27 dezembro 2006

Óscares da Bancada


Excremento do ano

1ª Nomeação

Aquela atitude [de Petit no Boavista-Benfica] de esfregar a testa no árbitro [João Ferreira] na altura do palavreado que se calcula, é totalmente inaceitável. Mas, atenção – é compreensível.(…) Os jogadores não podem deixar de levar para dentro do campo toda essa instabilidade [dos desvarios dos dirigentes]. Ontem, no Bessa, os capitães Nuno Gomes e Petit foram, antes de réus, vítimas ”.

Alexandre Pais, Record, 10/9/2006

2ª Nomeação

“As razões para tanto desinteresse [estádios despejados de adeptos] são muitas e poderosas. (…) Mas há outro motivo para a debandada e, esse de nível cultural. É que já quase não existem os velhos campos, com o público em cima das quatro linhas e árbitros e adversários mesmo a jeito para insultos e cuspidelas”.

Alexandre Pais, Record, 11/12/2006

12 comentários:

  1. Pela elevação dos dois comentários, percebe-se qual o clube da personagem...

    ResponderEliminar
  2. OMFG mas quem é este anormal?!

    ResponderEliminar
  3. A tirada de 1ª nomeação é de ir às lágrimas...
    Estes fulanos são mesmo uns mentecaptos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. nasoni, o clube do personagem não é o que se possa pensar. Aparentemente, é um clube quase vazio, hoje em dia. Mas é um tal clube que levou esse dito cujo a a meter, na ocasião, os pés pelas mãos. Este energúmeno director do pior rascord da história, fez campanha, um dia, no famigerado caso Mateus. Porquê? Porque o seu clube estava metido nisso. Por quem torceu não é difícil de adivinhar. Mas esse é o fim da história.
    Pelo meio, este energúmeno que escreveu estes dois excrementos e que se percebe ser do tempo do público em cima dos jogadores e árbitros para insultar e cuspir, um dia opinou mais ou menos isto: "não tomo o partido de nenhum clube [dos beligerantes do caso Mateus], que se faça a Justiça". Só que escreveu isto quando a CD da Liga, à 3ª vez, condenou o Gil Vicente, com as peripécias que se sabem do demito-me, sou reintegrado, demito-me e retiro a demissão do asqueroso juiz Mourão que acabou por ficar a votar sozinho a contenda.
    Uns meses depois, isto já em Novembro, o energúmeno confessou-se adepto do Belenenses, ex-praticante e sócio de 50 anos.
    É desta corja que está infestada a Imprensa dita desportiva. Por alguma razão o Record já vendeu 120 mil diários e no 1º semestre deste ano vendeu 78 mil, tendência que deve manter-se ou até piorar no final deste ano, confirmando a queda de 7 mil jornais diários desde há 2 anos.

    P.S. - a outros como o Jorge convém escolher entre as duas citações, não só comentá-las, para a eleição ser vossa.

    ResponderEliminar
  5. É realmente muito difícil escolher entre as duas, qual delas a mais escabrosa?

    Mas se a 2ª fala do público e de uma realidade infelizmente ainda existente nos jogos dos destritais, a 1ª, além de tendenciosa, tenta por meios completamente estúpidos desculpabilizar quem serve de exemplo e quem faz o futebol, ou seja tenta desculpabilizar jogadores de futebol de atitudes vergonhosas até para os seres mais imundos que existam à face da terra. Resta saber o que estaria a pensar qd escreveu estas aberrações ou porque defendeu o homem tais atitudes. Só prova que dignidade se vende a um preço muito baixo. Mas ara o jornal que é mostra estar ao nível.

