18 julho 2009

Até o resultado fez reviver Gelsenkirchen

FCPorto 3-0 Monaco
Aruna 28' (pb), M. Gonzalez 40' e F. Guarin 68'
FC Porto apresenta-se aos sócios com triunfo por 3-0 sobre o Mónaco

O FC Porto apresentou-se hoje aos sócios com uma vitória por 3-0 sobre o Mónaco, no Estádio do Dragão, num encontro que reeditou a final da Liga dos Campeões de 2003/04, em Gelsenkirchen, ganha pelos “azuis e brancos”.

O auto-golo de Haruna, aos 30 minutos, abriu a vantagem para o FC Porto, cabendo a Mariano elevar para 2-0, aos 40, e, já na segunda parte, Guarin fechar a contagem, aos 68, estabelecendo o resultado, o mesmo da final da "liga milionária".

Os tetracampeões nacionais apresentaram-se com três caras novas no “onze” inicial, com Álvaro Pereira a defesa esquerdo, Belluschi no meio campo, com a difícil tarefa de fazer esquecer Lucho, e Varela no apoio aos avançados.

O FC Porto entrou bem no jogo e podia ter marcado logo na primeira jogada, trabalhada por Hulk e Varela, mas Mariano não conseguiu desviar com êxito, de cabeça, para o fundo da baliza do Mónaco.

Aos 08 minutos foi Hulk que, na sequência de uma jogada idealizada e construída por Belluschi, caiu na área e ficou a reclamar grande penalidade, que o árbitro João Lamares não concedeu.

Nené, aos 09 minutos, obrigou o guarda-redes Helton a uma defesa apertada e, aos 14, foi a vez de Hulk brilhar, em dribles sucessivos sobre adversários, mas o cruzamento não encontrou Mariano na área da equipa monegasca.

O FC Porto, a trocar bem a bola e a pressionar, construiu em apenas seis minutos três situações de perigo para a baliza do Mónaco, resolvidas com maior ou menor dificuldade pelo guarda-redes Stéphane Ruffier.

Belluschi, aos 18 minutos, com um pontapé de ressalto, levou a bola ao poste da baliza visitante, Mariano, aos 20, ludibriou Ruffier, mas falhou o remate, e, aos 22, Hulk, de livre, colocou à prova os reflexos do guarda-redes.

O anunciado golo do FC Porto acabou por surgir num lance infeliz de Lukman Haruna, aos 30 minutos, que, ao tentar aliviar um cruzamento largo de Álvaro Pereira, traiu o próprio guarda-redes com um “chapéu” indefensável.

Os portistas, algo desconsolados pelo primeiro golo no Dragão ter sido auto-golo, viram, aos 35 minutos, o Mónaco quase repetir a proeza, com o cruzamento de Nené a ressaltar em Fucile e a trair Helton, mas a bola não entrou.

Aos 39 minutos, o Mónaco voltou a criar perigo, com um cruzamento de Mollo para Sagbo, que cabeceou ao lado, e, aos 40 minutos, os portistas festejaram efusivamente o golo de Mariano, a passe de Varela.

Para a segunda parte, já com o FC Porto a envergar o equipamento alternativo laranja, o treinador Jesualdo Ferreira operou quatro alterações, fazendo entrar Nuno, Tomás Costa, Maicon e Guarin.

O ritmo de jogo do FC Porto, pese embora os monegascos terem operado 10 substituições em 15 minutos, decaiu no início da segunda parte, com os “dragões” a demorarem alguns minutos a demonstrar entendimento.

O Mónaco cresceu de produção, mas o FC Porto criou perigo por Mariano, aos 57 minutos, e elevou a vantagem por Guarin, aos 68, na marcação de um livre directo, sem hipóteses de defesa para o suplente Thuram.

Até ao final do jogo as situações ofensivas decorreram de parte a parte, mas sempre com as defesas a superiorizarem-se às linhas atacantes.


Equipas:

- FC Porto: Helton, Fucile, Bruno Alves, Rolando, Álvaro Pereira, Fernando, Raul Meireles, Belluschi, Mariano, Hulk e Varela.

(Jogaram ainda Nuno, Tomás Costa, Maicon, Guarin, Benitez e Nuno André Coelho).

- Mónaco: Stéphane Ruffier, Adriano Pereira, Cedric Mongongu, Sebastien Puygrenier, Jimmy Traore, Nicolas N’Koulou, Lukman Haruna, Yohan Mollo, Pablo Pino, Nené Carvalho e Yannick Sagbo.

(Jogaram ainda Yohann Thuram, Francois Modesto, Diego Perez, Nikola Pokrivac, Thomas Mangani, Serge Gakpe, Jerko Leko, Sambou, Kevin Diaz, Djamel Bakar e Vincente Muratori).


Árbitro: João Lamares, do Porto.

Acção disciplinar: cartão amarelo para Nené (13).

Assistência: cerca de 39.000 espectadores.

In O Jogo

9 comentários:

  1. Gostei do que vi :) Belluschi a brilhar outra vez .
    E dos equipamentos :)

    Um abraço , gaspar

    ResponderEliminar
  2. Vi um Porto muito solido, principalmente a defender, com as caracteristicas ofensivas dos anos anteriores, pouca profundidade mas futebol objectivo e a espaços perigoso.

    Boa primeira parte do Belluschi, segunda parte fraquissima, que se pode explicar pela falta de pernas e entrosamento. Quero ver como este jogador se comporta fisicamente daqui a 2 ou 3 meses.

