminar
  49. Oporto nao tenho culpa que tenhas poucos conhecimentos e entres na provocação e insulto e até já questiones o meu portismo...
    .
    .
    O Rui Moreira e o MST que já demonstraram preocupações idênticas e são duas pessoas inteligentes e distintas na sua área também são benfiquistas disfraçados de portistas é isso...?
    .
    .
    Ser portista é ser pouco informado,dizer bem a tudo o que a Sad faz e gritar Pinto da Costa Olé no estádio.´´E isso ser portista?
    .
    .
    Para mim é gostar do clube e preocupar-se com ele.Não apenas se lembrar disso qaundo o clube perde...Aí é fácil aparecer a fazer críticas.
    .
    .
    Há anos atrás diria que sim,actualmente não Oporto.O Porto precisa de vender todos os anos para estar numa situaçao equilibrada,sempre com passivo superior ao activo(o que se compreende e é até recomendável numa Sad) mas sempre com o passivo controlável.
    .
    .
    Mas cada vez mais pela gestão pouco transparente de anos anterores e pela situação económica actual fica cada vez mais complicao controlar o passivosem fazer receitas etraordinárias todos os anos.
    .
    .
    Mas sinal de vitalidade de uma Sad ou clube é a não necessidade de ter que vender todos os anos activos pra ter o passivo controlado.
    .
    .
    Dragão de Vila Pouca informa-te melhor:
    Pizzi foi desejo expresso de Pinto da Costa que sempre admirou o jogador so que nao o conseguiu contratar na boa fase da sua carreira e então trouxe-o na fase decadente.
    .
    Quintana e Esnaider nunca foram representados por Jorge Mendes.
    .
    Jorge Mendes na altura com boas relações com o Porto intermediou a tranferência mas pouco ganhou com ela,poeque Esnaider chego por emp´restimo com opção de compra.
    .
    Ganho apenas pelo se trabalho de ter sido ele a negociar em vez do Porto.
    Uma vez que ele nem era empresário do jogador.
    .
    .
    Jorge Mendes foi aquele que nos de a ganhar 20 milhoes por Paulo Ferreira,5 milhoes por MOurinho,30por Carvalho,15 por Deco mais Quaresma30 por Pepe,30 por Anderson agora junta tudo isso e kais alguns que nao me vêm agora á memória e faz as contas...
    .
    .
    .
    Agora diz.mne quanto ganhamos com Benitez,Lucas Mareque,Rubens unior,Leo Lima,Leandro etc e vê quem são as empresas que os colocaram no Porto e quanto ganharam em comissão...
    .
    Mais do que o clube ganhou com eles certamente.
    .
    .
    É divertido chamares.me benfiquista por não teres argumentos, e andares de blog em blog a dizer que todos aqueles quer nao concordas são benfiquistas e até que os conheces e a ameaça-los fisicamente e tudo...
    .
    Ah que grande Portista que nos saiste ja viste?lol

    ResponderEliminar
  50. Há por aqui mt gente mal formada, não percebo pq não podemos todos discordar um dos outros, ter as nossas próprias opiniões e mesmo assim sermos todos portistas, igualmente portistas!
    tem de aparecer logo gente a ofender, sim, porque isto de chamar benfiquista a alguém não se faz!

    é normal o Ricardo Costa ter as suas dúvidas em relação à gestão do porto, é um facto que ganhamos e isso ninguém esquece mas que há coisas que não correm bem isso há e é cego quem não quer ver!

    Não será tão mal como ele faz parecer mas também não será tão perfeito como outros querem fazer parecer!!

    No final todos somos portistas e todos desejamos o melhor para o porto, é normal que depois da perda de 2 grandes símbolos do clube os adeptos estejam mais quentes, mas vamos dar a volta por cima

    FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  51. Pedro,se me conseguires dizer um só jogador na historia do futebol mundial que saia da 2ª liga japonesa a troco de 5 milhões de euros apenas por metade do preço dou-te prémio...
    .
    .
    Dessa ou de qq outra 2ª divisão de uma liga menor...
    .
    .
    Não confundam valor e qualidade técnica de um jogador com valor de mercado...São coisas distintas.
    .
    .
    O valor de mercado correcto por Hulk indepedentemente das qualidades dele(muito bem trabalhadas por Jesualdo,pois chegou um jogador desenquadrado,individualistas e sem noção do espaço e do momento de tocar a bola) nunca seria 5 milhões de euros.
    .
    .
    Porque para um jogador com um currículo dele,do clube de onde ele vinha sem naturalizações por nenhuma selecção e ainda o desconhecimento de se conseguir adaptar á Europa etc,faria com q nunca pudesse valer 10 milhões de euros...(desconfio que a outra parte do passe vale mais que 5 milhões,caso contrário o Porto já a teria comprado e esse sera neste momento a melhor aquisição que o Porto poderia fazer).
    .

    ResponderEliminar
  52. Ricardo,

    Tu percebeste a minha referência ao Boavista, os outros... não. Tal como já se esperava. Mas a culpa é minha. Deveria ter colocado a referência ainda mais simples e básica. Depois ainda se consideram insultados.

    Recomendo um joguinho de legos.

    ResponderEliminar
  53. Sobre o preço do Hulk era apenas uma questão de rigor. Muito menos que CR.

    Não custou, mas bem que o FCP podia ter 5 milhoes pelo Pauleta.

    Mas ainda espero pelo investimento de apenas 40 milhoes...

    ResponderEliminar
  54. 40 milhões porwue grande parte dos reforços foram partilhados ou com fundos de investimento ou com empresários que detinham partes do passe.Não foi uma conta exacta mais sim por alto.
    .
    .
    Al+as o jornal sport da catalunha fez um estdo sobre isso e demonstrou o Porto como campeão de receitas no eqlibiro entre vendas e investimento que era curto para as vendas q recebia...Investia pouco e recebia muito...
    .
    .
    Mal sabam eles os catalães a situação das nossas contas apesar disso...
    .
    .
    Informa-te por onde passou a transferênca do Hulk,quem intermediou,porque ele nao jogou nos 1ºs jogos de pré temporada e outras situações e saberás porque o valor chegou aos 5 milhões de eurs.

    ResponderEliminar
  55. Ricardo,

    Temos diferenças de opinião em relação ao Jesualdo, mas em relação ao Hulk temos igual opinião.

    O Figger sabe-a toda. Este é dos espertos, mas não é o único.

    Os contornos do negócio são muito interessantes para algumas pessoas.

    ResponderEliminar
  56. Em qualquer processo, o papel de advogado do diabo, tem a sua utilidade, daí o meu respeito pelo Ricardo Costa, Hurakatai II e mais um ou outro portista, sim porque eu não questiono o seu portismo, mas parece-me que também não há necessidade de exagerar.

    Saudações portistas.

    ResponderEliminar
  57. Dragão tu e os teus amigos sao aqueles que controlam quem sai das Assembleias e tem "conversas" sobre o seu portismo...Já vi que grupo de amigos falas...lol.

    .
    .
    Conheces gente?Que bom para ti.Eu não estou ligado nem a nenhuma claque,nem a nenhum grupo nem trabalho para ninguém que tenha qualquer tipo de ligação ao F. C. POrto.
    .
    .
    Apenas conheço o meio,informo.me bem,e sei interpretar os dados que tenho...
    .
    .
    Se sabes muito,pergunta porque é que o Hulk sofreu um desvio tão grande para chegar do Japão ao Porto....
    .
    .
    Aí está,tu és como os boavisteiros na altura...Não interessa as contas,não interessa as comissões nem que se esbanje dinheiro numa gestão pouco clara por vezes desde que o clube ganhe...
    .
    .
    .
    Quanto ao exemplo de gestão do Lyon,eu enalteci a gestão financeira deles,não a desportiva,que tambémn nao é má,visto que agora todos vcs para justificar as vendas de Lisandro e Lucho falam maravilhas da liga francesa...Pois o Lyon ganhou quantas seguidas...7 ou 8?
    .
    Sempre com participações na champions e apuramentos para os oitavos?
    .
    .
    Um clube que há 20 anos era um clube pequeno em França.
    .
    .
    .
    E se leres os meus posts,e é só clicares no meu nome,verás muitos elogios a clube e críticas aos rivais(nesses o pessoal já achava que eu era muito portista).
    .
    Mas por exemplo eu nos momentos dificeis elogiei e defendi o Jesualdo quando quase todos criticavam...Jesualdo não é treinador d Porto...?Então todos os que andaram a dizer mal dele não são portistas pela tua lógica...
    .
    .
    E olha que ele só tem ganho desde que chegou ao Porto e merecia mais consideração.E eu defendi-o contra tudo e todos e no final os títulos e a crítica em geral e os mesmos que antes o assobiavam mesmo a contra gosto tiveram que me dar razão...
    .
    .
    .
    Ps Hurakatai...Se fosse só o Figger a ganhar com isso...

    ResponderEliminar
  58. O Lyon tem mais poder económico que o FCPorto... mas lembram-se dos recentes confrontos directos dentro do campo? Podemos fazer o mesmo exercício com o Marselha também.

    Ricardocosta, para ver se eu entendo de uma vez por todas o teu ponto de vista: qual é o clube cujo modelo de gestão tu gostarias de ver ser seguido pelo FCPorto?

    ResponderEliminar
  59. João,apenas queria que o Porto tivesse aproveitado as enormes receitas para saldar contas,fortalecer a estrutura e chegar ao estado do Lyon no sentido de não ter que vender jogadores todos os anos.
    .
    .
    Aproximarmo-nos mais aos gigantes do futebol europeu e não nos contentarmos apenas em ser melhores em Portugal.
    .
    Queria apenas uma gestão transparente que não tivesse levado o clube a desaproveitar receitas enormes para poder ser hj autosuficiente sem necessitar de vender jogadores todos os anos.
    .
    .
    Queria que acabasssem com os custos enormes de ter uns 30 e tal jogadores espalhados pelo Mundo com contratos longos e acabar com contratações guiadas pela comissão e não pelo interesse do clube.
    .
    .
    Curiosamente muitas dessas medidas foram agora anunciadas e estão a ser levadas a cabo pelo Antero Henriques para desagrado e inveja de alguma gente dentro da Sad...
    .
    .
    Pena ter sido preciso as contas chegarem ao ponto qe chegaram para se acabar com velhos vícios...

    ResponderEliminar
  60. Venha a bola que a malta ainda se atira da ponte abaixo.

    ResponderEliminar
  61. Ricardocosta,

    Quanto à pergunta sobre qual o clube que daria 10M€ por um jogador da II divisão japonesa, a resposta talvez seja nenhum excepto o FCPorto. E porquê?

    Talvez porque o FCPorto terá um departamento de prospecção melhor que a generalidade dos clubes. Se assim não fosse, e sabendo-se o que se sabe hoje, qual o clube do mundo com capacidade financeira para tal não daria neste momento 10M€ pelo Hulk mesmo que jogasse na III divisão do India?

    ResponderEliminar
  62. Ricardocosta,

    Comparas ao Lyon... e nós é que somos apoiantes de circunstância. Que basta o FCPorto começar a perder para atirarmos pedras e tal...

    Lembro que o Lyon, se não me engano, ganhou 7 campeonatos nos últimos 8. E mais? Que ganhou mais?

    Quantos ganhou o FCPorto nos últimos 30? Pois, contentamo-nos em ser os melhores de Portugal. Pois bem, quantos títulos europeus tem o Lyon?

