01 maio 2009

Sem Alverca na Madeira

Que confusão se arranjou antecipadamente por causa dos jogos do Benfica e do Porto no Funchal este fim-de-semana – se houvesse portagens seria mais fácil separar adeptos

Li e reli, mas não percebi, esta notícia em O Jogo, durante a semana: (atentem bem, o negrito é meu e penitencio-me da minha complexa máquina cerebral)
O Benfica empenhou-se a fundo para conseguir a antecipação do jogo com o Nacional, marcado para o próximo sábado no Funchal. O JOGO sabe que Luís Filipe Vieira, presidente dos encarnados, chegou mesmo a mencionar aos seus colaboradores a hipótese de a equipa não comparecer ao jogo da Choupana se este não fosse antecipado. Os 15 minutos de antecipação ontem anunciados pela Liga (das 21h00 para as 20h45), porém, são insuficientes para que os adeptos encarnados regressem ao continente na noite de sábado. E mesmo a equipa terá enormíssimas dificuldades para chegar ao aeroporto a tempo de apanhar o último voo da noite.

O desejo encarnado de antecipar a partida com o Nacional foi colocado a Andreia Couto, directora-executiva da Liga de Clubes, por Lourenço Coelho, assessor da SAD benfiquista e justifica-se pelo facto de também o FC Porto jogar neste fim-de-semana na Madeira, frente ao Marítimo, o que causa algumas preocupações a nível de segurança, face à presença em simultâneo na ilha de elementos das claques dos dois clubes.

Com a mudança de horário, as águias pretendem regressar ainda no dia do jogo, mas esse cenário fica ainda assim fora de questão para os adeptos, para os quais será absolutamente impossível apanhar o avião ainda no sábado. Além de que muitos compraram a viagem antecipadamente e vão ficar durante todo o fim-de-semana na Madeira, aumentando o risco de confrontos com os adeptos do FC Porto, que chegam ao Funchal no domingo.
É uma notícia com o lastro de estupidez habitual nos dias que correm.

Não sei o que é alguém “empenhar-se a fundo” para tratar de um assunto de secretaria, de resto condicionado pela importante transmissão televisiva sem a qual nada disto se passaria desta forma dramática…

Se era motivo para não ir a jogo, já extravasa da habitual bacoquice natural na Luz para a idiosincrasia dos canetas que escrevem coisas agradáveis para alguns clubes como se fossem o órgão oficial dos mesmos.

Tirar a conclusão da insuficiência do quarto-de-hora de adiantamento do início previsto para o jogo demonstra que nem “todo o empenho” dá para melhorar a situação mais de… um quarto-de-hora.

Depois, aquele pretexto da preocupação da segurança com os adeptos…

Bem, o clube que zela pela segurança dentro do seu estádio até permitir cachaços nos árbitros-auxiliares e pagar só 1500 euros de multa não precisa de se apetrechar muito neste domínio e por isso nunca foi reconhecido como mestre na matéria.

Mas parece que, afinal, a ideia era mesmo “regressar ainda no dia do jogo”. Presumo que é pela preocupação com o Dia da Mãe e a almoçarada em família no domingo.

Não acaba aqui o drama.

É que se a equipa ainda regressar ao continente, imagino eu num voo daqueles do fim da noite que saem habitualmente do Funchal, creio que voos regulares não devem abundar pelas 11.30h da noite. Pelo que fica a questão sobre se, com um “empenho muito a fundo”, seria possível, pelas sacrossantas razões de segurança, embarcar todos os adeptos possíveis nos parcos voos previstos e evitar potenciais conflitos no domingo para aqueles que ficarem a Madeira a chamar nomes às mães dos outros…

Enfim, é assim que se vão escrevendo notícias ou equiparáveis.

Isto tem, como se sabe, algo a ver com o FC Porto. Porquê? Porque os seus adeptos também vão lá estar, porventura alguns com pacote de fim-de-semana para desfrutar da ilha, como porventura alguns benfiquistas que, na sua liberdade individual e poder financeiro, estarão libertos de algumas preocupações comezinhas como a da segurança.

