12 maio 2009

TELEGRAMA DO TETRA (+1)

Ao menos olhem, antes de pensar

Na ressaca de mais um tetra, por sinal o segundo em 14 anos a que se deve somar o bis do Mourinho, multiplicaram-se números e apontaram-se recordes, numa profusão tal que faz parecer o FC Porto muito acima dos seus rivais. Mas estes não desmerecem do seu prestígio, do seu público fiel, das suas estatísticas históricas e do seu fanatismo
autofágico, através dos intoxicadores oficiosos nos mais diversos meios de divulgação do regime.

Balanços a fazer, rapidamente que amanhã começam novos ciclos nos seus clubes, eis que os programas de opinião pública, ontem de manhã, fatalmente caíam no mesmo, ridículo, de sempre: mérito do FC Porto, demérito dos seus rivais. Ouvi e vi na RTPN e na SICN, mas li profusamente por aí, do António Boronha ao Luís Sobral no Maisfutebol. Nem nas horas de alegado "fair-play" é contida aquela dose envenenada de ressabiamento comum à generalidade dos opinionistas de ocasião mas que nem em 24 horas de proclamação do campeão dispensam de falar dos outros a pretexto do FC Porto.

"Foi o melhor por mérito próprio e por demérito dos outros. Em doses pelo menos idênticas", acrescentou o responsável do site desportivo.

É curioso que o 2º e o 3º classificados têm, a duas jornadas do fim, mais pontos do que em todo o campeonato anterior: o Sporting já fez mais 5 (60-55) e o Benfica mais um (53-52), tal como pedia no seu site oficial na véspera do Trofense pois para tal desiderato bastava um empate...

É claro, porém, que quem não ganha tem muitos defeitos. Há muito detectados, mas sempre escondidos, volta e meia disfarçados de "contratações cirúrgicas" e "o melhor plantel de toda a concorrência" (o do Benfica, não haja confusões) como ainda no DD tardio a que cheguei em casa o majestático Freitas Lobo proclamou.

O pior é quando se vê defeitos para lá da realidade dos números mais positivos em relação à época passada. Não faltará o sonso Carlos Daniel resumir como no final da 1ª volta (li, então, por acaso, em Record): Sporting muito melhor e Benfica acima do que fez há um ano. Por exclusão de partes, o FC Porto será um campeão "pior". Vai forçosamente fazer menos pontos.

Sic transit, gloria mundi

31 comentários:

  1. Zé Luís esse telegrama está um bocado inflacionado no número de palavras. :)

    ResponderEliminar
  2. http://www.peticao.com.pt/lisandro-lopez


    Vamos todos assinar, zirtaev ou zé luis, se der façam um post com este assunto.

    ResponderEliminar
  3. http://www.peticao.com.pt/jesualdo-ferreira

    aqui fica a petição que criei para fazermos um forcing para o prof ficar


    Ze Luis e Zirtaev se poderem ponham esta assunto num post pois acho que é um assunto que temos da fazer algo por ele

    ResponderEliminar
  4. O habitual portanto.

    Felizmente o professor permaneceu no cargo quando muita gente pedia o seu despedimento, agora espero que já tenha renovado e que seja o professor do penta.

    ResponderEliminar
  5. Ó pá, nem parece que são do Porto...

    Essas petições são do género "operação coração" ou "fica Amaral"?

    Não querem divulgar algo do género por mais verdade desportiva?

    Ou o FC Porto não tem tudo tratado para Jesualdo continuar?

    E se não continuasse, o risco do treinador seguinte não é ganhar o penta, como Fernando Santos após o António Oliveira conseguir a dobradinha?

    Do abraço forte de domingo à noite eu senti que Lisandro estava a despedir-se do professor mas
    é para ser o próximo a sair.

    É a vida. Sem dramas. Cenários melodramáticos é com os outros...

    ResponderEliminar
  6. Aristodemos, eu bem queria conter-me só com os números, mas há artistas deste circo que não passam sem uma menção... horrorosa.

    Aliás, por falar disso, e a propósito das reacções de inúmeros adeptos no Maisfutebol, contestando a ideia saloia do Luís Sobral sobre os méritos e deméritos e achar que o FC Porto não se abre ao mundo, é curioso que a maior parte dos comentários lá deixados aludiram sempre a censura nesse site e eu próprio já tive experiências do género, sendo raríssimo que lá deixe alguma ideia a tão iluminados críticos que lá pairam e não há muito tempo nos divertiam com a sua idiosincrasia nos jogos transmitidos pela TVI...

