23 julho 2009

FC Porto, 1 - Dínamo Bucareste, 0

Golo: Varela (15m)

1ª parte: Beto, Fucile, Maicon, Bruno Alves, Álvaro Pereira, Fernando, Guarín, Beluschi, Mariano Fonzáles, Silvestre Varela e Hulk

2ª parte: Helton, Benitez, Valeri (72m), Falcao (69m), Rolando, Nuno André Coelho, Farias e Toma Costa

Dragões vencem Dínamo Bucareste

O FC Porto cumpriu esta quinta-feira o quarto jogo de preparação da próxima temporada, vencendo os romenos do Dínamo Bucareste por 1-0 e arrecadando o troféu da partida.

Os azuis e brancos foram sempre superiores, sendo que o único golo do jogo foi marcado por Silvestre Varela.

Destaque-se ainda as estreias de Valeri e Falcao ao serviço da equipa portuguesa.
O Jogo

46 comentários:

  1. Para já direi apenas dos que gostei mais:
    Varela, Beto, Maicon, Guarin, Fernando, Tomás Costa, Belluschi, Valeri -poucos minutos, boas indicações-, Hulk -demasiado individualista porra!- Bruno Alves -o patrão da defesa- Mariano, Helton, Raul Meireles, André Coelho, Álvaro Pereira, Rolando...
    Depois: Farias, Falcão -não deu tempo para verificar- Fucile e Benitez...

    ResponderEliminar
  2. gostei do que vi .
    mas , estes jogos enganam , às vezes claro está .
    Pois o Dínamo de Bucareste , enfim , é uma equipa um pouco fraca .
    Mas bons sinais da equipa portista .

    Um abraço, Gaspar

    ResponderEliminar
  3. Gostei especialmente, porque evoluíram de sábado para hoje, Guarin -mais músculo na linha média-, Tomás Costa -muito seguro, também na zona central-, Varela -grande capacidade e disponibilidade física- e Maicon -muito disponível e eficiente...

    ResponderEliminar
  4. Varela excelente.
    Será que não vai para o estaleiro depois daquela entrada bárbara a acabar a partida?

    Guarin muito bom.
    É para já e na minha opinião o candidato mais forte ao lugar do Lucho.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. pois , Meireles , é verdade . evoluíram , de facto ..
    Não sei porque .. O Guarín não me inspira confiança..

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Eu não gostei nada do Porto e acho que este plantel tem as mesmas deficiencias do ano passado, menos Lisandro e Lucho.

    O Falcão e o Farias não valem nada.

    O Benitez é incompreensível como ainda cá anda.

    Não temos defesas direitos de nível (a ver o Miguel Lopes). O Fucile e o Sapu são Ok, mas nada mais do que OK.

    O Nuno André Coelho faz-me lembrar o Ricardo...mas o Costa e não o Carvalho. Esse era muto portista mas de jogador tinha pouco...

    ResponderEliminar
  7. 1ª parte de excelente nivel
    Varela outra vez o melhor , Belluschi , Mariano e Guarin (muito bem!)
    mas quem me encantou foi o Valeri ..e só jogou 20 mns!
    Vamos com calma pessoal...

    ResponderEliminar
  8. Continuo a achar o Silvestre Varela a maior surpresa e, por agora, a melhor das 11 contratações do FCPorto para esta época.

    Gostei da pinta do Valeri. Tem precisão de passe e pensa muito rápido. Não se deixa cair na tentação do passe fácil para o colega do lado como seria de esperar de um jogador que acabou de chegar a Portugal.

    De resto, apenas vi uma seca de um jogo de pré-época com um adversário muito fraquinho.

    Venha a peace-cup, porque com Lyon e Besiktas, o nível de exigência será muito maior o que permitira uma observação mais consistente desta malta nova.

    ResponderEliminar
  9. Será que o Bruno Alves está a ser negociado pelo Barça e o Laporta apenas está a "oferecer" o Keirrison aos Benfas para pressionar o PC? Será que ele vem mesmo cá parar por empréstimo num negócio pelo BA?

    ResponderEliminar
  10. Ja começam os linchamentos do plantel antes de se poder aferir da real qualidade dos jogadores.

    O Varela, ja disse, vai ser um dos convocados permanentes da selecçao. Daquilo que vi o ano passado ja sabia que ia agarrar lugar. Tem uma noçao de espaço e de controlo de bola invulgares.

    O Valeri é um craque que nao vai demorar muito a agarrar lugar no onze.

