19 maio 2009

FC Porto sentenciou, valha-nos o Cristo-Rei

Aborrecido, o campeonato já decidido, cai-nos a monotonia em cima com tudo resolvido no topo e as despromoções por aclarar prà semana mas a que ninguém liga "pevide" durante o ano.

O FC Porto sentenciou a Liga, cumpriu calendário e a máxima obrigação na Trofa e já nada parece ter interesse, a não ser o empurrãozinho que adversários, com a Imprensa do regime, deram a Liedson no sábado...

Com tudo tão sem graça, sobrou pouco para este domingo, mas no pecúlio contou-se a generosidade também de Eduardo pelas suas fífias ao Benfica contente no 3º lugar e o upgrade registado da época passada. Carlos Queiroz é que tem mesmo um problema grave na baliza da Selecção...

E se as cerimónias da Cova da Iria tiveram o seu momento bianual em Fátima, a meio da semana, perdido o interesse no futebol, nada como a tv do regime estar à altura do acontecimento: para os 50 anos do Cristo-Rei, uma reposição dos tiques do regime servidos a todo o País. Era só tirar a cor aos aparelhos e, a preto e branco, aquilo parecia tudo do tempo da antiga senhora.

Uma nuance apenas, sempre acinzentada: decretado pelos cristãos-novos o deserto na margem sul, pelo ministro do "jámé", montaram o palanque no Terreiro do Paço para se admirar a obra lá do outro lado do rio... Os louvaminhas e homens de mão fizeram recriar uma peça do antigamente.

Até o Belenenses recebeu um sopro de vida, como dantes recebia os cumprimentos do adepto presidente Américo Thomaz. E o Olhanense voltou à alta-roda de onde foi atirado logo após a Revolução, em 74-75.

Sempre a enganar os incautos, o nosso Primeiro deixa-se entrevistar alegadamente na intimidade de ir daqui para ali, na Notícias Magazine, confessando que "sou do Benfica, mas dá gosto ver jogar o FC Porto"...

Os lugares alternativos ao 1º continuam sem cores mais vivas que o azul-e-branco no campeonato, tom marcante da Monarquia mas que no futebol vicejou em democracia. Para partidocracia e vivência amordaçada bastaria a realidade sócio-económica tão negra como esses outros tempos. As televisões (RTP e TVI, mas também a SIC) cumpriram o papel de Estado que lhes compete também hoje.

Cheirou a bolor, o bafio soprou do rio, mas um senhor de Bragança foi entrevistado - dantes ajoelhava-se perante suas excelências e a eminência Cerejeira - quando chegava o presidente da República. Até podia ser Salazar que reverente o País se lhe apresentaria à mesma...

Portugal ainda é isto.

45 comentários:

  1. «'No Name Boys'. Encerramento do inquérito. Acusação. DIAP de Lisboa.

    O DIAP de Lisboa encerrou o inquérito relativo ao grupo de apoio ao SLB denominado 'No Name Boys', tendo deduzido acusação contra 38 pessoas.
    Três arguidos estão em prisão preventiva, 4 estão em prisão domiciliária e 2 estão sujeitos, desde o primeiro interrogatório judicial, a interdição de entrada em recintos desportivos. Foi requerida a aplicação a mais 7 arguidos da medida prevista no artigo 27º da Lei n.º 16/2004 em vista à interdição de entrada em estádio de futebol.
    Com base nos indícios recolhidos em inquérito foi imputado o cometimento de crimes de associação criminosa, tráfico de estupefacientes, detenção de arma proibida, distribuição irregular de títulos de ingresso, incêndio, dano com violência, roubo qualificado, ofensa à integridade física, arremesso de objectos.»

    In site do MP
    http://www.pgdlisboa.pt/pgdl/novidades/nov_mostra_doc.php?nid_novidade=509

    ResponderEliminar
  2. Que nostalgia, até sinto pena dos revivalistas... falta a menção ao fado, para me comover!

    Actualmente não há ditadores,
    mas que hipnotizam, hipnotizam.

    ResponderEliminar
  3. Zé, uma excepção, para juntar a minha à tua voz.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Zé Luís, na mouche, foi o que senti, dos ares bafientos que nos andam sempre a impingir cada vez mais.
    Triste País este, ainda bem que temos o PORTO-GAL...