    Já nem falo nas diferenças que o contexto francês impõe em relação ao nosso. O orçamento é maior, as receitas são maiores... por isso foram capazes de investir 25M€ num jogador valorizado por nós.

    Atendendo à relação qualidade/preço achas mesmo o Lyon superior?

    ResponderEliminar
  63. João és muito verdinho e ingénuo...
    .
    .
    Achas que só o Porto conhecia o Hulk...?
    .
    .
    Achas que os 5 milhões foi o clube japonês de 2ª liga que os pediu...?
    .
    .
    Informa-te mais,vê por onde o Hulk passo até cá chegar...dou.te uma pista,nao veio directo do Japão para cá.
    .
    .
    Informa-te sobre os pormenores do negócio e o porquê de Hulk nao poder jogar sequer amigáveis pelo Porto nos seus 1ºs tempos cá...
    .
    .
    O Lyon nºao era nada em França e depois ganhou 7 ligas consecutivas.
    .
    Nã era o Porto,não estava entre os 3 maiores ou 4 de França,nunca esteve.
    .
    .
    As receitas de tv são maioes,as receitas do Porto na champions e na venda de passes desde 2004 supera em larga margem o que eles recebem em receitas telivisivas.

    ResponderEliminar
  64. dragão de vila pouca nao costumo combinar saídas com pessoas que me insultam e ameaçam....Uma questão de príncipio.
    .
    .
    Aonde vou ou deixo de ir tu não fazes idéia,porque não me conheces,apesar de não sei porquê gostares de passar a idéia que me conheces não sei muito bem porquê...lol

    ResponderEliminar
  65. Tenho, com toda a paciencia do mundo, lido os posts do RicardoCosta (com quem até concordo várias vezes) mas...insistir na comparação com o Lyon não tem qualquer tipo de lógica ou fundamento.

    Como frisou o João, além de o contexto ser diferente, o que permite ao Lyon (assim como a qq clubezeco do campeonato espanhol p.ex. que termine o campeonato entre os 6 primeiros) ter um orçamento muito superior ao fcp e poder entrar em loucuras em contrataçoes e vencimentos, é acima de tudo, o valor que recebe das transmissões televisivas. Seja as nacionais como tb a nível dos direitos da champions.

    Como já referiu e bem o Zé Luis, as diferenças a este nivel sao astronomicas...e este é sem duvida, o factor que nunca nos permitirá aproximar da realidade dos ditos países mais fortes (Espanha, França, Italia, Inglaterra, Alemanha).

    Já repararam como quase tds os clubes da liga inglesa e espanhola tem orçamentos maiores que os nossos?!
    A gestão da "nossa" SAD (que está mt longe de ser perfeita) com essas valias, já viram o trabalho e resultados que poderia apresentar?

    Também eu gostaria que depois destes ultimos anos o fcp tivesse dado um salto e se tivesse aproximado dos grandes da Europa. Mas a verdade é que da forma como as coisas estão tal cenário é praticamente impossivel... já muitos fazemos nós com as possibilidades que temos! Ou por acaso vcs ja viram algum dos clubes da nossa "divisao" (psv, celtic, lyon, ajax, olympiakos - os cronicos campeoes dos paises com o mesmo nivel economico que o nosso) conseguir os resultados que nós conseguimos???

    Ab.

    ResponderEliminar
  66. Não me considero verdinho nem ingénuo por não saber, nem estar em interessado em saber, esse tipo de pormenores. O que gosto mesmo é de bola.

    Estou a falar de factos: o dinheiro investido no Hulk é dinheiro perdido?

    É isso que me interessa. Quero o meu clube a crescer ajudado por bons negócios. O resto para mim é conversa... é área que não me interessa. Aqui reside a diferença: considero que essas questões estão bem entregues. Tu informas-te e achas que não.

    Ok, é a tua opinião. Verdinho... sou sócio desde 1977, vejo futebol desde 76. Embora nessa altura não tivesse discernimento, já teria algum em 84 na final de Basileia. E em 87 já não perdia um jogo do FCPorto nas Antas ou quando dava na televisão. Vi muitos jogos no antigo Américo de Sá, durante a minha juventude vi todos os jogos possíveis nas Antas. Desloquei-me várias vezes para ver o FCPorto fora. Hoje em dia, apesar de não ter as mesmas oportunidades, não perco um jogo do FCPorto nem que seja na TV. Nunca perco! Contam-se por os dedos de uma mão os jogos que não pude mesmo assistir nos últimos 10 anos.

    Posso ser verdinho nos negócios, mas não sou no meu portismo. E, sinceramente, nos negócios sou verdinho por opção. Desde miúdo que não senti necessidade para me preocupar com isso.

    Não vejo porque sejas menos verdinho ou ingénuo do que eu sobre o tema que estamos a conversar: FCPorto!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  67. Sou leitor assíduo deste blog, embora este seja o meu 1º post, e não me lembro de alguma vez ter visto este extremar de posições em relação a outros assuntos, daí que também queira deixar a minha opinião:
    1 – Sou totalmente pró Pinto da Costa, embora tenha que reconhecer uma serie de erros e incoerências na gestão do FCP. Erros esses aos quais o PC me parece mais um travão do que um catalisador.
    2-Não compreendo a indignação de alguns Portistas perante quem questiona, e bem (na minha opinião), o paradeiro do dinheiro todo que tem entrado, proveniente das vendas de jogadores do plantel principal ... a mim pouco me importa que o FCP tenha ou deixe de ter passivo, isto porque não tenho conhecimentos na área portanto nem sei se é razão para preocupação ou só uma estratégia de gestão, agora preocupa-me e escandaliza-me esta necessidade, quase vital, de todos os anos vender os melhores jogadores do plantel e obrigar o treinador a começar de novo.
    3- A venda do Lucho, e a má gestão do “problema” Lisandro durante esta epoca (tivemos este ano um Lisandro descontente e evidentemente desiludido com o FCP, por motivos de dinheiro) poderiam ter sido evitadas se o FCP não andasse sempre com a corda ao pescoço em termos económicos... e porquê que havemos de andar sempre com a corda ao pescoço?
    4- porquê que havemos de andar sempre com a corda ao pescoço se temos tido lucros inacreditáveis com a venda de jogadores, temos tido resultados desportivos que eles próprios tem retorno financeiro significativo... então onde é que está o dinheiro? Porquê que aceitamos negociar com o Marselha a venda do Lucho? Porquê que se cometeu a injustiça de não melhorar o contrato ao Lisandro(segundo sei o jogador não exigiu nada de transcendente)?
    5-É óbvio que o Porto tem tido bons resultados com esta politica, mas será que os resultados não seriam melhores se não houvesse esta necessidade de vender vender e vender? Será que não seriamos igualmente avassaladores em Portugal, mas com melhores prestações internacionais?
    6- Na minha opinião há muitos parasitas a servirem-se do FCP para seu próprio beneficio e é dever de um verdadeiro portista insurgir-se contra essa gente... é por isso que somos diferentes da carneirada que a semana passada reelegeu o orelhas para o 3º mandato, eles não pensam, nós pensamos ....
    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  68. O modelo de gestão apoiado pelo Ricardo Costa é o do real madrid. Com o empréstimo para comprar CR9 já vai com um endividamento na casa dos 500M €. Para que não haja duvidas, quinhentos milhões de euros. Claro que a culpa é do Calderon que só teve a culpa de ganhar duas ligas espanholas seguidas.
    O Florentino é tão tão bom que, enquanto modelo de gestor, ganhou tantas UEFA CHAMPIONS LEAGUE e uma Intercontinental, como os sacanas que gerem a SAD do FC Porto. Mais. Os bandidos ou comissionistas da SAD azul-e-branca ainda ganharam mais um Uefa Cup. Falamos de trofeus internacionais.
    Já sei que o bajulador vai dizer que o Real de Florentino espetou-nos 3-1 no velhinho ESTÁDIO DAS ANTAS eganhamos a UEFA CHAMPIONS LEAGUE,porque foi contra o Monaco, que seguramente será outro modelo de gestão...Estou a falar de uma poiante do modelo de Gestão de Florentino, que acenta sobre o endividamento do clube.
    Chegará o dia em que vai ter que vender o mitico Santiago Barnebeu e sair do ayuntamiento de Madrid para voltar a fazer fortuna com o valor dos terrenos, tal como fez, e bem, com os anexos do estádio. Para que as suas empresa de construção possam construir e vender o M2. mais caro do mundo...

    P.S.- Conheço muito bem as empresas de D. Florentino Peres. Uma das suas empresas é fornecedora da minha empresa. Escusas de andares no Wikpedia a buscar informação dele...

    ResponderEliminar
  69. Ao contrário do que se supunha, Hulk não foi comprado pelo F.C. Porto directamente ao Tokyo Verdy. Segundo os azuis e brancos revelaram em comunicado à CMVM, a negociação de 50 por cento do passe do jogador foi feita com o Club Atlético Rentistas, um emblema da cidade de Montevideu, no Uruguai, que disputa a segunda divisão.

    O Rentistas é, de resto, um clube pequeno do país, que serve sobretudo como interposto de jogadores. A negociação de Hulk não é a primeira que faz com o mercado português. Ainda na última época, por exemplo, o Sporting adquiriu Tiuí a esse emblema.

    Antes destes, no final dos anos 80, o Sporting já tinha adquirido também através do clube Rentistas os jogadores Paulo Silva e Rodríguez. As transferências foram intermediadas por Juan Figger, como acontece com todos os jogadores que saem do pequeno clube uruguaio para a Europa. A maior parte deles nunca chegam a jogar no Rentistas.

    Juan Figer, um uruguaio radicado no Brasil e que é o empresário FIFA mais antigo do país, já foi alvo de uma investigação do Senado do Brasil devido à suspeita de actividades ilegais através do Rentistas e do Central Espanhol (outro clube do Uruguai que também é um ponto de passagem de futebolistas), devido ao modo como negociava jogadores.

    Nessa ocasião, o empresário foi obrigado a responder perante as acusações da Comissão Parlamentar de Inquérito. Segundo o relatório, «jogadores brasileiros são adquiridos pelos clubes uruguaios (com a intermediação do Sr. Figer no negócio) e imediatamente revendidos a clubes europeus por valores que chegam ao dobro do montante da compra».

    Juan Figer sempre negou qualquer participação no Rentistas, referindo só intermediar negociações que envolvem o clube. Um dos casos investigados foi Lucas, que teve metade do passe comprado ao At. Pararanense por 400 mil dólares e posteriormente vendido para a Europa por 15 milhões, sendo que metade foi para o clube brasileiro.

    O jogador nunca chegou a jogar pelo Rentistas. Nos registos de Hulk não consta também qualquer passagem pelo Rentistas, mas o F.C. Porto esclarece no comunicado que comprou 50 por cento dos direitos económicos e os direitos desportivos ao clube. O que significa que o Rentistas adquiriu primeiro os direitos desportivos ao Tokyo Verdy.


    Um negócio normal, perfeitamente normal.

