13 fevereiro 2009

Mind games (parte II): depois do fim

A hospitalidade portista no espaço dado em campo, no relvado de fazer inveja a um capacho, no sector da bancada para os visitantes, na bola fora de Mariano que Reyes devolveu para perto da área portista. Com o jogo da 1ª volta ainda fresco na memória, o cuidado com os adeptos cujos desmandos estão em tribunal é ternurento…

O Porto-Benfica continuou, como sempre, para lá do jogo.

Do “tal” penálti seleccionado para a 1ª página? Não, nem na Liga da Falsidade teve cabimento, não houve favorecimento onde antes não couberam resultados falseados (Braga-Sporting, P. Ferreira-Benfica, por exemplo).

Há “notícias” próprias para branquear, intoxicar, ser capacho (onde se limpa os pés) de algum interesse, latido de algum dono, criado para qualquer serviço.

Tanto se branqueia o INOCENTE porque o árbitro (Lucílio Baptista, Boavista-Benfica, Abril de 2007) não contou que esmurraram a porta do seu balneário em resultado da fúria de um jogador a caminho de ser director desportivo, como se CONSTROEM notícias de terceiros a falar de um árbitro ou atribuindo-se intenções sem som ou palavras do próprio.

Exemplos:
Pedro Proença frustrado
ESTADO DE ESPÍRITO DE UM ÁRBITRO MUDA AO VER QUE ERROU


Um sentimento de 'enorm
e frustração'. Terá sido isto que Pedro Proença sentiu ao ver as imagens do clássico, sobretudo na análise ao lance entre Yebda e Lisandro, do qual resultou a grande penalidade, que deu o empate ao FC Porto. Caso o árbitro tenha constatado que decidiu de forma errada, o seu estado de espírito não pode ser outro, como aqui explicam Duarte Gomes, Olegário Benquerença e Bruno Paixão três árbitros internacionais, condição que também tem o lisboeta.
Afinal, 'só quem não tem escrúpulos poderia sentir-se de outra forma', realça Duarte Gomes, que alerta para o facto de um erro num encontro, ainda por cima quando é mediático como um clássico, 'se refletir no dia-a-dia, no plano social e até na hora de ir para dormir.' Quando um árbitro vê que erra, a 'sensação é terrível', acrescenta Olegário Benquerença.
Do Record, 9/2/2009

Pedro Proença reconhece e lamenta erro no clássico

Proença reconheceu que errou ao marcar a grande penalidade que possibilitou o empate (1-1) do FC Porto no clássico de domingo, diante o Benfica, tendo, logo após o final da partida, pedido desculpas a toda a comitiva encarnada, sabe o jornal Correio da Manhã. O juiz lisboeta admitiu que o toque de Yebda em Lisandro não foi suficiente, para provocar a queda do avançado argentino dos dragões, mas que o movimento dos jogadores o terá induzido em erro.
Do Correio da Manhã, 9/2/2009

Mas há mais, de outro tipo, com conferência de Imprensa institucional de um comissário de informação de antigo Presidente da República.

Tudo um dia após o clássico: para contar que não deixaram chegar a tempo ao estádio um bando de energúmenos que matam adeptos contrários, incendeiam autocarros adversários, traficam droga e são albergados no estádio do seu clube – aliás, com acções remetidas para julgamento e para o qual o próprio presidente da instituição faltou à sessão em tribunal da semana passada. Presidente, alias, assediado pelos próprios adeptos, insultado, enxovalhado e ameaçado que o fez pedir protecção policial à saída de uma AG do próprio clube que dizia não se identificar com uma claque fora da Lei…

Pelo caminho, desrespeitado o clube visitado, a crítica com factos falsos à Polícia do Porto, sempre “inferior” à categorizada corporação homónima lisbonense que retém pessoas nas portagens de Alverca, bate em crianças e famílias que rondem os estádios da capital e é rotulada por esse clube como “sabe lá o que está a fazer” em termos de segurança no Estádio da Luz.