    Os laterais dao garantias. O Sapunaru parece-me um jogador com algumas deficiencias musculares ou de articulaçoes. Tem que ser trabalhado fisicamente. Mas é um lateral de muita progressao e muita qualidade. Parece que ha gente com memoria curta que nao deve ter visto os jogos com o Atlético de Madrid e com o Manchester. O Fucile começou a preparaçao uma semana e meia mais tarde que os outros e por isso nao se pode pedir mais, à imagem do Meireles.

    Estou preocupado com o ataque. Se Falcao nao for o que se espera, Jesualdo ver-se-a obrigado a perder muitas das qualidades de Hulk para o colocar na frente. Tera que aproveitar a grande qualidade que tem no meio campo e encontrar um sistema diferente.

    Para ja, com a qualidade de Alvaro Pereira temos um 5 recuado muito bom e de grande estabilidade. Isso da uma base estavel para se construir uma equipa de tras para a frente.

    Vao ser 2 ou 3 meses de muito trabalho e muitos altos e baixos. A época ainda nem começou e ja estao a criticar jogadores que nao tiveram nem 20 minutos com a camisola do Porto vestida.

    ResponderEliminar
  11. Ainda sobre o que se passou em Alcochete nos Júniores...
    Vejam as ligações destes senhores, vão ao "Record" de hoje e vejam, ouçam e reflictam...Zangam-se as comadres e sabem-se "algumas" verdades.
    Se repararem, também está lá o Octávio.Malvado...Em lugar de destaque.


    "O Sporting reagiu de forma dura ao castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, em que a sua equipa de juniores foi punida com derrota por 0-3 na sequência dos incidentes do jogo com o Benfica. Em comunicado no seu sítio de internet, os leões consideram ter sido dada "uma machadada final na credibilidade do futebol português" e questionam a imparcialidade do presidente do CD, Marques da Silva, desafiando-o a "esclarecer qual o seu nível de envolvimento clubístico com a Casa de Palmela" do Benfica.
    E se a resposta for positiva, o Sporting pergunta ainda "a razão pela qual não pediu escusa para apreciar este processo". Confirmando que vai apresentar recurso do castigo aplicado, o Sporting garante que "levará o caso até às últimas consequências, custe o que custar, suportando eventuais retaliações de que possa ser alvo".
    A acusação dos leões do envolvimento clubístico de Marques da Silva tem por base um vídeo em que se vê o presidente do CD da FPF num convívio realizado na Casa de Palmela do Benfica a 22 julho 2007."

    ResponderEliminar
  12. Não vi o jogo, mas no final ligaram-me a dizer maravilhas do Varela. Quero ver se vejo frente ao Lyon e ao Besiktas, pois o grau de dificuldade é maior e já vai dar para ver mais qualquer coisa. No entanto pelo que tenho ouvido e lido e visto - Mónaco -, parece-me que temos gente.
    O problema é que ainda falta um mês até ao fim do mercado e tudo pode acontecer.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Varela muito bem, o melhor do jogo, terminou já com pouca clarividência, face ao claro cansaço. Vai dar boas dores de cabeça a Jesualdo quando CR10 voltar.

    Não compreendo os elogios a Guarin, e este não é reforço pelo que já conhecemos bem e podemos falar com autoridade, pois para mim andou escondido o jogo todo, só aparecendo para marcar cantos. Lembro-me ainda de alguns passes falhados e outros disparates, ao nível de Benitez.

    Ontem pareceu-me que Belluschi se apresentou algo cansado dos treinos. Fez dois ou três passes muito bons a isolar Mariano e Hulk, mas esteve muito apagado e distante do jogo. Denotei também que, face à sua estatura, ainda não tem grande capacidade de choque com os adversários. Não sei se alguma vez a terá.

    Na verdade, não me parece que Belluschi seja um jogador para o lugar de Lucho no sistema actual de jogo da equipa. Eu gostava de ver Belluschi a jogar atrás de um só ponta de lança (Falcao), tal como Aimar fazia no SLB o ano passado (mas este claramente em posição errada), portanto, mais à frente, num sistema de jogo diferente: 4-1-3-1-1
    É inquestionável que Belluschi tem muita qualidade, isso sem dúvida.


    Devo dizer que Valeri me impressionou ainda que tenha estado muito pouco tempo em campo. Este sim parece - bem sei que ainda é cedo - um jogador "parecido" com Lucho e capacidade de choque não lhe falta, com se chegou mesmo a ver.

    Maicon esteve bem, mas parece um pouco preso de movimentos. Deverá ser desta época.

    Fucile e as suas infantilidades que já conhecemos.

    Tomás Costa esteve bem, sem faltas, a trinco, mas sem grande trabalho pela frente.

    Álvaro Pereira também mais discreto, provavelmente acusando algum cansaço.

