10 julho 2009

Psicótico, no mínimo…


De Jardel a Lisandro, de Robinho a Tomasson, de Leo a Reyes, de Cebola a Falcão, o passado, o presente e o futuro

Falcão não chegou, mas deve ser ironia do destino. Anunciado pelos pombos-correio do costume, a contratação falhada do Benfica traz a ameaça de um desvio de rota para o FC Porto. Comportamento psicótico que Pinto da Costa fez questão de sublinhar ontem, onde já não se questionou (como há um ano) a sua presença na AR apesar dos processos em tribunal, não se contestou a sua ironia que muitos diziam estar em desuso, nem se beliscou as suas bicadas oportunas no coração da cidade onde bate o centralismo futebolístico subjugado pelo poderio portista emanado da província.

Os desmiolados do costume não tinham o hábito de associar ao FC Porto, como complexo pavloviano, jogadores rejeitados pelo Benfica, apesar de anunciados em parangonas e alguns vestidos a rigor com o novo emblema onde os pasquins paroquianos os foram desencantar para uma “première” sem luz ao fundo do túnel.

Lembro Jardel, por exemplo, que o senhor “Gastar Vamos” fez de snob… Ou Lisandro, alegadamente seguro por 5 anos mas que, ao tempo, ninguém quis atravessar o Atlântico para equipar de vermelho e a 1ª página apareceu com Licha no equipamento do Racing, azul e branco.

Esses, posteriormente, acabaram no FC Porto. Manobras de diversão não associaram a ideia de perfídia e máfia, conotando logo o FC Porto com as renúncias a esses jogadores.

Mas no Verão do passado recente onde o populista presidente agora em vias de voltar à cadeia não era o plebiscitado líder do Benfica, houve muitos Robinho, Tomasson, Sávio, Munitis, Júnior, Hierro e tutti quanti por quem o FC Porto não se interessou.

Júnior, se se lembram, por exemplo, um lateral-esquerdo baixinho mas rápido e bom de bola, andou perseguido pela feroz Imprensa porreiro, pá que por 15 dias rondou Parma para o levar para a Luz. Nada. Para o FC Porto? Nada.

Outro? Atouba, um gigante africano defesa-direito: jogava no Basileia e também estava garantido. Nada. Relação com o FC Porto? Só quando jogou pelo Hamburgo na Champions e não via por onde lhe fugia Quaresma, acabando substituído e saindo sob assobios dos seus adeptos no jogo da Alemanha. Por sinal, um jogador livre, agora, mas que o Benfica não quis pegar… depois do “forcing” junto dessa potência futebol helvético…

Na época passada foi Cristian Rodriguez. Benfica não convenceu o jogador a prolongar contrato de empréstimo. “Em 5 minutos” assinou pelo FC Porto. Alguém falou em “roubar”, como se fala levianamente em “querer ser campeão”.

Parece que, depois de Álvaro Pereira que algures na Roménia “falou à Benfica” e acabou no FC Porto para continuar a jogar na Champions onde acedeu pelo modesto Cluj na época passada, poderá vir Falcão. Que também “falou à Benfica”, mas percebeu o que era mesmo e fez-se caro.

Já não há apelo como antigamente. Por exemplo, monstros do futebol internacional como o holandês Peter Lovenkrands, confrontado com a possibilidade de ir para a Luz disse que “prefiro ficar no Rangers”. Pagou, aí sim, o FC Porto, a quem marcou o 1-0 no malfadado confronto de Ibrox (3-2)…

Mas há apelos doentios: o último por Reyes. O penúltimo tinha sido o Leo, outro lateral-esquerdo baixinho brasileiro e ressabiado contra o FC Porto que me parecia mancar em campo… As “fatwa” dos ayatollahs da mouraria eram decretadas pela Imprensa do regime e a capital não dormiu. Com medo da própria sombra, esta semana li um bacoco director-qualquer coisa do Rascord afirmar que não se confirmava a “notícia” dos blogs sobre a passagem de Reyes para o Dragão. “Caga nisso” (nome de uma amadora banda rockeira por onde também podem passar uns acordes trauliteiros dos rabos de cavalo que acabam na Imprensa do regime), pá! E proclamava que, afinal, os blogs não são fiáveis, falham… “notícias”. É só rir, mas já mete pena.

