18 dezembro 2006

Uma goleada de presente

FCPorto 4-0 Paços de Ferreira
(Pepe, Postiga, Pepe e Lucho)

Os sócios e adeptos do FCPorto têm razões para passarem um Natal com muitos sorrisos no que ao seu clube diz respeito. Além dos pontos que levam de avanço em relação aos seus adversários mais directos, a equipa presenteou os adeptos, nesta despedida para as férias de Natal, com uma goleada, com quatro golos sem resposta, demonstrando esta jovem equipa uma maturidade muito grande, conseguindo o manter o controlo e o domínio do jogo por completo, mesmo sem fazer uma partida para além do "quanto baste".

O Paços de Ferreira foi no Dragão mais do mesmo, dez jogadores atrás da linha da bola e apenas um avançado propriamente dito. O resultado para esta equipa foi o do costume, a derrota. A partir da altura que ficou com menos um jogador, mesmo antes do intervalo, a questão, então, seria mesmo a de saber por quantos perderiam.

O FCPorto entrou com um ritmo muito forte na partida, talvez com vontade de a resolverem rapidamente e assim partirem de férias mais depressa. Os primeiros dez minutos foram de muita pressão azul e branca, aparecendo várias ocasiões de perigo na baliza do guarda-redes pacense, que foi, mesmo sofrendo quatro golos, o melhor jogador da equipa visitada. Mas de qualquer maneira o golo não apareceu e o Paços de Ferreira a partir dos dez minutos acertou as marcações equilibrando a partida, contando também com o abaixamento de ritmo dos Dragões, que ia causando perigo, então, através de lances de bola parada.

E foi precisamente num lance de bola parada que Pepe deu o primeiro “tiro” no Paços. Na marcação de um livre apontado por Quaresma, Pepe mesmo depois de agarrado por um adversário cabeceia para o fundo da baliza. Estava iniciado o caminho para um jogo descansado. O jogo continuou num ritmo lento e quase a acabar a primeira parte, mais uma vez num lance de bola parada (um canto), mais uma vez marcado por Quaresma e mais uma vez um "tiro" mandado por Pepe, só que desta vez acerta na barra e Postiga, muito oportuno, aproveita para marcar o seu nono golo na liga.

Para a segunda parte e já com o Paços de Ferreira reduzido a dez unidades, por expulsão de um jogador mesmo em cima do intervalo, entrou Bruno Moraes por troca por Ibson. Sendo um claro sinal que Jesualdo queria mais da equipa, tal como quase todos os 38.213 adeptos presentes no estádio. Mas a equipa apesar de ter mais atacantes ia jogando como se de um treino se tratasse, com calma e sem muito esforço, talvez porque o Paços não obrigaria a mais.

Foi então em mais um canto, marcado mais uma vez por Quaresma, que mais uma vez Pepe aproveita da melhor maneira para dar o seu segundo “tiro” ao adversário, carimbando o selo de melhor em campo definitivamente. Até por isso teve direito a sair mais cedo para o público poder homenageá-lo. E para quem não conhece os jogadores do FCPorto eu esclareço que estamos a falar de um defesa central e não de um avançado.

Saiu Pepe, mas continuava Quaresma a distribuir alegria e magia, mesmo não fazendo um dos seus melhores jogos. Foi então com naturalidade que este fez a sua terceira (ou quarta?) assistência da noite, com um cruzamento milimétrico para Lucho fazer o quarto golo. É Quaresma no Natal como disse o Zé Luís há dois posts atrás.

Assim acabou o jogo e mesmo não sendo um jogo de "encher o olho", foi com toda a certeza um jogo em que os adeptos "encheram a barriga". Uma nota especial para Ricardo Costa que no fim chorou, dando notórias indicações de ter sido o seu último jogo pelo FCPorto, e com essa atitude demonstrou o seu amor ao clube que o fez nascer para o futebol. Não sendo um jogador que aprecie particularmente, merece a minha homenagem porque sempre se dedicou de corpo e alma ao seu FCPorto. Boa sorte Ricardo Costa.

PS: Uma nova pergunta está na "Opinião da Bancada". Qual o melhor jogador deste jogo... para além de Pepe e Quaresma? Creio que estes dois são indiscutíveis, daí excluí-los da resposta.

10 comentários:

  1. Não deixar de marcar com vitória mais uma série difícil de jogos.
    Assegurando os 5 pontos de vantagem, embora o Paços seja dos ossos mais duros de roer, poder recomeçar o ano com dois meses de perspectivas de vitória, como lembrou Jesualdo, até atar a Liga definitivamente e poder enfrentar o Chelsea sem preocupações domésticas.
    Que o árbitro não deixe jogar, esta noite, com a permissividade que tem sido, infelizmente, habitual...

    ResponderEliminar
  2. K rica prendinha p/tds nós xta vitória!!! =)
    O k + me surpreendeu no jogo, foi a tranquilidade c/k os nosos jogadores dominaram o jogo..parecia msm 1treino!!
    Mas correu td bem, e vamx la agora a uma intensa paragem no noso grande campeonato! :p
    Faço minhas as tuas palavras,Zirtaev, em relação ao R.Costa, se me permites,claro!! ;)
    Já k o Zé Luis relembra o jogo c/o Chelsea, ñ poso deixar de lembrar n jogão k xte fez contra o everton!! E o facto d o manchester ter ganho, ficando apenas a 2 pontos d vantagem!! Enfim, msm k motivada, nenhuma equipa é invencível!!
    E nós nestes 2meses k faltam ainda iremx crescer, tal como diz o noso Professor!
    Saudações Portistas!!!

    ResponderEliminar
  3. A equipa acho que até transbordou de confiança. Transições mais lentos do que o habitual, Jesualdo notou muita gente arás da linha da bola. Com acelerações tudo foi feito à campeão.
    Três assistencias de Quaresma, creio que já vai em 11 são metade das 23 de Drulovic em 1999-2000. Não está mal o Quaresma, o melhor jogdor da Liga até ao momento.
    Apesar de algumas faltas não marcadas (então uma sobre o Pepe na área quase dava o 1-1 e foi falta evidente...), o árbitro puniu faltas mais duras. Tomara que muitos fossem assim, quase nenhum adversário acabava com 11 em campo.
    Agora ha 5 ou 6 jogos para ganhar de Janeiro a Fevereiro e, então, esperar pelo Chelsea que ontem foi um monstro nas qualidades já conhecidas das suas individualidades.
    O resto do campeonato, admitamos, não tem interesse algum.

    ResponderEliminar
  4. Realmente a equipa demonstrou tranquilidade como diz a Prika e confiança como diz o Zé Luís. Esta vitória foi tão simples que até pareceu que os jogadores a conseguiram a brincar.

    Há uma coisa que me faltou no post, evidenciar que o FCPorto marcou 3 golos de bolas paradas e já marcou vários esta época dessa maneira o que revela grande trabalho de casa e mérito claro para o treinador, qd por exemplo no ano passado esse era uma das grandes falhas da equipa.

    Qt ao Chelsea Zé Luís, foi um jogo impressionante de uma equipa impressionante, só mesmo um grandessíssimo FCPorto pode levar de vencida aquela equipa. Há que manter a fé.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. o nosso FCP está bem e recomenda-se, é esta a grande conclusão a que chegámos depois de quase meia época passada. Muito confiante (às vezes demais) e madura esta equipa está a dar mostras de grande evolução!
    Quanto ao Chelsea, ainda temos 2 meses pela frente e muito pode acontecer durante este tempo, talvez por isso não se possam começar já a fazer grandes análises. Mas a verdade é que para mim este Chelsea está a ser uma desilusão...não passa de uma equipa de vedetas a fazer lembrar o Real Madrid, a diferença é que no Chelsea as vedetas lá vão resolvendo. Mas que está a desiludir, lá isso está!

    ResponderEliminar
  6. Um pepe voador e um Lucho matador. Um Porto em voo acelerado rumo ao bi.

    ResponderEliminar
  7. Campeões de Inverno!!!!
    Grande jogo do FC Porto.
    Uma goleada para brindar os adeptos antes das férias de Natal!
    Continuamos com a mesma vantagem sobre o segundo classificado. Uma boa vantagem...
    Quanto ao jogo, o FC Porto ganhou com toda a justiça e mérito.
    O Paços só tentou a sua sorte na primeira parte. Foram sempre uma equipa muito recuada.
    Quaresma depois de ter sido considerado o melhor jogador do mês de Novembro continua a jogar que se farta. Fez 4 assistências em 4 golos!!!!!!
    O Porto ganhou o jogo nas bolas paradas, e tal como diz o mister, "também é importante".
    Pepe marcou dois e esteve envolvido no segundo de Postiga. Este continua o melhor marcador da prova.
    É complicado eleger um melhor em campo entre o Quaresma e o Pepe. Ambos estiveram muito bem.
    O Porto respondeu com esta vitória muito bem, às dos seus adversários directos.
    Agora o campeonato vai parar quase durante um mês!
    Pelo meio ainda há taça de Portugal.
    Descansem para voltarem novamente em força!!

    PPOORRTTOO!!!!!

    Um Abraço,
    Tripeiro

    ResponderEliminar
  8. Atenção companheiros cuidado com a conversa das bolas paradas...O artur Jorge era perito no treino desse tipo de lances e por volta de 1991/1992 começou a questionar-se que o Porto só ganhava com golos feitos em lances de bola parada...E os árbitros do "sistema", começaram a marcar livres só muito perto da linha do meio-campo...Mesmo assim lá desenrascávamos uns tantos jogadores "fortes e habilidosos" e ao jeito de um "Branco" de boa colheita, até daí conseguiamos marcar!...

    ResponderEliminar