    Falcao não deu para ver grande coisa. Boa entrega ao jogo... apenas... parece demasiado parecido com Farias e tenho dúvidas de que essa dupla alguma vez tenha funcionado bem no River Plate (alguém quer sugerir um filme do Youtube?)

    Sinceramente acho que o substituto de Lisandro é..... :-) Belluschi.

    Falcao, se mostrar pergaminhos, será o novo Farías e este o suplente dele.

    Nuno André Coelho impressiona pela flexibilidade física para um central. Mostrou alguns pormenores técnicos interessantes a jogar a lateral. Tem é de se acalmar um pouco e aceitar a pressão de jogar no FCP.

    Bruno Alves parece-me imprescindível neste plantel.

    Em conclusão, falta um avançado diferente - talvez possa ser Orlando Sá.

    Guarín e Stepanov deveriam sair para jogar.

    Benitez só deverá ficar por precaução, mas preferiria promover o defesa-esquerdo dos júniores (não sei quem é).

    Uma última palavra para Beto: enorme defesa. Assim Hélton tem de se precaver.

    ResponderEliminar
  14. Realmente já há muitos jogadores completamente queimados por aqui !!!
    Se aquele falhanço/brincadeira do Bruno Alves que ia dando golo do Dínamo fosse de um dos novos... Ou então aquela cabeçada em falso do Rolando que também poderia ter acabado em golo na nossa baliza...
    Haja calma!
    Por aqui pode-se arrasar treinadores e jogadores que os autores não deixam de ser excelentes portistas... mas... críticas à gestão de prejuízos acumulados da SAD que comprometem o futuro... nem pensar! Isso não é ser portista!

    ResponderEliminar
  15. 1ª parte: jeitosa
    2ª parte: zzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    venha o Lyon, isso sim um teste mais a sério!

    Jorge
    Porta19

    ResponderEliminar
  16. Permitam-me enfiar a carapuça sobre estar já a linchar alguns jogadores, para defender o meu ponto.

    O ano passado ganhamos o campeonato porque não tivemos lesões. Tinhamos uma falta clara de um ponta de lança fixo no plantel e por isso perdemos muitos pontos em casa.

    Este ano, para além de não colmatarmos essa lacuna, perdemos Lisandro e Lucho.

    Eu também acho que fizemos jogos simpáticos e que o Varela pode ser um caso sério, e que o Maicon pode ser o novo Pepe, e que o Alvaro Pereira vai fazer esquecer o Cissokho. Também concordo com que vender os jogadores que vendemos é uma inevitabilidade.

    O que discordo é que uma carência básica no plantel, que é um Ponta de lança de qualidade, com 1,85m e 80 kg, que nos permita vencer os jogos complicados em casa, não tenha sido colmatada após 65M € de vendas.

    Eu vejo o Cardozo a jogar e pergunto-me porque é que não podemos ter um jogador assim. Se forem 15 M € num PL de classe garantida, são 15 M €. Não são 5M€ do Falcão, mais 5 M€ do Farias, mais 5 M€ do Renteria, mais 1 M€ do Orlando Sá, mais 10 M€ para por o Hulk a jogar fixo com os centrais.

    Eu espero que o Falcão e o Farias me obriguem a engolir estas palavras e se revelem uns galáticos do caraças. Não acredito, e o que vejo é um plantel com as mesmas deficiências estruturais da época passada. E estou a dizer isso agora que estamos a ganhar. Porque afinal, jogos de pré-época são jogos de pré-época....

    ResponderEliminar
  17. O que me agradou e talvez o mais importante do jogo de ontem foi o facto de termos enchido o municipal de Albufeira. Há poucas semanas o Sporting mesmo com muitos adeptos do Forest não o conseguiu.

    Com certeza que alguns dos adeptos que encheram o estádio seriam nortenhos em férias, mas estavam lá muitos portistas do sul do país, o que comprava mais uma vez a nossa "nacionalização".

    Estudei 6 anos em Faro e nos épicos Farense- Porto, do nosso lado apenas se contavam meia centena de superdragões e uns quantos estudantes, longe da casa cheia de ontem

    Somos Reis de Portugal e dos Algarves

    Quanto ao jogo, partilho das ideias já expostas, um tipico jogo de pré-época com um adversário muito fraco. O "Drogba da Reboleira" bem trabalhado vai dar que falar; Maicon parte como 3º opção; Guarin deveria ser emprestado bem como o Benitez

    Um abraço

    ResponderEliminar
  18. labaredos na pagina do fcp:

    A mentira do costume

    O plantel do FC Porto segue tranquilamente a sua preparação, mas a Bola insiste na cruzada do «desanimado», na busca desesperada de lançar a confusão e desestabilizar o plantel Tetracampeão. O Labaredas garante que não têm a menor hipótese. Por mais que tentem.