    ResponderEliminar
  70. Já acabou a masturbação?...
    Pensem só um bocadinho:
    -O Porto comprou o passe do Belluschi por 5 Toneladas, as outras 5 ficam a cargo do empresário, se ele ficar e cumprir o contrato com o Porto na íntegra, sairá com 30 anos o que me permite pensar que o Porto não terá que comprar os restantes 50% ou se comprar será por muito menos porque o valor descerá muito...Exactamente o que aconteceria com o Lucho, só que este pagou-se a si próprio e abriu a possibilidade de reabrir o ciclo, é que um jogador de futebol termina o seu aos 30 anos com 9/10 ao mais alto nível, o Porto tem que ter sempre novos jogadores na calha para os substituir, porque o seu ciclo natural de vida continua, não se esgota com os ciclos profissionais dos seus jogadores...
    Já o disse o Lisandro alterou toda a dinâmica negocial desta época...Ao forçar a saída, retirou tranquilidade ao Clube para fazer as coisas com serenidade, o Bruno Alves estava a fazer o mesmo e travou...Com o Cissoko abria-se uma janela formidável, a possibilidade de para além dele se ter de vender eventualmente apenas mais um jogador, mas a coisa deu para o torto e pior que isso, suspendeu a alta que a valorização dos activos do Clube estava a ter, daí eu ter ficado surpreendido com a transacção Lisandro, surpreendido com o valor da transacção...Lucho foi uma solução intermédia encontrada, uma solução muito credível, que deu ao Clube o fôlego negocial indispensável no momento.
    Posto isto, creio que o Bruno Alves não vai sair, a não ser que batam muitos Kilos!...Não saindo o Bruno, a equipa tem que ser trabalhada apenas na zona mais avançada.
    -Por falar em Belluschi hoje vi-o no Dolce Vitta, cumprimentei-o, desejei-lhe felicidades e pedi-lhe que fizesse tudo o que pudesse para substituir o melhor que possa o "nosso" Lucho...Ele sorriu e prometeu-me que fará tudo o que estiver ao seu alcance.
    Disse-lhe que estar "à altura" do Lucho, será um pouco difícil -referência perfeitamente compreendida à diferença de estatura entre ambos- ele riu-se muito e confessou que quanto a isso não podia fazer nada!...

    ResponderEliminar
  71. E os outros 50%?

    Bem, vamos ler o diz O Jogo:

    «20 milhões o preço de Hulk para o FC Porto»

    «Quarenta milhões de euros não são, forçosamente, razão para divórcio entre o FC Porto e Hulk. Exposto à Europa nos jogos com o Atlético de Madrid e o Manchester United, o brasileiro gerou, entre os grandes clubes internacionais, a mesma curiosidade que já tinha despertado em Portugal, mas, ao contrário do que tem sido escrito, não basta um cheque de 40 milhões de euros para extrair do Dragão. O FC Porto tem a última palavra.

    Mais concretamente, o FC Porto tem as duas últimas palavras: vinte milhões. Caso algum dos muitos interessados se sinta suficientemente convencido das qualidades do jogador para accionar a cláusula de rescisão, aos dragões restará, ainda assim, a possibilidade de pagar, ao empresário uruguaio Juan Figger, a metade que lhe pertence dos direitos económicos. Ou seja, 20 milhões, um valor suficientemente alto, é verdade, para colocar os tetracampeões nacionais em dificuldades, se a decisão fosse resistir a uma investida desse calibre financeiro.

    Hulk custou, ao FC Porto, 5,5 milhões de euros em Julho do ano passado. Do mesmo documento em que a SAD informou a CMVM do negócio constava, aliás, o valor da cláusula de rescisão, que Teodoro Fonseca, colaborador de Juan Figger, tem mencionado como a base imposta pelos dragões para qualquer conversa. Fonseca fala em propostas, fontes do clube falam apenas em abordagens, uma das diferenças entre o discurso do agente e a versão da SAD.

    Outra grande diferença é a proveniência das ditas propostas, com reflexos nas probabilidades de surgir uma com os números certos para colocar o FC Porto em dificuldades. Na conversa que teve com O JOGO há uma semana, o empresário admitia como possível a transferência de Hulk para o campeonato inglês, embora sem explicar como conseguiria garantir licença de trabalho a um futebolista sem internacionalizações num campeonato que exige, aos extracomunitários, 75 por cento dos jogos internacionais dos 12 meses anteriores (desse excerto terá nascido no dia seguinte o rumor de que seria Hulk o jogador pretendido pelo Manchester United para substituir Cristiano Ronaldo). No interior do FC Porto, o entendimento é que, embora a Premier League já tenha aberto excepções - Anderson para o Manchester, por exemplo -, Hulk não tem nenhum dos requisitos necessários para ser uma delas. E, sem as libras, não sobram mercados com dinheiro para investir assim num jogador recém-chegado ao primeiro plano.»


    A ser verdade este texto, quem é o maior beneficiado de todo o trabalho, esforço, valorização e evolução do jogador realizado pelo FC Porto? O Figger ou a SAD?

    ResponderEliminar
  72. Hurakatai,informação quase completa...Mas ele ainda passou e esteve inscrito num clube de outro país,registo esse que foi anulado,uma vez que lá esteve inscrito só durante um dia...Foi como se nunca tivesse existido essa passagem...
    .
    .
    Mas não interessa né...A malta quer é saber da bola,os negócios não interessam...Afinal que se lixe,desde que o clube ganhe...Era o que diziam os boavisteiros.

    .
    .
    .
    Oporto,eu nao preciso de ir ao Wikipedia.Vivi em Madrid um ano,leio bastante,estudo,informo-me,conheço a realidade.
    ..
    O Perez ganhou tudo pelo Real em 2 mandatos.Comparas com o POrto...Quantos anos está Pinto da Costa á frente do Porto?
    .
    .
    Dá uns 20 anos ao Perez no Madrid ou a qualquer outro presidente e verás o nç de títulos que conquistas.
    .
    .
    O Calderon é condenado em Madrid por todos os madridistas,ele forjou resultados em assembleias e ainda meteu dinheiro ao bolso de comissões de jogadores...Lá os madridistas parece que vêm para lá dos resultados desportivos,porque não só não lhe perdoam como puseram acção em tribunal contra Calderon...
    .
    .
    Mais uma vez Oporto,tu comparas o incomparável...
    Não vou entrar em testamentos sobre gestão desportiva e sobre activos,passivos,gestão financeira...
    .
    .
    Mas simplificando.
    Ter um passivo superior ao activo não é mau.É o recomendável para uma Sad até,num clube ainda mais porque aí nem existe a idéia do lucro associada a uma sociedade anónima.
    .
    So é necessário que o activo possa cobrir o passivo.Por isso o clube pode endividar-se á vontade desde que saiba que o seu passivo pode a qq momento abater o passivo como é o caso do Real Madrid.
    .
    .
    Se numa Sad os activos são mais facilemtne contabilizáveis,num clube mais dificil é ainda.
    .
    .
    Só a marca Real Madrid,o nome Real Madrid tem um valor de mercado que é quase inimaginável...só isso cobre 10 passivos desses...
    .
    .
    Mas nem precisam de chegar a tanto,ainda têm terrenos para rentabilizar,naming do estádio,receitas televisivas que agora serão aumentadas e uma outra série de receitas.
    .
    .
    500 milhoes de euros?Peanuts para o Real Madrid...
    .
    Zidane e Figo amortizaram-se só com o que deram a ganhar em receitas e merchandising,tal como farão CR9 e Kaka.
    .
    E triplicarão a receita de bilheteira,mais os contratos publicitários que o Madri recebera fora a metade que detém nas receitas sobre a marca CR7 uma das ais fortes do Mundo e metade sobre a marca Kaka,expandindo o mercado para a América do Norte e do Sul e Ásia.
    .
    .
    E vens-me falar em 500 milhoes...?Naming rights do estádio para algumas épocas e venda de um ou dois jogadores e adeus passivo.
    .
    Percebes a diferença?
    .
    .
    O Porto não é o Real Madrid,porque a marca Porto não é comparável á marca Real Madrid que tem um valor inimaginável no mercado...
    .
    .
    Conheces alguma instituição com uma dívida dessas que consegue um crédito em duas das mais prstigiadas insituições bancárias em Espanha de 200 milhões de euros...?isto numa situação de crise económica...
    .
    .
    Logo,esse passiv está totalmente controlado pelo REal Madrid,é enorme?é.Mas também porque o valor do activo do Real Madrid é incalculável ate,começando pela marca,sem ter que tocar em stádio,jogadors etc...
    ..
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  73. karatekid 2:

    Preocupa-te com a transferencia do Nuno "Maradona" Assis do Vitoria para o Dinamo de Moscovo e prosterior emprestimo ao teu clube, para voltsr a guiamrães uns anos depois. Sabes quem intermediou esse o negocio? O J. Mendes

    ResponderEliminar
  74. Caros Portistas

    Nunca em tempo algum aqui ou em qualquer lugar mencionei os meus mais de cinquenta anos de associado. É verdade, já tenho mais de cinquenta anos de associado. Tenho quatro filhos, doze netos e reparem bem um bisneto. Claro que o clã é todo Portista.

    Em post anterior já disse ao Zé Luis, que não entendia como escrevia neste blog, onde frequentam muitos antiportistas e principalmente anti presidente Pinto da Costa.

    Impulsionado pelo meu neto de 18 anos, que se habituou a ler este blog por causa do Zé Luis que é uma bênção para quem tem inteligência e gosta do nosso querido F.C.Porto.
    Diz-me ele, “ó avô aquele artista como lhe chamas, que esteve calado como um rato verificando como o Porto ganhou o campeonato, voltou ao mesmo do costume a destilar o seu ódio de estimação para como os Portistas”. Ó Paulinho vai buscar o portátil e lê-me lá o artista. Depois da leitura que infelizmente fui obrigado a ouvir, exclamei para o Paulinho, ó filho vai-me aquela pasta de arquivo que diz Porto e verifica o assunto Ricardo homónimo do pavão flautado.
    Paulinho escreve lá:

    Como é possível um artista destes que escreve isto:

    (Continua)

    ResponderEliminar
  75. ” Ricardo disse...
    Eu mal ouvi o nosso presidente falar em grande surpresa fiquei logo preocupado...

    Não é o tipo de discurso a que associe o nosso clube...
    Foi rídiculo o espéctaculo que essas irresponsáveis declarações geraram,chegou a parecer o Benfica...Vinha o Miccoli,o Simão,o Adriano,o Drenthe etc....Uns até juravam que os tinham visto a comprar casa,a fazer exames médicos etc...
    .
    .
    Muito triste...Maldita a hora em que o nosso presidente quis dar uma de LFV,só faltava falar em equipa maravilha...
    .
    Não está em causa se o jogador é bom ou mau porque ninguém o conhece,mas que é uma vergonha para Pinto da Costa se for esta a surpresa é...Realmente que grande surpresa...Parece uma piada de mau gosto,a surpresa é o incrível Hulk.
    .
    Estava a pensar ir á apresentação mas se é para ver o Hulk ser apresentado como a Grande surpresa e um ´grande craque depois de já ter que ver mais um descarregamento sul americano eu dispenso muito sinceramente...
    .
    WQue o nosso presidente tenha aprendido a lição com o Hulk e pare de falar em surpresas que o F. C. Porto não é um clube de surpresas,é um clube de seriedade e rigor.
    .
    saudações portistas

    24/7/08 13:27”



    (Continua

    ResponderEliminar
  76. Que meu clube?Estás a delirar...
    .
    .
    Eu quero é saber dos negócios do meu clube o Porto.
    .