E logo Reyes, a estrela maior da constelação cadente da Luz onde muitas lâmpadas se fundem. Jogador de qualidade técnica e fotogénica, que se habituou a brindar na passagem de ano o título de campeão para as 1ªas páginas desportivas, um homem que não deu continuidade à sua carreira de forma fluida, porque o seu jogo vê-se a espaços e é demasiado intermitente no rendimento de uma época inteira para ser considerado fundamental numa equipa de alta competição como o Arsenal, Real Madrid e Atlético (não o de Alcântara…).

A ironia do destino é que aqueles ressabiados que para darem vivas à partida de Lisandro do Dragão lembraram o penálti forjado contra o Benfica, nem lembraram que Reyes no FC Porto poderia ser sinónimo de não se lhe marcarem penáltis por faltas sobre Lucho.

Mas o mercado é malandro e ainda bem que a anunciada resolução da renovação de Liedson, feita após a eleição de Bettencourt a presidente e antes de o jogador ir de férias, só se consumou agora, parece que verdadinha mesmo, não por culpa de Pinto da Costa. Às vezes é preciso um “empurrão” benfazejo de fora para aclarar situações negociais/contratuais e terá chegado de Sevilha, onde quiseram fazer o ninho nas costas do leão e o presidente del Nido quereria o Levezinho para substituir Luís Fabiano de possível saída para o Milan.

Ah, o Milan, o mercado, as certezas. Bom mesmo é o Galliani, o homem que telefonou a Rui Costa na despedida de jogador da Luz e mostra ao ex-rossonero o que é ser director-desportivo e actuar em nome do presidente. Bons exemplos. Belo mercado.

19 comentários:

  1. mais uma vez, para além do discurso coerente e bem engendrado, marcas a diferença pela qualidade e pelas ideias bem vincadas. excelente!

    ResponderEliminar
  2. O teu texto obriga a uma aturada desmontagem pelas inúmeras referências e especialmente pela ironia...A notícia do "Record" sobre Lisandro que publicas, nem a sabia e é giro ver ao cantinho esquerdo do mesmo jornal, colocada ali de forma envergonhada, a verdadeira notícia: -Lucho será do FCPorto na próxima época...Na próxima época!
    Um pouco mais abaixo: -Dínamo também quer levar Baía...
    Ainda em cima mas do lado direito: -Carlos Martins -Sporting- em dúvida para Barcelos...
    Mais abaixo, no lado esquerdo:-PJ ATACA, em Leiria e no Marítimo...
    É -invulgarmente no "Rascord"- uma 1ª página muito esclarecedora!

    ResponderEliminar
  3. Eu acho realmente que a nossa des-comuniçação social é psicótica e esquizofrénica.
    Nas alturas do mercado é sempre assim, muito alarido, muita parra e pouca uva.
    E o FCP caladinho a fazer o seu trabalho.
    Esta história do Reyes já era comentada na segunda volta pelos paineleiros sulistas no " Dia Seguinte " onde projectavam já uma saída dele para o FCP.
    Realmente os benfas não tem jeito para o negócio e até tremem pois vão imaginando sempre perder jogadores para o Porto, mesmo com os jornais a garantir o contrário vide a capa do rascord, plenamente elucidativa.
    Quanto a mim, até é bom que vão tendo estas minhocas na cabeça, assim desgastam-se e não pensam como deve ser.

    ResponderEliminar
  4. Grande post Zé Luís, como habitualmente!

    Lembro-me muito bem de todos esses jogadores que assinaram contrato com os mouros, todos no edifício do Rascord, de certeza :)

    ResponderEliminar
  5. «O FC Porto coloca à venda esta segunda-feira, na Loja do Associado do Estádio do Dragão, os bilhetes para o amigável com o Leixões, agendado para quarta-feira, às 21h15, no Estádio Municipal de Aveiro. Os ingressos têm o preço unitário de 3 Euros.»

    ResponderEliminar
  6. Excelente a forma como Pinto da Costa respondeu à alegada teimosia em contratar jogadores referenciados pelo Benfica.

    Da mesma forma que ridicularizou Cristiano Ronaldo ao lamentar a menor vontade em marcar pela selecção do que à de marcar contra o FCPorto, também ridicularizou Rui Costa quando este se atreveu a acusar o nosso clube. Ao pegar em palavras do presidente do Benfica, desmentiu automaticamente Rui Costa. Se Rui Costa pretendesse reafirmar o que disse, desmentiria LFV. Genial e certeiro como sempre.

    Mas isto é a diferença dos dois clubes em relação à informação para o exterior. Porque o que se passa lá dentro penso ser um pouco diferente. Admito que haja algum gozo em ganhar jogadores ao Benfica. Mas também admito que diversas vezes terá a ver com o facto do Benfica não conseguir esconder da imprensa as suas próximas intenções. Acredito que em muitos desses casos, quando saem nos jornais possíveis contratações encarnadas, já antes o FCPorto teria esses mesmos jogadores debaixo de olho. A saída de informação apenas poderá fazer apressar a negociação por parte dos portistas. E a partir desse momento... bye bye Benfica. Não faz sentido desistir de um jogador referenciado apenas porque um rival se lembrou em falar nele, possivelmente, como muitas vezes ficou demonstrado, para nem o contratar.

    Rui Costa não quer nenhum jogador que interesse ao FCPorto. Claro que não, ninguém tem prazer em perder.

    ResponderEliminar
  7. "Na próxima época, o médio Nuno Coelho vai jogar no Villarreal, emprestado pelo FC Porto. Do acordo de cedência consta a opção de compra, pelos espanhóis, no final da temporada. Nuno Coelho, de 21 anos, esteve cedido pelos dragões ao Portimonense desde 2007 até ao final deste campeonato."

    De realçar que este miúdo é um trinco, algo que temos falta no plantel, é Português formado no FCP..tem sido sempre titular por onde passa, joga muito (faz lembrar o Costinha) não percebo porquê que o Jesualdo não o chamou para a equipa principal, já sei deve querer mais um Argentino suplente do Lanus..
    E não me venham dizer que ele não escolhe jogadores, que esta semana o PC referiu que ele é que dá o aval para a compra de jogadores..

    ResponderEliminar
  8. Concordo plenamente com o Nuno Sousa.

    Dos melhores jogadores da formação e dos poucos que se aproveitavam, prontinho a ser perdido. Nem um pré-epoca o Juju permite.

    ResponderEliminar
  9. Lembram-se daquela lista infindável de jogadores do FCPorto emprestados a outros clubes?
    Bom, já podemos riscar mais um. Vieirinha também já marchou para o PAOK a titulo definitivo. Valores e que ainda não se sabem.

    ResponderEliminar
  10. Tudo isto é tão normal. É tudo business, a Bola é sabido ser o jornal do Benfica desde que existe, o Record já foi verdote mas agora como é do Berardo passou a vermelha e é anti-portista para atender ao mercado de 6 milhões (talvez, mas não acredito). Se isto está correcto? Não, claro que não. Mas nem mesmo num país como os E.U.A. a imprensa é imparcial e livre. Existem sempre interesses por de trás, é a democracia lobbista que vivemos. O povo pode ser tolo uma vez, algumas vezes mas não o é sempre. É claro que para uma comunidade e uma geração que se habitou a ganhar tudo e se vê agora em terceiro lugar o desespero transparece perante uma mudança, e o mundo vive de mudanças, onde conta é o melhor. E o Porto é o melhor em tudo. Mas pode não ser amanhã e por isso temos que continuar a mudar e adaptar a realidade que o mundo nos impõe. Eu sei que o ódio é uma força motivadora, mas é escassa para o que ambicionamos. Não temos que ser iguais aqueles que desprezamos, temos que ser superiores. Alguns de vocês podem me criticar, mas, eu amo o Porto mas não odeio o Benfica, eu o desprezo! E sou daqueles que assobiam quando faço 300km ás vezes e outras muito mais para ir ver um jogo entre o Porto e qualquer outra equipa, especialmente se for um jogo da L.C. e nos oiço a cantar o nome SLB. Eu sei que o futebol também é isso, mas pode ser muito mais. E sei que um clube acima de tudo é regional, mas eu queria um Porto mundial e para isso também é preciso mudar porque o mundo muda apesar de o caminho estar lá graças a esta gestão do nosso Presidente. Quanto aos jogadores eu entram e ficam e confio a 100% no Jesualdo e administração apesar de alguns eu não compreender, mas eles têm elementos que eu não tenho. É lógico que haverá sempre falhas mas o resultado é extremamente positivo. Objectivo: 100% vitórias na Liga.