    Depois de terem vendido Bruno Alves a meio mundo e de terem assegurado que o FC Porto rejeitou propostas da outra metade, eis que surge uma notícia na edição desta sexta-feira que fala de uma abordagem que nunca existiu. Importa saber qual a fonte do jornal e, já agora, o verdadeiro intuito de quem escreve uma mentira.

    O FC Porto não recebeu qualquer proposta de Barcelona, Milan, Chelsea ou Manchester City, assim como também não registou qualquer «ataque» da Fiorentina para levar Fernando. A Bola tem dito que sim… Talvez tenham enviado os faxes para a Travessa da Queimada e não para o Estádio do Dragão.

    Para cúmulo, a edição online do jornal do «desanimado» faz eco de declarações prestadas por um empresário a um órgão brasileiro e afirma que o FC Porto está na corrida por Keirrison. Como o Labaredas acordou com propensão para desmentidos, ora cá vai mais um: também não é por aí que desestabilizam. O Tetracampeão não está interessado no avançado brasileiro.

    ResponderEliminar
  19. Mas alguém lhes liga?

    Deixem-nos falar...pena é não estarmos interessados no Keirrison...como portista estaria muito interessado que viesse para o Porto.

    ResponderEliminar
  20. rui moreira na bola:

    A planificação do risco

    DEPOIS das entrevistas concedidas por Jesualdo Ferreira, desta vez foi o administrador com o pelouro financeiro da FC Porto SAD a falar. Fê-lo numa boa altura, logo a seguir à 'revenda' de Cissokho, o que completa um encaixe extraordinário para os seus cofres.
    Percebe-se, pelo tom da entrevista, que foi programada, como é timbre no clube. A quem aparece a falar para o exterior, é sempre exigido que confira previamente com a restante estrutura quais são as mensagens que convém fazer passar para o exterior. Perde-se, assim, alguma espontaneidade, rareiam as surpresas, mas o que importa é que desta política de comunicação resulta sempre uma mensagem coerente, ao contrário do que tantas vezes acontece nos clubes rivais, onde se fica com a sensação de «cada cabeça, uma sentença».

    Por isso, a parte mais importante da longa entrevista diz respeito ao «reequilíbrio do plantel», em que Fernando Gomes acentua que houve um «risco calculado» na política de vendas e na reconstrução da equipa. Ou seja, passa a ideia de que tudo foi meticulosamente planificado. Depois, como não podia deixar de ser, atira-se aos críticos, que acusa de estarem «apaixonados pelo passivo» e garante que o que importa é que o FC Porto consiga fazer face a todos os compromissos.

    Ora, não tendo eu a obsessão do défice, porque este é crónico no futebol e só pode ser colmatado com mais-valias resultantes de vendas de passes de jogadores, e não tendo por isso uma visão estática do plantel, preocupo-me com a capacidade de endividamento, e com o custo deste. Gostava, por isso de saber, e não fiquei a saber pela entrevista, se os encaixes financeiros permitem resgatar o oneroso empréstimo obrigacionista que o FC Porto teve de contrair, e se essa decisão já está equacionada.

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  23. Ainda estamos nesta fase precoce da época e, como tal, não nos devemos precipitar em "endeusar" ou "queimar" seja que jogador for.

    Os jogadores novos do plantel e também os que vieram o ano passado estão ainda num processo de evolução. Uns estão numa fase mais adiantada que outros. Mas é preciso esperar.

    No entanto, parece-me que já se começa a perceber algumas coisas.

    Uma delas é que Varela vai dar muito que falar. Não me admirava que ele entrasse para o 11 em detrimento do ponta de lança, ficando Hulk e Cebola nas alas. Isto se mantivermos o mesmo sistema de jogo.

    Falcão deixa-me dúvidas. Mas só vou ver se foi uma boa aquisição daqui a uns meses. Tem que ter tempo para se integrar nos processos da equipa. Não deu para ver quase nada mas se por um lado não me parece estático como Farías, por outro falta aquela mobilidade e rapidez de Lisandro.

    Mariano parece cada vez melhor e é um boa alternativa. Farías serve para jogos com Trofenses. Orlando Sá teve azar com a longa lesão e só o deveremos ver em jogos da Taça da Liga ou Taça de Portugal, mas tou confiante que vai evoluir muito com Jesualdo e para o ano teremos um avançado português que a Selecção precisa.

