16 dezembro 2006

Justiça a pedido?

Sobre Maria José Morgado, de quem todos falam agora, centrando atenções num potencial acusador depois da barafunda sobre vítimas do julgamento popular, prefiro inserir este comentário em vez de descredibilizar suposições e personagens menos importantes que valem o que valem.

Lê-se do director do JN, hoje: "Tem sobre si um peso grande: se falhar, com ela falhará o procurador e quem já não acredita no sistema judicial menos acreditará".

E do director-adjunto de O Jogo:"MJ Morgado não tem espaço para errar. Se falhar será mais uma personagem a ficar conhecida na História como um mito com pés de barro".

Enquanto o Diário de Notícias resume a nomeação ao reconhecimento da sua competência, mas sem impor-lhe a infalibilidade (até salvo erro o Papa João XXIII se despiu do preconceito instaurado por Pio IX em 1870 quase por um século), prolonga-se no Correio da Manhã a ideia de que a mulher há-de encontrar alguém culpado.

Atendendo ao background político de MJ Morgado, inserida num aparelho judicial pesado e complexo pela génese de inspiração comunista do PREC em que ela mesma militou (MRPP), no tempo áureo da saga persecutória com o Campo Pequeno como destino dos "apanhados" pelo sistema, e com competência reconhecida no combate ao crime organizado/corrupção, alvitrar este futuro na sua missão não é encorajar a tese justiceira apregoada pelo povo?

Embora se recuse admitir o contrário, como desenganar a justiça popular se nada se apurar?

Será legítimo pensar que ela - para mais já uma opinadora (livro publicado), mais do que uma operadora (incapaz mesmo de denunciar quem a afastou do alto cargo expiador da corrupção) - destrinçará o essencial do acessório ou embarcará na onda sanguinária pedida pela populaça?

Queriam um justiceiro e têm-no. Para já, uns avisam que se ela falhar será o descrédito total. Arranjem-se culpados, a bem da credibilidade da Justiça. A populaça baba-se de gozo: agora estão feitos, até que enfim chegou o Zorro (conhecem-lhe a máscara) para arruinar os biltres.

Ainda bem que MJ Morgado não é juíza e o julgamento caberá a outros em sede própria. Mas poucos querem saber disso e pensar assim. Há que encontrar bodes expiatórios.

Nada lhe escapa aparentemente, na capacidade de compreensão de aglutinar os fenómenos e enquadrá-los por forma a fornecer cabeças para serem decepadas.

Não me parece que comece bem, desta maneira, mas talvez sirva para acabar tanto ruído e, calmamente, a investigação prosseguir longe dos holofotes e dos microfones com pedidos assinados por várias “famílias”.

A bem da sanidade mental que prezo, como muitos que não se vão escondendo com receio de serem mandados para o Campo Pequeno....

13 comentários:

  1. E é exactamente o que me preocupa, o querer arranjar culpados para agradar ao "público" e principalmente culpados que estejam a norte. É o chamado pão e circo romano.

    Mas como bem dizes: "Ainda bem que MJ Morgado não é juíza e o julgamento caberá a outros em sede própria." Mas mesmo assim é preocupante, muito preocpante.

