11 dezembro 2006

Dificuldades nacionais

Depois de concretizado o objectivo europeu, é tempo de regressar às competições nacionais para defrontar, precisamente, o Nacional. Faltam apenas dois jogos para acabar este complicado ciclo de jogos e esta deslocação à Madeira poderá ser crucial para a equipa passar um Natal cem porcento descansada na primeira posição da tabela classificativa.

Tradicionalmente as equipas visitantes do Nacional têm sérias dificuldades de jogar no seu estádio. Estádio?! Eu disse estádio?! Bem, no seu campo, que ainda para mais fica a seiscentos metros de altura, o que não poucas vezes afecta os jogadores adversários que não têm por habito jogar nestas condições. O Nacional, treinado pelo nosso bem conhecido Carlos Brito, é uma equipa muito bem organizada, que embora tenha começado mal o campeonato, nos últimos jogos começou a encarreirar e está agora a lutar por um lugar nas provas da UEFA.

Conforme diz Jesualdo Ferreira este jogo pode afigurar-se ainda mais difícil que o jogo para a Champions League, porque nesse o empate chegava para o que se pretendia, aliás chegava para os dois clubes que se defrontavam, além de que a concentração dos jogadores estava no máximo. No jogo de hoje poderá haver uma descompressão natural pós-champions e o pouco entusiasmo que provoca o adversário pode contribuir para um jogo menos bom que a concretizar-se fará perder os obrigatórios três pontos.

Desta vez não dá para dizer que os jogadores do FCPorto estarão cansados, já que o jogo com o Arsenal foi, digamos, um descanso, tendo em conta a gestão feita em grande período do jogo para o zero a zero. Acrescente-se que um maior factor de motivação será alargar a distância para um certo clube que terá sentido de perto a publicação de um quente livro escrito no calor da noite cuja autora é, agora, uma senhora.

Quanto a mim a equipa a utilizar, para não se correr riscos, deverá ser a última utilizada, até porque se os jogadores precisarem de descansar não faltará tempo a seguir ao próximo jogo no Dragão. Sim porque a liga vai-nos contemplar com um longo e vergonhoso período de férias no que respeita ao futebol nacional.
O equilíbrio e a dinâmica desta equipa tem-nos dado suficientes garantias para confiarmos nela totalmente e a manter-se a notável coesão que a equipa demonstra, o jogo começa a ser ganho ainda antes de começar.

Nacional - FCPorto, SportTv - 19H45

7 comentários:

  1. Lá vou eu baldar-me às últimas aulas para conseguir ver o jogo!:p
    ACredito k a equipa entrará motivada em campo e alcançará a vitória, msm contra alguns factores contra!!
    Realmente hoje em dia kualker 1 é apto para lançar 1livro e ganhar 1s trocos com ele.. enfim, é a nossa cultura..ou a falta dela!!
    Força FCPORTO! Saudações!!

    ResponderEliminar
  2. Logo, é preciso não 'tirar o pé do acelerador' e manter o rigor, disciplina e sentido de luta manifestado até agora.
    Não quero 'relaxamentos'... isso, fica para a quadra natalicia.
    Por isso, toca a facturar mais 3 pontos para deixar os outros cada vez mais inchados de inveja!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Caro Zirtaev,
    Antes de mais deixe-me dizer-lhe que estabeleceu princípios para a "política editorial" do seu blog e ...cumpre-os !!!
    Aqui, como até agora definiu, é só futebol....Clube do Porto !!
    Parabéns pela coerência !!
    (acredito que por vezes deve ser bem duro mantê-la).

    Quanto ao jogo de logo, penso que a grande dificuldade será psicológica.
    Quer porque já de si jogar na Choupana é complicado, quer ainda pelos últimos acontecimentos.
    Mas eu acredito sinceramente que vamos GANHAR !!!
    Até porque o Prof. esteve em grande na conferência de imprensa.

    ResponderEliminar
  4. Num fim de semana em que a tvi se fartou de falar no «Eu, Carolina» soube mesmo bem ver e apreciar as expressões de evidente má disposição dos Benfiquistas. SE o porto ganhar já ficam a 11 pontos e deixem-nos falar sozinhos da carolina!!!

    ResponderEliminar
  5. Prika eu ia dizer que isso não é exemplo para ninguém, mas vendo bem, assim é que é. Uma verdadeira portista não troca o seu FCPorto por nada.

    Situacionista, a minha "linha editorial" tenta evitar ao máximo esse género de coisas: apitos dourados, árbitros e outras polémicas. Sei que o futebol em Portugal vive muito às custas desses assuntos, mas o meu futebol tenta viver sem eles. Aceito perfeitamente que o façam, eu próprio leio com muito gosto. Tentar não falar desses assuntos não é propriamente uma regra, é uma tentativa de ver o futebol pelo que me chamou para ele, o jogo e o espectáculo em si. É evidente que não há regra sem excepção e eu tb de vez em quando não me contenho.
    Só eu sei o que me custa muitas vezes evitar certas matérias e nem eu sei o que o blog perde por eu as evitar.
    Talvez os meus convidados o façam e assim o vazio que a falta dessas polémicas possam fazer ao blog seja preenchido.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Os cães ladram e a caravana passa. Força Portoooo.

    ResponderEliminar