    ResponderEliminar
  5. Já devem saber, porém, que amanhã há mais uma taça para ganhar: na Maia (16h), final da Intercalar com o Mafra.

    ResponderEliminar
  6. Nunca brinque com a Fé de ninguém, senão ninguém o levará a sério, muito sèriamente. Com acento grave porque também sou do antigamente. Dantes era achincalhado por ser Andrade, hoje não quero que me achincalhem pela minha nem a minha Fé.

    ResponderEliminar
  7. "Nunca brinque com a Fé de ninguém".

    Não o fiz, comove-me imenso qualquer manifestação de fé, mas não é disso que se trata.

    Lembro só que Portugal é um estado laico e estas manifestações são da mais serôdia demonstração do pobre português agrilhoado ao que o Estado quer, com símbolos antigos (duque de Bragança) e o casal hoje chamado de Capa d'Ocia.

    O resto é factual, a tenda no lado de cá e o santuário (não sabia que era isso, apesar de lá ter estado sem ser visita cerimonial) do lado de lá é um cenário...

    Chega de miserabilismo intelectual.

    p.s. - por não brincar com a fé, por respeitar isso tanto seja cristão ou muçulmano, creia que evitei tocar na "digressão" que levaram o altar de Fátima a percorrer Lisboa. Não sei se alguma vez o fizeram no Porto, não me lembro em 47 anos de vida, mas esta cerimónia é de outros tempos, como foram as reportagens, de vésperas, nas televisões. Ah, e creio que em 1959 nem existia ainda a ponte que Salazar nem queria, muito menos com o seu nome, para bem das finanças do País. Parece, portanto, que o cortejo/processão de barcos este fds foi outro momento histórico do passadismo português. Não saímos desta miserabilidade, nem da precariedade geral. Este é o ponto que não me atreveria sequer a imaginar tocar em relação a Fátima, por exemplo. Pelo imenso respeito que me merece.

    ResponderEliminar
  8. Por falar em tv do regime, a benficatv já veio esclarecer o caso do envolvimento do LFV com os NN. O presidente do SLB apenas pretendia que a policia jogasse à zona em vez de fazer marcação homem-a-homem.

    http://www.youtube.com/watch?v=Yvg1u1cLrww

    ResponderEliminar
  9. «Dragões apresentaram proposta por Maicon do Nacional

    O FC Porto apresentou uma proposta oficial para adquirir o defesa central brasileiro Maicon, do Nacional da Madeira, revelou o director do futebol internacional do Cruzeiro, detentor de 70 por cento dos direitos desportivos do atleta.

    A revelação feita por Valdir Barbosa ao portal brasileiro Uai adianta que o Olympique de Marselha também está interessado no atleta.

    De acordo com Valdir Barbosa, o FC Porto apresentou uma proposta de um milhão de euros por 50 por cento dos direitos desportivos do jogador, metade do valor avançado pelo Marselha.

    O Cruzeiro detém 70 por cento dos direitos de Maicon, enquanto o Mamoré de Patos de Minas é dono de 30 por cento.»

    in OJogo

    ResponderEliminar
  10. Zé Luís não creio que se deva dar importância por aí além ao reviver destas manifestações. Quem gostar gosta, quem não gostar sempre tem a possibilidade de mudar de canal. Também eu respeito estas manifestações de fé ou de revivalismo ou o que lhe quiserem chamar. Percebo porém o seu ponto de vista, mas que fazer realmente num país onde se calhar só o desporto nos pode aliviar a carga de trabalhos que temos de aturar diáriamente. Nesse caso nem todos poderão "aliviar" um pouco a frustração, a não ser que começem a festejar segundos e terceiros lugares.

    ResponderEliminar
  11. Não vamos dar mais importância à programação das TV's que aquela que elas têm...

    Uma coisa era a RTP há 25 anos quando não havia qualquer alternativa e tínhamos que levar com a programação que o regime ditava...

    Outra coisa é em pleno 2009 estar a criticar a RTP (quando maioria tem n de canais como alternativa), ainda por cima pela programação de Domingo de tarde...

    Agora é que estou a reflectir... Domingo de tarde... Mas quem é que vê TV numa tarde de Sol de Domingo ?!