    Zé Luís, essa história das vendas desse lixo estarem a baixar é se calhar a notícia do ano. Mostra que a ainda poderá haver esperança para a imprensa desportiva em Portugal.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Não, Zirtaev. A Imprensa, que dizes bem ser "dita desportiva", não passa disto. Trabalha mal e há cada vez mais incompetentes a escrever e editar, cada vez menos trabalho de investigação e de tratamento da informação. Sei do que falo e daria maus exemplos a jornalistas iniciados do que por aí se publica. Os "jornalistas desportivos" já são verdadeiramente ameaçados pelo desemprego e por quem ameaça tirar-lhes o emprego e o faz mesmo: há vários casos e muitos outros de autocensura, de se conformarem com o sistema. Na TV a situação é gritante, basta ouvir os comentários e até as "voz off" na análise dos lances.
    Campeia a incompetência, de braço dado com o facciosismo. O Norte perde leitores, com reflexo precisamente nas vendas dos jornais de Lisboa. Não é só as notícias de reforços, mais os reforços que não prestam e chegam dourados de parangonas. São as análises escabrosas, precisamente do tipo das que citei. Abomináveis atentados ao bom senso e a estupidificação global a que ninguém põe cobro. Nem os patrões, que agora os há na Imprensa, dão conta destes exemplos que antecipam o descalabro da Imprensa feita desta maneira. Promove-se o compadrio e a prepotência, escolhem-se os "yes men" para fazer, mais do que notícias bonitas, mas inverdadeiras, os comentários sempre a jeito, a favor. O Benfica é paradigmático, não é o clube encarnado, parece o lugar cor de rosa. É um poder invisível, o poder ditado no tempo da outra senhora, que se sente na Comunicação Social. Um radialista chegou a dizer-me nunca ter visto um campeonato tão limpo como o de 2005, imagine-se! Nunca mais poderia ouvir este gajo na Rádio, além de saber há muito que não sabe nada de futebol, de notícias, não tem conhecimentos que dignifiquem um jornalista.
    Este é o problema. Quando um director escreve estas barbaridades, que exemplo dá a um jornalista, jovem ou mais experiente? E quem se atreve a chamar-lhe a atenção?
    Este cabotino de quem, por acaso, saquei estes dois exemplos, patrocina quem lhe dá na gana. A mediocridade inunda, diria imunda, a Imprensa desportiva.
    Eu sei do que estou a falar. E tenho vergonha disso mesmo.

    ResponderEliminar
  7. Nunca tive a infelicidade de ler esse "jornal",por isso nao sei quem e esse "jornalista",nao sei se entendi bem,o referido sr. e o director do record?Se for,agora ja sei porque record,em burrices.Mas burrice por burrice,o meu oscar vai para a 1a.

    Ze Luis,se tiveres o mail do sr.,envia-lhe o teu ultimo post "Gloriosa decada e meia"pode ser que o sr. aprenda alguma coisita.

    ResponderEliminar
  8. Não brinques com coisas sérias, 1969. Eu faço-o, arrisco muito, mas não aconselho alguém a fazer isto em casa.
    Já viste a década e meia. Espero que tenhas gostado e acredito que nem imaginarias isto tudo...
    Pronto, a 1ª tem 1 voto. Quem dá mais?

    ResponderEliminar
  9. Zé Luís, caso não tenhas reparado o meu voto tb foi para a 1ª. :-)

    Qt a coisas sérias, fico deveras preocupado com o que escreveste, não por não saber que se passaria algo do género na imprensa dita desportiva, mas pq dei comigo a pensar que não se vê qq solução à vista. Ou seja, vai continuar assim e os cargos superiores ao serem entregues aos "yes man" dão completa continuidade à nojeira que já existe. Será que estou a pensar bem, ou consegues vêr alguma solução para isto?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Zirtaev,
    a solução, para a gentalha da Imprensa de Lisboa, na versão de Alberto João da Madeira, é o Pinto da Costa ser preso. Ou isso julgam eles. Porque a dinâmica de vitória está criada. Tanto que raramente passa um ano sem o FC Porto vencer alguma coisa, o que não acontece desde 1989 salvo erro.
    A solução é não ter solução e querer torpedear, minimizar, empequenecer de todas as formas os êxitos do FC Porto. Curiosamente, mais o Porto ganha e menos se sente, na divulgação mediática, esse fulgor. À excepção dos portistas, o País continua cabisbaixo. A ironia é que, mesmo com o título forjado de 2005 para o Benfica, nem a economia cresceu, nem o País melhorou, ao contrário do que alvitravam por aí. Decerto quando o Benfica se constipar, o País não ficará doente, perderá uns quantos números, não sei se de cidadãos contribuintes ou sugadores de dinheiros públicos como se habituou a ser o clube sempre favorecido pelo Estado.
    Mas dos fracos não rezará a História. O FC Porto promete continuar a vencer.

    ResponderEliminar
  11. O que nos vai salvando são mesmo as vitórias. Eu nem quero imaginar o que sentiram e sofreram os adeptos do nosso clube antes de PdC. Eu felizmento só sou praticamente adepto do clube depois de ele ter entrado.

    Espero que tenhas razão ( e pelos vistos tens) a dinâmica de vitória está criada e assim não há imprensa que resista e acredito que aos poucos as coisa irão mudar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Caros Zirtaev e Zé Luís,
    Atenta a importância VITAL destes "Óscares", já deles fiz a devida publicidade. Porque bem a merecem.

    Acrescento que, pelo menos neste aspecto, percebo totalmente e me identifico na plenitude com o Zé Luís.

    Se não der para partir o Óscar a meio (:-)) ), voto na 1ª !!!!!

    ResponderEliminar