05 maio 2010

Como eu fui (domingo) e saí à Dragão

"Zé Luís não sei se foste ao Dragão, mas em caso afirmativo se fechasses os olhos não julgavas que estavas a ver um jogo do FCP dos anos 80? A nossa massa adepta "deixou as pipocas" de lado e preparou um inferno para os lampiões" - no comentário do Treinador de Bancada pós-jogo
Fui, amigo, apesar de pelo menos 6 mil não terem ido (44 mil e tal, contra os habituais 50 mil contra este belicoso visitante), não sei se muitos dos que por aqui e acolá se dizem adeptos, criticam (sempre) isto e aquilo, condenam a SAD, o treinador e os jogadores.
Fui assim, como sempre com o cachecol listado, simples mas feito com o coração e alguma lã, - esta relíquia de há uns 38 anos, de antes de 25 de Abril de 74 que carinhosamente mo fizeram e faço questão de levar para a cova.
Mas achei que era importante, e alusivo, levar outro cachecol ainda. Não me enganei por muito e antes e depois do resultado exibi-o sempre bem alto e bem aberto. Curiosamente, nalguns comentários que ouvi na rádio na 2ª feira no Programa da A1 que recomendo, "Grandes Adeptos", também fizeram alusão à similitude dos dois jogos em Anfield e no Dragão, face a tão tremeliquento Benfica.
Fui, portanto, bem guarnecido.
Quanto ao ambiente, foi óptimo mas só quando o resultado se soltou e a equipa o procurou para, como de costume, puxar pelo público.
Já vi ambientes mais calorosos ainda, mesmo no Dragão (por exemplo, aquele 3-2 do último minuto e do golo estrondoso de trivela do Quaresma), mas ainda estou para ver, e nem acredito que o verei algum dia, o estádio a insultar em coro o larápio, tenha que nome seja, como já ouvi em Braga, por exemplo, mandarem o Lucílio prò caralho! Entoaram-se esparsamente uns cómodos "gatuno, gatuno" contra o larápio, mas isso não é nada e se há jogos em que o coro deve prevalecer este era um deles.
Mas se fui bem guarnecido, de papo cheio, saí assim.
Porque tinha uma barrigada de futebol, só comi um... Happy Meal. Com cerveja, claro, e não foi da "outra" do regime. Foi da nossa. Da boa.
Tinha de fazer este registo, adiado nos últimos dias, para responder plenamente a um atento comentador deste blog que acredito seja, ainda, aquele em que mais instam o blogger a comentar em boa interactividade.

2 comentários:

  1. Assiste ao video Zé Luis

    Apelo.Vamos pegar nas " Armas" por Pragal Colaco

    http://www.youtube.com/watch?v=DHRNzNDRNQg&feature=player_embedded#!

    parece um programa do herman dos anos 80, dá vontade de rir, mas não deixa de ser grave

    ResponderEliminar
  2. Já li algo sobre isso, mas recuso-me a ver, basta-me o que li sobre o assunto e o que antecipo no geral.

    De resto, só por uma vez, entrando num restaurante do Portugal Profundo, reparei numa tv que emitia um programa que eu desconhecia por completo. Percebi o que era. De uma coisa simples que se passava entendi o óbvio: falta de qualidade em tudo, uma mediocridade atroz.

    Felizmente, nem por acaso voltei a deparar-me com tal canal.

    Felizmente, ao contratar o serviço da Zon, não recebi no pacote o tal canal que supostamente deveria vir incluído: se viesse, obviamente trataria de dessintonizá-lo.

    Não tenho, nunca, vontade de conviver com imbecilidades.

    Do papagaio que aí se fala há dias meti-lhe aqui as fuças. Escrevi o que bem entendi.

    Lembro, de novo, que esse homem de armas é apresentado como assessor jurídico para certas emissões do tal canal. Curiosamente, para quem instiga à publicação ilegal das escutas do AD, é o homem de armas que defendeu Jacinto Paixão.

    Não ligo a tolos, deviam estar em local próprio e, porventura, há mais do que o manicómio para a função.

    Do "jornalista", sim surpreendeu-me, não pensei que andasse por ali mas a vida é difícil e custa a todos. De resto, nem aquece nem arrefece para quem conhece o seu percurso profissional.

    Portanto, não é isto que me preocupa nem vejo que os portistas possam perder o sono com estes pequenos e irrisórios monstros.

    O que os portistas devem pensar é:
    1) gostariam, já que muitos a reclamam, de ter um canal de clube assim e como reagiriam a tal?
    2) uma vez mais, coloca-se a capacidade de resposta do clube aos ataques de que é alvo e, nesse sentido, se se sentem representados pela estrutura directia e a de comunicação: em caso negativo, que fazer para impor uma alteração de comportamento do clube à altura dos ataques que há vários anos persistem em perpretar.

    Creio que é o desafio e a reflexão que devem ter todos os portistas.

    Neste sentido, se o FC Porto institucional não se sente ferido também não denuncia publica, formal e até criminalmente esta situação. Mas isto é a tal assumpção de competências e estatuto superior em nome do qual deveria responder por todos os portistas e adeptos em geral.

    Penso que me fiz entender e não me cabe fazer outro comentário.

    ResponderEliminar