Bem estranhei que, no clássico de domingo, o FC Porto tenha dado espaço em campo para o Benfica jogar comodamente à defesa, num relvado de categoria ímpar que o adversário não tem em sua casa onde não falta apenas drenar a água do seu lamaçal. E no Dragão foi concedido tanto espaço antes nunca visto ser dado aos adeptos encarnados, depois de na Luz já terem encaixotado três mil dragões em mil cadeiras, quando não os espartilham pelo estádio todo.

A prodigalidade da recepção do FC Porto, sem mind games antes do jogo, só seria complementada com a bola fora do Mariano para acudir-se a Reyes, e à quarta vez que a maca entrou em campo, para ver o espanhol retribuir com a bola colocada fora, convenientemente com as regras do fair-play que eles conhecem, para junto da área portista, em vez da linha do meio-campo por onde saíra atirada pelo argentino.

Aliás, a benevolência e hospitalidade portista em bem receber os visitantes contrastou com o fair-play mais uma vez revelado no jogo da 1ª volta, na Luz, onde às agressões de Carlos Martins e Nuno Gomes a Sapunaru (ver os vídeos) , mais o cachaço ao árbitro-auxiliar que depois validou um golo em que não se sabe se a bola entrou (ver também os vídeos), se juntou o habitual e sonoro pedido de sumaríssimo para Cebola, de resto propagandeado pelos papagaios de serviço nos altifalantes do regime.

O jogo de pressões, sempre dos mesmos lados, obviamente não ficará por aqui. Mind games? Mind your step! (para quem não entender, cuidado com o degrau…)


p.s. - as manchetes de hoje da Imprensa Destrutiva demonstram como a tentativa de influenciar negativamente o adversário ocorre muito para além do último jogo. Um aproveitamento já tentado no jogo da 1ª volta com Cebola. Com mais uma derrota moral e jurídica no Apito Final, a CD da Liga volta a ser usada pelo clube que faz as coisas pelo outro lado...
p.s.2- Dias após pugnar pela "credibilidade da arbitragem", no rescaldo do clássico, o Benfica usou a sua tv, deve andar desconfiado das outras sem se perceber porquê e estas, tal como a Imprensa do regime, dão eco a um canal clubista que deve ter pouca audiência para necessitar de amplificadores oficiosos. Ouvi agora na rádio que o clube da Luz veta Pedro Proença, alegadamente por prejuízos noutros jogos do Benfica. Decerto não foi na recepção ao Marítimo, na última época, em que cantos dos madeirenses foram transformados em pontapés de baliza e num deles, marcado rápido, deu o contra-ataque para o 2-1 do Benfica (a jogar com 10).
Muito menos o Benfica deve queixar-se de Proença a 1/4/2007, quando empatou com o FC Porto na Luz e era esperado por Fernando Santos que no final desse jogo o Benfica, vencendo-o, passasse para a frente do campeonato. David Luiz interveio numa jogada em fora-de-jogo e Lucho marcou na p.b perto do fim para o 1-1 que prevaleceu.















Ainda bem que há imagens para desmentir os trauliteiros.

19 comentários:

  1. Bom texto e excelentes pontos de vista Zé Luís.

    Eu cada vez mais acho que se o Chris Rock viesse a Portugal passar uma semana, levava pros USA matéria mais que suficiente para uma tourné nacional de "stand up comedy".

    É triste, frustrante e ao mesmo temo hilariante mas não há paciência que aguente.

    Continuo sem perceber a passividade da nossa SAD e do nosso presidente face a tudo que se passa.

    ResponderEliminar
  2. labaredas no fcporto.pt

    Centenas de dias

    O F.C. Porto é Tricampeão há 312 dias, depois de ter goleado o Estrela da Amadora e desencadeado a chama de todos os Dragões. O campeonato transacto terminou a 10 de Maio de 2008, ou seja, já passaram 278 dias desde a vitória no terreno da Naval, na derradeira jornada da época.