É giro, de resto, perceber esta preocupação, com o alarme social provindo de Lisboa no início da semana, especialmente da parte de adeptos que queimam autocarros de visitantes à porta da Luz, como no último Verão.

E se muitos defeitos tem a Madeira para quem pessoaliza diatribes político-partidárias no Alberto João, o soba local alvo de muito justas críticas e outras menos entendíveis, a verdade é que, apesar da acessibilidade marítima e aérea impor rastreios à chegada, pode até ter alguma liberdade, política e informativa, cerceada, mas não tem portagens como em Alverca onde se param claques em trânsito para impedi-las de chegar a Lisboa.

Não é guerra, como se subentende dos títulos da Imprensa provinciana da capital, mas mesmo em espectáculos desportivos lisbonenses têm desrespeitado a mais simples das liberdades individuais: ir para onde se quer. E também tivemos exemplos recentes dos maus exemplos que chegam da capital para o país, pelo que é escusado accionar o alarme geral e não ver os problemas ao pé da porta.

Ou não sabem do que se está a falar?

p.s. – a coincidência de jogos na Madeira, ou em Lisboa, é uma armadilha do calendário para os distraídos que só vêem isto quando está feito, incapazes de antecipar problemas, prever alternativas e engendrar as coisas como deve exigir-se numa competição profissional. Garantem que para o ano esta e outras contrariedades vão evitar-se. À maneira portuguesa, até estará interdito que os clássicos se joguem no início ou no final do campeonato e nunca em jornadas consecutivas, como se 70 e tal edições de campeonato carreguem, doravante, esse pecadilho e tenham por si só melindrado a verdade desportiva. Fugir-nos a ideia para a imbecilidade é como dar um passo maior que a perna e o amadorismo e non-sense na Liga não tem limites.

20 comentários:

  1. Estou um pouco preocupado pelo facto d´as duas equipas estarem na Madeira este fim-de-semana.Preocupado porque não gosto de violência e acho bem que antecipem todos os cenários que possam evitá-la. Mas não, os senhores da Liga não se preocuparam com isso e o resultado está à vista...De qualquer modo, o facto da equipa encarnada fugir antecipadamente do paraíso em causa, pode ser um bom augúrio, ou não...Não quero especular!
    Uma verdade subsiste, se os elementos das claques permanecerem, o risco aumenta, seria de bom senso que as autoridades locais porfiassem para colocar os Non Name e quejandos numa barcaça em pleno alto-mar, enquanto o Porto evoluísse na Madeira. Assim de quarentena, depois levá-los para um Porto Santo!

    ResponderEliminar
  2. Dizer que não existe o perigo de confrontos não me parece sensato, especialmente entre as claques mais organizadas há sempre uma "chama de combate" latente.
    Era bom que não acontecesse nada e espero que nada aconteça, mas a fuga rápida dos "incendiários" revela pelo menos algum "desconforto"...Benfiquistas e Portistas existem em todos os cantos e Portugal, porém só os que têm um fanatismo exacerbado colado ao corpo é que representam perigo imediato. Para evitar sarilhos, as claques têm que ser acompanhadas e as Benfiquistas especialmente convidadas a abandonar a ilha rápidamente...Aliás, elas nada mais têm a fazer no espaço após o apito final do jogo da sua equipa...Feito isso, a atenção volta a poder ser reposicionada para o que é o acontecimento seguinte e tudo será pacífico.

    ResponderEliminar
  3. Os responsáveis pela propagação dos vírus saem da Ilha e ficam lá os contaminados...Há uns anos foi a Gripe das Aves e agora é a Gripe dos Suínos. Tasssss.....

    ResponderEliminar
  4. Meireles, um caso destes, na Holanda, seria resolvido assim: jogo às 12.30h e ao fim do dia estava tudo embarcado para Lisboa.

    Agora, antecipar o jogo em 15' favorece o quê? Vão arranjar mais voos para tirar aquela gente dali? E os que decidirem passar o domingo, alguém os proíbe?

