14 maio 2009

TELEGRAMA DO TETRA (+1) - Ex-sucessores de Jesualdo a circular…



Anda aí uma inquietação sarnosa sobre o futuro de Jesualdo, que ele despreza e o FC Porto minimiza. Há pouco mais de um mês, os sucessores que se lhe apontavam pareciam saídos de uma missa e de catecismo de pastores sem rebanho: um Bento e outro Jesus. Não faltaram sequer os infalíveis comentadeiros a apontar o silêncio de um treinador por alegado prejuízo de arbitragem para “justificar” que era conveniente calar-se perante o futuro “patrão”. Falhadas as tentativas de aprovação papal, lá foram pregar para outra freguesia. Pelo menos os ex-sucessores de Jesualdo já estão noutro plano a circular. Garantiam até que tais santos da casa não fariam milagres nos jogos contra o FC Porto. Até o da Senhora do Caravaggio foi cogitação dos espíritos mais dados a milagres de Roque Santeiro… e agora andam a tentar arranjar-lhe emprego…

9 comentários:

  1. Lucho lembra que poucos jogadores ganharam tanto quanto ele e já fala no penta. A uma televisão argentina, resumiu assim a sua história no FC Porto: "Sinto-me um privilegiado."


    Grande Lucho.
    Jogador à Porto !

    ResponderEliminar
  2. Nunca nos conformaremos com a forma como somos tratados pelas "forças" exteriores ao FCP, essencialmente pela comunicação social e seus comentadores de encomenda. O FCP não pode desperdiçar esta oportunidade histórica de continuar a ganhar. Tem uma estrutura forte e profissional, tem melhor orçamento, consegue ter por isso os melhores jogadores, tem o hábito de ganhar e conta ainda com a prestimosa colaboração da incompetência dos seus directos adversários. Pode muito bem assim ir contra a tradição de não manter o mesmo treinador por mais de 2/3 anos e o Jesualdo tem todo o mérito na estabilidade que o FCP gozou nestes 3 anos, tem tudo para continuar, e acho que vai e assim sendo o Porto parte novamente em vantagem em relação à 2ª circular, pois a máquina estará oleada e se calhar mais capaz ainda. Pode ser que percamos algum dos melhores mas isso não tem sido um grande problema porque entram outros e a máquina continua a laborar em grande. Parabéns ao Jesualdo por tudo, cheguei a duvidar que continuasse por muito tempo no início desta época mas dou a mão à palmatória e acho essencial que renove. Tenho lido dos tais comentadores de encomenda que é um desrespeito do FCP ainda não ter renovado com Jesualdo, como eles não conhecem aquela casa, julgam que há caso e que mais uma vez Pinto da Costa está a fazer das suas, mas a seu tempo (eu acho que ainda antes da final da Taça) será anunciada a merecida renovação porque na nossa casa nada acontece por acaso.

    ResponderEliminar
  3. Há uma questão que me coloco a mim próprio e ainda ontem a fiz a um Benfiquista, que não me soube responder.

    Lembrando-me de toda a euforia e simpatia que o ex-seleccionador, Scolari, obteve junto de todos os simpatizantes dos Clubes da 2ª Circular, porque motivo não estão agora eufóricos com a possibilidade de ele próprio poder ir para o seu Clube...?
    Experimentem questionar isto a um Benfiquista e apreciem, gozem e desfrutam das diversas reacções... :)

    ResponderEliminar
  4. João Ribas, eu tenho-me lembrado de outro.

    Um tal treinador que, embora tendo ficado em 3º lugar, parece que os entusiasmou com uma miraculosa campanha europeia, além de uma Supertaça fraudulenta...

    O Koeman até está desempregado e nessa época ganhou os dois jogos ao FC Porto. No 1º aliás, no Dragão, o cabotino director do Rascord escreveu que, uma vez mais, o Benfica tinha escolhido na Holanda um treinador melhor que o do Porto (Adriaanse)...

    ResponderEliminar
  5. A renovação já está tratada a muito, outra coisa não faria sentido, agora é deixa-los especular para o pessoal se rir.


    O koeman é melhor treinador que o adriense com ele não tinha-mos sido humilhados na champions como fomos fomos nesse ano com o adriaanse nesse ano..

    ResponderEliminar
  6. Pois, mas ganhar a dobradinha no ano a seguir ao título fraudulento do benfas e um penálti fraudulento do Paulo Costa para o Simulão não ter chegado para ganharem a Taça ao V. Setúbal, foi do melhor que eu poderia saborear em tão difíceis circunstâncias.

    De resto, no campeonato não achei nada o koeman melhor que o adriaanse e na Europa foi uma questão de sorte, o benfica fez jogos horríveis, resultados miseráveis e ficaram a saber tanto como ganharam ao liverpool os dois jogos como não levaram 10 do barça na luz com tantas e tão flagrantes oportunidades dos catalães.

    de resto, o koeman herdou uma equipa campeã, bem ou mal mas campeã, e o adriaanse uma equipa que conhecera 3 treinadores no ano anterior.

