15 dezembro 2006

De regresso ao Dragão... novamente

Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Hilário e José Mourinho.

FCPorto - Chelsea
Restantes jogos dos oitavos de final da Champions League:

Celtic vs AC Milan
PSV vs Arsenal
Lille vs Manchester United
Roma vs Lyon

Barcelona vs Liverpool

Real Madrid vs FC Bayern Munique
Inter Milan vs Valencia

10 comentários:

  1. Tal como disse... estou sem palavras!
    É quase como uma armada invencível. Esperemos que seja como a que os Filipes mandaram a Inglaterra e de lá saíram derrotados. No lo creio, mas...

    ResponderEliminar
  2. Acho que foi do pior que nos poderia acontecer. Mas que seja.

    Quase me apetece dizer que se ganharmos temos tudo para ser campeões. É preciso lembrar que é a grande aposta do Mourinho para esta época ser campeão europeu.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. O discurso do coitadinho é:
    "Eles são favoritos, têm o maior orçamento, o objectivo supremo é ganhar a prova, jogaremos sem pressão". Só por um bambúrrio alguém se qualifica a pensar assim.
    O discurso objectivo e de conhecedor, aceitando algumas das premissas anteriores:
    "Grande equipa, grandes jogadores, grande treinador, futebol de alto ritmo, sem dúvida favoritos mas há tudo para jogar". Vamos dar luta e provar que somos equipa de respeito, nunca enjeitando a responsabilidade/oportunidade de poder passar fazendo 2 bons jogos, condição necessária. Sentir também a pressão, "nervo" e raiva de querer ganhar.
    O discurso realista:
    "Obriga-nos a muita concentração, com eles tudo se joga no mínimo detalhe, em fracções de segundo, mas nada está perdido e há que saber jogar, com inteligência e matreirice. Obriga a uma superação que se conseguirá só a olhar o adversário nos olhos. Caso contrário, então sim, tudo estará perdido. E isto são 2 jogos de tripla". Filtrar o que o adversário tem de melhor, o 1x1, as transições, o poder individual na área dessa besta negra que é Drogba e as subidas de Lampard para a meia-distância e de Terry nas bolas paradas.
    Agora:
    O pior, para mim, é o lado emocional. Porque muitos dos jogadores portistas já defrontaram o Chelsea e cometeram erros em série em Londres.
    Emocional porque frente a ua equipa do mais alto nível há que ser racional e controlar as emoções. Especialmente em desvantagem não se pode perder a cabeça. E pensar, a sério, que jogar primeiro em casa não é desvantagem. O ideal é não sofrer golos, nem que fique 0-0. Porque não é por jogar em Stamford Bridge que as coisas piorarão!
    Emocional porque há o confronto com alguns que foram nossos. Isso custa, especialmente ao público que os ama ainda. Mas são adversários, sem dever-se desrespeitá-los como fazem noutros campos deste país. Mas muitas vezes serão vistos, Ricardo, Paulo, Hilário e o Zé como se estivessem do lado de cá. Haverá impaciência se as coisas correrem devagar... E contemporizarão, talvez, com os "ingleses".
    É como um derby na Europa. Jogar contra uns dos nossos é esquisito, estranha-se e... entranha-se. Ex.: nem consegui imaginar se a final da UEFA 2003 fosse com o Boavista ou o derby acontecesse na semifinal. Um horror, pelo menos...

    Então, é esquecer e chegar a Fevereiro com vantagem pontual na frente para aguentar cacetadas na Liga portuguesa, arbitrariedades dos mesmos de sempre e fúria de quem se baba à espera de deslizes por causa do pensamento nas eurotaças.
    Sempre achei que o FC Porto precisaria de muita felicidade, neste momento de menor maturação colectiva e individual para o nível europeu, para chegar aos quartos-de-final. O Chelsea é das melhores equipas da Europa. Mas há que jogar. Acima de tudo, saber jogar. O "jogar" é muito importante. Leiam... José Mourinho. Bah, como se já não soubéssemos. Pois, mas os jogadores têm de sabê-lo.

    ResponderEliminar
  4. Zé Luís estava para escrever qualquer coisa sobre o adversário, mas com o que escreveste está tudo dito. Parabéns pela análise.

    Aconselho a todos que leiam este último comentário do Zé Luís. Muito bom.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. pois o Chelsea!! N era o meu preferido como podem confirmar no blog do lucho...mas saiu o mister mourinho e agora há q o derrotar...temos potencial para tal mm n sendo os favoritos... Qt ao ze luis, parabéns pela sua análise.

