13 dezembro 2006

Tóquio 1987 e Yokohama 2004

Vítor Baía, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Ricardo Costa, Seitaridis, Costinha, Diego, Maniche, Luís Fabiano, Derlei, McCarthy, Nuno, Quaresma e Carlos Alberto.

Estes foram os jogadores que, fez ontem 2 anos, conquistaram em Yokohama no Japão a segunda taça intercontinental da história do FCPorto. Embora exista quem, os do costume, não queira atribuir o devido mérito, foi a 12 de Dezembro de 2004 que o FCPorto venceu o campeão da América do Sul, o Once Caldas, e se consagrou Bi-Campeão do Mundo de Clubes de futebol.

Num jogo que só teve um sentido, o da baliza adversária, e depois de ter visto dois golos anulados a Benni McCarthy e quatro vezes a bola no ferro da baliza do Once Caldas, o FCPorto conquistou a Taça Intercontinental numa grande penalidade inesquecível para todos nós de Pedro Emanuel. Quem não se recorda daquele olhar antes de marcar a grande penalidade decisiva? Maniche foi o melhor jogador da final e Jorge Costa levantou o troféu, já que Vitor Baía nos pregou um susto ao sair indisposto do campo já no prolongamento.

A equipa que conquistou este importantíssimo troféu, liderada na altura por Victor Fernandez, é completamente diferente da que temos agora, sobrando apenas alguns, poucos, jogadores. E que saudades deixam alguns dos que saíram. Que me lembre só cinco ainda continuam cá: Vítor Baía, Pedro Emanuel, Ricardo Costa, Ricardo Quaresma e Hélder Postiga.


Hoje, 13 de Dezembro, passam 19 anos da 1ª conquista de Tóquio, graças aos golos de Gomes e de Madjer e graças ao esforço de uma grande equipa que teve de se exceder numa autêntica pista de ski contra o Peñarol, vencendo apenas no prolongamento. Na memória ficam para sempre os restantes heróis de Tóquio: Mlynarczyk, João Pinto, Geraldão, Inácio, Lima Pereira, André, Sousa, Jaime Magalhães, Rui Barros e Quim.


É por tudo isto novamente altura de relembrar que o FCPorto deveria demonstrar o orgulho que é ter no seu historial este importante título, o de Bi-Campeão do Mundo de Clubes, e colocar no seu emblema as estrelas que dão o brilho a essas vitórias. Pelo que sei, Inter e Juventus, por exemplo, têm duas estrelas sobre o seu emblema para celebrar os êxitos na já extinta Taça Euro-América do Sul. Porque não o FCPorto imitá-los, por mérito próprio das suas conquistas, e distinguir-se à escala planetária?


Mas será que há vontade para isso, quando nem no passeio dos campeões (na praça envolvente ao estádio) o ano de 2004 com todos os troféus conquistados está representado?! É verdade, não está nem a Liga dos Campeões, nem a taça Intercontinental conquistadas nesse fabuloso ano. Porquê? Estou em crer, que será só pela eventual poupança de encomendarem por atacado uma série de placas e esperar-se mais títulos que, no bom caminho em que estão as coisas, poderão repetir-se em catadupa este ano. Mas os feitos de 1987 e 2004 bem mereciam tratamento superior e encomendas especiais. Os títulos ninguém nos tira, mas para quê esconder tais datas com tantos espaços livres para colocação de mais placas vitoriosas no passeio dos grandes campeões?


De qualquer das formas o nome do nosso clube está representado com duas grandes estrelas na constelação do futebol mundial e isso, por muito que esperneiem, já ninguém conseguirá apagar.

10 comentários:

  1. Caro Zirtaev: essa "branca" na nossa memória colectiva é, a par de outras, um dos mistérios da história mais recente do nosso clube. Ainda bem que aqui há quem se interrogue sobre isso.
    Não sei se algum dia obteremos respostas para essas interrogações, mas lá que elas deviam ser prestadas aos adeptos e associados...
    Já agora: qual a sua opinião sobre o artigo do Miguel Sousa Tavares publicado ontem no jornal "A Bola"?

    ResponderEliminar
  2. Caro Zirteav,
    Este "BI-CAMPEÃO DO MUNDO" está consigo !!!
    E garanto-lhe já mais 5 consócios ...:-)))

    Esta "luta" pela diferenciação (pela positiva) tem de ser travada e GANHA !!!

    Não me canso de repetir, é um feito ÚNICO em Portugal e RARÍSSIMO no mundo inteiro !!!

    PARABÉNS BI-CAMPEÃO DO MUNDO !!!

    Situacionista (tem de ser assim, porque de há dois dias a esta parte o seu blog, tal como o do Blue Boy, não me "aceita"....)

    ResponderEliminar
  3. Caro Quintino, eu muitas vezes não concordo com o que o MST escreve sobre o FCPorto, o constante "bota abaixo" que ele costuma fazer não me agrada, principalmente pq influência outros portistas que vão para o estádio e reproduzem as opiniões dele. Por isto acho que tenho legitimidade para, e neste caso, concordar com ele sem ter de ser considerado "yes man" que concorda com tudo o que o homem escreve.