    Quanto ao meio-campo e apesar da saída do grande Lucho, penso que ele melhora relativamente ao ano passado. Fernando continua com enormíssima qualidade mas mais experiente, Meireles passa a ser o patrão e penso que estará mais motivado e depois temos um bom dilema. Valeri ou Bellushi? Belushi tem mostrado qualidade de passe e remate e aparece ainda com mais frequencia na área que Lucho. No entanto, parece-me que joga demasiado para o lado e para trás, além da já referida falta de poder de choque. Pelo contrário, Valeri deu (poucas mas boas) indicações de que procura muito fazer passes em profundidade (com qualidade)e poder de choque não lhe falta. Resta saber se remata bem de longe e aparece em zonas de finalização.

    Depois temos Guarín, que penso ainda não ter mostrado quase nada do que pode fazer. Parece-me que ele tem muito potencial por explorar. Precisa de confiança (e de minutos). Já Tomás Costa é um jogador que, apesar de ser o pior dos centro-campistas em termos técnicos, pode ser bastante útil para dar músculo ao meio-campo, ou substituír uma possível lesão de um dos titulares.
    Quanto a Prediguer, não sei, mas deve ser uma boa alternativa para quando o Fernando necessitar de descansar. Parece-me quase ímpossível tirar o lugar a Fernando nesta equipa. Aliás, tirando os dois capitães (Raúl e Bruno) este era aquele jogador que eu nunca venderia.

    Mas vamos esperar. Ainda falta muito tempo para que todos se integrem como deve ser. Só espero é que não comecem a assobiar quando o Valeri ou o Falcão ou o Miguel Lopes (ou qualquer outro) falharem um passe ou uma recepção. Deixem as pessoas trabalharem.

    Quanto à defesa, o Bruno é indiscutível. Depois temos Rolando e NAC para o lado direito. Quanto a Maicon parece-me à altura caso Bruno Alves não esteja disponível. Nas laterais, se Álvaro Pereira parece ter lugar garabtido, já Fucille é melhor que esteja mais concentrado, pois Miguel Lopes parece-me ter grande qualidade pelo que vi dele no Riop Ave (bem sei que as equipas são totalmente diferentes, mas os indicadores são bons). O Sapunaru parece-me uma alternativa muito boa, tendo melhorado muito ao longo da época.

    Peço desculpa pelo longo texto mas já tinha saudades de comentar neste belo espaço.

    Força Futebol Clube do Porto !!!

    ResponderEliminar
  24. esqueci-me dos guarda-redes, que não são der todo menos importantes. Penso que estamos muito bem servidos. Seja Helton ou Beto, temos um GR de grande qualidade, e já não corremos o risco da displicência de Helton voltar a aparecer pois, caso aconteça, Beto agarra o lugar.

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  25. «O Manchester United não irá entrar em loucuras de pagar ordenados milionários a jogadores»

    Fonte: Maisfutebol

    Salários de jogadores do Manchester em 2008:

    - Cristiano Ronaldo: 560.000 €
    - Rio Ferdinand: 540.000 €
    - Wayne Rooney: 495.000 €
    - Carlos Tevez: 430.300 €
    - Dimitar Berbatov: 405.000 €
    - Paul Scholes: 405.000 €
    - Ryan Giggs: 385.000 €

    O que serão salários milionários?

    Depois disto, só posso dizer: "Coitadinho do crocodilo."

    ResponderEliminar
  26. Transfer Matching System – O novo sistema de transferências da FIFA

    Criado em Janeiro de 2008 e depois de vários meses de testes, o novo sistema internacional de transferências (Transfer Matching System - TMS) foi lançado oficialmente. Actualmente apenas 25 a 30% das transferências internacionais de jogadores são efectuadas através de agentes licenciados pela FIFA, com o objectivo de monitorizar clubes, jogadores e agentes, o novo sistema pretende terminar com os pagamentos ilegais e a lavagem de dinheiro que pode ser efectuada através das transferências de jogadores.

    Esta nova ferramenta estará disponível para todos os agentes licenciados, que através de uma aplicação online terão de preencher todos os dados necessários relativos à transferência, possibilitando um maior controlo sobre as mesmas. Segundo a FIFA, mais de 100 associações e mais de 1000 clubes já estão a utilizar o novo sistema de transferências. O organismo máximo do futebol estima que em 2010 todas as 208 associações estejam a utilizar o sistema em pleno, sendo que o certificado de transferência internacional também estará brevemente disponível online.

    Sendo certo que este sistema será uma mais valia para clarificar os valores e entidades envolvidas nas transferências internacionais de jogadores, poderá ser a porta aberta para que as federações e ligas utilizem sistemas idênticos para controlar as transferências nacionais. O controle das transferências em articulação com organismos nacionais de fiscalização das actividades financeiras dos clubes é o caminho a seguir para tornar a indústria do futebol transparente.

