16 fevereiro 2009

Malapata vencida por Tecla escondida

FCPorto 3-1 Rio Ave
Lucho 37' (gp), F. Coentrão 72' e E. Farias 86' e 90'
Equipa: Helton, Fucile (T. Costa 45'), Rolando, B. Alves, Rolando, Cissokho (Lisandro 74'), Fernando, R. Meireles, Lucho, M. Gonzalez (C. Rodriguez 79'), E. Farias e Hulk

34.808 espectadores

O FCPorto conquistou uma vitória, frente ao último classificado da Liga, justa mas bastante sofrida, que serviu para acabar com a malapata de não conseguir ganhar há 3 jornadas seguidas, no Estádio do Dragão, malapata essa que estava a servir como uma grande barreira psicológica na equipa portista muito difícil de ultrapassar.

Apesar de todo o sofrimento, que foi mais auto-imposto, o FCPorto ultrapassou todas as dificuldades e conseguiu arrancar uma vitória que poderá servir para acabar com os resultados menos positivos na sua casa e, quem sabe, lançar definitivamente para a conquista do tão almejado Tetracampeonato.

Jesualdo Ferreira, contra todas as expectativas, optou por lançar duas surpresas na equipa titular, retirou Lisandro Lopez e Cristian Rodriguez lançando Mariano Gonzalez e Ernesto Farías, que viria a ser decisivo para a conquista dos 3 pontos.

O jogo começou como tem sido habitual ver nos jogos no Estádio do Dragão, o FCPorto cedo se lançou para a frente procurando o golo, mas, como tem sido o normal ultimamente, a equipa começava logo a denotar problemas na eficácia.

Logo aos 3 minutos, Hulk, completamente sozinho frente a Paiva, remata à figura do guarda-redes da equipa vila-condense, sendo de seguida Lucho mostrada a mesma, má, pontaria.

À medida que o tempo passava, o Rio Ave bem tentava equilibrar um pouco as coisas, mas o FCPorto não deixava, com Lucho a tomar conta do meio-campo e a servir bem os seus companheiros, apenas o golo tardava em aparecer, e não era por falta de oportunidades, por vezes a falta de sorte, por exemplo naquele remate de Hulk que seria um golo de antologia, mas por outras vezes eram as opções dos atacantes portistas que não eram as melhores.

Mais uma vez, com o tempo a passar e o golo, apesar das oportunidades criadas, a não aparecer, e com o regresso em força da triste “massa assobiativa” aos seus momentos infelizes, a equipa portista começava a ficar cada vez mais ansiosa e a querer resolver o jogo individualmente. Ora, o futebol é um desporto colectivo, onde apenas todos remando para o mesmo lado dá resultados positivos, uma verdadeira equipa não pode ser um conjunto de individualidades e era isso que o FCPorto se estava a tornar.

Mas, aos 37 minutos, Gaspar trava em falta Ernesto Farias dentro da grande-área vila-condense, e o seu compatriota Lucho Gonzalez inaugurava o marcador que, até àquele momento, era mais do que justo.

Com o golo, o FCPorto vinha com mais tranquilidade para o ataque, e aos 40 minutos, a responder um cruzamento de Raúl Meireles, Mariano Gonzalez cabeceou para a baliza, tendo Paiva tirado a bola de dentro da baliza. Golo? Não, o fiscal de linha assim não entendeu, apesar de estar bem colocado mas não teve dúvidas em mandar seguir a jogo. Espera-se uma reacção da imprensa do regime à semelhança do que assistimos durante a semana que findou sobre os casos de arbitragem na última partida do FCPorto.

Na segunda parte, Tomás Costa entraria para o lugar de Fucile, possivelmente lesionado, remetendo Fernando para defesa direito, mas a equipa portista não entrou tão bem como tinha entrado no primeiro tempo.

O FCPorto baixava o ritmo, e apresentava um futebol confuso, o Rio Ave, que se apresentou como uma equipa descomplexada e sem nada a perder, começava a ganhar confiança e a sonhar com algo bem mais positivo do que a derrota.

O meio campo portista, depois da saída Fernando para o lado direito, perdeu um pouco de tranquilidade e eficácia a defender, a equipa foi demasiado confusa, não sabendo explorar as fraquezas do seu adversário.