    De qq forma a MJ Morgado parece agradar a todos. Uns pq acham que ela é a justiceira que não tem medo de nada, a outros (nós portistas) porque não temos nada a temer e se eles acreditam nela, que assim seja.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Chegaram finalmente as palavras e se não foram aquelas que eu mais gostaria de escutar foram pelo menos as suficientes para que eu me sinta capaz de passar à fase seguinte que é a de esperar e aguardar serenamente o papel que compete agora ao Poder Judicial...Não vai ser tarefa fácil a julgar pelos casos ainda por cumprir e surpreende-me que nem se coloque a questão de que não se tenha abordado de maneira tão célere aquele que eu julgo ser o caso mais escandaloso por resolver pela Justiça Portuguesa, o do cada mais admissível assassinato do 1º Ministro Sá Carneiro...Mas prioridades são prioridades, manda a razão que a razão por vezes desconhece. Pacheco Pereira enche-me de surpreza que não coloque esse ênfase tão peculiar nele nessa questão: Distracção, menor ponderação ou simples vaidade?...Mas aí está já a saltar em pleno relvado a Mizé Tung como a ouvir tratar pelos seus velhos amigos/camaradas, para resolver o problema das unhas dos pés do Presidente do FCdoPorto...Isto é mesmo um caso nacional! E também tentar saber aonde ele se encontra ou encontrou com o famigerado "Macaco" da Ribeira Portuense...Com o "Elefante" já nós sabemos quem e aonde se encontravam, faltava era descobrir este pequeno detalhe faunístico mas de tão elevado significado Nacional...Praia da Madalena ou do Estoril? Quem está com o Macaco, "ele" ou o Orelhas? Será que o Macaco vai passar a ser o chefe da claque Diabos Vermelhos? E quem o irá acompanhar à frente das hostes vermelhas na próxima deslocação ao estádio do Dragão?...Não percam as cenas dos próximos capítulos e conseguirão atingir finalmente a quadratura do Círculo...Grande Pacheco, nunca me enganas-te,nem nos tempos em que no "Piolho" só aceitavas dialogar com quem soubesse de ponta a pavio o "best" de Karl Marx: "O Capital"...Agora que deixas-te as crenças Maotsétunguistas e abraças-te outra mais brilhante e esclarecida a crença Mizétunguista, resvalas para o caminho do teu velho e querido camarada Durão Barroso que te olha explendoroso lá do Olimpo. Que triste anoitecer o teu ó filósofo, ó Zaratustra dos tempos modernos! Ingratos os homens que não sabem reconhecer o teu saber e talento e apenas te incumbem de escreveres as Biografias dos teus arquirivais e inimigos próSoviéticos...Longe vão os tempos das longas alvoradas, o bolso manda mais que o coração!

    ResponderEliminar
  3. Tem toda a razão quando lembra o "afastamento" de MJM. Contudo, desconfio (tenho quase a certeza) que se encontrassem qualquer prova que permitisse condenar o PC, esta novela do Apito Dourado acabava de um dia para o outro e ninguém mais se lembrava do resto. Muita comunicação social esquece que o apito é dourado por causa do ouro envolvido na compra de árbitros de jogos da 2ª liga. Só que muitos afiaram as facas na esperança de que o PC acabasse envolvido - bem chucham no dedo à espera. Diria mesmo mais, se o NGP fosse condenado, muitos que agora se masturbam com a simples ideia disso acontecer, iriam desejar que ele voltasse, para que tivessem o bode expiatório das derrotas das suas cores.

    SEMPRE FCP!!!

    ResponderEliminar
  4. Este post do Pedro Arroja é de leitura obrigatória:

    http://ablasfemia.blogspot.com/2006/12/as-vtimas-mais-certas.html

    ResponderEliminar
  5. Ainda hoje no "Diga lá Excelência" na 2 mais um dos ex-elementos de extrema esquerda que pulularam no nossso País no período imediatamente a seguir ao 25 de Abril, queria forçar ao bom estilo das Assembleias Gerais Maoistas MRPPs, Hermínio Loureiro a tentar afastar por todos os meios ao seu alcance o Senhor Jorge Nuno da Presidência do Porto.É bonito verificar como esses "revolucionários" de pacotilha estão todos bem de vida. Foi fácil: saltaram do MRPP para o PSD sem necessitarem de pára-quedas, aliás eles já navegavam pelos seus comícios ainda o "Verão Quente" não terminara, andavam por lá se calhar a fazer contactos úteis para o seu promissor futuro...Mas voltando a essa linda e democrática entrevista queriam os dois jornalistas a expulsão "já" do NGP...Loureiro apenas argumentou que não podia satisfazer os seus pedidos porque o FCP era uma Instituição que elegia os seus próprios representantes portanto nada podia fazer a não ser esperar o trabalho do "coelho" que saiu da cartola do PGR e 'se bem se lembram à custa dos "seus porfiados esforços" nestes "míseros" sessenta dias de presidência da Liga! Um pormaior: os elementos masculinos apresentavam uma gravata de tons "predominantemente" vermelhos...Como presumo não são socialistas, muito menos comunistas a que se deverá tal gosto?...Tenho dito por agora.