    A nível internacional o Transfer Matching System da FIFA e o Sistema de Licenciamento de Clubes da UEFA, são pontos fundamentais para o desenvolvimento administrativo e económico da actividade futebol. É necessário perceber que quanto mais cedo as ligas e associações adoptarem sistemas nacionais idênticos, maior será o número de empresas interessadas associar as suas marcas ao produto futebol, impulsionados pela credibilidade e transparência do mesmo.

    ResponderEliminar
  27. Faleceu o Rui Cartaxana...Menos um a dizer mal do Porto.
    Como eles são milhões, a probabilidade de morrerem também é muito maior, faz parte das estatísticas...
    Digo isto sem hipocrisia, nada de pessoal me move contra o dito cujo.

    ResponderEliminar
  28. Não fico contente com a morte de ninguém, mas temos que ser objectivos, todos morreremos e a ser assim, a verdade é que o Rui Cartaxana morreu e a partir de agora -a não ser que o fantasma dele, também trabalhe no Record- como consequência directa disso, não vamos ter que suportar mais as suas diatribes...Paz à sua alma!
    E aos nossos espíritos...

    ResponderEliminar
  29. bandiduh disse:
    «O ano passado ganhamos o campeonato porque não tivemos lesões.»

    A memória é curta...

    O Fucile esteve 8 semanas lesionado

    Sapunaru 4 semanas.

    O Lucho não jogou mais depois de se lesionar contra o Man Utd, falhou os últimos 8 jogos. Nesse período o Hulk também se lesionou e falhou 3 jogos. Tommy, Mariano e Farías deram conta do recado.

    ResponderEliminar
  30. Aristodemos disse:

    "A memória é curta..."


    Felizmente o Lucho e o Hulk lesionaram-se numa altura da época onde as coisas já estavam praticamente decididas. Não me esqueço que o Liedson esteve parado no princípio do campeonato e que o Suazo só jogou meia época.

    Que jogador é que acrescentava algo mais à equipa vindo do banco? Tipo "vou tirar x e meter y que pode jogar melhor". Na minha opinião, nenhum. Saíam quando estavam cansados porque raramente era expectavel que o substituto jogasse melhor.

    O meu ponto é que face ao ano passado, não resolvemos nenhuma das lacunas (banco e ponta de lança) e criámos outras.

    Apesar de não estarmos a jogar mal, as lacunas estão lá.

    Para mim o Farias e o Benitez não são jogadores para o Porto e o Falcão não é o ponta de lança com as características que precisamos.

    ResponderEliminar
  31. bandiduh disse:
    «Felizmente o Lucho e o Hulk lesionaram-se numa altura da época onde as coisas já estavam praticamente decididas»

    Pois, os jogos que equipa ganhou sem Lucho e Hulk não contam porque estragam a tua argumentação. Enfim...

    ResponderEliminar
  32. "O que discordo é que uma carência básica no plantel, que é um Ponta de lança de qualidade, com 1,85m e 80 kg...".
    Bandiduh, o Orlando Sá não tem 1,85m mas tem 1,88m. A carência chama-se lesão grave, não há milhões nem SAD que possam fazer nada.

    "O Falcão e o Farias não valem nada".
    O Falcao esteve parado 2 semanas, fez 3 ou 4 treinos num clube novo, num continente novo, entrou a meia hora do fim para o contexto de uma equipa com apenas 2 habituais titulares...e já está...rótulo definitivo...Não Vale Nada! Santa paciência para adeptos destes! O que vale é que não mandam nada nem decidem nada no Porto...senão...estávamos bem tramados!

    PS O Farias marcou 10 golos em 900 minutos, ou seja, 1 golo em cada 90 minutos...à Jardel; O resto...são tretas.

    ResponderEliminar
  33. Graças a Deus o Cartaxana também já se marchou.
    Tal como o Farinha, não tenho pena nenhuma desse cabrão que fez do ódio cego ao FcPorto a sua bandeira jornalística.
    Nem paz nem merda nenhuma à sua alma. Quero que se foda esse cabrão.