A equipa portista acomodava-se ao resultado, ao ponto de não conseguir trocar passes com fluidez e, por vezes, fazendo passes disparatados para os seus adversários, tudo com demasiada ansiedade e pressa de resolver as coisas, mas quase sempre mal.

Mariano dava o lugar a Rodriguez, mas a equipa ainda não se libertava das amarras que ela criava a si própria, e, aos 72 minutos, Fabio Coentrão, confirmou a tendência de apenas jogar contra o tricampeão, fazendo o empate num golo de belo efeito.

A partir daí, Jesualdo Ferreira tirou Cissikho, lançando Lisandro na partida, na busca da vitória, o FCPorto começou a pressionar muito mais, mas nem sempre bem. O Rio Ave ainda tentava uma surpresa maior, mas foi necessário Bruno Alves subir no terreno e cruzar com conta, peso e medida para a cabeça de Farías que não deu hipóteses de defesa a Paiva, voltando a colocar a equipa portista em vantagem.

O Rio Ave ainda tentou responder ao golo sofrido, mas não teve tempo, Lisandro Lopez cruzava para o aparecimento de Ernesto Farías que não perdoava, mostrando, em 5 minutos, um instinto matador que, até então, andava desaparecido naquela partida.

Até ao final, o FCPorto apenas controlou as operações, não deixando o Rio Ave reagir, conseguindo uma vitória importante em casa, mais não seja, para tentar afastar alguns “fantasmas” que circulavam no Estádio do Dragão.

Agora segue-se uma deslocação ao, sempre complicado, campo do Paços de Ferreira, começando um ciclo infernal de jogos, decisivos, para as aspirações da equipa nas três competições que está inserido. Espera-se que toda a falta de sorte e de eficácia tenha terminado e que agora os jogos em casa sejam encarados com outra tranquilidade.

21 comentários:

  1. Boa análise Menphis. Este jogo era muito dificil pelo contexto em que se apresentava. A vitória era premente e todos sabiamos isso. Sabe a equipa, que joga em brasas e os adeptos que vão ao Estádio para oscilar entre o modo assobiador e o modo soneca.

    Por isso mesmo, voltei a não entender as poupanças do Professor e muito menos vou entendo as suas opções.

    Sou daqueles que sempre apoiou e sempre apoiará o treinador, seja ele quem for, e ao Professor nem estarei a fazer grande favor pois este já provou a sua competência. Talvez tenha relação com o facto de estar a terminar a carreira mas a verdade é que Jesualdo parece estar cada vez mais temerário.

    Vou apenas adjectivar de estranhas as mudanças que fez ao intervalo e esperar que o engano de análise seja meu.


    PS. depois de o Coentrão ter chamado filhos da puta a todos os Portistas, só espero que nunca dêem na vida a oportunidade de este "marco ferreira oxigenado" envergar de Dragão ao peito.

    ResponderEliminar
  2. Miguel, também concordo contigo, e com o Menphis, mas as considerações sobre Jesualdo, quanto a mim, são de perpleiidade pelas más substituições feitas e não por achá-lo temerário, medroso.

    Porque a 1ª parte foi muito boa, das melhores da época. Grande movimento colectivo Meireles e Lucho a correrem muito, só que a presença de um homem fixo na área vai algo contra as acções individuais de Hulk. Lembrando que em 4-3-3, com Mariano bem aberto à direita, se a bola chega a Hulk é mais para uma acção explosiva que ele continua até final, esquecendo, ele e a equipa, que há um avançado-centro. Farias não tem culpa que não lhe dêem jogo e depois tenha que safar as jogadas confusas (numaquase marcava).

    Agora, para uma boa 1ª parte, com um golo nítido não validado - e e da linha do meio-campo até pude ver a bola sacada bem dentro da baliza -e mais duas bolas nos postes, muito valeu um adversário cuja condição de último classificado não o levou a estacionar o autocarro como as anteriores três equipas visitantes do Dragão.