    O Labaredas acha que é muito tempo, mas há quem não partilhe da mesma opinião. Talvez por isso a equipa do F.C. Porto continue à espera do troféu de campeão que conquistou com todo o mérito e com grande classe. Quantas centenas de dias terão de aguardar mais os Tricampeões? Esperemos que a taça não enferruje...

    ResponderEliminar
  3. jorge maia no jogo

    Juristas e justiças

    É com grande prazer que posso dizer que não sou jurista. Não sou, não queria ser e tenho a mais profunda simpatia e compaixão por quem é. Aliás, tremo de medo perante a perspectiva de passar os dias a ler ou a redigir acórdãos e documentos semelhantes numa linguagem tão impenetrável como uma noite de nevoeiro em Londres. O mais curioso é que, apesar disso, não consigo resistir a dar a minha opinião sobre questões de justiça, ou injustiça, como um treinador de bancada não resiste a dar opiniões sobre táctica, treino e substituições. Ora, mais uma vez, o famoso "processo da fruta" foi arquivado pela justiça civil. Mais uma vez, o testemunho de Carolina Salgado foi desconsiderado e mais uma vez as restantes provas foram desvalorizadas. E mais uma vez se questiona como pode a justiça desportiva ter decidido em sentido contrário à opinião de dois tribunais. Eu não sei e para mim não faz sentido. Mas, lá está, eu não sou jurista. Graças a Deus.

    ResponderEliminar
  4. PUT@ QUE PARIU OS MOUROS, TOU FARTO DE OS OUVIR... JÁ ME CUSTA LIGAR A TV!!!
    BOA ANÁLISE ZÉ LUIS, PARABÉNS PELO ARTIGO.

    ResponderEliminar
  5. Por mais estranho que possa parecer, eu acho que é neste lamaçal de vomito da imprensa destrutiva que o FCPorto se sente como peixe na água.
    Talvez o silencio da SAD seja um reflexo disso mesmo. Chegar à conclusão de que não há melhor forma de motivar os jogadores e os próprios adeptos como deixar-nos entregues a esta bicharada com um saco cheio de argumentos para atirar a tromba do primeiro mouro ou equipe de mouros que nos apareça pela frente e ponha em causa a nossa superioridade, no campo, obviamente.
    Zé Luís, até estava capaz de te lançar um desafio, a ti que me pareces suficientemente lúcido e open-free-minded.
    Dá-me três hipotéticas razões para o silencio da SAD face ao pior turbilhao anti-porto dos últimos 50 anos.
    E claro que estendo o desafio aos restantes guerreiros da causa invicta.

    "O SILENCIO DA SAD PERANTE ESTE CICLONE ANTI-PORTO É UMA BOA POLITICA OU DEVERÍAMOS ESTREBUCHAR UM BOCADINHO?"

    Penso que terá chegado a hora de debatermos um tema que agita com muitos de nos e deixarmos de lado a velha chuvinha a cair no molhado da imprensa do regime e do resto da escumalha salazarista.

    ResponderEliminar
  6. vejam este anormal, ao colocar esta barbaridade no perfil do bruno alves na "wikipédia"

    http://3.bp.blogspot.com/_9afzACLaHYY/SZW-f2GkEgI/AAAAAAAAAtI/oIYwZt9JMlw/s1600-h/ba.jpg

    era partir-lhe a cara à chapada.. a azia é tanta que até perdem tempo a escrever sobre os nossos.
    Felizmente já foi corrigido!

    ResponderEliminar
  7. Miguel, O teu desafio traz a resposta implícita: o silêncio é deliberado, o ruído à volta só deixa mal quem o faz.

    À parte situações muito pontuais, em que se deve responder e quanto mais forte e feio melhor, eu já disse que concordava com o silêncio assumido pela SAD. É estratégia própria. Quando a SAD reage, é arrasadora na argumentação.