    ResponderEliminar
  34. Bandiduh, o Cardozo não vale o dinheiro que custou. O SLB pagou por ele quase 12 milhões de euros. Parece um matraquilho, não faz qualquer jogo para a equipa e metade dos golos que marca são de penalti. Se ele é assim tão bom, porque ninguém vem buscá-lo? Se alguém oferecesse 20 milhões de euros o SLB vendia-o logo mas ninguém oferece. Preferem Lisandros, com 1,74m, por 24 milhões. Já cansa ouvir portistas estilo Ricardo Costa, sempre a cobiçarem os jogadores do Benfica e sempre a desfazerem de forma velada ou explicita dos jogadores do Porto. Hulk por 10 milhões? Na nota enviada à CMVM vem 5,5 milhões por 50% do passe, a administração do Porto não ia mentir à CMVM. Mas antes 15 milhões, que fossem, por 100% do passe de Hulk do que 5, que fossem, por 200% do passe de Cardozo. Cardozo não vale meio Jardel.

    ResponderEliminar
  35. Eu vejo o Cardozo a jogar e fico feliz por não termos nem termos gasto quase 12 milhões num jogador assim. Quero que o Cardozo e o Suazo e o Aimar e o Saviola...se fodam!

    ResponderEliminar
  36. Negroni, permita-me acrescentar Ramires, que é um jogador estranhamente endeusado e que irá ser o maior flop da época. É um Tomás Costa mas mais fraquinho.

    ResponderEliminar
  37. A equipa campeã da Europa vai apresentar um orçamento de 405 milhões de euros para a próxima temporada, o valor mais elevado da história do clube catalão.

    O emblema “blaugrana” apresentará o orçamento na próxima segunda-feira, dia 27, e divulgará o balanço positivo do último exercício, em que obteve ganhos na ordem dos nove milhões de euros.

    Em comparação com a temporada passada, o orçamento sofre, assim, um aumento de seis por cento, ao mesmo tempo que mantém os benefícios equilibrados.

    ResponderEliminar
  38. Quanto ao Cartaxana permito-me discordar do "Meireles" quando ele recorre às estatíticas dizendo que gente desta tem sempre mais probalidade de se finarem por serem muitos.
    Eu penso que não é um problema de "quantidade" mas de "qualidade".
    Com efeito, este tipo de "gente" tem muito má qualidade de vida, sendo obrigados a gastar fortunas na farmácia e a ingerir medicamentos que lhes dão cabo da saúde.
    Fala-se muito do consumo exagerado que esta gente faz do "Kompensan" mas, infelizmente, este não é o único fármaco a que são obrigados a recorrer pois, além da azia, padecem de outros males, tendo que consumir montanhas de anti-depressivos. Sendo muitos os males de que padecem, andam constantemente tristes. E o excesso de stress, frustação e ansiedade provoca-lhes o maior mal que um homem pode sentir: a disfunção eréctil !!! Assim, lá vão eles, uma vez mais, correndo para a farmácia, em busca de "viagras" que, como sabemos, são fatais para o coração! (assim percebe-se melhor porque é que esta gente tem uma fixação pela Carolina).
    Que Deus me perdoe... que eu a este e outros deste tipo não posso perdoar!

    ResponderEliminar
  39. Luís Negroni disse...

    "cansa ouvir portistas estilo Ricardo Costa, sempre a cobiçarem os jogadores do Benfica e sempre a desfazerem de forma velada ou explicita dos jogadores do Porto. Hulk por 10 milhões? Na nota enviada à CMVM vem 5,5 milhões por 50% do passe, a administração do Porto não ia mentir à CMVM. Mas antes 15 milhões, que fossem, por 100% do passe de Hulk do que 5, que fossem, por 200% do passe de Cardozo. Cardozo não vale meio Jardel."

    O Luís não te preocupes que de facto não mando nada na SAD :)(já agora, quem é o Ricardo Costa?).

    "Cardozo não vale meio Jardel" - é óbvio

    "Mas antes 15 milhões, que fossem, por 100% do passe de Hulk do que 5, que fossem, por 200% do passe de Cardozo" - de acordo também


    A pergunta aqui é: Temos um ponta de lança com as características necessárias para inventar golos naqueles jogos em casa onde o adversário põe o autocarro à frente da baliza?

    Tu achas que sim, eu acho que não.

    Espero que sejas tu que tenhas razão.

    ResponderEliminar
  40. Sobre o Cartaxana,

    Ainda bem que viveu muito mais tempo que o que merecia, para definhar com as nossas vitórias.

    ResponderEliminar
  41. bandiduh,

    Mas pensas já ter visto o suficiente para concluires isso? Não te parece que jogadores recém-contratados mereçam mais minutos de jogo antes de qualquer apreciação?

    Tenho para mim que muitas destas análises baseadas em pouco tempo de jogo, quando mais generalizadas, podem condicionar negativamente o desempenho de um jogador. Quando desmotivados, impõe-se um trabalho extra do clube: fazer tudo para que se recupere a auto-estima. Esforço desnecessário se, em muitos casos, os adeptos fossem mais tolerantes. Mariano é um exemplo.