    Para uma 2ª parte muito má, em que brincámos com o fogo sendo que 1-0 é sempre traiçoeiro e nunca pode dar para relaxar, contribuiu as más mexidas de Jesualdo que quase fazia a equipa perder. A gestão é muito bonita com objectivos pre-definidos e não é preciso meter-lhe outra gestão em cima do joelho porque só piora e pior do que a 2ª parte só por culpa própria mesmo. Continuo a achar que o FC POrto só pederá o campeonato por culpa pópria e Jesualdo demonstrou como se pode consegui-lo.

    Não que esteja em causa a vitória, podia ter sido mais expressiva, mas desta vez não nos podemos queixar de um adversário cobarde. Desejo muita sorte ao Rio Ave, agora que não tem o Paulo Paraty para mandar a equipa para a II Liga, porque foi dasequipas que no Dragão mais fez o jogo pelo jogo, um 4x3x3 que o treinador perfilha.
    Lamento, por isso, os olés no final, porque se alguém teve atitude digna foi o Rio Ave, apesar das coisas de criança que nunca farão de Coentrão um grande jogador, sendo um jogador talentoso. O perfil de catraio de Coentrão não pode ser o bode expiatório para o escape final da frustração portista por uma má 2ª parte e uma quase não-vitória que afligiu a todos por culpa própria.

    ResponderEliminar
  3. Espero que a SAD rescinda imediatamente o contrato com o Candeias. Inadmissível o seu comportamento no festejo do golo vilacondense, insultando os adeptos Fiquei sem saber qual era mais benfiquista ele ou o Coentrão, que igualmente insultava os adeptos portistas.

    ResponderEliminar
  4. Tenho lido a imprensa de hoje e já estou farto de ler que não foi penalty no lance de Fárias. Que o golo de mariano deixa duvidas, ou seja que a bola não entrou totalmente. E que o 1º golo de fárias é falta.
    Porra não há paciência! Eu vou começar a defender que jornalistas e comentadores devem vir do estrangeiro. Porque foi esta campanha que começou há muitos anos na comunicação social que fez como que a gente burra e mesquinha deste país acreditasse que o FCPorto comprava árbitros e só assim é que consegue ganhar campeonatos. E meus caros Portistas eu vivo na corja de Lisboa e de vez em quando vou à terrinha transmontana, e acreditem em mim que 90% das pessoas ou mais acreditam veemente que o FCPorto só ganha a roubar. Vamos continuar impávidos e serenos a ouvir semana após semana a difamar-nos em tudo que é sitio.
    Nos lances dos vermelhinhos e dos verduscos tudo que é contacto é penalty claríssimo, e nem vale a pena lembrar aqui os lances que até metem nojo. No penalty sobre o Farias dizem logo, cara na cara não foi penalty. É claro que houve falta claríssima no golo de farias. Mesmo sem ter imagens que prove o contrario, como em muitos outros lances no passado. A imprensa cria intrigas, mentiras que se tornam verdade, pena é que não crie um fosso tal que criasse tensão social. Visto que não é preciso dizer que o Porto cidade foi completamente esquecido nas últimas décadas e é alarmante ver como as coisas estão por ai em termos económicos e sócias. Para não falar na chacota que os responsáveis do SLB fizeram da PSP do Porto e da PGR e morgado fizeram nos vários casos de justiça que aconteceram no Porto. Desautorizarão tudo e todos no Porto.
    Quero finalizar que mais que nunca precisávamos de um FCPorto forte para calar tudo e todos, precisávamos de jogadores na esfera de influência do Porto, tipo bairros sociais etc, que personalizassem o carisma e a luta que era necessário nos dias de hoje.
    Por fim quero dizer a todos que afirmam que o FCPorto é corrupto e foi no passado. Desmontasse facilmente esse argumento com uma simples conjectura. Se o fosse, toda a gente no mundo do futebol acabaria por o saber (neste país toda a gente sabe tudo um dos outros). E é claro que se um paga para ganhar jogos os outros também o fariam visto que a corrupção tem tendência para se propagar. Percebem? O corrompido tem tendência para querer sempre mais e logo todos os clubes certamente não estarão inocentes…

    Força FCPorto vamos para a frente!!!

    ResponderEliminar
  5. Muito boa análise de tudo o que se passou ontem no estádio do Dragão.

    No Porto coninua a haver uma falta de finalização preocupante e um nervosismo incompreensivel.

    O Lucho parece-me aos poucos e poucos estar a regressar aos seus bons jogos e em contrapartida o Raúl Meireles parece estar a piorar de jogo para jogo.