    Varela muito solido fisicamente, protege muito bem a bola, tem a noçao dos espaços e ve-se que tem matéria prima para ser trabalhada. Com Belluschi e Hulk, Varela da mais bola a este Porto do que vi na época passada. Quanda a coisa estiver oleada pode ser que o nosso meio campo nao acabe os jogos tao estafado como na época passada.

    Alvaro Pereira é um jogador fabuloso.

    O futebol de Hulk perde-se completamente na posiçao em que actuou. Este Falcao tem que ser bom e o Orlando Sa tem que ser opçao. Se assim nao for vamos ter problemas na frente.

    Enfim, globalmente o plantel é muito forte, com Valeri o esquema do ano passado pode regressar. Com Belluschi sera ligeiramente diferente. Se Falcao for realmente bom e Alvaro Pereira nao se lesionar podemos ter uma época muito boa pela frente.

    A equipa fisicamente é um portento.

    ResponderEliminar
  3. Varela encantou,
    com Hulk e Varela na frente , o Rodriguez e o Falcão vão ter de pedalar bastante!
    Prometedor!

    ResponderEliminar
  4. Espectáculo muito bonito, três horas a fio com total serenidade e confiança.
    Bom relvado, na parte final a dar um pouquinho de si, mas só aí é que percebemos que estávamos perante um relvado novo em folha...A equipa mostrou qualidade, Cissoko tem um substituto perfeitamente à altura, mais dois novos excelentes centrais e um médio de boa qualidade técnica...Espero que os outros dois reforços vindos da Sul-América também correspondam.
    Se assim acontecer, a avançada com Varela, Hulk, Falcao, Farias e Rodriguez, faz com que sintamos que numa primeira fase estamos bem servidos...Depois veremos o que sai do jovem Orlando Sá.
    A linha média poderá perfeitamente enquadrar Fernando, Meireles, Belluschi e Valeri...Mais Tomás Costa, Gaurin e Mariano como hipóteses suplentes.
    A defesa tem o seu calcanhar de Aquiles no lado direito, vejamos como chegam o Sapunaru e o Miguel Lopes...Tomás Costa?...Fucile deverá ser mais utilizado à esquerda, em alternativa ou em colaboração com Àlvaro Pereira...No centro Rolando e Bruno Alves mais dois excelentes competidores, Nuno Coelho e Maicon.
    Na baliza, para já, Helton.
    Nuno para consolidar o balneário e Beto, para manter o Helton sempre atento.

    ResponderEliminar
  5. A festa de apresentação foi bonita, com muito público, muito entusiasmo e com o momento alto, a ser a homenagem a Pedro Emanuel.
    O F.C.Porto é um clube reconhecido, a quem o serve com dedicação, paixão e profissionalismo. Não precisa de ser portista desde pequenino, nem andar sempre a beijar o emblema. Foi o que aconteceu com o ex-capitão Pedro Emanuel.

    Do jogo e até ao minuto anterior ao 3-0 por Guarín, altura em que saí do Dragão, gostei.
    Não estamos, nem podiamos estar, no ponto, mas estamos e isso deu para ver e notar, no bom caminho. Como já referi anteriormente, não dou demasiada importância a estes jogos, nem valorizo muito os resultados. A Peace Cup, a disputar a partir do dia 27 deste mês na Andaluzia, frente a adversários com maior grau de dificuldade - Lyon e Besiktas -, ajudará a mostrar lacunas, carências, que permitirão limar arestas e corrigir, para melhorar, com o objectivo de quando for a sério, em que os pontos e os troféus, estiverem em disputa, possamos estar à altura das nossas responsabilidades.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Como li à uns tempos.. "Àlvaro Pereira é um Bosingwa no lado esquerdo" .. parece que acertamos 2 vezes seguidas num lateral esquerdo de qualidade!!

    Meireles a cada jogo que faz, melhora os passes e visão de jogo, o passe para o Àlvaro no 1º golo é simplesmente fantastico..

    Nota negativa para mim, vai para o Fucile, se continua assim nem na direita nem na esquerda se joga.

    ResponderEliminar
  7. Queria fazer só um destaque rápido pela negativa:

    Tomás Costa continua a fazer faltas infantis e demasiado duras. É preciso que se lhe diga, rápido, que não pode ser assim....

    Fucile continua arrogante, faltoso e convencido. Tem de baixar a crina.

    ResponderEliminar
  8. Ainda sobre o Pedro Emanuel...Cada jogador vive um ciclo próprio de duração mais ou menos previsível, Pedro Emanuel estava no fim do seu ciclo, notava-se no seu ritmo de jogo, na capacidade demonstrada perante os seus concorrentes mais directos. A vida é mesmo assim, temos que ter essa consciência e ou a temos de forma instintiva e premonitória ou adquirimo-la da maneira mais terrível, perante a evidência...
    Tal como doem as saídas de jogadores muito queridos pela massa associativa como Lisandro, Lucho, Jardel, Ricardo Carvalho, Bosingwa ou Deco, também doem e muito os abandonos de carreira de muitos outros, fica a consolação de que como acontece a alguns mais -nem a todos- abre-se-lhes a possibilidade de verificarem das suas capacidades, de conseguirem transmitir os seus conhecimentos, aos que vêm a seguir nessa escada geracional imparável...
    Pedro Emanuel e Raul Meireles trazem consigo um factor adicional, a sua experiência no Boavista, experiência de Campeões, uma espécie de testemunho -que não quero aqui classificar- do que que é a realidade do nosso Futebol.

    ResponderEliminar
  9. Queria só juntar-me ao Nuno Sousa e ao Paulo Sampaio Neves nas críticas à actuação desastrada do Fucile. A jogar assim, o Sapunaru tem lugar a titular, de caras. A não ser que o Miguel Lopes seja melhor.

    ResponderEliminar