    ResponderEliminar
  7. O MEU TETRA




    Saída logo depois de almoço de Coimbra, na tentativa de conhecer o Dragão Caixa, mas tal não foi possível. Lotação esgotada no jogo de basquetebol. Pior é que estava a chover e havia muito pouco para fazer. Eis que surge a ideia de ir para o Bingo do Dragão. Óptima ideia, pois deu para refrescar com uma cervejinha, sentadinho com óptimas condições, e ainda com um olhar para a vitória em hóquei patins na capital. Excelente início de jornada no Dragão




    Depois sim, veio o jogo, veio a festa, e veio o Tetra campeonato. Surpresa??? Só para aqueles que dizem que todos os anos vão ser campeões. Quem não se lembra das declarações do Sr Vieira em Guimarães depois de uma vitória : "este ano ninguém nos pára", e tem toda a razão, já estão a 13 pontos




    Festa do tetra selada com um golo do, para mim, Jogador do Tetra, pela sua regularidade e entrega ao longo de toda a epoca: BRUNÃO ALVES. Ele começou a construir o Tetra na Figueira da Foz, quando depois da 3ªderrota consecutiva do nosso clube, foi dar a cara pelo grupo, falando com a massa associativa. Coincidência ou não, a partir daí tudo mudou. Outro grande deste Tetra, a meu ver, foi também Raul Meireles, um jogador que deixa sempre tudo em campo. Mas claro, quem venceu foi o colectivo, algo que este nosso grande clube já nos habituou




    Depois do Jogador do Tetra, vem o Obreiro do Tetra, o Mister Prof Jesualdo. Excelente trabalho, que ainda está longe de estar terminado. Ele melhor que ninguém sabe transformare preparar jogadores e valorizar activos. Porque será que os jogadores gostam tanto dele, porque será que lhe fizeram aquela linda surpresa na conferência de imprensa, porque será que a massa associativa lhe reservou a maior ovação da noite na festa? PORQUE JESUALDO É UM GRANDE SENHOR, UM GRANDE PROFISSIONAL, QUE DEFENDE O PORTO EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS ADVERSAS. É por isto e muito mais que ele vai renovar pelo menos mais 1 ano, para ser também o obreiro do Penta




    Festa linda, um clube enorme. Tenho 27 anos, nasci no ano em que Jorge Nuno assumiu a chefia do clube, já estive em inúmeras festas, e a cada ano que passa, vejo cada vez mais pessoas, cada vez mais crianças, cada vez mais entusiasmo. Como diz a música, "ser Portista é uma benção..."




    VENHA A TAÇA, para depois continuarmos a construção do PENTA




    p.s.- mesmo antes de sair do estádio não resisti e quando vi o Sr Manuel Fernandes Silva da RTP no relvado, a arrumar o material, fui fazer aquilo que já tinha pensado fazer. Não me esqueço das suas performances nas trasmissões dos jogos do FCPorto em Paços de Ferreira e em Madrid, onde demonstrou toda a sua azia ridícula no juizo de vários lances. Esse subordinado, do benfiquista de Viana de Castelo, Carlos Daniel, ouviu das boas, tremeu e teve que "fugir". Pois terminei dizendo-lhe "tens o que mereces". Ele foi um dos que saiu do estádio rumo à farmácia mais próxima, para adquirir o kompensan do Tetra

    ResponderEliminar
  8. Aristodemos disse...

    Para apreciar o mérito do Porto nada como comparar a média de pontos dos últimos 14 anos (quando a vitória passou a valer 3 pontos) dos campeões nacionais.

    2002/03 FC Porto 2,53
    1996/97 FC Porto 2,50
    1995/96 FC Porto 2,47
    2003/04 FC Porto 2,41
    2008/09 FC Porto 2,36
    1998/99 FC Porto 2,32
    2005/06 FC Porto 2,32
    2007/08 FC Porto 2,30
    2006/07 FC Porto 2,30
    1997/98 FC Porto 2,26
    2000/01 Boavista 2,26
    1999/00 Sporting 2,26
    2001/02 Sporting 2,21
    2004/05 Benfica 1,91

    A média desta época é a melhor desde que fomos campeões europeus. Na minha opinião, a equipa actual é a melhor desde 2004.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Faltou dizer que em 2007/08, o FC Porto somou 75 pontos o que dá uma média de 2,5.

    ResponderEliminar
  12. No campo foram 75 pontos. Agora, que nos roubaram 6 pontos na secretaria é outra história.

    ResponderEliminar
  13. Zé Luís,

    Reconheces algum clube que tenha estes adeptos?