    Quem ficou em casa a ver TV no Domingo de tarde e se queixa do que deu na RTP, deveria ser obrigado a escrever 100 vezes como castigo:

    "AOS DOMINGOS DE TARDE COM SOL, DEVO SAIR DE CASA E PASSEAR COM A FAMÍLIA E/OU AMIGOS EM VEZ DE FICAR EM CASA A VER TV"

    ResponderEliminar
  12. "Zé Luís não creio que se deva dar importância por aí além ao reviver destas manifestações. Quem gostar gosta, quem não gostar sempre tem a possibilidade de mudar de canal".

    Eu só fiz uma crítica ou apenas uma crónica do quotidiano, por acaso um domingo. Não vejo tv, não vejo RTP que está no pico do serviço público ao Governo de ocasião. Não vi, a não ser fartar-me logo no sábado pelos constantes directos em qualquer telejornal da hora de almoço. O que se passou, depois, não assisti, não conseguiria ver, nem me interessa, limito-me a saber o que aconteceu e... a comentar o sucedido.

    Não teve a ver com religião, ao contrário de quem supostamente o pensou. Teve a ver com tiques, com o Portugal de antigamente, com uma mentalidade que nos faz voltar, sempre e cada vez mais, para Lisboa.

    Por isso, nem me queixo, no sentido de me darem a ver o que não quero. Lamento-o, mesmo não tendo visto mas percebendo o que se passou pelo que fui lendo aqui e ali.

    É como certas notícias, tipo os vândalos de Lisboa protegidos por figurões da PSP e um tique benfiquento: nada se viu nos jornais desportivos em 1ª página, olhem se fosse o presidente do FC Porto implicado...

    Os tiques do regime, e sua Imprensa conveniente, são assim. Mas nem aqui me queixo, só o lamento e faço o reparo devido.

    ResponderEliminar
  13. Sobre os vândalos de Lisboa, se não fosse o alerta deixado aqui, no sábado, pelo Aristodemos quanto à notícia do Público, passaria o fim de semana e eu nem saberia que alguma coisa em nome da Justiça ainda se move na capital onde o imobilismo impera como antigamente, deixando aos devotos de santos de pau carunchoso a candura das pantominas com que a Imprensa lá do sítio nos enleva...

    ResponderEliminar
  14. Dias Ferreira foi agredido na tarde desta 3.ª feira por dois indivíduos, junto ao seu escritório, em Lisboa, alegadamente devido à sua pretensão de se candidatar à presidência do Sporting, confirmou à Lusa a mulher do advogado.

    Dias Ferreira encontra-se em bom estado de saúde, mas a descansar no seu escritório, adiantou ainda a mulher do membro do Conselho Leonino, escusando-se a dar mais pormenores.

    Momentos antes, o provável candidato à presidência do Sporting, juntamente com José Eduardo Bettencourt e Paulo Pereira Cristóvão, disse à SIC Notícias que os dois indivíduos o "aconselharam a abandonar" a corrida à liderança do emblema de Alvalade.

    Dias Ferreira disse 2.ª feira que estava "mais inclinado a avançar" com a candidatura do que a abdicar da ideia." In Record

    Até os viscondes também têm vândalos.Preparem os chaimites,dizia o outro.

    Largos dias tem 100 anos.

    ResponderEliminar
  15. "O F.C. Porto vai receber a taça de campeão no próximo domingo, no jogo da consagração, apurou o Maisfutebol. Uma partida frente ao Sp. Braga, relativa à última jornada da Liga, e que significa uma festa anunciada do novo campeão nacional.

    Nesse sentido, e seguindo a vontade de Hermínio Loureiro revelada há algum tempo, a Liga vai proceder à entrega do troféu de campeão. Recorde-se que o presidente da Liga de Clubes manifestou a intenção de entregar o troféu ao campeão no primeiro jogo em casa depois de garantido o título.

    De resto, o F.C. Porto não será o único a receber o troféu de campeão. Também em Olhão vai haver festa e entrega da taça de campeão, na circunstância de campeão da Liga de Honra ao Olhanense.

    Os troféus vão ser entregues por presidente e pela directora-executiva da Liga de Clubes, respectivamente por Hermínio Loureiro e Andreia Couto. Um vai estar num estádio e a outra em outro estádio, para fazer parte da festa. O que evita que se repita, assim, a rábula relativa aos troféus da última época." in maisfutebol


    Sera que isto está a mudar?

