30 dezembro 2006

Óscares da Bancada

"Diálogo revelador" do ano

VL: “Mas qual é o gajo que o Porto não quer?! O Porto quer todos, pá! Qualquer um lhe serve”.

PS: “É… Por acaso é verdade…”
VL: “O Porto quer lá saber disso!”
PS: “Se é o Lucílio… Se for o Lucílio, era o Lucílio, se fosse o António Costa era o António Costa”.
VL: “Ao Porto qualquer um serve!”
Diálogo entre Valentim Loureiro e Pinto de Sousa, no Público de 8/9/2006, das escutas do Apito Dourado


Adivinhem qual o "título" de jornal do ano?

"Os árbitros temiam Pinto da Costa e Valentim Loureiro"

ou
"Ameaçado na Luz por Gaspar Ramos e vetado por Luís Filipe Vieira no CA"

CM -- Conheceu casos concretos de corrupção na arbitragem?
JC -- Directamente, não. O que sempre notei foi uma enorme subserviência dos árbitros perante pessoas a quem reconheciam autoridade, para progredirem na carreira.
CM -- Esse medo está relacionado com as classificações...
JC -- Exactamente. A postura subserviente partia do próprio árbitro. (...)
CM -- Medo de Pinto da Costa e Valentim Loureiro...
JC -- Sem dúvida. Esses eram as principais figuras, aquelas a quem se reconhecia maior poder pelos cargos que ocupavam e os árbitros temiam-nos. O Benfica e o Sporting também tinham o seu peso, mas não como os outros dois casos.
(...)
CM -- Alguma vez entrou em casa de um dirigente?
JC -- Duas vezes. Na de Adriano Pinto, onde almocei e não se falou um segundo de futebol. E, a convite de Pinto de Sousa, acompanhado por mais dois árbitros, na de Valentim Loureiro. (...)
CM -- Nunca esteve em casa de Pinto da Costa?
JC -- Nunca. Nem faço ideia onde mora.
(...)
CM -- Foi ameaçado?
JC -- Fui, no Estádio da Luz, em 1991, no final de um Benfica-Torreense [expulsou 3 benfiquistas, 0-0 foi o resultado, n.d.zé luís], pelo senhor Gaspar Ramos. Em 1995, o mesmo dirigente disse aos berros que iria fazer tudo para acabar com a minha carreira.
CM -- De que clube recebeu mais pressões?
JC -- Do Benfica e dos seus dirigentes. Inquestionavelmente. Estou convicto de que se mais carreira não tive foi por influência de gente do Benfica. De Gaspar Ramos a Luís Filipe Vieira que vetou o meu nome, em 2002, para vice-presidente do Conselho de Arbitragem [da FPF].
Entrevista de Jorge Coroado, no Correio da Manhã, 23/12/2006

P.S. - Coroado publicou o livro "Último Cartão" em Março passado. Sobre Pinto da Costa disse ser "intratável na defesa do seu clube" mas de quem não tinha razão de queixa. No Record, o título sobre o livro foi, como se adivinhará, "Pinto da Costa é intratável".

6 comentários:

  1. Mais uma vez declarações que levantam suspeitas de corrupção por parte de dirigentes benfiquistas e mais uma vez a nossa comunicação social opta por esconder os factos do debate público ao colocar títulos descabidos só para não levantar a poeira em torno da nação (?) benfiquista.

    E este "Record" cada vez me mete mais nojo. Isto para não falar dos pasquins do género do "24horas" e "correio da manhã" que são tão reles que só conseguem mesmo ser lidos pela trupe de básicos trogloditas a que se convencionou chamar "benfiquistas".

    Já era tempo das influências descaradas sobre a imprensa acabarem.
    E muitas vezes nem são necessárias essas influências porque hoje em dia "ética" e "jornalista" são duas palavras impossíveis de conjugar. Gerou-se um clima em que tudo se pode dizer para atacar Pinto da Costa e o FC Porto, mas sempre que alguém ousa levantar a voz para dizer algumas verdades sobre a podridão benfiquista é imediatamente silenciado.
    E o pior é que isto se tornou normal.
    Perdeu-se completamente o pudor e, volta e meia, somos forçados a assitir a um Luis Filipe Vieira, visivelmente alterado (provavelmente por força dos últimos pacotes de vinho a martelo que acabara de alarvar) irromper por programas de televisão ou redacções de jornais dentro, de forma a continuar a política de coacção a todos que tentam noticiar qualquer tipo de verdade embaraçosa para a direcção do Benfica. Escândalo? Não, tudo normal...

    Mas não há problema.
    Aqui no FC Porto TODOS sabemos que "para sermos campeões não basta sermos melhores que os outros, temos de ser MUITO melhores que os outros"...
    Sabemos que vamos sempre ser prejudicados em favor de certos "clubes do regime".
    E de facto somos prejudicados, sempre fomos.
    Mas mesmo assim ganhamos...