    Quanto ao Jesualdo não há volta a dar, quanto mais tempo passa mais medroso fica, neste jogo em especifico as substituições foram de bradar aos céus.

    Concordo com a ideia que já aqui li que só não somos campeões se não quisermos.

    SAUDAÇÕES PORTISTAS

    ResponderEliminar
  6. Não se pode comprar o Coentrão e mandá-lo para o Japão?

    LOL

    ResponderEliminar
  7. Por mim...

    Caro Professor Jesualdo Ferreira,

    Venho por este meio informá-lo de que estou absolutamente farto de si. Creio que chega, creio que é altura de comecar a pensar em arrumar a trouxa e fazer-se ao caminho porque o FcPorto é areia demais para a sua camioneta.
    Estou farto de si, estou farto das suas tangas, estou farto dos seus discursos pomposos cheios de predicados técnicos para enganar lorpas.
    Estou farto de o ver responsabilizar os fracos jogadores que o senhor contratou para se desresponsabilizar das asneiras constantes que comete.
    Candidate-se a treinar o Marítimo ou a Naval 1.de Maio, porque esses, sim, são clubes da sua dimensão.
    Você é, simplesmente, uma nulidade de um treinador a quem não cabe um feijão no cu em qualquer jogo que o FCPorto dispute, seja ele em Stamford Bridge contra o Chelsea ou em casa contra o Rio Ave.
    Você é, simplesmente uma nulidade de um maricas sem vergonha que não honra o espírito guerreiro e mordaz que caracteriza o adepto Portista.
    As escolhas que fez foram vergonhosas. Dispensou grandes jogadores e manteve a merda que mais se assemelha com a sua postura merdosa.
    Fora Sr.Professor. Páre de intoxicar o meu FCPorto com a aberração do seu conceito táctico MIX433/442 que nem os seus jogadores entendem mais a merda das teorias dos desequilíbrios e das transições rápidas.
    Desapareça Professor, porque já vai muito tarde.

    PS.Para não dizerem que a gente só azeda nas derrotas, digo o que tinha a dizer após uma vitoria.
    Sinto-me bem melhor agora.

    ResponderEliminar
  8. Mais um jogo no fio da navalha, mais uma vitória arrancada a ferros, mais uma exibição medrosa e desesperante. Este FC Porto não é aquela equipa grande que dominava os encontros de princípio a fim, que fazia do adversário um bandalho. Esta equipa, pela essência que lhe incutiu o Professor Jesualdo, comporta-se como uma equipa pequena, jogando preferencialmente em contra-ataque (até em casa) e a criação de uma oportunidade de golo está sempre ligada a um mau alívio do adversário, um ressalto, um fogacho do Hulk.

    Nunca pensei escrever isto, mas cá vai: Se a vitória na Liga implica a continuidade do Professor, acho que posso bem passar um ano de jejum.

    ResponderEliminar
  9. 6 Meses,
    Graças a Deus já me constou que o ciclo Burraldo está a chegar ao fim. Já cumpriu o seu triénio por isso ala que se faz tarde.
    Eu uma vez referi aqui que o Porto jogava à Paços de Ferreira e houve gente que ficou amuada com o comentário.
    Mas é isso mesmo. O Porto joga em contra-ataque(nome pomposo:transições rápidas) e a minha questão é; como é que raio se joga em contra ataque numa liga em que a maioria das equipas joga de autocarro colado a baliza e com medo de nós?
    Não passa pela cabeça do palerma mais burro do mundo por uma equipa como a do FCPorto a jogar em contra ataque. Acho isso humilhante e vergonhoso numa equipa da nossa dimensão.
    Eu quero o Porto a jogar em ataque continuado, ou seja, em massacre continuado.
    São esses os pergaminhos do nosso grandioso clube.

    ResponderEliminar
  10. Miguel já olhaste para a tabela classificativa? Já viste quem vai à frente? E olhaste também para a classificação dos outros dois campeonatos? E sabes quem ganhou? E sabes qual era o nome do treinador da equipa que ganhou?

    ResponderEliminar
  11. Euribor 6 meses, em relação à parte final do teu comentário só espero que não haja ninguém que se digne a perder o seu latim a comenta-la. Seria uma pura perda de tempo e todos devemos ter mais que fazer.

