12 abril 2013

Dificuldades com o Braga

Ouvi há pouco (zunzun num tj das 20h) que Douglão está nos convocados do Braga. Há dias, no Dragão, tinha sido Nuno André Coelho a recuperar e enfrentar o FC Porto. Está na sina que o FC Porto defronta o Braga com os seus centrais na máxima força ou quase, alinhando os titulares. Douglão regressa? OK, mas o importante é o contexto de análise, até face a outros jogos.
 
Não é um pormenor despiciendo. Contudo, alguém deu conta da coisa? Dos pasquins nem sei, mas imagino. E, na verdade, tirando a visita do Braga à Luz na 1ª jornada da Liga, tendo ainda Lima nas suas fileiras, só o FC Porto apanha o Braga com bons centrais. Peseiro já experimentou várias duplas, todas deram barraca nos jogos mais importantes e que o Braga perdeu. Não estou para isso, não tenho de cor as duplas usadas, mas com lesões e castigos, alguns absurdos como o de Douglão expulso pelo Roubarte Gomes antes da visita do Benfica a Braga, os centrais do Braga naufragaram e com/sem eles a equipa. O Benfica em Braga para o campeonato e a taça da treta apanhou anjinhos, ainda lembro as barracas do Haas no jogo do campeonato onde Peseiro teve de improvisar centrais. Há dias com o Sporting foi Palmeira de recurso e a meter água, deixou logo a titularidade quando a seguir se jogou no Dragão.
 
Douglão vem de uma paragem algo longa e pode acusar fadiga, mas NAC esteve bem no Dragão. O Braga pode ter os seus centrais melhores, como tem sido com o FC Porto nesta época. É ver as fichas de jogo e com as unidades disponíveis percebe-se a razão de alguns resultados e de muitas dificuldades que certos clubes passam ao longo da época. Se alguém olhasse a isso a apreciação do campeonato seria mais honesta e competente. Já se sabe que não funciona assim.
 
Estive para tocar o assunto antes do jogo de 2ª feira, com o regresso de NAC. Com Douglão o Braga é mais forte, ainda que Peseiro prometa, desta vez, meter um avançado... Acrescem as dificuldades para o FC Porto amanhã: por Douglão ou por Peseiro jogar mais aberto e com ponta-de-lança?
 
Sem dúvida será um jogo totalmente diferente do anterior embate. E melhor.
 
(tudo isto para não falar do FC Porto favorito a um troféu que não presta mas é mais oficial que uma taça latrina, nem falar da taça da treta).