    A maior dor na alma é que bastava apenas um jogo. Repito, um simples jogo e tudo poderia ser diferente. Um simples vitória o FC Porto e seriam campeões. Dizem eles. Assim, a modos que "se eu fosse um estúpido faccioso, seria cirurgião". A triste sina dos fracassados. Faltou-lhes sempre "um bocadinho assim". O "quase, quase, mesmo quase que éramos" já é um hit renovado todas as épocas.

    As verborreias vomitadas resultantes das úlceras crónicas em estômagos já completamente dilacerados resulta nisto. Não é à toa que querem liberar a "marijuana". Delírios descomunais próprios de quem passou/passa Sete Anos no Tibete, perdão, em Portugal comer o pó da caravana portista.

    ResponderEliminar
  14. Blue World, não sei em concreto a que te referes e não dou para peditórios de indigentes mentais como os que pretendes aludir mas eu não vi nem tenho pachorra.

    ResponderEliminar
  15. Duarte Gomes no Trofense-FC Porto, sábado (19.45h, SportTV1)

    Cuidado com este ressabiado: está em risco a 11ª vitória fora.

    Todos os jogos no sábado à mesma hora, segundo o site da Liga.

    A excepção são os jogos para o 3º lugar, domingo às 19h.

    Mas o 3º lugar está seguro, o Artur Soares Dias garante-o no Braga-Benfica. O Nacional joga à mesma hora com o Paços.

    ResponderEliminar
  16. Zé Luís, ao que parece o Expresso já confirmou o 3º lugar do benfica. Como ? Noticiando a ida do lfv a Braga para convidar o jorge jesus para treinador. Agora ninguém questiona a verdade desportiva.

    ResponderEliminar
  17. Hoje vou ver o Trio, quero olhar a cara do Realizador...

    ResponderEliminar
  18. Já agora digam-me qual é a vossa leitura daquela escultura colocada junto ao Dragãozinho?...Aqueles dois rostos fazem-me lembrar "Pinto da Costa", num momento "o germinar do sonho", no outro "o voo concretizador e os frutos" e depois "a fase da contemplação"...

    ResponderEliminar
  19. Menphis, a verdade desportiva tem a ver com o incumprimento salarial... quando o Porto não ganha fraudulentamente, claro.

    ResponderEliminar
  20. Blue World disse:
    «Faltou dizer que em 2007/08, o FC Porto somou 75 pontos o que dá uma média de 2,5.»

    Tens razão. Falha minha.

    ResponderEliminar
  21. meirelesportuense disse:
    «Hoje vou ver o Trio, quero olhar a cara do Realizador...»

    Vê antes o Mentalist na RTP 2, ao menos não desperdiças o teu tempo com essa personagem triste.

    ResponderEliminar
  22. Ficou provado mais uma vez que nao temos concorrencia pois estamos ainda a duas jornadas do fim e ja falam que vem este ou aquele matreco para treinar a nova equipa "pequena" de portugal e até já andam a meter pressão na Braga. A minha maior alegria e ver, eles andarem a nora sem saber para onde se virar e depois diz o orelhas que a culpa e do FCP e os burros dos seguidores acreditam, porque esses, não conseguem ver com os olhos deles que nos somos superiores em tudo.

    Ser portista é uma bênção

    ResponderEliminar
  23. Até vi o Trio e o realizador teve um fair-play assinalável, tal como o outro comentador ROC, ambos elogiados por Rui Moreira.

    Resolvida a classificação, uma concórdia só comum nestas situações de campeonato resolvido.

    Uma vez mais, RM tentou explicar a história da Liga, e das eventuais influências nos seus órgãos de cúpula, mas o realizador não desgruda do "livrinho vermelho" e dificilmente aprenderá sobre a realidade e a estrutura do futebol em Portugal.

    Soluções propostas para destronar o FC Porto desta hegemonia asfixiante que até o moderador mostra incómodo em apontar?

    Nada, só a morte de Pinto da Costa é esperança para os rivais. Da melhoria das competências dos seus clubes, nem um sinal.

    A linha editorial do programa, uma vez mais, em causa no aproveitamento das imagens dos resumos dos 3 grandes: desta vez não se podem lamentar de não terem as imagens, porque acabaram por mostrar a agressão de Luisão para vermelho mas interromperam logo e nem houve discussão.

    Já Rui Moreira continua com um problema na baliza portista: gostando pouco ou nada do Helton a quem retirou da baliza na "sua" equipa algumas vezes e até lá colocou o Ventura, logo agora que Ventura pode e deve ser titular na Taça não o colocou a titular; além de Cissokho estar suspenso para a Trofa.

    Mas um programa muito urbano, esquecendo toda a maledicência deixado pelo caminho.

    Assim nem parece o que gosta de ser.