    ResponderEliminar
  16. e esta heim ?

    “…Togo star Adebayor, 25, reckons he did not deserve to be criticised for being linked to other clubs. He added: “If Porto, for example, wants Adebayor, it is not Adebayor’s fault. Why boo me?”

    ResponderEliminar
  17. Adebayor? Grande!

    O salário também, incomportável.

    ResponderEliminar
  18. A Liga muda só por entregar a taça de campeão no domingo?

    Não acho que seja suficiente.

    Aliás, estão nomeados os árbitros e a Liga ainda não oficializou os horários dos jogos.

    Pedro Proença no Dragão é só para acirrar os ânimos vermelhos, por estar na festa que, para eles, ajudou a fazer com o penálti sobre Lisandro.

    Pedro Proença, para os mais distraídos, foi quem validou o título e a subida do Olhanense com um penálti fantasma frente ao Santa Clara. E no passado domingo negou um penálti ao Rio Ave no Restelo que poderia garantir a permanência dos vila-condenses que agora terão de lutar por ela na última jornada... Mas deve haver comentaristas distraídos quanto a isto...

    Da mesma forma, nomear Paulo Baptista para o Sporting-Nacional, com Paulo Bento de volta ao banco, é acicatar os ânimos da arbitragem da 1ª jornada (Sporting-Trofense) em que o treinador leonino brindou este árbitro.

    E assim acaba a época sob o signo da arbitrariedade.

    ResponderEliminar
  19. Eu diria que a taça vai ser entregue com uns bons meses de antecedência.

    Sabe Deus, o quanto vai custar ao taberneiro bolorento da liga a entrega. Não me admira se a taça escorregar daquelas mãos gordurosas, acabar por cair no relvado e por lá fique até quem a apanhar.

    ResponderEliminar
  20. Sou capaz de estar amanhã na Maia, vai ser interessante...
    Quanto ao Dias Ferreira, eles são mesmo "diferentes", não agridem, "aconselham" a mudar o caminho..."Vá lá, muda de caminho, não te candidates, para quê candidatares-te, já lá está o Visconde..."
    "E depois, se te candidatas, talvez a gente se obrigue a apertar-te -muito contravontade claro- o gasganete..."
    Gente fina é outra coisa!...

    ResponderEliminar
  21. Eu começo a achar estranho os pontas de lança dos grandes ingleses virem mencionar o Porto.
    O ano passado por esta altura foi o Drogba...

    ResponderEliminar
  22. Essa da "marcação à zona" é giríssima, ele percebe de tudo até de tácticas policiais!..."Vá lá, não chateiem os homens, eles podem aborrecer-se e vai ser pior..." "Aliviem o controlo!... -Ou será que queria dizer: -Aliviem-se no controlo..."

    ResponderEliminar
  23. xas disse:
    «Eu começo a achar estranho os pontas de lança dos grandes ingleses virem mencionar o Porto.
    O ano passado por esta altura foi o Drogba...»

    Eu acho normalíssimo. É o prestigio que o Porto tem lá fora. Qualquer jogador que venha para a nossa equipa já sabe que vai jogar na CL, a melhor competição do mundo.

    ResponderEliminar
  24. Uma consideração que me parece importante:

    "O Inter está um patamar atrás do Barcelona, Manchester, Chelsea. Faremos parte de um segundo grupo com Milan, Juventus, Bayern e FC Porto.
    José Mourinho, em "A Bola", 19/5/2009"

    -Foi preciso ir para Itália para compreender a dimensão do Porto!...

    ResponderEliminar
  25. Ainda ontem tive uma conversa com a minha esposa, relativa ao assunto!

    Em privado fui mais acicatante, mas aqui, como não o pretendo ser...

    Os meus sinceros parabéns Zé Luís, por abordares um assunto nada politicamente correcto!

    ResponderEliminar
  26. No site do Globo:

    Benfica se classifica para a Liga dos Campeões
    Publicada em 17/05/2009 às 18h23m

    Lancepress

    O Benfica venceu o Braga por 3 a 1, neste domingo, fora de casa, pela penúltima rodada do Campeonato Português, e garantiu vaga na próxima Liga dos Campeões. Cardozo, Di María e Urreta marcaram para o time da Luz; Luís Aguiar descontou.