    Mas fora de Lisboa - por exemplo quando há finais no Jamor, com muito espaço para se perpretarem escaramuças devidamente preparadas pela corja local, como já eu vi e por isso desaconselho a quem lá vá nestas condições - não acredito que haja problemas.

    Uma mise en scène digna da idiotice da notícia de O Jogo.

    Não é que eu valorize muito o civismo das claques, sejam quais forem. Mas não acho assim tão estúpidos os seus integrentes e especialmente os líderes para irem à Masdeira resolver contas antigas à batatada.

    Um alarme injustificado, penso eu.

    ResponderEliminar
  5. Estarei em Barcelona durante o fim-de-semana. Sabem-me dizer como posso ver o Porto, uma vez que dará na Sporttv? Alguém tem solução?
    Desde já obrigado!

    ResponderEliminar
  6. JRP, amanhã verei na tv o clássico de Madrid. Seria interessante saber quem preferirá acompanhar os jogos do dia para a Liga Sagres...

    Quanto ao Porto, no way em Barcelona. A SportTV não deve fazer parte de menu algum desde que Deco deixou o clube na época passada.

    ResponderEliminar
  7. JRP,

    Se tiveres acesso à net, podes ver o jogo do FC Porto em:

    http://www.tvdesporto.eu/

    ResponderEliminar
  8. Concordo Zé Luís, o primeiro jogo devia ser realizado a uma hora que permitisse o escoamento de todos os seus apaniguados, até ao final do dia.
    Também acredito que a maioria dos elementos das claques organizadas, não ficam por lá por nada e para nada...O adepto de estilo diferente talvez, fica no hotel para o fim-de-semana, vai ver a Ilha, assiste a um espectáculo cultural, vê um streap de estilo, o elemento fanático não, bebe uns copos, vai ver umas garinas mais fáceis, leva uns murros e ala que se faz tarde...É capaz de urinar até no próprio avião...

    ResponderEliminar
  9. Viva !

    Desculpem, não tem nada a haver com o futebol.

    Mas a deontologia ou a "louquiciologia" (?) obrigou-me a comentar.

    MeirelesPortuense : A gripe não é nem das Aves nem dos suínos. É bem algo mais preocupante.

    Os especialistas dividem-se quanto à sua denominação.

    Há quem a queira denominar Mexicana. Mas a melhor denominação talvez fosse "gripe Norte-Americana".

    Como pode ler , MeirelesPortuense, sou um leitor atento.

    Desculpem este interlúdio !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  10. E eu é que sou burro?Eu não disse que o Zé Luis é muito mais util a escrever como escreve aqui neste blogue do que a tentar chamar á razão pessoas que pura e simplesmente não querem ver a realidade noutros blogues?
    MK não faz parte do grupo dos ceguinhos compulsivos!

    ResponderEliminar
  11. A propósito de claques, adeptos em geral e segurança obviamente necessária: voltou a haver confusão num jogo de V. Guimarães, em vólei, perdendo o título para o Espinho.

    Violência entre equipa e adeptos e em Guimarães já se clama contra o "arruaceirismo", como se fossem bons exemplos.

    Terão levado porrada no Mar, na 2ª feira, mas ali quem não leva? É tão histórico como o Berço da Nacionalidade.

    O que levou a mais uma sessão lamentável de português macarrónico do presidente bronco II. Em nome dos "cidadões", tem legitimidade para solicitar uma audiência ao MAI...

    Leio agora num blog lá dos da citânia este comentário:
    "Tomada de posição mas em Português, não em Portugalês que até nos envergonham.
    Será que não há ninguém que saiba falar no Vitória?".

    Ironicamente, este comentário era assinado por um WA (da classe White Angel, presumo) Jagunço.

    O hábito faz o monge e nem sempre para boas coisas.

    E queixam-se de pedradas nos autocarros, como se nunca fizessem aos outros.

    É um final de época bonito para os associados dos mafiosos que tão cedo não voltarão a erguer-se das canetas.