    Concordo e muito a contragosto como qq grande portista, já que o PdC é para mim o melhor presidente que alguma vez tivemos, temos e se calhar iremos ter. Mas a partir da altura em que os seus problemas pessoais entram pelo clube dentro (culpa dele) e prejudicam o clube, como é o caso, acho que é altura de se pôr à margem e tentar assim defender o bom nome do FCPorto. Resolver então os seus problemas pessoais e aí sim, caso queira, voltar ao FCPorto. Nem que tivesse alguém por ele indicado à frente do clube, mas que o afastasse das polémicas que só o estão a denegrir, quer queiramos quer não. Ficava bem a ele porque obteria o respeito de todos e não só dos portistas, mas principalmente ficava melhor a instituição. Porque uma coisa é certa, os homens passam e o clube fica.

    Por outro lado compreendo que digam que não é por uma qq "donzela" escrevinhar um porcaria que se deva mudar seja o que for, e como sabemos, porque em Portugal seria logo considerado que, então, a "donzela" teria razão e por isso ele saiu. Para isso já tinha saído no início do processo do Apito Dourado.

    É complicado, mas o que é certo é que esta história toda não dá boa imagem ao clube e como resolver o problema torna-se muito difícil.

    Para já ele deu um passo fundamental, pôs o caso em tribunal e diz que é em tribunal que se terão de discutir as coisas, porque num país civilizado é assim que se deve fazer. Se são calúnias, a "donzela" vai ter de pagar por isso.

    Um abraço.
    PS:Situacionista não sei porque será que acontece isso. Mas pode ter a ver com a passagem para o blogger beta e eles estarão a tentar arranjar maneira de todos o fazerem. Se calhar era altura de tb tentarem.

    ResponderEliminar
  4. Se a memória ñ me trai, lembro-me de no Domingo (12 de Dezembro de 2004), colocar o desportador p/as 10h p/ver o jogo na tv!
    Enervei-me tanto c/o jogo..tvz por iso tenha percebido a raiva c/k o Diego se picou c/o guarda-redes na altura d penalty e tenha levado o cartão! Pk normalm ñ costumo desculpar os jogadores pela falta de profissionalismo..
    Kuando Pedro Emanuel nos deu akela alegria, nem keria acreditar, e saltei, gritei, festejei..sozinha! E dp d grande feito, sai à rua..e parecia 1 dia normal p/todos os k me rodeavam..menos p/mim! A ideia msm k me dava, era k a maior parte das pesoas nem sabiam seker k tinha havido jogo.. Enfim! É nessas alturas k me dói viver por aki..
    Kuanto à 1ª conquista de Tóquio, uma vez k nasci em 1984, as únicas lembranças são as do meu pai me levar às Antas e me contar a história dessa conquista.. lembro-me, de mais tarde na escola, k ese foi sp 1 trunfo k usei p/calar os meus colegas lampiões k me gozam por ser a única portista nakela escola! Mas a força e o Amor ao Clube, esses nunca os perdi! =)
    Enfim, ñ kero aki torturar ou assustar ninguém c/descrições do meu passado!! =P
    Keria c/isto tudo defender a ideia de k, se os outros vivem constantemente do passado, pk é k nós ñ podemx relembrar as coisas mt boas k nos aconteceram??! Dai k é 1 falha de no passeio dos campeões ñ haver a honra de estar representado estas grandes conquistas..
    Saudações Portistas!

    ResponderEliminar
  5. Faz hoje 19 anos dp da 1ª taça intercontinental...recordem essa glória mundial do fcp no meu blog...
    abraço...lucho

    ResponderEliminar
  6. blog do lucho:
    http://sergiopmgomes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Prika essa "trica" com o gredes do Once já vinha da altura em que o Diego estava no Santos e que foi eliminado para a taça libertadores precisamente pelo Once Caldas.

    Sobre o assunto do livro da dita "senhora", a conclusão a que chego já que é uma faca de dois gumes a demissão ou não do PdC e já que ele fez o que deveria fazer, colocar em tribunal por calúnia a dita "senhora", há que ter bom senso e tentar não dar mais importância ao assunto, ou seja esperar a poeira assentar. Daqui a uns dias já não é nada.

    Como já ouvi alguém dizer, "as coisas só têm a importância que as pessoas lhe dão".

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Colocar 2 estrelas?ja me aconteceu 2 VEZES querer comprar a camisola do PORTO,e nao HAVER(nao,eu nao vou com 1 cartaz para o estadio moinar)de 1 outra nao haver emblema,outra nao ha letras,autocolantes para o carro tambem nao ha
    Ja era altura de termos 1 markting a altura,para representar a marca PORTO,temos agora o exemplo da vaquita,PORTO ou relacionado vende.
    Fui a manchester,os gajos ate tampoes(com emblema) para os carros tem.

    ResponderEliminar
  9. Concordo inteiramente com a questão das duas estrelas, acho que seria optimo.
    Quanto ao markting, é mesmo uma miséria, deviam vender imensa coisa que teria grande sucesso, nada fazem. Não ei o que faz a tal tbz.
    Gostava de ter um autocolante do dragão no carro ... nada ...
    vender autocolantes com local para colocar o selo do carro ... já houve, já, ainda tenho dois de colecção ... há mais de 15 anos, ou mais !!!
    São pequenas coisas, mas são importantes. O Clube ainda funciona de lápis atrás da orelha.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. era eu pequenino..só me lembro dos gritos do meu pai e do golo do Madjer. Mas guardo a minha colecção de calendários que se fizeram quando ganhamos.

    ResponderEliminar