    A vitória assegurou ao Benfica a terceira posição na tabela. Com 56 pontos, o clube lisboeta não pode mais ser alcançado pelo quarto colocado Nacional. O campeão Porto e o Sporting já estavam classificados para a Liga.

    O Benfica volta à competição europeia após dois anos. O clube ficou fora da atual edição do torneio por conta do mau desempenho no Português da temporada passada, quando terminou na quarta posição.
    http://oglobo.globo.com/esportes/mat/2009/05/17/benfica-se-classifica-para-liga-dos-campeoes-755906544.asp

    ResponderEliminar
  27. A questão não é mudar de canal,ou quem gostar vê e quem não gostar não vê!
    O problema é que este país é dominado por uma capital retrógrada que desde que me conheço não tem mais nada para me oferecer senão Fátima,fado benfica e eusébio!

    ResponderEliminar
  28. Eu creio que devido à crise que atravessamos e de que são, os grandes partidos, os principais responsáveis, vale tudo para nos anestesiarem.
    Atiram-nos para cima com todos os velhos e estafados argumentos -vale tudo-, com a intenção de nos alienarem a mente e acreditem, a maior parte das vezes até conseguem!...É uma crise sistémica, uma crise das que já falava Marx no século XIX, as que periodicamente nos caiem em cima, muitos tentaram esconder esta realidade atrás da ironia grosseira, mas ela aí está inevitável e mais uma vez, quem sofre mais é quem tem menos "capital"...Ironias...Abriram o Mundo à globalização dos produtos e dos postos de trabalho, e apenas generalizaram os problemas porque os problemas são sistémicos, globalizando o sistema abre-se a caixa de Pandora, generalizam-se as vantagens de uma minoria e surgindo, globaliza-se a crise...

    ResponderEliminar
  29. Gostei da menção do memphis:"Largos dias tem 100 anos".
    Esta frase cada vez me soa mais a uma espécie de profecia que nos avisa que eles se auto-destruirão naturalmente e nós ficaremos, imperiais e serenos a observar, com pena, enquanto disputamos mais um jogo da Champion's League.

    Adebayor - Foi a machadada final no disparate que o saloio do Luís Sobral escreveu no MaisFutebol.

    Mourinho - Idem aspas aspas.

    Maicon - Se o Manuel Machado o acha um diamante por lapidar, deixemos então o FCPorto lapida-lo.
    Temos sido quem melhor "lapida" por essa Europa fora.

    ResponderEliminar
  30. Notícia transmitida no Público:

    "Fóssil encontrado na Alemanha
    Ida, a nossa tia-avó com 47 milhões de anos
    19.05.2009 - 23h10 Nicolau Ferreira
    Ida não conseguiu segurar-se quando os gases venosos do lago Messel, na região da Alemanha, a intoxicaram. A primata, que não teria mais de nove meses e 53 centímetros de comprimento, caiu nas águas, foi coberta pelo lodo, acabou por fossilizar e só passado 47 milhões de anos, em 1983, é que foi trazida à luz do dia. Mas a aventura do que pode ser o antepassado do grupo dos primatas superiores de que o Homem faz parte não acabou aqui.

    O fóssil foi descoberto por um coleccionador privado que dividiu as ossadas em duas metades. Uma foi restaurada e vendida como se estivesse completa, acabando por ser adquirida por um museu privado em Wyoming. Em 2000, descobriu-se que era uma fraude. A outra metade, que era maior, foi comprada há dois anos pelo museu de Oslo, na Noruega.

    “O meu coração começou a bater muito depressa”, disse aos jornalistas Jorn Hurum, referindo-se à compra do fóssil. “Eu sabia que o vendedor tinha nas mãos um acontecimento mundial. Não consegui dormir durante duas noites”, explicou o investigador do Museu de Oslo que esteve à frente da investigação, que foi hoje publicada na revista Public Library of Science. Quando o grupo começou a estudar o fóssil, rapidamente chegaram à conclusão que era a parte que faltava à metade já conhecida.

    Uma nova espécie

    Ida, como a baptizou Jorn Hurum, é um verdadeiro achado. 95 por cento do esqueleto está bem preservado devido às condições fora de série do lago que existia na região durante a época do Eocénico (há 56 a 34 milhões de anos), e que lançava gases venenosos por haver actividade vulcânica no local. É possível ver os contornos dos pêlos e a última refeição vegetariana da primata.

    Mas o que a torna tão especial é que parece ser uma antepassada do grupo de primatas superiores a que o Homem pertence, na altura em que se separou da linhagem que deu origem a espécies como os lémures, primatas inferiores e mais afastados do Homem.

    Ao contrário dos lémures, Ida não tinha uma garra no segundo dedo do pé, nem tinha dentes fundidos. Por outro lado, os olhos já estavam no mesmo plano, oferecendo uma visão parecida com a nossa, e não se situavam mais lateralmente, como acontece nos lémures. A nível do esqueleto o fóssil já tinha talos, um osso do tornozelo que aparece ainda mais desenvolvido nos humanos.

    “Isto mostra uma parte da nossa evolução que tem estado escondida até agora porque os únicos especímenes [encontrados] estão tão incompletos ou partidos que não há nada para estudar”, explica o investigador. Os investigadores resolveram chamar à nova espécie Darwinius masillae, em honra aos 200 anos do nascimento do evolucionista Charles Darwin.

    Jens Franzen, que trabalha na região de Messel e foi primeiro autor do artigo, salientou que Ida não é uma antepassada directa. “Ela pertence ao grupo a partir do qual se desenvolveram os primatas superiores e os seres humanos, mas a minha impressão é que ela não faz parte da linha directa”, disse, citado pela BBC News.

    Mas a descoberta está a ser um êxito. Foi hoje mostrada em Nova Iorque no Museu de História Natural pelo presidente da cidade, Michael Bloomberg, e a seguir volta para Oslo. “São necessários um ou dois ícones para arrastar as pessoas para o museu. Isto é a nossa Mona Lisa e vai ser a nossa Mona Lisa nos próximos cem anos”, concluiu Jorn Hurum."

    ResponderEliminar
  31. Zé Luís

    Ao transmitir aquela cerimónia religiosa, a RTP estava a prestar o mesmo serviço público que prestaria se transmitisse um jogo de futebol, o Cross das Amendoeiras, uma tourada no Campo Pequeno, o Festival Folclórico Internacional de Aguada de Cima ou uma peça de teatro (por falar neste último, que saudades desse péssimo costume da TV da antiga senhora!).
    Duvida disso? A televisão pública é sustentada com os impostos de todos nós, incluindo os que se interessam por um assunto destes e que são muitos. E sejam muitos ou poucos os interessados por um determinado assunto, a RTP deve servir também minorias, com um critério de razoabilidade.

    O Estado é laico e aconfessional, a TV pública também deve ser e neutra nas suas opiniões. Isso não significa que deva ser anti-religiosa, nem anti-seja-o-que-for. Não transmitir aquele acontecimento por lembrar as transmissões de antigamente, ou simplesmente por se tratar dum tema religioso seria uma posição intolerável e anti democrática.

    ResponderEliminar
  32. Boas tardes!

    Alguém sabe se a final da liga intercalar vai ter transmissão televisiva ou na net?

    Gostava de ver o jogo mas, infelizmente, não posso ir à Maia
    :(

    Saudações portistas!

    ResponderEliminar
  33. Slayer, por vezes, os jogos da Intercalar são transmitidos no PortoCanal, tente, não custa nada...

    ResponderEliminar
  34. Muito obrigado pela dica caro Meireles. É procurar a partir das 16:00.

    Abraço

    ResponderEliminar
  35. Tenho a certeza que se fosse algum dos 2 frustrados e fanfarrões da 2ª circular isto seria publicitado por toda a comunicação social e elevado á condição de grande final, como é o FCP a jogar só agora sei que é hoje e às 16:00. Agradeço a informação

    ResponderEliminar
  36. meirelesportuense disse:
    «Slayer, por vezes, os jogos da Intercalar são transmitidos no PortoCanal, tente, não custa nada...»

    Creio que esta época a tv dirigida pelo candidato à presidência do slb deixou de transmitir jogos da liga intercalar.

    ResponderEliminar
  37. Este ano quem tem os direitos da taça intercalar é a RTP-N.

    Até à data apenas transmitiu o SLB-Sporting da primeira fase.

    ResponderEliminar
  38. MEIRELES, pq um blogue portista tb deve ser isto, obrigado pela informação sobre a Ida, não tinha visto a notícia.
    um dia ainda encontraremos o elo perdido :)

    ResponderEliminar
  39. Zé Luís

    Já alguém lhe disse uma vez, porquê tantos pruridos a falar de religião? É preciso ser tão políticamente correcto assim, só no aspecto da religião? Uma sua frase de resposta ao Bento Barbosa até tem o cuidado de meter os muçulmanos ao barulho. Por amor de Deus, ou Allah! O estado é laico, mas a maior parte do povo não o é. Desafio-o a encontrar algum religioso muçulmano entre os seus leitores. A menos que o nosso querido Tarik ande por aqui...

    Ah, e já agora, uma correcção, ou simplesmente lembrança para quem poderá ter percebido mal. No tempo da monarquia Portugal já era um regime democrático, talvez até mais vicejante do que hoje.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  40. Zé Luis.
    100% de acordo consigo,
    independentemente dos outros nossos amigos que tem posição diferente.
    Agora,
    2 dias de fátima-cristo-rei?
    BIBA O PORTO

    ResponderEliminar
  41. Para mim, Fátima é fraude, Cristo-Rei é mamarracho por demolir, Fado é género musical pindérico, lisboeta, impingido à força ao resto do país, Tvs lisboetas, é pena Bin Laden não querer saber delas.

    São apenas opiniões, tão legítimas e respeitáveis como as de qualquer beato ou saudosista de misérias ou amante de lisboetices. Sem pruridos nenhuns.

    ResponderEliminar
  42. "O estado é laico, mas a maior parte do povo não o é. Desafio-o a encontrar algum religioso muçulmano entre os seus leitores".


    Justiceiro azul, volto a repetir que a religião não é o tema do post e muitos não saibam o que lêem, com problemas de interpretação e contextualização.

    Isto chama-se problema de Português.

    Não sei se tenho muçulmanos para me lerem, nem estou preocupado com isso por não adequar as minhas convicções (e até dúvidas) consoante os públicos. Tenho uma só cara, um só coração, uma só fé que, por acaso, é fé em todos, seja Deus ou Alá.

    Mas se não tiver muçulmanos a lerem-me, que eu respeito como qualquer hindu ou cristão, sem dogmas e até com muito conhecimento de causa por saber distinguir islamismo de extremismo, digo-lhe que não acredito que a maioria da população portuguesa seja católica.

    Não acredito porque para o saber muita gente precisaria de tirar a máscara e este País vive atrás de fachadas.

    Esse tempo da influência católica acabou, como se viu pelo referendo ao aborto.

    Não queira dar-me nem lições de moral, nem ética ou mesmo cultura, por favor.

    E fico-me por aqui para não aprofundar um tema que é íntimo de cada um e que respeito tanto por ser incapaz de achar poder ser-se politicamente incorrecto na sua abordagem.

    ResponderEliminar
  43. Vamos lá ver uma coisa Zé Luís.

    Em primeiro lugar eu não disse que o tema do seu post era a religião. Talvez o problema de português seja seu e não meu.

    Quanto a esse tema, apenas apontei um pormenor da forma do seu discurso, nada mais.

    Acho perfeitamente natural que alguém diga não aceitar lições de moral ou ética. Não as pretendi dar.

    Agora não aceitar lições de cultura (que eu também não pretendi, nem dei a entender tal coisa) acho muita presunção da sua parte!

    Quanto a isso, quando escrevi: "uma correcção, ou simplesmente lembrança para quem poderá ter percebido mal. No tempo da monarquia Portugal já era um regime democrático..." estava a alertar os leitores deste blog para o que você escreveu "cores mais vivas que o azul-e-branco no campeonato, tom marcante da Monarquia mas que no futebol vicejou em democracia..." que obviamente induz muita gente a pensar que não havia democracia antes de 1910! Desculpe lá, mas isso não é uma questão de português.

    Já agora, eu não tenho fachadas, sou portista, católico e monárquico. Defendo o que acredito.

    ResponderEliminar