23 setembro 2009

A avaliação do profe ao Benfica


O FC Porto jogou contra equipas de estatuto europeu e o Benfica contra equipas da segunda metade da tabela da época passada. Que termos de comparação pode haver e que agitação pode causar?


Fiquei estupefacto, na semana passada, com a avaliação que Jesualdo Ferreira fez ao Benfica. Registei-o na caixa de comentários de antevisão ao jogo de Braga, supostamente a única preocupação do professor e que o jogo viria a confirmar ser uma dor de cabeça séria. Mas Jesualdo distrai-se com coisas sem importância e se não percebeu a casca de banana as manchetes de sábado provavam-lhe que alggo que se diga sobre o Benfica é empolado. Também ninguém o aconselhou a evitar o assunto e, o que é certo, é que nem poderia haver termos de comparação entre o FC Porto e o Benfica agora, sem terem sequer defrontado um mesmo adversário esta época, muito menos os objectos de análise em termos de resultados são fiáveis, como se vê a seguir:

Clas. 2008-2009 Clas. 2009-2010
1º FC Porto 70 pts. 1º Braga 15pts.
2º Sporting 66 pts. 2º Benfica 13 pts.
3º Benfica 59 pts. 3º FC Porto 10 pts.
4º Nacional 52 pts. 4º Sporting 10 pts.
5º Braga 50 pts. 5º Rio Ave 9 pts.
6º Leixões 45 pts. 6º Leiria 6 pts.
7º Académica 39 p. 7º Olhanense 6 pts.
8º Guimarães 38 p 8º Leixões 5 pts.
9º Marítimo 37 pt. 9º Nacional 5 pts.
10º P. Ferreira 34 10º Marítimo 5 pts.
11º E. Amadora 31 11º Belenenses 5 pts.
12º Rio Ave 30 p. 12º Guimarães 5
13º Naval 29 pts. 13º P. Ferreira 4
14ºSetúbal 26 pts. 14º Setúbal 4
----------------------- ---------------------------
15º Belenenses 24. 15º Académica 2
16º Trofense 23 p. 16º Naval 1

Esta época, o FC Porto defrontou
P. Ferrreira, 10º da época passada mas finalista da Taça e apurado para a Europa
Nacional, 4º da época passada e apurado para a Liga Europa
Naval, 13º da época passada
Leixões, 6º da época passada em que foi protagonista na 1ª volta
Braga, 5º da época passada, apurado para a Europa e único só com vitórias agora

E o Benfica defrontou
Marítimo, 9º da época passada
Guimarães, 8º da época passada
Belenenses, 15º despromovido, só repescado na secretaria (em vez do E. Amadora)
Setúbal, 14º da época passada evitando a descida na última jornada
Leiria, 2º da Liga de Honra e promovido esta época à I Liga

Ora, o FC Porto defrontou equipas de estatuto europeu, não adversários de segundo plano. A única excepção será a Naval, que ficou na 2ª metade da tabela que forneceu, esta época, quase todos os adversários do Benfica.
Porra, se há diferenças são estas.
Mesmo que se ousasse uma avaliação à qualidade de jogo, ela teria de ser feita, no Benfica, não este momento com o final da época passada, mas este momento com momnto idêntico correspondente a esta fase há um ano.
Além dos histriónicos elogios ao Benfica há um ano, com o Aimar deslumbrante, o Reyes para todas as festas e o Quique cheio de floreados como se estivesse num altar jesuita, o frenesim à volta do Benfica era o de agora. Eram os adeptos extasiados com a eliminação, feliz, ddo Nápoles e aquele cabotino director do Rascord a fazer o maior broche literário de um putativo jornalista à capacidade de Quique pôr a equipa a jogar.
Mas não só, o deslumbramento atingiu a vaga de paineleiros e ouvi dizer que não só o Yebdá era uma coisa do outro mundo como até o famoso Binya revelava qualidades antes escondidas, tudo claro graças ao técnico espanhol e, também ele, sob as graças do ex-jogador que dominava o mercado, Rui Costa, tão incensado como os protagonistas no campo e no banco.
Agora que se viu o Benfica incapaz para além da extensão e cobrança das faltas para golos de bola parada, frente ao recém-promovido Leiria só abatido por um penálti inexistente, a intuição do árrbitro benfiquista de Lordelo e a cegueira do Ramalho que levou o cachaço na Luz, hoje nenhum sem coragem de deixar o Benfica no seu lugar, é bom que se atente na qualidade dos opositores que o calendário lhes propiciou. E, apesar do alarido, tal como há um ano nem sequer chegaram ao 1º lugar.
E era e tem de ser sempre o 1º lugar no topo das preocupações do professor Jesualdo Ferreira. O FC Porto, com um percurso sem envergonhar alguém inclusive em compita europeia com o Chelsea que soma vitórias em Inglaterra e não com equipas secundárias da Ucrânia e Bielorrússia, de resto vai completar com o Sporting o lote de "Portugueses na Europa" desta época. Ficará lá mais para a frente, precisamente, só o Benfica, é deixá-lo pousar...

6 comentários:

  1. É claro que neste momento tudo que o slv faz é exacerbado pelos comentadeiros e pelos proprios intrvenientes do clube,ou seja:
    golearam tres equipas(bateram em mortos!), ja sao os melhores do mundo, ja sao campeoes.É preciso ter cuidado com eles, nao pelo valor como equipa mas porque este ano teem de ganhar seja de que maneira for(penalty fantasma em leiria).
    Quanto ao fcporto tem de melhorar e acredito que isso vai acontecer pois so assim pode competir contra os supostos 6 milhoes sedentos de ver o clube lisboeta campeao(arbitros,paineleiros e jornalistas parciais incluidos).

    ResponderEliminar
  2. Houvesse dinheiro para comprar CRs mas gasta-se 4 milhões em Pedrigues e é o que dá.
    Nada de alarmismos que a procissão ainda vai no adro e Sábado retomamos o nosso caminho. Já o ano passado contra os Lagartos começou a recuperação.

    ResponderEliminar
  3. Boa nota Ze Luis.
    Ja noutro post, me referi à qualidade do futebol dos mouros, que não me assuste e não admiro que se chegue ao fim da época com jesus preso na cruz. A com social está a fazer o que sempre fez....qual o espanto ???? qual a admiração ??? Se andarem preocupados com as capas dos jornais, vão passar maus bocados...

    Agora sim, a minha surpresa foi jesualdo, 1º ter falado no benfica e 2º o conteudo da sua opinião. É obvio que os jornalistas questionam, mas temos ou nao temos um dir de comunicação que se deveria preocupar em preparar treinadores e jogadores com respostas....
    Jesualdo, obviamente alimentou o circo e pôs petroleo na fogueira das vaidades dos mouros.
    Eu fiquei desiludido, mas será que não nos convém este circo em redor dos palhaços da 2ª circular ?

    ResponderEliminar
  4. Pois, semedo, mas parece que anda muita gente de cabeça no ar: ou por distracção ou por preocupação com o que não deve.

    Se for preciso grrunhem por causa de um artigo ou título da bolha.

    Quanto ao dir. de com., só se nota para chamar fdp a ex-colegas.

    ResponderEliminar
  5. Meus amigos;

    Mal saiu o calendário de jogos, eu alertei para o facto de nas primeiras jornadas nos terem colocado as equipas que teoricamente nos tinha colocado as maiores dificuldades em 2008/2009, com derrotas e empates.

    Se olharmos para este problema, o FCP tem até agora mais um ponto do que o ano transacto com os mesmos adversários. Caso ganhe ao Zporting fazemos melhor 3 pontos. Qual é o histerismo?

    Tenham calma e não caiam no estratagema dos Mouros. É só isso que lhes resta ( C.Social ) e pouco mais...
    É deixa-los a falar sózinhos e ajudem a caravana a continuar a caminhada.

    Está perto o fim, e eles ainda nem o sentiram.

    ResponderEliminar
  6. "Kosta" (um dia destes mostra o teu perfil, s.f.f),

    ninguém está alarmado e, ao contrário do que disse hoje o profe, ninguém está a pôr tudo em causa.

    Na tua contabilidade não entendo que pontos o FCP perdeu com Paços (6), Nacional (6), Naval (3), Leixões (3) e Braga (4). Referes-te só às derrotas com Leixões (casa) e Naval (fora)? E, depois, ao empate (casa) com o Zborden?

    Sobre cair na esparrela, parece que é mais na comunicação do Dragão. Afinal, vir lembrar a suspensão de Lisandro por simulação para falar da de Aimar não é ao profe que compete, mas à SAD e esta calou-se, mais uma vez...

    Não admira que Jesualdo volte a aparecer sozinho... a tocar em coisas que não lhe dizem respeito.

    Cá estarei para criticar ou defender o que for passível de uma ou outra coisa. Infelizmente deixa mais a desejar o clube do que o treinador, penso eu de que.

    ResponderEliminar