    Eu sei que te sentes inferiorizado por não teres tantos conhecimentos para dar e eu te ter respondendo com argumentos e conhecimentos de várias áreas a todas as tuas perguntas enquanto tu apenas consegues atacar e provocar...
    .
    Mas tem calma,mais vale continuares a pergntar,que eu respondo-te do que estares a insultar.
    .
    .
    Quando escrevia para o blog,nos meus posts todos os que chamassem outros de benfiquistas ou insinuasse que fossem benfiquistas,tinham os seus comentários apagados...Mas mudam-se os tempos mudam-se as vontades.
    .
    .
    O insulto é a defesa dos fracos e ignorantes....Não tens argumentos nem conhecimentos para uma discussão elevada...
    .
    .
    Ps-Mas vá lá,sabes ir ao Wikipédia...lololol.

    ResponderEliminar
  77. Ter a lata de vir criticar alguém?

    Que escreveu também isto:

    ” ricardocosta disse...
    Comparar ao Cardozo...?Uma coisa é triunfar na América do Sul em clubes com jogadores talentosos...Outra é no campeonato japonês que é uma anedota.
    .
    Nem a selecção japonesa tem qualidade vai ter uma liga em que maioritariamente é composta por jogadores japoneses...?
    .
    .
    Sabem um jogador que era tam bém muito bom a jogar no Japão?Um tal de Motta lembram-se...?Jogou tamb´+em num grande japonês e marcava uma porrada de golos,veio para Portugal jogar no Sporting e nem um golo fez.
    .
    .
    Vi os videos do Hulk e dava vontade de rir tamanha a falta de qualidade das defesas japonesas que abriam autenticas avenidas e alguns belos frangos dos guarda redes.
    .
    O Cardozo é um grande avançado,é titular da selecção paraguaia com o Roque Santa Cruz e já tinha créditos firmados na América do Sul.
    .
    O Hulk fez carreira no...Japão....
    .
    Agora vêm com essa história que +e melhor assim,um jogador jovem,desconhecido e tal...mas foram os mesmos que quanbdo se falou em surpresa andavama falar nos Simãos e nos Miccolis,então na altura não eram caros?Passaram só a ser agora que vem o Hulk?
    .
    .
    Já parecemos o LFV que depois de perder no TAS começou a dizer que afinal nem quería ir á Champions...Quando nao se chega lá são verdes já se sabe mas tenhamos algum senso crítico.
    .
    .
    Prometeram-nos uma GRANDE surpresa que ía deixar os adeptos muito satisfeitos,este Hulk só pode ser uma piada de mau gosto.
    .
    Uma grande surpresa é um jogador de créditos firmados que toda a gente conheça.
    .
    O nosso presidente perdeu uma boa oportunidade para estar calado,ele melhor que ninguém sabe que o nosso clube não é o Benfica e não andamos a vender equipas maravilhas nem surpresas.
    .
    Espero ao menos que agora compense e diga que a surpresa é a manuntenção do Quaresma caso contrário se a surpresa é mesmo o Hulk seremos gozados durante muito tempo...Aliás já começou o gozo por essa net fora nos youtubs,blogs etc.
    .
    Era totalmente desnecessário.

    24/7/08 14:00”


    É preciso ter lata Paulinho, não é?

    Ó avô tem calma que este artista quando o nosso Porto começar a ganhar cala-se como um rato.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  78. F. C.limpa tudo:

    "Não está em causa se o jogador é bom ou mau porque ninguém o conhece"

    Leste bem esta parte...?Só para confirmar.

    ResponderEliminar
  79. "Uma grande surpresa é um jogador de créditos firmados que toda a gente conheça.
    .
    O nosso presidente perdeu uma boa oportunidade para estar calado,ele melhor que ninguém sabe que o nosso clube não é o Benfica e não andamos a vender equipas maravilhas nem surpresas.
    "
    .
    Leste esta parte?
    Enquadra o texto...é que na época todos no blog falavam em Miccoli,Simão,Adriano etc...E depois saíu um jogador que ninguém conhecia.
    .
    .
    Não era essa a grande surpresa que Pdc se referia,ele pensava noutro jogador e falou cedo demais.
    .
    .
    E já agora,se o Hulk era tão bom,porque demorou tanto tempo a impor-se,teve que ser o Jesualdo a trabalha-lo no laboratório até ele estar pronto...
    .
    .
    Comparem o Hulk da supertaça ao Hulk do final da época...Ele deu muito ao Porto,mas acreditem mais deu o Porto a ele.
    .
    .
    Noutro clube qualquer da Europa ninguém teria a paciência que o clube teve em ensinar-lhe fundamentos básicos do jogo que ele nao dominava,como o passe,desmarcação e posicionamento.
    .
    .
    Mas já ha gente tão obcecada por mim que vai buscar textos antigos...
    .
    .
    Oh limpa tudo,vai buscar dos meus textos a pedir a renovação de Jesualdo e adefende-lo quando todos o atacavam e vê o que as mesmas pessoas que o atacavam disseram quando ele foi campeão...
    .
    .
    Porque não vais buscar esses textos?
    Afinal quem criticou Jesuado hje nao pode sequer discutir comigo,porque mesmo com o Arsenal eu sempre defendi Jesualdoe nunca pedi a sua saida pelo contrário.
    .
    .
    Ainda antes dos títulos já eu pedia a sua renovação...
    .
    Mas isso não te dá jeito ir buscar pois não...?
    .
    .
    Como falava...falta de capacidade e de conhecimentos e argumentos dá nisto...

    ResponderEliminar
  80. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  81. O HURAKATAI II- A VINGANÇA e o Ricardo Costa são a mesma pessoa. Reparem um mais acima. Dirijo-me a ao hurakatai II-a vingança, chamando-lhe karate kid e responde-me o erudita, o sapiente, o guru ricardo costa. Foste desmascarado

    ResponderEliminar
  82. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  83. Agora até já sou o Hurakatai...lolololol.
    .
    .
    Ist é só rir mesmo...Talvez por isso ainda no meu último post para o blog,o Hurakatai apareceu a criticar o que escrevi e ainda discutir com ele por causa do Jesualdo...
    .
    .
    Espera lá...Eu ja vinha prepradno isso mesmo para não levantar suspeitas...descobriste-me!!!lololo.
    .
    .
    Isto só mesmo a rir...

    ResponderEliminar
  84. Desafio os gestores do blog a apagaem todos os comentários e deixarem somente os do ricardo costa. Estás nervoso?

    ResponderEliminar
  85. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  86. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  87. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  88. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  89. "Para que não te restem duvidas. Eu não gosto de contratações de benitez, guarins, mareques e afins. A SAD não é o Ceu, mas está muito longe de ser o inferno que apregoas."

    Qual foi a parte que não entendeste?
    Com que direito me chamas carneiro?

    ResponderEliminar
  90. E quem está a partir para o insulto és tu. Deves pensar que estás na assembleia da republica. Já todos sabemos que és uma iminencia, um suprasumo da gestão. Não deves é ter muito que fazer ao longo do dia.
    Não tardas muito e ainda vais elogiar o Tourizense.

    ResponderEliminar
  91. Carneiro?
    Viva Porto
    Viva Pinto da Costa.
    .
    São ambos a mesma coisa?
    .
    .
    Tu basicamente partes do príncipio que Pinto da Costa e o clube são o mesmo o que apesar do papel fundamental do nosso presidente isso nao faz dele o Clube,nem o faz perfeito
    .
    .
    Eu gosto muito do Pinto da Costa,do Vitor Baía,do Pedroto etc etc,mas não os confundo com o clube.O clube está acima de qq pessoa,foi sempre isso que o nosso próprio presidente sempre defendeu,principalmente quando chegou ao poder afectando os poderes nstalados na época.

    ResponderEliminar
  92. ricardocosta disse...
    "A que ponto chega o desespero daqueles que não conseguem discutir com argumentos válidos e apresentar conhecimentos e por se sentirem suplantados têm que entrar no insulto e quase numa esquizofrenia extrema...lol"

    Infelizmente lanças os foguetes e apanhas as canas porque isto que estás a dizer é precisamente o que estás a fazer.

    Começa a ficar cansativo essa lengalenga das comissões.
    E até te digo mais, a ser verdade que ganhem muitas comissões. Só de pensar que o Porto tem sempre jogadores de enorme qualidade e que o passivo do clube (e não o da SAD, informem-se) está quase neutralizado.
    A direcção não é perfeita, mas é a melhor estrutura dirigente em Portugal e quem sabe até da europa.

    ResponderEliminar
  93. Tenho direito a férias caro Oporto,e pelos vistos tu também não fazes nada ao longo do dia...
    .
    .
    Eu por acaso estando em casa mesmo em férias,sou capaz de fazer várias coisas enquant te vou respondendo ás tuas dúvidas existenciais e questões enquanto faço uma série de coisas.
    .
    É a maravilha dos computadores e da internet.
    .
    .
    Mas confesso que não sou nenhum suprasumo...Isso é quem consegue aós uma tão bem elaborada investigação descobrir que:
    1-Não sou portista
    2-Sou o Hurakatai.lol
    3-Sou anti portista
    4-Não faço nada.lol..
    .
    .
    Se calhar é por isso que depois sei coisas que tu não sabes,da-me tempo para ler mais,estudar mais,ver relatorios, e ler jornais estrangeiros e estar informado sobre a realidade de outros clubes como o Real Madrid por exemplo e que Florentino Perez nao precisa do clube para nada ao contrário do que insinuaste...
    .
    .
    Depois felizmente foste ao wikipedia e tiveste noção da riqueza e sucesso profissional do Florentino Perez e como ele nao precisa de andar dinheiro á conta do clube...lol

    ResponderEliminar
  94. Xas,mas o que tem clube a ver com a Sad...? O clube só tem a formação e as modalidades.
    .
    .
    Aquilo que aqui discutes,o futebol profissional é da Sad,o passivo que preocupa é o da Sad e as vendas é para afectar esse passivo e mais nenhum outro...
    .
    .
    Ainda bem que temos adeptos que nã se importam que pessoal meta dinheiro ao bolso.Isto sim são portistas á séria.
    .
    O anti portista sou eu que me preocupo com as contas do clube que nos obrigam por esse tipo de gestão de comissões a ter a corda ao pescoço e a vender todos os anos...

    ResponderEliminar
  95. Enquanto fala o RicardoCosta desaparece o Hurakatai...Isto é esquizofrénico!
    Parecem os heterónimos pessoanos...

    ResponderEliminar
  96. ricardo, se és sócio do Porto, vai às assembleias, pegas nos relatórios de contas, no que está mal e expões...
    Aquilo que eu te critico (e atenção que estou do teu lado a defender com tudo o treinador) é isto:
    ".
    O insulto é a defesa dos fracos e ignorantes....Não tens argumentos nem conhecimentos para uma discussão elevada...
    .
    .
    Ps-Mas vá lá,sabes ir ao Wikipédia...lololol."

    dás uma de moralista e logo a seguir fazes o mesmo.

    Não venhas para aqui lavar roupa suja e a cada vês que há uma transferência lançar a suspeita.
    Não venhas para aqui criticar o portismo dos outros e gozar autenticamente com os posts dos outros. Também não me agrada quando criticam o teu portismo, sou frequentador do blog a tempo suficiente para saber melhor.