    ResponderEliminar
  6. MJM é uma figura preocupante pois acho que tem ideias pré-concebidas contra o mundo do futebol.
    E agora que a justiça anda tão por baixo, nada melhor que um livreco de pacotilha para dar um esticão à coisa, agora ou vai ou racha, vamos lá colocar a justiceira e como dizia Mao no livro vermelho, " uma faísca pode incendiar uma pradaria " e então agora é que vai ser ... e nada melhor que o nosso Presidente, o alvo mais apetecível, para ser bode expiatório desta podridão toda, da casa Pia, Camarate, Arguido orelhudo no caso Mantorras, beigarista ... tudo santos de pau carunchoso ...
    Mas vamos com calma e esperar os acontecimentos. Agora que preocupa este desejo de acelerar este processo com os vampiros à espera de sangue, ai isso preocupa.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Slayer acho que o que disse resume exactamente o que querem com este caso.

    Pelo que ouço dizer a MJM, apesar do que o Jorge disse da ideia pre-concebida, não é mulher para olhar só para um clube e se tiver que cortar a direito corta. Isso pelo menos dá-me algum descanso. Não muito é verdade mas dá. Pelo que sei se sofrer pressões de alguém para não investigar determinados clubes é mulher para se demitir na hora.

    Veremos. Eu, embora um pouco apreensivo, quero acreditar que a justiça será feita, mas para todos e não só para um.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Eu meus caros amigos,embora me custe admitir,penso que desta ves aqueles fulanos lá da capital vão mesmo conseguir neutralisar o PRESIDENTE!E penso porque não gosto nada da maneira como pessoas compoder de decisão se referem à nomeação da "dama de ferro"para o cargo de procurador adjunto!Assim como não gostei das declarações da sra sobre futebol na altura em que foi afastada do cargo que desempenhava na pj!Meus caros amigos,esperemos que depois de descarregarem todo o seu ódio no PRESIDENTE,não se lembrem também de decretar a extinção do nosso FCP!Aquela corja é capaz de tudo para voltar a colocar o inpronunciável no pedestal donde nós o tiramos a pontapé,na bola claro!

    ResponderEliminar
  9. Eu não tenho nada contra a prática da Justiça, bem pelo contrário o que eu quero é mesmo ver feita Justiça. O que não posso ignorar é que toda esta conversa se desenrola desde meados de 1980 e a partir daí só se tem acentuado o seu tom e a variedade dos acusadores...Hoje qualquer cão e gato -que me desculpem os animais, que muito aprecio e de quem muito gosto- que se dispônha a disparar uns bitaites verdadeiros ou não sobre o PC é logo entrevistado para a RTP...Isso é que me incomoda e não posso deixar de guardar algum ressentimento no meu espírito sobre toda esta canalha que se associou numa Cruzada à boa maneira da Idade Média para combater o "infiel" agora personificado na figura de Jorge Nuno Pinto da Costa...Se tudo correr como "eles" querem, vai erguer-se novamente o cadafalso em pleno Rossio e os Autos de Fé vão recomeçar a funcionar para gáudio dos milhões e milhões de "bons" Portugueses e "chefes" de família, muitos deles clientes assíduos -sabe-se lá porquê?- das Carolinas ó-i-ó-ai que para aí "trabalham" duramente segundo diz a entendida na "horizontal", assim a modos que umas alentejanas..."Seres humanos, essa espécie que se reproduz à média de uns -não sei quantos- milhares por segundo..."

