12 dezembro 2006

11 de "Lucho"

Nacional 1-2 FCPorto
(José Vítor, Bruno Moraes, Lucho)

O jogo difícil que se antevia confirmou-se. Mas para mal dos pecados de muitos o Dragão mostrou que é, talvez, o único sério candidato ao título, mostrando a fibra de campeão e mostrando que uma equipa muito jovem pode ter maturidade para, contra todas as adversidades e mais algumas, conquistar três pontos num dos terrenos mais difíceis do actual campeonato.

A equipa foi, como previra, a mesma que conquistou os oitavos de final da "champions" contra os vice-campeões europeus e comprovadamente a equipa que actualmente dá mais garantias, quer em termos de coesão defensiva, quer em termos de entendimento atacante.

Apesar disso e apesar de até ter entrado ao ataque, a equipa parecia um pouco perdida na primeira parte. Lucho pouco fazia que se aproveitasse, Assunção teimava em falhar passes e a dupla Postiga e Lisandro, embora esforçados como sempre, confundiam-se com os defesas da equipa visitada. Sobrava a magia de sempre do artista do costume, mas mesmo essa não estava a fazer "mossa" numa equipa do Nacional que parecia saber bem o que fazia, ao aguentar a ligeira pressão dos portistas e soltando-se aos poucos.

Não muito longe do fim da primeira parte o Nacional consegue o seu golo, num lance em que não ficam isentos os médios de cobertura já que deixaram à entrada da área o jogador do Nacional rematar. Num primeiro instante e dadas as circunstâncias pensei que iria ser muito difícil ganhar este jogo, mas lembrei-me do carácter destes jogadores, da sua garra, da vontade de vencer que eles têm demonstrado e nada estaria perdido.

Para a segunda parte Jesualdo alterou o que costuma alterar quando as coisas não correm pelo melhor. Saiu um médio, Raul Meireles, e entrou um avançado, Bruno Moraes. Mesmo assim o jogo atacante do FCPorto parecia lento e continuava a viver quase em exclusivo de Ricardo Quaresma. Parecia faltar qualquer coisa ao meio campo já que Lucho não estava nos seus dias e Assunção não tem pés para iniciativas atacantes. Então saiu este último e entrou Ibson que deu a dinâmica que faltava.

O FCPorto começou a encostar o Nacional “às cordas” e numa excelente jogada de Quaresma, mais uma, este assiste Bruno Moraes que não perde a oportunidade de empatar o jogo. Faltavam quinze minutos que, e com a equipa com aquela vontade de alcançar a vitória, eram mais que suficientes para ainda vencer o jogo. E quando eu já dizia mal da minha vida, mas principalmente do péssimo jogo do Lucho, este, a passe de Quaresma, mais uma vez mostrou porque é que mesmo a jogar mal faz sempre falta em campo ao fazer mais um daqueles golões que levantam qualquer estádio. Lindo!!!

Maravilhoso o golo, a vitória, os três pontos, o crer dos jogadores, o carácter da equipa, mas principalmente, e no fim de semana que foi, maravilhosa a bofetada de luva branca que todos os portistas através do seu FCPorto conseguiram dar ao Portugal invejoso.

13 comentários:

  1. conseguimos uma grande vitória do querer, da união, da força contra o Nacional & Paulo Costa...
    ainda falta muito para nos derrubar

    ResponderEliminar
  2. Que grande vitória meus amigos! Aquela 2ª parte foi imprópria para cardíacos.
    Ai o Paulo Costa...ai ai que eles andam a tentar complicar-nos a vida a todo o custo!!!