    Como te digo, em vês de andares à anos (literalmente) só a lancar a suspeita. Pega em dados concretos e apresenta-os num post, ou melhor, como disse, na assembleia e contesta-os.

    "Basta olhar para os relatórios de contas" não chega.
    Eu sei do que falas, mas sinceramente acho que exageras.

    Não gosto particularmente que o Porto tenha dezenas de emprestado, muitos deles desnecessários, mas espero que isso se vá começar a compor, porque muito sinceramente, nos dois ultimos anos a politica do Porto tem mudado se reparares.

    ResponderEliminar
  97. O Lucho e o Lisandro tiveram proposta simplesmente irrecusáveis, para eles e para o clube.
    Ninguém joga para sempre, e algum dia teriam de sair. Saem na altura certa.
    O Lucho é uma grande perda desportivamente. O Lisandro não.
    E explico porque acho isto. O Lisandro ia acontecer o que aconteceu ao Quaresma, ia jogar contrariado. Já tinha dado indicios disso no ano passado. Portanto não ia render tanto, nem em campo, nem numa futura tranferência.

    Vender o Lisandro por 24 milhões com possibilidade de mais 4, nnão vejo melhor negócio.

    Quanto ao Bruno Alves, perguntaram em cima se um clube secundario oferece 30milhoes e ele quiser ir, se deveria o Porto aceitar?
    Meu caro, a acontecer tal, o Porto nem voto na matéria tinha porque existe clausula.

    Mas não acredito que o Bruno Alves saia, excepto se o Barcelona ou o Inter quiserem mesmo pagar muito por um central.
    Mas pessoalmente espero que não saia, porque o Porto precisa dum lider e dum capitão.

    ResponderEliminar
  98. Ricardo Costa "ponto-pontomudança de linha-ponto-ponto"
    Esse "Portismo" todo já enjoa...
    Ponto ponto linha
    Mas, sabes, as outras pessoas têm direito a ter uma opinião diferente da tua....
    Ponto ponto linha ponto ponto.
    E não é pelo facto de "esmagares" as outras pessoas com imensos testamentos onde analizas frase a frase as afirmações dos outros que passas a ter mais razão.
    Ponto ponto ponto mudança de linha ponto ponto ponto.

    A SAD é uma porcaria?
    Talvez.
    Mas deu-me direito a festejar durante quatro anos consecutivos.

    Ponto ponto ponto

    ResponderEliminar
  99. dar 20 anos de perez a frente do real madrid é o deparecimento do clube.
    o modelo de real é o modelo "a la benfica".
    comprar desmedidamente, não vender, subir o endividamento e apostar que a gigantesca massa adepta engula e compre tudo.

    No ano passado assistimos a um autentico inicio de desinteresse dos benfiquistas. O endividamento do clube aumentou descomunalmente nos ultimos anos e o benfica nao tem nada para vender como o real tem.
    o orelhas la conseguiu manter-se a frente do clube mais um mandato e mantem a mesma politica degradante.
    O tempo vai passando e um dia o verniz vai estalar. E ou o benfica consegue que um magnata compre um clube falido e cheio de dividas ou está lixado. E o boavista está lixado...

    Os adeptos do boavista só se preocupavam em ver o clube a ganhar?
    Mas o que é que o clube "só ganhava"? Mas que jogadores valorizaram? Que vendas é que faziam?
    Mais uma vez, areia prós olhos é politica lá de baixo.

    Quanto ao facto do Porto está ano não vender jogadores aos tubarões mas sim a clubes de segunda linhas mas com ambições.
    O Barcelona tem comprado muito? Ou o Milan? Ou o Manchester? Ou o Chelsea? Ou o Arsenal?

    O Porto tem que se "estar a cagar" pra onde vende os jogadores. Se os jogadores querem ir e o negócio é feito com os valores que o Porto quer, não interessa quem é o clube para onde ele vai.
    Dá-me mais orgulho ver o Porto todos os anos ter jogadores a sair por balurdios e para grandes clubes e por isso mesmo estar tanta gente mal-habituada, do que dizer "aquele foi formado aqui a nao sei quantos anos mas nao vendemos mais ninguem entretanto".



    E já agora politicas, depois do apito dourado e da champions e beu beu beu....
    Este ano vamos andar a ouvir a treta dos emprestados. Agora o Porto é o mau porque controla toda a gente com os emprestados.
    Acho engraçado treinadores benfiquista virem fazer essa acusação quando eram os primeiros a pedir jogadores emprestados ao Porto para a sua equipa...
    Enfim...

    ResponderEliminar
  100. Xas a prova de que nem tudo ia bem no reino do dragão...é que o Anter Henriqes deu uma inversão grande na política de contratações...
    .
    .
    Já não se vêm benitez,guarins e outros que tais na actual política de contratações...Não há contentores e ha aposta no mercado nacional...qe não dá comissões.
    .
    .
    Não é por acaso que o peso de Antero que e actualmente um director desportivo no Porto,coisa que antes nao havia,esvaziando o vice presidente para o futebol que era Reinaldo Teles irrite tanta gente...
    .
    .
    Antero tem feito um grande trabalho e cortado com muitos vícios e interesses que vinham do passado...E com carta branca de...Pinto da Costa.
    .
    Claro que ainda não se fez tudo,pena que só agora e porque o balão estava a arrebentar é que se chegaram a atitudes concretas e mudança de política...
    .
    .
    Eu sobre os factos já os deixei claros em vários posts,as pessoas é que em vez de os discutirem,de se questionarem e informarem-se sobre eles,preferem atacar-me e o meu portismo...
    .
    .
    Ir a uma AG e questionar algo que saida da nossa Sad...?Só se não tiver muito amor á minha integridade física como tu bem sabes.
    .
    .
    No Jogo há uns meses,naquele elemento de negócios da bola,apareceu lá descriminada as empresas de intermidiação com que o Porto tem negociado e os 15 milhões gastos em comissões e para onde foram...
    .
    .
    O mesmo artigo ligou para algumas delas,e o nº não se encontrava atribuído segundo o mesmo artigo.
    .
    .
    O mesmo artigo falava nos sócios dessas empresas,que sao públicos até.
    .

    Não posso fazer e dizer tudo nem o vou fazer.Não querem que faça a papinha toda,vejam só que empresas aparecem no relatório e contas e depois pesquiserem para sabr quem são os accionistas das mesmas...Por apelidos nuns casos e por conhecimentos do meio por outros,saberão aonda vai parar o tal dinheiro das comissões.
    .
    .
    Nada de ilegal,pelo menos na atribuição,afinal está tudo discriminado no relatório...Ninguém se dá e ao trabalho de saber quem domina essas empresas e para onde vai o dinheiro.
    .
    .
    Xas o mesmo que dizes do Lisandro se aplica ao Bruno Alves.Porque ele ao cntrário do Lucho que sempre afirmou querer ficar,disse com todas as letras que quer sair e ficará desiludido se não sair.
    .
    E ainda tem o pai dele a ameaçar que ou ele sai este ano ou cumpre o contrato todo e sai a custo 0 depois...
    .
    .
    Situação bem mais grave que a de Lucho de quem a Sad dizia esperar que ele terminasse a carreira no Porto e que não era para vender porque o próprio ao contrário de outros anos não manifestava vontade de sair.
    .
    .
    No mais,depois da má forma como geriram a renovação de Lisandro e não lhe quiseram pagar o que ele merecia,recebendo ele inclusive menos que o Rodriguez acabado de chegar,a partir daí pouca margem de manobra havería...Ele ficou magoado e com razão e quereria sair.
    .
    Atendendo a que só tinha dois anos de contrato foi um bom negócio e era uma perda já prevista e planeada e mais fácil de ser suprida...
    .
    O mesmo não se aplica ao Lucho.A sua perda sim,afecta liderança do grupo e todo um modelo de jogo e é bem mais fácil encontrar jogadoees com as suas características que sejam do nosso mercado.

    ResponderEliminar
  101. O Porto apresentou.se hoje e o Varela e Nuno André Coelho demonstraram estar preparados para a luta.
    Confeso que gostava que ambos fossem apostas regulares este ano.Acho Nuno Andr+e Coelho um central de grande classe,a fazer lembrar Ricardo Carvalho e acho que poderá substituir bem o Bruno Alves...O Varela falta-lhe dar um salto qualitativo na sua evolução,ter maior capacidade de finalização.
    .
    Mas bem trabalhado pode ser muito útil no sistema de 4-3-3 e de transições rápidas, que agora se complica com a saída do interprete maior das ideias de jogo da equipa...
    .
    Tambem espero que o Orlando Sá nã tenha que ficar esquecido só porque tem que se rentabilizar o que se gastou no Farias...O miúdo merece oportunidades,pode ser o ponta de lança que a selecção tanto precisa.
    .
    .
    Boa política este ano no mercado nacional.Finalmente Helton terá luta a sério com o Beto,um jogador com caracter á Porto que muito aprecio.
    .
    Só acho que fica estranho o Beto vir e manter-se o Nuno...O 3º guarda redes devia ser um jovem e não o Nuno que devia já ter acabado a carreira como o P. Emanuel...Mas agora com a saída de 3 capitães,fica complicado...
    .
    .
    Mas é chato ele andar a ser o 3º guarda redes...

    ResponderEliminar
  102. Meireles,porque não perguntas ao zirtaev,ao ze luis etc ou a qq outro que controle o blog se sou o mesmo que o hurukatai,se for é fácl de ver por eles.
    .
    .
    P engraçado é que até se trata de algúem que muito me criticou e discutiu comigo por eu elogiar o Jesualdo....lol.
    .
    Há pessoas sem a noção do rídiculo mesmo.

    ResponderEliminar
  103. Quanto ao Antero Henrique, ainda bem que lá está e ainda bem percebeste o que queria dizer.
    Ainda bem que irrita muita gente e ainda bem as coisas não estão tão mal que ele até é dos elementos mais importantes da estrutura.

    E ainda bem que se volta a falar de futebol por aqui.



    Os jogadores de futebol começam a ter uma doença contagiosa, um tal coisa chamada de "pai".
    Era o Ibson, o Diego, o Bruno Moraes agora até o Bruno Alves. Curiosamente são todos brasileiros... hmm...

    Sinceramente não me parece o caso do Lisandro, o Bruno Alves está como o Lucho no ano passado, sem tirar nem por, amuou um bocado mas depois pos a cabeça no lugar e estava preparado para acabar no Porto.

    Acho que se deve vender um jogador quando contrariado, mas não acho que se deve desbaratar só por causa disso. Qualquer clube deve tentar fazer o melhor negócio possivel, mas tem que se compreender que do outro lado estão também negociadores, que tambem tem trunfos na manga e querem comprar o mais barato possivel.
    São as incógnitas que fazem dos negocios tao dificeis.
    Está-se a negociar com humanos e não computadores.
    E é isso que os treinadores de FM que opinam não compreendem.

    Está-se a negociar com humanos com todo o defeito que isso traz, como a parte do "fazer as coisa popr outros lado" eu sei.

    Mas o Porto é dos melhores negociadores que existe. Basta ver as declarações do presidente do Marselha sobre a sua conversa com o presidente do Lyon.
    E por isso também estou convencido que se o Lucho não fosse o Lisandor também não ia...
    Basta ver um clube que estava na argentina a negociar um jogador à semana e meia, por quem já havia abordagens à mais de um mes, e o Porto em 4 dias passou a frente...