    ResponderEliminar
  6. «O Chelsea é uma equipa forte e o F.C. Porto é uma equipa que quer ser forte. O F.C. Porto tem vindo a fazer um trajecto bom, é uma equipa menos experiente que o Chelsea, é uma equipa que joga num campeonato em que a competição não é tão intensa quanto em Inglaterra, por isso o jogo com o Chelsea será tanto melhor quanto melhor for o que tivermos feito até lá. Acredito que seja melhor daqui a dois meses, porque teremos mais dois meses para melhorar até à data do jogo e também porque acredito que estaremos mais fortes em Fevereiro».
    O comentário de Jesualdo ao sorteio. Avisado e prudente, consciencioso e conhecedor, objectivo e realista.
    Tópicos: qualidade/experiência competitiva e ritmo de jogo; maturidade futebolística (técnica, táctica, individual).
    Depois... vê-se.
    Confere com a minha ideia.
    Se em Fevereiro/Março a Liga estiver bem atada ao Dragão, tudo pode acontecer. Creio que, para já, ganhamos o essencial: saber estar. Falta saber jogar.
    Em frente.

    ResponderEliminar
  7. Santos da casa nao fazem milagres,por isso so precisamos de jogar a Porto com respeito(sem medo),espero que sejam 2 jogos de alto nivel,e no final vemos o Porto nos quartos

    ResponderEliminar
  8. Não queria o Chelsea por todas razões:
    Pelo lado emocional, pela valia da sua equipa, é desagradável...
    Vou gostar de ver e rever os seus fantásticos jogadores e equipa técnica, alguns a quem devemos grandes alegrias e gratidão, no caso de todos os portugueses.
    Por isso preferia jogar mais para va frente.
    Por ouro lado também porque me parece que este ano o Chelsea joga a sério para a Champions.
    Mas não há vencedores antecipados, já lhes ganhamos e tudo é posível, embora difícil. E com os outros não seria asim?
    Então força Porto, confiança e esperança...
    Quanto ao Hilário, como conheço pessoas da sua família e trabalho na sua terra natal, S. Pedro da Cova, vou meter uns empenhos para ele abrandar a guarda quando jogar contra nós, lol...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Este Chelsea é mais forte colectivamente, mas menos regular, principalmente no ataque, onde vive à base de Drogba e onde Shevchenko teima em não brilhar, apesar da sua imensa qualidade. Aliás Shevchenko é a grande dúvida dos jogos contra o FCP, será que ele ainda estará no Chelsea em Fevereiro ?
    Continua com uma defesa fortissima, com a melhor dupla de centrais da europa, John Terry- Ricardo Carvalho, um meio campo de luxo (Essien-Makelele-Lampard-Ballack), uns alas desiquilibradores e o já referido Drogba a jogar melhor futebol e a marcar muitos golos como nunca.
    Na baliza sem o azarado Cech, irá estar, provavalmente Cudicini, isto se Hilário não recuperar a titularidade até lá.
    Depois, o Chelsea tem José Mourinho...

    ResponderEliminar
  10. meirelesportuense disse...

    Eu penso que foi uma boa escolha aquela que o destino nos fez. Todas as equipas eram ossos duros, mesmo muito duros de roer e assim, temos perante nós a melhor de todas elas, a que tem melhor conjunto, melhores individualidades e um treinador de grande qualidade e matreirice...Mas quanto a simpatias eu devo dizer com frontalidade que ainda estou para entender, como é possível perdoar aquela saída de sendeiro do Mourinho. Aquilo que ele fez no Clube enquanto aqui esteve eu agradeço, mas não posso perdoar a forma tão desprestigiante como nos tratou na fase final do seu percurso aqui, trocando-nos pelo Chelsea como se nós não tivessemos qualquer valor desportivo. Fomos nós ao fim e ao cabo que o colocámos na montra internacional e lhe demos visibilidade, não foi o Barcelona, o Leiria ou o Benfica, foi o FCPorto que lhe outorgou o maior galardão desportivo que ele possui até ao momento e nem no Chelsea até agora -ainda que apoiado por todos aqueles incontáveis milhões, provenientes sabe-se lá de que origens- ele conseguiu aproximar-se de algo assim tão relevante. Claro que o jornalismo desportivo lhe dá muito destaque e o Português muito em particular, hoje até lhe acha graça e considera chique aquilo que antes eram para eles defeitos intoleráveis, como a sua arrogância enquanto permaneceu por estas terras do "Demo"...Por isso eu acho que o dinheiro e o prestígio que lhe foi dado pelo FCPorto pagou bem os seus serviços, ponto final. Agora é nosso adversário e apenas assim devemos considerá-lo embora com respeito, mas nada mais que isso. Fazer-lhe homenagens seria desajustado e diminuiria o apreço que nos devem merecer aqueles que por cá ficaram e connosco se mantêm, fiéis ao seu critério desportivo.Mourinho é como o Figo: apenas um mercenário...Pesetero um, Libretero o outro...Nunca mais esquecerei a final dos Campeões com ele completamente arredado dos festejos e com cara de poucos amigos para com todos os restantes elementos do elenco técnico e dirigente. Parecia que estava a ter um ataque de fúria aguda, como pelos vistos afinal sempre teve nos corredores de Alvalade. Não os comeremos, mas vamos -espero- embrulhá-lhos em papel milimétrico..."Deixou na berma da estrada um resto de tudo, um rasto de tudo o que era seu e nada lhe dizia...Adeus. E nem olhou por cima do ombro, por cima da vida, por baixo dos sonhos que há muito as incertezas perdeu..."

    16/12/06 01:07

    ResponderEliminar