    ResponderEliminar
  3. Ai as "dificuldades nacionais"!!!
    Foi 1jogo tão confuso, tão desorganizado..já me estavam a enervar! =)
    Ñ costumo criticar a equipa em nenhuma situação, mas houve 1s situações k gostei menos, tais como a individualidade do Postiga em lances importantes, mas tb o facto de os jogadores terem usado em demasia o terreno escorregadio p arrancar faltas, levando ao contra ataque da equipa adversária..
    Positivamente realço o "estomago" do Quaresma p aguentar as constantes bocas e situações criadas pelo adversário de nome Ricardo!
    Axo k o Professor xteve bem ns substituições, e o colectivo a custo lá se reencontrou para uma parte final de corações ao rubro!!!
    Demos a volta ao marcador e ganhamx!!! E isso é o + importante!
    Força FCPORTO!! Saudações Azuis e Brancos!!!

    ResponderEliminar
  4. Mais um Paulinho do Porto e do "sistema" a ter que lançar em co-autoria brevemente o livro: "Nós Paulos, os árbitros corruptos mais incompetentes de Portugal..." A ser lançado em pleno Estádio da Luz com a presença de muitos lampiões barbudos, no final da época futebolística...

    ResponderEliminar
  5. Zirtaev, bem te tinha dito que perum é melhor que galinha... Para o FC Porto jogam-se os minutos todos, seja contra o Benfica ou na Choupana.
    O FC Porto ganhou a um dos mais valorosos adversários internos: organização, solidez e combatividade são marcas dos de Carlos Brito. Em casa, na caixa de fósforos sempre varrida por ventania de um sentido só, é saber jogar contra o vento (1ª parte portista que ainda teve mais ocasiões de golo). A favor do vento é ter o campo inclinado a nosso favor. Daí a "melhoria" que até na tv se vê. Jogo, então, de sentido único.
    Além do vento, factor sempre presente na Choupana, mais a valia do opositor, o Paulo Costa do costume: passividade total nas faltas contra o FC Porto. Ele, como outros, dá 1 cartão/10 faltas. Para os portistas, 1 cartão por 4 faltas. Bastou ver a estatística da SportTV no final:
    faltas: 31-12; cartões: 4-4.
    Uma equipa faz quase o triplo das faltas e vê o mesmo nº de amarelos da outra equipa. Onde já vimos isto, again, and again, and again?
    E, depois, só o pormenorzinho de 2 penaltis por marcar (agarrão de Ric. Fernandes a Lisandro - numa falta que pouco antes valeu um amarelo a Bosingwa - e derrube de Pateiro a Bosingwa.
    Bom, se nos lembrarmos que este Paulo medíocre Costa transformou uma pisadela do Lieson em Fernando em falta para o Sporting ganhar na Naval, então este árbitro do Porto não é como o vinho: sempre foi mau e consegue piorar, nem que seja só da visão.
    O FC Porto, para ser campeão, luta SEMPRE contra mais de 11 em campo. SEMPRE.
    Este foi só mais um exemplo. Os jogos na TV são para se ver. É assim há muitos anos e ninguém é enganado...

    ResponderEliminar
  6. Excelente resultado num jogo que ameaçava transformar-se num pesadelo: é esta a leitura que faço. Só com as alterações produzidas na segunda parte é que se viu o tal estatuto de campeão em campo. Claro está, que o Nacional e a Choupana também contribuíram para as dificuldades.
    Quanto a Paulo Costa, dualidade de critérios e um (para mim é apenas um) penalti por marcar.
    No resto, desculpem-me a pergunta mas é só de mim ou o Raúl Meireles andou a passear em campo?

    ResponderEliminar
  7. O Porto é a unica equipa com jogadores com capacidade para dar a volta a um resultado jogamos interna e externamente sempre para ganhar e isso é indesmentivel com chocolatinhos ou sem chocolatinhos somos a melhor equipa do campeonato portugues.
    http://abecedariodofutebol.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Gosto cada vez mais deste FC Porto porque faz-me lembrar o Porto de Mourinho pela raça e pela vontade de vencer. Muito bom!