    ResponderEliminar
  104. a expressao "o segredo e' a alma do negocio" diz tudo. dai haverem muitas declaracoes de desinteresse mesmo quando ha interesse.

    ResponderEliminar
  105. O Hulk teve inscrito em 3 continentes e confederações diferentes. E como os calendários não são sobreponíveis não havia, nem há, qualquer impedimento.

    Assim por alto: lisandro, lucho, rodriguez e Hulk e vamos em 28 milhoes...E ainda faltam as carradas sulistas da américa que também se pagam, sejam ou não investimentos.

    Dar o salto? Acho que se tentou com Diegos e Fabianos. o Problema é que um miudo de 19 anos, chega à Europa, recebe 2 milhoes para assinar, acha-se um rei. Teve azar que apanhou um holandês marado. Azar ele e o FCP que o podia ter aproveitado melhor, nem que fosse finaceiramente. Quanto ao outro, nem corria.

    Quem levou muitas comissões não foi também o tal empresário do momento? Levou comissões e levou o Mourinho a conversar com o Chelsea antes do tempo devido.E já agora, levou o Anderson também. Muito antes do tempo. Antes de ser um excelente 10 e não um bom 8.

    ResponderEliminar
  106. Ricardo, é óbvio que tens conhecimento acima da média sobre as matérias em questão, mas não peças esse mesmo conhecimento por parte de todos os adeptos, como eu, cujo amor pelo clube provém do futebol e não dos relatórios de contas e etc... Percebes o que quero dizer? Todos nós somos portistas aqui. É parvo estarmos a questionar isso. Tu és um tipo que se preocupa com as coisas para lá dos resultados desportivos. Óptimo. Se tiveres oportunidade de manisfestar as tuas preocupações às pessoas que realmente podem-te responder e não especular, seria excelente.

    ResponderEliminar
  107. estou exactamente em concordância com o flip.

    e o pedro disse uma coisa que eu tinha pensado a pouco a ver os posts mas depois me esqueci de falar.

    O Jorge Mendes é talvez o melhor empresário do mundo do momento.
    Mas não há melhor exemplo de comissionarista.
    Repare-se quantas vezes renovou o Ronaldo com o Manchester nos ultimos anos.
    Repare-se por quanto foram feitas as tranferências dos seus jogadores e quanto ganhou em comissões.
    A diferença de quantias até pode parecer transparência mas é exactamente o mesmo como os outros...

    ResponderEliminar
  108. Xas eu conheço gente do meio e o que faz o Jorge Mendes ser o melhor é exactamente não ser um mero comissionista como outros.
    .
    .
    É alguem que se preocupa coma s carreiras dos jogadores,acompanha de perto e só quer trabalhar com os melhores.
    .
    Por exemplo ele podia ter ganho mais com CR9 logo na sua transferência desde Alvalade para Manchester,outros destinos lhe davam mais a ganhar...Ele apostou na carreira do CR7 e aconselhou Manchester.
    .
    .
    CR7 na época do mundial berrou que queria sair,foi Jorge Mendes que disse que ele não estava preparado para sair e que o Manchester era o melhor clube para ele...Seria fácil na época ele ganhar uns milhões á custa do miúdo.
    .
    Aconselhou-o bem e ele tornou.se o melhor do Mundo.
    .
    .
    Os jogadores reparam nisso e naqueles que apenas querem saber de ganhar e q até cobram comissoes nos salários.
    .
    .
    Jorge Mendes é um autêntico gestor de carreiras,bem mais qe um simples empresário.
    .
    E é um facto que foi até hoje o que mais dinheiro de a ganhar ao F. C. Porto.Isso são factos,os numeros provam-no.
    .
    .
    O CR7 renovar é bom para o próprio,porque ele renovou passando a receber mais.
    .
    .
    Se o Jorge Mendes só quisesse ganhar comissões andaria a vende-lo de clube para clube e mais comissoes fazia...Mas não,há jogadore que com ele joga no máximo em dois clubes em toda a carreira.
    .

    Ele respeita a carreira,protege e promove.
    Eis a diferença,não vê só o dinheiro da comissão.
    .
    .
    E noutros clubes há transparência....Por exemplo,o Real Madrid tem uma espécie de código de ética e procedimentos em que aplica as recomendações relativamente á percentagem a dar aos intermidiários e não foi além disso.
    .
    Quando foi com o Calderon todos os adeptos cairem em cima dele.
    .
    .
    Perez voltou a implementa-la como sempre havia feito.
    .
    Agora imagina se tu recebes 5% ou 10%,se é de 90 milhões receberás sempre muito mais se fores ma empresário e valorizares pouco os teus jogadores e os venderes poe ninharias.
    .
    Perde o clube que o vende,perde o jogador no prémio e perde o empresário pq qt mais baixo o valor mais baixa será a comissão.
    .
    .
    Mas grave é haver gente dentro da estrutura de um clube ou sad que indirectamente receba comissões de transferências....ou que beneficie alguém no decorrer das suas funções.
    .
    .
    Agora o Jorge Mendes que é agente Fifa ganhar cmissões é o normal,é o trbalho dele e ele não é diriginete nem accionista ou administrador de nenhum clube.Não tem conflito de interesses.
    .
    .
    .
    Ps-Pedro havia impedimento sim.A regra Fifa é que na mesma época desportiva só pode um jogador jogar por dois clubes e ter 3 inscrições sendo que a 3ª ele não pode jogar nesse ano.
    .

    Ele passou por 4 federações.Isso podia ter dado alarido pos lados da capital caso se descobrisse...O Porto através do seu departamento jurídico resolveu a situação
    .
    .
    Mas não posso nem quero fazer considerações ou dar pormenores dessa operação.
    .
    Já falei demais até.

    ResponderEliminar
  109. Ricardo, não vou estar a aborrecer o Zirtaev, ele deve ter mais que fazer que estar agora a trabalhar tipo CSI...

    Eu só te faço uma pergunta:
    -Onde pára o Hurakatay?...Foi para o Milan?...
    É que vós os dois a conversar, fazem mais justiça a um monólogo que a um diálogo e é difícil saber onde começa a realidade e termina a fantasia...
    De resto devo dizer-te, fazes muito bem em manter essa duplicidade se ela for um exercício intelectual verdadeiro e natural, não é, é boa para a tua mente!...Às tantas não sabes é fazer a destrinça entre uma e a outra personalidade.

    ResponderEliminar
  110. Pinto da Costa é um líder carismático e com provas mais que dadas. Actualmente tudo o que ele disser ou fizer está por definição certo para a quase totalidade dos Portistas. Não existe outra pessoa em Portugal que tenha esta aura quase unanimista. Mesmo os "críticos" da gestão da SAD são consensuais quanto a ele.

    Dito isto, não me parece nada bem chamar benfiquista ou partir para o insulto ou ameaça contra alguém que têm uma opinião (bem) fundamentada diferente da esmagadora maioria de Portistas.

    As pessoas que lá estão têm de ser criticadas, questionadas para continuarem a trabalhar no seu melhor e não se acharem com o direito divino de disporem do nosso clube.

    Se existem ligações perigosas elas têm de ser questionadas, se houveram erros eles têm de ser expostos, quando há sucesso porem há que dar o mérito a quem o têm.

    Tenho as minhas dúvidas quanto à politica de entradas e saídas, no entanto acho que com o reforço do poder do Antero Henrique e o afastamento dos Caldeiras até isso vai melhorar. Confio no Jesualdo para esta época (muito provavelmente o Bruno Alves vai sair, pelo menos com o que o pai dele anda a dizer pelos cafés), o plantel não é assim tão mau e o Benfica será como sempre um flop, preocupa-me sim o Sporting, mas até nisso acredito que acabaremos por ganhar.

    Resumindo não concordo em muita coisa com o Ricardocosta, mas acho que isto não é um rebanho como o Benfica, as pessoas têm direito a ter opinião.

    Que se questione, argumente, discuta, reflicta, mas quando chegar a hora no estádio vamos estar todos do mesmo lado.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  111. Meireles,se a tua inteligência não dá para mais,e tens medo de não teres como argumentar...Tudo bem,entra por essas viagens que agora ando a escrever sob duas pessoas...
    .
    .
    Só não entendo então porque me andava a criticar a mim mesmo ainda há posts atrás...lololol.
    .
    .
    Até discuti com ele no meu ´ltimo post.Lá porque ele hoje concordou comigo já ele sou eu...lolool.
    .
    A partir de agora,todos os que concordarem comigo serão eu a escrever...
    .
    .
    Pela inteligência do Meireles e do Oporto...Pela teoria da conspiração igual,mesmo forma carneirista em relação a Pdc e Sad...será que ambos são a mesma pessoa...?
    .
    Meireles és também o Oporto...?
    .
    .
    Vamos brincar á parva assim?
    .
    .
    Sê e tem uma postura séria Meireles.Já me vês a participar no blog e com cordialidade sempre para contigo para não merecer que me venhas com essas tuas teorias estúpidas só porque não concordas ou incomoda-te o que eu escrevo e não tenhas dados para contra argumentar...
    .
    .
    No mais o que temes?Até deves ser amigo do Zé Luis.Pede a ele para ver de onde vêm os comentários.E fácil de ver.
    .
    .
    Agora já sou eu que digo?Tens medo?Estarei a falar para o Meireles,Oporto...ou talvez os dois?lol
    .
    Já viste como é fácil entrar na parvoíce...?

    ResponderEliminar
  112. Meu caro Ricardo, eu sou amigo de todos os que escrevem e de ti também, só por isso, em nome deste meu princípio, peço-te desculpa se te ofendi...Sinto-te magoado, portanto desculpa-me.
    Deixa que no entanto te diga que em boa verdade me confundes nessa tua preocupação quase extrema, de defenderes o Prof, ele não precisa disso e repara que nunca aqui o atacámos como pessoa, se o criticamos pelas opções tomadas, também tens que reconhecer que quando começou a mostrar serviço claro, quando os resultados sucederam, fui dos que lhe tentaram fazer justiça...De qualquer modo, ele não necessita de alguém que esteja permanentemente por aqui preocupado em defendê-lo, a nossa obrigação é criticar, criticar da forma o mais objectiva possível e isso é bom, até para quem, em qualquer momento, for o alvo desse tipo de criticas...Só tem que saber retirar do que dissermos, aquilo que lhe dê alguma vantagem e ensinamento...

    ResponderEliminar
  113. Meireles ofendes-me quando me vens dizer que ando a assinar por duas pessoas e dúvidas da minha palavra.
    .
    .
    Eu proprio critiquei Jesuado,uma coisa e criticar,outra é desvalorizar e atacar cmo fizeram durante o ano todo e não lhe reconhecerem os méritos.
    .
    .
    Quando se ganha no final é fácil,mas quem gosta e percebe algo de futebol já via uma equipa a ser construida e a dificuldade que era fazer o que ele acabou por fazer.
    .
    .
    Aí foram muito injustos com ele...
    ..
    .
    Tal como Pinto da Costa está sueito a crítica...mas ai de quem diga algo sobre ele,que lhe caem logo em cima...
    .
    .
    Tudo é passível de crítica,desde que devidamente fundamentada e não apenas por puro preconceito em relação á pessoa ainda antes dela fazer oque quer que seja.
    .
    .
    E não admitir os méritos de Jesualdo e ainda pedir a sua cabeça com o trabalho que ele fez nestes 3 anos era tremendamente injusto...Por isso nem que fosse só,senti necessidade de o defender e elogiar visto que todos os portistas só ao fim de 3 anos e perante evidências enormes é que conseguiram dizer-... "Ok,este campeonato o Jesualdo tem algum mérito e não foi o Pinto da Costa que o ganhou sozinho como os outros todos..."
    .
    .
    Se se deve lidar com a crítica a Jesualdo,porquê ficar tão melndrado com uma crítica á política de anos da Sad em relação a contratações,empréstimos e em algumas coisas pouco claras nas contas do clube...?

    ResponderEliminar
  114. Pronto Ricardo, já te pedi desculpa, vê lá se deixas o papel de advogado do Jesualdo...Se leres todos os meus comentários verás por lá também criticas extensivas ao Presidente...Como te disse tento ser objectivo, ninguém é perfeito e até eu que tenho uma camisola da Superbock com esses dizeres, tenho muitos defeitos...Tenta também ser objectivo relativamente ao esforços que o Clube faz, para conseguir conciliar as dificuldades inerentes a sermos um Clube de um País periférico, onde ainda por cima existe um proteccionismo tremendo para com os meninos da Capital...Repara na festa/circo de Madrid...Lá estavam os cromos Portugueses do costume, a SIC em força com o estrábico Nuno Luz à cabeça, o Eusébio dos tremoços, só faltou a Amália porque a Administração do Panteão Nacional não deixou...Esse Monumental Circo que homenageou um "miúdo sortudo" que dias antes tentara agredir uma rapariga, só porque ela lhe queria tirar umas fotografias à sucapa...És capaz de imaginar o que diria o estrábico Luz se esta atitude fosse tomada pelo senhor Bruno Alves?...

    ResponderEliminar
  115. nao se trata de ficar melindrado com a critica. trata-se de ficar melindrado com a insistência quando nada de bom traz.
    sempre que há uma contratação vem os questionamentos e a lenga lenga das comissoes.
    Tens dados concretos apresentas-los ou entao fazes as acusaçoes nas entidades competentes, eu próprio te apoiarei.
    Isto de estar sempre a levantar poeira é apenas acusação gratuita e simples destabilização. É o lançar de suspeita, isso é politica lá de baixo.

    Compreendes também como eu, pela mesma razão, a indignaçao a toda a constestação ao Jesualdo. Pode-se pegar pelo mesmo.
    O Jorge Mendes foi o que deu mais a ganhar ao clube, mas também estes últimos 5anos foram os que deram mais dinheiro como nunca, por aqueles a quem chamas de comissionaristas, tambem sao factos.

    "Tudo é passível de crítica,desde que devidamente fundamentada e não apenas por puro preconceito em relação á pessoa ainda antes dela fazer oque quer que seja."
    Tu próprio respondes sempre às tuas próprias questões.

    E eu estou de acordo no que dizes do jesualdo, já li inclusivelmente aqui, gente a culpá-lo das vendas dos jogadores (lol?) e a dizer que vamos "estar a perder com leixoes e navais ate ao meio da epoca ate ele acertar"...
    enfim... é gente que nao sabe do que fala...
    imaginem-se eles a ir para um pais estrangeiro, onde nao conhecem ninguem, possivelmente nem a lingua, numa equipa com conceitos novos de futebol, metodos diferentes, jogadores com quem nunca jogaram na vida, e esperam que os jogadores rendam logo...
    Mas a culpa é do treinador e os jogadores é que sao maus.......

    ResponderEliminar
  116. Discordo totalmente dessa Ronaldofobia que muitos portistas têm...
    .
    .
    É um orgulho ter o melhor jogador do Mundo.Ele ser português e nao há maior promoção para Portugal que Madrid parar e o Mundo pararem para ver um português que é o melhor naquilo que faz e aproveitar ainda para homenagear outro símbolo do futebol português(mais qu benfiquista,eusébio é símbolo de Portugal,o pp Pdc o diz) e ainda por cima ao som dos Xutos e Pontapés passando a música portuguesa mundo assim
    .
    .
    Uma noite só promoveu-se mais o nome do pais que anos e anos de políticas de promoção dos nossos governos.
    .
    .
    Não nos podemos fazer sempre de coitadinhos,que vivemos cá no norte...O Porto há muito está acima disso,é um clube de dimensão mundial.
    .
    .
    E tivemos receitas mais q suficientes para se tivesse sido bem administradas hoje não necessitassemos de vender tanto todos os anos.
    .
    .
    Isso não é culpa do Benfica,nem do CR9 nem da imprensa,é culpa nosso,e temos que o admitir.
    .

    É s´fazer as contas ao que entrou e ao pouco que ficou...
    .
    .
    E essa história do CR9 é uma nvenção da imprensa portugues que como sempre é invejosa e adora deitar abaixo todo o português que faça sucesso...
    .
    Ou esqueces-te do Mourinho que também batia em crianças,e regasva a camisola ao Paulinho etc...?
    .
    .
    Os portugueses tê o péssimo hábito de criticar tudo o que é nosso e achar sempre que o que vem de fora é que é bom...
    .
    .
    Foi assim também com Saramago entre outros.
    .
    .
    O CR9 irritou-se porque foi perseguido por um carro com uma miuda de 17 anos ao volante,mas com um paparazzi conhecido da praça do lado a filmar e a tirar fotografias...
    .
    Tanto que a miuda era tã inocente que logo na altura pediu dinheiro a CR9 para que não divulgassem as imagens.
    .
    Na mesma hora o CR9 admitiu o seu acto,explicou o qu se passou denunciou a chantagem e disse q de futuro nem vale a pena tentarem,qe ele nao cede a chantagens.
    .
    .
    Tão inocente que ela e o paparzzi a ia com ele venderam as imagnes pa uma publicação inglesa por uma grande pipa de massa...
    .
    .
    .
    Xas eu denunciei de forma bem clara mal das comissões e do gastos com pessoal.
    Mais claro seria dificil
    .
    Não vou é fazer a papinha toda nem ser anjinho e revelar tudo.
    .
    É só as pessoas seguirem as pistas que eu dou e se se realmente preocupam investigarem e chegarem ás conclusões por si próprias.
    .
    .
    Ainda há bocado se falou do estranho negócio do Hulk por exemplo...

    ResponderEliminar
  117. Qe vendas falas dos últimos anos dos comissionistas que nos deram dinheiro...?
    .
    .
    Os maiores foram ainda restos que sobravam do Jorge Mendes...
    .
    Maniche
    Costinha
    Derlei
    Anderson
    Pepe
    Quaresma
    Bruno Alves agora.
    .
    Quase todos Jorge Mendes.
    Vê quanto ganhamos aí...nem incluo após a vitória na champions..
    .
    .
    Só Lucho e Lisandro não são e esses foram apostas seguras em jogadores ja consagrdos na argentina,não negócios obscuros de comissões...

    ResponderEliminar
  118. Ricardo, se me tirassem umas fotos e as publicassem achas que eu ia atrás do fotógrafo e tentava bater-lhe?...Só na cabeça de um "atrasado mental" que se julga o Rei de Portugal e agora até de Espanha, porque tem uma enorme habilidade de dar uns pontapés na bola aos gomos...Esta rendição aos talentos RicóNacionais sejam eles quem forem, só porque têm dinheiro, para mim são uma demonstração do NacionalParolismo...Um NacionalParolismo que é característica não só de Portugal mas de muitas Nacionalidades...Não tem fronteiras!
    O verdadeiro talento e reconhecível e recomendável por isso, é o talento de querer fazer bem aos outros, seja em que sector de actividade for demonstrado, o resto é NacionalOportunismoNecrófilo...

    ResponderEliminar
  119. Meireles,ele excedeu-se...Muita gente já se excedeu e nem por isso os condeno.Por um acto só.
    .
    .
    Ele é assediado e tem a sua vida investigasa e seguida todo o dia por paparazis que fazem a vida vendendo a intimidade dos outros.
    .
    .
    A mãe dele entrou em pânico com a perseguição,CR7 ficou chateado e saíu para pedir explicações.
    .
    .
    Ainda lhe vieram com tretas de pedir dinheiro ele perdeu a cabeça-.
    .
    Ele disse e bem,querem meter-se com ele tudo bem,mas deixem a família de fora.
    .
    .
    E o CR9 não é reverenciado por ser rico...Isso era se ele não soubesse fazer nada...Ele não é rico por acaso,é rico porque aos 24 anos é já o melhor jogador do Mundo e dos melhores jogadores da historia do futebol português juntamente com Eusébio e Figo.
    .
    Já ganhou tudo que há para ganhar a nível de clubes e só tem 24 anos.Com muito trabalho e muito talento.
    .
    E reverenciado por ser o melhor na sua área.
    .
    Que tem isso de parolo?
    .
    .
    Parolo é dizermos mal de todos os portugueses que têm sucesso...Lá fora reverenciam os seus ídolos,os melhores sejam escritores,desportistas,artistas etc...
    .
    .
    EUA é parolice?
    Espanha é parolice?
    França?
    .
    Afinal o MUndo é todo parolo...
    .
    Para mim parolice é dizer-se mal de pessoas que elevam o nome de Portugal e o difndem pelo Mundo provando que podemos ser um país pequeno mas capaz de ter os melhores nas mais variadas áreas.
    .
    .
    .
    As pessoas admiram CR9 não pelo dinheiro,mas sim pelo talento.Por ser o melhor do Mundo.
    .
    Tal como nos EUA admiram o Kobe Bryant agora e o Michael Jordan ants...Eram parolos também por isso?
    .
    E França com Zidane?Parolos também?
    .
    Espanha com o Nadal,pau Gasol etc?Parolos?
    .
    .
    Enaltecer o que de bom se faz no pior é ser parolo...Então eu sou parolo.
    .
    .
    Tenho orgulho em ver o mundo parar para ver um português e ver este a entrar para a história.
    .
    Tenho orgulho em ver isso, e uma homenagem a outro símbolo do desporto portuugês e sem submissão aos espanhois,com uma música de uma grande banda portuguesa a ecoar pelo Bernabeu e para todo o Mundo.
    .
    .
    Tal como me orgulha que o Saramago seja português,o Damásio,Amália,Carlos Paredes,Eusébio,Figo,Rosa Mota e todos os que se destacam como sendo os melhores nas suas áreas.
    .
    .
    Parolo seria ser contra isso e torcer contra portugueses que levam a bandeira de Portugal a países que se não fossem eles nems equer sabiam que Portugal existia...
    .
    .
    Sabias que na Índia,num estudo provou-se que CR9 é o português mais conhecido,superando o próprio Vasco da Gama?

    .
    Ignorar a grandeza e a forma como um desportista pode levar o nome de Portugal bem longe e contribuir com receitas em turismo etc para o país é isso sim entrar numa parolice saloia tipicamente portuguesa de ter inveja de qq português que faça sucesso...
    .
    .

    ResponderEliminar
  120. Relativamente às transferências, reconheço o enorme valor desportivo do Lisandro e do Lucho, mas se falarmos em sentimento de perda, o único que despertou em mim esse sentimento foi o Lucho Gonzalez...Tudo no seu comportamento deu a sensação de ser evidente e sincero, o apego confessado pela nossa pequena mas tão querida cidade...Lisandro não deu nunca essa ideia, embora nos demonstrasse sempre um profissionalismo intocável.Mas há pequenas coisas que fazem as grandes diferenças.

    ResponderEliminar
  121. "Ricardocosta disse:
    Sabias que na Índia,num estudo provou-se que CR9 é o português mais conhecido,superando o próprio Vasco da Gama?"

    Achas que me surpreende isso?
    Parolos e ignorantes existem em todo o lado...Aliás, é que mais existe no Mundo, como as formigas!...

    ResponderEliminar
  122. Mais parolo é querer fugir a essa realidade...Ele é até mais adorado mundo fora que noseu próiprio país...
    .
    .
    Tal como admiram mais lá fora a Mariza,a dulce pontes,madredeus etc...
    .
    .
    Não tratamos bem os mais talentosos que levam o nome de Portugal lá fora...Por isso sim somos parolos...
    .
    .
    Parolo é ter inveja e dizer mal por dizer de alguém que difunde o nome de POrtugal no mundo mais que qq campanha possa fazer...
    .
    .
    Nomes como Mourinho,Saramago,CR7,Mariza são sim motivo de orgulho.
    .
    .
    Parolice é falar mal do que é nosso património cultural e desportivo e que fazem com que Portugal seja m país conhecido em todo o Mundo e que mais gente queira conhecer o nosso país e c ontribuir com isso para o nosso crescimento.
    .

    ResponderEliminar
  123. Olha Ricardo não tenho pachorra para te aturar...Vai ver se eu estou na esquina!

    ResponderEliminar
  124. Vou propor ao Jorge Nuno que te transfira a custo zero para o Japão, vais substituir o Hulk!...

    ResponderEliminar
  125. Pois,não tens pachorra para quem tenha uma opinião diferente da tua...Deu para entender.

    ResponderEliminar
  126. Com a venda de ibson que parem com as vendas de jogadores ..
    Sinceramente o falcao é uma copia do farias... Acho que não vai acrescentar grande coisa na frente de ataque a não ser um bom finalizador ao estilo farias talvez mais evoluido.
    Falta pastore,reyes com baixa salarial e um avançado móvel na linha de lisandro.

    ResponderEliminar
  127. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  128. Para substituir Licha, o Varela.
    Apontem aí q o gajo vai rebentar neste campeonato

    ResponderEliminar
  129. Qual foi a 4ª confederação onde o Hulk foi inscrito?

    Tens contigo a regra da fifa sobre o assunto?

    ResponderEliminar
  130. Ricardo:

    O que o Real fez com o Ronaldo é pior que parolice: é promoção sem escrúpulos da parolice!

    Vivo em Barcelona há mais de 3 anos e não é isso que me faz menos portista (sou igualmente anti-Madrid como sou anti-Barça, como sou anti qualquer clube que tendo mais poderio económico que o meu clube de coração - cresci ao lado do estádio, por isso posso falar - aspire cada época a levar-nos as jóias da coroa por um punhado de euros), e sinto como bom emigrante, algum (relativo) orgulho quando vejo um português triunfar a nível mundial.

    Mas aqui em Barcelona, cidade de grande carisma, trabalhadora, austera mas criativa, não posso sentir-me orgulhoso... tenho vergonha! Esse tipo é a encarnação viva da falta de humildade, da falta de tacto, da falta da educação e da da presunção.

    Entendo perfeitamente o porquê de na Catalunha se preferir 1 Messi a 10 Ronaldos. O Messi é um atleta exemplar - tal como o Ronaldo - mas tem uma vantagem enorme: é exemplar também como pessoa.

    Para acabar, não te esqueças do patriotismo do nosso conterrâneo quando disse no fim do FCP-MANU: "Gosto de marcar golos ao FCP"
    Tá tudo dito...

    ResponderEliminar
  131. E credo... Acabo de ver que meteste o Saramago e os Madredeus no mesmo grupo de notáveis que o Ronaldo... Salvo seja... isso é insultar pessoas ilustres como o meu escritor favorito! Achas que o Saramago gostaria alguma vez de estar nesse grupo, Ricardo?

    ResponderEliminar
  132. Pedro:

    Não escrevas estas coisas senão o erudito cá do blog fará uma dissertação interminável pró-madrid e anti-Barça.
    Criticará a direcção de Laporta por só ter 40M € para contratações e concluirá que os dirgentes do Barça é tudo uma cambada de comissionistas. Perguntará o que fizeram ao dinheiro obtido com o Triplete...

    ResponderEliminar
  133. Em resposta a constantes perguntas de colegas merengues de quando vou comprar a camisola do CR9 respondi com a compra da camisola numero 10 do Barça. A camisola de Leo Messi!

    ResponderEliminar
  134. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  135. Ricardo,

    O que para aqui vai. Já te tinha avisado para manteres isto muito simples e básico, senão esta malta dava tilt. Eu tinha avisado.

    Com que então tu é que és o Hurakatai. Isso cria-me um pequeno problema, porque se tu és o Hurakatai então quem sou eu? O Meireles?

    Eu diria que se começar a concordar com o Meireles, os legos do blog vão começar a dizer que, afinal, o Meireles é que é o Hurakatai, inclusive o próprio Meireles.

    Claro que depois disto, o que a ciência ainda não conseguiu descobrir é como que, no meio de tantos milhões de espermatozóides, cada um conseguiu ser o primeiro a furar o óvulo. Mas pronto, é mais um mistério da fé.

    É isto. Muito simples e básico, como convém, senão isto descarrila de vez.

    ResponderEliminar
  136. Meus caros amigos, visto de fora parece-me que os limites da boa convivência e discussão pacifica entra portistas foram ultrapassados.

    Vamos todos arrefecer a cabeça.

    Somos todos portistas!

    ResponderEliminar
  137. Pedro,tenho toda a legislação desportiva quer portuguesa quer nternacional comigo e já a estudei.
    O regulamento de transferências da Fifa e demais regulamentos.
    .
    A regra da Fifa é o chamado 2 + 1.
    O jogador pode estar inscrito por 3 clubes numa época desportiva mas só pode jogar por 2.
    .
    Apenas poderá jogar pelo 3º caso as épocas desportivas se cruzarem(ex época Verão-Outono e outra na estação Inverno-Primavera)
    .
    .
    .
    Sobre o que disseram do CR9,ele gostem ou não é o melhor jogador do Mundo e tenho orgulho sim que o melhor do Mundo seja portugês,no futebol como em qq actividade,e torço muito pelo sucesso do CR9.
    .
    Também eu já vivi em Madrid Pedro e quando vivia fora mais português me sentia e mais orgulho tinha no meu país e o defendia.E mais gosto me deu ver CR7 a detonar na champions desse ano.
    .
    .
    Deixa lá Pedro,se fores por aí,acho que há uma série de referências da nossa cultura que pelas idéias políticas de Saramago não gostariam de ser colocadas ao lado dele...
    .
    .
    Sobre o que ele disse,mais que normal.Ele vem jogar a Portugal seu país,e é mais assobiado que qq jogador qando ele nunca tinha feito mal ao POrto nem era um jogador com rivalidade com o Porto como era o Simão ou outros(esse eu próprio assobiei quando fui ver o jogo a Madrd do Porto).
    .
    Depois de o insultarem e assobiarem e ainda por cima um grupo de selvagens partirem a lojga dele e insultarem a famíla dele,é natural que ele tenha desenvolvido algum desafecto em relação aos portistas,que pelo que se vê aqui não param de dizer mal de um dos melhores jogadores da história do nosso país.
    .
    .
    Não sou anti nada. Mas em Espanha em miúdo fascinava-me o Barça,depois de viver em Espanha esse fascínio esbateu-se porque vi que eles não são parecidos connosco,são separatistas,arrogantes etc.
    .

    ResponderEliminar
  138. Oporto não vou falar da gestão do Florentino porque já te provei pr A + B que se o Madrid tivesse em tantos sarilhos não lhe emprestavam 300 milhões de euros.
    .

    Se quiseres posso_te dar uma aula,porque pelo blog nºao dá...Já te tentei explicar que nao interessa que o Madrid tenha um passivo enorme,pois o seu activo tem um valor incalculável e em 3 penadas abate o passivo quando quiser.
    .
    Nunca viste o Madrid ser demandado em tribunal por incumprimento de uma dívida,salários em atras nem nada?Como é possível?Afinal tem um passivo tão grande...?
    .
    .
    Não sabes do que falas...
    .
    .
    Não me espanta pr isso que gostes do Laporta...O homem esse sim precisa do Barça.
    .
    Falaste do Perez de ínicio como se ele fosse para o Madrid gsanhar dinheiro desconhecendo tu(dps foste ao wikipédia e bem) que ele era dos empresários de maior sucesso em Espanha e muito muito rico.
    .
    O Laporta( e muita gente em Espanha o critica disso) aproveita o Barça e o utiliza como propaganda política...Utiliza um clube para ascender políticamente na Catalunha e é um separatista de 1ª...
    ..
    Mas nem os próprios jogadores vão na cantiga...É ver os catalães Puyol,Xavi e Guardiola a seu tempo a jogarem todos pela selecção espanhola...
    .
    .
    .
    Parolo muito sinceramente e isso não se vê noutros países...É termos um jogador que é melhor do Mundo e dizermos mal dele e preferirmos enaltecer os estrangeiros.
    .
    .
    Vais á Argentina e a imprensa de lá defende o Messi até á morte assim como os argentinos...
    Em Espanha até fizeram campanha pelo Casillas para melhor do Mundo.
    .
    Muitos pelo Iniesta.
    .
    Vais ao Brasil e chegam a insultar o CR9 só para enaltecer o Káká e torcem pelo insucesso de CR9 para Káká ser melhor do Mundo...
    .
    .
    Chegamos a Portugal...E dizemos mal dos nossos e preferimos sempre o que vem de fora...
    .
    .Já o Eça descrevia bem o nosso povo nos Maias...Na altura tudo o q era francês é que era "trés chic"...
    .
    Sempre tivemos a têndencia em valorizar os de fora e não dar valor aos nossos.
    .
    .
    Eu não sou assim,torço pelo sucesso dos portugueses espalhados por esse Mundo fora.e como gosto de futebol tenho que admirar o melhor jogador do Mundo,ainda mais se ele for português.
    .
    Vá para q clube for torcerei por ele,menos quando ele jogar com o Porto obviamente.
    .
    .
    Ps-Pedro odeio jogadores falsos humildes e quem os promove...O Messi é o mesmo que cuspiu num jogador,é o mesmo que qd a rivalidade com CR7 estava acesa não o incluiu no melhor onze do ano para ele etc...
    .
    É um falso humilde como Káka,mas melhor admito,mais genuíno.
    .
    .
    E eu não valorizo isso,valorizo sim o que jogam.Quero lá saber se o CR7 é humilde ou não,eu até prefiro que ele seja confiante nele próprio e se ache o melhor pois é essa personalidade forte que o fez ser o melhor do Mundo e superar tudo e todos.
    CR treina-se bem,éum excelente profissional e todos do Manchester sempre falam isso dele,dá tudo nos treinos e até faz horas extras depois dos treinos a marcar livres.
    .
    .
    Engraçado que o Mourinho é o cúmulo da arrogância também,mas os portistas quando ele cá estava adoravam isso nele...?
    .
    Qual então o problema?
    .
    Também deviam dizer que preferem o Fernando Santos ao Mourinho...Afinal é menos arrogante,mais humilde.

    ResponderEliminar