28 dezembro 2006

Na primeira pessoa

Quaresma

«O desejo de ficar é fácil de explicar: um jogador que é feliz no clube, que sente o amor dos adeptos, ao ponto de ser um dos meninos queridos, apesar de não ser um produto na sua escola de formação, só pode desejar continuar.»

«Hoje em dia o FC Porto é o clube português mais respeitado internacionalmente e está entre os melhores do Mundo. Estou num grande clube, que tem objectivos e que já ganhou títulos importantes. No fundo, estou feliz no FC Porto.»

«o FC Porto não deve ter medo de ninguém. Os portugueses do Chelsea conhecem bem o FC Porto, conhecem o lema desta casa e por isso o clube que representam tem também que se preocupar connosco.»

«Já mostramos que somos fortes nos grandes jogos e com o Chelsea vamos ter dois grandes jogos, em que a responsabilidade será maior. Não vamos ficar contentes se ficarmos por aqui. Um clube como o FC Porto não pode ficar contente quando perde, mesmo que seja com o Chelsea ou o Barcelona.»

«É sempre bom passar por um adversário e ouvir os adeptos a delirar com esta ou aquela finta. Mas, atenção, estou agora mais ciente de que não podemos jogar sempre para lhes agradar, já que antes de mais está a equipa e à frente da equipa está o treinador com as suas ordens.»

«os adeptos do FC Porto são os que mais admiro. Eles vibram, têm o clube coração e, por muito amado que o jogador seja, se não trabalhar para a equipa leva logo com assobios. Eu gosto de ir à procura das palmas, por isso jogo desta forma.»

«(Jesualdo) É um treinador exigente, é verdade. Gosta de trabalhar bem. Mas é igualmente uma pessoa que aprecia bastante falar com os jogadores, procurando transmitir confiança e conseguindo incutir no grupo um espírito de união muito forte.»

«O Vítor Baia é um líder, é a pessoa que merece mais respeito no plantel. É o jogador com mais títulos no Mundo, aquele que dá conselhos aos jovens, a pessoa que transmite a vontade de vencer do FC Porto. Sem excepção, fala sempre com os novos, explica o que é o FC Porto, já que há muitos que chegam e não sabem a que clube passaram a estar ligados.»

Entrevista de Ricardo Quaresma In O Jogo, 26/12/2006

Mourinho

«A minha melhor equipa foi a do FC Porto que ganhou a Taça UEFA, o FC Porto que nós construímos no nosso segundo ano, em 2003. Não me recordo de ver uma equipa defender tão bem ou a definir tão claramente os sítios em que queria defender. Fazia as melhores transições que alguma vez vi. E isto tendo em conta o que, ao mesmo tempo, se conseguiu ao nível individual, que foi fazer com que jogadores que ninguém conhecia assimilassem esses princípios. Recordo que eles não tinham estatuto quando chegaram ao FC Porto; Nuno Valente, Paulo Ferreira, Maniche... O próprio Costinha ainda não se tinha imposto no futebol português. Progressivamente, é uma equipa que ganha a Taça UEFA, a Liga dos Campeões e que faz cinquenta por cento da selecção portuguesa vice-campeã da Europa e semi-finalista no campeonato do Mundo. É um grupo de jogadores que passou do nada à Lua; uma equipa que partiu absolutamente do zero, em França, na pré-época. A forma como cresceu foi absolutamente fantástica. Se me perguntar se a equipa do ano seguinte era melhor, talvez fosse. Já tinha melhores jogadores, que já estavam numa fase diferente do seu processo de formação; e contratou-se mais um ou outro, o McCarthy, por exemplo, que veio trazer mais valor. Se me perguntar se o Chelsea de agora é superior, também digo que sim, porque tem melhores jogadores, mas no conceito de equipa, a construção que mais prazer me deu foi a que me trouxe o primeiro campeonato e a Taça UEFA.»

Entrevista de José Mourinho In O Jogo, 25/12/2006

Ricardo Carvalho

«No FC Porto foi onde aprendi muito do que sei hoje e onde conquistei os maiores títulos da minha carreira (...) Se marcar um golo ao FCPorto não o festejarei por uma questão de respeito e gratidão»

Entrevista de Ricardo Carvalho In Gestifute Media, 22/12/2006

Costinha

«[O FC Porto será campeão?] Tenho a certeza. O FC Porto tem uma equipa mais consistente do que os demais, teve poucas alterações relativamente à última época e jogadores com grande qualidade para todos os postos.»

Costinha à chegada ao Porto, 27/12/2006

5 comentários:

  1. O Mourinho será sempre um senhor da terra e até o desculpo da cena q fez qd ganhamos a liga dos campeões.
    O Ricardo Carvalho será sempre o melhor defesa do mundo.
    O Costinha foi o melhor distribuidor de jogo do fcp, na epoca mourinho. Agora não o quero de volta no fcp!
    O Quaresma, continuará a ser o meu rasteirinho :)

    ResponderEliminar
  2. Fogo, sabe sp bem ler e ouvir estas declaracoes!! O reconhecimento de kem ja pasou plo FCPORTO mostra bem k somos GRANDES e k existe o Amor ao Clube, mas sobretudo o Respeito pla grande Entidade k e' o noso Clube!!
    Soube msm bem akele ano da Taca UEFA! :) Axo k percebo o Mourinho! Foi 1ano magico! Foi ver o crescer e o evoluir de uma equipa..axo k e' kuase como ver um filho crescer, mas mt mais rapido!:p
    Xpero k consigamx ser Grandes perante o Chelsea! Axo k o 2007 vai ser especial para os portistas!! Tenho fe'! ;)
    Saudacoes Portistas!!!

    ResponderEliminar
  3. Boas lembranças. Se os êxitos do FC Porto fossem de outros clubes da capital seriam mais difundidos e amplificados. Tal como as entrevistas ou curtas declarações dos seus treinadores e jogadores e presidente. A inveja não é só um pecado nacional, é um pecado capital.
    Há 30 anos que vejo disto. E vivo feliz como o senhor Nuno Cacho acima citado noutro post.
    Em 44 anos de vida já vi o meu clube erguer 48 troféus. Nada mal se atendermos a que nos meus primeiros 15 anos só não dei conta da Taça de 1968.

    ResponderEliminar
  4. Porto1969
    Tenho 37 anos,ja vi o F.C.Porto ser campeao europeu,campeao do mundo,taca uefa,campeonatos,tacas,super tacas.Ja me ri,ja me veio 1 lagrima ao canto do olho(nao por perder)Frio ,calor,fiz milhares de kms para ver o nosso Porto.
    E gracas a Deus e ao nosso Porto tambem sou FELIZ e SAUDAVEL
    A continuar assim,o que vamos dizer aos 100?

    ResponderEliminar
  5. Depois de ler estas declarações, mais palavras para quê?
    Viva o FC Porto.

    ResponderEliminar