    ResponderEliminar
  11. O que ainda mais me faz confusão, é que parece que o Villareal tem opção de compra do Nuno Coelho de 1,5M€.. parece que a SAD não aprendeu com o negócio do Paulo Machado, ou seja, Saint-Etiene também tinha opção de compra pelo mesmo valor, apareceu o Tolouse a dar mais, tivemos que comprar o resto do passe do Guarin para o conseguir desfazer o imbróglio e vender por mais umas "patacas"..

    Hélder Barbosa é a mesmíssima coisa..

    Outro caso que me faz rir ou chorar (não sei bem ainda), é o Bruno Gama, compramos o miúdo com 15 anos por 750 mil€ e cedemos Candido Costa.. Teve algum motivo de confiança digno de uma oportunidade? Agora oferecemos o jogador ao Rio-Ave...



    Vieirinha.. vai praticamente oferecido ao PAOK!!

    Sou a favor de não termos tantos jogadores emprestados, ainda mais, se forem jogadores estrangeiros sem qualidade nenhuma.. agora jogadores formados no clube e com qualidade, rodam rodam rodam, sempre com ordenados pagos pelo FCP e depois são oferecidos sem terem realmente uma oportunidade no clube.. não tem lógica nenhuma!!!

    ResponderEliminar
  12. «O avançado do River Plate tem enchido as primeiras páginas dos jornais portugueses. Falcao. O nome tornou-se familiar com a abordagem do Benfica e consolidou-se depois do adeus dos encarnados às negociações e o surgimento do F.C. Porto na corrida pelo colombiano.

    Ao Maisfutebol, Falcao explica sem papas na língua o que falhou nas conversações com o Benfica. E não poupa a direcção encarnada. «Não entendo o que pretendiam. Se fosse para o Benfica ia ganhar menos do que ganho no River», revelou Falcao que, após o desabafo, lá fez questão de agradecer «o interesse» demonstrado pelo emblema na Luz.»

    ResponderEliminar
  13. Um curto up-date ao meu ultimo post. Bruno gama também já foi excluído da lista. Foi de borla para o Rio Ave com uma clausula de percentagem na próxima venda.
    Recordo que o Bruno gama foi comprado ao Braga em 2004 por 750.000 Euros mais o passe de Cândido Costa.(fonte:portista com orgulho)
    Sempre tive muita fé neste miúdo, especialmente durante o mundial de sub-19 que se disputou aqui no Canadá em 2006, em que Gama foi dos mais vistosos jogadores que participaram na prova, mas... está visto que o seu prazo também se esgotou. menos um!

    ResponderEliminar
  14. Nuno Sousa, infelizmente o que está a acontecer já era mais do que previsível. Sempre houve uma data de gente que sempre disse que a situação dos emprestados um dia ia chegar a um ponto tal que o FCPorto só teria uma solução para resolver o problema... despachá-los ao desbarato.
    Quando tu tens um bom jogador que é desejado por meia dúzia de bons clubes, és tu quem tem o controlo total da argumentação negocial, pois o interesse é deles.
    Neste caso, as coisas funcionam exactamente de forma oposta. Os clubes não andam a dormir e toda a gente sabe que o FCPorto anda desesperado para despachar trinta e tal excedentes. Claro que os clubes jogam com o facto de estarem quase "a prestar um favor" ao FCPorto e daí, são eles quem colocam os versos na cantiga e o FCPorto tem de aproveitar a musica e a oportunidade, porque pode muito bem ser a única.