    ResponderEliminar
  24. Mas só vi o Trio porque acabou pouco antes o programa de resumos da Bundesliga com jornada a meio da semana dividida entre hoje e amanhã.

    Percebendo pouquíssimo de alemão, além de umas palavras e certas expressão do futebolês local, mais os seus protagonistas, adoro ver os resumos dos jogos alemães na DSF, jogos bem filmados, com múltiplas repetições e todas claras de vários ângulos, tiram as dúvidas de qualquer lance mais intrincado em jogos virados para o ataque e com vitórias claras dos candidatos Wolfsburgo, Bayern e Hertha.

    Mas vi ali uma cara e um gesto conhecidos: Petit entrou na área (já difícil, mas lá chegou), fintou um defesa e este no chão jogou a bola com a mão. Petit nem quis prosseguir a jogada e arriscar o remate ganha a posição e com a bola jogável: parou a jogada e virou-se para o árbitro, os jogadores do Colónia imitaram o Ballack em redor do árbitro e ainda vá que estava já 0-2. No final, com 1-2 que o Colónia não merecia mais, lá rodearam o árbitro outra vez, com o Petit na linha da frente - mas deve saber alemão melhor do que eu...

    ResponderEliminar
  25. Também vi o Trio e foi sereno e urbano, suficientemente sereno, mas o Realizador continua a ter dificuldade em confessar e perceber, ou em perceber e confessar que é a competência e a diferença de qualidade que fazem do Porto vencedor...Dizer que o Porto domina as estruturas é ridículo!...Estes anos -desde noventa e nove- o Porto ganhou contra tudo e contra todos no que às estruturas desportivas concerne e ainda contra toda uma campanha de intoxicação e tentativa de destruição do Clube e do seu Presidente, levada a cabo pelos mais diversos protagonistas...Só quem for completamente cego é que não conseguirá ver esta pequena/enorme realidade...

    ResponderEliminar
  26. Zé Luís disse:
    «A linha editorial do programa, uma vez mais, em causa no aproveitamento das imagens dos resumos dos 3 grandes: desta vez não se podem lamentar de não terem as imagens, porque acabaram por mostrar a agressão de Luisão para vermelho mas interromperam logo e nem houve discussão.»

    Durante muito tempo houve a telenovela do 5º amarelo que o Lisandro nunca mais levava e afinal o Luisão quase andava toda a 2ª volta sem ver o 5º.

    ResponderEliminar
  27. O Luís Sobral levou um autentico "arraial de porrada" pela estupidez que escreveu no MaisFutebol.
    Desde a imbecilidade de dar a entender que só meia dúzia festejou o tetra e que o resto do País foi dormir até à brilhante conclusão de que o FCPorto não se consegue soltar do provincianismo nem aumentar a massa adepta por ser um clube fechado!!!

    Este Sobral até é um gajo que gosta de dar uma de isento mas quando o titulo sai para o sítio do costume, salta-lhe a tampa! Típico!

    ResponderEliminar
  28. Esta, para mim, foi a melhor resposta que Luís Sobral podia ter levado.
    Parabéns à Professora Maria.


    in MaisFutebol:

    "fcp já ganhou o futuro [ 2009-05-12 16:33 ] Por: maria costa

    Boa tarde! Não sou especialmente interessada em futebol mas gostaria de partilhar com todos a experiência de 27 anos de professora de jovens do 5º ao 9º anos e secundário. Sou do distrito do porto e benfiquista e quando comecei a trabalhar, perguntava aos meus alunos as suas preferências clubísticas e ficava muito satisfeita pois cerca de 70% eram benfiquistas, 25% eram portistas e só um ou 2 alunos eram sportinguistas. Com o decorrer dos anos, fui-me apercebendo do cada vez maior número de adeptos do FCP, da diminuição dos adeptos do Benfica e do Sporting. Actualmente, as turmas estão carregadas de alunos adeptos apaixonados do FCP e os poucos Benfiquistas são-no pela influência dos pais. Portanto, posso concluir, com alguma pena minha (mas não muita, pois o que se passa no Benfica desde há largos anos, faz com que o clube não tenha perfil para campeão) que o Benfica já perdeu o futuro e o FCP é precisamente o futuro. Eu própria confesso que se não fosse estranho mudar de clube, já o tinha feito há muito tempo, pois já estou cansada da fanfarronice dos dirigentes benfiquistas, que, contando com o apoio e cegueira da comunicação social, ainda não perceberam que «o rei vai nú».
    Parabéns aos clubes que não se limitam a dizer que são os maiores, ou que têm mais isto ou aquilo do que os outros, mas que se esforçam e trabalham para realmente dignificarem o desporto.

    ResponderEliminar