    ResponderEliminar
  12. Pois eu digo já: acho que o Jesualdo irá sair no final da época e fá-lo-á em beleza, porque acho que vai ganhar o campeonato, mesmo que não ganhe ficar-lhe-ei grato por tudo. Ao fim de 3 anos com um treinador, acho que está na altura de fechar um ciclo muito bonito e começar outro. Mas se for para levar com um Jorge Jesus ou com um Paulo Bento qualquer, renovem já com ele por mais dois anos!

    ResponderEliminar
  13. Uma vez escrevi neste blog, uma frase que deixou alguns portistas muito irritados, mas hoje não consigo resistir a repeti-la, aqui vai: "Com alguns portistas que temos, nem precisava-mos de benfiquistas".
    Lamento se alguém fica ofendido, mas a minha alma portista também fica ofendida quando leio algumas afirmações de portistas. Atençao... não ponho em causa o portismo desses comentadores, mas para mim é uma forma estranha de ser portista.
    Bem sei que muitos dos que agora insultam Jesualdo, são os mesmos que insultaram Mourinho em determinados momentos e que o endeusam actualmente, é futebol..., mas eu não vivo o FCP dessa forma.

    Concordo em parte com o Duarte Pernes, apenas não sou tão definitivo quanto ao fim de ciclo, acho que ísso é matéria para análise mais lá para a frente. Há ainda demasiadas coisas em jogo.

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  14. "para a cabeça de Farías que não deu hipóteses de defesa a Paiva"

    a exigência neste país anda cada vez mais por baixo... Um cabeceamento a meio da baliza, por cima da cabeça do GR e é "sem hipóteses? Rir a bom rir.

    Pior só mesmo o azelha do Paços no 1º golo do Benfica.

    ResponderEliminar
  15. A atitude do FCP, para quem esteve no estádio, como eu, é de uma equipa que em largos períodos do jogo, parece conformada com a falta de pontaria, com a falta de soluções para chegar à baliza adversária. A má forma de alguns jogadores é notória e o treinador, embora sabendo muito de futebol, também não consegue sempre transmitir a confiança necessária para dentro do terreno de jogo. O problema das substituições, é simples. Com as opções confrangedoras que temos ao nível do banco, não é fácil melhorar o rendimento da equipa, quando é necessário exigir mais dela.

    ResponderEliminar
  16. Duarte Pernes disse:

    -"Miguel já olhaste para a tabela classificativa? Já viste quem vai à frente?"

    Sim Duarte, vi. Já olhaste para a tabela classificativa na Polónia? Sabes quem vai a frente? É o Legia de Varsóvia. Contratavas o treinador do Legia para treinar FCPorto? Eu também não!


    -"E olhaste também para a classificação dos outros dois campeonatos?"

    Sim, em 2006/2007, sem concorrencia para variar, passamos o natal com sete pontos de avanço ao Sporting. Chegamos a ter 12 e acabamos o campeonato com apenas 1 depois de Jesualdo insistir num 442 patetico que quase nos tirou o titulo. Mais duas jornadas...

    Em 2007/2008 foi um passeio pela inexistência de concorrência. O Chalana saiu do Dragão felicíssimo por não ter sido humilhado, lembram-se?

    E sabes quem ganhou? E sabes qual era o nome do treinador da equipa que ganhou?

    Sim. Era o mesmo palhaço ultra-defensivo que ainda lá está agora.

    Agora pergunto-te eu: Consegues responder em 10 segundos quando foi o ultimo grande jogo do Porto?
    Aquele jogo que sais do estádio com uma vontade incrível de que o jogo durasse mais uma hora?
    Eu não.

    ResponderEliminar
  17. Caro Miguel canada, não era para voltar ao assunto, mas para terminar, e tendo em conta que o seu desejo se concretiza no final da época, saída do Jesualdo, já agora sempre gostava de saber qual o seu treinador preferido, para o substituir.

    ResponderEliminar
  18. O Hiddink não é má escolha Miguel...Mas,já que não podemos voltar a ter o Co, acho que um tipo como o Lois Van Gaal não seria nada,nada mau..

    ResponderEliminar