    Ps. Os custos salariais com jogadores emprestados na época 2008/2009 foram apenas e somente de 3.500.000 euros.
    Se o FCPorto conseguisse reduzir essa cifra para apenas 500.000, pegava nos 3.000.000, dividia-os em dois (1.500.000) e não teríamos de andar a procura de novos Luchos e novos Lichas.

    ResponderEliminar
  15. Meu caro Zé, toda a solidariedade contra alguns cobardólas que insultam a coberto do anonimato.
    Alguns, um dia destes, vão ter uma surpresa.

    3 notas: O Nuno Coelho vai para o Villarreal B.

    Ricardo Carvalho, foi um entre muitos, que andou emprestado - Leça, Setúbal e Alverca -, regressou, ganhou tudo e foi transferido por 30 milhões de euros. Dá para pagar 10 anos de empréstimos e já nem discuto, todas as vantagens dos empréstimos.

    O F.C.Porto tem e vai continuar a ter, muitos jogadores emprestados, mas e isso é pacífico, está a tentar resolver aqueles que ao fim de vários anos, não deram o salto pretendido. Esse é claramente o exemplo do Bruno Gama.
    É fácil agora, citicar o preço pago na altura pelo B.Gama, mas ele, aos 16 anos já jogava nos séniores do Braga e era considerado a grande promessa do futebol português.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  16. Todos concordamos que a politica de empréstimos é ultra vantajosa quando não se quer abrir mão de jovens jogadores talentosos e que indiciam altos níveis de potencial.
    Não podemos é ter lá tipos que já demonstraram que nunca terão hipóteses de jogar pelo FCPorto, como o Kaz, o Ivanildo, João Paulo ou Pitbull.
    A SAD tem de se auto-impor num limite ao numero de atletas nesta condição sob pena de se manter com gastos extraordinários inúteis.
    Temos assistido, nestas ultimas semanas a uma tentativa clara de baixar este numero de dependentes, mas por outro lado não nos podemos esquecer de que que vamos mandar para lá mais alguns como o Benitez, o Miguel Lopes, o Orlando Sá e talvez o Stepanov também.
    Está criado um galho complicado de partir.

    ResponderEliminar
  17. Muito bom post, Zé Luis. Já não me recordava daquela capa do Record. De facto revisitar a imprensa do passado é um exercicio interessantíssimo.

    Sobre os empréstimos, já dei a minha opinião. Mas as dispensas mais recentes, mais não são do que a confirmação da política de formação seguida nos últimos anos. Se consultarmos a relação dos emprestados, verificaremos que se trata de jovens com bom potencial de evolução e contratos longos. Não haja ilusões, alguns deles, provavelmente a maioria, não confirmarão todo esse potencial, logo nunca chegarão à primeira equipa do FCP, mas quem garante que naquele grupo, não está um Ricardo Carvalho, um Bruno Alves, um Fernando?
    O problema é saber qual deles. Daqui a um ano, seguramente um ou outro será dispensado, outros continuarão a evoluir em clubes de menor dimensão até demonstrarem se têm de facto qualidade para integrar a equipa principal ou seguirem o seu percurso normal, como o estão a fazer, Vierinha, Bruna Gama, Nuno Coelho, Paulo Machado etc. Parece-me que esta é uma politica correcta. Claro que tem os seus custos financeiros, mas qual era a alternativa?
    Sobretudo para aqueles que estão já numa fase de avaliação mais avançada e não se perspectivando a sua integração no plantel principal, parece-me interessante o empréstimo a clubes estranjeiros, julgo que, sobretudo os europeus, pagam os ordenados por inteiro e accionando as opções de compra, sempre rendem algum.
    Sobre o Nuno Coelho, cuja formação no Porto foi curta, julgo que apenas um ano, é um jovem que pouco evoluiu desde que saíu da Covilhã, com 17 anos. O Bruno Gama, aos 16 anos jogava na primeira equipa do Braga e prometia bastante, mas ao fim de 5 anos não dá mostras de ser capaz de dar o salto definitivo.
    Aconteceu com estes o mesmo que a dezenas de jovens jogadores da sua idade.

    ResponderEliminar