    O que acho também é que não se deve "responder" a jornais e linhas "editoriais" e isso já foi feito com algumas labaredas mas fica mal. E se é para ficar "chateado" com algum jornal, então que se assuma o mau relacionamento em termos práticos em situações reais.

    O qu pode fazer mais o FC Porto perante a Imprensa Destrutiva? Só ganhar no campo! Fora isso, não pode nem deve fazer nada. Questionar o jornalista a ou director b?

    Quando é que se manifesta o azedume da Imprensa? Como antigamente: quando o Porto ganha. Logo, resposta no relvado. É nisso que a estrutura pensa.

    Tudo o resto é conversa entre nós, adeptos, que gostamos de repor as coisas na ordem e ripostar a aleivosias do adversário. É esta a minha ideia sobre a situação em geral.

    ResponderEliminar
  8. A propósito:

    LABAREDAS

    Castiguem-nos!

    O Labaredas não ficou indiferente ao ruído do histerismo: «Castiguem!». Numa manhã marcada pela falta de equidade jornalística – as manchetes só servem para punições prévias e «esquecem» os arquivamentos de processos -, os pasquins do costume dão eco a tentativas amorfas de fazer queixinhas. É uma espécie de estrebuchar desesperado.

    Melhor que qualquer psicólogo, sentenciam intenções, tornam-se especialistas em motricidade e vestem a pele dos juízes. Faz parte do desatino, da manipulação, da falta de jeito. Pelo Labaredas, está tudo bem. Castiguem-nos!

    Peçam castigos por sermos os melhores, por sermos Tricampeões, por sermos admirados além fronteiras. Força! O F.C. Porto, o Estádio do Dragão, o Rio Douro. Castiguem tudo! Castiguem a Torre dos Clérigos, que está ali há anos, acampada, em fora-de-jogo, claramente adiantada em relação à penúltima árvore do Jardim da Cordoaria. Queixem-se à vontade, clamem pela justiça que mais vos aprouver. Nós vamos continuar a ganhar!

    Ora, comentar as manchetes pelos castigos reclamados e nenhuma importância dada ao FCP, 3 - MJM, 0?

    O site do FC Porto, se não quer "interpretar" o acórdão da Relação do Porto sobre o caso da fruta, devia pelo menos pô-lo em link, como eu já li no Público e decerto muitos portistas desde ontem desejavam conhecer a argumentação que arrasa (mais um) a procuradora-adjunta.

    Já agora, quem quiser, entreteha-se a ler que é giro. Muito educativo e de tal forma que algum jornal devia publicar o acórdão, mas gostam de ficar pelos segredos de alcova e frases avulso.

    ResponderEliminar
  9. Alcochete
    Aluno dispara "very light" em excursão da escola
    O disparo de um foguete "very-light" no interior de um autocarro, ontem, em plena Ponte Vasco da Gama, provocou queimaduras de primeiro e segundo graus nos braços de uma professora, de 45 anos, e dificuldades de respiração numa colega. O autor do incidente terá sido um aluno que integrava uma visita de estudo, segundo revelou, ao JN, fonte policial.


    Pois é, o hábito faz o monge...

    ResponderEliminar
  10. O QUE É ISTO?



    http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20090213/cd-da-liga-podera-ser-obrigado-dar-6-pontos-ao-fcporto-este-ano

    ResponderEliminar
  11. LOLOLOLOLOLOL só me dá vontade de rir. havia de ser giro.
    do jogo.

    CD DA LIGA PODERÁ SER OBRIGADO A DAR 6 PONTOS AO FCPORTO ESTE ANO!