    E estou a gostar cada vez mais do Jesualdo porque costumava dizer que ele tinha medo de arriscar e afinal estava enganado. ;)

    ResponderEliminar
  9. Enganados continuam muitos. Acabei de ler 22 comentários no Maisfutebol à crónica madeirense de um colaborador que alegadamente viu o jogo. Os 19 primeiros era para bater no cronista do arquipélago de impoluto pendor democrático e estandarte atlântico da liberdade de expressão; dois comentários eram respostas a outros azedumes e um só falava de "mais um golo irregular" que também não me pareceu ser o golo do Nacional.
    Para sintetizar o toque de isento jornalismo digno das Desertas e Selvagens que compõem o arquipélago de Natureza intocável e puras almas humanas sem a mancha do servilismo nem tiques de caciquismo, deixo esta frase dirigida a um tal João Manuel Fernandes, que suponho ser colaborador do Maisfutebol mas é do quadro de Record para seguir o noticiário do Nacional:
    "A sua IMPARCIALIDADE está para o jornalismo como Stevie Wonder para o TRÁFEGO AÉREO" (Stevie Wonder é um cantor cego mundialmente famoso).
    E depois de perder em Braga, empatar em Alvalade sofrendo primeiro, o Porto lá virou o resultado e mostrou a massa com que se fabricam os campeões!

    ResponderEliminar
  10. Quintino na primeira parte andaram todos um pouco à toa, excepção para o Quaresma, mas como diz o Zé Luís, este campo terá certas particularidades que nós não nos apercebemos na tv.

    Zé Luís tinhas mesmo razão qd dizias essa do "perum". Mas o mais incrível ainda e que me chateia mesmo, é num jogo como o de ontem ainda existirem muitos que têm a distinta lata de falar de um possível favorecimento do FCPorto. Que país tão triste e invejoso e que jornalistas tão vendidos.

    Por isso coloquei no título o número 11, não só por serem 11 jogadores de luxo que conseguiram lutar contra árbitros, terreno e adversários sempre à porrada, mas por termos aumentado para 11 pontinhos de luxo a distância para os lampiões e logo nesta semana que tudo fizeram para acontecer o contrário.

    E não duvidam que o que lhes doi mesmo são estes 11 pontos. O resto é tanga.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Grande reviravolta do "Comandante".
    A vitória foi merecida, principalmente pelo que fizemos na segunda parte.
    Na primeira não jogámos muito bem. Como sempre, Quaresma era o único que ia tentando desfazer aquela preguiça.
    O golo do Nacional é uma falha de marcação da nossa defesa.
    Mas na segunda parte o Porto despertou e mostrou o que é jogar futebol. Fomos para cima deles e encaixamos os três pontos.
    (Mais um) grande golo de Lucho González.
    Mas o melhor em campo para mim foi o Quaresma, com as duas assistências.
    Jesualdo tem razão quando diz que "é com estas vitórias que se vencem campeonatos".

    P.S- Penso que fica um pénalti por assinalar a nosso favor, por falta sobre o Bosingwa.

    Rumo ao BI!!!!!

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  12. Por falar em "isento jornalismo digno das Desertas e Selvagens...", alguém já viu a peça da RTP, também ela narrada por um porco madeirense?

    ResponderEliminar
  13. Uma vitória arrancada a ferros no último súspiro do Dragão na Choupana.
    Com muita luta, garra e espirito de conquista, mesmo não fazendo um jogo brilhante em termos técnicos... assim se viu a força dos verdadeiros campeões!
    Não há que facilitar perante algum deslumbramento que possa daqui ocorrer com a sequência de vitória em vitória... porque os 'abutres de preto' e não só estão à espreita; basta ver o que ontem, (mais uma vez!) aconteceu.
    Esquecem-se que é exactamente isso que nos dá a força de vencer!!
    Candeia que vai à frente... ilumina 2 vezes!
    Os outros? bem, que se entretenham com a Carolina D'Arc...
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar