25 agosto 2011

Champions para "chofrer" apesar dos escalpes presentes do vencedor da Liga Europa - e saem três dos últimos quatro vencedores, dasse!...

ACTUALIZADO:, apesar de a reeleição de Messi como melhor jogador da Europa em 2010-11 pareça coisa do passado e potencialmente sem alteração previsível nos tempos mais próximos...
Porto no Grupo G, primeiro cabeça-de-série a sair no sorteio, calhou o Shakhtar Donetsk do Pote 2 e sobrou o Milan para o Grupo H com o Barcelona, uff... Benfica para o Man. United.
Porra, mais uma lonjga viagem a leste, agora com o Zenit de Bruno Alves e Danny. O que falta? Otelul nas margens do Mar Negro? Já que o BATE tinha saído, para Milan e Barcelona dois anos depois de ter apanhado Real Madrid e Juventus...
Bem, foi mais longe ainda e reencontramos o APOEL ao cabo de dois anos. O parolo do Eurosport só sabe falar dos clubes de Lisboa e diz que o Benfica jogou com eles, não jogou com o Omonia, mas enfim, isto da impreparação desta gentinha sem qualificação dá para isto.
Em resumo, três dos últimos quatro vencedores da Liga Europa: Zenit em 2008, Shakhtar em 2009 e FC Porto em 2011. Se não é o grupo da morte, não sei o que seja. Embora os grupos do Bayern e do Arsenal sejam duros, duros... Benfica acaba com Basileia e Otelul, já tem o 2º lugar assegurado, o M. U. tem o grupo mais fácil de deve ganhar os jogos todos.


Os grupos:
Group A com vencedores das antigas Taça dos Campeões, Taça das Taças e Taça UEFA
FC Bayern München (GER)
Villarreal CF (ESP)
Manchester City FC (ENG)
SSC Napoli (ITA)
Group B
FC Internazionale Milano (ITA)
PFC CSKA Moskva (RUS)
LOSC Lille Métropole (FRA)
Trabzonspor AŞ (TUR)
Group C
Manchester United FC (ENG)
SL Benfica (POR)
FC Basel 1893 (SUI)
FC Oţelul Galaţi (ROU)
Group D
Real Madrid CF (ESP), reencontro com Ajax e Lyon um ano depois
Olympique Lyonnais (FRA)
AFC Ajax (NED)
GNK Dinamo Zagreb (CRO)
Group E
Chelsea FC (ENG), AVB tem o Genk outra vez
Valencia CF (ESP)
Bayer 04 Leverkusen (GER)
KRC Genk (BEL)
Group F, com dois campeões europeus e um finalista
Arsenal FC (ENG)
Olympique de Marseille (FRA)
Olympiacos FC (GRE)
Borussia Dortmund (GER)
Group G
FC Porto (POR)
FC Shakhtar Donetsk (UKR)
FC Zenit St Petersburg (RUS)
APOEL FC (CYP)
Group H
FC Barcelona (ESP)
AC Milan (ITA)
FC BATE Borisov (BLR)
FC Viktoria Plzeň (CZE)
Falta ver o calendário, vai demorar um bocado mas teremos um Outono quente, se não terminar no gelo do Donbass Arena com 15 graus negativos em Dezembro...

Bem, visto o calendário, do mal o menos, começamos em casa com o Shakhtar e acabamos no Dragão com o Zenit que, por força dos condicionalismos climatéricos, teria de acabar fora o grupo. Pelo meio, os dois jogos seguidos com o APOEL que, tal como em 2009, podem ditar o apuramento à 4ª jornada quando ganhámos em Nicósia com golo tardio de Falcao.


