14 agosto 2011

Tourada de Madrid com bandarilhas no toureiro

Prontos, depois da tourada de Guimarães, a de Madrid teve protagonistas melhores num cenário habitual que tanto assusta os árbitros: os de Mourinho voltaram a acabar um jogo com 11, distribuiram porrada e ficam felizes com o 2-2 que o árbitro espanhol da 1ª mão da Supertaça não quis desfazer, negando um penálti sacrossanto sobre Pedro.


Pepe voltou a ser o animal poupado ao matadouro, tal como na final da Taça do Rei. Mais uma entrada assassina sobre Dani Alves, agora mais à frente ainda junto à bandeirola de canto do Barcelona, mas passou impune. Só com árbitros estrangeiros poderá ser posto no curral, da mesma forma que Marcelo, que agrediu Pedro na final da Taça do Rei, deu sem bola em Messi e nem amarelo viu, tal como Pepe. Qualquer deles devia ter acabado o jogo mais cedo, mas o brasileiro conseguiu ainda fazer um penálti sobre Pedro não marcado. E Xabi Alonso só à 5ª falta viu amarelo, de forma que o Real Madrid dos portugueses voltou a ser poupado, o que só envergonha a arbitragem espanhola. Para compor o ramalhete, Messi voltou a marcar e CR7 não, enquanto Caientrão estreou-se a simular uma falta em frente à área e a ver um amarelo por protestos, o que se enquadra no cenário de proteccionismo feroz que impede qualquer hipótese de êxito do Barça no Bernabéu. Desde um pé em riste de Khedira na careca de Abidal e sem cartão deu para entender que voltaria a valer tudo aos merengues, mas não dobraram o Barça apesar de muito forcing mas pouco sumo, o que dá para antever mais do mesmo para a época em Espanha e o Real Madrid não consegue jogo colectivo como o tricampão que, mesmo em baixo nas "pilhas", aguentou bem o balanço do mar encapelado da capital...


Tal como Vítor Pereira neste início de época, Pep Guadiola também vai gerindo as entradas dos jogadores depois de uma pré-época sem trabalho adequado. Xavi, Piqué e Pedro saltaram do banco, o Barça acusa ainda muita falta de rodagem mas além desta pensa ainda na Supertaça do Mónaco com o FC Porto. Villa e Messi marcaram, só faltou Alexis Sanchez fazer o gosto ao pé mas o trio avançado do Barça fez sempre a cabeça em água aos merengues, apesar de o meio-campo recomposto sem os habituais Busquets e Xavi não render muito.

6 comentários:

  1. bem... para melhor se enquadrar o meu comentário adianto:

    adoro a Catalunha e o Barça há décadas...

    acho que o futebol "culé" das ultimas 3 a 4 temporadas forma o melhor futebol de todos os tempos...

    ... mas enquanto Mourinho, Faria, Silvino, R.Carvalho, Pepe, Coentrão e Ronaldo lá estiverem estarei sempre a torcer pelo Real.


    Posto isto.

    Não houve pancadaria nenhuma e foi um grande jogo de futebol. O Dani fez teatro e o Pepe quase não lhe toca. além do mais erros houve para os 2 lados.


    Ainda assim, grande Real se viu hoje... para ver e aprender a forma como se terá que lidar com este Barça daqui a 10 dias:

    - linha defensiva subida
    - pressing alto de média-alta intensidade
    - sair em passe longo para as costas dos médios
    - ocupação dos espaço com o minimo de desposicionamento
    - não cair na tentação de andar a correr o jogo todo atrás do adversário

    ... e sorte... alguma e boa sorte.

    ResponderEliminar
  2. Ontem foi "lenha" a mais e em 180 minutos non-stop, cortesia das duas equipas de branco!
    Para os Dragões, como sempre, saiu o primeiro amarelo do jogo depois de cacetada sem parar dos lenhadores do minho, entradas por trás incluídas.

    Para os culés, mais uma vez sujeitados a saco de pancada de Pepe e Cª, este incrivelmente a fazer 90 minutos sem um único amarelo(!!) e com o choradinho de Mourinho, Ronaldo e Cª a legitimar os protestos dos blancos após as cacetadas nos adversários! O amarelo ao Alexis é surreal!
    Mas não foi mau assim, eles estão convencidos que jogaram muita bem e só faltou o rapaz do champo anti-caspa marcar um golito, mas o Barça marcou quando foi preciso e tem a 2ª mão em casa para tratar do assunto.

    Nós por cá só temos a melhorar com o tempo (e a chegada dos novos e os que faltam) e depois de 2 jogos seguidos a levar traulitada a torto e a direito mas, como sempre a chegar ao fim com o choradinho que o arbitro é que não os ajudou... Por mim, para já está bem assim, estamos na evolução da continuidade.

    ResponderEliminar
  3. Nuno, quase não lhe toca quer dizer que, se calhar, até tocou?

    Na Champions não tocou, dizem, mas até tocou e, pior, teve intenção malévola bem ajuizada peloo árbitro.

    Agora tocou e bem, foi claríssimo e era falta para amarelo, como outras que fez. Pepe, Marcelo e Xabi deviam ter sido expulsos, mas em Espanha alguém põe o Madrid a jogar com 8?

    ResponderEliminar
  4. Nuno, quanto ao jogo e à táctica, eu não adianto nada.

    A Supertaça será no Mónaco, campo neutro. Não há uma equipa furiosa com a outra e essa equipa furiosa, à procura de vingança e palpável pela forma como discutia as divididas, até jogava em casa, cheia, e com feridas por todos os lados desde a época passada.

    Portanto, um jogo nada tem a ver com outro. A não ser, como sublinho, as dificuldades de Pep como de VP a gerir as situações de jogadores com preparação desfasada do resto da equipa. Vale a pena ver por aí, mas Pep tem valores que VP não tem.

    ResponderEliminar
  5. ok... de entrada assasina a amarelo já concordo!

    entretanto... eu assumo que gosto deste nível de intensidade e rivalidade. perfiro o drama, a teatralidade e a rivalidade do futebol espenhol e italiano. perfiro-os ao ritmo, à estética e vistosidade do futebol atáctico e a-estratégico Britânico.

    o futebol sempre foi e será a luta entre classes, a batalha entre regiões, os azuis contra os vermelhos ou brancos contra blaugranas... e também a luta entre os rápidos e elegantes contra os fortes e pesados e dos tecnicistas contra os taticistas.

    aceito isto tudo om muita naturalidade e ao contrário dos benfas não me preocupam nada notas artisticas, desde que o sumo esteja lá: alma, paixão, entrega, vontade.

    ResponderEliminar
  6. Concordo, ste é sempre o jogo do ano, sinto a adrenalina como em nenhum outro.

    Sobre o amarelo, foi só porque náo pisou, como era sua intenção. Tivesse Pepe pisado Dani Alves e era vermelho directo, mas nem cartão viu. O mesmo com Xavbi e com Marcelo. Aquilo voltou a ser uma caça ao homem, uma vergonha e não tem "desculpa" mas releva o facto de os de Madrid procurarem vingança e náo terem meio lícito para o lograrem.

    E a época vai ser toda assim, o Madrid atrás do Barça.

    ResponderEliminar