    ResponderEliminar
  12. PortoMaravilha, boa-noite, eu introduzi a questão das gripes, porque curiosamente, estão associadas a símbolos muito estreitos e próximos do SLB, as Aves e os Porcos!..Às Aves, porque aparecem inscritas no seu emblema oficial, aos Porcos porque surgem em catadupa a defender essa Agremiação...É vê-los aos bandos a voar e a sujar com a sua presença os nossos ecrãs televisivos...Quando os vejo arrepio-me e mudo logo de canal!
    Agora sinceramente, eu não sei qual será a definição mais adequada a este surto gripal.A verdade é -parece- que um dos elementos ligados à corte do Mister Obama está com os sintomas da dita gripe!...Espero que o cão-de-água Português não venha a ser indicado, como o culpado de tudo isto...

    ResponderEliminar
  13. Atenção, espero não ser mal interpretado, eu até gosto muito dos Porcos -dos verdadeiros, dos côr de rosa, dos gordinhos e apetitosos leitões da Bairrada- e das Aves também, até tenho algumas em casa, periquitos na sua maioria, mas também dos melros, corujas ou simples pardais que saltitam nas casas e caminhos próximos e na minha varanda e a quem coloco migalhas a cada passo...Na varanda da casa de um dos meus vizinhos, existem ninhos, colocados lá por um miúdo que deve apreciar muito os pássaros e os convida assim, a aproximarem-se...Na minha varanda não, tenho gatos e estes, a cada passo saltam no ar e zás, vão ter dois andares mais abaixo...Parecem Benfiquistas...

    ResponderEliminar
  14. Obrigado pelas dicas, em especial ao BlueWorld.
    Abraço,

    ResponderEliminar
  15. Quem se fo*** fui eu que ia aos barreiros se fosse hoje sábado, amanhã estou a trabalhar e não posso. puta que pariu, o FCP vem 2 vezes à Madeira por ano e eu não pude estar em nenhum, nem na choupana nem amanhã. bom mas essa história dos 2 jogos no mesmo fim de semana é mais especulação do que outra coisa, a própria PSP já fez saber que veem meia dúzia de adeptos do benfas e muitos mais do FCP que por sinal veem por Lisboa !!! (é mais barato). Logo não haverá "material" suficiente para escaramuças, mas eu é que nem quero estar por perto, nem sequer dos Super, pois gosto de ver futebol e não uma bando de arruaceiros que provocam tudo e todos (aplica-se a todas as claques). Só espero uma vitória do Porto e mais um passo para o título

    ResponderEliminar
  16. Meus caros amigos, descobri a fórmula que vai ser utilizada pelos benfiquistas, para todos poderem sair da Madeira ainda hoje.


    Do Público:

    "Alberto João Jardim gastou em viagens "secretas" meio milhão de euros em 2008
    O presidente do Governo Regional da Madeira gastou em 2008 mais de meio milhão de euros em viagens, todas classificadas de “secretas”. Este montante representa mais de um quarto do orçamento da presidência do executivo, que não tem qualquer despesa de investimento."

    ResponderEliminar
  17. A confusão realmente pode acontecer agora chegar ao estúpido de dizer que falta ao jogo se não se mudar a hora de jogo é ridículo.

    Aproveito para dizer que no meu blog está uma entrevista exclusiva com Ace, dos Mind da Gap:

    http://guardiaodainvicta.blogspot.com/2009/04/entrevista-com-ace-dos-mind-da-gap.html

    Cumprimentos e continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
  18. amigos, para a semana temos a festa do Tetra marcada.

    ResponderEliminar
  19. ninja, parece que a confusão aconteceu e era, aliás, previsível: os índios invectivaram a equipa á saída à pressa para o aeroporto.

    Não sabemos se os insultos e os dichotes dos adeptos à equipa maravilha versão 5.0, reduzida a 3-1, eram sobre a exibição e o resutlado ou pela pena que têm em ficar mais um dia na ilha...

    ResponderEliminar
  20. Peço Desculpa de estar a incomodar mas o site da Tv desporto mudou de dominio passa a ser.
    www.radiotvdesporto.com

    ResponderEliminar