    ResponderEliminar
  42. João,

    Estou de acordo contigo. E acredito mesmo que um jogador precisa de tempo para se revelar, adaptar-se e render. É verdade para o Mariano, para o Guarin, o Tomás Costa, para o Belluci, o Valeri, etc, etc, etc, etc...

    Quanto ao Farias, eu já vi o suficiente para fazer a minha opinião.

    Quanto ao Falcão, não é pelo que já vi jogar contra o Dinamo de Bucareste, é pelas características que ele tem. Na América do Sul, um jogador de área, com 1,77 m, que em três épocas e meia faz 34 golos no campeonato Argentino, a jogar por um dos gigantes do campeonato...não acho que seja suficiente para o Porto. O Farias fez 62 em 5 épocas, no mesmo River, com a mesma altura, com o mesmo estilo de jogo.

    Mais uma vez, espero que cada um marque 20 golos e que me obrigue a retratar-me em praça púlica.

    ResponderEliminar
  43. Estou preocupado (no bom sentido) com o ataque do Porto. O Hulk não pode jogar ao meio, pelo menos por agora. Mas é um jogador brutal o que é uma pena se não entrar. Depois temos o Mariano que está a jogar muito bem e é um extremo que finaliza bem, apesar de momento de trapalhice. O Varela está a crescer dia para dia e é português (para mim conta sempre). Vem ai o Rodriguez (fica como suplente?) que tem tudo para explodir esta época. O Farias é um claro suplente ou para um 442, mas não gosto muito dele (pessoalmente), pois tem um jeito estranho de se movimentar. E claro está, a jóia do momento, o Falcao, ponta de lança que vai ter que aprender movimentar-se melhor, mas claramente será titular assim que a condição o permitir. O Orlando é um joker de futuro.
    Complicações positivas para o nosso Mister nas alas mas algo preocupantes no meio do ataque.

    Meio campo está também a ficar complicado mas vejo desde já três indiscutíveis: Fernando (que jogador!!!), Raul e Belluchi, mas vamos ver.

    Defesa? bem mais calmo mas ainda tenho umas dúvidas. Não vou falar por agora. Já o Guarda-Redes, para mim é o Beto, até falhar o que espero que não aconteça.

    Num resumo, temos a melhor equipa portuguesa. Obrigado Pinto da Costa, obrigado F.C. do Porto.

    Venha a Peace Cup e a caminho do Penta.

    Bom fim de semana para todos.

    ResponderEliminar
  44. Eu estava a ser -"maldosamente"- um bocado irónico...Mas como sou a favor da vida -só ela me interessa-, tenho que respeitar um pouco a situação de "passamento" seja de quem for...E decidi retocar a retórica.
    -As estatísticas provam que "o lote alargado, tem mais hipóteses de ser contemplado", se acontece assim na Lotaria ou no EuroMilhões porque não sucederia na "morte", que é uma "sorte" que toca a todos?...

    ResponderEliminar
  45. Parece-me claro que temos o melhor plantel de Portugal. Não tenho qualquer dúvida disso.

    Contudo, concordo que existem alguns desequilíbrios e que um avançado calmeirão caberia neste plantel, para mais, e não para que saísse algum dos actuais avançados.

    Lembram-se do Vinha que veio do Salgueiros? Para que servia o Vinha senão para desbloquear alguns jogos em que o autocarro emperrava o ataque?

    É disso que eu falo... não de um jogador como Jardel que obrigaria a formatar a equipa à sua imagem.

    O ataque do FCP que mais saudades me deixa é o de Domingos com Kostadinov, este, a par de Lisandro, o melhor avançado (sem ser extremo nem ponta de lança... apenas avançado) que, para mim, passou pelo FCP desde que eu vejo futebol (desde 1983).

    Eu entendo que as pessoas que conseguem ver futebol sem ter de estar sempre com os óculos azuis na cara encontram qualidade nos reforços do Benfas.

    Mas... há uma razão para isso. Os plantéis do Benfas são normalmente muito pobres e desequilibrados, sem banco e com jogador que passam pelo clube um ano ou pouco mais.

    Assim... quem vem de novo, se tiver alguma qualidade, brilha sempre muito mais do que alguém que venha para o FCP. Ou seja, em terra de cegos, quem tem um olho é Rei.

    Jogador de qualidade que se juntam a jogadores de qualidade inegável e com rotina de jogar no FCP têm dificuldade em impôr-se e em brilhar.

    Jogadores bons, ou mesmo medianos, que cheguem ao Benfas, brilham logo muito e até parece que são reforços fantásticos...

    É por isso, meus caros... é por isso.

    ResponderEliminar