    Com todas as decisões dos Tribunais Portugueses a contrariarem, como o Tribunal de Comarca, Tribunal de Investigação Criminal, Tribunal Administrativo, Tribunal da Relação, Tribunal Constitucional... e até o Tribunal Arbitral do Desporto na Suiça terem tomado sempre decisões favoraveis ao FC Porto e ao seu Presidente, Pinto da Costa, o FCPorto e seu Presidente já recorreram da decisão do CD da Liga, e caso a Liga decida a seu favor, a Liga terá de devolver os 6pontos que retiraram na época passada ao FCPorto e segundo Meirim, especialista em Direito Desportivo, como as leis da Liga dizem que a decisões julgadas em transitadas são efectivas para a época em curso, significa que os 6pontos retirados na época passada e já com campeonato homologádo, terão de ser devolvidas em temporada seguinte, ou seja na época da tomada da decisão. O FCPorto e seu Presidente já fez saber se o CD não decidir este ano sobre o recurso, irá accionar queixa-crime contra elementos que integram CD da Liga, assim como pedir indmnização em vários milhões de euros a cada elemento individualmente, de forma a que o CD tome decisão de acordo com os Tribunais. Em conclusão se o CD decidir até final da época, ao FCPorto poderá ser atribuido mais 6pontos, o que siginfica que FCPorto poderá ter neste momento 7pontos de vantagem sobre segundo classificado e ter uma grande ajuda na luta do titulo.

    ResponderEliminar
  12. bem, se o FCPorto ganhava 6 pontos na secretária era a ironia contra os ignorantes em todo o seu esplendor.

    ResponderEliminar
  13. Boas, alguem me poderia dizer um sitio onde arranjar os jogos em que o benfica foi beneficiado este ano e no ano passado??pode ate nem ser videos mas so indicar-me os jogos e os lances.
    obrigado ;)

    ResponderEliminar
  14. Guga, o Youtube está cheio disso. Basta procurar.

    ResponderEliminar
  15. "O Benfica tentou na quinta-feira pressionar a Comissão Disciplinar da Liga a castigar Lisandro López e Bruno Alves por «factos» ocorridos no clássico.

    Esta é provavelmente a ideia mais absurda do ano. E ainda agora começou 2009, sei que é um risco. Mas acho que vai necessária muita imaginação para conseguir pior.

    Os argumentos (?) do Benfica são frágeis e distorcem de forma tão evidente a letra e o espírito dos regulamentos que anulam à partida o efeito que pretendiam alcançar.

    Sem argumentos, que desejava o Benfica? Apenas pressionar a Comissão Disciplinar e, na passada, a Comissão de Arbitragem, bem como os árbitros de todos os jogos dos grandes. Até porque se aproximam mais clássicos.

    Este tipo de comportamento é pouco habitual na história do Benfica, mas relativamente comum nos anos de Luís Filipe Vieira. Já foi utilizado por muitos outros clubes, sobretudo o F.C. Porto, nos seus piores momentos (que foram bastantes, como a história registou).

    Todos sabemos que este comportamento às vezes funciona, o que se lamenta. A curto prazo, o Benfica pode recolher um ponto ou dois. A médio e longo prazo perde o futebol, cada vez mais desacreditado por jogadas como estas.

    Repito uma ideia que já defendi em ocasiões anteriores: esta Comissão Disciplinar foi uma das poucas coisas boas que aconteceram ao futebol português os últimos tempos. E não deixa de ser sinal da sua independência que Benfica e F.C. Porto, por caminhos diferentes, coincidam na crítica.

    P.S. : Muito mais grave, do meu ponto de vista, do que a «iniciativa» do Benfica no canal do clube é a atitude dos três jornais desportivos portugueses face a um tema como este. Ao fazerem manchete com esta notícia (?!) estão a conferir-lhe uma importância que não tem e a dar-lhe uma dimensão que semelhante absurdo obviamente não justificava. Dito isto, é evidente que Pedro Proença errou ao assinalar grande penalidade pelo braço de Yebda em Lisandro. Espera-se que o árbitro seja pelo menos tão severamente punido como foi Pedro Henriques. É que se suceder desta vez Vítor Pereira terá tido justificação para isso."