    Por isso é que hoje estamos a anos-luz da nossa triste concorrência e é isso que esta gentalha é incapaz de compreender - como é possível, contra tudo e contra todos, continuarmos a ganhar?
    É isto que os leva ao desespero e os imbui num impulso iracional para encontrar desculpas extra-futebol que justifiquem a sua mediocridade.
    É para isso que serve o "Apito Dourado".
    Uma investigação empolada, claramente parcial e direccionada apenas para o Norte (porque será?), sustentada em indícios frágeis e forçados, que dificilmente constituirão evidência em tribunal, mas que chegam perfeitamente para fazer exultar as hordas de biltres benfiquistas que nelas vêem um escape à inevitável constatação da sua gritante decadência.

    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS, seremos sempre os melhores...

    ResponderEliminar
  2. Lemos a compilação destes diálogos todos e ficamos com uma sensação esquisita, meio gozo meio raiva, a conclusão é sempre a mesma, por muito que se diga (ou se escreva) os gajo lá em baixo vão controlando as coisas à maneira deles. Felizmente para nós o FCP vai fazendo a sua caminhada habitual esmagando todos os que se atravessam pelo caminho e não há volta a dar! Cada dia que passa, cada capa desportiva que passa, mais orgulho sinto em ser portista!!!
    Espero que 2007 faça "cair" muita gente (espero e acredito que o nosso grande presidente que tanto admiro não seja um deles) e até deixo um desejo, soube que em Janeiro vai estrear um novo jornal desportivo gratuito...a ver vamos se esta nova publicação vai ajudar ao "PUM" de jornais e jornalistas mafiosos que por aí andam!!! Vamos esperar para ver se as coisas mudam...

    Pessoal, BOAS ENTRADAS PARA TODOS!!!

    ResponderEliminar
  3. Eu ja estou como o Joao Jardim,o que dizem (escrevem) em lisboa nao interessa.Temos que comecar a ser+ confiantes em nos proprios,se o record fala mal de nos a que boicotar esse "jornal"(coisa que sempre fiz)
    nunca gastei 1 centimo(nem 1 click) com essa MER.. bola e rascord.Mas como eu gosto de votos o meu vai para o 2.
    No PORTO sabemos quem manda (Queiros)

    ResponderEliminar
  4. Voto na 2 a qual mostra bem como as coisas se fazem pelas "virgens ofendidas " e " defensoras da verdade " do costume. Uma vergonhan que tem de ser desmontada.

    ResponderEliminar
  5. Leiam lampiões pobres de espirito,as entrvistas de Queirós e Deco!Aprendam alguma coisa,deixem de ser pacóvios e mandem à merda esses dirigentes de opereta que pululam no vosso clube!Já agora lagartagem aproveitem e aprendam também,que os vossos dirigentes,ainda que não o tenham feito podem cair na tentação de cair no ridiculo de cometer os mesmos erros!Quanto à"comunicação social"eu sempre disse que para haver transparencia credibilidade e justiça no desporto em portugal,a merda da pj tinha era que começar a investigar as ligações do"jornalismo desportivo"com os interesses dos clubes da segunda circular!E não me venham com a tanga de que o"jogo"é um jornal pró FCP que isso é a maior desosnestidade que eu ouvi desde à muito tempo!

    ResponderEliminar
  6. Congratulo-me com alguns destes comentários e com a sua objectividade e só me apetece afirmar que estou mais que convencido que nesta caldeirada de interesses o Sporting não escapa. Não escapa agora,como não consegue convencer-me que nada teve de menos lícito a ver, com o seu "brilhante" passado. Alguém se surpreende por constatar que no meio de toda esta onda tremenda de suspeição, o Sporting tenha conquistado dois campeonatos quase seguidos e o Boavista o seu primeiro? Claro que isso perde importância tendo em vista o ojectivo central de toda esta conspiração. Se partirmos do princípio -tão evidente para alguns- que os sucessos de uns sós são possíveis por acção de processos menos justos, então temos de aplicar essa premissa ao sucesso de todos os outros...E recordo que o Jorge Coroado nunca gostou de nós e fez sempre questão de o recordar. Lembro-me perfeitamente de num jogo realizado fora de casa -Faro, Campomaior?- ter expulsado Jorge Costa, aí aos quinze ou vinte minutos do desafio e numa sequência de movimentos dentro da àrea do FCPorto na marcação de um canto. Razões, só eles as saberão, ninguém se questionou na altura e todos aceitaram que se ele expulsou o nosso capitão, é porque teve razões para isso. Belo Ano de 2007 para todos.

    ResponderEliminar