Não é pelos 11 antigos vencedores da Champions/Taça dos Campeões que a edição 2011-12 será a mais difícil de sempre, mesmo com o FC Porto incluído no Pote 1 e vencedor da Liga Europa, para o sorteio de hoje, véspera da Supertaça que o campeão nacional disputará no Mónaco com o Barcelona.
Até pode concluir-se pela valia do vencedor da Liga Europa dada a presença de três equipas que o FC Porto eliminou pelo caminho: Genk, CSKA Moscovo e Villarreal.
A verdade é que torna-se difícil escolher um grupo fácil, pela presença de equipas poderosas no Pote 2, de novo com os moscovitas e o submarino amarelo como potenciais opositores dos dragões.
Mais acessível parece o Pote 3, apesar da presença de M. City, Zenit e Olympiacos; enquanto no 4 há boas hipóteses, mas também dois escolhos a evitar como B. Dotmund e Nápoles.
Não sei como gostariam de escolher se tal fosse possível, mas além do Benfica, que não é possível ter como opositor do mesmo país, só mesmo o Villarreal e talvez o Valência sejam boas hipóteses, ou até o Lyon, apesar da má experiência da pré-época (1-2).
Assim, um grupo complicado seria:
Porto, Milan, Olympiacos e B. Dortmund
E talvez o nais fácil fosse:
Porto, Villarreal, Basileia e Otelul (embora qualquer dos outros servisse, à excepção do Nápoles).
O que me palpita de cada pote para o FC Porto:
Villarreal, cá por causa de uma coisa
Ajax, para acertar contas antigas num ano em que estava no mesmo grupo o D. Zagreb
Genk para o reencontro da pré-eliminatória da Liga Europa.
Não seria nada mau, mas evitei equipas poderosas que não dá jeito enfrentar.
Com Barça e Madrid no Pote 1, Valencia e Villarreal podem cair aos seis restantes cabeças-de-série e tornam-se elevadas as probabilidades de um espanhol sair aos dragões. O apuramento sofrido do Arsenal fez o Milan cair para o Pote 2, o que dava mais jeito era ter passado a Udinese e tirar o Milan do caminho e que fará, seguramente, um bruá seja qual for o grupo em que cair com um cabeça-de-série (excepto o Inter). Já viram o azar se sair ao Porto?
Entretanto, a UEFA dá mais uma prova de independência e rigor, ao contrário da teoria do choradinho de proteger os poderosos. O Fenerbahce foi excluído e o Trabzonspor, eliminado pelo Benfica, repescado como 2º da Turquia, pelo escândalo de resultados combinados no campeonato local. O vice-presidente e nº 2 da hierarquia, potencial sucessor de Platini, é o turco Senes Erzik, mas a UEFA não teve contemplações. Já agora, apesar de aparentemente implicado no escândalo, e jogar hoje na Liga Europa, não sei se há decisão igual para o Besiktas "português"...
A entrada do Viktoria Plzen, checo, antigo clube patrocinado pela Skoda, vai dar para perceber se o nome da cidade se lê como deve ser lido, Pilzen, de onde deriva a Pilsener, cerveja "copiada" dos mestres checos, ou Plezen como andam a divulgar, creio que mal, nas estações, pelo menos na RTP.
Faites vos jeux.

8 comentários:

  1. -Porto
    -Marselha
    -Manchester City
    -APOEL Nicosia

    ResponderEliminar
  2. Estou muito contente com o nosso grupo, e regra geral o benfica também não deve ter muitas dificuldades!

    www.contingentetuga.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Eu prefiro um Grupo equilibrado em que todos possam roubar pontos a todos, de outra forma estaríamos a cumprir um simples formulário...O Benfica já habituou toda a gente a ser bafejado pela sorte, mas mesmo assim não sei, vamos esperar.

    ResponderEliminar
  4. Vejam os grupo A, D e E, esses também são grupos complicados, o do Porto vem logo a seguir em grau de dificuldade e mais atrás, muito atrás, o do Benfica, do Inter e o do Barcelona...Mas o Manchester vai martelar no JJ e colocá-lo no devido lugar.Quando saírem do Grupo vão com a crista baixinha...
    Por isso eu prefiro Grupos equilibrados que tenham outro grau de exigência, só assim preparam as equipas para se imporem numa competição...
    Grupo A: Manchester City, VilaRReal, Napoli, Bayern.