    Luis Sobral no MaisFutebol

    ResponderEliminar
  16. Nota-se na cronica duas ou três aligeirezas para não ofuscar demais o "poboum" vermelho como a inevitável comparação ao FCPorto "nos seus piores momentos" e a admiração ao genial CD da liga, órgão que está às portinhas de se enfiar na maior alhada da historia quando o FCPorto começar a pedir as indeminizaçõezinhas por danos causados.
    Aparte desses miminhos, está tudo dito quanto às intenções dos "ambipur"do futebol Português.

    ResponderEliminar
  17. Caro Amigo miguel_canada

    ...

    Não se ILUDA....não se ILUDA...

    ...

    " ARTISTAS " como esse existem aos magotes , cá no nosso burgo .

    ...

    Se analizar bem o que ele escreve , não é em nada DIFERENTE das capas dos 3 jornais desportivos .

    ...

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Miguel e cª, é preiso notar o seguinte:

    - o Benfica não formalizou nenhuma queixa ou pedido de nvestigação/averiguação à CD da Liga
    - pelas notícias avançadas, nenhuma indica esse facto
    - o Benfica "queixou-se" através do seu canal de tv
    - o Benfica não tomou, oficialmente, formalmente, posição institucional alguma
    - o Benfica fez ruído através do seu canal informativo próprio, dirigido aos seus adeptos muito próprios
    - o o FC Porto não tomou atitude alguma, porque oficialmente não existe algo que suscite uma reacção
    - é bom perceber que este ruído é o mesmo criado na situação que quiseram atribuir a Rodriguez numa alegada agressão a Nuno Gomes
    - o Benfica, aliás, terá afirmado nesse programa ruidoso da rodução própria, que nãi ia fazer nada (sic), bastava alertar para a ocorrência e supondo que a CD da Liga tomará, por alguma razão, em mãos o processo só visionando as imagens televisivas
    - resta claro que esta é uma manobra de pressão, como denunciei no p.s. 2 e isto só engana os tolinhos e agita as hostes partindo do pressuposto de que os canais oficioso do regime amplificam as queixas vazias de um canal próprio de clube sem audiência.
    -resta por isso aguardar se a DC da Liga, de novo posta em xeque por mais uma derrota jurídica, vai tomar alguma posição, mediante a qual se perceberá se ainda vale a pena fazer as coisas por outro lado.

    Posto isto, avaliados os pressupostos, não percebo a algazarra. Não é isto que se passa sempre desde que o mafioso tomou conta da espelunca mal frequentada a que chamam insttuição?

    ResponderEliminar
  19. Ainda sobre Justiça
    HUGO SOUSA

    Faz-me uma certa confusão que se achem normais as divergências entre o que decidiu a Justiça desportiva e o resultado que vai sendo apurado nos recursos que batem na trave assim que chegam aos tribunais comuns. Argumenta-se que é assim mesmo, que a Justiça desportiva não é uma etapa final; que não há uma verdade inquestionável até se esgotarem os canais de recurso. De acordo. Mas, puxando o filme atrás e sabendo que a UEFA emendou a mão a tempo, não deixa de ser assustador pensar que chegou a julgar, e a decidir, baseando-se em pressupostos que os tribunais têm como frágeis. Sendo verdade que não é bom para ninguém que a Justiça siga lenta, como é quase sempre, vai-se percebendo que é capaz de ser bem pior quando quer ser rápida e acaba por se precipitar. Tratando-se de Justiça, mesmo de âmbito desportivo, e independentemente dos ataques de clubite aguda, não vale a pena fingir que não se passa nada quando o problema é só do vizinho. Mais dia, menos dia acaba por passar o muro.

    Creio que esta ideia resume tudo aquilo que se está a passar e que os últimos posts têm vindo a revelar em todos os seus pormenores capciosos que fazem mais uma manobra de intoxicação a que a Imprensa, bovinamente, adere.

    ResponderEliminar