    ResponderEliminar
  10. Clubes à parte, esta discussão obriga primeiro a uma postura de cidadão, depois de fan de futebol e só depois de adepto de clube a ou b.
    Sobre a nomeação da MJM acho que o perfil dela dará garantias ao cidadão, bem como ao fan do futebol e ao adepto de clube.
    Não me parece que ela esteja com ideias pré-concebidas sobre o futebol. Essas tem o comum dos mortais nas conversas de café, ela é procuradora e conhecerá bem os detalhes de muitas trafulhices, não apenas desportivas. Essas interessam apenas aos adeptos, mas as ligações entre o futebol e a política, que sempre foram o principal alvo da MJM nas suas intervenções públicas, interessam a todos por igual. Desvio de fundos, apoio nas campanhas eleitorais, etc.
    Há muito que ela falava de um sistema paralelo, que partia do futebol, mas envolvia muita gente, com muitas e fortes ramificações. Um verdadeiro estado clandestino. As notícias de perseguições e escutas aos juízes do processo, serviram para por em sentido o aparelho da justiça e especialmente por isso, parece que alguma coisa sairá deste processo. Esse alguma coisa contemplará de certeza muito pouco de justiça desportiva, mas sim de criminal. Alguma coisa terá de sair dali, especialmente agora, sob pena de todo o sistema judicial ficar exposto ao ridículo por falta de meios, pelas fugas de informação, etc.
    Claro que as pressões já começaram e esse editorial do jogo serve bem de exemplo.
    Alguns comentários desta caixa e o próprio post também encerram desde logo outras críticas à MJM, que nem são verdadeiras.
    O passado político da MJM no MRPP e os tempos do PREC deviam ser alvo de estudo para estes opinadores. O MRPP não era o PCP e o Campo Pequeno não era o COPCOM.
    E se fazem paralelos entre a senha justiceira do povo no pós-25 de Abril e este caso de agora, só vos digo: Muita justiça ficou por cumprir então e muita ficará também por cumprir agora.
    Em ambos os casos há culpados que ainda hoje se mantém com a maior das latas em altos cargos.
    É o país que temos e só me apetece dizer que o Salazar conseguiu muito mais do que alguma vez sonhou.

    ResponderEliminar
  11. Caro Papoila Saltitante é o caso da MJM que em 1974 andava a gritar Fascistas para o Campo Pequeno "Já" e agora anda armada em justiceira e com o bolso cheio de nota. E não me venham com conversa de que era de esquerda e melhor que o PCP era tanto de esquerda como o Durão ou o Marques Mendes ou ainda o Pacheco Pereira...Andavam todos de barbas grandes a gritar morte ao SocialFascismo e a apoiar os direitinhas nos seus comícios fazendo inclusivé parte da sua segurança...O Durão segundo o Camarada Arnaldo Matos confessou um destes dias em directo na TV apareceu uma vez na sede do MRPP com uma quantidade enorme de cadeiras e mesas roubadas da Faculdade de Direito e que ele julgava iriam ser úteis ao seu "grande" Partido...O Grande Pai e Orientador da Classe Operária é que o mandou para trás perante o gozo geral levar toda aquela tralha de volta à Faculdade...Agora é o Grande Orientador Europeu...Deixem-me rir...

    ResponderEliminar
  12. E já agora aconselho-o a ler o celebérrimo livro de que tanto se fala. Se o souber ler verá que o que lá vem escarrapachado é a santa inocência do NGP embora a Dita Senhora pretendesse obter o resultado contrário...Por isso acho ridículo todo este espectáculo montado é mesmo para enganar o Zé Povinho...

    ResponderEliminar
  13. O que acontece é que uma mentira muitas vezes repetida acaba por ser considerada verdade.É o caso do que se passou toda esta semana até eu enquanto não fui ler o livro andava um pouco assustado com a probabilidade de haver qualquer facto comprovado pela Cortesâ Carolina Salgado...Somos demasiado honestos e se nos acusam até sonhamos com isso o que não é o caso do Orelhas que até confessa os seus crimes e não lhe acontece nada...Deveria ser obrigado pela senhora "MJM" a indemnizar o Jardim Zoológico de Lisboa...E a Carris de Lisboa, pelas viagens de borla feitas à boleia que efectuou ao longo da sua longa vida de vigarices..

    ResponderEliminar