    ResponderEliminar
  5. Bem, meireles, se o benfas perder de entrada com o M.U., o que implica que os ingleses vão entrar com a corda toda, a saída a Galati, além de longa, pode acarretar problemas no campo...

    O calendário pode tornar o fácil em difícil. Mas é claramente o grupo mais fácil e em Basileia o benfas jogará em casa.

    Eu continuo a achar o grupo do Porto o mais forte.

    O Nápoles e o Dortmund, para todos os efeitos, entram do Pote 4, mesmo para tornarem o grupo muito complicado. Mas sempre são antigos vencedores de eurotaças, ainda que o Nápoles do tempo do Maradona e o Dortmund do tempo do Paulo Sousa ainda antes desse.

    Acho que as pessoas não avaliam correctamente o valor dos ucranianos e dos russos.

    Acho o grupo do Porto bem difícil, não é que não possa passar, mas é muito difícil e até imprevisto. O APOEL, que mantém o mesmo treinador e quase toda a equipa, já criou muitas dificuldades da outra vez a toda a gente e começou por empatar 0-0 no Calderon e fazer 1-1 com o Atléti em casa e um golo fortuito do Simão que os apurou como 3º classificado para ganharem a Liga Europa.

    ResponderEliminar
  6. Estou a ver muitos portistas a olhar para este sorteio com uma sobranceria exacerbada, não sei se por confundirem uma Liga Europa com uma Champions ou simplesmente por desconhecerem o potencial dos adversários que nos tocaram.

    Na minha opinião não foi nada simpático este sorteio... Eu considero que o Shaktar está o nível do Porto ou até acima, dependendo das mexidas no nosso plantel até dia 31. Do pote 2 mais difícil só se fosse o Milan ou o Valencia.

    Quanto ao Zenit também pode complicar as contas se não engatarmos bons jogos, mais difícil neste pote só o City e talvez o Leverkusen.

    Finalmente o Apoel, é um reencontro e aqui não se admite senão os 6 pontos. Neste pote escapamos ao Dortmund e Napoli, vá lá... mas mesmo assim havia mais 4 equipas teoricamente mais acessíveis que os Cipriotas. Incrível mesmo é haver equipas no pote 2 com sorteios muito mais favoráveis do que nós no pote 1! A mijeira do costume, partantos...

    ResponderEliminar
  7. O nosso Grupo é difícil mas é muito equilibrado e isso para mim é vantajoso porque as equipas roubarão em princípio pontos uns aos outros, se o Porto ganhar logo na entrada -como me disseram- ao Shaktar é meio caminho andado para impor o ritmo ao Grupo...O Apoel é um aperitivo -espero- para as equipas mais fortes digerirem melhor as dificuldades da competição e fazerem turismo -esperemos que sim...

    ResponderEliminar
  8. Segundo José Correia do "reflexãoportista"

    Calendário dos jogos:

    1.ª JORNADA (13 setembro)
    FC PORTO-Shakhtar
    Apoel-Zenit

    2.ª JORNADA (28 setembro)
    Zenit-FC PORTO
    Shakhtar-Apoel

    3.ª JORNADA (19 outubro)
    Shakhtar-Zenit
    FC PORTO-Apoel

    4. JORNADA (1 novembro)
    Zenit-Shakhtar
    Apoel-FC PORTO

    5.ª JORNADA (23 novembro)
    Shakhtar-FC PORTO
    Zenit-Apoel

    6.ª JORNADA (6 dezembro)
    FC PORTO-Zenit
    Apoel-Shakhtar

    Portanto, se as coisas correrem bem nos dois primeiros jogos -bastará isso-, óptimas perspectivas estarão lançadas...

    ResponderEliminar