    Quem não percebe, ainda hoje, as diferenças não distingue xixi de água de colónia.

    ResponderEliminar
  7. Pois de facto em em 2 jogos contra o artmedia perder 1 e empatar outro, e com o rangers igual, tivemos de facto muito azar.

    ResponderEliminar
  8. pedro, eu até achei burrice do Adriaanse empatar com o Rangers e na altura confessei que, de tal raiva por ver tanta asneira táctica em campo, deu-me vontade de chorar. Mas apesar de tudo o Porto foi infeliz nalguns jogos, apesar de certa felicidade no próprio jogo com o Inter, em casa, que o Adriaanse reconheceu ter ganho com alguma sorte, mas o Inter era muito poderoso.

    Mas estás a esquecer o pormaior relevante para o qual te chamei a atenção e se não compreendes, nem aceits, portas-te como um tolinho benfiquista incapaz de raciocinar e juntar dois mais dois.

    O Porto vinha de uma época desfeita do pós-título europeu, o que faz um monte de problemas. O Benfica tinha uma equipa campeã, que reforçou.

    O Porto procurou, do nada, fazer um jogo positivo, o Adriaanse queria uma média de 3 golos por jogo e lamentava-se não o conseguir. Acabou por fazer uma 2ª volta espectacular e a dobradinha com um futebol ofensivo sem igual a que a imaturidade de muitos jogadores não deu seguimento prático mais consentâneo.

    O Benfica jogava um futebol de merda, jogou sem avançados e com autocarro para o 0-0 em Paris, como se fosse em casa, com o colosso do Lille a quem só ganhara 1-0 nos descontos em casa. Nesse início de época, era mais fácil ao Benfica estruturado da época anterior em que foi campeão bater o FC Porto. Bateu, com asneiras do Adriaanse que eu também vi no Dragão. Mas foi tudo uma capacidade de adaptação.

    Afinal, o Co percebeu a dinâmica do FC Porto e acabou a época a ganhar 10 jogos, a ser prejudicado no último (1-1 no Bessa graças ao major Pedro Henrques) e a erguer a Taça.

    Koeman enredou o Benfica num jogo negativo e acabou, com uma equipa de milhões, a perder em P. Ferreira, com um franguetto de quem antes defendera um penálti do Ronaldinho em Barelona e no Paços jogava o Tiago Valente a ganhar 375 euros mensais. Nessa altura, a dinâmica do famoso treinador que parecia melhor do que Adriaanse porque lhe ganhara pelo mais forte PSV ao hoje modesto Ajax, não lhe serviu um corno. Foi mais um com lampejos que até hoje não valeu mais nada para onde foi, nem de volta ao PSV nem depois em Espanha, apesar de ganhar a Taça no Valência mas a ser chicoteado para não haver descida de divisão.

    Essa época, de resto, marca a dinâmica de Porto e Benfica: a um acontece uma coisa má por acidente e é a excepção; a outra dá algo de bom sem razão e escapa à regra.

    ResponderEliminar
  9. ai Jesus...

    A Sociedade de Construções Britalar, propriedade do presidente da SAD do Sp. Braga, António Salvador, reclama quase 1 milhão e 700 mil euros ao Benfica por dívidas relativas à construção do Centro de Estágio do Seixal (Caixa Futebol Campus).

    De acordo com informações recolhidas pelo tvi24.pt, a acção está pendente nas Varas Cíveis de Lisboa e com julgamento marcado para 2 de Junho.

    A acção declarativa de condenação, movida pela Britalar, deu entrada no tribunal, a 8 de Outubro de 2007, e nela a autora reclama 1.648.142 euros, relativos à construção daquele complexo desportivo.

    Em causa estão vários trabalhos realizados, incluindo obras adicionais, como a alteração do tipo de relvado e a iluminação, sendo que o Benfica contesta o valor pedido, alegando que a verba inicialmente contratualizada incluía todos os trabalhos efectuados.

    Refira-se que a obra foi adjudicada pelo montante global de 14 milhões 660 mil euros.

    As partes chegaram a participar numa tentativa de conciliação promovida pelo tribunal, mas na falta de acordo, o caso segue agora para julgamento. Isto, numa altura em que se fala na possível ida do treinador do Sp. Braga, Jorge Jesus, para o Benfica.

    Benfica também processa Britalar

    O Benfica confirmou, em comunicado, a acção intentada pela Britalar contra o clube.

    Na mesma informação, os «encarnados» revelam que avançaram, em Outubro de 2007, uma acção contra a empresa do presidente do Sp. Braga. O valor desta acção é, segundo o Benfica, «superior a um milhão de euros, por incumprimento do contrato».

    O Benfica reconhece que neste caso «serão os tribunais a decidir quem tem razão».

    diáriodigital.iol.pt

    ResponderEliminar